Anda di halaman 1dari 20

BOLETIM TCNICO N 6

CORRETIVOS DA ACIDEZ DOS SOLOS

CARACTERISTICAS E INTERPRETAES TCNICAS

{PAGE }

CORRETIVOS DA ACIDEZ DOS SOLOS

CARACTERSTICAS E INTERPRETAES TCNICAS

J.C. ALCARDE

Novembro de 2005 ANDA ASSOCIAO NACIONAL PARA DIFUSO DE ADUBOS SO PAULO

{PAGE }

Alcarde, J.C. Corretivos da acidez dos solos: caractersticas e interpretaes tcnicas por J.C. Alcarde. So Paulo, ANDA, 2005 24p. (ANDA, Boletim Tcnico, 6)

1. Solo Acidez Corretivos. I. Alcarde, J.C. Adubos. III. Ttulo. IV. Srie.

II. Associao Nacional para Difuso de

CDU 631.415

APRESENTAO

Poucas prticas agrcolas do retornos to elevados como a calagem no que diz respeito ao aumento da produtividade e, conseqentemente, da produo, das mais diferentes culturas. Entretanto, para que os objetivos da calagem sejam atingidos em sua plenitude, necessrio que o tcnico que orienta o agricultor se familiarize com os conceitos modernos sobre corretivos da acidez dos solos, a classificao de acordo com a legislao brasileira, as caractersticas dos corretivos quanto natureza qumica dos constituintes, o poder de neutralizao (PN), os teores de clcio e de magnsio, a solubilidade, a granulometria, a reatividade, o efeito residual e o poder relativo de neutralizao total (PRNT). Esses aspectos so enfocados neste Boletim no 6, Corretivos da acidez dos solos: caractersticas e interpretaes tcnicas, de autoria do Engo Agro Jos Carlos Alcarde, Professor Titular do Departamento de Cincias Exatas da ESALQ-USP, Piracicaba, SP, e Coordenador do Comit de Controle de Qualidade da ANDA. A maneira simples e objetiva com que o autor trata o assunto leva certeza de que a utilizao dessas informaes ir contribuir para atingir maior eficincia com a prtica da calagem e, tambm, para aumentar a produtividade da agropecuria brasileira.

ANDA Associao Nacional para Difuso de Adubos So Paulo, novembro de 2005

{PAGE }

SUMRIO

Pgina I. Introduo ....................................................................... 6

II. Conceito...........................................................................

III. Classificao ..................................................................

IV. Caractersticas ............................................................... IV.1. Natureza qumica dos constituintes........................ IV.2. Poder de Neutralizao (PN).................................. IV.3. Teores de clcio e magnsio.................................. IV.4. Solubilidade............................................................ IV.5. Granulometria......................................................... IV.6. Reatividade e efeito residual .................................. IV.7. Poder Relativo de Neutralizao Total (PRNT) ......

12 12 12 13 14 14 14 17

V. Controle da qualidade .................................................... V.1. Pela indstria........................................................... V.2. Pelo poder pblico................................................... V.3. Pelo consumidor......................................................

19 19 19 19

VI. Consideraes finais ...................................................

20

VII. Literatura citada .........................................................

20

{PAGE }

CORRETIVOS DA ACIDEZ DOS SOLOS:

CARACTERSTICAS E INTERPRETAES TCNICAS

J.C. ALCARDE*

I.

INTRODUO

O sucesso da prtica da calagem depende fundamentalmente de trs fatores: da dosagem adequada, do produto - ou melhor, das caractersticas do corretivo utilizado e da aplicao correta. A dosagem adequada estabelecida com base na anlise de solo, sobre a qual se aplica um critrio tcnico de recomendao da dose. Quanto ao produto, atualmente dispe-se de diversos tipos de corretivos de acidez com caractersticas e efeitos diferentes; necessrio conhec-los para se proceder escolha do produto mais conveniente a cada situao agrcola. Finalmente, esses cuidados referidos, isto , dosagem adequada e corretivo mais conveniente, podem ser total ou parcialmente comprometidos por uma aplicao mal feita, o que, a bem da verdade, tem sido bastante comum. E por aplicao bem feita de corretivos entende-se distribuio e incorporao do produto ao solo bem executadas. No presente boletim pretende-se apresentar os diferentes tipos de corretivos da acidez dos solos com suas respectivas caractersticas e discutir as interpretaes tcnicas pertinentes.

Engenheiro Agrnomo, Professor Titular aposentado do Departamento de Cincias Exatas, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, USP. Piracicaba SP. Consultor e-mail: jcalcard@esalq.usp.br {PAGE }

II. CONCEITO Corretivos da acidez dos solos so produtos capazes de neutralizar (diminuir ou eliminar) a acidez dos solos e ainda carrear nutrientes vegetais ao solo, principalmente clcio e magnsio (Alcarde, 1992). A acidez de um solo devida presena de H+ livres, gerados por componentes cidos presentes no solo (cidos orgnicos, fertilizantes nitrogenados, etc.). A neutralizao da acidez consiste em neutralizar os H+, o que feito pelo nion OH-. Portanto, os corretivos de acidez devem ter componentes bsicos para gerar OH- e promover a neutralizao (Figura 1).

