Anda di halaman 1dari 13

Fundamentos da linguagem visual

Professor: Alunos: Fernando Esteban Reynoso Acosta Mayk de S. Santiago Webert Cassemiro Silva Rafael da Silva Lopes Marcelo de Oliveira Meneses

Elementos bsicos da linguagem visual


INTRODUO

A indstria fonogrfica transformou o simples ato de ouvir uma msica em um rico mercado, gerando anualmente milhes em todo o mundo. Assim, a msica deixa arte e torna-se um produto. O disco cuidadosamente elaborado, utilizando para tanto as ferramentas do marketing. Os msicos tm sua imagem trabalhada e o produto final, um amplo material de divulgao como cartazes, displays, adesivos, propagandas em TVs, radio e revistas. Mas antes de surgir todo esse aparato promocional, a capa do disco desempenhava esse importante papel. Torna-se difcil afirmar atualmente, se a capa ainda influencia o consumidor no ato da compra. Mas deixaremos estas questes para uma discusso posterior e por hora nos fixaremos exclusivamente aos elementos bsicos da linguagem visual contido nas capas de discos. No incio da indstria fonogrfica, os Lps eram vendidos acondicionados em capas padro, fabricados em papel Kraft com o logotipo da gravadora estampado e o ttulo e intrprete tipografados identicamente. O ponto inicial para essa mudana ocorreu em 1939, quando o desenhista Alex Steinweiss se reuniu com a diretoria da gravadora Columbia Records que havia sido recentemente adquirida pela CBS, e seus executivos ansiavam por novidades. Steinweiss conseguiu convencer o alto escalo da gravadora de que cada disco deveria ser tratado individualmente, tornando se assim o primeiro diretor de arte de uma companhia de discos.

Capa padro em papel Kraf.

Smash Songs Hits by Rodgers and Hart 1940.

Sendo seu primeiro trabalho o lbum "Smash Songs Hits by Rodgers and Hart", lanado em 1940. O disco foi um sucesso, e inaugurou uma nova era na indstria fonogrfica. As principais gravadoras perceberam que aquela inovao dava um grande resultado e investiram maciamente em capas exclusivas. A capa passou a ter papel fundamental na hora de atrair os consumidores, com a mudana do formato do disco de 10 polegadas para 12 polegadas no final dos anos 40, abriu-se a possibilidade de um trabalho grfico mais elaborado, e mais uma vez Steinweiss foi inovador, elaborando um esquema de dobras para as capas que se tornaram padro em todo o mundo.

Alex Steinweiss

For the Record

Permaneceu na Columbia entre os anos de 1939 e 1945, produzindo aproximadamente 2.500 capas de discos. Abriu a sua prpria empresa de design de capas, e desenvolveu trabalhos para vrias gravadoras Seu trabalho foi to inovador que ele acabou criando sua prpria fonte, que usou na maioria de suas capas. Esse lettering, batizado como Steinweiss Font utilizado at hoje nos mais diversos trabalhos. Trabalhou criando capas de discos at 1973. Para quem se interessar pelo seu trabalho, em 2000 foi lanado um livro chamado "For the Record: The Life and Work of Alex Steinweiss", escrito por Alex em parceria com Jennifer McKnight-Trontz, onde ele relata o seu processo criativo, fala como surgiram algumas de suas capas mais famosas e conta a histria de sua vida, tudo, claro, acompanhado por generosas imagens de seu trabalho.

ELEMENTOS BSICOS DA LINGUAGEM VISUAL SO:


Em seu livro A sintaxe da linguagem visual Dondis afirma que so dez os elementos bsicos da linguagem visual, sendo estes o ponto, a linha, a forma, a direo, o tom, a cor, a textura, a escala, a perspectiva e o movimento. Estes elementos sero explicados e exemplificados cada qual h seu tempo, tomando como referencias visuais as capas dos discos que surgem h partir da inovao de Alex Steinweiss. Ento sem mais delongas vamos ao ponto.

