Anda di halaman 1dari 36

02 06 08 11 17 21 30 31

ndice
........ Centro Universitrio da FEI ........ Instituto de Pesquisa ........ Cursos de Ps-graduao ........ Cursos de Graduao ........ Processo Seletivo Normas e Procedimentos ........ Processo Seletivo Disciplinas e Programas ........ Campus So Paulo ........ Campus So Bernardo do Campo

Prezado Vestibulando, Reunimos neste manual dados sobre o Processo Seletivo do Centro Universitrio da FEI, 1o Semestre/2012 para Engenharia, Administrao e Cincia da Computao. Voc encontrar informaes teis sobre os cursos oferecidos, locais e datas dos exames, e os respectivos contedos programticos das disciplinas envolvidas. Alm disso, o manual apresenta uma sntese ilustrada da infraestrutura dos campi, com seus institutos, centros de pesquisas, reas de esporte e lazer e uma descrio ampla dos campos de atuao profissional. Neste momento importante de sua vida - voc certamente est ciente dos grandes desafios que tem pela frente - ns queremos ajud-lo a tornar-se um profissional competente, digno e em condies de contribuir para a construo de uma vida melhor. Seja bem-vindo ao Centro Universitrio da FEI!

Centro Universitrio da FEI


Um pouco da histria A criao do Centro Universitrio da FEI est vinculada trajetria das instituies de ensino que o antecederam. H mais de seis dcadas, mais precisamente em 1941, durante o maior conflito armado vivido pela humanidade, um jesuta culto, dinmico e empreendedor, o Pe. Roberto Saboia de Medeiros, fundava na cidade de So Paulo a primeira escola superior de administrao do Brasil, a ESAN, Escola Superior de Administrao de Negcios. Poucos anos aps, em 1946, antevendo as transformaes que iriam ocorrer nos processos produtivos de nossa indstria, criava a FEI, Faculdade de Engenharia Industrial, uma instituio educacional pioneira em seu campo de abrangncia. Na dcada de 70, os cursos de engenharia da FEI foram transferidos para So Bernardo do Campo, onde uma coirm da ESAN foi tambm instalada. Mais tarde, em 1999, surgia a Faculdade de Informtica, FCI, com o curso de Cincia da Computao. A partir de 2002 a FEI, as ESANs e a FCI passaram a compor o Centro Universitrio da FEI, mantido pela Fundao Educacional Inaciana Pe. Sabia de Medeiros. No dia 04 de maro de 2011 o Centro Universitrio da FEI completou 70 anos.

Misso e Objetivos O Centro Universitrio da FEI tem a misso principal de proporcionar aos seus alunos a construo do conhecimento atravs dos meios necessrios, visando formao integral de profissionais capazes de intervir na realidade para se alcanar uma sociedade desenvolvida e humanista. Dentre os objetivos do Centro Universitrio da FEI que do suporte concretizao de sua misso, sobressaem: Estimular a reflexo, a criao intelectual e cultural e o desenvolvimento do esprito cientfico. Capacitar profissionais nas diferentes reas do conhecimento, em nvel superior, aptos para a insero em setores de trabalho, para participao no desenvolvimento da sociedade brasileira e colaborar para sua ps-graduao e formao continuada. Incentivar o trabalho de pesquisa e investigao cientfica e tecnolgica, visando ao desenvolvimento da cincia e da tecnologia, voltados ao aprimoramento do homem e do meio em que vive. Estimular o conhecimento dos problemas do mundo atual, em particular os nacionais e regionais, e prestar servios especializados comunidade, estabelecendo com esta uma relao de reciprocidade. Promover a extenso, aberta participao da populao, visando difuso das conquistas e benefcios resultantes da criao cultural e da pesquisa cientfica e tecnolgica geradas na instituio. Praticar o intercmbio e a cooperao com instituies educacionais, cientficas e culturais tanto brasileiras como estrangeiras.

Estrutura
O Centro Universitrio da FEI est instalado em dois campi, um em So Bernardo do Campo e outro em So Paulo, campus So Paulo. No campus SBC est localizada a sede do Centro Universitrio da FEI, com os cursos de graduao em Engenharia, Administrao e Cincia da Computao, ps-graduao lato sensu (especializao) e stricto sensu (mestrado) e o IPEI (Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais), numa extenso de 243.000m2, com 44.000m2 de rea construda. No campus So Paulo, um complexo educacional moderno e funcional, so ministrados o curso de graduao em Administrao e cursos de ps-graduao lato sensu. Uma ampla estrutura da apoio - salas de aula, de leitura e de projeo, trs laboratrios de informtica de alto padro, cada um com 40 micros em rede, biblioteca, quadra de esportes, lanchonete, capela e auditrio - vai ao encontro das aspiraes dos alunos. Centro de Computao Integrada Criado para dar suporte ao desenvolvimento de atividades didticas e de pesquisa, o Centro de Computao dispe de laboratrios de alto padro e salas de projetos e pesquisa especialmente planejadas. O estudante tem acesso direto aos computadores - so mais de 720, sem contar as plotters, impressoras e outros perifricos - com independncia e privacidade e, alm disso, dispe de um grande banco de softwares continuamente atualizado, ideal para a elaborao de projetos de graduao, iniciao cientfica, mestrado e doutorado. Centro de Laboratrios Didticos O estudante tem disposio quase uma centena de laboratrios didticos que do suporte s atividades prticas dos cursos de Engenharia de Automao e Controle, Civil, Eltrica, Materiais, Mecnica, Produo, Qumica e Txtil. De utilizao interdisciplinar e, naturalmente, mais concentrada nos cursos a eles relacionados, esses laboratrios, ao mesmo tempo que consolidam os conhecimentos tericos, estimulam o trabalho experimental e proporcionam ao estudante um estreito contato com mquinas e equipamentos especializados, de uso habitual nas atividades profissionais. Biblioteca Pe. Aldemar Moreira, S.J. O acervo da Biblioteca Pe. Aldemar Moreira (campi So Bernardo do Campo e So Paulo) abrange mais de 77 mil livros especializados, uma expressiva quantidade de revistas, peridicos, multimeios e bases de dados com ampla variedade de temas que vo ao encontro das necessidades acadmicas, alm da Biblioteca Digital de teses e dissertaes. Catlogo online est disponvel atravs do endereo eletrnico www.fei.edu.br/biblioteca. Centro de Vivncia Desportiva, Recreao e Lazer - CVDRL Ainda que a valorizao profissional dos estudantes seja a meta prioritria do Centro Universitrio da FEI, o lazer e a prtica de esportes merecem ateno especial. O campus SBC oferece aos estudantes um magnfico conjunto poliesportivo com campo de futebol, pista de atletismo, quadras, piscina semiolmpica aquecida com 8 raias, ginsio de esportes com equipamentos de condicionamento fsico e arquibancada para 2.500 pessoas.
3