SOLOS

Corretivos da Acidez dos Solos

----------------------------Componentes cidos

------------------------------Componentes bsicos ou alcalinos (neutralizantes)

geram

geram H+ + OH- H2O (Ca, Mg)

Figura 1. Representao do conceito de corretivo da acidez dos solos

{PAGE }

III. CLASSIFICAO Os corretivos de acidez so classificados em (Boyton, 1966; Alcarde, 1983 e 1986; Tisdale et al., 1985; Brasil, 2004-c): a) Calcrio: produto obtido pela moagem da rocha calcria. Seus constituintes so o carbonato de clcio - CaCO3 e o carbonato de magnsio - MgCO3. Em funo do teor de MgCO3, os calcrios so classificados em : calcticos, com teor de MgCO3 inferior a 10%; magnesianos, com teor mediano de MgCO3 entre 10% e 25%; e dolomticos, com teor de MgCO3 acima de 25%. Em funo da natureza geolgica, os calcrios so tambm classificados em sedimentares e metamrficos. Os primeiros so mais friveis ou moles e os ltimos so mais duros, porm, quando bem modos apresentam comportamento agronmico semelhante. Ao neutralizante:

CaCO3 MgCO3 calcrio


CO32- + H2O(solo) HCO3- + H2O(solo) HCO3- + OH-

H2O solo

Ca2+ + CO3

22-

Mg2+ + CO3 soluo do solo

(Kb1 = 2,2 x 10-4) H2O

H2O + CO2 + OH- (Kb2 = 2,4 x 10-8)

OH- + H+(soluo do solo)

Essas equaes mostram que no solo o calcrio libera Ca2+, Mg2+ e CO32-; a base qumica, isto , o componente que proporciona a formao de OH- o CO32- (e posteriormente o HCO3-); o valor da constante de ionizao (Kb1) mostra que o CO32- uma base fraca, isto , a reao de formao de OH- relativamente lenta e parcial; e o OH- produzido neutralizar o H+ da soluo, responsvel pela sua acidez. b) Cal virgem agrcola: produto obtido industrialmente pela calcinao ou queima completa do 3 calcrio. Seus constituintes so o xido de clcio - CaO e o xido de magnsio - MgO, e se apresenta como p fino.
{ EMBED Word.Picture.8 }

Ao neutralizante:
{ EMBED Word.Picture.8 }

OH

+ H+(soluo do solo)

H2O

Essas equaes mostram que no solo a cal virgem libera Ca2+, Mg2+, OH- e calor; a liberao de OH- imediata e total, o que confere cal virgem o carter de base forte; e o OH- produzido neutralizar o H+ da soluo do solo, responsvel pela sua acidez. c) Cal hidratada agrcola ou cal extinta: produto obtido industrialmente pela hidratao da cal
{PAGE }

virgem. Seus constituintes so o hidrxido de clcio - Ca(OH)2 e o hidrxido de magnsio Mg(OH)2 e tambm se apresenta na forma de p fino. { EMBED Word.Picture.8 } Ao neutralizante:
4 { EMBED Word.Picture.8 }

Essas equaes mostram que a ao neutralizante da cal hidratada muito semelhante da cal virgem: a cal virgem se hidrata no solo utilizando gua nele contida, enquanto a cal hidratada hidratada industrialmente. d) Calcrio calcinado: produto obtido industrialmente pela calcinao parcial do calcrio. Seus constituintes so CaCO3 e MgCO3 no decompostos do calcrio, CaO e MgO e tambm Ca(OH)2 e Mg(OH)2 resultantes da hidratao dos xidos pela umidade do ar. Apresenta-se na forma de p fino. Sua ao neutralizante devida base forte OH- e a base fraca CO32-.
e)

Escria bsica de siderurgia (Wutke & Gargantini, 1962): subproduto da indstria do ferro e do ao. Seus constituintes so o silicato de clcio - CaSiO3 e o silicato de magnsio - MgSiO3-.
{ EMBED Word.Picture.8 }

Ao neutralizante: SiO3
2-

+ H2O(solo)

HSiO3 + OHH2SiO3 + OH-

(Kb1) = 1,6 x 10-3) (Kb2) = 3,1 x 10-5) H2O

HSiO3- + H2O(solo)

OH- + H+(soluo do solo)

