Anda di halaman 1dari 42

AUTOR CARLOS JORGE PAIXO Doutor em Educao pela UNESP

CNPJ-10.761.006/0001-49 Rua Senador Benedito Leite, 473, Centro CEP 65845.000 Itapecuru-Mirim, Maranho Fone: (98) 3463-1764

Histria da Educao

UNIDADE 1
HISTRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAO 1.1 CONCEPES DE HISTRIA 1.1.1 Concepo Positivista O pensamento de Augusto Comte (1798-1857), denominado de Positivismo, surge no sculo XIX, com a pretenso de ser uma sntese definitiva da evoluo humana pautada em elementos oriundos da lgica das cincias exatas e naturais, na busca do estado positivo ou cientfico. (PAIXO, 2001; 2003; 2004). Segundo Augusto Comte, em sua obra intitulada Curso de Filosofia Positiva, publicada em 1830: [...] O carter fundamental da filosofia positiva tomar todos os fenmenos como sujeitos as leis naturais invariveis, cuja descoberta precisa e cuja reduo ao menor nmero possvel constituem o objetivo de todos os nossos esforos, considerando como absolutamente inacessvel e vazia de sentido para ns a investigao das chamadas causas, sejam primeiras, sejam finais. (COMTE, 1830, p. ) Assim, a histria, no sentido positivista, baseia-se nos fatos descritos e demonstrados nos documentos de origem oficial. 1.1.2 Concepo Marxista Marx (1818-1883) surge, no sculo XIX, colocando o homem e sua histria como decorrncia das condies materiais determinadas pela economia poltica. Os meios de produo e as classes sociais so fatores que se destacam na estruturao e organizao da sociedade, a partir da distribuio das riquezas. Para Marx (1983, p. 194):
[...] temos que comear constatando o primeiro pressuposto de toda existncia humana e por tanto de toda histria, a saber, o pressuposto de que os homens precisam estar em condies de viver para poderem fazer histria. Mas para viver preciso antes de mais nada, comer e beber, morar, vestir e ainda algumas coisas mais. O primeiro ato histrico , portanto, engendrar os meios para satisfao dessas necessidades, produzir a vida material mesma, e isto um ato histrico, uma condio bsica de toda a histria que ainda hoje, como h milnios, precisa ser preenchida [...]

No marxismo, a histria determinada pelos meios de produo que estabelecem a base material da sociedade. As idias dependem das condies econmicas da sociedade, manifestadas na situao socioeconmica dos homens, distribudos em classes sociais, nas quais quem detm o capital, domina os que esto destitudos deste. A metodologia para produo do conhecimento histrico baseia-se na dialtica materialista. Segundo Gamboa (1996, p. 106), o mtodo dialtico aborda o fenmeno em suas contradies numa perspectiva histrica e dinmica. 1.1.3 Concepo do Annales A Histria faz parte da vida dos homens e mulheres, que por sua vez, constroem a existncia, em sociedade, com idias e coisas, que surgem no cotidiano de uma espcie de cultura viva ou por outro lado de ambientes sofisticados e eruditos como as academias.

Histria da Educao O sculo XX, entre a dcada de 20 e a dcada de 60, ainda profundamente marcada pelas concepes positivistas e marxistas, assiste a um movimento de inovaes na produo do conhecimento histrico em torno da Revista Os Annales, organizada por Marc Bloch e Lucien Febvre. O grupo da revista Os Annales sofre influncias do marxismo (materialismo histrico e dialtica materialista), porm deixa de incorporar a luta de classes como uma categoria de anlise da Histria. Segundo Ciro Flamarion Cardoso (1981 apud LOPES, 1989), as principais caractersticas dos Annales so:

Passagem da Histria Narrao Histria Problema; O carter cientfico da Histria dado, mesmo em se tratando de cincia em construo; Contato e debate com as outras cincias sociais (adoo de problemticas, mtodos e tcnicas); Ampliao dos limites da Histria, abrangendo todos os aspectos da vida social: civilizao material, poder e mentalidades coletivas; Insistncia nos aspectos sociais, coletivos e repetitivos; Ampliao da noo de fonte para alm da escrita (vestgios arqueolgicos, tradio oral etc.); Construo de temporalidades mltiplas, ao contrrio do tempo lnea e simples da historiografia tradicional; Reconhecimento da ligao indissolvel e necessria entre passado e presente no conhecimento histrico, reafirmando-se as possibilidades sociais do historiador. Histria Nova, que, de certa forma, prossegue a linha da inovao dos Annales, repousa sua novidade em trs processos: Novos problemas pem em causa a prpria Histria; Novas contribuies modificam, enriquecem, transformam os setores tradicionais da histria; Novos objetos no campo epistemolgico da Histria.

Goff e Nora (apud LE GOFF, 1990, p. 14), principais articuladores dessa nova busca de redefinio da Histria, explicam que:
[...] O essencial no sonhar, hoje, com um prestgio de ontem ou de amanh. saber fazer a histria de que temos hoje necessidade. Cincia do domnio do passado e da conscincia do tempo, deve ainda definir-se como cincia da mudana, da transformao. Uma Histria Nova pautada nas necessidades de mudana da sociedade, que investigue os vestgios do homem do passado no presente, tendo o futuro como referncia.

Histria da Educao 1.2 CONHECIMENTO HISTRICO Os estudiosos do conhecimento histrico, em sua maioria, demarcam a fundao da histria, a partir dos estudos de Herdoto, que surgiram no sculo V antes de Cristo, na Grcia, tendo como contedo a descrio da guerra entre Gregos e Persas (490-479 a.C.). Para Herdoto, a Histria era mais que uma simples descrio dos eventos em torno de um fato grandioso realizado pelos homens; ela consiste em investigar, em pesquisar na tentativa de encontrar a verdade, informa Borges (1981). A partir da Grcia, a idia de histria sofre uma srie de variaes, dentro do espao-tempo das civilizaes com seus autores de estilos e de formaes das mais diversas, produzindo uma srie de definies sobre a mesma conforme demonstramos, a seguir. Marc Bloch (apud MENDES, 1993, p. 8) define que:
[...] O objeto da histria por natureza o homem. Melhor: os homens. Mais do que o singular, favorvel abstrao, convm a uma cincia da diversidade o plural, que o modo gramatical da relatividade [...]. O bom historiador, esse assemelha-se ao monstro da lenda. Onde farejar carne humana que esta a sua caa [...] Cincia dos homens, dissemos ns. ainda muito vago. Temos de acrescentar: dos homens do tempo. O historiador no pensa apenas o humano. A atmosfera em que o seu pensamento respira naturalmente a categoria da durao.

A histria no se basta com o singular, busca nas suas investidas o sentido da durao dos homens, nas diversas formas de expresso de sua humanidade, materializada nos monumentos e descrita nos documentos, que espelham a trajetria coletiva da cultura humana. cincia que estabelece a identificao do ser humano dentro das cronologias, ao investigar e interpretar suas lembranas, resgatando suas recordaes como "marcas", que ao serem decifradas colocam o homem diante de si, com seu retrovisor de feitos singulares e coletivos, um ser da conscincia. Philippe Aris (1986, p. 22) apresenta a seguinte reflexo:
[...] As culturas so, pois, necessariamente diferentes umas das outras, e cabe ao historiador apreender essas diferenas. Como? Atravs de um jogo de espelhos e de ricochetes, que o historiador vai aprendendo, na sua vida cotidiana. Vejamos um exemplo: leio, num artigo de Paul Veyne, que a alta sociedade romana preferia a adoo filiao natural para a sucesso numa herana ou num determinado poder. Este fato interessa-me, primeiro, como um trao caracterstico da civilizao romana da poca. Mas, em seguida, apercebo-me de que a preferncia pela adoo desapareceu, durante a idade mdia e a poca moderna, at que nos nossos dias comea a reaparecer. O fato em si, que a adoo - e a no-adoo - torna-se o revelador de uma diferena fundamental entre vrias culturas.

Assim, a cultura pode alterar-se em um mesmo espao, a mudana pode acontecer dentro de um determinado tempo em uma mesma sociedade. O fato histrico que em um determinado perodo, pode ser considerado determinante do comportamento de um grupo social, pode alterar-se, ou at desaparecer; este movimento, dentro da trajetria humana, estabelece a diferena cultural entre grupos sociais que habitam a mesma geografia. E o estudioso da histria, deve neste caso, estabelecer uma periodizao, pois sem este recorte no tempo, dificilmente, obter sucesso em sua investigao. Segundo Aris (1986, p. 24):
[...] A histria , e deve continuar a ser, o conhecimento das aparncias, cuja iluso no deve denunciar, mas da qual deve descobrir os elementos que, muitas vezes, esto ocultos e que dela fazem uma estrutura coerente. O historiador cedo se apercebe de que existem dois tipos de aparncias, as que so manifestas e esto

Histria da Educao
vista de todos, e as ocultas, subterrneas, apenas notadas pelos seus contemporneos.

Ento, o produtor do conhecimento histrico deve ocupar-se das "aparncias", buscando dimensionar o que est na "vitrine", visvel e contextual e, por outro lado, dar conta da escavao dos elementos acumulados ao longo das etapas e dos perodos componentes do passado, que podem ser desenterrados, pela interpretao das obras mais clssicas e de fontes primrias investigadas e devidamente identificadas. Todo conhecimento cientfico traz a marca de seu autor, a histria no decorrer do tempo e das culturas, marcada pela personalidade, pela formao e pelos interesses de seus autores, que situados em estados e instituies, apresentavam ora estudos historiogrficos de fidelidade s determinaes de grupos dominantes, ora estudos crticos e revolucionrios. Georges Duby (1986, p.14) faz uma anlise crtica da funo e do desenvolvimento da histria:
[...] Estamos aqui perante a questo da funo da histria. Para que serve a histria? A histria , antes de mais nada, um divertimento: o historiador sempre escreveu por prazer e para dar prazer aos outros. Mas tambm verdade que a histria sempre desempenhou uma funo ideolgica, que foi variando ao longo dos tempos. Para Raoul Glaber, essa funo consistia numa interpretao moral dos fatos: narrando os acontecimentos do passado, pretendia-se mostrar aos homens como que Deus queria que eles agissem. Esta funo de pedagogia moral manteve-se por muito tempo Michelet, quando ensinava no Collge de France, ocupava a ctedra de Histria e de Moral.

A histria enquanto construo de um conhecimento sobre o homem, sofre as marcas das idias no decorrer do tempo; o conjunto de idias dentro de uma sociedade em geral, representa interesses de grupos e determina o desenvolvimento das polticas, do pblico e, possivelmente, das regras de cunho moral que fazem parte da interpretao constante na obra dos historiadores em diversas pocas. Dizemos que, apesar das variaes da histria, nos seus diversos perodos da trajetria humana, um ponto comum a tentativa dos historiadores de colocar o homem diante de si, garantindo os elementos mais importantes no retrovisor, para que, todos ao lidarem com os estudos historiogrficos, encontrem um pouco de sua memria individual e coletiva. 1.3 MTODOS, INVESTIGAO E A CONSTRUO DE HISTORIOGRAFIAS As idias e aes humanas so objetos de busca do historiador. O homem o centro da construo do conhecimento histrico, situado no tempo e no espao de uma cultura de uma civilizao. O processo de investigar a histria busca nas suas investidas o sentido da durao dos homens, nas diversas formas de expresso de sua humanidade, materializada nos monumentos e descrita nos documentos, que espelham a trajetria coletiva da cultura humana. Tradicionalmente, os estudos histricos partem da investigao dos eventos do passado, coletando e tratando documentos, evidncias da ao dos agentes histricos em um determinado tempo e espao de uma civilizao. Em geral, os documentos so representados por cartas, ofcios, decretos, atas, legislaes etc. Espao e tempo so duas categorias que se destacam na delimitao dos estudos histricos. A dimenso espacial est relacionada com a necessidade de localizao geogrfica da sociedade ou civilizao escolhida para o desenvolvimento do estudo, segundo Mendes (1993, p. 144):

Histria da Educao
[...] A delimitao espacial de qualquer estudo histrico impe-se, sobretudo, devido a dois fatores: impossibilidade de se extrapolarem concluses de uma rea estudada para outra que no tenha sido objeto de estudo; uma segunda impossibilidade de ordem prtica e inerente prpria natureza humana prendese com o estudo de reas demasiado extensas. Com efeito, tratando-se de um quadro geogrfico excessivamente amplo, encontrar-se-o dificuldades, por vezes insuperveis, nvel do conhecimento o qual, sempre que possvel, deve ser direto da realidade em foco, da pesquisa das fontes e do tratamento de dados.