Estrutura
Para programar e organizar torneios internos, atividades aquticas (natao, hidroginstica), atividades de condicionamento fsico, etc., os alunos contam com o apoio do Centro de Vivncia Desportiva, Recreao e Lazer (CVDRL). Associao Atltica Acadmica A Associao Atltica Acadmica do Centro Universitrio da FEI foi fundada em 29 de maro de 1955 e tem sede no campus SBC. Com personalidade jurdica de Direito Privado, representa oficialmente o Centro Universitrio da FEI no desporto universitrio e comunitrio.Tem como objetivo fomentar e difundir a prtica de desporto entre alunos e ex-alunos do Centro Universitrio. Organiza e coordena competies e intercmbios com entidades congneres do estado, do pas e do exterior. Empresa Jnior A Empresa Jnior uma associao civil sem fins lucrativos, constituda e administrada pelos alunos do Centro Universitrio da FEI. Seu objetivo prestar servios de consultoria e realizar projetos que dizem respeito s reas de administrao e engenharia. Segue a ideologia do Movimento Empresa Jnior e seus trabalhos, realizados pelos estudantes sob a superviso de professores especializados, vo do diagnstico do problema ao desenvolvimento das melhores solues. Combinando a vivncia acadmica com a vivncia empresarial, a Empresa Jnior de um lado coloca disposio dos empresrios orientaes e aes adequadas, de outro contribui para o crescimento pessoal, acadmico e profissional dos universitrios. Setor de Estgios e Empregos - SESEM O entrosamento entre a realidade acadmica e a vida profissional feito por meio do estgio. O SESEM tem hoje cerca de 8.000 organizaes cadastradas e administra anualmente mais de 2.000 contratos. Alm desse servio, proporciona ao recm-formado acesso a excelentes ofertas de emprego, no s na Grande So Paulo, como em outras cidades brasileiras. Projetos de Formatura No Centro Universitrio da FEI, projetos fazem parte e enriquecem a vida acadmica. Nas atividades curriculares existem os projetos de final de curso. Os alunos so estimulados a realizar trabalhos que envolvem conhecimentos tecnolgicos e desenvolvimentos experimentais. Esses trabalhos - projetos de formatura - apresentam solues racionais e criativas para problemas particularizados e se destacam pelas inovaes tecnolgicas e custos reduzidos. Programas de Iniciao Cientfica, Didtica e de Aes Sociais de Extenso Paralelamente s atividades curriculares existem programas especficos para complementao da formao dos alunos de graduao, atravs do incentivo ao desenvolvimento de atividades de pesquisa e extenso. So eles: Programa de Iniciao Cientfica, Programa de Iniciao Didtica e Programa de Aes Sociais de Extenso. Nesses ltimos trs anos mais de cem contribuies tcnicas foram apresentadas por alunos da Engenharia em congressos de iniciao cientfica. reas de Alimentao Nos campi SBC e So Paulo existem amplas opes de servios para os alunos. Uma delas refere-se s reas de alimentao, que abrangem um restaurante e vrias lanchonetes com cardpios variados.
4

Programas de Bolsas de Estudos


Objetivo: atender estudantes carentes de recursos financeiros. PBAS - Programa de Bolsas de Assistncia Social da FEI, Fundao Educacional Inaciana Pe. Saboia de Medeiros http://www.fei.edu.br/pbas.htm Bolsas parciais de 50% ou integrais, no reembolsveis. Candidatos ao Programa de Bolsa de Assistncia Social devem inscrever-se eletronicamente por ocasio da inscrio no Processo Seletivo, no portal da Instituio. As bolsas so concedidas aos comprovadamente carentes, com melhor desempenho no vestibular. A renovao feita a cada incio de semestre, para alunos aprovados e regularmente matriculados. A reavaliao da condio de carncia do aluno peridica.

Programa Universidade para Todos, MEC http://prouni.mec.gov.br/prouni Bolsas integrais e parciais de 50% a estudantes brasileiros: sem diploma de curso superior; com renda familiar per capita que no exceda o valor da mensalidade, limitada a trs salrios mnimos; que tenham cursado o ensino mdio na rede pblica ou instituio privada na condio de bolsista integral; portadores de necessidades especiais. O estudante a ser beneficiado pelo PROUNI ser pr-selecionado conforme critrios do Ministrio da Educao.

Instituto de Pesquisa
Dentre os rgos que fazem parte do Centro Universitrio, o Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais ocupa lugar de destaque. Associando a experincia acadmica e profissional do corpo docente, presta servios de consultoria e oferece estgios aos estudantes. Foi fundado em maro de 1975 com o objetivo de realizar projetos, pesquisas e prestar servios comunidade empresarial, satisfazendo suas necessidades e contribuindo para seu desenvolvimento cientfico e tecnolgico. O IPEI possui instalaes credenciadas pelo INMETRO, o que lhe d condies de oferecer servios na Rede Brasileira de Calibrao - RBC. Dessa forma, o nosso Instituto representa hoje um dos mais conceituados e confiveis rgos nacionais de prestao de servios tcnicos. O IPEI composto pelos seguintes rgos de apoio: CPE - Centro de Pesquisas Eltricas; CPM - Centro de Pesquisas Mecnicas; CPT - Centro de Pesquisas Txteis; CPQ - Centro de Pesquisas Qumicas; LETS - Laboratrio de Engenharia e Tecnologia de Software; LEU - Laboratrio de Engenharia de Usabilidade; Laboratrio de Motores e Combustveis; Ncleo de Engenharia de Produo (Consultoria Empresarial).

Cursos de Ps-graduao

Cursos de Ps-graduao
PS-GRADUAO LATO SENSU Uma larga experincia na rea de cursos de ps-graduao lato sensu tambm faz parte das atividades de ensino oferecidas comunidade pelo Centro Universitrio da FEI. Desde 1982, oferecemos cursos de ps-graduao lato sensu nas reas de Administrao e Engenharia. Ao longo desse perodo, foram formados mais de 4.000 alunos nos cursos da rea de Engenharia e 2.000 alunos nos cursos da rea de Administrao. Os cursos oferecidos em nossos campi ou In Company so: Administrao: Administrao de Empresas para Engenheiros, Administrao Financeira, Administrao Geral, Administrao de Produo, Controladoria e Auditoria, Gesto Ambiental Empresarial, Gesto Automotiva, Gesto de Comrcio Exterior, Gesto de Projetos PMOK, Gesto de Recursos Humanos, Gesto Empresarial, Gesto Estratgica da Tecnologia de Informao e Marketing. Engenharia e Tecnologia: Automao Industrial e Sistemas de Controle - Mecatrnica, Engenharia de Segurana do Trabalho, Engenharia e Manuteno Hospitalar, Estratgias para a Qualidade e a Competitividade, Gerenciamento da Manuteno, Gesto e Tecnologia em Projeto de Produto, Gesto e Tecnologias de Segurana da Informao, Logstica, Mecnica Automobilstica, Planejamento e Gesto de Construes Sustentveis, Processos e Produtos Txteis, Refrigerao e Ar-condicionado e Sistemas Eltricos de Energia - Suprimento, Regulao e Mercado, Tecnologia de Processos Qumicos. PS-GRADUAO STRICTO SENSU (MESTRADO E DOUTORADO) rea bsica: ADMINISTRAO (aprovado pela CAPES, com nota 4, ofcio 14-04/2006) rea de concentrao: Gesto da Inovao O curso tem como premissa preparar profissionais para liderar processos de inovao nas organizaes e no desenvolvimento de pesquisa acadmica. Linhas de pesquisa: Mercados e Consumo Capacidades Organizacionais Sustentabilidade Esse programa de ps-graduao visa preparar os profissionais que optarem pela linha de Mercado e Consumo a utilizarem seus conhecimentos para orientar as empresas a identificar oportunidades e contribuir para o desenvolvimento terico do marketing no Brasil e, aos que optarem por Capacidades Organizacionais e Inovao, estimular a capacidade das empresas em inovar, o que criar vantagem competitiva sustentvel. Para queles que optarem por Sustentabilidade, esta linha de pesquisa busca constituir uma base de conhecimentos e desenvolver modelos de gesto que enfatizem a sustentabilidade, de forma a que as organizaes possam cumprir seus objetivos econmicos, sociais e ambientais.