Essas equaes mostram que a ao neutralizante da escria muito semelhante do calcrio: neste caso, a base qumica o SiO32- que tambm fraca (Kb1 = 1,6 x 10-3), mas mais forte que a base CO32- (Kb1 = 2,2 x 10-4). f) Carbonato de clcio: produto obtido pela moagem de margas (depsitos terrestres de carbonato de clcio), corais e sambaquis (depsitos marinhos de carbonato de clcio, tambm denominados de calcrios marinhos). Sua ao neutralizante semelhante do carbonato de clcio dos calcrios. Os diferentes corretivos de acidez e suas aes neutralizantes podem ser representados, resumidamente, pela Figura 2. Observaes: conforme foi mostrado, uma base considerada forte ou fraca pela intensidade com que coloca o OH- no meio: uma base forte coloca, de imediato, todos os seus OH- no meio, enquanto uma base fraca, devido o equilbrio qumico, coloca mais lentamente e em pequenas quantidades;
{PAGE }

pela ao neutralizante dos corretivos de acidez, fica claro que o clcio e o magnsio no so neutralizantes; so nutrientes vegetais. As bases qumicas efetivas so CO32-, OH- e SiO32-. Isso significa que carbonatos, hidrxidos e silicatos solveis corrigem a acidez, como BaCO3, Li(OH), Na2SiO3, mas no so corretivos da acidez dos solos. Devido existncia, em abundncia, de materiais que associam essas bases qumicas aos nutrientes clcio e magnsio, estes so os indicados para corrigir a acidez dos solos, ou seja, so os corretivos da acidez dos solos; o gesso - CaSO4.2H2O - no corretivo de acidez; isto porque embora o SO42- seja uma base qumica, sua fora extremamente pequena conforme mostra o diminuto valor de sua constante (Kb = 8,3 x 10-13): essa fora quase nula, de nenhuma efetividade prtica.

Figura 2. Representao da ao neutralizante dos diferentes corretivos da acidez dos solos.


H2O

CaSO4.2H2O
(Solo)

Ca

2+

+ SO42- + 2H2O HSO4- + OH- (Kb = 8,3 . 10-13)

SO42- + H2O+(soluo do solo)

Assim, o SO42- permanece na soluo do solo. E sendo um nion, pode ser lixiviado, carregando consigo cargas positivas (ctions), para manter a eletroneutralidade do meio. Com
{PAGE }

isso, a lixiviao de SO42- enriquece de nutrientes catinicos as camadas sub-superficiais, alm de diminuir a saturao de alumnio porventura apresente, minimizando sua ao malfica principalmente sobre o desenvolvimento das razes. Por outro lado, o excesso de SO42- pode intensificar o carregamento de ctions inclusive para camadas mais profundas do solo (Raij & Quaggio; 1984; Raij, 1988; Alcarde, 1988); h no mercado o produto conhecido como calcrio filler: um calcrio que se caracteriza por apresentar granulometria fina.

IV. CARACTERSTICAS IV.1. Natureza qumica dos constituintes Conforme visto, os corretivos de acidez diferem entre si pela natureza qumica de seus constituintes. e, de acordo com essa natureza, os constituintes podem ser ou originar bases fracas, como os carbonatos e silicatos, de ao mais lente, ou base forte como o hidrxido, de ao mais rpida e enrgica. Por isso, os corretivos devem ser comercializados com a sua correta denominao, o que exigido pela legislao brasileira, a fim de que o consumidor, conhecendo-os, saiba como utiliz-los corretamente.
8 IV.2. Poder de neutralizao (PN)

O poder de neutralizao de um corretivo de acidez determinado analiticamente, fazendo-se uma amostra do mesmo reagir com uma quantidade conhecida e em excesso de cido clordrico relativamente diludo (0,5N) e a quente (Brasil, 1983; Koche et al., 1989). Dessa forma, dada oportunidade ao corretivo de exercer toda a sua capacidade de neutralizar o cido. Posteriormente, determina-se o excesso de cido e, por diferena, calculase a quantidade de cido neutralizada pelo corretivo. De acordo com o princpio da equivalncia qumica, a quantidade de cido neutralizada equivale quantidade de constituinte neutralizante contido na amostra. Ainda pelo princpio da equivalncia, seja qual for o constituinte da amostra, considera-se como sendo o CaCO3, que tomado como padro. Assim, calcula-se a quantidade de CaCO3 que deveria existir na amostra e o resultado expresso em porcentagem equivalente em carbonato de clcio({EMBED Equation.3}). O procedimento est esquematizado na Figura 9. Quantidade (x) de HCl colocada
2o

NaOH

amostra de corretivo

Determina-se quanto de HCl sobrou (y)

Calor

Figura 3. Representao da determinao do poder de neutralizao O PN indica, portanto, a capacidade potencial ou terica do corretivo em neutralizar a acidez dos solos. O PN de um corretivo depende no s do teor de neutralizantes presentes mas tambm a natureza qumica do neutralizante. Cada espcie neutralizante tem uma 9
{PAGE }

determinada capacidade de neutralizao, conforme mostra o Quadro 9, onde as capacidades esto expressas em relao capacidade do CaCO3, tomado como padro.

