Anda di halaman 1dari 29

A Interpretaco dos Sonhos

LEONARDO DELLA PASQUA Psiclogo, psicanalista com formao no Spazio Psicoanalitico di Roma, diretor da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul, scio-fundador do Laboratorio Psicoanalitico di Roma.

Introduo
Este material foi produzido para os participantes do curso Introduo a Interpretao dos Sonhos. Neste texto utilizo somente o livro A interpretao dos Sonhos como referencial, apresentando os conceitos captulo por captulo, procurando acompanhar o desenvolvimento das idias freudianas contidas no texto. O livro comea com uma citao do Clssico Eneida, de Virglio, que fala das aventuras de Eneas, troiano fugido da guerra de Tria: Flectere si nequeo superos, Acheronta Movebo Virglio, Eneida, livro II (Se no puder dobrar os deuses de cima, comoverei o Aqueronte) Aqueronte, para quem no sabe, um dos principais rios do reino de Hades, a terra dos mortos para o povo grego. A frase nos apresenta o que ir surgir no texto: um mergulho nas profundezas da mente humana, com o objetivo de clarear os fenmenos que fazem parte dos sonhos e do funcionamento mental. Acompanhemos agora a construo do pensamento freudiano sobre os sonhos e suas hipteses em relao ao aparelho psquico, caractersticas da sua 1 tpica:

A literatura cientfica que trata dos problemas dos sonhos

No 1 captulo da Interpretao dos Sonhos, para dar importncia novidade da sua teoria onrica, Freud discute minuciosamente as teorias sobre os sonhos dos estudiosos que o precederam e percorre conosco todos os problemas e enigmas do sonho, com base na literatura cientfica da poca. Sobre o problema da relao entre sonhos e viglia, os autores tinham opinies diversas: alguns sustentavam a idia que os sonhos eram completamente destacados da conscincia; outros pensavam que fosse ligado a ela por uma continua co-penetrao e dependncia recproca. Atividades especiais eram atribudas memria onrica, que para alguns autores potencializada na viglia: nos sonhos temos recordaes que fogem vida de viglia, como os sonhos hiperminsicos. Para a maioria dos autores, as trs caractersticas da memria onrica so: acolher lembranas infantis, registrar fatos recentes e reproduzir impresses insignificantes que na viglia no chamaram a ateno particularmente. O problema fundamental dos autores em relao vida onrica estava em responder as seguintes perguntas: por que se sonha? O que provoca o sonho? De quais estmulos surgem as imagens onricas? Consideravam-se quatro fontes de estmulos: 1. Excitao sensorial externa estmulos externos que atingiriam os rgos durante o sono e provocariam os sonhos; 2. Excitao sensorial interna(subjetiva) seriam os estmulos que agem sobre os rgos dos sentidos a partir do interno do corpo, como acontece com as alucinaes hipnaggicas, que so semelhantes as imagens onricas; 3. Estimulao orgnica durante o sono existiria uma maior conscincia sensorial do corpo, uma percepo aumentada os rgos do corpo. Isto seria uma das fontes do sonho. Os doentes de corao e pulmo tm sonhos de angstia; os tuberculosos tm

sonhos de sufocamento; a excitao sexual provoca sonhos de contedo ertico; 4. Fontes de estmulo psquico os interesses, as preocupaes da vida de viglia continuariam durante o sono, provocando sonhos, mas os produtos da atividade onrica perderiam todas as qualidades psquicas, reduzindo-se a representaes reproduzidas mecanicamente, reguladas somente pelas leias associativas. Os autores que davam importncia a estas quatro fontes de estimulao nos sonhos sustentavam a idia de que o sonho fosse uma perturbao do sono. Geralmente os autores mdicos fisiologista, psiquiatras afirmavam que o sonho era um fenmeno somtico, de origem orgnica vegetativa. Freud questiona essas teorias, pois afirma que nenhuma das fontes de estmulos observada isoladamente pode bastar para explicar o contedo onrico. Nenhum estudioso conseguiu esclarecer a fundamental relao entre o estmulo e a imagem onrica. A grande lacuna entre as teorias era a origem do material imaginativo-representativo que tpico do sonho. Nenhum autor, com exceo de G.T. Fechner, tinha compreendido o fundamental modo heterogneo de ser do sonho. Considerando o sonho como um prolongamento degenerativo da viglia, os outros autores das teorias dominantes falavam de sono parcial do crebro, do fenmeno do progressivo acordar, do flutuar da mente sem meta e sem sentido. Examinando os motivos do esquecimento dos sonhos ao acordar, Freud indaga sobre as peculiaridades psicolgicas do sonho nos diversos autores. Todos eles colocam em evidncia algumas caractersticas: o sonho pensa por imagens, no por conceitos; o sonho alucina; o sonho dramatiza uma idia. No sonho no parece que pensamos, mas que vivemos as situaes; o sonho destacado do mundo externo. No sonho existe uma reviravolta da lgica, onde no predomina o princpio de causalidade; o sonho loucura! Valem somente as leis associativas, que do lugar a sries automticas de representaes. No sonho se conserva a memria, para alguns autores conserva-se tambm a vida afetiva, mas em maneira desordenada. Num certo sentido, se mantm tambm a conscincia (do contrrio no saberamos nada do sonho). Porm, todas essas funes seriam diminudas, at mesmo abolidas. Para quase

todos os autores, no aparecem sentimentos morais, pelo contrrio, predomina a imoralidade e a anarquia sentimental. O sonho incoerncia, caos intelectual, um fenmeno intil. Concluindo este captulo, todos os autores consideravam o sonho um fenmeno somtico, no um fenmeno psquico. A nica exceo seria a teoria de Scherner, onde na fantasia onrica era reconhecida uma atividade psquica. Em relao s semelhanas entre sonho e as doenas mentais, em alguns casos, certos autores consideravam os sonhos como causa de certas formas psicticas, porque encontraram casos em que os sonhos teriam acionado os sintomas em sujeitos paranicos e delirantes. Freud objeta contra essa hiptese, pois afirma que raciocinando deste modo, troca-se a causa pelo efeito. Reconhecendo uma concordncia entre a estrutura psquica onrica e a estrutura psictica, Freud pensa que precisa-se partir do enigma do sonho para se compreender as perturbaes mentais.