Cursos de Ps-graduao
rea bsica: ENGENHARIA ELTRICA (aprovado pela Capes, com nota 4, ofcio 327/2004/CTC/CAPES). Esse programa de ps-graduao - nvel de mestrado - do Centro Universitrio da FEI visa capacitar engenheiros eletricistas e profissionais de reas afins nas especialidades de Dispositivos Eletrnicos Integrados, bem como de Inteligncia Artificial Aplicada Automao, que so reas de suma importncia para diversos ramos da indstria nacional. O programa visa, alm de estimular o desenvolvimento de atividades tcnicocientficas nos seus segmentos de atuao, capacitao de docentes e pesquisadores para instituies de ensino e pesquisa. O Centro Universitrio da FEI encontra-se em uma das regies mais industrializadas do pas, com crescente demanda por profissionais capacitados em ambas as reas de atuao do programa. reas de concentrao e linhas de pesquisa: Dispositivos Eletrnicos Integrados. Inteligncia Artificial Aplicada Automao. rea bsica: ENGENHARIA MECNICA (aprovado pela Capes, ofcio 564_14/2006/CTC/CAPES). A experincia e a competncia da FEI na rea de Engenharia Mecnica embasam a expanso para as atividades de ps-graduao stricto sensu. Como instituio empreendedora, a FEI traz uma proposta inovadora no seu Programa de Mestrado em Engenharia Mecnica, atravs da integrao das trs reas fundamentais da indstria Metal-Mecnica, e suas subreas: Materiais e Processos Processamento e Desempenho de Materiais Produo Estratgia, Organizao e Gesto de Operaes Modelagem, Otimizao e Controle de Processos Sistemas da Mobilidade Propulso e Energia Dinmica e Controle Esse programa visa capacitao de engenheiros e profissionais da rea, qualificandoos para enfrentar os constantes desafios da inovao tecnolgica, caractersticos dos tempos atuais. Para isso, o programa conta com professores com amplo conhecimento terico aliado larga competncia experimental. Novos laboratrios, somados reconhecida qualidade dos j existentes, permitiro aprendizado prtico e a transformao de novas ideias em novos produtos e processos.

10

Cursos de Graduao
ADMINISTRAO campus So Paulo Matutino e Noturno - oito semestres campus So Bernardo do Campo Noturno - oito semestres O campus So Paulo, localizado prximo Estao Metr So Joaquim, um complexo educacional com 8.600m2 de rea til que se destaca pela modernidade e conforto ambiental nos locais de estudo, pesquisa e trabalho, oferece o curso de Administrao, o primeiro de nvel superior a funcionar no pas. Criado em 1941 nos moldes da Graduate School of Business Administration da Universidade de Harvard, esse curso foi, em 1965, tambm implantado em So Bernardo do Campo. Hoje, aqueles que pretendem fazer Administrao, seja em So Paulo (campus So Paulo) ou em So Bernardo (campus SBC), tm disposio um curso dotado de uma estrutura curricular especialmente direcionada s necessidades e tendncias de mercado; seus objetivos esto centrados na formao de profissionais - executivos, empresrios e consultores - capazes de gerir desde uma pequena unidade de negcios at um conglomerado de empresas. O campo de trabalho do administrador abrangente e vai da tomada de decises nas reas de gesto de pessoas, finanas, marketing, projetos, etc. at assessoria/ consultoria empresarial, atividade que favorece iniciativas empreendedoras.

Curso Matutino (campus So Paulo) Segunda a Sexta-feira 07h20 s 10h50 11h00 s 12h40(1)

Curso Noturno (campi SBC e So Paulo) Segunda a Sexta-feira


(1) Apenas para dependncias.

19h10 s 22h40

17h20 s 19h00(1)

11

Cursos de Graduao
CINCIA DA COMPUTAO campus So Bernardo do Campo Noturno - oito semestres O curso de bacharelado em Cincia da Computao do Centro Universitrio da FEI ideal queles que tm interesse pela rea de Informtica. Para conhecer as principais formas de linguagem e o funcionamento do computador (hardware), o estudante participa de atividades tericas e prticas em laboratrios de alto nvel. Alm disso, aprende a desenvolver seu potencial, tornando-se um especialista na implantao de sistemas de processamento de informaes. Cabe ao bacharel em Cincia da Computao: Especificar, desenvolver e dar manuteno em softwares nas reas de computao grfica, comercial, industrial, de entretenimento, CAD/CAE/CAM, linguagens, banco de dados, suporte, comunicaes e interfaces homemmquina e mquina-mquina. Definir polticas de informtica, porte e estrutura do CPD e estratgias de atuao para a implantao de sistemas. Especificar e selecionar equipamentos e recursos de apoio. Redimensionar as necessidades computacionais da empresa.

Curso Noturno Segunda a Sexta-feira Sbado 19h10 s 22h40 07h20 s 12h40 17h20 s 19h00(3) 13h40 s 19h00(4)

(3) Apenas para dependncias. (4) Apenas para os perodos que tm aulas programadas.

12

Cursos de Graduao
ENGENHARIA - campus So Bernardo do Campo Diurno - dez semestres Noturno - doze semestres O curso diurno desenvolvido em 10 semestres e compreende os ciclos bsico e profissionalizante. Nos perodos (semestres) mpares - 1o, 3o, 5o, 7o, 9o - as aulas so ministradas de manh e nos pares - 2o, 4o, 6o, 8o, 10o - tarde. O curso noturno tem durao de 12 semestres e tambm apresenta os ciclos bsico e profissionalizante. Terminando o ciclo bsico, o estudante escolhe a rea e nfase de seu interesse. O nmero de vagas para cada rea e nfase estabelecido em cada perodo pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extenso da Instituio. Engenharia de Automao e Controle Diurno O curso de Engenharia de Automao e Controle da FEI oferece todas as disciplinas das reas de Mecnica, Eletrnica, Computao e Produo necessrias a uma formao slida para atuao competente no setor produtivo e para aprofundamento futuro em programas de mestrado e doutorado. Assim como nas melhores universidades do mundo, essa formao completa oferecida pela FEI construda a partir da excelncia no ensino das engenharias mais convencionais. Engenharia Civil Diurno O engenheiro civil formado na FEI preparado para atuar em construo civil, estrutura, fundaes, hidrulica e saneamento e engenharia de transportes. Dessa forma, alm de estar capacitado para trabalhar em projetos, construes prediais e industriais e obras de infraestrutura, pode tambm atuar no planejamento de sistemas dinmicos e integrados de transportes, visando otimizao das condies desse importante setor econmico. Vale ressaltar ainda que o curso conta com o suporte de diversos laboratrios - Estruturas, Mecnica dos Solos, Topografia, Materiais de Construo Civil, Hidrulica e Informtica. Com isso, os estudantes podem desenvolver pesquisas e projetos de iniciao cientfica, alm de muitas outras atividades experimentais. Engenharia Eltrica Diurno: Eletrnica, Computadores, Telecomunicaes Noturno: Eletrnica, Telecomunicaes Nesta era da informao, os avanos da eletrnica - telefonia celular, fibras pticas, microcomputadores, robtica, etc. - fazem com que o engenheiro eltrico tenha um papel fundamental no desenvolvimento tecnolgico e no crescimento industrial do pas.