Quadro 1. Capacidade de neutralizao das diferentes espcies neutralizantes, em relao ao CaCO3

Espcies Neutralizantes CaCO3 MgCO3 Co MgO Ca(OH)2 Mg(OH)2 CaSiO3 MgSiO3

Capacidade de neutralizao relativa ao CaCO3({ EMBED Equation.3 }) 1,00 1,19 1,79 2,48 1,35 1,72 0,86 1,00

Assim, 100 kg de MgCO3 tem uma ao equivalente a 119 kg de CaCO3; 100 kg de CaO tem uma ao equivalente a 179 kg de CaCO3; 100 kg de MgO tem uma ao equivalente a 248 kg de CaCO3; e 100 kg de CaSiO3 tem uma ao equivalente a 86 kg de CaCO3. Isso justifica porque o PN de certos corretivos superior a 100% ECaCO3. Deve-se notar que a determinao do PN indica apenas que o produto alcalino ou bsico, e a partir da apenas supe-se que o seu constituinte seja o CaCO3. Portanto, no possibilita caracterizar a natureza qumica do neutralizante, isto , se carbonato, xido, hidrxido ou silicato, assim como tambm no possibilita caracterizar se o produto corretivo de acidez dos solos, isto , se a base est associada ao clcio ou ao magnsio.
10

IV.3. Teores de clcio e de magnsio A identificao de um produto como corretivo de acidez dos solos feita determinandose os teores de clcio e de magnsio. A ausncia ou teores muito baixos desses elementos indicam que o produto no corretivo de acidez dos solos. Essa determinao fornece os teores desses constituintes na forma elementar, isto , Ca e Mg; mas so expressos, por conveno, como CaO e MgO em todos os corretivos. Esses teores e os ndices de capacidade de neutralizao relativa ao CaCO3 desses xidos (Quadro 9) possibilitam obter o % E{ EMBED Equation.3 } calculado ou terico do produto, atravs da expresso: % E{ EMBED Equation.3 } calculado = % CaO x 1,79 + % MgO x 2,48
{PAGE }

Comparando-se o E{ EMBED Equation.3 } calculado com o determinado (PN), conforme apresentado no Quadro 10, tem-se produtos em que os resultados so semelhantes, enquanto em outros o resultado do PN bastante inferior ao do calculado. Isso justificado pelo fato de nem todo o clcio ou o magnsio do produto estar associado base: estes no so contemplados na determinao do PN. Sendo o produto um corretivo de acidez, os valores determinados, ou seja, os valores do PN, so os que apresentam significncia.

Quadro 2. Valores comparativos do % E{ EMBED Equation.3 }, determinados atravs do PN ou calculados atravs dos teores de CaO e MgO.
Amostra s % E{ EMBED Equation.3 } Determinad Calculad o o 1 2 3 4 5 107,6 77,1 88,1 69,7 98,2 107,7 85,7 91,7 83,2 99,0 6 7 8 9 10 Amostra s % E{ EMBED Equation.3 } Determinad Calculad o o 53,9 54,6 95,0 76,7 84,7 76,7 75,7 98,2 80,7 85,2

Fonte: resultados de anlises de rotina.

IV.4. Solubilidade A solubilidade em gua das espcies neutralizantes dos corretivos baixa: CaCO3: 0,014 g/L a 25C; MgCO3: 0,106 g/L a 25C; Ca(OH)2; 1,85 g/L a 0C; Mg(OH)2: 0,009 g/L a 18C; CaSiO3: 0,095 g/L a 17C. O CaO e o MgO reagem com a gua produzindo os respectivos hidrxidos. As impurezas presentes nos materiais corretivos concorrem para dificultar a solubilidade desses constituintes. IV.5. Granulometria Devido baixa solubilidade das espcies neutralizantes, a ao dos corretivos nos solos depende, alm da umidade, do contato do corretivo com o solo. E esse contato, por sua vez, depende: 1o) da moagem do corretivo: quanto mais modo, maior o contato e mais rpida ser sua ao no solo e vice-versa (Verlengia & Gargantini, 1972); 2o) da mistura do corretivo com o solo: quanto mais misturado, maior o contato e mais rpida ser sua ao no solo e vice-versa. Para uma boa mistura do corretivo com o solo 12 necessrio que ele seja distribudo uniformemente e tambm bem incorporado, isto , necessrio que o corretivo seja bem aplicado. Pode-se afirmar com segurana que perdese muito do efeito dos corretivos devido a imperfeies na aplicao. Deve ser lembrado que o aumento do grau de finura aumenta tambm as dificuldades de aplicao, tanto em relao aos equipamentos aplicadores quanto s perdas em conseqncia do vento, e tambm o maior contato do corretivo com o operador.

