Anda di halaman 1dari 7

Citogentica Humana

As anomalias cromossmicas so muito freqentes e so responsveis por 50% dos abortos. As anomalias cromossmicas podem ser: 1234Numricas; Estruturais; Cromossomos sexuais; Citogentica molecular.

Meiose a meiose possui a funo de diversificao e reproduo. A diversificao se d pelos


seguintes mecanismos: 1- Segregao aleatria dos cromossomos; 2- Crossing-over. H importantes diferenas entre a meiose masculina e feminina: 1- Meiose masculina: a. Espermatognese comea na puberdade; b. 1 espermatognia d origem a 4 espermatcitos. 2- Meiose feminina: a. Ovognese comea na vida uterina; b. Parada em prfase I que continua a cada ciclo menstrual; c. 1 ovognia d origem a 1 ovcito.

Anomalias cromossmicas numricas

As anomalias cromossmicas numricas so as anomalias cromossmicas mais comuns e podem ser: 1- Aneuploidia perda ou adio de cromossomos isolados (2n + 1). a anomalia cromossmica numrica mais comum; 2- Euploidia alterao no conjunto inteiro de cromossomos (2n + n).

1 Thiago M. Zago medUNICAMP XLVI

Aneuploidias A aneuploidia a variao que ocorre no caritipo de um indivduo por causa da diminuio ou acrscimo de um ou mais cromossomos. As principais formas de aneuploidias so

Nulissomia (2n 2): falta de um par de cromossomos no caritipo normal; Monossomia (2n 1): falta de um cromossomo no caritipo normal; Trissomia (2n +1): acrscimo de um cromossomo no caritipo normal; Tetrassomia (2n +2): acrscimo de um par de cromossomos no caritipo normal.

A maioria dos pacientes aneuplides apresenta trissomia (trs cromossomos em vez do par normal de cromossomo) ou, menos freqente, monossomia (apenas um representante de um cromossomo). A monossomia menos freqente do que a trissomia pelo fato de a perda de material gentico ser geralmente mais grave do que o ganho.

O mecanismo cromossmico mais comum da aneuploidia a no-disjuno meitica, uma falha da separao de um par de cromossomos durante uma das duas divises meiticas. As conseqncias da no-disjuno durante a meiose I e a meiose II so diferentes: Quando o erro ocorre na Meiose I, os gametas apresentam um representante de ambos os membros do par de cromossomos ou no possuem todo um cromossomo.

Quando o erro ocorre na Meiose II, os gametas anormais contm duas cpias de um cromossomo parental ( e nenhuma cpia do outro) ou no possuem um cromossomo.

2 Thiago M. Zago medUNICAMP XLVI

O erro da disjuno mais freqente em mulheres mais velhas, pois h maior dificuldade de se terminar a meiose I. Dessa forma, a idade materna elevada o principal fator de risco para a ocorrncia de trissomias, uma vez que h um aumento nas chances de se haver erros na meiose I materna. No entanto, em mulheres muito jovens tambm h grande freqncia de erros na meiose I, causando trissomias. Muito embora as aneuploidias sejam mais frequentemente decorrentes de erros meiticos, deve-se ter sempre em mente a possibilidade delas resultarem de perda cromossmica ou de falta de disjuno das cromtides durante a primeira diviso mittica do zigoto, ou durante a segmentao de um dos blastmeros. Em outras palavras, os indivduos que manifestam aneuploidias podem ser como consequncia de acontecimentos ps-zigticos.

3 Thiago M. Zago medUNICAMP XLVI

- trissomia do 21 - condio gentica no-hereditria - incidncia 1/700 RN - sinais dismrficos menores - cardiopatias - S. de Down - manifestaes clnicas - mal formaes do trato gastrintestinal - deficincia mental

- mosaicismo gonadal - recorrncia associada - pr-disposio a no-disjuno - ao acaso

- trissomia do 18 - aneuploidias - incidncia 1/3000 RN - S. de Edwards - predomnio de meninas (3:1)

- bito perinatal

- trissomia do 13

- incidncia 1/5000 RN - S. de Patau - defeitos da linha mdia

- bito perinatal

4 Thiago M. Zago medUNICAMP XLVI

Euploidias

A euploidia uma variao, envolvendo todo o conjunto de cromossomos (lcus) de um organismo. Desse modo, pode se formar, a partir de um indivduo normalmente diplide, descendentes com genomas variados (n, 3n, 4n, 5n,...) A sobrevivncia de um indivduo totalmente euplide impossvel, e quase todos os casos de triploidia (3n) ou de tetraploidia (4n) somente foram observados em abortos espontneos. Raros foram os casos que chegaram a termo e, mesmo assim, eram de natimortos ou de morte neonatal A triploidia muito freqente em abortos que ocorrem no 1 trimestre de gestao. As manifestaes clnicas das triploidias em geral so: 1- Degeneraes hidrpicas; 2- Sindactilias; 3- Espinha bfida. A triploidia provavelmente resulta de falha de uma das divises da maturao no ovcito ou, geralmente, no espermatozide. A triploidia pode se dar pelos seguintes mecanismos: 1- Diandria um vulo com 23 cromossomos (haplide) fecundado por um espermatozide com 46 cromossomos (diplide); 2- Dispermia um vulo haplide fecundando por dois espermatozides diplides. O vulo em seu trajeto na tuba uterina envelhece e fica mais suscetvel a ser fecundado por dois espermatozides. Em casos de diandria e dispermia h excesso de material gentico paterno. Isso faz com que o feto tenha desenvolvimento normal, entretanto h hiperformao de tecido placentrio (mola hidatiforme); 3- Diginia um vulo diplide fecundando por um espermatozide haplide. Nesse caso o material gentico em excesso de origem materna. Isso faz com que o feto possua retardo de crescimento e macrocefalia. A placenta nesse caso atrfica.