Uma outra categoria fundamental, na construo das historiografias, o tempo. A dimenso temporal torna-se imprescindvel, uma vez que dificilmente um pesquisador apresenta condies de estudar mltiplas cronologias, ento, a demarcao cronolgica inevitvel para que a pesquisa alcance viabilidade e validade. Os materiais do passado so as fontes de abastecimento da produo do conhecimento histrico e a nica maneira de orientar a investigao histrica no tempo presente. As fontes histricas podem apresentar-se em vrias facetas: vestgios arqueolgicos, pr-histricos; monumentos artsticos, arquitetnicos, industriais e comemorativos; testemunhos, apresentados como prova e os documentos todo esse material, genericamente, denominado de "fontes", a razo da existncia da investigao histrica. (MENDES, 1993). As fontes histricas, em geral, so dados que evidenciam um tempo-espao, o que convencionamos chamar de uma poca da cultura humana. A possibilidade de um homem contemporneo, estudioso ou no, de se localizar no passado devido aos vestgios e evidncias deixadas por outros homens nas diversas formas de documentar a trajetria da civilizao humana. Para Schorske (2000, p. 13):
[...] Pensar com a histria no o mesmo que pensar sobre a histria, como uma forma geral de produzir sentido. Isso o que os filsofos ou tericos da histria fazem. Pensar com a histria implica o emprego dos materiais do passado e das configuraes em que os organizamos e compreendemos para nos orientar no presente. Em um modo, pensamos com o produto substantivo da investigao histrica, com as imagens que formamos do passado, a fim de nos definir por diferena ou semelhana a ele.

Assim, a investigao histrica carece de uma delimitao no tempo e no espao de uma sociedade, de uma civilizao, de um grupo humano; sob pena de naufragar no oceano panormico dos estudos universais, que, pretensiosamente, tentam esgotar questes em torno de personagens, fatos e eventos, com a iluso de se criar uma grande histria. (PAIXO, 2001, 2003). A problematizao, na cincia histrica, caminha na direo de uma seleo dos dados de maneira a compor uma sucessividade de eventos que sejam capazes de traduzirem as aes e as expresses dos agentes histricos do passado, por meio do estudo realizado no tempo presente, onde est localizado o investigador, responsvel pela seleo de acordo com o recorte eleito para a definio de seu objeto de estudo. Em torno de um problema histrico selecionado, geralmente, giram os agentes histricos, a correlao de foras entre eles, a circulao de idias, o conhecimento produzido e acumulado nas obras (teoria), e o tipo de sociedade na qual se desenvolve o evento, com suas caractersticas culturais. Buzzi (1994, p. 72) destaca que:
[...] A histria a preocupao do homem, a investigao de sua possibilidade, o devagar de seu constituir-se [...] A rvore fala da natureza; a histria, do homem. A

Histria da Educao
rvore de mil folhas, flores e frutos apresenta o florescimento da natureza; a histria, o hominizar-se do homem. Histria gasta tempo para fazer o homem.

Dois grandes caminhos vm sendo trilhados, preferencialmente, pelos pesquisadores e estudiosos da histria, o mtodo historiogrfico analtico e o mtodo historiogrfico globalizante. O primeiro caminho constitui-se em um percurso por dentro da histria com um itinerrio parcial (histria parcelar), em que a delimitao de um tempo (cronologia), dentro de uma determinada sociedade (espao), passa a ser imprescindvel para incio do estudo e da investigao, do conhecimento histrico acumulado, em busca de resposta ao problema proposto, sem pretenso de produzir uma "grande histria". O outro caminho busca a construo de uma histria de longo alcance temporal e geogrfico, com o intuito de compor uma histria total. Entendemos que a demarcao espao, tempo e personagens uma exigncia do fazer cientfico, que nos ensina cotidianamente, que no possvel com um projeto de pesquisa dar conta da histria total (global), mas que, o caminho mais seguro, consiste em tentar uma compreenso da parte, buscando a universalizao do estudo, tomando como referncia a teoria acumulada pelos historiadores. Os caminhos da histria so diversos, certo, porm, entendermos que uma posio pode ser anunciada aps alguns anos trabalhando com estudos historiogrficos. Dificilmente, o estudioso da histria e de suas variantes (histria da educao; histria econmica; histria da cincia; histria da psicologia etc.), construir uma histria total (global), capaz de dar conta de uma grande poca, de uma sociedade inteira com suas mltiplas determinaes econmicas, polticas e sociais. Alguma lacuna h de ficar, mesmo que o mtodo possa ser plenamente utilizado. Faz parte da natureza do processo de construo do conhecimento cientfico, em qualquer rea, a necessidade do pesquisador de delimitar o seu problema, dentro de um contexto mais amplo, elegendo um foco para aprofundar e avanar com seu estudo, com o apoio terico-conceitual das obras de outros estudiosos, porque como nos diz um mote antigo, mas vlido at os dias de hoje: "Sem teoria no se constri o conhecimento cientfico"; e nem possvel universalizar o estudo realizado. 1.4 HISTORIOGRAFIA DA EDUCAO Os estudos histricos ou historiografias derivam em geral, resultado da investigao sistemtica de um tempo dentro de uma sociedade, de uma civilizao ou at de um determinado grupo humano. So os atos humanos que o historiador busca estudar em cada cronologia e em cada espao com os mtodos de investigao adequados ao problema e o desenrolar dos fatos na poca selecionada. A histria, como cincia que interpreta os atos humanos, contribui com a pedagogia disponibilizando seus mtodos e tcnicas de investigao para que o educador possa apropriar-se dos eventos pedaggicos que ocorrem nas diversas pocas e nas diversas sociedades, onde os bens simblicos da cultura so apresentados, produzidos ou reproduzidos na forma escolar e no escolar para a reconstruo da memria coletiva dos fenmenos educativos. Eliane Lopes (1989, p. 37), analisando a posio de Saviani, concluiu que:
[...] Dermeval Saviani, buscando a Funo do ensino de Filosofia da Educao e de Histria da Educao, faz a anlise de questes ligadas ao magistrio dessas disciplinas, mostrando que h uma tendncia que d nfase primeira palavra da locuo histria ; a segunda educao aparece como uma mera conseqncia. A preocupao do professor em dominar a histria acaba por colocar a educao na penumbra. A proposta de Saviani que se desloque a nfase para a segunda palavra mesmo ocorrendo o risco de apenas inverter a hipertrofia. O risco, segundo ele, aparente e falso, j que, a nfase e, portanto, o ponto de

Histria da Educao
partida do estudo estiver na educao ou na problemtica educacional, o sentido de histria irromper com toda fora.

ATIVIDADE Aplicando o conhecimento adquirido nesta unidade. 1) Selecione e analise duas das concepes de histria apresentadas nesta unidade. __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ 2) Aps o estudo desta unidade, elabore uma definio de Histria da Educao. __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ 3) Caracterize o mtodo historiogrfico analtico e o mtodo historiogrfico global. __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

Histria da Educao

UNIDADE 2
EDUCAO NA EUROPA MEDIEVAL E MODERNA 2.1 O CONTEXTO MEDIEVAL A Idade Mdia corresponde ao longo perodo delimitado, a partir do ano 476 demarcao do fim do Imprio Romano e o ano 1492 da descoberta da Amrica. A sociedade medieval estrutura-se em torno do feudo, por isso denominada tambm de sociedade feudal. Segundo Cambi (1999, p. 155):
O feudo uma unidade territorial, governada por um senhor que age dentro dele como fonte de direito, que se empenha na sua defesa militar, que impe aos habitantes do feudo a obrigao fidelidade e submisso, em troca de proteo. A economia do feudo , em geral de subsistncia, produzindo e consumindo in loco as mercadorias de que tem necessidade, reduzindo ao mnimo o intercmbio e apresentando-se predominantemente agrcola. A cultura, no feudo, desenvolvese somente no castelo do feudatrio ou nas igrejas e, sobretudo, nos mosteiros: ela se caracteriza por poucos intercmbios e toda devotada f crist, aos seus dogmas, aos seus mitos.

A identidade da idade mdia est associada s duas classes que detm o poder no perodo, o clero e a nobreza que, por meio da Igreja e do Imprio, respectivamente, fundaram o tempo do cristianismo catlico. A f crist, no centro da Europa, nutre as mentalidades, constri os ideais e desenham um imaginrio que atravessa as fronteiras das cronologias at os tempos modernos. A Idade Mdia no , absolutamente, a poca do meio entre dois momentos altos de desenvolvimento da civilizao: o mundo antigo e o mundo moderno. Foi, sobretudo, a poca da formao da Europa crist e da gestao dos pr-requisitos do homem moderno (formao da conscincia individual; do empenho produtivo; da identidade supranacional etc.) como tambm um modelo de sociedade orgnica, marcada por forte esprito comunitrio e uma etapa da evoluo de alguns saberes especializados como a matemtica e a lgica. Assim como uma fase histrica que se coagulou em torno dos valores e dos princpios da religio, caracterizando, de modo particular, toda esta longa poca: conferindo-lhe conotaes de dramaticidade e de tenso, mas tambm aberturas profticas e fragmentos utpicos que nos apresentam uma imagem mais complexa e mais rica da Idade Mdia; e tambm uma identidade mais prxima de ns e de nossa sensibilidade. (CAMBI, 1999). A Idade Mdia costuma ser dividida em duas grandes fases: Alta Idade Mdia e Baixa Idade Mdia. A Alta Idade Mdia corresponde ao perodo que vai das invases brbaras at as proximidades do ano mil. Um tempo caracterizado pela fora da economia feudal e pela hegemonia do cristianismo. A igreja, por meio do fundamento cristo, a principal responsvel pela formao dos homens na poca. A partir do ano mil, temos a Baixa Idade Mdia marcada pelo surgimento das cidades e da expanso do comrcio; o despertar das cincias e das artes; heresias e revoltas camponesas; a composio dos Estados Nacionais e a presena embrionria da nova classe a burguesia. Um tempo de transformao poltica, econmica e cultural, que conjuga a presena da Igreja, mas enfraquecida que antes, e o ressurgimento dos valores laicos, que se manifestam com toda a fora nas criaes artsticas e tcnicas.

Histria da Educao 2.1.1 Educao na alta idade mdia e na baixa idade mdia A educao, na Alta Idade Mdia, segue uma pedagogia eclesistica, desenvolvida em escolas organizadas pela Igreja Crist Catlica, onde o ensino visa formao de religiosos. Trs tipos de escolas ganham destaque no perodo: as monsticas (ou abaciais), as catedrais e as palacianas. As escolas Monsticas (ou abaciais) cuidavam da formao religiosa por meio do estudo de textos sagrados e da meditao. As escolas Catedrais eram escolas com a misso de formar o clero secular com um modelo educativo didtico, conservador, formalista e no-criativo caracterizado pela tradio e submisso autoridade eclesistica. Eram escolas construdas ao lado da igreja em que o bispo tem seu trono ou ctedra. As escolas palacianas ou palatinas visavam formar eclesisticos, administradores do imprio e filhos da nobreza, uma iniciativa do Imperador Carlos Magno (742-814), que inaugurou esse modelo de escola em seu prprio palcio, dirigida pelo monge ingls Alcuno de York (730-804). J a educao na Baixa Idade Mdia sofre grandes modificaes, distanciando-se do modelo escolstico apresentado pela Igreja Catlica, como descreve Cambi (1999, p. 173).
todo um mundo que vai se renovando, embora amparado, por assim dizer, pelas pilastras universalistas da Igreja e do Imprio, mas que, agora, conflitam entre si e deixam espao, tambm poltico, para organismos diversos, mais locais e mais diludos, mas fortemente ativos na vida social (as cidades e as naes). [...] Tambm a educao no estranha a este processo. Mudam as tcnicas e transforma-se o trabalho, que implica cada vez mais competncias especializadas e envolve cada vez mais indivduos por conhecimentos e interesses comuns: nascem as corporaes. Renova-se a ideologia, que v o povo cada vez mais protagonista ativo de movimentos ideais e de lutas sociais (as seitas pauperistas ou as lutas camponesas, por exemplo).