{PAGE }

IV.6. Reatividade e efeito residual Reatividade de um corretivo a velocidade de sua ao no solo, ou seja, a rapidez com que corrige a acidez. A reatividade depende: das condies de solo e de clima: quanto maiores forem a acidez do solo, a temperatura e a umidade, maior a reatividade, razo porque nas regies tropicais os corretivos so mais reativos do que nas regies temperadas e frias. da natureza qumica: as bases fortes so mais reativas do que as bases fracas; da granulometria: quanto mais fino for o corretivo, maior a reatividade (Bellingieri et al., 1989; Alcarde et al., 1989-b). Para os calcrios, foram determinadas taxas de reatividade para as diferentes fraes granulomtricas, isto , o percentual de ao do calcrio no solo num perodo de trs meses, conforme mostra o Quadro 3.

Quadro 3.

13 Taxas de reatividade das partculas de diferentes tamanhos dos calcrios, adotadas pela legislao brasileira (Brasil, 2004-c).

Frao granulomtrica Peneiras No (ABNT) maior que 10 10-20 20-50 menor que 50 Dimenso (mm) maior que 2 2 a 0,84 0,84 a 0,30 menor que 0,30

Taxa de reatividade (RE) (%)* 0 20 60 100

(*) Percentual do corretivo que reage em 3 meses Isso significa que a frao maior que 2 mm (retida na peneira No 10) no tem efeito considervel na correo da acidez; que 80% da frao 10-20 (2 a 0,84 mm) e 40% da frao 20-50 (0,84 a 0,30mm) continuaro agindo no solo mais lentamente aps o perodo de 3 meses; e que a frao menor que 0,3 mm reage totalmente em 3 meses. Assim, dispondo-se da composio granulomtrica de um corretivo, pode-se calcular sua reatividade (RE) pela expresso: RE (%) = % F10-20 x 0,2 + % F20-50 x 0,6 + % F<50 x 1 sendo, % F10-20; % F20-50; %F<50 = percentual das diferentes fraes granulomtricas; e 0,2; 0,6; 1 = taxas de reatividade das respectivas fraes granulomtricas. Para exemplificar, considerem-se os diferentes calcrios mostrados no Quadro 4. Quadro 4. Composio granulomtrica de seis diferentes calcrios Composio granulomtrica
{PAGE }

Calcri o A B C D E F
RE(calcrio X) RE(calcrio A) RE(calcrio B) RE(calcrio C) RE(calcrio D) RE(calcrio E) = = = = = =

Composio granulomtrica 100 % F>10 33 5 16 0 0


% F1020

0 % F10-20 0 25 0 10 0

0 % F20-50 0 20 0 20 0
x 0,6 x 0,6 x 0,6 x 0,6 x 0,6 x 0,6 x 0,6 + + + + + + + % F<50 0 67 50 84 70 100

0 % F<50 67 50 84 70 100
x 1 x 1 x 1 x 1 x 1 x 1 x 1 = 0% = 67% = 67% = 84% = 84% = 100%

A reatividade de cada calcrio :


x 0,2 + x 0,2 + x 0,2 + x 0,2 + x 0,2 + x 0,2 + x 0,2 + % F2050

0 0 25 0 10 0

0 0 20 0 20 0

RE(calcrio F) =

O calcrio A apresenta reatividade zero porque ficou totalmente retido na peneira 10; portanto um calcrio muito grosseiro. Os calcrios B e C tm reatividades de 67%, isto , 67% desses calcrios reagem no solo em 3 meses; portanto, no perodo de 3 meses o efeito desses dois calcrios no solo deve ser muito semelhante. Porm, enquanto o calcrio C aps os 3 meses ainda tem um resduo (28%) para continuar reagindo, pois apenas 20% da F10-20 e apenas 60% da F20-50 reagiram 15 nesse perodo, o calcrio B no tem resduo para reao posterior. Situao idntica ocorre com os calcrios D e E. O calcrio F apresenta reatividade 100% por passar totalmente pela peneira No 50; portanto reage totalmente num perodo de 3 meses. Do exposto, deve-se ressaltar: a) reatividade significa o percentual do corretivo que reage no solo dentro de um perodo de 3 meses; b) exigir garantia de reatividade mnima para os calcrios no interessante do ponto de vista agrcola: os calcrios B e C apresentam a mesma reatividade, porm 33% do calcrio B no ter qualquer efeito enquanto apenas 5% do calcrio C no ter efeito. Portanto, mais interessante exigir-se garantia mnima de granulometria, o que adotado pela legislao brasileira: os calcrios devem passar no mnimo 95% na peneira No 10 (ABNT), 70% na peneira No 20 (ABNT) e 50% na peneira No 50 (ABNT) (Brasil, 1986). O calcrio C atende exatamente a esses mnimos. Deve-se notar ento que a legislao tolera at 5% do material que no ter reao no solo; c) o calcrio filler por ter granulometria bem mais fina que 0,30 mm (peneira No 50), deve ter reatividade superior a 100%; d) as cais (virgem e hidratada), alm de apresentarem granulometria bastante fina, tm suas
{PAGE }

