Anda di halaman 1dari 9

Qumica Inorgnica I Prof..Msc.

Srgio Macdo Soares Grupo 18 Gases Nobres Cristiane Souza, Dhbora Pires e Gabriela Valena

Os Gases Nobres
1- Introduo:
Tambm conhecido por grupo dos Gases Nobres, o grupo 18 o ltimo do bloco p. formado por seis elementos: hlio, nenio, argnio, criptnio, xennio e radnio. O grupo formado por elementos pouco reativos e j foi nomeado de diferentes formas ao longo dos anos. Primeiramente, eram conhecidos por Gases Raros e Gases Inertes. Os nomes foram substitudos, uma vez que, o primeiro incompatvel, j que o Argnio encontrado em abundncia na atmosfera; j o segundo tornou-se inadequado quando da descoberta dos compostos de Xennio. Mendeleev, no props, em sua tabela peridica, nenhum tipo de alocao para tais elementos, pois as regularidades qumicas dos outros elementos no sugeriam a existncia de tais gases. Porm, em 1868, uma nova linha espectral observada no Sol causou intriga, pois no correspondia a nenhum outro elemento conhecido. Essa linha foi, ento, conferida ao hlio, que provm do grego helios, relativo ao Sol. Os outros nomes dos elementos tambm decorrem dos seus significados oriundos do grego: nenio, do grego neos, novo; argnio de argos, inativo; criptnio de kriptos, escondido; xennio de xenos, estranho. O radnio possui esse nome devido ao elemento rdio, j que ele um subproduto do decaimento radioativo deste ltimo elemento.

2- Propriedades:
2.1- Afinidade eletrnica;
Os valores de afinidade eletrnica para os gases nobres so todos negativos. Isso ocorre porque necessrio fornecer energia para que se transforme o elemento em um

Qumica Inorgnica I Prof..Msc. Srgio Macdo Soares Grupo 18 Gases Nobres Cristiane Souza, Dhbora Pires e Gabriela Valena

nion (possuem entalpia endotrmica de ganho de eltron), uma vez que o eltron que chega ocupar um orbital de uma nova camada.

2.2- Energia de Ionizao;


A primeira energia de ionizao dos elementos do grupo 18 alta, pois possuem menores raios e elevados valores da carga nuclear efetiva (Zef). Isso dificulta a retirada de eltrons da camada de valncia, o que transformaria o tomo em um ction.

2.3- Eletronegatividade;
A configurao eletrnica caracterstica de todos os gases nobres ns 2np6 (com exceo do Hlio, cuja configurao 1s2), e o fato que at 1961, nenhum composto estvel de gases nobres era conhecido, fez com que, at essa data, no se tivesse representao da eletronegatividade desses elementos, sendo consideradas por Pauling como iguais a zero. No entanto, a sntese de compostos estveis de gases nobres (como os compostos de Xennio) conduziu ao reconhecimento que estes elementos tambm possuem eletronegatividade. Existem vrios pesquisadores, com diferentes mtodos, que estudam e calculam esses valores, porm, at hoje no se tem nenhum valor tabelado.

2.4- Pontos de Fuso e Ebulio;


Por possurem afinidade eletrnica prxima a zero e energias de ionizao muito altas, os elementos no tendem a formar ligaes por ganho ou perda de eltrons em condies normais, existindo, portanto, como tomos isolados. As nicas foras que existem entre esses tomos so foras de Van der Waals, o que proporciona baixos pontos de fuso e ebulio, pois esse tipo de interao pode ser facilmente quebrado.

3- Ocorrncia/Abundncia
O Hlio constitui 23% da massa do universo e no Sol ele o segundo elemento mais abundante depois do Hidrognio. Uma alta concentrao de Hlio, de at 7% em massa, encontrada em certos depsitos de gs natural.

Qumica Inorgnica I Prof..Msc. Srgio Macdo Soares Grupo 18 Gases Nobres Cristiane Souza, Dhbora Pires e Gabriela Valena

Todos os outros gases nobres ocorrem na atmosfera. A abundncia do argnio de 0,94% e do nenio, de 1,5 10-3%. Os outros existem em menores escalas, no calculadas.