10

As corporaes que surgem na Baixa Idade Mdia so criadas em torno dos ofcios artesanais (alfaiates, ferreiros, tecelo, por exemplo), que transformam as oficinas em ambientes de ensinoaprendizagem, estabelecendo uma relao pedaggica entre mestres e aprendizes. Alm disso, as ordens pauperistas e mendicantes, representadas, principalmente, por franciscanos e dominicanos, desenvolvem seu apostolado, a partir do ensino dos valores do Cristianismo adaptado ao contexto dos mais pobres, isto , a via mstica utilizar a razo para desenvolver o significado da f e a sua relao com a vida social. (LUZURIAGA, 1990). Nesse perodo, tambm surgem as primeiras universidades, a partir das transformaes das escolas catedrais, que passam a empregar mtodo de ensino pautado no debate de questes teolgicas, filosficas, jurdicas e at mdicas. Como exemplo deste tipo de educao universitria da poca, temos o trabalho de Abelardo, por volta de 1150, na escola catedral de Notre Dame que servir de base para a fundao da Universidade de Paris. Os estudos na universidade duravam de cinco a sete anos. Os ttulos eram de bacharel com cinco anos e de magister, aps sete anos de estudo. (MANACORDA, 1997). Estes novos modelos pedaggicos ainda marcados pelo cristianismo, a partir de agora, esto voltados para a laicizao do intelecto do homem e de sua vida social, fundando os alicerces racionalistas e as sementes dos ideais de uma educao moderna e humanista.

Histria da Educao ATIVIDADE Aplicando nosso conhecimento sobre a Educao Medieval 1) Caracterize a Educao Medieval? Na Alta Idade Mdia: __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ Na Baixa Idade Mdia: __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

11

2) Busque e registre aqui evidncias da Educao Medieval, nos dias atuais. __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

Histria da Educao 2.2 O CONTEXTO DA POCA MODERNA A poca Moderna ou Idade Moderna comea a partir do marco simblico da descoberta da Amrica (1492). Este longo perodo da segunda metade do sculo XV at o sculo XVIII, para ser mais preciso 1789, ano da Revoluo Francesa, caracterizou-se por grandes transformaes nas estruturas da Europa Ocidental. Transformaes econmicas e sociais determinaram as mudanas no modelo jurdico-poltico. Isto , a passagem do feudalismo para o pr-capitalismo, ou o incio do sistema capitalista. Essa transformao de base econmica tornar o terreno propcio politicamente, para a formao dos estados nacionais e a centralizao do poder. As grandes navegaes empreendidas, principalmente, por Portugal e Espanha sero decisivas para as mudanas nos horizontes geogrficos e o desenvolvimento mercantil, marcando definitivamente esse tempo de mudana os tempos modernos. Todas essas mudanas estruturais produziram um afastamento mais acentuado dos valores do cristianismo difundidos pela Igreja na Idade Mdia e uma aproximao maior da dimenso humana. Assim, a partir do sculo XVI, a Europa comea, efetivamente, a substituir as estruturaes ideolgicas do teocentrismo, pelas novas estruturas ideolgicas baseadas no antropocentrismo. O homem europeu passa a descobrir e valorizar a razo e tudo o que pode advir como produto da racionalidade. (AQUINO, JACQUES, DENIZE e OSCAR, 2003). A ruptura da modernidade apresenta-se, portanto como uma revoluo, uma revoluo em muitos mbitos: geogrfico, econmico, poltico, social, ideolgico, cultural e pedaggico.

Como revoluo econmica: fim do modelo feudal (agrcola), incio de uma economia de intercmbio (mercadoria, dinheiro, racionalizao de recursos financeiros e humanos); Como revoluo poltica: nascimento do estado moderno (Estado-nao e Estado-patrimnio); Como revoluo social: afirmao da classe burguesa; Como revoluo na educao e na pedagogia: a formao do homem segue outros itinerrios sociais, os fins da educao destinam-se a um indivduo ativo na sociedade, liberado de vnculos e de ordens, posto como artfice de sua sorte no mundo em que vive; um indivduo mundanizado, nutrido da f laica e aberto para o clculo racional da ao e de suas conseqncias. (MANACORDA, 1997; LUZURIAGA, 1990; CAMBI, 1999).

12

Mudam os meios educativos: toda sociedade se anima de locais formativos, alm da famlia e da igreja, como ainda da oficina; tambm o exrcito e a escola, bem como novas instituies sociais (hospitais, prises e manicmios) agem em funo do controle e da conformao social, operando no sentido educativo. Entre essas instituies, a escola ocupa um lugar cada vez mais central, cada vez mais orgnico e funcional para o desenvolvimento da sociedade moderna: da sua ideologia (da ordem e da produtividade) e do seu sistema econmico (criando figuras profissionais, competncias das quais o sistema tem necessidade). (CAMBI, 1999). As teorias pedaggicas tomam uma conotao histrica e emprica; passando a estudos que consideram o tempo histrico e as condies naturais do homem, que, portanto devem ser investigadas, sistematicamente, de modo analtico e experimental.

Histria da Educao 2.3 A EDUCAO NA RENASCENA E A PEDAGOGIA HUMANISTA Dentro da poca moderna temos o fenmeno da renascena, uma nova fase da cultura humana, marcada pelo resgate da antiguidade clssica e pela construo de uma educao humanista. Diversas tradies tcnicas foram desenvolvidas em algumas regies da Europa. O norte e o centro da Itlia destacaram-se das demais reas pelo dinamismo comercial. Sob o patrocnio de nobres e prsperos comerciantes, os engenheiros italianos projetavam e construam palcios, catedrais, sistemas de distribuio de gua para cidades, alm de esculpir e pintar quadros e afrescos. Os clssicos gregos e romanos inspiravam e ilustravam os homens da poca na busca de inovaes tcnicas e artsticas. Dentro desse cenrio, Leonardo da Vinci (1452 1519) tornou-se um smbolo mximo do movimento renascentista. A diversidade de interesses de sua obra que, ao abarcar campos aparentemente to dspares, provoca estranheza ainda hoje refletia o carter interdisciplinar da cultura tcnica renascentista. Seus trabalhos tcnicos e artsticos so testemunhos da cultura da poca sua obra mais conhecida a pintura intitulada Mona Lisa. Apresentamos a seguir uma caracterizao da renascena elaborada por Luzuriaga (1990, p. 37.): 1. Socialmente: 1.1 desenvolvimento da cidade e estado-cidade / direo burguesa; 1.2 esprito cosmopolita: universalidade balizada pelas relaes comerciais e pelos descobrimentos geogrficos; 1.3 participao da mulher; 1.4 maior riqueza econmica (laos comerciais / sistema de crdito ); 2. Pedagogicamente: 2.1. redescobrimento da personalidade humana livre e independente da religio e da poltica; 2.2. educao humanista (Grcia e Roma ); 2.3. homem culto: ilustrado com base nas idias de Plato e Quintiliano; 2.4 Corteso instrudo e urbano; 2.5 Cultivo da individualidade; 2.6 Esprito crtico; 2.7 Estudo atraente e ameno; 2.8 Matrias realistas e cientficas; 2.9 Cultivo do corpo e esttica / boas maneiras e urbanidade;

13

Histria da Educao 2.10 Educao das massas; 2.3.1 Colgio humanista / escola secundria / estudo do latim e do grego. A famlia e a escola so as duas instituies que ganham importncia na construo do novo sentido pedaggico, a partir da dimenso humana e se tornam as principais instncias de formao dos sujeitos na modernidade. Devemos a ries e ao seu estudo de 1960 sobre Histria social da famlia e da infncia, a indicao mais explcita dessa dupla transformao. A civilizao medieval tinha esquecido a paidia dos antigos e no conhecia a educao dos modernos. A nossa sociedade, hoje, depende do sucesso de seu sistema de educao. Tem um sistema de educao, uma concepo de educao, uma conscincia de sua importncia. E, nesse aspecto, a nossa poca herdeira direta de uma mudana advinda com a Modernidade, que pe em relevo o papel social da educao e redefine as duas instituies (famlia e escola), sobretudo em relao a este papel. (CAMBI, 1999). A pedagogia humanista resulta, desse tempo, em que o homem e a sociedade tentam renascer a partir do resgate dos saberes produzidos na Grcia e Roma Antiga e das construes artsticas inspiradas em modelos humanos. O homem passa a criar e inventar obras no campo das artes e das tcnicas exercitando a razo e afastando-se dos saberes que derivam da teologia. Um tempo humano, antropocntrico o homem no centro da nova forma de pensar e construir novos bens simblicos e uma nova moral pautada em valores afirmados na famlia e confirmados no processo de escolarizao por meio dos estudos das humanidades (studia humanitatis) numa formao que conjuga o estudo das letras e histria, cincias e histria, lngua e civilizao, de modo intensamente dinmico e radicalmente dialtico. Todo o universo da educao mudou, nos fins e nos meios, mudou o ensino e mudou a atitude da famlia em relao criana, muda a imagem do homem que formado por esse processo educativo: trata-se daquele homem mais laico, civil e do trabalho que vive como um micromundo no qual se reflete o macromundo e que senhor do universo por domin-lo com o pensamento e com a palavra, mas tambm com a vontade e a prxis. Um homem que quer ver a si prprio, desenvolvido em todas as suas potencialidades e realizado naquele pluralismo de capacidades e de dimenses, segundo um modelo harmnico similar obra de arte. A esttica torna-se assim o paradigma-guia da formao e o critrio supremo da pedagogia em todas as suas formas (desde a terica at a escolar). (CAMBI, 1999). Comenius maior pedagogo do sculo XVII, inaugurando a revoluo pedaggica burguesa com um sentido utpico de ensinar tudo a todos, por meio de sua obra principal denominada de Didtica Magna (1657), uma vez que, o conhecimento para todos, deve ser disponibilizado aos homens, secularizado e laicizado pela pedagogia como uma cincia da educao universal. 2.4 SCULO XVII: A REVOLUO PEDAGGICA E A LAICIZAO EDUCATIVA O sculo XVII o tempo da consolidao das novas estruturas que efetivam a modernidade como a poca histrica da classe burguesa, do sistema capitalista e do estado moderno. O sentido de revoluo diz respeito em especial, s mudanas na estrutura do pensamento e na formao de uma nova mentalidade pautada no esprito cientfico.

14

Histria da Educao Tal mudana, na estrutura do pensamento, significa que o homem passava a ver a natureza como objeto de sua ao e de seu conhecimento, e sua tarefa consistia em represent-la. Dessa forma, o homem, ao captar seu objeto, deveria formular hipteses e experiment-las, continuamente, para se certificar da validade de sua representao. Definitivamente, as explicaes teolgicas e metafsicas no mais satisfaziam o homem moderno cioso de uma objetividade que o levasse compreenso dos fenmenos e leis que constituam a natureza. Assim, para atingir tal objetivo era necessrio um mtodo para bem conduzir a razo e procurar a verdade nas cincias. Para Descartes (1596-1650) tudo era duvidoso, nada podia ser considerado como certo, a no ser penso, logo existo, idia central da Dvida Metdica, que leva a aceitar apenas aquilo que a razo possa compreender e que possa ser demonstrado. (AQUINO, JACQUES, DENIZE e OSCAR, 2003). As questes, em torno do Estado, no sculo XVII, partem da tendncia de secularizao e laicizao do pensamento poltico e filosfico, em que busca justificar e legitimar o poder do Estado sem recorrer interveno divina ou qualquer explicao religiosa. (ARANHA; MARTINS, 2003) Os valores da burguesia, o poder secularizado do Estado e a busca do conhecimento cientfico so fatores decisivos para as mudanas pedaggicas e a laicizao educativa, no perodo em questo. Para uma compreenso da mudana revolucionria na pedagogia e o afastamento dos processos de formao dos valores religiosos difundidos pela teologia, vejamos o que nos diz Cambi (1999, p. 281):
[...] Com o sculo XVII afirma-se um modelo de pedagogia explicitamente epistemolgico e socialmente engajado, desenvolvido principalmente por Jan Amos Comenius, que afirma a universalidade da educao contra as restries devidas as tradies e a interesses de grupos e de classes, e a sua centralidade na vida do homem e da sociedade. Com ele se delineiam pela primeira vez de maneira orgnica e sistemtica alguns dos problemas j relevantes da pedagogia: desde o projeto antropolgico-social que deve guiar o mestre at os aspectos gerais e especficos da didtica, para chegar s estratgias educativas referentes s diversas orientaes da instruo.

15

Comenius, com sua obra Didtica Magna (1657), inaugura um tempo de busca de processos educativos que seja ensinado tudo a todos, ampliando o sentido do fazer pedaggico que, apesar de guardar ainda marcas da tradio escolstica, desenha, definitivamente, um novo tempo para a pedagogia moderna laica e capaz de viabilizar o conhecimento por meio da escola para todos os homens da sociedade.

Histria da Educao ATIVIDADE Aplicando nosso conhecimento sobre a Educao Humanista 1) Caracterize a Pedagogia Humanista. __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ 2) Destaque do texto as principais contribuies de Comenius para a Pedagogia do Sculo XVII. __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

16

Histria da Educao

UNIDADE 3
EDUCAO NO BRASIL 3.1 EDUCAO NO BRASIL COLONIAL A Metrpole (Portugal) retira va da colnia todas as riquezas disponveis. A terra era propriedade de seu conquistador, e este passou a explorar tudo o que podia servir de divisas comerciais.