reatividades aumentadas devido natureza qumica (bases fortes): portanto suas reatividades so bastante superiores a 100%, podendo-se dizer que a ao desses produtos quase imediata (10 a 15 dias). Efeito residual de um corretivo o tempo de durao da correo da acidez, ou seja, a durao da calagem. O efeito residual depende de vrios fatores: dosagem de corretivo usada na calagem, tipo de solo, adubaes (os adubos nitrogenados acidificam o solo), intensidade de cultivo, dentre outros. Porm um fator tambm importante no efeito residual a reatividade do corretivo: quanto maior a reatividade, menor o efeito residual, isto , quanto mais 16 rpida a ao do corretivo, menor a durao da calagem e vice-versa (Natale & Coutinho, 1994). Portanto, reatividade e efeito residual so duas caractersticas antagnicas. IV.7. Poder Relativo de Neutralizao Total (PRNT) A ao de um corretivo depende fundamentalmente das caractersticas: poder de neutralizao (PN) e reatividade (RE). Isoladas, essas duas caractersticas no possibilitam uma adequada avaliao da ao do corretivo; por isso foram associadas, dando origem ao ndice denominado Poder Relativo de Neutralizao Total (PRNT) (Bellingieri et al, 1988), que dado pela expresso: { EMBED Equation.3 } No caso dos calcrios, o significado desse ndice o seguinte: um calcrio com PN = 97% ECaCO3 e RE = 80% ter PRNT = 97 x (80/100) = 77,6%. Lembrando que reatividade o percentual da ao do corretivo num perodo de 3 meses devido granulometria, o PRNT significa ento que 80% (RE) do seu potencial de neutralizao (PN = 97%) ser exercido em 3 meses. Isto , o seu PN de 97% ECaCO3 est assim dividido: 77,6% agir em 3 meses e 97 77,6 = 19,4% agir posteriormente. Portanto o PRNT a frao do seu PN que agir em 3 meses. Para melhor esclarecer, considerem-se os diferentes calcrios mostrados no Quadro 5. Os trs calcrios tm o mesmo PRNT, isto , igual frao do PN que agir em 3 meses; portanto, os trs corretivos devero apresentar efeitos muito semelhantes nos 3 primeiros meses. Porm, o calcrio A tem 30% e o calcrio B tem 10% do PN que devero agir mais lentamente aps os 3 meses, enquanto o calcrio C no tem nenhuma a sobra para ao posterior. Quadro 5. Clculo e interpretao do PRNT em calcrios Calcrio s PN (%{ EMBED Equation. 3 }) 100 80 70 RE (%) PRNT (%) Ao do PN (%) 3 meses Posteri or
17

A B C

70 87 100

70 70 70

70 70 70

30 10 0

Esses exemplos mostram a importncia de se conhecer o PN dos calcrios: apenas o conhecimento do PRNT no permite uma adequada avaliao dos corretivos, razo porque a legislao brasileira exige a garantia do PN alm do PRNT para os calcrios. No caso dos calcrios filler, calcrios calcinados, cais virgem ou hidratada, que
{PAGE }

apresentam reatividade bastante superior a 100% ou quase imediata, o PRNT sempre igual ao PN (PRNT = PN x (100/100) PRNT = PN). Para melhor esclarecer, considerem-se os exemplos do Quadro 6: observa-se que esses corretivos no deixam nenhuma sobra de PN para ao mais lenta e posterior. O aumento do PRNT dos corretivos pode ser conseguido pela moagem mais fina ou pela calcinao (transformao do carbonato em xido ou hidrxido): no primeiro caso ocorre somente aumento de reatividade e no segundo ocorre aumento de PN e reatividade. Por isso, pode-se concluir que, em geral, quanto maior o PRNT maior a reatividade do corretivo. Mas o PRNT constitui uma avaliao absoluta da eficincia de um corretivo? Quadro 6.
Calcrios

Clculo e interpretao do PRNT de corretivos tipo calcrio filler, calcinado, cal virgem ou cal hidratada
PN (% E{ EMBED Equation.3 }) 60 100 135 RE (%) PRNT (%) Ao do PN 3 meses Posterior