13

Cursos de Graduao
O curso oferece as nfases Eletrnica, Computadores e Telecomunicaes. A nfase Eletrnica orientada para o estudo, projeto e manuteno de circuitos eletrnicos utilizados na rea de automao e controle industrial, sistemas de potncia, bioengenharia e eletrnica de consumo (rdio, TV, vdeo, etc.). A nfase Computadores focaliza a concepo, projeto e aplicaes de microcomputadores, tanto do ponto de vista de circuitos (hardware) como de programao (software). A nfase Telecomunicaes visa ao estudo dos mais modernos sistemas digitais de transmisso/recepo de dados, vdeo, voz e sistemas integrados via redes de computadores. Em todos esses cursos o estudante tem a oportunidade de projetar e montar uma srie de circuitos eletrnicos em laboratrios avanados. Convnios com vrias empresas de tecnologia de ponta favorecem o ingresso do aluno num mercado de trabalho amplo e diversificado, que abrange: robtica e automao industrial; projetos e desenvolvimento de sistemas e circuitos eletrnicos; telefonia celular e convencional; transmisso de dados, vdeo e voz digital; bioengenharia e teleinformtica; redes de computadores, microeletrnica e multimdia; sistemas de comunicao via satlite; sistemas de potncia. Engenharia de Materiais Diurno A engenharia de materiais tem influenciado de forma crescente a qualidade de vida, diminuindo custo e melhorando a eficincia de produtos, em decorrncia do uso e desenvolvimento de novos materiais. O curso de Engenharia de Materiais forma profissionais versteis, com forte embasamento cientfico e tecnolgico, especialmente no que diz respeito a processos de fabricao e conformao de materiais metlicos, cermicos, polimricos e compsitos. Uma extensa programao de aulas de laboratrio - microscopia, ensaios fsicos, fundio e materiais de moldagem, materiais particulados, materiais cermicos e polimricos, tratamentos trmicos, simulao de processos em computador, fsico-qumica dos materiais e corroso -, complementada por atividades acadmicas pertinentes, proporciona ao estudante condies ideais de ingresso num mercado de trabalho em constante transformao. As principais atividades desse profissional so: planejamento, execuo, controle e desenvolvimento de extrao, produo, conformao e tratamentos trmicos e termoqumicos de materiais metlicos, cermicos, polimricos e misturas, indstria do vidro e nuclear, alm de caracterizao, seleo, pesquisa e desenvolvimento de materiais. Engenharia Mecnica Diurno: Mecnica Plena e Mecnica Automobilstica Noturno: Mecnica Plena e Mecnica Automobilstica Com disciplinas voltadas para projeto e fabricao de peas e equipamentos, o curso de Mecnica d nfase s reas de Automobilstica, Produo, Projetos e Processos. O graduado fica apto a exercer a profisso em empresas de pequeno e grande porte. oportuno assinalar que o currculo do curso estabelece a utilizao plena de recursos computacionais para o desenvolvimento das disciplinas. Recebendo excelente formao terica e prtica - aulas de laboratrio e oficinas, o aluno adquire os subsdios indispensveis para seu desenvolvimento profissional. A atividade do engenheiro mecnico bem diversificada e est centrada no planejamento, projeto e especificao de mquinas e processos mecnicos, sempre levando em conta a viabilizao tcnica e econmica. Assim, suas possibilidades de atuao esto ligadas a uma grande variedade de reas como, por exemplo, laminao, usinagem, metrologia, controle de qualidade, instalaes hidrulicas, sistemas trmicos, etc.
14

Cursos de Graduao
Engenharia de Produo Diurno e Noturno As atividades desenvolvidas por um engenheiro podem ser sintetizadas em trs aspectos distintos: projeto, construo e produo. Os dois primeiros so enfocados em todas as modalidades da engenharia. O ltimo especfico da Engenharia de Produo, que transforma em realidade os projetos, sejam eles concernentes a produtos ou servios. Uma caracterizao notvel da carreira a necessidade de ampla integrao entre os fatores humanos, econmicos, tecnolgicos, materiais e ambientais que interferem no projeto dos sistemas produtivos, no planejamento da produo e na produo e distribuio do produto. O cenrio atual marcado pela competitividade cada vez mais crescente. Por isso, a sobrevivncia e o sucesso das empresas esto atrelados ao estudo e aplicao dos grandes temas que do consistncia e solidez ao processo produtivo, objeto da Engenharia de Produo. Nesse contexto, os profissionais da rea so altamente valorizados no mercado e seu campo de atuao no se limita indstria, abrange tambm os diversos segmentos econmicos de bens ou servios que buscam a minimizao dos custos, a maximizao da produtividade, o cumprimento dos prazos estabelecidos e os padres de qualidade especificados. Engenharia Qumica Diurno A engenharia qumica abrangente e engloba a criao, o desenvolvimento, o projeto, a implantao, a operao e o controle de processos e equipamentos industriais que visam transformao de matrias-primas em produtos. Na formao do engenheiro qumico esto combinados os princpios de matemtica, qumica e fsica com a engenharia. O engenheiro qumico tambm recebe formao em Engenharia Ambiental, Administrao e Gerenciamento de Negcios, o que possibilita um amplo horizonte de trabalho. Os principais campos de atuao profissional so: engenharia de processos, engenharia de produo, engenharia de projetos, engenharia ambiental, engenharia de segurana, rea comercial, rea financeira, pesquisa e desenvolvimento. Essa atuao pode ser constatada em variados segmentos industriais: petroqumico, qumico, frmacos, alimentos e bebidas, papel e celulose, polmeros - plsticos, fertilizantes, tintas e vernizes. Engenharia Txtil Diurno Pioneiro no pas, o curso habilita o profissional a atuar nas indstrias de moda, automobilstica, equipamentos e segurana, embalagens, entre outras. Com elevado grau de informatizao e automao, os laboratrios de fiao,
15

Cursos de Graduao
tecelagem, malharia, beneficiamento e controle de qualidade do consistncia aos conhecimentos tericos e proporcionam aos estudantes um aprendizado moderno atravs de softwares e equipamentos industriais. Exposies e eventos tcnicos durante o curso congregam profissionais da rea e fabricantes de mquinas e produtos txteis, estreitando o relacionamento com a indstria. Alm disso, parcerias com empresas do setor consolidam a formao tcnica e cientfica dos estudantes, abrindo as portas para o mercado de trabalho.

Curso Diurno Segunda a Sexta-feira 07h20 s 12h40 (perodos mpares) Sbado Curso Noturno Segunda a Sexta-feira Sbado 19h10 s 22h40(7) 07h20 s 17h10(6) 17h20 s 19h00(8) 13h40 s 19h00(8) 07h20 s 12h40
(6)

13h40 s 19h00 (perodos pares)

(6) Apenas para os perodos que tm aulas programadas. (7) Em funo da disponibilidade de laboratrios e horrio de professores, poder haver aulas no horrio das 17h20 s 19h00. (8) Apenas para dependncias.

16

Processo Seletivo Normas e Procedimentos


Inscries - Perodo: 28/09/2011 a 30/11/2011 Via Internet - taxa R$ 50,00 - www.fei.edu.br Secretarias Escolares do Centro Universitrio da FEI - taxa R$ 60,00 Campus SBC: Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3.972 Campus So Paulo: Rua Tamandar, 688 - So Paulo Secretarias dos Cursos Pr-vestibulares Observaes 1. O pagamento da taxa de inscrio pode ser feito em qualquer agncia bancria mediante a apresentao do boleto. 2. O manual do candidato pode ser retirado nos locais de inscrio. Como se inscrever Via Internet: Preenchimento da ficha de inscrio no site: www.fei.edu.br Impresso do boleto para pagamento da taxa de inscrio, no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais). Pagamento da taxa de inscrio em qualquer agncia bancria at a data do vencimento. Impresso do comprovante de inscrio aps 2 (dois) dias teis da data do pagamento da taxa, quando a mesma j houver sido validada. Inscries realizadas nos postos: Retirar o manual. Preencher a ficha de inscrio constante do manual. Efetuar pagamento da taxa de inscrio em qualquer agncia bancria, no valor de R$ 60,00 (sessenta reais). Cpia da cdula de identidade. Importante: (Para inscries realizadas nos postos) A ficha de inscrio (anexa ao manual) dever ser preenchida em letra de imprensa - uma letra em cada quadrcula, uma quadrcula em branco entre palavras. Quando for o caso, assinale com um X. Na ficha de inscrio h 2 (duas) reas (Engenharia/Cincia da Computao e Administrao) e 6 (seis) opes de cursos: Engenharia diurno; Engenharia noturno; Cincia da Computao noturno; Administrao-SBC noturno; Administrao-SP matutino; Administrao-SP noturno. O candidato dever numerar as opes de curso em ordem crescente, dentro da rea escolhida. O candidato portador de necessidades especiais dever especificar, na ficha de inscrio, o tipo de deficincia de que portador e entrar em contato com a Coordenao do Processo Seletivo (tel.: 11 4353-2903) com antecedncia mnima de 15 dias da data do exame. O candidato dever devolver a ficha devidamente preenchida e autenticada pelo banco at o dia 30/11/2011.
17