17
Engenho de acar Fonte: <www.anmfa.org> Segundo Bosi (1994), a palavra colnia deriva do verbo latino Colo, que pode ser traduzido como eu moro, eu ocupo a terra e, por extenso, eu trabalho, eu cultivo o campo. O termo Colo denota sempre quando de sua utilizao alguma coisa de incompleto e transitivo; a matriz de colnia enquanto espao que se est ocupando, terra ou povo que se pode trabalhar e sujeitar. O tempo colonial compreende o perodo histrico, considerado para fins deste estudo de 1549 a 1822. No incio desta fase, a educao passa a compor a estratgia poltica da Coroa Portuguesa, em que o processo pedaggico dos Jesutas tem como principal objetivo enquadrar os indgenas na dinmica mercantilista como mo-de-obra, fortalecendo as relaes comerciais, especialmente, com a Inglaterra. No cenrio da poca, destacamos a instituio do Governo Geral, como uma forma de administrao poltica do local subordinada as ordens e diretrizes do Rei de Portugal e aos Padres Jesutas, representantes da Igreja Catlica, que chegam como parceiros na implantao de um novo processo de dominao dos nativos, agora tendo a educao crist como principal estratgia. 3.1.1 A pedagogia dos jesutas A criao do Governo Geral, primeiro representante do poder poltico no Brasil Colnia, tem por finalidade a garantia do processo de colonizao. O Governador geral dever pautar as suas aes administrativas de acordo com a diretriz da nova poltica de D. Joo (17/12/1548) que pode ser sintetizada converso dos indgenas f catlica pela catequese e pela instruo.

Histria da Educao Em 1549, chega o Primeiro Governador Geral, Tom de Souza para administrar a colnia, em sua companhia vem Manoel da Nbrega, lder da Ordem dos Jesutas, comandando seis religiosos. Assim, a organizao escolar no Brasil Colnia construda estreitamente vinculada poltica colonizadora dos portugueses. Novais (1975 apud RIBEIRO, 1991) diz que a poltica colonial:
Se apresenta como um tipo particular de relaes polticas, com dois elementos: um centro de deciso (metrpole) e outro (colnia) subordinado, relaes atravs das quais se estabelece o quadro institucional para que a vida econmica da metrpole seja dinamizada pelas atividades coloniais. (NOVAIS, 1975 apud RIBEIRO, 1991).

Na lgica escravocrata do Governo Portugus, os ndios catequizados pelos jesutas seriam a nova fora de trabalho para a explorao da terra, por meio do cultivo da cana e da produo de acar: a base da economia colonial at meados do sculo XVII. Os braos de negros e ndios seriam a garantia das divisas financeiras para o fortalecimento de Portugal no contexto da Europa. 3.1.2 Plano de estudo da Companhia de Jesus Para o Padre Nbrega, os estudos seriam desenvolvidos a partir da seguinte estruturao que considerando um percurso curricular - iniciaria com o aprendizado do Portugus, matrias relativas doutrina crist, escola de ler e escrever, canto ofenico, msica instrumental, aprendizado profissional agrcola, gramtica latina e a culminncia seria a viagem Europa. Esta uma adaptao da Ratio studiorum (Plano Pedaggico dos Jesutas, publicado em 1599), feita por Nbrega para a Educao Bsica da poca, que compreendia o Primrio e o Secundrio, considerando que o trabalho de escolarizao deveria atender os ndios e os filhos de colonos portugueses, preferencialmente. A Ratio com os seus princpios educativos pautados na teologia crist catlica e na escolstica, organizava-se iniciando a formao Superior por meio de cursos de humanidades, filosofia, curso de teologia e a viagem Europa, principalmente para continuao dos estudos em Portugal na Universidade de Coimbra. Formar os filhos de colonos, visando torn-los futuros sacerdotes, era em geral, o futuro destinado pelos Mestres Jesutas aos descendentes dos colonizadores Portugueses. No entanto, para o ndio apenas a formao crist pelo mtodo catequtico, para que este fosse facilmente dominado e colocado disposio dos agentes da poltica de colonizao da Coroa Portuguesa. Para alm de estruturar um modelo didtico de ensino, os Jesutas enfrentavam o problema cultural, espelhado na linguagem e nas alegorias que moldavam os rituais dos ndios. A Lngua tornase o principal obstculo a ser transposto para efetivao do processo de aculturao. Os estudos de Bosi (1994), sobre o Padre Jos de Anchieta, nos apresentam a complexidade da tarefa de decifrar os cdigos tupis e traduzi-los para a codificao da lngua portuguesa.
O projeto de transpor para a fala do ndio a mensagem catlica demandava um esforo de penetrar no imaginrio do outro, e este foi o empenho do primeiro apstolo. Na passagem de uma esfera simblica para outra Anchieta encontrou bices por vezes incontornveis. Com dizer aos tupis, por exemplo, a palavra pecado, se eles careciam at mesmo da sua noo, ao menos no registro que esta assumira ao longo da Idade Mdia europia? Anchieta, neste e em outros casos extremos, prefere enxertar o vocbulo portugus no

18

Histria da Educao
tronco do idioma nativo; o mesmo faz, e com fortes razes, com a palavra missa e com a invocao a Nossa Senhora: Ejor, Santa Maria, / xe anma rausub! / Vem, Santa Maria, protetora dos meus! Tais casos, porm, atpicos. O mais comum a busca de alguma homologia entre as duas lnguas com resultados de valor desigual: Bispo Pai-guau, quer dizer paj maior. Nossa Senhora s vezes aparece sob o nome de Tupansy, me de Tup. O Reino de Deus Tupretama, terra de Tup. Igreja, coerentemente tupka, casa de Tup. Alma anga, que vale tanto para toda sombra quanto para o esprito dos antepassados. Demnio anhang, esprito errante e perigoso. Para afigura bblico-crist do anjo Anchieta cunha o vocbulo Karaibeb, profeta voador. A nova representao do sagrado assim produzida j no era nem a teologia crist nem a crena tupi, mas uma terceira esfera simblica, uma espcie de mitologia paralela que s a situao colonial tornara possvel. (BOSI, 1994, p. 65).

A pesar das dificuldades com a lngua Tupi, os Jesutas conseguem uma estruturao bsica para o funcionamento do processo de escolarizao na Colnia, visando assegurar tambm a educao dos filhos de colonos portugueses. Segundo Ribeiro (1991), a Educao dos Jesutas pode ser dividida em: 1) Profissional (voltada para o aprendizado de tcnicas rudimentares e o trabalho manual); 2) Feminina (boas maneiras e prendas domsticas); e 3) Elite (educao voltada para o trabalho intelectual dentro do modelo catlico). A formao dada pela pedagogia dos jesutas segue as regras da escolstica medieval, afastando os alunos de qualquer novidade cientfica. Paim (1967, p. 28) diz que, nesta pedagogia, "[...] se alguns forem amigos de novidades ou de esprito demasiado livre devem ser afastados sem hesitao do servio docente", diz uma das regras da Ratio, Plano de Estudo dos Jesutas. Objetivo da educao dos Jesutas era formar religiosos, uma vez que, a busca de um novo mtodo de conhecimento, uma nova pedagogia, poderia aproximar os sujeitos de teorias cientficas, comprometendo e comprovando as insuficincias do mtodo escolstico medieval. Segundo Ribeiro (1991):
A elite era preparada para o trabalho intelectual segundo o modelo religioso (catlico), mesmo que muitos de seus membros no chegassem a ser sacerdotes. Isto porque, diante do apoio real oferecido, a Companhia de Jesus se tornou a ordem dominante no campo educacional. Isto, por sua vez, fez com que os seus colgios fossem procurados por muitos que no tinham realmente vocao religiosa, mas que reconheciam que esta era a nica via de preparo intelectual. (RIBEIRO,1991, p. 25).

19

A forma de educar dos Padres Jesutas o nico caminho no perodo colonial para a formao sistemtica da populao local desejosa das primeiras letras para sair da escurido do analfabetismo e buscar uma colocao dentro da ordem religiosa ou dentro da estrutura poltica e governamental que se esboa em torno do Governador Geral.

Histria da Educao Atividade Anlise do texto estudado. 1) Caracterize a Pedagogia dos Jesutas e busque conexes desta pedagogia com a Educao atual. __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

20

2) Realize um levantamento sobre a Educao Indgena nos dias atuais, traando um paralelo com a Educao dos Jesutas. __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

Histria da Educao 3.2 MARQUS DE POMBAL E A ESCOLARIZAO COLONIAL A relao entre os Padres Jesutas e a Coroa Portuguesa j no era de correspondncia quanto ao Plano de dominao dos ndios, visto que, os Padres trabalhavam na direo de efetivar o Projeto de salvao das almas da Ordem Religiosa Companhia de Jesus e fundavam Misses com relativa autonomia quanto s diretrizes do Rei de Portugal e isso incomodava as autoridades da corte. A presena de Pombal, no Brasil, faz parte de uma tentativa de organizao administrativa e de estabelecimento da ordem em uma Colnia que cresce em torno do trabalho dos Jesutas, colonos portugueses e escravos, carecendo de uma autoridade que discipline alguns setores, deixando claro nas medidas administrativa. Sebastio Jos de Carvalho e Melo, o Marqus de Pombal, Ministro do Rei D. Jos I, orientou-se no sentido de recuperar a economia por meio de uma concentrao do poder real e da modernizao da cultura portuguesa. Segundo Carvalho (1952 apud RIBEIRO, 1991), [...] As reformas, entre as quais as da instituio pblica, traduzem, dentro do plano de recuperao nacional, a poltica que as condies econmicas e sociais do pas pareciam reclamar. As medidas administrativas de Pombal culminaram com a expulso dos Jesutas em 1759 (Companhia de Jesus). O motivo apontado era o fato de eles serem um empecilho na conservao da unidade crist e da sociedade civil razo do Estado invocada na poca por que: a) A Companhia de Jesus era detentora de um poder econmico que deveria ser devolvido ao Governo; b) A Companhia de Jesus educava o cristo a servio da ordem religiosa e no dos interesses do pas. As reformas pombalinas visavam transformar Portugal numa metrpole capitalista, a exemplo do que a Inglaterra era h mais de um sculo. Visavam, tambm, provocar algumas mudanas no Brasil, com o objetivo de adapt-lo, enquanto colnia, nova ordem pretendida em Portugal, informa Ribeiro (1991). O Ensino Secundrio, que ao tempo dos Jesutas era organizado em forma de curso Humanidades , passou a s-lo em aulas avulsas (aulas rgias) de latim, grego, filosofia e retrica. Uma dificuldade enfrentada por Pombal era que a formao dos professores da poca era baseada nos valores e na viso profissional da Pedagogia dos Jesutas. O ensino, apesar da expulso dos Padres Jesutas, continuava marcado pelos mtodos e pela pedagogia da Companhia de Jesus (Ratio).

21

Histria da Educao Atividade 2 Anlise do filme A misso. - Assista ao filme A Misso, filme com Al Pacino e elabore um breve comentrio sobre o papel dos Jesutas na organizao da resistncia contra a Coroa Portuguesa. __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

22

Histria da Educao 3.3 A CORTE PORTUGUESA NO BRASIL A poca contempornea demarcada pelos historiadores a partir da Revoluo Francesa na segunda metade do Sculo XVIII. Os trs primeiros sculos da educao brasileira apresentam em seu cenrio duas grandes figuras: Padre Manoel da Nbrega (Jesuta) e o Marqus de Pombal (Reformador), que representam duas filosofias da educao bem diferentes. No ano de 1808, surge um terceiro personagem da educao nacional D. Joo VI Rei de Portugal e, de 1815 em diante, Rei do Reino Unido de Portugal e do Brasil e do Algarves, cuja capital passa a ser o Rio de Janeiro. O incio do sculo XIX, precisamente em 1807, Portugal invadido pelas tropas francesas, sob o comando de Napoleo, e a famlia real, chefiada por D. Joo VI e a corte se vem obrigadas a virem para o Brasil sob a guarda inglesa, a conjugao de tais interesses (grupos coloniais e ingleses) obriga o prncipe regente a decretar a abertura dos portos em 1808 (RIBEIRO, 1991).