O mtodo de Interpretao dos Sonhos: anlise de um sonho modelo

No 2 captulo, acompanhamos Freud na exposio do mtodo de interpretao do sonhos. Freud o contrape aos mtodos de interpretao - o simblico e o cifrado seja s teorias dos tericos que o precederam, que no se preocupavam com interpretao. Podemos ver que o interesse de Freud pelos sonhos nasce das suas experincias teraputicas. Na psicanlise dos neurticos o sonho se apresentava como um sintoma e era necessrio que se aplicasse um mtodo de interpretao elaborado para ele. Este mtodo constitua-se em analisar o material constitudo por todos os pensamentos dos pacientes relatados ao analista sem excluso. Era importante tambm no exercer crtica alguma sobre o material. Esta anlise permitia chegarmos origem da perturbao. Assim, para encontrar o significado do sonho, para chegar a sua origem, as suas motivaes, necessrio utilizar os pensamentos que surgem espontaneamente na mente de quem sonhou, depois de acordar.

O sonho ser decomposto nos seus elementos. Para cada fragmento, o paciente fornecer preciosas associaes de idias pelas quais ser possvel o sentido do sonho em sua totalidade. Para demonstrar que o sonho um fenmeno psquico que se apresenta seja em neurticos como em pessoas ss, com as mesmas modalidades e seguindo leis psquicas universalmente vlidas, Freud precisava fornecer exemplos que no proviam somente das anlises teraputicas, mas tambm, e sobretudo, da experincia cotidiana. Porm, os sonhos contados por pessoas ss, ou citados pela literatura onrica no poderiam desfrutar de uma anlise, que permite chegar ao significado do sonho. Freud decide ento expor seus prprios sonhos. Esta auto-anlise pode suscitar dvidas sobre a sua validade e a imparcialidade do intrprete, diz Freud, mas ele atesta que quando se verificam as condies para uma serena auto-observao, uma pessoa que se pode considerar normal tem condies de perceber os seus processos psquicos, talvez at melhor que uma outra pessoa. Para ilustrar com um exemplo o seu mtodo de interpretao, ele relata um sonho seu, analisando cada detalhe. A anlise do sonho da Injeo de Irma demonstrou que o sonho tem um significado e no so produto de uma atividade cerebral reduzida ou fragmentada, como afirmavam os autores precedentes. Terminado o trabalho de interpretao, o resultado que o sonho um ato psquico que tem por movente um desejo e por objetivo a realizao alucinatria desse desejo. Observao: 1. A tcnica da presso e de fechar os olhos ao doente abandonada em seguida por Freud; 2. Sabemos como o desenvolvimento do pensamento psicanaltico levou os psicanalistas a considerarem a auto-anlise uma operao geralmente impossvel.

O sonho a Realizao de um Desejo

Sabemos agora que o sonho um fenmeno psquico e no puramente somtico. Sabemos tambm que a realizao de um desejo. O sonho tem que ser inserido no contedo psquico da viglia, fruto de uma atividade mental muito complexa. Surgem logo algumas questes: Por que a satisfao de um desejo se exprime de forma to complexa? Quais mudanas tiveram os pensamentos do sonho para formar um contedo onrico como nos recordamos ao despertar? De onde provm o material que foi elaborado em forma de sonho? Qual a relao do sonho com os processos psquicos da viglia? Antes de responder a essas perguntas, Freud coloca-se outro quesito: a realizao de um desejo uma caracterstica geral do sonho ou o contedo de um sonho em particular (sonho da Injeo de Irma)? No seria possvel que outros sonhos tenham como contedo um temor, uma reflexo, uma lembrana?

Sonhos de convenincia

Muitos sonhos revelam seu carter de realizao de desejos. Existem os sonhos provocados por necessidades orgnicas. O estmulo da sede, por exemplo, pode fazer com que sonhemos de beber gua. Neste caso o sonho, realizando o desejo de beber, tem a funo de fazer com que continuemos a dormir. So sonhos de convenincia, que servem para proteger o sono. Freud diz de ter tido ele mesmo sonhos de sede satisfeita. Quando era mais jovem, tinha claros sonhos de convenincia, quando ficava trabalhando at tarde e era difcil acordar no dia seguinte. Sonhava de estar j em p, pouco depois acordando realmente. Porm, neste meio tempo, tinha dormido ainda mais um pouco.

Anncio de gravidez

Em outros sonhos fcil descobrir a realizao de um desejo. Uma jovem mulher casada, que sabia que Freud interessava-se pelos sonhos, encarregou o marido de perguntar-lhe o significado de um sonho: tinha sonhado de estar menstruada. Se sonhou isso pensou Freud as menstruaes no chegaram, mas ela gostaria que tivesse acontecido, temendo estar grvida. Era na verdade, um modo desta mulher inteligente comunicar ao marido que estava grvida pela primeira vez.

Os sonhos das crianas

Os sonhos de crianas pequenas so, muitas vezes, simples realizaes de desejos. Os sonhos de seus prprios filhos fornecem a Freud numerosos exemplos. Aps um passeio ao qual queria chegar ao topo do monte Dachstein, mas teve que contentar-se em subir somente modestas colinas e de ver somente com o binculo o desejado refgio Simony, o filho de cinco anos de Freud contou no dia seguinte: Esta noite sonhei que fomos ao refgio Simony.

Contedo Manifesto e Contedo Latente no sonho

Muitos sonhos demonstram o seu significado de realizao de um desejo, mas se poderia objetar: como podem ter esse mesmo significado os sonhos de contedo penoso, em particular modo os sonhos de angstia? Exatamente nas crianas, que tem sonhos de realizao de desejos, no se verificam sonhos assustadores, cheios de angstia e de pesadelos? Precisa-se distinguir contedo manifesto e contedo latente do sonho. O contedo manifesto o sonho como nos lembramos ao acordar, assim como o

reconstrumos quando nos esforamos a usar a memria. Porm, existe um significado escondido: so os pensamentos que o trabalho de interpretao reconhece por detrs do sonho, subjacentes aquilo que est na superfcie, ao que aparece evidente no sonho. Bem, claro que o contedo manifesto de muitos sonhos penoso, mas o que existe no seu contedo latente? Foram interpretados esses sonhos penosos? Foram submetidos anlise? At quando se ignorar o significado fundamental do sonho, natural que no se preocupe com o que se esconde atrs da angstia, em relao a o que poderia ser o significado de um pesadelo. Se no se faz est indagao, no se pode excluir a hiptese que mesmo os sonhos penosos e angustiosos se revelem como realizao de desejos.