A tetraploidia (4n) muito rara entre RN e est presente em 5% dos abortos normais. Pode-se observar tetraploidia em indivduos mosaicos (4n/2n). A formao de clulas tetraplides se deve a um erro nas primeiras clivagens do zigoto. A tetraploidia possui quadro clnico inespecfico.

O diagnstico das anomalias cromossmicas se d geralmente aps o nascimento. No entanto, com o advento de novas tecnologias j possvel a identificao de tais anomalias no pr-natal. As anomalias em cromossomos sexuais so mais difceis de se detectar no pr-natal, pois elas alteram pouco o fentipo nesta fase.

5 Thiago M. Zago medUNICAMP XLVI

Anomalias cromossmicas estruturais

As estruturas cromossmicas no so indestrutveis, por isso pode haver quebras em sua estrutura. Estas quebras so provocadas naturalmente ou por agentes externos como drogas qumicas e radiaes. A quebra ocorre nos "stios frgeis", reas menos resistentes do cromossomo. A identificao de anomalias cromossmicas estruturais importante devido necessidade de aconselhamento gentico. Durante a intrfase quando os cromossomos esto mais distendidos e metabolicamente ativos, eles so mais vulnerveis a variaes do ambiente que provocam rupturas de sua estrutura. As aberraes estruturais dos cromossomos resultam de quebra cromossmica seguida de reconstituio em uma combinao anormal. Os rearranjos estruturais so definidos como: 1- Rearranjos no-equilibrados ocorrem quando h perda de informao no conjunto cromossmico. Os rearranjos no-equilibrados so: a- Deleodeleo resulta em desequilbrio do cromossomo por perda de um segmento cromossmico. Uma deleo pode ser terminal (ocorre uma quebra) ou intersticial (ocorrem duas quebras). As delees podem originar-se por quebra cromossmica e perda do segmento acntrico. Em alguns casos, as delees ocorrem por um crossing-over desigual entre cromossomos homlogos desalinhados ou cromtidesirms. Em humanos o distrbio mais conhecido o Cri du chat ou Sndrome do miado de gato (ocorre a deleo de grande parte do brao curto do cromossomo 5 46 XX, 5p-) b- Duplicao em geral, a duplicao parece ser bem menos nociva do que a deleo. As duplicaes podem originar-se por crossing-over desigual ou por segregao anormal da meiose num portador de uma translocao ou inverso; c- Cromossomo marcador; d- Cromossomos em anel as delees terminais nos dois braos de um cromossomo podem dar origem a um cromossomo em anel, se as extremidades livres fraturadas se soldarem;

e- Isocromossomos so cromossomos que apresentam deficincia total de um dos braos e duplicao completa do outro. Dessa forma, haver a formao de um cromossomo formado por dois braos longos ou curtos. Esse tipo de anomalia pode levar ocorrncia de trissomias, uma vez que pode haver a formao de um cromossomo com dois braos longos (q) que pode ser passado prole. Assim, um indivduo pode
6 Thiago M. Zago medUNICAMP XLVI

receber esse cromossomo 2q de um dos progenitores e um cromossomo normal com um brao longo de outro progenitor. Logo, haver a trissomia do brao longo do cromossomo. Uma vez que o brao curto de cromossomos acrocntricos tem pouco valor funcional, pode-se dar a ocorrncia de anomalias cromossmicas, como a Sndrome de Down; 2- Rearranjos equilibrados se d quando o conjunto cromossmico possui o contedo normal de informaes. Todas as informaes genticas esto presentes, mas acondicionadas de modo diferente. O principal tipo de rearranjos equilibrado a inverso: a. Inverso ocorrncia de duas quebras em um cromossomo unifilamentoso durante a intrfase e a soldadura em posio invertida do fragmento ao restante do cromossomo. Uma inverso geralmente no causa um fentipo anormal nos portadores. Sua importncia mdica para a prognie, pois h o risco de produzir gametas anormais que podem levar a uma prole no-balanceada. Esse riso se d pela formao de alas entre os cromossomos que levam a erros no crossing-over; b. Translocao dois cromossomos sofrem quebras e h a soldadura de um segmento cromossmico a uma regio fraturada de outro. H dois tipos de translocao: - Translocaes recprocas resultam da quebra de cromossomos no homlogos, com trocas recprocas de segmentos soltos. Dessa forma, pode haver a formao de trissomias parciais; - Translocaes robertsonianas envolve dois cromossomos acrocntricos que se fundem prximos regio do centrmero (fuso cntrica) com perda dos braos curtos; c. Insero.

7 Thiago M. Zago medUNICAMP XLVI

Anda mungkin juga menyukai