23

Chegada da Famlia Real no Brasil Fonte: <www.casadeportinari.com.br> Desse modo, o Rio de Janeiro passou a ser a sede administrativa, concentrando os rgos de administrao pblica e justia. A partir desta nova realidade so tomadas vrias medidas no campo intelectual, com reformas de carter cultural e educacional para adequar o Brasil como a sede da Coroa Portuguesa: a criao da Imprensa Rgia (13/05/1808); Biblioteca Pblica (1810); Jardim Botnico do Rio de Janeiro (1810); Museu Nacional (1818). Em 1808 circula o primeiro jornal (A Gazeta do Rio), em 1812, a primeira revista (As Variaes ou Ensaios de Literatura), em 1813, a Revista carioca O Patriota. Na rea educacional so criados alguns cursos com base nas necessidades imediatas do Brasil da poca: Academia Real Marinha (1808); Academia Real Militar em 1810 (que em 1858, passou a chamar-se Escola Central; em 1874, Escola Politcnica, e hoje a Escola Nacional de Engenharia). Em 1808 criado o curso de cirurgia (Bahia), que se instalou no Hospital Militar, e os cursos de anatomia e cirurgia no Rio.

Histria da Educao

Academia Real de Guardas-Marinha Fonte: <www.resenet.com.br/ahimtb/images/acarealgm.jpg> A estrutura do ensino imperial composta de trs nveis: quanto ao Primrio continua sendo um nvel de instrumentalizao tcnica (escola de ler e escrever), pois apenas tem-se notcia da criao de mais de 60 cadeiras de primeiras letras. Este nvel de ensino tem sua importncia acentuada medida que cresce o nmero de pessoas que vem nele, no s um preparo para o Secundrio como tambm para pequenos cargos burocrticos. O Ensino Secundrio permanece a organizao de aulas rgias, sendo criadas pelo menos umas 20 cadeiras de gramtica latina. Essas cadeiras e as de matemtica SUPERIOR em Pernambuco (1809), a de desenho e histria em Vila Rica (1817) e a de Retrica e filosofia em Paracatu (MG 1821) integram-se a um contedo de ensino em vigor desde a poca dos jesutas. Foram criadas duas cadeiras de ingls e um de francs no Rio. 3.4 EDUCAO NO BRASIL APS 1822 De 1822 em diante, o Brasil empenhado em organizar-se e em provar que se desenvolveria independente de Portugal, preocupa-se, antes de mais nada, em manter a unidade em seu vasto territrio, ameaado por dentro e por fora, em especial por novas idias. Com a proclamao da Independncia, em 1822, a educao, por causa das idias democratizantes de Rousseau e da Revoluo Francesa, comea a preocupar os polticos brasileiros. Mas, a fase do romantismo: do romantismo literrio, do indianismo e tambm do romantismo educacional. Tanto assim que, nesta poca, o nico acontecimento concreto e eficiente foi inserir, na Constituio de 11 de dezembro de 1823, promulgada por D. Pedro I, o clebre artigo 179, repetido nos discursos diversas vezes depois: A instruo primria gratuita a todos os cidados. Ento, apesar do estabelecimento da obrigatoriedade do ensino elementar, o Brasil continuava uma terra de analfabetos, pois, o que estava escrito em Lei no se efetivava. Jean-Jacques Rousseau O Ato Adicional de 1834, em seu artigo 1, estabelece a descentralizao do poder poltico para as provncias com a criao de Assemblias Legislativas Provinciais em substituio aos Conselhos Gerais. Este ato poltico reflete-se imediatamente na estruturao da educao, pois em seu pargrafo

24

Histria da Educao 2, do Artigo 10, estabelece como competncia das Assemblias Legislativas Provinciais, legislar sobre a instruo pblica e estabelecimentos prprios. Isso causa uma srie de problemas, principalmente, nas provncias mais distantes e mais pobres como a do Mato Grosso e a do Amazonas. Na poca, segundo Fernando de Azevedo (1958):
A descentralizao do ensino fundamental, instituda pelo Ato Adicional e mantida pela Repblica, quanto ao ensino primrio. atingindo um dos pontos essenciais da estrutura do sistema escolar, no permitiu, durante um sculo, edificar, sobre base slida e larga a educao comum, a super-estrutura do ensino superior, geral ou profissional, nem reduzir a distncia intelectual entre as camadas inferiores e as elites do Pas. (AZEVEDO,1958, p. 75).

A partir de 1840, o sucesso da lavoura cafeeira vem preencher os problemas financeiros gerados inicialmente pela decadncia da minerao e, na seqncia, pela crise na produo do acar. Em 1869, os positivistas iniciam suas manifestaes contra o Ensino Superior. Os adeptos de Augusto Comte (1798-1857) eram contra a existncia de Universidades e Faculdades por consider-las fruto da Igreja Catlica e do estado metafsico da humanidade. Nesse perodo, as cidades passam a ser os plos dinmicos de crescimento capitalista interno. Elas promovem: A) uma reorganizao do trabalho urbano; B) uma atrao sobre o significativo contingente populacional (rendas altas, mdias e baixas). (RIBEIRO, 1991, p. 52). Segundo Ribeiro (1991), estava ocorrendo, desta forma, a passagem de uma sociedade exportadora com base rural-agrcola para urbano-agrcola-comercial. Evoluo esta exigida no s pelas necessidades internas, o que j foi assinalado, como tambm por exigncias ou interesses do capitalismo internacional. 3.4.1 Algumas realizaes Na educao, a dcada de 1850 marcada por vrias realizaes, no entanto, restritas em sua maioria ao municpio da Corte, por fora da Lei em vigor. Realizaes: criao da Inspetoria Geral da Instruo Primria e Secundria do Municpio da Corte (1854); estabelecimento das normas para o exerccio da liberdade de ensino e de um sistema de preparao do professor primrio (1854); reformulao dos estatutos do Colgio de Preparatrios, tomando-se por base programas e livros adotados nas escolas oficiais; reformulao do estatuto da academia de Belas Artes (1855); reorganizao do Conservatrio de Msica; e reformulao dos estatutos da Aula de Comrcio da Corte. (RIBEIRO, 1991, p. 53).

25

Histria da Educao Depois do Ato Adicional de 1834, surgem vrias reformas voltadas para a estruturao do ensino e tambm as primeiras Escolas Normais. Quanto as Reformas do Ensino, destacamos: no ano de 1854, a Reforma do Ensino de Luiz Pedreira Couto Ferraz, segundo a qual ficam institudas escolas primrias do primeiro e de segundo graus, continuando o Ensino Mdio de sete anos e proibindo-se as transferncias de um estabelecimento para outro; em 1870, o projeto de Jos Paulino Soares de Sousa trata da necessidade de se cumprir as leis educacionais, denunciando a influncia da poltica nas questes educacionais, reafirma a importncia fundamental do Ensino Primrio e a personalidade prpria do Ensino Mdio, lembrando ser o Brasil o pas que menos dinheiro aplica em educao. O projeto de Joo Alfredo, em 1871, afirma a obrigatoriedade do Ensino Primrio e a instalao de escolas primrias de segundo grau e a criao em cada municpio, de uma escola profissional primria; A 19 de abril de 1879, pelo decreto n. 7247, aparece a Reforma do Ministro Carlos Lencio de Carvalho, a ltima do Imprio e uma das que mais se destacaram no perodo. A Reforma Lencio de Carvalho estabelecia que: completamente livre o Ensino Primrio e Secundrio no Municpio da Corte e o Superior em todo o Imprio, salvo a inspeo necessria para garantir as condies de moralidade e higiene. (TOBIAS, s/d., p.207). Vrias Escolas Normais tambm surgem aps o Ato Adicional; e a organizao destas, iniciadas na terceira dcada do Sculo XIX, trouxe pequena melhora ao ensino. Pequena, devido situao de instabilidade de tais cursos, por estarem em nvel secundrio; a primeira Escola Normal fundada em 1835 em Niteri, em seguida em 1842 fundada a da Bahia. A escola aberta em So Paulo, em 1846, fecha em 1867, reabre em 1876, vindo a fechar novamente em 1877. Em 1880 reabre. Neste mesmo ano criada a primeira escola oficial no Rio de Janeiro. (RIBEIRO, 1991; TOBIAS s/d). As Escolas Normais, no Brasil do Sculo XIX, asseguram pela primeira vez na Histria da Educao de nossa sociedade a presena das mulheres com o papel social de cuidar da educao no s de seus filhos, mas passando a trabalhar fora como educadoras de outras crianas de maneira oficial e sistemtica, dando inicio a democratizao do ensino feminino, apesar das dificuldades estruturais e pedaggicas dessa modalidade de ensino. Atividade 3 Elaborao textual. 1 Com base na pesquisa bibliogrfica organize um texto sntese sobre a Histria da Escola Normal no Brasil. 2 Investigue a Histria da Escola Normal no Maranho e em Itapecuru Mirim, a partir da memria de ex-alunas e Professoras de estabelecimentos de ensino do municpio.

26

Histria da Educao 3.5 EDUCAO NA REPBLICA Um fato decisivo para Proclamao da Repblica a Libertao dos Escravos por meio da Lei urea de 1888, sem a indenizao pretendida pelos senhores dos negros africanos. Muitos proprietrios de escravos, descontentes com a medida, vo de forma oportunista fortalecer o movimento republicano e ingressar nas fileiras do Partido Republicano. Lencio Basbaum (1967) apresenta a seguinte anlise em torno do movimento de transio do Imprio para Repblica: 1 que de fato no havia uma tradio republicana no Brasil como querem alguns autores. mais um dos falsos mitos de que impregnam a nossa histria; 2 que a Repblica no era uma aspirao popular. Os resultados dos embates eleitorais em que se meteram os chefes republicanos antes do 15 de novembro, o nmero de clubes e dos membros desses clubes, so de fato bastante expressivos. Mas, a grande maioria do povo no se interessava pelos Partidos ou Clubes Republicanos. O fato de no haver sido a Repblica uma aspirao popular se deve menos ao respeito e ao amor pela monarquia do que ao contedo vago para no dizer vazio do programa do Partido, que no consultava os interesses populares, no traduzia reivindicaes de carter econmico, no tocava no problema da terra, no se referia ao problema servil. O manifesto de 1870 era demasiado literrio, com belas frases (somos da Amrica e queremos ser americanos), mas, no o suficiente para despertar do interesse do povo. Socialmente no representava os interesses de uma classe definida, nem a lavoura nem a incipiente burguesia, nem as classes mdias e muito menos as classes mais pobres, os posseiros, rendeiros, os camponeses sem terra, os operrios, os libertos sem profisso e sem trabalho. (BASBAUM,1967, p. 215-216). O quadro traado acima culmina com a Proclamao da Repblica a 15 de novembro de 1889, sem a participao popular, com o apoio da nova aristocracia do caf e de membros intelectualizados da classe mdia. 3.5.1 A reforma de Benjamin Constant A Reforma da Instruo Pblica Primria e Secundria do Distrito Federal, assinada por Benjamin Constant Botelho de Magalhes, no ano de 1890, sofre a influncia da doutrina positivista. O positivismo de Augusto Comte (1798 1857) desponta no contexto do sculo XIX. Um sculo marcado pela sombra das influncias da Revoluo Industrial, da Revoluo Francesa e da Independncia dos E.U.A.; os ideais de liberdade ecoavam e atravessavam as fronteiras originarias, somadas a um esforo de implantao da lgica das cincias exatas e naturais, na busca do conhecimento por meio do formalismo, da experimentao, da mensurao e da crtica a quEm seu Curso de Filosofia Positiva (1988), Comte expe de maneira pedaggica a natureza de sua doutrina, que um reflexo de seu tempo: Para explicar convenientemente a verdadeira natureza e o carter prprio da filosofia positiva, indispensvel ter, de incio, uma viso geral sobre a marcha progressiva do esprito humano, considerado em seu conjunto, pois uma concepo qualquer s pode ser bem conhecida por sua histria. (COMTE, 1988, p. 03).

27

Histria da Educao A doutrina positivista considera o homem um produto da natureza, desenvolvido mediante o processo evolucionista. Assim, o conhecimento dos fenmenos naturais constituiu-se na via de mo nica para o conhecimento do homem. Na tica positivista, a existncia humana deve ser determinada apenas pelo que passvel de verificao emprica, onde a matria representa o fundamento de toda ordem existencial. A idia de um deus, sobrenatural e teolgico cede lugar para o novo deus: a natureza una e soberana. o conhecimento cientfico que determina a nova moral, seja nos templos das Igrejas positivistas, com seus apstolos da humanidade, seja nas tribunas dos intelectuais ilustrados ou se possvel nas instituies de ensino pblico. A moral positivista deve formar cientificamente o indivduo, garantindo a sua evoluo progressiva dentro da sociedade humana, a partir de um modelo pedaggico fundamentado na lei dos trs estados, na classificao das cincias e na religio da humanidade. Augusto Comte (1988) afirma que:
[...] tudo comea, com efeito, sob inspirao teolgica, para desembocar na demonstrao positiva, passando pela argumentao metafsica. Desse modo, uma mesma lei geral nos permite de agora em diante abarcar ao mesmo tempo o passado, o presente e o futuro da humanidade. A esta lei de filiao meu Sistema de Filosofia Positiva sempre associou a lei de classificao, cuja aplicao dinmica fornece o segundo elemento indispensvel minha teoria da evoluo, determinando a ordem necessria, segundo a qual nossas diversas concepes participam de cada fase sucessiva. Sabe-se que esta ordem est regulada pela generalidade decrescente dos fenmenos correspondentes, ou, o que implica o mesmo, por sua complicao crescente.

