Anda di halaman 1dari 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA UFPB CENTRO DE CINCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRRIAS-CCHSA BACHARELADO EM AGROINDSTRIA

RELATRIO FINAL DE ESTGIO

TITULO

ALUNO: Diego Augusto da Silva Moreira ORIENTADOR: Prof. Silvestre

Bananeiras Novembro de 2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA UFPB

CENTRO DE CINCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRRIAS-CCHSA BACHARELADO EM AGROINDSTRIA

RELATRIO FINAL DE ESTGIO

TITULO

ALUNO: ___________________________________________ Diego Augusto da Silva Moreira ORIENTADOR: ______________________________________ Prof. Silvestre

Bananeiras Novembro de 2010 1. INTRODUO

A fruticultura uma atividade com caractersticas bastante regionalizadas, o que faz com que, em cada regio onde ocorre predominncia pelo cultivo de uma ou outra espcie, surjam problemas diferentes dos de outras regies. A fruticultura contribui de quatro maneiras importantes para o crescimento da economia brasileira. Primeira, fonte de alimentao. E alimentao tambm uma questo de segurana nacional. Segunda, geradora de emprego para a populao. Se considerarmos que cada hectare plantado com fruticultura gera em mdia dois empregos diretos e que o Brasil tem uma rea plantada com fruticultura em torno de 2,5 milhes de hectares, chega-se facilmente estimativa de 5 milhes de empregos diretos gerados dentro da fazenda. Isso sem levar em considerao outros tantos empregos indiretos que so gerados antes e depois da porteira. S para se ter uma idia, o contingente de 5 milhes equivale populao conjunta de trs capitais do Nordeste: Salvador, Fortaleza e Aracaju. Terceira, geradora de divisas. Somente com as exportaes de suco de laranja o pas consegue divisas da ordem de 2 bilhes de dlares e outros 900 milhes com as exportaes de frutas frescas e secas. Quarta, o valor da produo da fruticultura superior a 10 bilhes de reais anuais.

2. OBJETIVOS A disciplina tem como seu objetivo ensinar um pouco sobre fruticultura, incluindo os modos de propagao e os locais adequados para seu desenvolvimento, como viveiro frutcola.

3. METODOLOGIA A metodologia foi bem simples, com aulas praticas e tericas, comeamos primeiro com propagao sexuada e assexuada; depois propagaes por estaquia, enxertia e mergulhia e por ultimo falamos um pouco sobre viveiro frutcola. 3.1 PROPAGAO SEXUADA E ASSEXUADA A propagao por via sexuada pode-se se dizer que a mesma coisa que propagao por semente, j a propagao assexuada e a mesma de propagao vegetativa. As propagaes por sementes e mais utilizadas em grandes plantaes e tambm para experincias com cruzamentos de algumas espcies diferentes; a propagao vegetativa depende de vrios fatores como vento, posio das plantas e etc; exemplos dessa propagao plantas de mamona e algodo.