Processo Seletivo Normas e Procedimentos


Exames Exame 1 - 03/12/2011 - Sbado, s 8h30 Portugus, Matemtica e Ingls. (Para os cursos de Engenharia, Cincia da Computao e Administrao). Exame 2 - 04/12/2011 - Domingo, s 8h30 Fsica, Qumica, Biologia, Histria e Geografia. (Para os cursos de Engenharia e Cincia da Computao). Cincias, Histria e Geografia. (Para o curso de Administrao). Locais dos Exames Os exames para os cursos de Engenharia, Cincia da Computao e Administrao-SBC noturno sero realizados no campus-sede do Centro Universitrio da FEI: Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3.972, Bairro Assuno, So Bernardo do Campo. Os exames para os cursos de Administrao-SP matutino e noturno sero realizados no campus So Paulo: Rua Tamandar, 688, So Paulo. A sala em que o candidato ir realizar os exames ser informada atravs de e-mail um dia antes dos exames. Caso no receber, acessar o site para confirmar. O candidato dever realizar as provas no local designado. Os exames, exceto Redao, sero em forma de testes de mltipla escolha, cada um com 5 (cinco) opes, uma das quais correta. Questes respondidas erradamente no anulam questes respondidas corretamente. Os candidatos devero apresentar-se com meia hora de antecedncia, portando apenas lpis, caneta, borracha, RG e comprovante de inscrio. Os candidatos no devem portar bips, pagers, celulares, calculadoras, computadores, bolsas, mochilas e assemelhados. Enquanto estiver no local de exame, terminantemente proibido ao candidato manter em seu poder qualquer tipo de equipamento de telecomunicaes ou quaisquer outros materiais (cadernos, apostilas, livros) que sejam inconvenientes para o bom andamento dos exames. A durao total dos exames de 4 (quatro) horas e a permanncia mnima em sala de 90 minutos. Classificao A classificao obedecer ordem decrescente do nmero de pontos obtidos e o candidato dever cumprir, simultaneamente, as seguintes exigncias: Comparecer aos dois exames. Obter nota diferente de zero em cada uma das provas. Pontuaes mnimas: 12 (doze) pontos na prova de Portugus, dos quais 5 (cinco) devem corresponder Redao. 38 (trinta e oito) pontos na totalidade das provas para os cursos de Engenharia e Cincia da Computao e 20 (vinte) pontos na totalidade das provas para o curso de Administrao.

18

Processo Seletivo Normas e Procedimentos


Engenharia Exame 1 Portugus - Redao Portugus - Gramtica e Literatura Matemtica Ingls Exame 2 Fsica Qumica Biologia Histria e Geografia 20 questes - peso 2 20 questes - peso 2 10 questes - peso 1 10 questes - peso 1 20 questes - peso 2 20 questes - peso 0,5 10 questes - peso 1 10 questes - peso 1 15 questes - peso 1,5 15 questes - peso 1,5 Cincias 30 questes - peso 1 Nota de 0 a 10 - peso 2 20 questes - peso 1 20 questes - peso 2 10 questes - peso 1 Nota de 0 a 10 - peso 3 20 questes - peso 1 20 questes - peso 2,5 10 questes - peso 1 Nota de 0 a 10 - peso 2 20 questes - peso 2 20 questes - peso 2 10 questes - peso 1 Cincia da Computao Administrao

Importante A nota final de classificao poder incluir o resultado obtido pelo candidato no ENEM, segundo a frmula: Nota final = 4V + 1E 5 V = total de pontos obtidos no Processo Seletivo. E = total normalizado de pontos obtidos no ENEM.

Obs.: Se o candidato no apresentou os resultados do ENEM ou se a nota calculada pela frmula acima for inferior a V, para efeito de classificao, ser considerado apenas o total de pontos obtidos no Processo Seletivo (V). No ser aceita incluso ou alterao do nmero de inscrio do ENEM aps a realizao dos exames. Em caso de empate na mdia, prevalecero para efeito de classificao, sucessivamente, os pontos obtidos nas seguintes disciplinas: Curso de Engenharia: Matemtica, Fsica, Qumica e Portugus. Curso de Cincia da Computao: Matemtica, Portugus e Fsica. Curso de Administrao: Portugus, Matemtica, Histria e Geografia. No sero aceitos, sob hiptese alguma, pedidos de reviso ou vista de provas.

Matrcula A 1 chamada ser divulgada no dia 08/12/11 e as matrculas sero realizadas nos dias 13, 14 e 15/12/2011, no horrio das 9h30 s 20h00, no campus onde oferecido o curso de sua escolha. No ato da matrcula, os convocados devero apresentar 1 cpia autenticada ou 1 cpia simples acompanhada do original dos seguintes documentos: Certido de Nascimento ou de Casamento Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF) do aluno Histrico Escolar do Ensino Mdio ou Equivalente (candidatos que estejam concluindo o Ensino Mdio em 2011, devero apresentar declarao de matrcula original)
19

Processo Seletivo Normas e Procedimentos


Certificado de Concluso Ensino Mdio ou Equivalente Cdula de Identidade (02 cpias autenticadas ou 02 cpias simples acompanhadas do original) 01 cpia simples: Comprovante de Residncia 02 fotos 3x4 (recentes) Os candidatos aprovados no Processo Seletivo, j formados ou alunos de outro curso de nvel superior credenciado, que estejam interessados no aproveitamento de seus estudos anteriores, podero solicitar a dispensa das disciplinas equivalentes no dia da matrcula. (Documentos necessrios: histrico escolar original; programas das disciplinas cursadas e aprovadas, emitidos pela escola de origem). Importante No ser permitida, em hiptese alguma, matrcula condicional. Os convocados para a matrcula que tiverem concludo cursos equivalentes aos do 2 grau regular devero apresentar prova de equivalncia, mediante declarao do Conselho Estadual de Educao competente, expedida em data anterior matrcula. Os candidatos que no comparecerem no prazo fixado para matrcula de sua chamada perdero o direito vaga. A chamada para a matrcula obedecer estritamente classificao dos candidatos e ser feita em 6 (seis) listas de convocao: a) para o curso de Engenharia diurno; b) para o curso de Engenharia noturno; c) para o curso de Cincia da Computao noturno; d) para o curso de Administrao noturno de So Bernardo do Campo; e) para o curso de Administrao matutino de So Paulo; f) para o curso de Administrao noturno de So Paulo. De acordo com a classificao do candidato, ser atendida a 1a opo feita por ocasio da inscrio. No curso em que no houver preenchimento de vagas com os candidatos que fizeram a 1a opo, ser contemplada a 2a opo dos candidatos e assim sucessivamente. De acordo com o edital do processo seletivo/vestibular, no caso de no classificao de todos os candidatos por no terem alcanado o nvel mnimo de desempenho exigido, e no caso de desistncia de candidatos classificados e matriculados nas entradas do referido concurso, ser realizado novo Concurso Vestibular para completar, no segundo semestre, as vagas remanescentes. Nas situaes omissas, a Comisso do Processo Seletivo analisar individualmente cada caso.

O Centro Universitrio da FEI - Fundao Educacional Inaciana Pe. Saboia de Medeiros - mantm programas de bolsas de estudos para estudantes carentes de recursos financeiros. (ver pgina 5) O candidato que queira participar da seleo para o Programa de Bolsas de Assistncia Social deve se inscrever via Internet, www.fei.edu.br/pbas.htm, no perodo de 28 de setembro a 30 de novembro de 2011. A inscrio no programa de bolsas dever ser feita aps a inscrio no Processo Seletivo.