28

Para Comte, cada indivduo ao passar pelos estados propostos na sua doutrina reproduz a histria da humanidade, por meio de uma nova vida marcada pelo altrusmo, pela dedicao famlia e ptria. O amor por princpio, a ordem por base, o progresso por fim eis a frmula positivista apresentada contra a anarquia e o atraso da sociedade catlico-tomista. No Brasil, da segunda metade do Sculo XIX, nossos positivistas comeam a apresentar as idias morais de Augusto Comte em jornais e instituies de ensino, devidamente adaptadas de acordo com a maior ou menor crena de seu autor e o ambiente intelectual de sua regio. Assim, embora sem um movimento articulado nacionalmente, positivistas com viso ortodoxa, atuavam em diversas instituies, difundindo as idias de Augusto Comte, por meio de discursos, artigos, teses etc. tanto no eixo centro-sul quanto em outras regies do pas, mesmo enfrentando as perseguies dos segmentos catlicos e as sanes das autoridades representativas do poder imperial; estendendo suas influncias no processo de implantao da repblica por meio de Benjamin Constant, o seu principal representante, quanto a incluso de elementos da moral positivista na rea educacional no final da segunda metade do sculo XIX. Benjamin Constant Botelho de Magalhes nasceu no Porto do Myer, Freguesia de So Loureno no Municpio de Niteri (RJ), em 18 de outubro de 1836. Seu pai Leopoldo Henrique Botelho de Magalhes, natural de Torre de Moncorvo, aos vinte anos alistou-se como voluntrio no Regimento Provisrio de Portugal, seguiu a carreira militar, alcanando em 18 de outubro de 1829 o posto de 1 tenente, passando a pertencer 3 Companhia do Corpo de Artilharia de Marinha, de onde foi mandado desembarcar, entrando para a classe dos avulsos, em 28 de novembro de 1833. Portugus por seu pai e brasileiro por sua me D. Bernardina Joaquina da Silva Guimares, natural do Rio Grande do Sul.

Histria da Educao Aos 16 anos de idade, em 1852, foi servir no 1 Regimento de Cavalaria, com destino a Escola Militar. De origem pobre, Benjamin, lutava contra as dificuldades financeiras que cercavam sua famlia, mas, apesar da pobreza, j em 1854 era explicador de matemtica elementar da referida escola. Antes de conhecer a doutrina positivista, Benjamin Constant fez parte da "Imperial Irmandade da Cruz dos Militares", confraria instituda em 1628, com a finalidade de divulgar o culto a Cruz de Cristo entre os catlicos das foras armadas. Teixeira Mendes (1937) apresenta um comentrio sobre a referida irmandade catlica:
Para ver-se at que ponto io as consesses, lembraremos que o compromisso da irmandade esplcitamente determinada que s pdem ser admitidos nla os cidados que professrem a religio Catlica Apostlica Romana ( art.38), e manda que seja riscado qualqur irmo que abjurar a referida religio ( art.44). Mas no s sob o aspto de uma incoerncia, apenas esplicvel pela relaxao geral dos costumes, que o ingrsso na referida irmandade da Crus dos Militares ezige do pblico a mais grave ateno. Apreciando tal sociedade como simples instituio destinada a prolongar alem da mrte a proteo e o amparo que devemos nssa famlia, la patenteia, como todas as congneres, a sua perniciza influncia pblica e privada. Porque a sua ezistncia imprta em segregar o destino dos que nos so caros da srte geral dos nssos similhantes, que alis constituem o nico apoio de tais agrupamentos. (MENDES, 1937, p. 32).

A "Imperial irmandade da Cruz dos Militares", apesar das regras escritas com o intuito de fortalecer o culto catlico, aos poucos transformou-se em uma sociedade de auxlio mtuo, garantindo ajuda as famlias pobres de seus associados. Quanto Benjamim Constant, mesmo com a sua aproximao da doutrina de A. Comte,
[...] Ns o encontraremos filiado Imperial Irmandade da Cruz dos Militares, depois de fazer solene profisso de f pozitivista e depois de ter fundado a repblica. E ns o havemos de ver at o fim de sua vida apegado s suas idias sobre sociedades de ausslios mtos e montepios, prevalecendo-se de vrias ezistentes e instituindo outras ... Foi scio do Montepio geral e como Ministro da Instituio P'blica criou o montepio obrigatrio para os funcionrios dessa reepartio. (MENDES,1937, p.35).

29

A respeito de sua carreira no magistrio, Constant, em carta dirigida ao Ex-Conselheiro Joo Alfredo, comenta que:
Aussiliado pela confiana que em mim depozitvo meus dignos e venerandos lentes e amigos, os Drs. Andr Negreiros de Sayo Lobato e Antonio Joz de Arajo, foi-me possvel conseguir o duplo intuito que tinha em vista: - ser til a minha famlia, compsta de minha me viva e quatro irmos menres e continuar os meus estudos. [...] Por meus esfros e pela f com que me empenhava em aussiliar os meus esplicandos e dicpulos em seus estudos consegui no fim de alguns anos uma reputao por demais lizonjeira como professor de matemticas elementares e superiores. Fui por muitos anos esplicador dstas matrias nas esclas Central, Militar e de Marinha, e ensinei tambm em alguns colgios.

Em agosto de 1862, obtivera a cadeira de lente do Instituto dos Meninos Cegos. Tornou-se, ento, noivo da filha do Dr. Cludio Lus da Costa, diretor da referida instituio de ensino. Benjamin Constant dedicou seus maiores esforos a causa dos cegos, chegando a assumir a direo do Instituto de 1869 a 1883; em homenagem a sua dedicao que a instituio passou a se chamar Instituto Benjamin Constant, por decreto do Presidente Deodoro da Fonseca, de 24 de janeiro de 1891, dois dias aps a morte de Constant.

Histria da Educao Participou ainda, da guerra contra a Repblica do Paraguai para onde seguiu no ano de 1866, no posto de capito. Nessa poca, as idias de Augusto Comte j faziam parte de suas reflexes, como verificamos no trecho de uma carta enviada a sua esposa, datada de Tuyuty, 5 de junho de 1867, onde diz:
Lembra-te que sou o teu maior e verdadeiro amigo, que te amo mais que a tudo e que a todos neste mundo, que s a minha unica felicidade, a minha religio, a minha unica ventura. Tu s para mim mais, muito mais, do que Clotilde de Vaux era para o sbio e honrado Augusto Comte. Sigo, como sabes, todas as suas doutrinas, seus princpios, suas crenas; a Religio da Humanidade a minha religio, sigo-a de corao com a differena porm de que para mim a famlia est acima de tudo. uma religio nova, porm a mais racional, a mais philosophica, e a unica que dimana naturalmente das leis que regem a natureza humana. No podia ser a primeira porque ella depende do conhecimento de todas as leis da natureza, uma consequencia natural desse conhecimento e, portanto, no podia apparecer na infncia da razo humana, e mesmo quando as diversas sciecias estavam em embryo: no teria ainda apparecido se ao genio admiravel de Augusto Comte no fosse dado pela vastido de sua intelligencia transpor os seculos que ho de vir, surpreendendo por sua sabia previdencia as sciencias em seu termo e dando-nos, na sua Religio Positiva a religio definitiva da Humanidade...

Em pleno cenrio da guerra do Paraguay, Benjamin Constant apresenta na carta endereada a esposa, sua profisso de f em Augusto Comte "positivista, destacando vrios elementos que fazem parte dos princpios da moral positivista. Segundo Teixeira Mendes (1937), o capito Pinto Peixoto, lente da Escola Militar, asseverou ter ouvido o prprio Benjamin Constant dizer que, fora levado a ler o 1 volume do Sistema de Filosofia Positiva por indicao de um lente da antiga Escolar Militar. Mas, uma outra verso circulava entre os membros da Escola Militar a partir de informaes colhidas pelo Capito Bevilqua de que, Benjamin encontrara casualmente em um livreiro esse mesmo 1 volume.
Comprara-o, lera-o, entuziasmara-se pela espozio do Reformador, e mandara imediatamente buscar as outras bras do filzofo para si e dois amigos. Deu-se isto, em 1857. Seja como for, o crto que desde ento o seu ensino resentiu-se da incomparvel influncia do nsso Mstre e em to alto grau que em brve Benjamin Constant, tornou-se entre ns o maior admirador conhecido do Fundador da Religio da Humanidade.

30

Em 1867, Benjamin Constant apresentava, ao Instituto Politcnico do Rio de Janeiro, um trabalho sobre a teoria das quantidades negativas, em que era grande a influncia da concepo matemtica de Comte, embora, como ressalta Teixeira Mendes, o filsofo francs no seja uma s vez citado. Entretanto, menos de trs anos mais tarde, redigindo o seu segundo relatrio como diretor do Instituto de Meninos Cegos, Benjamin Constant iria chamar as atenes gerais, particularmente a do parlamento, para o positivismo. Efetivamente, ao examinar as necessidades da Instituio que dirigia, tratando da instruo intelectual, Benjamin defenderia uma concepo positivista do saber e da educao, chegando mesmo a insinuar a superioridade da Religio da Humanidade. Em seu relatrio, Benjamin Constant assinalava que: o meio mais poderoso de que um governo pode lanar mo para o engrandecimento moral e material de seu pas sem dvida alguma a instruo. Para Constant a instruo deveria ser baseada num bom sistema de educao cientfica, acessvel a todos os espritos sos e mais proveitoso ao indivduo, famlia, sociedade e humanidade em geral. Acrescentando: que este plano, que se pode circunscrever atualmente em pouco mais dos limites de nossa instruo primria e como uma extenso dela, ou seja, para o povo

Histria da Educao uma espcie de religio, contendo como dogmas de f cientfica o maior nmero possvel de princpios tericos reduzidos a preceitos de imediatas aplicaes gerais vida prtica, e por assim dizer usuais e domsticas. 5 O pensamento de Comte vai encontrar em Benjamin Constant o seu principal divulgador no mbito da educao; contando com um momento histrico favorvel para a fermentao de novas idias, pois, a recuperao econmica por meio do caf, dentro do contexto da Revoluo Industrial, favorecia o esprito cientfico e a expanso do modelo capitalista. Alm disso, as ltimas dcadas do Imprio foram marcadas por vrias questes polmicas como a eleitoral, a religiosa, a militar, a escravista e por movimentos sociais a favor da federao e da Repblica que, produziram em conjunto, um repensar das tradies morais, dos valores e das formas de viver e organizar a sociedade brasileira. As idias de liberdade e igualdade da Revoluo Francesa, vo estar presentes, nas discusses e nos movimentos polticos, gerando uma nova maneira de encarar a vida em sociedade. A nova maneira de pensar, a Luz da cincia, inspirada na doutrina positivista, vai marcar os meios intelectuais da poca. Alguns eventos de cunho pedaggico vo marcar o final do imprio. Foram realizadas as Conferncias Pedaggicas de 1873, organizadas no governo do Conselheiro Joo Alfredo; a Exposio Pedaggica de 1883 que reuniu os trabalhos que seriam apresentados no Congresso da Instruo desse mesmo ano, que contudo no se realizou; alm dos Pareceres de Rui Barbosa de 1882 sobre o Ensino Primrio, que como o congresso referido, tambm no tiveram efetivao plena, muito embora, suas idias repercutissem em toda sociedade, influenciando assim a Reforma Constant. Muitos dos temas discutidos nesses trabalhos eram coincidentes, demonstrando certa preocupao da sociedade civil com a instruo primria: dentre outras, havia reflexes sobre escolas mistas, obrigatoriedade do ensino, gratuidade, ensino religioso, liberdade de ensino, programas, currculos, ensino seriado, mtodos de ensino, organizao da escola, distribuio do tempo e das matrias. O governo de Deodoro da Fonseca, numa tentativa de centralizar no estado, mas no monopolizar a administrao do ensino elementar, tentou pr em prtica a idia de uma Secretaria de Negcios da Instruo Pblica, Correios e Telgrafos, criada em 19 de abril de 1890 e assumida por Benjamin Constant (Governo Provisrio, Decreto n 346, 19-04-1890, p.640-42) at a sua morte, em janeiro de 1891. A reforma da Instruo Primria instituda por Constant surgiu num momento poltico em que se discutia a administrao do ensino elementar. Alis, essas discusses j vinham acontecendo no Imprio e foram objeto de anlise de muitos polticos, inclusive, de Rui Barbosa, que dizia:
[...] para formao completa do nosso juzo, buscamos estudar a situao real das coisas no municpio neutro. O relator de nossa comisso teve o desgosto de encontrar, nas melhores escolas oficiais da localidade, este desgraado achaque, por via de regra, os mestres so os menos culpados nesta imbecilizao oficial da mocidade. Deste enorme pecado contra a ptria e contra a humanidade, a responsabilidade cabe quase toda pssima direo do ensino popular, aos mtodos e aos livros adotados.