3.2 PROPAGAO POR ESTAQUIA

A estaquia, ou multiplicao por estacas, um mtodo de reproduo assexuada de plantas, consiste no plantio de pequenas estacas de caule, razes ou folhas que, plantados em um meio mido, se desenvolvem em novas plantas. Utilizam-se, por exemplo, estacas de caule de roseiras, cana-de-acar e mandioca; estacas de razes de batata-doce e estacas de folhas de violeta africana. Para que o novo vegetal se desenvolva, necessrio que se formem razes nessas estacas. Para melhores resultados, podem-se utilizar hormnios vegetais, como o cido indol-actico e o cido naftalenoactico. Os tipos de estaquia so: Estaquia de Ponteiro So ramos novos laterais da planta chamados de ponteiros. Estacas Semilenhosas Estacas de ramos semilenhosos, tenras na ponta e firmes na base. bastante utilizado para a produo de mudas arbustivas Estacas Lenhosas So produzidas de ramos j lignificados (firmes). um mtodo utilizado para rvores, arbustos e roseiras em geral Estacas de Raiz utilizada parte da raiz da planta para produzir uma nova. Estacas de Folhas As folhas da planta original se desenvolvem criando razes. 3.3 PROPAGAO POR ENXERTIA A enxertia a unio dos tecidos de duas plantas, geralmente de diferentes espcies, passando a formar uma planta com duas partes: o enxerto (garfo) e o porta-enxerto (cavalo). O garfo, cavaleiro ou enxerto a parte de cima, que vai produzir os frutos da variedade desejada e o cavalo ou porta-enxerto o sistema radicular, o qual tem como funes bsicas o suporte da planta, fornecimento de gua e nutrientes e a adaptao da planta s condies do solo, clima e doenas. O seu desenvolvimento rpido, o que facilita a reconstituio de um plantio perdido por pragas. A enxertia pode ser feita por vrios mtodos, sendo os mais comuns a encostia, a borbulhia, a garfagem com suas variaes, conforme a planta, pois cada espcie se adapta a um tipo. Tem inmeras vantagens como, por exemplo, o concilio de caractersticas vrias numa s planta. A enxertia nem sempre d certo, por isso se no conseguir da primeira vez, no desista, tente at que consiga o resultado previsto. 3.4 PROPAGAO POR MERGULHIA

Mergulhia o tipo de multiplicao vegetativa que consiste em dobrar um ramo da planta-me at enterr-lo no solo. A parte enterrada ir ganhar razes e quando est enraizada pode separar-se da planta-me, obtendo-se, assim, uma planta independente. Especificando a Mergulhia consiste em fazer um corte parcial em um ramo,dobrlo,prend-lo ao solo com um grampo de metal e cobri-lo de terra. O contato da regio do corte com o solo estimula o enraizamento e, quando este j suficiente para manter a nova planta,o ramo cortado da planta-me.Uma variao desse mtodo a Alporquia, que consiste em fazer um corte parcial no ramo e envolver a regio cortada com terra mida,que mantida no local por um pedao de tecido ou plstico amarrado no ramo. Nesse caso,tambm,o corte e o contato com a terra mida induzem o enraizamento,enquanto o ramo continua a receber nutrientes minerais da planta-me atravs da parte intacta do caule.

3.5 VIVEIRO FRUTICOLA

Situando-se, no processo de produo, entre o obtentor de variedades e o produtor frutcola, cumpre ao viveirista a exigente misso de disponibilizar plantas nas quais a identidade varietal e os estados fitossanitrios se combinem, em grau to elevado quanto possvel, permitindo a expresso do seu potencial gentico em produes abundantes, com qualidade alimentar e caractersticas comerciais adequadas s exigncias de mercado. Esta atividade necessita de produtores de materiais de viveiro cada vez melhor informados, de capacidade tcnica prpria ou contratada capaz de absorver e introduzir as inovaes no sector, de conhecer as tendncias do mercado frutcola. com esse objetivo que estas Jornadas pretendem chamar a debate os prprios viveiristas, em primeiro lugar, adicionando discusso o precioso contributo de entidades ligadas aos meios nacionais do ensino e da investigao. Reconhecendo que a consolidao de um objetivo se produz, muitas vezes, por meio de pequenos passos, deseja a Organizao que seja este mais um deles no que diz respeito a este sector de atividade e que, onde possvel, se conjuguem esforos que conduzam sua estruturao e fortalecimento.

4. CONCLUSES FINAIS

Conclumos que as vistas ao setor de fruticultura do CCHSA/UFPB, foram muito boas para temos noo sobre viveiros e modos de propagao. Assim terminando o nvel de aprendizagem dos alunos no final desse perodo como um dos melhores. 5. BIBLIOGRAFIA Google.com.br/ Rede de informao brasileira GOOGLE. Base de Dados disponveis em: <http:// www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?id=24830> Acesso em 10 de Nov.2010 Google.com.br/ Rede de informao brasileira GOOGLE. Base de Dados disponveis em: <http:/ www.cpact.embrapa.br> Acesso em 10 de Nov.2010

Anda mungkin juga menyukai