20

Processo Seletivo Disciplinas e Programas


Portugus
Redao Espera-se que o candidato seja capaz de ordenar logicamente o pensamento, escrever com clareza e correo, assim como julgar com clareza e correo aquilo que ouve ou l, alm de relacionar ideias e articular raciocnios. A redao visa a avaliar no candidato: A extenso da faixa do lxico (ativo e passivo) que o mesmo domina. A capacidade para grafar corretamente os vocbulos da lngua. O domnio das normas da lngua, que possibilitam a construo de frases corretas e claras. A sensibilidade diante dos recursos estilsticos da lngua, os quais permitem uma expresso mais rica, significativa e agradvel. O senso do ritmo lgico da frase. A capacidade de compreender as ideias de um texto e, analisando-as, chegar sua sntese. Gramtica O sistema ortogrfico vigente. Tonicidade. Acentuao grfica. Acento indicador de crase. Significao das palavras. Sinnimos, antnimos, homnimos e parnimos. Estrutura e formao das palavras. Derivao, composio, hibridismo. Classes de palavras. Substantivo, adjetivo, pronome, numeral, artigo, advrbio, preposio, conjuno, interjeio. Variao de nmero, gnero e grau. Verbo. Variao de nmero, pessoa, modo, tempo. Verbos regulares e irregulares. Vozes do verbo. Sintaxe do perodo simples. Termos acessrios da orao. Sintaxe do perodo composto. Coordenao e subordinao. Oraes reduzidas. Sintaxe de concordncia, regncia e colocao. Pontuao. Vcios de linguagem. Funes de linguagem. Figuras de linguagem. Interpretao e correo de textos. Literatura Brasileira No que se refere literatura brasileira, sero seguidos os critrios que orientam o ensino da matria no curso de segundo grau. Espera-se do candidato conhecimento direto e razoavelmente aprofundado dos autores e obras mais representativas da literatura brasileira, abrangendo os seguintes perodos: Origens e Barroco. Arcadismo. Romantismo. Realismo. Naturalismo. Parnasianismo. Simbolismo. Modernismo. poca Contempornea e Literatura Atual.

Qumica
Natureza da Pesquisa Cientfica Observao e descrio de fenmenos. Coleta e organizao de informaes
21

Processo Seletivo Disciplinas e Programas


cientficas. Interpretao de modelos. Impreciso das medidas. Nmeros significativos, desvios absolutos e relativos. A aparelhagem bsica usada no laboratrio de Qumica. Substncias Puras Propriedades gerais e especficas. Processos usuais de purificao. Smbolos e frmulas na representao de tomos e molculas. Alotropia. Massas atmicas e massas moleculares. Nmero de Avogadro (mol). Nmero de tomos numa molcula e frmulas moleculares. Estudo Geral dos Gases Presso, volume, temperatura e nmero de moles (Lei de Boyle, Lei de Gay-Lussac, princpio de Avogadro). Temperatura de um gs e energia cintica de suas molculas. Atrao e repulso entre as molculas. Presso parcial de um gs em uma mistura gasosa (Lei de Dalton). Estudo Geral dos Lquidos e Slidos Estado lquido e estado slido. Presso de vapor de um lquido puro e de uma soluo. Relao entre a presso de vapor e a temperatura. Tipos de solues em funo do estado fsico dos componentes. Solues condutoras e no condutoras de eletricidade e a natureza da espcie qumica dissolvida. Propriedades coligativas. Porcentagem, molaridade e frao molar das solues. Estado coloidal e suas propriedades. Estrutura dos tomos Prtons, eltrons e nutrons. Nveis e subnveis de energia. Nmero atmico e nmero de massa. Istopos. Energia de ionizao. Afinidade eletrnica. Eletronegatividade. Radioatividade, radioistopos e meia-vida. Equaes nucleares. Emprego de radioistopos. Tabela Peridica Posio dos elementos da Tabela Peridica em funo de suas estruturas. Propriedades ao longo de perodos e famlias. Ligao Qumica Ligaes covalentes, inicas, metlicas. Ligaes de hidrognio e interaes de Van der Waals. Natureza da ligao e propriedades das substncias. Configurao espacial e tipo de ligao. Formao de ligaes atravs da hibridao. Polaridade e assimetria molecular. Nmero de coordenao e funo de estruturas tridimensionais. Solvatao. Reaes Qumicas Transformao da matria e equaes qumicas. Princpio da conservao de tomos e de cargas nas reaes qumicas. Frmulas empricas (mnimas) e frmulas moleculares. Cintica Qumica Reaes qumicas e colises efetivas. Velocidade de reao e energia de ativao. Estrutura dos reagentes e velocidade de reao. Influncia da presso, temperatura e catalisador. Energia nas Reaes Qumicas Reaes exotrmicas e endotrmicas. Atividade dos calores de reao. Lei de Hess. Entalpia e energia de ativao. Entropia.

22

Processo Seletivo Disciplinas e Programas


Reaes Reversveis - Aspectos Gerais Sistema de equilbrio. Constantes de equilbrio. Sistemas com reaes simultneas. Princpio de Le Chatelier. Reaes Reversveis - cidos e Bases Conceitos de Arrhenius, Bronsted e Lewis. Fora de um cido e de uma base. Reaes entre cidos e bases. pH de solues de eletrlitos. Reaes Reversveis em Sistemas Heterogneos Solubilidade. Produto de solubilidade. xido-reduo Oxidao e reduo em termos de ganho e de perda de eltrons. Reaes de xido-reduo. Aplicao da tabela de potenciais de oxidao e de reduo. Produo de energia eltrica (pilhas). Leis de Faraday da eletrlise. Eletrlise de solues aquosas e de compostos fundidos. Qumica Descritiva - Aplicao Processos de obteno do ferro, alumnio e cobre. Composio e propriedades de ligas metlicas: ao, lato e bronze. Propriedades qumicas dos elementos alcalinos e alcalino-ferrosos, em funo de sua estrutura e posio na tabela peridica. Fontes, mtodos de obteno e propriedades do hidrognio, oxignio, nitrognio, enxofre e halognios.Obteno e propriedades qumicas da amnia, cloreto de hidrognio, cido sulfrico, cido ntrico e hidrxido de sdio. Compostos de Carbono Aspectos gerais. Frmulas moleculares, estruturais e de Lewis. Ligaes triplas, duplas e simples de tomos de carbono e hibridao sp3, sp2, sp. Ligaes s e p. Tipos de isomeria. Principais Funes Orgnicas Fontes naturais de compostos orgnicos: petrleo, madeira e hulha. Nomenclatura, obteno e propriedades dos hidrocarbonetos alifticos e aromticos, dos compostos halogenados, dos lcoois, dos aldedos e derivados funcionais e das aminas. Noes sobre polmeros, hidratos de carbono, lipdeos, protenas e enzimas.

Biologia
Sistemas Energticos nos Seres Vivos Fotossntese. Respirao. Fermentao. Quimiossntese. Evoluo dos sistemas energticos. Ecologia Relaes entre os seres vivos. Ecossistema: conceitos gerais. Poluio e desequilbrios ecolgicos. Saneamento ambiental.
23

Processo Seletivo Disciplinas e Programas


Programa de Sade Organismos patognicos. Epidemias endmicas e parasitoses comuns no Brasil. Citologia Membrana plasmtica e permeabilidade celular. Organizao do citoplasma. Organizao do ncleo. Cromossomos. Mitose, meiose e gametognese. Controle da atividade celular: cidos nucleicos, cdigo gentico, sntese de protenas e regulao gentica. Diferenciao celular. Gentica Reproduo sexuada e assexuada. Primeira Lei de Mendel. Alelos mltiplos. Gentica de populaes. Herana dos grupos sanguneos ABO, Rh e MN. Mutaes. Segunda Lei de Mendel. Interao gnica. Sistemas e Funes dos Seres Vivos Animais e vegetais. Evoluo Evoluo do homem.