31

Um conjunto de tendncias e interesses marcavam os primeiros anos do governo federal, condicionadas necessariamente, s condies scio-culturais, a organizao do novo regime realizouse em funo das idias dominantes entre aqueles que compunham o Governo Provisrio.

Histria da Educao Para Pedro Calmon (1963), o governo recm surgido visa:
Conciliar os grupos na representao de suas tendncias. Nele figuravam a juventude das armas, seu apstolo da escola de guerra, Benjamin Constant, a armada, com Vandenkolk, a campanha republicana, desde a primeira hora, Quintino e Aristides Lobo, a ala paulista, com Campos Sales, os riograndenses com o positivismo militantes, Demtrio Ribeiro.

A criao da Pasta da Instruo, Correios e Telgrafos, bem como a reforma do ensino faziam parte dos arranjos dos interesses polticos, e o titular Benjamin Constant, fazia parte desse jogo. Dunsche de Abranches (1907) comentou que:
A criao da Pasta da Instruo, Correios e Telgrafos no correspondera, a uma necessidade imperiosa de carter administrativo, como se procurou justificar ento esse ato; mas fora um meio ardiloso e delicado de afastar Benjamin Constant da pasta do ministrio da guerra.

Constant e Deodoro no se entendiam quando as questes ligadas desordem no quartel e a lei de censura imprensa, mas, tudo estava sendo feito no sentido de consolidar a repblica num clima de paz entre os militares e civis. na vigncia da Constituio de 23 de outubro de 1890, (Decreto n. 914A, p.3010/3032), submetida pelo Governo Provisrio ao Congresso Constituinte, que promulgada a reforma da Instruo Pblica Primria e Secundria do Distrito Federal assinada por Benjamin Constant (Governo Provisrio, Decreto n. 981, 8-11-1890, p.3474/3513). Apresentamos um trecho do decreto de Benjamin Constant, que estabelece os princpios gerais da Instruo primria e secundria: DECRETOS DO GOVERNO PROVISRIO DECRETO N. 981- DE 8 DE NOVEMBRO DE 1890 Approva do Regulamento da Instruco Primaria do districto Federal. O Generalissimo Manoel Deodoro da Fonseca, Chefe do governo Provisorio da Republica dos Estados Unidos do Brazil, constitudo pelo Exercito e Armada , em nome da Nao, resolve approvar para a Instruco Primaria e Secundaria do distrito Federal o regulamento que a este acompanha assignado pelo General de brigada Benjamin Constant Botelho de Magalhes, Ministro e Secretario de Estado dos Negocios da Instruco Pblica, correios e Telegraphos, que assim o faa executar. Palacio do Governo Provisorio, 8 de novembro de 1890, 2 da Republica. MANOEL DEODORO DA FONSECA Benjamin Constant Botelho de Magalhes Regulamento da Instruco Primaria e Secundaria do Districto Federal, a que se refere o decreto desta data. TITULO I Principios geraes da instruco primaria e secundaria

32

Histria da Educao Art. 1. " completamente livre aos particulares, no districto Federal, o ensino primario e secundario, sob as condes de moralidade, hygiene e estatistica definidas nesta lei. 1. Para exercer o magisterio particular bastar que o individuo prove que no sofreu condemnao judicial por crime infamante, e que no foi punido por demisso, de conformidade com o disposto no art. 63 do presente decreto. Para dirigir estabelecimento particular de educao ser exigida esta mesma prova e mais o certificado das boas condies hygienicas do edificio, passado pelo delegado de hygiene do districto. 2. Depois de iniciados os trabalhos do ensino, os directores de estabelecimento particulares sero obrigados a franqueal-os visita das autoridades incumbidas da inspeco escolar e da inspeco hygienica, e a remetter Inspectoria Geral mappas semestraes declarando o numero e alumnos matriculados, sua frequencia, quaes os programmas e livros adoptados, e os nomes dos professores. 3. Na parte relativa ao ensino, a inspeco dos estabelecimentos particulares limitarse-h a verificar que elle no seja contrario moral e saude dos alumnos. 4. inteiramente livre e fica isento de inspeco official o ensino que, sob a vigilancia dos paes ou dos que fizerem suas vezes, for dado s crianas no seio de suas familias. Apesar de se restringir capital da Repblica, provvel que a reforma pela sua importncia naquele momento histrico e conjuntural fosse considerada modelo para o pas e referncia constante para as outras reformas que, por fora da descentralizao administrativa e poltica do novo regime, viessem ocorrer nos estados e municpios. Parece comprovar essa conscincia de situao modelar o art. 38, nico desse regulamento da Instruo Primria e Secundria que, ao tratar do exame de madureza, prope a equiparao dos exames de outros estabelecimentos, de ensino secundrio, aos do ginsio nacional, desde que organizados segundo o plano desta escola. Esta equiparao inclua no s a expedio de diplomas oficiais pelo sistema estadual ou pelo sistema particular, mas, tambm, o direito de matrcula nos cursos Superiores. A criao do Pedagogium uma outra manifestao da situao de referncia que envolvia a reforma da instruo pblica.10 Para alguns monarquistas, o Pedagogium era um aproveitamento da idia do ex-Museu Escolar Nacional, fundado em 1883; com a finalidade de oferecer ao pblico e ao professores em particular, os meios de instruo profissional de que possam carecer, a exposio dos melhores mtodos e do material de ensino mais aperfeioado (Decreto n 981, 8-11-1890, p.3480). O Pedagogium deveria constituir-se no centro propulsor das reformas e melhoramentos da instruo nacional, por meio de intercmbio com autoridades e instituies congneres dos demais estados do pas e dos pases estrangeiros. Da a publicao da Revista Pedaggica servir veiculao dessas informaes, assim como dos cursos, conferncias e exposies havidos e de reconhecida utilidade para o aperfeioamento do professorado nacional. Apesar das tentativas de Constant, o ensino continuava em estado precrio e seguindo de acordo com o movimento poltico, com um governo provisrio mergulhado em uma crise de confiana, o que gerava muito desconforto para os ministros e inviabilizava a materializao das reformas. Calmon (1956) confirma a situao de crise do governo:

33

Histria da Educao
A crise de confiana atingiria seriamente o governo provisrio, em janeiro de 1891. Os ministros demitiram-se coletivamente a 20 de janeiro, e o Marechal Deodoro chamou para recompor o ministrio o Baro de Lucena, representante do antigo regime.

Apesar da curta durao da reforma de Benjamin Constant, o Regulamento da Instruo Primria e Secundria de 1890, demarca o rompimento com os elementos determinantes da Igreja Catlica, estabelecendo em seu lugar uma nova disciplina a Instruo Moral e Cvica:
[...] que no constitua bem uma disciplina parte, mas devia ser objeto de ateno e reflexo de todos os professores, sempre que houvesse o momento adequado para mostrar, atravs de exemplos vivos, a grandeza das leis morais e do civismo. Alis, com o governo militar a Repblica inicia um perodo assinalado por um entusiasmo nacionalista marcante que tinha na educao uma fora importante para desenvolver o pas ao nvel do sculo.

A educao ganha destaque como fator de salvao nacional. Uma educao voltada para o cientificismo, as virtudes cvicas e patriticas. Representando, mediante a reforma Constant, a passagem da educao monrquica, voltada para os sditos do imprio, para uma educao republicana, marcada pelo surgimento do cidado da res pblica, com influncias dos ideais da Revoluo Francesa e da moral positivista. Por ser militar, sem dvida que Benjamin Constant no est sozinho no poder; este representa um grupo que, estimulados pela doutrina positivista, defendia a conciliao entre o carter cientfico e articulaes dentro do jogo poltico, onde a educao passa a ser um elemento estratgico; so os militares, intervindo tambm na organizao do ensino brasileiro e na formao da mentalidade nacionalista, baseada nas regras da caserna, com seus heris e seus smbolos para manuteno da segurana da nao, que tem nessa ordem a certeza do progresso da sociedade. Jos Murilo de Carvalho afirma que o positivismo estimulou as trs ideologias de interveno que orientaram as aes militares no incio da histria da Repblica. A primeira, a do soldadocidado, corresponderia afirmao do direito individual e institucional participao poltica. A Segunda, a do soldado-profissional, seria um contraponto institucional primeira, propugnando a no-participao (particularmente dos baixos escales, porque os escales superiores tm sempre a sua peculiar maneira de faz-lo). Finalmente, a interveno moderadora corresponderia a uma poltica da instituio. Ou, como formulou posteriormente o general Goes Monteiro, no se trataria de fazer, a poltica no Exrcito, mas a poltica do Exrcito.15 Benjamin Constant representa esse escalo intelectualizado dos militares no poder poltico do estado brasileiro, o que vai ser uma tnica em nossa sociedade. E sendo um positivista assumido vai mesclar em sua reforma educacional elementos do esquema moral comteano com os interesses das foras armadas. A reforma Constant a evidncia principal da presena de elementos da doutrina e da moral positivista na educao brasileira, por meio da estruturao administrativa e curricular da escola primria. Como Comte, Benjamin esperava, por meio da educao, regenerar a sociedade, assegurando a evoluo intelectual dos indivduos e o progresso da sociedade. No Brasil, em relao escola primria o ensino devia voltar-se para as lies de coisas, quer dizer, sempre que possvel as aulas estimulariam o acesso ao conhecimento prtico dos fenmenos fsicos e naturais, dos clculos aritmticos, da lngua ptria, da agronomia.

34

Histria da Educao Alm destas, a escola primria do 1 grau abrangia, ainda, a leitura e escrita, o contar e calcular, o sistema mtrico, elementos de msica, ginstica e exerccios militares, trabalhos manuais para meninos e de agulha para meninas, alm da instruo moral e cvica (Governo Provisrio, Decreto n 981, 08-11-1889, p.3475). Para as escolas primrias do 2 grau, que recebiam alunos de 13 a 15 anos, o mesmo regulamento indicava: caligrafia; portugus; elementos de lngua francesa; aritmtica; lgebra elementar; geometria e trigonometria; geografia e histria, especialmente do Brasil; elementos de cincias fsicas e histria natural aplicveis s indstrias, agricultura e higiene; noes, de direito ptrio e economia poltica; desenho de ornato, de paisagem, figurado e topogrfico; msica; ginstica; e exerccios militares; trabalhos manuais para meninos e de agulha para meninas. As "lies de coisas", na Reforma Benjamin Constant, so tambm, o resultado da influncia da Pedagogia de Henri Pestalozzi (1746-1827), que predominava na Europa e nos Estados Unidos, e foi introduzida em nossa cultura por Rui Barbosa, que fez a traduo da obra do educador americano Norman Allison Calkins, intitulada Primary Object Lessons, na qual consagrava as idias pestalozzianas, sobre "o ensino intuitivo". A obra do autor americano, recebeu o ttulo em Portugus de Primeiras Lies de Coisas, em 1866; o prprio Rui Barbosa, no prembulo com que apresentou o livro, explica o significado do "ensino intuitivo", como o fundamento das "lies de coisas":
[...] O Ensino pelo aspecto, pela realidade, pela intuio, pelo exerccio reflexivo dos sentidos, pelo cultivo complexo das faculdades de observao destinado a suceder triunfantemente aos processos verbalistas, ao absurdo formalismo da escola antiga. (BARBOSA,V.XIII, 1886, TOMO I, 1950).