PONTO

Podemos compreender o ponto como o menor elemento da linguagem visual, podendo ter vrios significados, e sendo representado de diversas formas, dependendo do seu contexto. Dondis: O ponto a unidade de comunicao mais simples e irredutivelmente mnima.. Kandinsky: Em pensamento abstrato ou em nossa concepo, o ponto idealmente pequeno, idealmente redondo. Em suma, o crculo idealmente pequeno. Mas, tanto quanto suas dimenses, seus contornos, tambm so relativos. (...) No podemos definir limites, o domnio dos pontos ilimitado.

Exemplificando:

Na capa do disco de Walter Franco (Brasil, 1973), percebe-se a presena de um ponto, representado pela mosca, que s reconhecida como tal numa analise mais meticulosa com o auxilio de uma lupa, as referencias sobre o autor, titulo do disco e gravadora s ser reveladas atravs do encarte do disco.
Walter Franco, Walter Franco ou no, 1973.

J na capa do disco do Grand Funk Railroad (Estados Unidos da America, 1972) h um rompimento com o formato tradicional da capa tornado-se esta o prprio ponto, o invlucro que contem o disco no traz nada impresso alem da cor prata, as referencias sobre o autor, titulo do disco, gravadora e os rostos dos integrantes da banda so gravados pelo recurso de alto relevo.
Grand Funk Railroad, E Pluribus Funk, 1972

LINHA

Conceitualizamos a linha como a inter-relao de vrios pontos em movimento. Dondis: Quando os pontos esto to prximos entre si que se torna impossvel identific-los individualmente, aumenta a sensao de direo, e a cadeia de pontos se transforma em outro elemento visual distintivo: a linha. Wong: medida que um ponto se move, sua trajetria se torna uma linha. Uma linha tem comprimento, mas no tem largura. Tem posio e direo. limitada por pontos. Forma a borda de um plano.

Exemplificando:

Na capa do disco de Lucio Battisti (Itlia, 1971), percebe-se uma linha de trao leve, continua e ininterrupta representado o contorno do perfil do cantor e no canto direito inferior do lbum encontramos as referencias de com o titulo do lbum e do cantor tal qual uma assinatura de um autoretrato.
Lucio Battisti, Lucio Battisti Vol. 4, 1971

J na capa do disco do Camel (Inglaterra, 1982) diversas linhas horizontais no uniformes so posicionadas paralelamente de tal maneira que temos atravs deste recurso a representao de um rosto, as referencias sobre o autor, titulo do disco ficam despercebidas no contesto do lbum.
Camel, The Single Factor, 1982

FORMA

Entende-se que a forma origina-se de uma linha e ocupa um espao num plano horizontal, vertical ou at mesmo diagonal. Os tipos de formas mais comuns so: o tringulo, o quadrado e o crculo Dondis: Existem trs formas bsicas: o quadrado, o crculo e o tringulo eqiltero. Cada uma das formas bsicas tem suas caractersticas especficas, e a cada uma se atribui uma grande quantidade de significados, alguns por associao, outros por vinculao arbitrria e outros, ainda, atravs de nossas prprias percepes psicolgicas e 20 fisiolgicas. Wong define forma em dois sentidos: Em sentido amplo, tudo o que visvel tem forma. Em um sentido mais restrito, formas so formatos positivos, auto-suficientes, que ocupam espao e so distinguveis de um fundo. Exemplificando:

Na capa do disco de Gary Morre (Irlanda do Norte, 1983), a capa deste lbum tem duas formas geomtricas bsicas o triangulo contido no quadrado, formado por linhas brancas num fundo totalmente preto. Talvez numa referencie a crueza do som abordado pelo guitarrista, o Blues.
Gary Moore, Victims of the Future, 1983

J na capa do disco do Grupo O Tero (Brasil, 1976) as linhas em amarelo florescente nos fazem lembrar a forma de uma casa numa composio que usa de retngulos e tringulos, num fundo predominante preto, tal composio nos remete ao mundo infantil e a seus encantos.
O Tero, Casa encantada, 1976

DIREO Existem mais formas que as formas bsicas j conhecemos como: o quadrado, o tringulo e o crculo. Cada uma delas possui caractersticas bsicas que nos levam a uma direo especfica, que podem mudar de acordo com a posio desses elementos ou do olho do observador. Dondis: Todas as formas expressam trs direes visuais bsicas e significativas: o quadrado, a horizontal e a vertical; o tringulo, a diagonal; o crculo, a curva. Wong: A direo de um formato depende do modo como est relacionado com o observador, com a moldura que o contm ou com os demais formatos prximos.