calcrio

A B C

100 100 100

60 100 135

60 100 135

0 0 0

A rigor, o conceito de eficincia est ligado lucratividade, isto , o corretivo mais eficiente aquele que proporciona maior lucro. Para isso necessrio levar em conta aspectos tcnicos e econmicos. Quanto aos aspectos tcnicos, deve-se considerar que: h situaes que necessitam de corretivos com maior reatividade, como no caso de atraso na calagem, calagem em terrenos arrendados temporariamente, hortas, solos muito cidos; h situaes que necessitam de efeito residual como no caso de calagem para implantao de culturas perenes, semi-perenes e pastagens; muitas situaes necessitam de corretivos com reatividade e efeito residual em nveis intermedirios. Deve-se considerar tambm a natureza qumica do produto e a granulometria, porque exigem diferentes cuidados na aplicao: cal virgem, cal hidratada e calcrio calcinado devem ser incorporados logo aps a aplicao para no se empedrarem, assim como exigem maior proteo das pessoas que os aplicam quanto ao contato com a pele e os olhos; e produtos de granulometria fina exigem equipamentos adequados para aplicao, assim como podem apresentar acentuadas perdas devido ao vento. Quanto ao aspecto econmico est o custo, considerando-se o produto e o transporte: mais econmico aquele que apresentar o menor custo por unidade do PRNT, isto : { EMBED Equation.3 }
19

Portanto, no se pode definir o melhor corretivo apenas pelas suas caractersticas. H diferentes situaes agrcola que exigem corretivos com diferentes caractersticas: cabe ao tcnico indicar o corretivo mais adequado a cada situao; e cabe aos produtores de corretivos colocar no mercado produtos com caractersticas especificadas e garantidas.

{PAGE }

V. CONTROLE DA QUALIDADE V.1. Pela indstria O conceito de controle de qualidade atualmente bastante amplo, extrapolando os aspectos tcnicos e abrangendo aspectos psicolgicos, sociais, mercadolgicos e de proteo ambiental: o Controle de Qualidade Total. um tipo de controle que vem sendo universalizado por meio de normas internacionais: as normas ISO (International Standardization Organization). Ao serem corretamente adotadas numa empresa, esta ostenta orgulhosamente os CERTFICADOS ISO: ISO 9001, ISO - 9002..., ISSO 14.000. A tendncia de empresas que no possurem certificao da ISO, ficarem fora do mercado. No aspecto estritamente tcnico, o controle da qualidade pela indstria tem por objetivos compatibilizar a maximizao da produtividade, da produo e da qualidade do produto com a minimizao dos custos da produo. Isso feito por um conjunto sistemtico e metdico de procedimentos que permitem conhecer minuciosamente,e administrar, todos os fatores envolvidos no processo produtivo. O controle de qualidade dos corretivos relativamente simples: os processos de produo envolvem poucas operaes e transformaes, os produtos so de poucas variedades e de composio bastante homognea. 20 No caso do calcrio agrcola, principal corretivo, do ponto de vista tcnico o controle consiste em conhecer minuciosamente a jazida a ser explorada, por meio de um estudo de prospeco especfico. Periodicamente, o produto final deve ser analisado granulomtrica e quimicamente. A periodicidade depende da uniformidade da jazida e da qualidade dos equipamentos de produo. No caso da cal virgem e da cal hidratada, o controle da qualidade exige um pouco mais de trabalho para controlar a calcinao do calcrio e a hidratao de cal virgem, mas nada de complexo. No caso do silicato (escria), o controle semelhante ao do calcrio, desde que se conhea bem a origem da escria, notadamente em relao a presena de componentes indesejveis. V.2. Pelo poder pblico: legislao e fiscalizao O objetivo desse controle proteger os consumidores (agricultores) e fabricantes corretos, dos fabricantes especuladores. A funo do controle pelo poder pblico estabelecer as normas para a produo e a comercializao de corretivos, atravs de leis, decretos, portarias, instrues normativas, etc. (legislao) e orientar e constatar o cumprimento delas (fiscalizao). A legislao brasileira sobre o assunto constituda pela Lei no 6.894 de 17/12/80 (Brasil, 1980), alterada pela Lei no 6.934 de 13/07/81 (Brasil, 1981), pelo Decreto no 4.954 de 14/01/2004 (Brasil, 2004-a) e pela Instruo Normativa no 4, de 02/08/2004 da Secretaria de Apoio Rural e Cooperativismo (SARC) (Brasil, 2004-c).
{PAGE }