4- Obteno
O hlio obtido por meio da destilao baixa temperatura do gs natural encontrado em depsitos e como produto do decaimento por emisso de partculas alfa dos elementos radioativos. Todos os outros gases (com exceo do radnio) so obtidos pela destilao fracionada do ar. O radnio obtido pelo decaimento radioativo do rdio e trio. O istopo mais estvel o 3,8 dias. O argnio tambm pode ser obtido pelo decaimento radioativo do potssio.
222

Rn, que um alfa-emissor e apresenta meia vida de apenas

5- Aplicao/Usos
O hlio, por no ser inflamvel e ter baixa densidade, utilizado em bales e aeronaves mais leves que o ar (como os dirigveis). Pode ser tambm utilizado no tratamento de asma, quando misturado ao oxignio na proporo de 4:1 , pois se difunde mais rapidamente do que o ar nos canais apertados dos pulmes. Semelhante uso feito em cilindros para mergulhadores de grande profundidade, pois o Hlio no provoca descompresso, pois menos solvel que o Oxignio. utilizado, ainda para conseguir temperaturas muito baixas em dispositivos eletrnicos (na zona dos 0 a 5 K). Outrossim, empregado na obteno de uma atmosfera gasosa inerte, durante a solda de magnsio, alumnio, titnio e ao inoxidvel, assim como o argnio. O argnio utilizado em lmpadas incandescentes, a fim de obter maior luminosidade. Utilizado tambm em termmetros para baixas temperaturas, na obteno de titnio e no crescimento de cristais de silcio e germnio para transistores.

Qumica Inorgnica I Prof..Msc. Srgio Macdo Soares Grupo 18 Gases Nobres Cristiane Souza, Dhbora Pires e Gabriela Valena

O nenio, ao ser atravessado por uma corrente eltrica a baixas presses emite uma luz vermelho-alaranjada brilhante, por isso muito utilizado em letreiros e em lmpadas fluorescentes. O criptnio , assim como os outros gases, utilizado em lmpadas fluorescentes e em uma lmpada de flash usada em fotografia de altssima velocidade. O xennio usado em lmpadas que produzem clares intensos e extremamente rpidos, como os estroboscpios e os flashes de mquinas fotogrficas, assim como em faris de carro. Quando a baixa presso e na presena de corrente eltrica ele emite uma luz de colorao branco-azulada. O radnio, por ser radioativo, possui pouca utilidade, mas utilizado em radioterapias e radiografias.

6- Reatividade
Os gases nobres so conhecidos como gases monoatmicos e inertes, por assim serem encontrados na natureza. Porm desde meados do sculo XX, pesquisas mostraram que esses gases no so inertes, apresentando pequena reatividade. O primeiro composto de gs nobre foi sintetizado em 1962 por Neil Bartlett. A partir da vrios outros compostos foram sintetizados, compreendendo desde hidretos e fluoretos a compostos orgnicos e de coordenao. Dos elementos do grupo, o xennio o que apresenta maior reatividade e consequentemente um maior nmero de compostos. Argnio, criptnio e radnio so os elementos que vem em seguida, deixando para o hlio e o nenio as menores reatividades.

7- Compostos
7.1- Compostos de Coordenao (complexos)
O primeiro composto de coordenao de um gs nobre a ser sintetizado foi o [AuXe4]2+[SbF11]2-, cujo complexo catinico [AuXe4]2+ apresenta geometria quadrado

Qumica Inorgnica I Prof..Msc. Srgio Macdo Soares Grupo 18 Gases Nobres Cristiane Souza, Dhbora Pires e Gabriela Valena

planar. O composto pode ser produzido a partir da reduo do fluoreto urico (AuF 3) na presena de cido fluoroantimnico (HF/SbF5) e xennio elementar, como representado na equao abaixo.
AuF3 + 6 Xe + 3 H+ HF/SbF5 [AuXe4]2+ + Xe2+ + 3 HF

Alm do xennio, os elementos do grupo 18 que formam compostos de coordenao so o argnio e o criptnio. Quando molculas do tipo M(CO)6, onde M = Cr, Mo ou W, so fotolizadas em um desses elementos, a 20 K, formado o complexo M(CO)5E, em que E ser Ar, Kr ou Xe. Esses complexos apresentam geometria octadrica e suas estabilidades crescem medida que descemos no grupo, de tal forma que podemos estabelecer a seguinte ordem: M(CO)5Ar < M(CO)5Kr < M(CO)5Xe. Da mesma maneira, forma-se Fe(CO)4Xe quando Fe(Co)5 fotolizado em Xe.