A Distoro Onrica

Nos 3 e 4 captulos, Freud desenvolve seu pensamento depois da fundamental descoberta que os sonhos so realizaes de desejos. Ele perguntase se essa descoberta tem um valor universal, isto , se em todos os sonhos pode-se encontrar um desejo como motivador ou objetivo do prprio sonho. Diferenciando o contedo onrico manifesto do contedo onrico latente, pergunta-se Freud: por que esses pensamentos esto escondidos? Por que os sonhos deformam os seus pensamentos a tal ponto que no contedo manifesto freqentemente aparecem algumas coisas que to distante do seu verdadeiro significado? Atravs da anlise de um sonho (o tio com a barba amarela), ele explica o fenmeno da deformao onrica: onde existe uma defesa contra um desejo, este no pode exprimir-se seno em modo deformado. A funo psquica que impede o desejo de exprimir-se na sua forma genuna chamada por Freud de censura. Pode-se agora supor que agem como causas da deformao do sonho duas foras (ou instncias, ou sistemas), uma que satisfaz o desejo e outra que exercita a censura. A censura aquela funo que permite que a conscincia aceite, seja em modo deformado, os pensamentos latentes dos sonho, onde se encontra anelado o desejo. A deformao onrica a servio da censura psquica.

A esta altura pode-se explicar a aparente contradio dos sonhos penosos: eles contm algum desprazer para a segunda instncia, mas que satisfaz um desejo da primeira instncia. O contedo manifesto penoso, mas no contedo latente existe uma realizao de um desejo. O contedo manifesto deformado em relao ao contedo latente, porque existe a repugnncia, uma resistncia em relao a uma certa coisa que inclusive desejamos. A deformao serve para no fazer com que nos demos conta do fato que queremos satisfazer um desejo reprovvel. No decorrer de sua psicanlise, Freud se debateu tambm em sonhos que ele denomina de sonhos de contra-desejo, os quais parecem desmentir a sua hiptese, pois contm fracassos, renncias, insucessos, etc. ele descobriu que seguidamente esses sonhos tm a origem no desejo dos pacientes em contrariar Freud, de desmentirem com os sonhos a sua teoria. Outras vezes nascem de tendncias masoquistas: neste caso quer-se realizar o desejo de auto-punio, de humilhao, de infligir-se sofrimentos morais.

O Material e a Fonte dos Sonhos

No 5 captulo Freud examina o problema do material e fonte dos sonhos a partir do ponto de vista de suas fundamentais descobertas. Ele considera as trs caractersticas da memria onrica: preferncia por impresses recentes, por aquelas indiferentes e por lembranas infantis. Embasado na sua experincia, ele afirma que os acontecimentos tenham relao exclusivamente por impresses do dia anterior (ou mesmo do dia do sonho, se sonhamos de dia). O sonho pode escolher seu material de qualquer momento da vida, desde que exista uma relao entre as experincias do dia anterior com o passado mais distante. De onde provm esta preferncia pelas impresses recentes e indiferentes? Com a anlise do sonho da monografia de botnica, Freud nos mostra que a cada dia, juntamente com as impresses recentes e indiferentes, existe sempre um elemento de outro valor psquico que emerge da interpretao.

O sonho se preocupa com os principais interesses da pessoa que sonha, no desperdia atividade psquica para material irrelevante. Por que no contedo manifesto aparecem impresses indiferentes, se o sonho foi provocado por uma impresso significativa? A explicao que o elemento significativo chega a ser representado na conscincia somente atravs de impresses indiferentes, pelo fato que a sua manifestao na forma verdadeira inibida pela censura. Acontece um deslocamento da acentuao psquica, onde as representaes inicialmente pouco intensas, assumem o lugar de outras originalmente mais intensas, chegando a uma fora que permite o seu acesso conscincia. Em geral, por que existem impresses do dia anterior? Ao efetuar o deslocamento, o trabalho onrico sofre uma verdadeira constrio e comea a fazer ligaes com impresses do dia anterior, mesmo se elas so indiferentes. Se existem duas ou mais experincias do dia anterior idneas a provocarem sonhos, o sonho se refere a todas conjuntamente e todas como sendo uma s, unifica as fontes de estmulos existentes. Alm de ser uma experincia recente, psiquicamente significativa, a fonte do sonho pode ser uma experincia ntima (lembrana de um evento psiquicamente significativo ou uma sucesso de idias). Este material ntimo transformou-se em recente atravs do trabalho mental diurno. Como se explicam as impresses indiferentes, pertencentes ao passado, que se encontram no sonho? No so verdadeiramente indiferentes, pois neste caso o deslocamento aconteceu no passado e permaneceu fixado na memria a partir daquele momento. No existem estmulos indiferentes e Freud demonstra com alguns exemplos que diversos sonhos aparentemente indiferentes revelamse interpretao como sonhos maliciosos. Em relao a terceira caracterstica da memria onrica o aparecimento de lembranas infantis Freud demonstra o surgimento dessas lembranas com numerosos exemplos, entre eles o sonho revolucionrio, que contm duas cenas infantis de especial importncia para compreender o desenvolvimento psquico do adulto.

As referncias primeira infncia aparecem em tantos sonhos, que Freud se pergunta se esta no uma condio essencial do sonhar. Seguidamente os sonhos podem ter diversos significados; atrs de diversas realizaes de desejos, encontra-se uma realizao de um desejo da primeira infncia. Freud esclarece a sua posio em relao s teorias que sustentavam que os sonhos eram provocados por estmulos somticos. O sonho a reao a tudo que existe de atual na psique na pessoa que dorme. Se aos traos mnmicos que tem a caracterstica de atualidade psquica adiciona-se material fresco sob forma de sensaes, essas excitaes tambm so elaboradas para servir de realizao de um desejo. Freud d vrios exemplos em relao a isso. Porm, os estmulos somticos podem no ter relao com outros elementos do sonho (as atualidades psquicas) porque durante o sono so possveis outros tipos de reao aos estmulos corpreos que do lugar aos sonhos. No caso dos sonhos de convenincia, o estmulo somtico sozinho consegue formar um desejo. O sonho de convenincia revela um dos enigmas do sonho em geral: num certo sentido, todos os sonhos so sonhos de convenincia, pois tm como objetivo fazer continuar o sono. O sonho o guardio, no o perturbador do sono. Freud aplica sua tcnica de interpretao aos sonhos tpicos, isto , aqueles sonhos em que a interpretao pareceria menos aplicvel, porque nestes sonhos surgindo em todas as pessoas, com as mesmas modalidades as associaes livres de cada indivduo perdem valor e importncia. Mesmo assim, exatamente na explicao dos sonhos tpicos, Freud faz descobertas fundamentais para compreender algumas caractersticas universais da vida psquica humana. Ele explica os sonhos embaraosos de estar despido como um sonho de exibio. Reproduz-se uma situao infantil: a criana no conhece vergonha at o adulto no intervm e probe o desnudamento. Com o sonho de estar despido, quer-se voltar ao paraso da infncia, quando no existia ainda a vergonha e a angstia, quando ainda no tinha comeado a vida sexual e a vida civil. O sonho sobre a morte de pessoas queridas interpretado como um real desejo de morte, no sendo sempre um desejo atual, mas um prolongamento no tempo de um desejo infantil. No caso dos irmos e irms, esse desejo deve-se ao egosmo da criana que v nos irmos um rival do amor dos pais em relao a