V.3. Pelo consumidor Esse controle tem por objetivo se proteger do recebimento de produtos com qualidades inferiores ao adquirido. Comea pela escolha de uma empresa produtora conceituada no mercado, continua por uma negociao sobre exigncia do nvel de qualidade e preo, e termina pela analise do produto recebido para constatar sua qualidade. Para isso 21 fundamental a correta coleta da amostra de maneira que ela seja representativa do lote (Brasil, 2004-b). Essa amostra deve ser enviada a um laboratrio capacitado a efetuar a anlise. Qualquer divergncia entre o produto combinado na compra e o produto recebido, deve ter sua soluo buscada primeiramente com o fornecedor do produto, procedimento esse que chega a bom termo na maioria das situaes. Caso contrrio, deve-se apelar para a fiscalizao. VI. CONSIDERAES FINAIS A qualidade dos corretivos de acidez no Brasil poderia ser superior a que tem se apresentado se houvesse maior exigncia do setor agronmico. As compras, de uma maneira geral, so feitas pelo menor preo apenas: o critrio de qualidade normalmente fica fora das negociaes. Qualidade tem preo mas tem retorno. Deve-se procurar avaliar bem a relao benefcio/custo da qualidade. Para tanto, os conhecimentos sobre os atributos de qualidade dos corretivos e seus efeitos na produo agrcola so indispensveis. VII. LITERATURA CITADA ALCARDE, J.C. Caractersticas de qualidade dos corretivos da acidez do solo. Simpsio sobre Acidez e Calagem, XV Reunio Brasileira de Fertilidade do Solo, 1983, p. 11-22, Campinas-SP. ALCARDE, J.C. Produtos utilizados para a correo da acidez dos solos. Informaes Agronmicas No 34, junho/86, p.5-9. Instituto Brasileiro da Potassa e Fosfato POTAFS. Piracicaba, SP.
22 ALCARDE, J.C. Contraditria, confusa e polmica: a situao do gesso na agricultura. Informaes Agronmicas No 41, maro/88, p.1-3. Instituto Brasileiro da Potassa e Fosfato POTAFS Piracicaba,SP.

ALCARDE, J.C.; PAULINO, V.T. & DENARDIN, J.S. Avaliao da reatividade de corretivos da acidez dos solos. R. bras. Ci. Solo, Campinas, 13(3):387-392, 1989-b. BELLINGIERI, P.A.; ALCARDE, J.C. & SOUZA, E.C.A. Avaliao da qualidade de calcrios agrcolas atravs do PRNT. Anais da Esc. Sup. Agr. Luiz de Queiroz, Piracicaba, 45(2):579-588, 1988. BELLINGIERI, P.A.; ALCARDE, J.C. & SOUZA, E.C.A. Eficincia relativa de diferentes fraes granulomtricas de calcrios na neutralizao da acidez dos solos, avaliada em laboratrio. Anais da Esc. Sup. Agr. Luiz de Queiroz, Piracicaba, 46(2):303-317, 1989. BOYTON, R.S. Chemistry and technology of lime and limestone. Interscience Publishers, New York, 1966. 520p. BRASIL, 1980. Lei no 6.894, de 16/12/1980. BRASIL, 1981. Lei no 6.934, de 13/07/1981. BRASIL. Ministrio da Agricultura. Laboratrio Nacional de Referncia Vegetal. Anlise de corretivos, fertilizantes e inoculantes; mtodos oficiais. Braslia, 1983. 104p.
{PAGE }

BRASIL, 2004-a. Decreto no 4.954, de 14/01/2004. BRASIL, 2004-b. Instruo Normativa no 10 de 06/05/2004. Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA). BRASIL, 2004-c. Instruo Normativa no 4, de 02/08/2004. Secretaria de Apoio Rural e Cooperativismo (SARC). Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA) KANE, P.F. Agricultural Liming Materials. In: CUNNIF, P. (ed.). Official Methods of Anlysis of 23 A.O.A.C. 1995. vol. 1, cap.1, p.1-39. KOCHE, A.; HANASHIRO, J.; SANTOS, A.R.; ROMERO, A.M.S.; LAVIGNE, M.; GUIDOLIN, J.A. & ALCARDE, J.C. Anlise de corretivos agrcolas. Editora pela Associao Nacional para Difuso de Adubos (ANDA), So Paulo-SP, 1989, 30p. NATALE, W. & COUTINHO, E.L.M. Avaliao da eficincia agronmica de fraes granulomtricas de um calcrio dolomtico. R. Bras. Ci. Solo, Campinas, 18: 55-62, 1994. RAIJ, V. van. & QUAGGIO, J.A. Uso eficiente de calcrio e gesso na agricultura. In: Simpsio sobre Fertilizantes na Agricultura Brasileira. Anais, p. 323-46, 1984. EMBRAPA, BrasliaDF. RAIJ, V. van. Gesso agrcola na melhoria do ambiente radicular no subsolo. Editado pela Associao Nacional para Difuso de Adubos e Corretivos Agrcolas ANDA, So PauloSP, 1988, 88p. TISDALE, S.L.; NELSON, W.L. & BEATON, J.D. Soil Fertility and Fertilizers. 4th ed., 1985, 754p. Macmillan Publishing Co., New York. VERLENGIA, F. & GARGANTINI, H. Estudo sobre a eficincia de diferentes fraes granulomtricas de calcrio no solo. Bragantia, 31(10):119-127, 1972. WUTKE, A.C.P. & GARHANTINI, H. Avaliao da possibilidades de escrias de siderrgica como corretivos de acidez dos solos. Bragantia, 21(46): 795-805, 1962.

{PAGE }

Anda mungkin juga menyukai