7.2- Outros compostos


Alm dos complexos, tambm so conhecidos outros compostos de gases nobres, o caso dos fluoretos e dos hidretos. E ainda existem alguns que foram estimados por clculos de orbitais moleculares, mas no ainda observados. Dentre os conhecidos pode-se citar: a famlia de hidretos de fmula geral HNgY, onde H um tomo de hidrognio, Ng um tomo de gs nobre e Y um fragmento eletronegativo. Faz parte dessa famlia o fluoridreto de argnio (HArF), um composto estvel at 27 K e formado pelos ions HAr+ e F-; a famlia de fluoretos, da qual faz parte o difluoreto de criptnio (KrF 2), obtido ao incidir descarga eltrica ou radiao ionizante numa mistura de criptnio e flor (a -196 C). Os gases nobres tambm podem formar compostos de fulereno, nos quais o elemento do grupo 18 est dentro da cavidade do fulereno (ver figura ao lado), o caso do C60n+ e C70n+ com He e do C60+com Ne.

Qumica Inorgnica I Prof..Msc. Srgio Macdo Soares Grupo 18 Gases Nobres Cristiane Souza, Dhbora Pires e Gabriela Valena

Por possuir uma energia de ionizao menor que o Xe, espera-se que o Rn forme compostos mais facilmente, porm devido a sua radioatividade fica difcil estudar esses compostos. H apenas evidncias da formao do RnF2 e de compostos catinicos como o [RnF+][SbF6-].

7.3- Reaes de obteno de compostos de Xennio:


7.3.1- Fluoretos de Xennio Sntese e estrutura dos fluoretos de Xennio A motivao de Bartlett para o estudo do xennio baseou-se nas observaes das propriedades do hexafluoreto de platina (PtF6). Da, percebeu que esse capaz de oxidar a molcula de O2. Isolou, ento, o produto da reao: O2 + PtF6 O2+[PtF6]Bartlett verificou que a energia de ionizao do O2 similar energia de ionizao do Xe. Observou, tambm, que os tamanhos dos ctions O2+ e Xe+ e os valores calculados para as energias liberadas durante a formao das estruturas cristalinas dos sais slidos so aproximados. Portanto, concluiu-se que a semelhana de tamanho permitiria que o Xe+ ocupasse o lugar do O2 na estrutura do slido. A reao do xennio com hexafluoreto de platina forma um slido, porm a reao complexa e a frmula do produto (ou produtos) no clara. Os fluoretos de xennio so sintetizados pela reao direta dos elementos em condies experimentais adequadas. A formao dos haletos superiores favorecida por uma proporo maior de flor e presses elevadas, conforme as equaes abaixo:

As geometrias moleculares dos compostos formados acima so linear, quadrangular plana e octaedro distorcido, respectivamente.

Reaes dos fluoretos de xennio

Qumica Inorgnica I Prof..Msc. Srgio Macdo Soares Grupo 18 Gases Nobres Cristiane Souza, Dhbora Pires e Gabriela Valena

As reaes dos fluoretos de xennio ocorrem, predominantemente, em oxirreduo quando a reao envolve perda e ganho de eltrons e em mettese quando h troca de elementos ou grupos entre duas molculas. A mettese com xidos uma relevante reao do XeF6, como exibem as equaes abaixo:

Os fluoretos de xennio so, ainda, excelentes agentes oxidantes e de fluorao. Equaes 1 e 2, respectivamente:

Os fluoretos de xennio reagem, tambm, com cidos de Lewis fortes para formar ctions de fluoreto de xennio:

H tambm a reao do XeF4 com a base de Lewis F- em soluo de acetonitrila para formar o on XeF5-.

possvel, ainda, produzir os ons XeF7- ou XeF82- por meio da reao de XeF6 com F- dependendo da proporo desse. Porm apenas a geometria do XeF82- conhecida antiprismtica quadrtica. 7.3.2- xidos de Xennio Ao contrrio dos fluoretos de xennio, os seus xidos no so formados a partir da reao direta dos seus elementos, e sim pela hidrlise dos fluoretos de xennio:

Qumica Inorgnica I Prof..Msc. Srgio Macdo Soares Grupo 18 Gases Nobres Cristiane Souza, Dhbora Pires e Gabriela Valena

O trixido de xennio, XeO3, possui geometria trigonal piramidal e um composto endoergnico altamente explosivo, alm disso um timo agente oxidante em meio cido. No entanto, quando em soluo aquosa bsica, o oxonion de xennio (IV), HXeO4-, decompe-se lentamente por meio de uma reao de desproporcionao e junto com a oxidao da gua, forma o perxenato, XeO64-, e xennio:

A reao do perxenato de brio, Ba2XeO6, (preparado por meio do tratamento do XeO3 com oznio) com cido sulfrico, H2SO4, provoca a formao de outro xido de xennio conhecido, o XeO4 tetrxido de xennio gs instvel e altamente explosivo. 7.3.3- Organoxennio Na sntese de compostos orgnicos de gases nobres, os fluoretos de xennio (XeF2 e XeF4) so amplamente utilizados. Atualmente vrios compostos organoxennio so conhecidos: Sais mononucleares de xennio (II) [RXe]+[Y]-, onde R = aril, polifluoralquinil ou alquinil; Sais binucleares de xennio (II) [(C6F5Xe)2Z]+[AsF6]-, onde Z = F ou Cl; Sal arilxenonio (IV) [C6F5XeF2]+[BF4]-. Os sais de xennio (II) podem ser preparados por meio da xenodeborilao de organoboranos processo que substitui o boro pelo xennio:
(C6F5)3B + XeF2 CH2Cl2 ou (C6F5)3B + 3 XeF2 HF 3 [C6F5Xe]+ + [BF]- + 2 [F(HF)n][C6F5Xe]+ + [(C6F5)nBF4-n]n = 1, 2

e a partir do C6F5SiMe3:
3 C6F5SiMe3 + 2 XeF2 CH2Cl2 Xe(C6F5)2 + C6F5Xe + 3 Me3SiF

Qumica Inorgnica I Prof..Msc. Srgio Macdo Soares Grupo 18 Gases Nobres Cristiane Souza, Dhbora Pires e Gabriela Valena

O arilxennio (IV) pode ser preparado pela reao entre XeF4 e C6F5BF2, representada na equao abaixo.
C6F5BF2 + XeF4 CH2Cl2 [C6F5XeF2]+[BF4]-

A estabilidade e a reatividade dos sais organoxennio [RXe]+[Y]- dependem da natureza do grupo orgnico R e do fragmento eletronegativo Y. Os compostos organoxennio (II) so instveis termicamente e acima de 40 C se decompem, j os compostos organoxennio (IV) tem estabilidade trmica ainda menor se decompondo acima de 20 C.

8. Referncias

SHRIVER, D. F.; ATKINS, P. W. Qumica inorgnica. 4. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2008. vi, 847 p. ISBN 9788577801992 LEE, J. D.; MAAR, Juergen Heirich (Trad.). Qumica inorgnica: um novo texto conciso. So Paulo, SP: Edgard Blcher, 1980. 507 p. ATKINS, Peter. Princpios de Qumica: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Traduo Ricardo Bicca de Alencastro. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. Gases Nobres. Disponevel em: <http://tabela.oxigenio.com/gases_nobres/ > Acesso em: 15/11/2010. Xennio. Disponvel em: <http://www.cdcc.sc.usp.br/elementos/xenonio.html> Acesso em: 12 novembro 2010.

Anda mungkin juga menyukai