eles. No caso da me e do pai, Freud descobriu uma rivalidade sexual da criana em relao ao genitor do mesmo sexo e um desejo que ele morra. Os sonhos das crianas mostram essa verdade. Confirmam isso o mito do dipo e a tragdia de Hamlet (duas tragdias que nos comovem profundamente porque tocam as cordas da nossa psicologia infantil). So testemunhos desse fenmeno os sonhos dos adultos e os desejos inconscientes dos pacientes. Tudo isso sem considerar a rivalidade e a hostilidade consciente dos filhos em relao aos pais. Nos sonhos sobre a morte de pessoas queridas, um desejo inconsciente passa diretamente para o contedo onrico manifesto, superando a censura (que surpreendida, desarmada em relao enormidade daquele desejo). Se mesmo nos sonhos de angstia a censura globalmente ou parcialmente superada, essa superao facilitada quando a angstia sentida como uma sensao atual, proveniente de fontes somticas. Como resultado, o objetivo da censura evitar o desenvolvimento da angstia. Como nas crianas, que tm sonhos de angstia, os adultos tambm conservam a mesma caracterstica: em todos os sonhos, predomina o EU do sonhador. Outros sonhos tpicos, como voar com alegria, cair com angstia, de sentir vertigens, so interpretados como repetio de brincadeiras infantis. O sonho com exames explicado como um desejo de consolao e autocrtica em relao a um teste sexual que nos espera e nos provoca angstia; por isso sonha-se que tudo dar certo (o exame j superado).

O Trabalho do Sonho

No 6 captulo, Freud pergunta-se: quais operaes intervm na transformao dos pensamentos do sonho, do contedo latente em contedo manifesto? Problema ignorado pelos estudiosos precedentes que conheciam somente o contedo manifesto. Freud entra no corao da sua teoria onrica. Ele examina em todos os seus aspectos o trabalho do sonho.

Quatro so os fatores fundamentais do trabalho do sonho: a condensao, o deslocamento, as consideraes sobre a representabilidade, a elaborao secundria. A condensao substitui diversas representaes contidas nos pensamentos dos sonhos por uma que est no lugar de muitas outras representaes, porque tem algum elemento comum tambm a elas. Essas representaes que contm muitas outras se encontram no contedo manifesto. O sonho apresenta-se pobre em elementos representativos porque cada um desses elementos est no lugar de muitos outros. A condensao no acontece por omisso ou por compndio, mas os elementos do contedo onrico so formados a partir de uma massa de pensamentos do sonho e cada elemento do contedo manifesto sobre-determinado, isto , representado mais vezes nos pensamentos do sonho. Por outro lado, os pensamentos dos sonhos tambm so representados mais vezes nos diversos elementos do contedo manifesto. Outra operao fundamental o deslocamento da intensidade psquica de alguns elementos representativos que se chocariam com o obstculo da censura. Um elemento psiquicamente importante que pode ser representado diretamente no sonho representado por outro elemento do contedo manifesto que, referindo-se a outro pensamento, alude quele elemento psiquicamente importante. Portanto, a censura a fora psquica pela qual o trabalho onrico obrigado a efetuar o deslocamento. Antes de iniciar a tratar da terceira condio da formao do sonho, Freud examina os meios que o trabalho onrico tem a disposio para representar os pensamentos do sonho. Nos pensamentos do sonho ou seja, no contedo latente existem relaes lgicas que governam as relaes entre um pensamento e outro. O que acontece com estas relaes lgicas quando o trabalho do sonho submete o material a uma obra de compresso, deslocamento, fragmentao, reduo aos termos mnimos? Conservam-se as relaes lgicas? O sonho no dispe de nenhum meio de representar as relaes lgicas. a interpretao que deve restabelecer as conexes. O nexo lgico na sua generalidade expresso no sonho como simultaneidade. As relaes causais se exprimem com uma sucesso de fragmentos do sonho, ou como uma transformao de uma imagem em outra. A

relao ou-ou no pode ser exprimida. O contraste e a contradio (o no) podem ser representados como uma sensao de inibio motora, com a inverso da relao material entre pensamentos e contedo e, nos sonhos absurdos, com o absurdo do contedo manifesto. Somente a relao de semelhana, de concordncia, o como se, tem vantagem na representao onrica atravs da condensao. Os meios pelos quais se serve o trabalho do sonho so: a identificao (que pode acontecer entre pessoas e tambm entre coisas) e a formao mista (que se aplica a objetos). No sonho o Eu pode ser representado diretamente ou com a identificao com outras pessoas. Quando se est indeciso onde esteja escondido o Eu, importante ater-se a uma regra: o Eu est escondido por detrs da pessoa que no sonho vai o nosso afeto. A terceira condio da formao do sonho a considerao representabilidade. Nos pensamentos do sonho acontece outro tipo de deslocamento, uma transformao da linguagem, do abstrato ao concreto, da idia ao smbolo. Freud descreve os principais smbolos descobertos pela psicanlise. Ele examina o significado dos nmeros, dos clculos, dos discursos no sonho. O trabalho dos sonhos no faz clculos e no faz discursos. Aquilo que encontramos nos sonhos so pensamentos onricos, mas no existe no sonho uma atividade de reflexo. O sonho no pensa, representa coisas j pensadas. Os sonhos tem sempre um significado. No existem sonhos absurdos. O que acontece com os estados afetivos no sonho? Os afetos so destacados dos contedos representativos, diferente do que acontece na viglia, quando esto sempre juntos; no sonho os afetos so desligados de suas representaes correspondentes. Os afetos perdem a intensidade nos sonhos; podem ser eliminados ou por causa da censura serem invertidos no seu contrrio. Por fim, Freud considera a quarta condio da formao do sonho. O trabalho do sonho insere sentimentos crticos nos sonhos e julgamentos sobre os prprios sonhos que no pertencem diretamente aos pensamentos do sonho, mas da atividade de reflexo sobre o sonho que a mesma atividade do pensamento de viglia. O material onrico submetido a uma elaborao secundria, que tende a fazer com que o sonho perca a aparncia de absurdo e se aproxime a um modelo de experincia compreensvel.