Exemplificando:

Na capa do disco da Premiata Forneria Marconi (Itlia, 1977), O avio de papel plana num cu azul e claro, a tenso de sua forma, tal como uma seta em diagonal decrescente, da impresso de nos levar, ou apontar, numa nica direo.
Premiata Forneria Marconi, Jet Lag, 1977

J na capa do disco do Grupo Huriah Heep (Inglaterra, 1975) toda a tenso das formas e linhas que compem a bailarina descrevem uma diagonal ascendente definindo uma trajetria ou direo que nosso olho percebe se olhar sem grande esforo, de forma natural.
Uriah Heep, Return to Fantasy, 1975

TOM

Percebemos as variaes de tons, claro e escuro, atravs do contraste de ambos, ou seja, percebemos o que escuro, ausncia de luz, quando este sobreposto ao claro, a luz. Dondis: As variaes de luz ou de tom so os meios pelos quais distinguimos oticamente a complexidade da informao visual do ambiente.. Hurlburt: Quando uma imagem escura justaposta a uma imagem de tons claros, o contraste valoriza ambas as imagens e d um impacto visual ao design.

Exemplificando:

Na capa do disco do Whitesnake (Inglaterra, 1980), os msicos so retratados de forma estritamente grfica usando-se apenas o branco e o preto, ou seja, o claro e o escuro, o constante entre as duas cores cria um impacto Visual cru valorizando tanto a imagem impressa como a inteno da banda de produzir som que remota as razes do rock and roll e ao Blues.
Whitesnake, Ready An' Willing,1980

J na capa do disco do Styx (Estados Unidos da America, 1979) uma fotografia que nos remete as pinturas de Caravaggio, noite, perodo em que a escurido predomina, mas esta quebrada de forma forte e vigorosa pela luz que emana do objeto no cho.
Styx,Cornestone, 1979

COR Tambm conhecida como matiz ou croma, deve sua formao luz do sol. um elemento expressivo que transmite diferentes sensaes de calmaria, angstia, e prazer dependendo da forma como utilizada Dondis: Cada matiz tem caractersticas individuais; os grupos ou categorias de cores compartilham efeitos comuns. Existem trs matizes primrios ou elementares: amarelo, vermelho e azul. Cada um representa qualidades fundamentais. O amarelo a cor que se considera mais prxima da luz e do calor; o vermelho a mais ativa e emocional; o azul passivo e suave. O amarelo e o vermelho tendem a expandir-se; o azul a contrair-se. Quando so associadas atravs de misturas, novos significados so obtidos. O vermelho, um matiz provocador, abrandado ao misturar-se com o azul, e intensificado ao misturar-se com o amarelo. As mesmas mudanas de efeito so obtidas com o amarelo, que se suaviza ao se misturar com o azul. Exemplificando:

Na capa do disco do programa infantil produzido pela Rede Globo de Televiso O sitio do pica pau amarelo volume I (Brasil, 1977), os desenhos so feitos de tal forma que nos remetem a ingenuidade dos desenhos produzidos por crianas, coloridos usando-se paleta que compem o conjunto de cores encontrado em Caixas de lpis de cor destinadas a estudantes do ensino bsico ou colegial, o que da leveza e nostalgia a composio.

O sitio do pica pau amarelo, vol.1, 1977

J na capa do disco do Grupo Ambergris (Estados Unidos da America 1970) usa somente as trs cores primrias (amarelo, vermelho e azul) criando assim um grande dramtico.

Ambergris, Ambergris, 1970

TEXTURA Nas artes grficas percebemos a textura exclusivamente pelo sentido visual, mesmo que em todas as capas sejam lisas visualmente percebemos a textura. Dondis: A textura o elemento visual que com freqncia serve de substituto para as qualidades de outro sentido, o tato. Na verdade, podemos apreciar e reconhecer a textura tanto atravs do tato quanto da viso, ou ainda mediante uma combinao de ambos Wong: A textura se refere s caractersticas da superfcie de um formato. Esta pode ser simples ou decorada, lisa ou spera, e pode agradar tanto ao sentido do tato quanto ao olhar.

