Anda di halaman 1dari 10

IPcalipse: a internet est pequena demais para ns todos

Entenda quais so as mudanas provocadas pela chegada do IPv6 e como ela vai impactar diretamente no seu dia a dia.
Por Wikerson Landim 31 de Janeiro de 2011 15.303 visualizaes recomende (165)

Tweet

66

Share http://www.baixaki.com.br/tecnologia/8134-ipcalipse-ainternet-esta-pequena-demais-para-nos-todos.htm on Twitter The URL http://www.baixaki.com.br/tecnologia/8134-ipcalipsea-internet-esta-pequena-demais-para-nos-todos.htm has been shared 66 times.View these Tweets.
Compartilhar 66

comentrios (29) compartilhe este link http://baixa.ki/a8134

A internet como voc conhece est prxima do fim. Calma, no preciso entrar em pnico ou correr para baixar tudo aquilo que voc deseja antes que alguma espcie de apocalipse acontea. A soluo para o fim da internet j foi encontrada e atende pelo nome de IPv6. J em funcionamento em alguns sites, como o YouTube, o novo protocolo permitir ampliar as possibilidades de acesso rede de uma maneira sem precedentes. Entenda exatamente o que est acontecendo e como essa sigla permitir que voc navegue pela rede nas prximas dcadas.

A estrutura da internet: voc um nmero


Voc pode no gostar muito da ideia, mas para a grande rede

de computadores seu computador apenas um nmero. A sigla IP significa Internet Protocol, ou Protocolo de Internet. Esse protocolo determina um conjunto de regras para que os computadores possam se comunicar uns com os outros na internet.

Para que essa identificao seja facilitada, cada mquina identificada por um nmero nico. Esse nmero IP ou endereo IP a garantia de que voc nico na rede e que no haver nenhuma dvida quando outra mquina tentar localizar a sua. Desde a dcada de 80, a internet utiliza como padro para esses endereos o IPv4 (Protocolo Internet verso 4). Esse protocolo composto por endereos de 32 bits, o que possibilita um total de 4.294.967.296 endereos distintos. O nmero pode parecer grandioso, mas ele est se tornando pequeno e seu limite deve ser alcanado ainda em 2011. Sim, isso significa que podemos ter em alguns momentos mais de 4.294.967.296 aparelhos conectados simultaneamente na rede. Basta um a mais para que algum fique de fora e justamente a que comearia o apocalipse dos IPs.

IPcalipse: o dia que a internet vai

parar

Se as previses dos especialistas estiverem corretas, o esgotamento dos endereos IPv4 deve acontecer em algum dia no ms de fevereiro deste ano. De acordo com o perfil do Twitter ARPAgeddon o nmero de IPs disponveis hoje est em menos de 25 milhes. Se levarmos em considerao que, atualmente, em cerca de 7 a 10 horas mais de 1 milho de novos endereos so utilizados, podemos prever com facilidade o caos para algum dia do incio do ms de fevereiro. O que exatamente aconteceria? Simples: voc tentaria se conectar web e, sem um nmero disponvel, no conseguiria. Isso, contudo, no impediria o funcionamento da rede. Como esse nmero dinmico, voc poderia revez-lo com outros

usurios, mas o crescimento da rede estaria ameaado. Pense em novos portteis e computadores disponveis, em nmero cada vez maior, e com menos possibilidades de acesso rede.

IPv6: a soluo para os problemas da rede?

Sabendo que as possibilidades do IPv4 um dia se esgotariam, desde a dcada de 90 os comits gestores do servio de internet em todo o mundo iniciaram suas pesquisas e comearam a trabalhar em novas verses de protocolos. Os esforos resultaram no IPv6 (Internet Protocol verso 6). As duas novidades mais significativas dos IPv6 ficam por

conta da reestruturao da maneira como os IPs so distribudos e, principalmente, pela quantidade de endereos disponveis a partir de agora na rede. Os protocolos IPv6, diferente do IPv4, operam com nmeros em 128 bits em vez de 32 bits. Isso significa, na prtica, que o nmero de endereos disponveis salta dos 4.294.967.296 para impressionantes 340.282.366.920.938.463.463.374.607.431.768.211.456. O nmero equivale a cerca de 5,6 x 1028 endereos por pessoa.

Com isso, ampliam-se consideravelmente as possibilidades de crescimento da rede. Alm dos computadores e celulares, outros dispositivos que atualmente no necessitam, necessariamente, conexo com a internet podem ter seu espao garantido no futuro. Geladeiras, relgios, porta-retratos digitais e uma srie de outros gadgets podero se transformar em um endereo de IP na rede sem que, para isso, computadores e celulares estejam ameaados de no encontrar um espao disponvel.

O que voc precisa fazer para no ficar de fora dessa mudana?

Para quem utiliza as verses mais recentes dos sistemas operacionais ou dispe de computadores e dispositivos mais recentes a transio, do ponto de vista do usurio, ser extremamente simples. A maioria deles j conta com suporte para o IPv6. Se voc utiliza Windows e quer checar isso, basta digitar o comando cmd no campo de pesquisa do menu Iniciar. Na tela de comando que ser aberta digite ipconfig. Entre os nmeros listados, um deles ser o do IPv6.

O maior trabalho, contudo, ficar a cargo dos provedores e servios de hospedagem. So eles que tero que reescrever as linhas de cdigo para que, quando o usurio tente se comunicar pela rede, utilize automaticamente o endereo IPv6 em vez do IPv4. No Brasil, as maiores operadoras como GVT, Telefonica e Oi,

j esto com processos adiantados para essa transio de forma que apenas uma questo de tempo para que ela seja definitivamente implantada. Alm disso, durante pelo menos os prximos dois anos, as duas verses coexistiro na rede at que, gradativamente, o IPv4 caia em desuso.

Alm disso, quais outros diferenciais do IPv6?


A implantao do IPv6 inevitvel, portanto nada melhor do que saber mais sobre ele e conhecer quais so as novidades que o novo protocolo traz consigo alm de vasta ampliao no nmero de endereos. O IPv6 no requer o uso de NAT (Network Address Translation), ou seja, a soluo paliativa encontrada para melhorar as configuraes de segurana, mas devido a muitas dificuldades que trouxe para a rede, foi completamente abandonada. O suporte ao IPSEC passa a ser obrigatrio, garantindo a autenticidade das informaes na rede e melhorando as questes de segurana na transmisso de dados. A configurao agora pode ser automtica e no apenas manual ou via DHCP.

Para facilitar a configurao automtica o IPv6 determina um tamanho mnimo /64 para as redes locais, permitindo a ligao de muitos dispositivos diferentes. No IPv4 no havia um tamanho mnimo para uma rede local, o que as tornava mais limitadas. Para esclarecer toda e qualquer dvida que possa ter restado sobre o IPv6, o Comit Gestor da Internet no Brasil (CGI.BR) preparou uma pgina especial sobre o tema, com explicaes detalhadas sobre a novidade e suporte para possveis duvidas surgidas na transio entre um protocolo e outro. .....

O que voc achou das novidades trazidas pelo IPv6? Acredita que a disponibilidade de endereos ser suficiente para suprir as demandas das prximas dcadas? Participe deixando o seu comentrio sobre o assunto.

Anda mungkin juga menyukai