A instncia que promove a elaborao secundria o pensamento de viglia (pr-consciente). Esta instncia se comporta com o material onrico do mesmo modo que outro material perceptivo da viglia, ou seja, d ordem, estabelece relaes, deixa coerente e inteligvel o que arrisca se apresentar como absurdo e desordenado.

Psicologia dos Processos Onricos

O 7 captulo do livro muito importante teoricamente, porque Freud levanta hipteses dos processos psquicos fundamentais que agem nos sonhos e nas psiconeuroses. Para explicar esse pensar normal presente no sonho e na neurose, ele induzido a comparar esse pensamento consciente normal e passa a descrever uma completa descrio do aparelho psquico e das suas funes. Este captulo marca uma data importante no progresso da teoria psicanaltica. Freud utiliza um sonho-padro para desenvolve suas hipteses. Um pai que aps a morte de seu filho, fora ao quarto ao lado para descansar, deixando a porta aberta, de modo a poder enxergar o quarto onde jazia o corpo do filho, iluminado por velas altas sonhou que seu filho estava de p junto a sua cama, que o tomou pelo brao e lhe sussurrou em tom de censura: Pai, no vs que estou queimando? Ele acordou, correu ao quarto ao lado, pois viu um claro vindo de l, e viu que uma mortalha e um dos braos do filho tinham sido queimados por uma vela que havia cado. O sonho sugere ter acontecido em funo do ocorrido ao quarto ao lado. O claro chegou at o pai dormindo provocando nele a sensao de um incndio. Por que esse homem no acordou e, ao invs disso, preferiu continuar a dormir e a sonhar? Porque ao imaginar o filho ainda vivo, o pai realizou o desejo de prolongar-lhe a existncia, mesmo que por poucos momentos. Porm, mesmo que esse tenha sido o motivo que originou o sonho, este sonho introduz alguns problemas. Onde est o profundo motivo inconsciente que seria contrastado pela censura? Tudo claro, simples, se diria at que transparente. Pareceria um

sonho muito perto da viglia, quase uma fantasia semi-consciente. Porm, inegvel a sua caracterstica de irrealidade que prpria a todos os sonhos: o pai v, no sonho, seu filho vivo, isto , reproduz a alucinao onrica que acontece em todos os sonhos. Alm disso, o homem lembra todo o sonho com clareza. Onde est a deformao onrica? Como aqui a resistncia no entrou em ao, impedindo ao sonhador de lembrar todo o sonho?

O Esquecimento dos Sonhos

Quando um sonho lembrado? Daquilo que lembramos, no existe uma parte que acrescentamos na nossa reconstruo consciente? claro que deformamos o sonho, mas essa deformao parte da elaborao secundria, imposta pela censura onrica. A deformao na viglia no arbitrria, obedecendo a regras que devem ser analisadas como analisada a deformao do contedo onrico. Nos fenmenos psquicos no existe nada de arbitrrio. O mecanismo do sonho governado pelo determinismo que governa a nossa vida dia e noite. No se pode falar em esquecimento dos sonhos, pois no se lembra os sonhos que no se quer lembrar. Se a reconstruo dos sonhos devidamente estimulada, descobre-se que se lembram todos os sonhos, em todas as suas partes. Naturalmente existe para os sonhos um esquecimento fisiolgico com o passar do tempo, assim como acontece em todas as nossas impresses.

As Associaes Livres

Ao interpretar os sonhos, assim como na anlise dos pacientes, a regra urea convidar o paciente livre associao de idias. Em funo do determinismo psquico, as idias que remetem a um ncleo profundo recalcado so todas interligadas entre elas. Precisa-se percorrer o curso dessas associaes e o fio associativo conduzir ao pensamento profundo, tendo em

mente que qualquer coisa que interrompa o progresso do trabalho analtico uma resistncia. As associaes devem ser verdadeiramente livres. O paciente ou o sonhador deve dizer tudo o que lhe vem mente a partir de uma idia, de uma impresso por ele mesmo expressa. No deve exercitar nenhum controle sobre o que diz, no deve refletir nem escolher uma idia no lugar de outra. No deve descartar uma idia porque inconveniente, incongruente, absurda, pueril, etc. Os crticos de Freud objetam: como pode uma associao de idias sem objetivo, sem inteno, levar aos pensamentos do sonho? Deve-se concluir que os nexos psquicos j esto estabelecidos antes da reconstruo analtica: pensamentos conscientes e inconscientes esto ligados entre eles por nexos que no dependem da vontade ou da memorizao consciente desses pensamentos. Se comparamos as associaes livres de quem tem um sonho com as pessoas que apresentam sintomas histricos, v-se que nos histricos, o curso da livre associaes de idias leva a um ncleo ideativo, que uma vez conseguido e transformado consciente, faz desaparecer os sintomas.

O Aparelho Psquico

Voltemos agora ao sonho da criana que queima. O pensamento inspirador do sonho era esse: Vejo um claro proveniente do quarto onde jaz meu filho morto. Talvez uma vela caiu e meu filho pode se queimar. Essa reflexo foi representada como uma cena visiva, foi vivida no sonho. No sonho, o pai v o filho ainda vivo no tempo presente, que o tempo dos sonhos. Em relao a isso, os sonhos se parecem s fantasias de olhos abertos, mas a diferena est no fato que nos sonhos noturnos os pensamentos so transformados em imagens sensoriais que parecem ser vividas pelo sonhador como alucinaes. Qual funo psquica transforma os pensamentos do sonho em imagens sensoriais? Onde acontece essa transformao? Em qual parte (lugar) o aparelho psquico? Freud diz que a idia de localidade psquica no deve ser entendida no sentido anatmico, pois preciso pensar num nvel funcional. Ele sugere que

imaginemos o instrumento que executa nossas funes psquicas como um microscpio composto ou um aparelho fotogrfico. A localidade psquica corresponde a um ponto ao interno do aparelho onde aparecem os estados preliminares de uma imagem, isto , para que se produza uma imagem-sonho, preciso que se desenvolvam certas funes nos vrios elementos que compem o aparelho psquico. Assim, Freud desenvolve uma sua teoria. O aparelho psquico composto por instancias ou sistemas que mantm entre si uma relao espacial constante, mas no necessrio levantar a hiptese que os sistemas sejam efetivamente dispostos numa ordem espacial. suficiente estabelecer uma ordem fixa, de modo que em um processo psquico especfico, a excitao passa atravs dos sistemas, numa especfica sucesso temporal. O aparelho psquico tem um sentido e uma direo. Toda a nossa atividade psquica tem origem em estmulos (internos e externos) e termina em inervaes. Pode-se atribuir ao aparelho uma extremidade sensria e uma extremidade motora. Na extremidade sensria existe um sistema que recebe as percepes (sistema Pcpt). Na extremidade motora existe um outro sistema que abre comportas da atividade motora (sistema M). A figura abaixo exemplifica o que estamos afirmando.