Matemtica
Conjuntos Numricos Nmeros naturais e nmeros inteiros; divisibilidade, mximo divisor comum e mnimo mltiplo comum; decomposio em nmeros primos. Nmeros racionais e noo elementar de nmeros reais; operaes e propriedades. Nmeros complexos: representao e operaes na forma algbrica e trigonomtrica, razes da unidade. Sequncias: noes de sequncia, progresses aritmticas e geomtricas; noes de limite de uma sequncia, soma da srie geomtrica, representao decimal de um nmero real. Polinmios Conceito, grau e propriedades fundamentais, operaes. Diviso de polinmios. Equaes Algbricas Definio, conceito de raiz, multiplicidade de razes, enunciado do teorema fundamental da lgebra. Relaes entre coeficientes e razes. Pesquisa de razes mltiplas. Razes racionais e complexas. Anlise Combinatria Arranjos, permutaes e combinaes simples. Binmio de Newton. Regras de contagem. Probabilidades Eventos. Conjunto universo. Conceito de probabilidade para espaos amostrais discretos. Eventos mutuamente exclusivos. Probabilidade da unio e da interseco de dois ou mais eventos. Probabilidade condicional. Eventos independentes. Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares Matrizes: operaes; inversa de uma matriz. Sistemas lineares. Matriz associada a um sistema linear. Resoluo e discusso de um sistema linear. Determinante de uma matriz quadrada. Propriedades e aplicaes. Regra de Cramer.
24

Processo Seletivo Disciplinas e Programas


Geometria Analtica Coordenadas cartesianas na reta e no plano. Distncia entre dois pontos. Equao da reta: forma algbrica, reduzida e segmentria; coeficiente angular. Interseco de retas, retas paralelas e perpendiculares; feixe de retas. Distncia de um ponto a uma reta. rea do tringulo. Equao da circunferncia; tangentes a uma circunferncia; interseco de uma reta a uma circunferncia. Elipse, hiprbole e parbola: equaes reduzidas. Funes Grficos de funes; funes injetoras, sobrejetoras e bijetoras; funo composta; funo inversa; funo linear e funo quadrtica. Noes de limites de funes. Continuidade. Funo exponencial e logartmica. Teoria dos Iogaritmos; uso de logaritmos em clculos. Equaes e inequaes exponenciais e logartmicas. Derivadas Derivada de uma funo: interpretao geomtrica e cinemtica da derivada de uma funo. Regras de derivao; derivao de funes elementares. Aplicao das derivadas ao estudo da variao das funes; crescimento e decrescimento; estudo de mximos e mnimos. Trigonometria Funes trigonomtricas: relaes numricas nos arcos principais. Frmulas de adio, subtrao, duplicao e bisseco de arcos. Transformaes de somas de funes trigonomtricas em produtos. Equaes e inequaes trigonomtricas. Teorema dos senos e dos cossenos. Resoluo de tringulos. Geometria Plana Geometria axiomtica. Figuras e teoremas usuais. Congruncia, semelhana e equivalncia. Propriedades mtricas. reas. Geometria Espacial Retas e planos. Paralelismo e perpendicularismo. ngulos diedros e ngulos polidricos. Poliedros: poliedros regulares. Prismas, pirmides e respectivos troncos. Clculo de reas e volumes. Cilindro e cone. Esfera, fuso e cunha esfrica. Clculo de reas e volumes.

Fsica
Fundamentos da Fsica Grandezas fsicas e suas medidas. Sistemas de unidades. Sistema Internacional (SI). Equaes dimensionais. Relaes matemticas entre grandezas. Grandezas direta e inversamente proporcionais e sua representao grfica. A representao grfica de uma relao funcional entre duas grandezas. Interpretao do significado da inclinao da tangente curva e da rea sob a curva representativa. Grandezas vetoriais e escalares. Soma e decomposio de vetores: mtodo geomtrico e analtico.
25

Processo Seletivo Disciplinas e Programas


Mecnica
Cinemtica Velocidade escalar mdia e velocidade escalar instantnea. Acelerao escalar mdia e acelerao escalar instantnea. Representao grfica em funo do tempo do deslocamento. Velocidade e acelerao de um corpo. Velocidade e acelerao vetorial mdia e suas representaes grficas. Movimento uniforme e movimento uniformemente variado. Movimentos retilneos e curvilneos. Movimento circular uniforme: velocidade angular, pulsao, perodo, frequncia. Acelerao normal e sua relao com a velocidade e o raio. Movimento harmnico simples. Equao horria. Velocidade e acelerao. Relao entre a elongao e a acelerao no movimento harmnico simples. Movimento e as Leis de Newton Movimento de um corpo sob a ao de uma fora. Relao matemtica entre a acelerao do corpo e a fora que atua sobre ele. Massa inercial. Composio vetorial de foras que atuam sobre um corpo. Lei da ao e da reao. Sistemas de referncia. Referenciais inerciais e no inerciais. Gravitao Peso de um corpo. Acelerao da gravidade. Equao do movimento de um projtil a partir de seus deslocamentos horizontais e verticais. Lei da atrao gravitacional de Newton e sua verificao experimental. Sistema solar. Esttica Equilbrio do ponto. Momento de foras. Equilbrio do corpo extenso. Quantidade de Movimento Impulso de uma fora. Quantidade de movimento de uma partcula e de um corpo ou sistema de partculas. Conceitos vetoriais de impulso de uma fora e quantidade de movimento de um corpo. Lei da conservao da quantidade de movimento de um sistema isolado de partculas. Centro de massa de um sistema. O teorema da acelerao do centro de massa. Trabalho e Energia Cintica. Energia Potencial Trabalho de uma fora constante. Interpretao do grfico fora versus deslocamento. Trabalho de uma fora varivel como uma soma de trabalhos elementares. O trabalho da fora peso: trajetria retilnea. Trabalho da fora de reao normal. Trabalho do peso em trajetria qualquer. O teorema do trabalho e energia cintica. Noo de campo de fora. Foras conservativas. Trabalho de foras conservativas. Energia potencial. O teorema da conservao da energia mecnica. Caso do campo de fora peso (constante). Trabalho de uma fora elstica e seu clculo atravs da interpretao no grfico da fora versus deslocamento. Trabalho da fora de atrito. Potncia. Rendimento. Estudo dos Lquidos Presso de um lquido. Variao da presso em um lquido em repouso. Princpio de Pascal. Princpio de Arquimedes. Termologia Temperatura e lei zero da termodinmica. Termmetros e escalas termomtricas. Calor como energia em trnsito. Dilatao trmica. Conduo de calor. Calor especfico de slidos e lquidos. Leis dos gases. Transformaes isobricas, isovolumtricas e isotrmicas. Gases perfeitos. Leis dos gases perfeitos. Trabalho realizado por um gs em expanso. Calores especficos dos gases a volume e a presso constantes. A experincia de Joule e o Primeiro Princpio da Termodinmica. O Segundo Princpio da Termodinmica.

26

Processo Seletivo Disciplinas e Programas


ptica e Ondas
Reflexo e Formao de Imagens Trajetria de um raio de luz em meio homogneo. Luz e penumbra. Leis da reflexo da luz e sua verificao experimental. Espelhos planos e esfricos. Imagens reais e virtuais. Refrao e Disperso da Luz Fenmeno da refrao. Leis de Snell e ndice de refrao absoluto e relativo. Reversibilidade de percurso. Lmina de faces paralelas. Prismas. Lentes e Instrumentos pticos Lentes delgadas. Imagens reais e virtuais. Equao das lentes delgadas. Convergncia de uma lente. Dioptria. O olho humano. Instrumentos: microscpio, telescpio de reflexo, lunetas terrestres e astronmicas, projetores de imagens e mquina fotogrfica. Pulsos e Ondas: Luz e Som Propagao de um pulso em meios unidimensionais. Velocidade de propagao. Superposio de pulsos. Reflexo, refrao, difrao, interferncia e polarizao. Ondas estacionrias. Cordas vibrantes e tubos sonoros. Carter ondulatrio da luz. Qualidade do som: intensidade, nvel de intensidade, altura e timbre.

Eletricidade
Eletrosttica Carga eltrica e sua conservao. Lei de Coulomb. Induo eletrosttica. Campo eletrosttico. A quantizao da carga. Potencial eletrosttico e diferena de potencial. Unidade de carga, campo eltrico e potencial eltrico. Propriedades dos condutores eletrizados. Influncia eletrosttica. Capacitores. Energia no Campo Eltrico e Movimento de Cargas Corrente eltrica. Resistncia e resistividade, variao com a temperatura. Conservao de energia e fora eletromotriz. Relao entre corrente eltrica e a diferena de potencial aplicada. Condutores hmicos e no hmicos. Campo Magntico Campo magntico de correntes e ms. Vetor induo magntica. Lei de Ampre. Campo magntico de uma corrente em um condutor retilneo e em um solenoide. Foras atuantes sobre cargas eltricas em movimento em um campo magntico. Foras magnticas atuantes em condutores eltricos percorridos por correntes; definio de Ampre. Noes sobre as propriedades magnticas da matria. Induo eletromagntica e radiao eletromagntica. Corrente induzida devido ao movimento relativo do condutor em campos magnticos. Fluxo magntico. Induo eletromagntica. Sentido da corrente induzida (Lei de Lenz). Campos magnticos e variao do fluxo eltrico.