Exemplificando:

Na capa do disco do King Crimson (Inglaterra, 1995), no podemos identificar em um primeiro olhar h que se refere esta foto, visto que ela e um recorte de um todo, sem termos a viso do todo como poderemos apenas pela parte identificar o objeto retratado, a nica coisa que percebemos que spero, ou seja, s percebemos sua textura sem necessidade de toc-lo.
King Crimson, Thrak, 1995

J na capa do disco do Saxon (Inglaterra, 1991) Conseguimos identificar o smbolo da banda talhado em pedra.

Saxon, Solid ball of rock, 1991

ESCALA Numa composio, os objetos variem de tamanho, a fim de produzir efeitos de grandeza e enriquecimento em destacar elementos. Dondis: Todos os elementos visuais so capazes de se modificar e se definir uns aos outros O processo constitui, em si, o elemento daquilo que chamamos de escala. A escala pode ser estabelecida no s atravs do tamanho relativo das pistas visuais, mas tambm atravs das relaes com o campo ou com o ambiente. Wong: Todos os formatos tm um tamanho. O tamanho relativo se o descrevemos em termos de grandeza ou pequenez, mas tambm fisicamente mensurvel.

Exemplificando:

Na capa do disco do Ringo Star (Inglaterra, 1970), Nesta composio conseguimos relativizar o tamanho dos objetos atravs do contraste entre o tamanho da figura humana e o prdio.

Ringo Star, Sentimental Journey, 1970

J na capa do disco do Grupo Gravy Train (Inglaterra 1973) novamente usamos de um referencial para identificarmos o tamanho dos objetos apresentados na composio

Gravy Train, Second, 1973

PERSPECTIVA Remete iluso criada devido ao uso de tcnicas de profundidade de campo e variao de tons de cores, o claro e o escuro que representam a distncia numa composio. Dondis: A perspectiva tem frmulas exatas, com regras mltiplas e complexas. Recorre linha para criar efeitos, mas sua inteno final produzir uma sensao de realidade. Jacques Aumont: Pode-se definir sumariamente a perspectiva como a arte de representar os objetos em uma superfcie plana de modo a que essa representao seja semelhante percepo visual que se pode ter desses mesmos objetos.

Exemplificando:

Na capa do Alvin Lee & Mylon Le Fevre (Estados Unidos da America, 1995), Temos a iluso de perspectiva mediante as duas linhas que formam a estrada por que caminham.

1973, Alvin Lee & Mylon Le Fevre, On the Road to Freedom, 1973

J na capa do disco do Slade (Inglaterra, 1978) o posicionamento das fotos (distorcidas) mais as linhas e formas que convergem para o centro da capa, simulando um ponto de fuga, engana nosso olhos de forma a enxergamos uma perspectiva tal qual se olhssemos para o interior de um ba.
Slade, Slade Alive II, 1978

MOVIMENTO

Em termos de composio, o movimento identificado pela repetio. No caso de uma estrutura esttica como um quadro Dondis: O milagre do movimento como componente visual dinmico.

Exemplificando:

Na capa e na contra capa do disco do Ted Nugent (Estados Unidos da America, 1976), nesta composio Varias fotos foram colocadas em seqncia para reproduzir o movimento, caracterstico, do guitarrista ao golpear seu instrumento demonstrando com este recurso visual a energia e o vigor com que o lbum foi produzido.

Ted Nugent , Free for all,1976

J na capa do disco do Grupo Rory Gallagher (Irlanda, 1978) O recurso utilizado foi sobreposio de imagens conseguidas a partir de um recurso fotogrfico no qual o profissional aumenta o tempo de exposio do filme conseguindo assim captar varias imagens numa nica pelcula capturando no s uma imagem e sim, mas uma seqncia movimentos
Rory Gallagher, Photo Finish, 1978

Anda mungkin juga menyukai