Os processos psquicos partem da extremidade perceptiva quela motora, isto , o aparelho psquico se constitui como um arco reflexo e este modelo serve para todas as funes psquicas. As percepes no se limitam em serem recebidas pelo sistema Pcpt e a transmitir, por reflexo, as excitaes para o sistema M. No aparelho psquico restam traos de percepes que agem sobre

ele. Podemos descrev-los como traos mnmicos e a funo que se relaciona com eles chamamos de memria. Os traos mnmicos so modificaes permanentes dos elementos do sistema perceptivo. O mesmo sistema Pcpt no poderia conservar as modificaes dos seus elementos e continuar aberto a receber novas percepes. Essas duas funes pertencem a dois sistemas diferentes: existe um sistema perceptivo que est na parte frontal da superfcie do aparelho, sistema esse que recebe os estmulos, mas no preserva nenhum trao deles; e existe um segundo sistema que est por trs dele, mais internamente, que transforma as excitaes do primeiro sistema em traos mnmicos permanentes, conforme a figura abaixo.

As nossas percepes so colegadas na nossa memria, antes de mais nada, pela simultaneidade da apario (fenmeno da associao). Como se forma a associao? claro que o sistema Pcpt no tem memria. Temos que presumir que o fundamento da associao esteja no sistema mnmico. A associao consistiria no fato que, aps a reduo da resistncia e abertura de novas vias de acesso, a excitao de um trao mnmico se transmite a outro. Por trs de um sistema Pcpt, existe um sistema mnmico. O sistema Pcpt diretamente ligado conscincia. Por outro lado, as nossas lembranas so inconscientes. Pode-se transformar conscientes, mas sem dvida podem produzir todos os seus efeitos em um estado inconsciente. O nosso carter baseado em nossas impresses. As impresses que mais provocam efeito sobre ns so aquelas da primeira infncia e so exatamente elas que quase nunca tornam-se conscientes. Porm, quando as lembranas tornam-se novamente conscientes, no exibem nenhuma qualidade sensorial, ou mostram uma qualidade sensorial nfima se a comparamos com as percepes.

Haveria um esclarecimento extremamente promissor sobre as condies que regem as excitaes dos neurnios se fosse possvel confirmar que, nos sistemas-, a memria e a qualidade que caracteriza a conscincia so mutuamente exclusivas. (Freud, 1900; p.570) At aqui, Freud descreve a construo do aparelho psquico na sua extremidade sensorial. Se tentamos iserir o sonho nas estruturas do aparelho, temos que nos focar na outra parte do aparelho, ou seja, temos que nos pensar sobre a atividade motora. Sabemos que para a formao dos sonhos duas instncias agem no aparelho: a censura submete a atividade da outra instncia a uma crtica, da qual deriva a excuso da conscincia. A instncia crtica tem uma relao prxima com a conscincia. Pode-se dizer que est entre a conscincia e a instncia criticada, como uma tela; dissemos anteriormente que a instncia crtica a mesma que guia a nossa vida de viglia e decide sobre as nossas aes conscientes e voluntrias. Se substitumos essas instncias por sistemas, temos que situar o sistema crtico na extremidade motora do aparelho, prximo conscincia, e o chamaremos de Pr-consciente. Os processos de excitao que se desenvolvem podem atingir a conscincia sem nenhum impedimento, desde que sejam respeitadas certas condies, como por exemplo, que eles atinjam certo grau de intensidade da mesma excitao, onde a funo definida como ateno esteja distribuda de certa maneira. O Pr-consciente governa a mobilidade voluntria. O sistema que encontra-se atrs dele chamado de Inconsciente porque tem acesso conscincia atravs do Pr-consciente. Durante essa passagem, o processo de excitao obrigado a sofrer modificaes. Podemos representar todo o aparelho psquico segundo o esquema abaixo.

Neste esquema, onde os sistemas esto colocados numa sucesso linear, o sistema que se encontra alm do Pr-consciente a Conscincia. Sabemos que o sistema perceptivo (Pcpt) conflui diretamente na conscincia; podemos identific-lo com a prpria conscincia: Pcpt = Cs. Em outras palavras, conscincia percepo. Inconsciente memorizar, recordar.

A regresso onrica

Em qual desse sistemas devemos colocar o impulso da formao dos sonhos? No sistema inconsciente (Ics). Deste sistema parte o desejo que a fora motriz do sonho. Para formar o sonho, o desejo obrigado a coligar-se aos pensamentos do sonho que pertencem ao sistema Pr-consciente. Nasce uma estrutura de pensamento inconsciente (um pensamento que contm um desejo) que far fora para avanar no Pr-consciente, para obter acesso Conscincia. A via que leva a conscincia impedida por pensamentos inconscientes proibidos. Durante o dia esse impedimento ocorre pelo comportamento rgido da censura imposta pela resistncia. Durante no sono, os pensamentos do sonho podem chegar a conscincia modificando-se atravs da deformao onrica. O que acontece para que se tenha acesso conscincia? Se isso dependesse do fato que existe um afrouxamento da resistncia que vigia o limite entre o pr-consciente e o inconsciente, ento os pensamentos do sonho passariam para a conscincia como reflexes, juzos crticos, desejos pensados, isto , nossos sonhos seriam feitos de idias e pensamentos.

Para levantarmos a hiptese da alucinao dos sonhos, preciso pensarmos que a excitao neurnica, nos sonhos, mova-se para trs: ao invs de ser transmitida para a extremidade motora do aparelho psquico, a excitao regride at a extremidade sensorial, at chegar ao sistema perceptivo. Enquanto que na vida de viglia a direo dos processos psquicos inconscientes progressiva, nos sonhos eles tem um carter regressivo. Com a regresso, a estrutura dos pensamentos do sonho desmembrada de sua matria prima (percepes, vises, imagens, etc). Isto explica porque nos sonhos perdemos as relaes lgicas pertencentes aos pensamentos onricos. A regresso tambm ocorre em estados patolgicos da viglia. Podem exister vises que so efetivamente regresses, pensamentos transformados em imagens, mas os pensamentos que sofrem essa transformao so aqueles ligados a lembranas que foram recalcadas ou que permaneceram inconscientes. Precisam-se distinguir trs tipos de regresso: uma regresso topogrfica; uma regresso temporal; e uma regresso formal, onde os mtodos de expresso primitivos substituem aqueles habituais.