27

Processo Seletivo Disciplinas e Programas


Medidas Eltricas Princpio de funcionamento de medidores de intensidade de corrente, diferena de potencial e de resistncia.

Histria e Geografia
Histria Geral Civilizaes na antiguidade: as civilizaes orientais; caractersticas polticas, sociais, econmicas e culturais. O mundo greco-romano: instituies polticas, sociais e econmicas. Colonizao grega, o helenismo e a expanso do imprio romano. Legado cultural da antiguidade. Mundo Medieval O feudalismo: sistema econmico e social. Origem e expanso do Islamismo. O renascimento comercial e as cidades. Legado cultural do mundo medieval. Mundo Moderno Formao dos Estados modernos. O Renascimento. As reformas religiosas. O desenvolvimento comercial e a expanso europeia. A revoluo comercial e a colonizao na Amrica. Legado cultural do mundo moderno. Mundo Contemporneo Ideias polticas e sociais do sculo XVIII. A Revoluo Francesa. Movimentos de Independncia na Amrica. O Estado no sculo XIX e o Nacionalismo. Aparecimento das potncias industriais. A expanso colonial na frica e sia. O legado cultural do sculo XIX. A Primeira Guerra Mundial e a Liga das Naes. A Revoluo Russa. Os Estados totalitrios no perodo compreendido entre as duas Grandes Guerras. A Segunda Guerra Mundial e a ONU. A descolonizao da frica e da sia. A cultura e a tecnologia do sculo XX. Histria do Brasil O descobrimento do Brasil e a expanso europeia no incio dos anos modernos. O Sistema Colonial Economia e administrao. O povoamento litorneo e a ocupao do interior. Domnio estrangeiro no Brasil. Fixao dos limites. A Crise do Sistema Colonial Movimentos de emancipao. O Estado portugus no Brasil. O Brasil Imprio O Primeiro Reinado. A crise regencial. O Segundo Reinado. Transformaes sociais, polticas e econmicas no sculo XIX. Poltica exterior do Imprio. A queda do Imprio. A cultura brasileira no sculo XIX. O Brasil Repblica Evoluo poltica, social e econmica da Repblica Velha. A poltica externa da Repblica Velha. A Repblica Velha e a Revoluo de 1930. A cultura brasileira na Repblica Velha. A Segunda Repblica (1930-1945). A poca de Vargas e o Estado Novo. A economia e o desenvolvimento da Segunda Repblica. A cultura brasileira na Segunda Repblica. O Brasil Contemporneo (1946-1974). Evoluo poltica e social. A poltica de desenvolvimento. O

28

Processo Seletivo Disciplinas e Programas


populismo e a crise de 1964. Diretrizes polticas e econmicas aps 1964. A cultura brasileira aps 1945. Geografia Geral Devero ser objetos de estudo as seguintes reas: Estados Unidos e Canad, Europa Ocidental, Comunidade dos Estados Independentes, Japo, China, Amrica Latina, Oriente Mdio, Sudeste Asitico e frica, do ponto de vista das regies geoeconmicas, da populao e das caractersticas da economia e do comrcio exterior. Geografia do Brasil Diviso poltica. Quadro natural e suas diversificaes. Problemas demogrficos. Recursos naturais. Agricultura e pecuria. Energia. Transportes. Industrializao. Comunicaes. Comrcio externo. Ocupao da Amaznia. Industrializao no Nordeste. Povoamento, colonizao e contrastes na utilizao da terra no sul do Brasil. Quadro natural e ocupao do Centro-Oeste. Vias de circulao e os relacionamentos com a Amaznia e o Sudeste. Desenvolvimento econmico do Brasil.

Ingls
Controle Gramatical Aspectos morfolgicos e de uso: artigos; substantivos; pronomes e numerais; adjetivos; advrbios; conjunes; preposies e frases preposicionais; verbos (tempos verbais, verbos regulares, irregulares, auxiliares e anmalos, voz ativa e passiva, discurso direto e indireto); formao de palavras (prefixos e sufixos). Aspectos sintticos: concordncia verbal e nominal; regncia verbal; perodos de coordenao e subordinao; tipos de sentenas e funes do discurso. Inteleco de Textos Compreenso de textos autnticos em lngua inglesa, retirados de fontes diversas (jornais, revistas, livros, peridicos, etc.), com grau de dificuldade compatvel com o ensino de 1o e 2o graus e com as exigncias para o prosseguimento dos estudos em nvel superior, abordando assuntos de interesse variado. Traduo Traduo de pequenos trechos, palavras ou frases, visando avaliao do grau de domnio lexical, gramatical e de compreenso do(s) texto(s) em questo.

29

Campus So Paulo
Rua Tamandar, 688 - So Paulo - SP - CEP 01525-000 - Tel./Fax: 11 3207-6800 Bloco A - seis andares 6o andar: administrao e posto bancrio 5o andar: cinco salas de aula para graduao, auditrio para aulas de Mestrado em Administrao 4o andar: mezanino e sala de projeo de vdeo 3o andar: recepo, cantina, ptio coberto 2o andar: seis salas de aula para graduao 1o andar: trs laboratrios de informtica com quarenta micros em rede por laboratrio Bloco B - cinco andares 5o andar: quadra de esportes 4o andar: sala de leitura da biblioteca 3o andar: sala acervo biblioteca, capela e auditrio para trezentas pessoas 2o andar: trs salas de aula para graduao e cinco salas para ps-graduao 1o andar: duas salas de aula para graduao, cinco salas para ps-graduao e um auditrio para oitenta pessoas

30

Campus So Bernardo do Campo


Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3.972 - Bairro Assuno - So Bernardo do Campo - SP - CEP 09850-901 Tel.: 11 4353-2900 - Ligue grtis: 0800 019 0288

31

Campus So Bernardo do Campo

Prdio A: Lauro Gomes - EM REFORMA Prdio B: Anfiteatros, Posto Bancrio, Estgios e Empregos, Laboratrio de Produo, Centros de Estudos de Alunos, Associao Atltica e Pastoral Universitria, Biblioteca, Audiovisual, Salas de Estudos Prdio C: Praa de Alimentao I, Livraria, Servio de Fotocpias, Ambulatrio e Diretrio Acadmico

Prdio H: Coordenadoria Departamental, Laboratrios Instituto de Pesquisa, Praa de Alimentao II e Servio de Fotocpias Prdio I: Prdio J: Prdio K: Salas de Aula e Laboratrio de Mecnica dos Fluidos Salas de Aula e Auditrios Centro de Computao e Salas de Aula, Setor de Pessoal e RH, Superintendncia e SAET, Reitoria, Laboratrio de Usabilidade Portaria Externa Torre Caixa dgua Capela de Santo Incio de Loyola Ginsio de Esportes Instituto de Pesquisas / Cursos de Especializao Conjunto Poliesportivo Piscina e Musculao

Prdio D: Laboratrios - Txtil, Eletricidade e Fsica, Mestrado em Engenharia Eltrica, Setor de Bolsas, Secretaria Geral, Inspetoria e Recepo Prdio E: Laboratrios - Materiais, Mecnica, Txtil, Centro de Pesquisas Txteis, Mestrado em Engenharia Mecnica, Projetos Cincia da Computao Laboratrios - Civil, Servios Gerais

Prdio O: Prdio P: Prdio R: Prdio S: Prdio T: Prdio U: Prdio V:

Prdio F:

Prdio G: Laboratrios - Qumica, Txtil

32

Anda mungkin juga menyukai