Realizao de desejos

Um desejo consciente pode provocar um sonho somente se consegue acionar im desejo inconsciente do mesmo teor, obtendo do mesmo um reforo. Existem sonhos estimulados por preocupaes do dia anterior, de reflexes dolorosas, de concluses penosas, onde a realizao de um desejo exprime-se diretamente, substituindo as representaes penosas com outras contrrias. Porm, h casos em que as representaes penosas entram no contedo manifesto enquanto tais. Por que sonhos desse tipo so realizaes de desejos? Porque nesses sonhos existe um abismo entre o inconsciente e o consciente: a satisfao pela realizao de um desejo reprimido escondida e contrabalanada por sensaes penosas que provm dos restos diurnos do dia anterior. Esses sonhos podem ser sonhos de punio, onde o sonhador deseja punir-se por um impulso no aprovado; nesses sonhos o Eu tem uma participao

mais ampla na formao do sonho, onde o desejo inconsciente preenche parte do Eu.

Os Pensamentos do Sonho

Falamos em pensamentos inconscientes. Os sonhos demonstram que elaboraes de pensamento complicadas so possveis sem a interveno da conscincia. Esta descoberta j tinha sido feita pela psicanlise no tratamento de pacientes histricos e obsessivos. Vamos ver agora como um pensamento transforma-se consciente. Este fato tem conexo com uma funo psquica especfica, a ateno, funo que possvel somente em determinada quantidade e que pode ser retirada por um grupo de pensamentos e dirigida a outros objetivos. Se apresenta-se uma representao que no suporta a crtica, a ateno desinvestida, isto , deixa cair a carga energtica que investe a funo da ateno. Porm, os pensamentos que foram abandonados podem continuar a se desenvolver sem que a ateno volte-se novamente a eles. Se uma srie de pensamentos recusada inicialmente (talvez conscientemente) por um julgamento que a considera errada ou intil para os objetivos intelectuais imediatos, esta srie pode continuar a avanar at o incio do sonho, sem ser observada pela conscincia. Este processo de pensamento pr-consciente, perfeitamente racional; foi simplesmente descuidado pela ateno, interrompido ou recalcado. Vejamos agora como se manifestam as sries de representaes. A partir de uma representao (idia) intencional, uma certa quantidade de excitao (energia de investimento) colocada atravs das vias associativas escolhidas por aquela idia. Um processo de pensamento descuidado no recebeu investimento por parte da ateno; um processo de pensamentos recalcado ou rejeitado um processo que o investimento foi retirado da ateno.

Um processo de pensamento que foi ativado pelo pr-consciente pode cessar espontaneamente ou persistir. No caso em que ele cesse, a energia coligada a um processo de pensamento se difundi atravs de todas as vias associativas que delas provm; essa energia pe toda a rede de pensamentos num estado de excitao que dura por um tempo determinado e depois se extingue, porque a excitao a procura de descarga transforma-se num investimento tranqilo. Neste primeiro caso, o processo no tem nenhum valor para a formao do sonho. No segundo caso, o processo de pensamento colocado em ato pelo pr-consciente persiste. Tratam-se de idias intencionais escondidas no pr-consciente que provm de fontes inconscientes e de desejos sempre ativos. Pode acontecer que um processo de pensamento pr-consciente seja coligado ao desejo inconsciente desde o incio e por esta razo tenha sido rejeitado pelo investimento intencional dominante. O resultado permanece o mesmo: nasce no pr-consciente um processo de pensamento eu no tem um investimento pr-consciente, mas recebeu um investimento a partir de um desejo inconsciente. A partir deste momento, o processo de pensamento sofre uma srie de transformaes que no podemos mais considerar como processos psquicos normais, mas como uma estrutura psicopatolgica. Quais so essas transformaes? 1. A intensidade de energia passa de uma idia para outra em modo que determinadas idias adquirem uma grande intensidade; toda uma srie de pensamentos pode, em um certo momento, concentrar-se sobre um nico elemento representativo: o fenmeno da condensao ou compresso. 2. Formam-se representaes intermedirias, como compromissos sobre o domnio da condensao, isto , uma representao pode ter as caractersticas de duas diferentes representaes. 3. As representaes que transferem a intensidade de energia de uma representao para outra, so ligadas por reaes recprocas muito fracas: associaes que so jogos de palavras, semelhanas verbais.

4. Pensamentos contraditrios reciprocamente no se eliminam mutuamente, mas continuam a existir um ao lado do outro; freqentemente formam condensaes, como se no fossem contradies, ou formam compromissos que so intolerveis para os nossos pensamentos conscientes. Esses so alguns dos processos anormais que so submetidos os pensamentos do sonho pelo trabalho onrico. Tem-se a impresso que na formao dos sonhos ajam dois processos psquicos: um deles produz pensamentos do sonho perfeitamente racionais, enquanto o outro trata os pensamentos do sonho de maneira estranha e irracional. Freud tambm descobriu os mesmos processos psquicos irracionais na produo de sintomas histricos. Na histeria encontramos pensamentos racionais que foram submetidos a um tratamento anormal: transformaram-se em sintomas mediante a condensao e a formao de compromisso, atravs de associaes superficiais, ignorando as contradies e, tambm, atravs de um caminho regressivo. necessrio estender aos sonhos suas concluses em relao a sua teoria da histeria e das neuroses em geral: um pensamento normal submetido a um tratamento psquico anormal se foi transferido sobre ele um desejo inconsciente infantil e esse em um estado de recalcamento. Porm, para explicar o que ele entende por recalcamento, Freud pensa ser necessrio retornar aos processos que se desenvolvem no aparelho psquico.

Processo primrio e Processo Secundrio

A principal atividade do aparelho psquico a de evitar o acmulo de excitaes, que sentido como desprazer. A descarga de energia sentida como prazer. O aparelho tende a repetir a experincia de satisfao para a diminuio da excitao. O desejo uma corrente de energia psquica que parte do desprazer e tende ao prazer; somente um desejo consegue colocar em funo o aparelho psquico. O primeiro desejo um investimento alucinatrio da lembrana de satisfao.

A atividade do Inconsciente dirigida a assegurar a livre descarga das quantidades de excitao. Freud chama tal atividade de processo primrio. A atividade do Pr-consciente procura impedir a descarga imediata e procura transformar as quantidades de energia, deixando-as mais tranqilas, com um simultneo aumento de seu potencial. A isso Freud denomina como processo secundrio. Quando esse sistema conclui a sua atividade de pensamento explorativa, deixa as inibies e o barramento das excitaes e concede as mesmas excitaes a descarga na atividade motora. O processo secundrio tem a funo de diferir, diminuir e modificar a descarga de energia imposta pelo processo primrio. O sistema primrio incapaz de acolher pensamentos que so desagradveis. Este sistema no pode fazer nada alm de desejar. Este ponto para Freud a chave da teoria do recalcamento: o segundo sistema pode investir uma idia somente se capaz de impedir qualquer desenvolvimento de desprazer que provenha dessa idia. Qualquer estmulo doloroso que fuja a tal inibio, seria inacessvel ao primeiro e ao segundo sistema, pois seria abandonado, obedecendo o princpio de desprazer. Com a descarga da excitao, o processo primrio tende a estabelecer uma identidade perceptiva, isto , um estado onde todas as percepes sejam aceitveis e no provoquem desprazer. J o processo secundrio, mediante investimento das lembranas, tende a estabelecer uma identidade de pensamento, ou seja, um estado em que todas as lembranas que formam os pensamentos sejam aceitveis e no conturbadas. Freud pergunta: o que um pensamento? Uma via indireta que parte da lembrana de satisfao a um investimento idntico da mesma lembrana, isto , um tornar a mesma idia gratificante atravs de um estado intermedirio de outras representaes. O pensamento consiste no investimento dos modos de coligao entre as representaes. Os sonhos demonstram que o recalcado continua a existir na pessoas normais e permanece capaz de atividades psquicas. Os prprios sonhos so uma manifestao do material recalcado. Durante a viglia o material recalcado no pode se exprimir e isolado da percepo interna, pelo fato que as contradies presentes nele so eliminadas pela elaborao secundria. Porm, durante a

noite, o material recalcado consegue penetrar na conscincia, governado por um mpeto para a formao de compromisso. Por isso, a interpretao dos sonhos a via rgia que leva ao conhecimento das atividades inconscientes da mente.

O Inconsciente e a Conscincia

Os dois sistemas pertos extremidade motora do aparelho psquico (Inconsciente e Pr-consciente) podem ser considerados como dois tipos de processos de excitao ou modos de descarga. O modo topogrfico de representar os dois sistemas psquicos deve ser integrado por uma representao dinmica que coloque em evidncia a atividade e as relaes de fora entre as duas instncias psquicas. O que fica evidente, a partir da Interpretao dos Sonhos, que o sonho um fenmeno psquico, qualidade que antes de Freud era atribuda somente Conscincia. Diz Freud: (...) o inconsciente a base geral da vida psquica. O inconsciente a esfera mais ampla, que inclui em si mesma a esfera menor do consciente. Tudo o que consciente tem um estgio preliminar inconsciente, ao passo que aquilo que inconsciente pode permanecer nesse estgio e, no obstante, reclamar que lhe seja atribudo o valor pleno de um processo psquico. O inconsciente a verdadeira realidade psquica; em sua natureza mais ntima, ele nos to desconhecido quanto a realidade do mundo externo, e to incompletamente apresentado pelos dados da conscincia quanto o o mundo externo pelas comunicaes de nossos rgos sensoriais (Freud, 1899; p.637). O Inconsciente descoberto por Freud diferencia-se claramente daquilo que os filsofos e cientistas entendiam por inconsciente, antes dele. Freud pensa que, a afirmao de Lipps, em 1897, de que tudo aquilo que psquico existe inconscientemente, onde uma parte disso tambm consciente, uma observao que qualquer um pode fazer observando a vida normal da viglia; equivale a dizer que a conscincia humana afunda em razes biolgicas inconscientes, de onde emerge com suas especficas e exclusivas funes.

Freud no escreveu a Interpretao dos Sonhos para afirmar uma banalidade destas! O elemento novo introduzido por Freud que o Inconsciente (aquilo que psquico) uma funo em dois sistemas separados, onde isso vlido seja na vida normal como na patologia. Portanto, segundo Freud, existem dois tipos de inconsciente: um sistema inconsciente que no pode ser acessvel conscincia; outro, o sistema Prconsciente, onde as excitaes, depois de observado certas regras e logo aps uma nova censura, possam chegar conscincia. O Pr-consciente, que como uma tela entre o Inconsciente e a conscincia, no somente barra o acesso conscincia, mas controla tambm o acesso a capacidade do movimento voluntrio e regula a distribuio da energia de investimento mvel, que forma em parte a ateno. Que lugar a conscincia ocupa na teoria freudiana? A funo do sistema Cs (consciente) a percepo consciente. Como o sistema Pcpt, a conscincia excitvel em termos de qualidade, mas incapaz de manter os traos das alteraes, ou seja, sem memria. As excitaes as quais submetido o rgo sensrio da conscincia chegam de duas direes: do sistema Pcpt (onde a excitao, determinada pela qualidade, provavelmente submetida a uma nova reviso para tornar-se consciente), e do interno do aparelho psquico, onde os processos quantitativos so sentidos qualitativamente como prazer-desprazer, quando, depois de serem submetidos a determinadas modificaes, penetram na conscincia. Porm, se chegam conscincia lembranas e pensamentos j formados no inconsciente, a conscincia no corre o risco de transformar-se somente numa imagem reflexa superficial do processo psquico completo? Freud diz que no: a conscincia tem uma funo peculiar, que provm de sua analogia com os sistemas perceptivos. Com a percepo de novas qualidades, a conscincia contribui a dirigir as quantidades mveis de energia psquica e a distribu-las em maneira conveniente. Com a percepo do prazer-desprazer, a conscincia influi na descarga energtica ao interno do aparelho inconsciente que opera atravs do deslocamentos das qualidades.

Aprendemos pela psicologia das neuroses que os processos de regulao completados pela excitao qualitativa dos rgos sensores tm uma parte importante na atividade funcional do aparelho. O domnio automtico do princpio do prazer-desprazer interrompido pelos processos de regulao sensria, que tambm agem automaticamente. Os processos de pensamento (em si mesmos) no possuem qualidades, a no ser pelas excitaes prazerosas ou desprazerosas que os acompanham. Para que adquirem qualidade, preciso que eles se associem a recordaes de palavras, onde os resduos de qualidade so suficientes para ativar a tenso na conscincia e a dotar o processo de pensar de um novo investimento mvel por parte da conscincia (um hiper-investimento). Freud conclui seu livro com essas hipteses inovadoras. Com este texto, procuramos apresentar de maneira didtica e sistemtica as idias contidas na obra. Podemos concluir que sem a teoria dos sonhos no existiria a psicanlise. Espero que esse texto tenha suscitado a vontade do leitor em estudar o texto original.

Obrigado!

Leonardo Della Pasqua

Anda mungkin juga menyukai