35

A nfase no sentido prtico do ensino devia receber especial ateno na escola primria de 1 grau que admitia alunos de 7 a 13 anos. No se tratava, contudo, de reduzir os ensinamentos s pesquisas de utilidade imediata, mas de facilitar por meio da observao dos fatos, a apreenso do mundo exterior, tomado este ento como inteiramente destinado a seu uso como se apresentasse, em todos seus fenmenos, relaes ntimas e contnuas com sua existncia.16 A reforma do Ensino de 1890, no contempla todos os princpios do positivismo de forma ortodoxa, at porque, Benjamin tinha uma personalidade ecltica, buscando na maioria das vezes a conciliao com os demais personagens que faziam parte do processo de implantao da Repblica. Inclusive, os positivistas ortodoxos, desde de 1886, bem antes da Reforma de Constant, centravam fora, na crtica ao ensino obrigatrio, como podemos conferir em um texto datado de: Rio, 26 de Carlos Magno de 93 (13 de julho de 1886) ... J por vezes temos discutido sta questo de ensino obrigatrio e mostrado a incompetncia do poder civil para decret-lo, pois que similhante medida ataca a autoridade patrna e destri, ao mesmo tempo, a liberdade espiritual. Em matria de ensino no se dve aceitar nenhuma impozio, sino a que resulta da livre adezo de cada um s doutrinas em circulao, e o Estado no pde impor mstres nem doutrinas, como no pde impor padres nem religio. A obrigatoriedade do ensino uma das muitas panacias inventadas hoje para sanar males que no comprto remdio legal e que s pdem ser debelados pela modificao gradual e lenta das opinies e dos costumes. Quando se pretende submeter sano penal matria que s comporta uma

Histria da Educao soluo espiritual, planta-se o absolutismo e lana-se o grmen das reaes violentas. (...) Temos f em que nsta rezistncia seremos acompanhados, no s pelos nossos correligionrios pozitivistas, mas tambm por todos os cidados que tivrem dignidade cvica e soubrem compreender que sem liberdade espiritual complta no h outra alternativa sino para os mais ferrenho e degradante despotismo, qualquer que seja o rtulo, monrquico ou republicano, de similhante governo. Lavramos o nsso protsto desde j, como cidados, como chefes de famlia e como pozitivistas, e, si for necessrio, voltaremos a discutir o assunto. Ver-se- ento mais uma vs que a reforma do ensino pblico supe nada menos do que a renovao filozfica e religiza da sociedade modrna, e que no , portanto, copiando servilmente regulamentos de pazes estrangeiros e amalgamando-os com vistas colhidas aqui e ali na leitura de meia dzia de publicistas alamda, mas que so radicalmente incompetentes, que tal problema pde ser rezolvido. Miguel Lemos (Rua de Santa Izabel n 6) N. em Niteri a 25 de Novembro de 1854. R. Teixeira Mendes (Rua de Santa Izabel n 10) N. em Caxias a 5 de Janeiro de 1855.17 Mesmo apoiando algumas posies contrrias aos ortodoxos com relao ao ensino, Benjamin Constant vai ser cultuado por esse grupo positivista, chegando a ser considerado por Teixeira Mendes, como o verdadeiro Fundador da Repblica Brasileira e um dos maiores divulgadores dos valores morais apresentados pela doutrina de Comte. Benjamin Constant, no segue a lei dos trs estados e a classificao enciclopdica das cincias, uma vez que, vai priorizar o ensino das cincias e das matemticas como base da Educao Infantil, em vez da cultura esttica e lingstica, como recomenda Comte. Por ser matemtico vai garantir como disciplina curricular a lio das coisas, onde o ensino das crianas vai partir da observao e do contato direto com seres, objetos e fatos. Uma das divergncias entre Constant e Comte com relao a educao estava no conceito de cultura enciclopdica; o saber enciclopdico e o saber total em extenso, o saber de tudo que existe no universo. Para o comtismo, no entanto, esse saber era encadeado por sua prpria natureza e unificado na escola enciclopdica, de acordo com a classificao das cincias (da mais simples, a matemtica para a mais complexa, a sociologia). Desse modo, no era preciso conhecer tudo de cada uma delas, mas apenas o indispensvel para a cultura intelectual e para o seu conhecimento. Nesse sentido no se tratava de fazer do homem um sbio especializado, mas de fornecer-lhe as luzes capazes de gui-lo em todas as circunstncias da vida (na profisso, nos deveres domsticos, cvicos ou sociais). Em Benjamin Constant, ao contrrio de Comte, o ensino enciclopdico tinha a pretenso de profundidade. Sendo que o currculo da escola primria do 1 grau (7 aos 12 anos) era composto por onze disciplinas: portugus, matemticas (aritmtica, geometria e lgebra), geografia, histria e cincias (histria natural, depois elementos da fsica e qumica), instruo moral e cvica, msica,

36

Histria da Educao desenho, ginstica, noes de agronomia e trabalhos manuais algumas subdivididas conforme avanavam as sries (ou classes) e contempladas com uma programao que pretendia abarcar tudo de todas as cincias, em vez do fundamental delas. Da, ser comum, apresentar o termo enciclopdico no sentido de superficial, dentro da cultura brasileira. O positivismo filtrado nas medidas expostas no regulamento de Benjamin Constant; mas sem dvida que, as idias que norteiam a moral positivista penetram na organizao da escola primria brasileira, por meio dessa reforma do ensino de 1890, determinando ao final do sculo XIX as bases da estrutura e funcionamento da escola moderna brasileira. Alm disso, fornece os elementos centrais para o enraizamento de uma cultura escolar baseada nas lies das coisas, no tratamento superficial dos contedos das disciplinas do currculo, gerando para a escola primria (Ensino Fundamental) at os dias de hoje, uma tradio da objetividade, de valores construdos na prtica pela prtica, sem chance para as interpretaes crticas, que no temos dvidas deveriam comear j no Ensino Bsico. Ribeiro (1991) faz uma anlise do efeito das Reformas Educacionais na primeira fase republicana apontando os traos deixados na cultura escolar e as influncias de filosofias europias que passam pelo classicismo humanista at o realismo cientificista de cunho positivista. A caracterizao do reforamento do trao de dependncia na base da estrutura social durante os anos de 1894 a 1918, que acabou de ser feita, necessria porque se refletir na organizao escolar, reafirmando o trao de dependncia cultural. A srie de reformas pelas quais passa a organizao escolar revela uma oscilao entre a influncia humanista clssica e a realista ou cientfica. O cdigo Epitcio Pessoa (1901) acentua a parte literria ao incluir a lgica e retirar a biologia, a sociologia e a moral; a Reforma Rivadvia (1911) retoma a orientao positivista tentando infundir um critrio prtico ao estudo das disciplinas, ampliando a aplicao do princpio de liberdade espiritual ao pregar a liberdade de ensino (desoficializao) e de freqncia, abolindo o diploma em favor de um certificado de assistncia e aproveitamento, e transferindo os exames de admisso ao ensino superior para as faculdades, com o objetivo de que o secundrio se tornasse formador do cidado e no do candidato ao nvel seguinte. Os resultados foram desastrosos. (RIBEIRO, 1991, p. 73). 3.5.2 Educao na Dcada de Vargas Em 1930, criado o Ministrio da Educao e Sade, tendo a frente Francisco Campos, personagem responsvel pela movimentao de idias de reformas da educao na dcada anterior. Em 1931, lanada Reforma Francisco Campos, voltada para a organizao do Ensino Superior. Do ponto de vista poltico, Getlio Vargas ocupa cronologicamente o perodo denominado Estado Novo, que vai de 1937 a 1945, retornando ao poder, por meio do voto, a partir de 1951. Neste perodo,

37

Histria da Educao Getlio Vargas passa a exercer um papel central no mbito da poltica brasileira. E sob sua liderana que se aplica a poltica do nacional-desenvolvimentismo, no contexto da qual se d a maior parte dessa primeira fase de industrializao que vai de 1930 a 1961. (RIBEIRO, 1994, p. 154) Para Romanelli (2001), a implantao definitiva do capitalismo industrial no Brasil gerou modificaes no horizonte cultural da poca. A demanda social da educao cresce e se consubstancia numa presso cada vez mais forte pela expanso do ensino. Observou-se, no entanto que, assim como a expanso capitalista no se fez da mesma forma em todo o territrio nacional, a expanso da demanda escolar s se desenvolveu nas zonas em que se intensificaram as relaes de produo capitalista, o que trouxe como conseqncia uma das contradies mais srias do sistema educacional brasileiro. Para a autora, esta contradio pode ser sintetizada em dois pontos bsicos: a) o fato de vivermos, em matria de educao, como nos demais aspectos da vida social, duas ou mais pocas histricas simultaneamente, e de sermos com isso obrigados a resolver problemas que outros povos j resolveram h um sculo ou mais, enquanto enfrentamos situaes mais complexas, cuja a superao est a exigir uma tradio cultural e educacional, que ainda no temos. b). e com isso, o fato de expor-nos ao risco de enfrentar e at mesmo, a nosso ver, de passar a viver o dualismo educacional que se traduz pela presena do analfabetismo e ausncia de educao primria gratuita e universal, ao lado de uma profunda e sofisticada preocupao pedagogizante. (ROMANELLI, 2001, p. 60). 4. OS PIONEIROS DA EDUCAO O Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, republicado em 1932, compe-se de trs partes: a primeira, em 22 pginas de autoria de Fernando de Azevedo, focaliza o atual problema educacional brasileiro, falando de suas deficincias e propondo a reconstruo da educao; a segunda, o corpo propriamente dito do escrito, composto de 46 pginas, da autoria de 26 eminentes educadores, entre os quais: Fernando de Azevedo, Afrnio Peixoto, Sampaio Dria, Ansio Spnola Teixeira, Loureno Filho, Roquette Pinto, Frota Pessoa, Jlio de Mesquita Filho, Raul Briquet, Mrio Casassanta, Delgado de Carvalho, Ferreira de Almeida Junior, Noemy da Silveira, Hermes Lima, Ceclia Meirelles, Pascoal Lemme, expunha no s a pedagogia da Escola Nova, mas tambm a filosofia da educao social-radical, que ir tomar conta inicialmente do eixo So Paulo Rio, e depois de todo o pas. E a terceira??? Na Histria da Educao Brasileira, jamais um escrito teve repercusso semelhante ao Manifesto dos Pioneiros; seus lderes desejavam mudar a educao de forma revolucionria,

38

Histria da Educao declarando-se contra a educao Clssica, considerada arcaica e superada, apresentam a alternativa da Educao Nova, pautada no esprito dinmico, fazendo um apelo dos jardins de infncia at a universidade, no receptividade, mas a atividade criadora do aluno. A Reforma de Gustavo Capanema, Decreto-Lei n. 4244, de 9 de abril de 1942, que constitui o que se chama a Lei Orgnica do Ensino Secundrio, ocupa-se principalmente do Ensino Mdio e no tanto do Ensino Primrio, a Reforma atribui ao Ensino Secundrio a sua finalidade fundamental, que a formao da personalidade do adolescente. Um evento histrico importante para a educao a implantao da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, n. 4024, de 20 de dezembro de 1961, formada por princpios gerais, com o objetivo de servir de guia para toda a educao Nacional, por isso mesmo, da alada e jurisdio do governo central, do Presidente da Repblica e seu Ministro. 4.1. Militarismo e Educao no Brasil: os efeitos do Golpe de 64 O Militarismo e seus feitos na sociedade brasileira podem ser mesurados a partir da afirmao de Lencio Basbaum (s.d., 142): [...] Ao final do ano de 1964 havia 50 mil presos polticos em todo o pas. Os militares passam a governar o pas por meio de atos institucionais. Ribeiro (1994, p. 157) ilustra esta forma de governo no trecho abaixo: O Ato Institucional n 1 (AI-1), de 10-04-64, dava direito ao governo de cassar mandatos e suspender direitos polticos sem necessidade de justificao, julgamento ou direito de defesa. Como efeito do medo que se instala comeam tambm as delaes em grande escala. Os agentes do Servio Nacional de Informao (SNI), sob a chefia do general Golbery do Couto e Silva, passam a infiltrar-se em toda parte. Inquritos poltico-militares (IPM) so instalados. O uso a tortura como instrumento de obteno de confisses generalizou-se e aprimorou-se. A despeito da condio de profunda violao dos direitos humanos, a sociedade civil engendrou vrias formas de resistncia. Os movimentos sociais ligados a rea da Educao que mais se destacaram foram os Centros Populares de Cultura (CPC), ligados a Unio Nacional dos Estudantes (UNE) e os Movimentos de Cultura Popular (MCP), cuja origem est ligada a Prefeitura de recife e no Rio Grande do Norte, com a campanha De p no cho tambm se aprende a ler. Alm do movimento de educao de base (MEB), que aparece em 1961, ligado a Confederao dos Bispos do Brasil (CNBB) e ao Governo Federal. Nesse contexto, podemos destacar o trabalho desenvolvido pelo educador pernambucano Paulo Freire, que antes mesmo da ocorrncia do golpe j militava na causa da erradicao do analfabetismo e por conta desse trabalho ficou exilado de novembro de 1964 a junho de 1980. A obra Pedagogia do Oprimido a sntese da proposta freiriana para a educao de adultos, publicada no Brasil, apenas em 1975. No trecho a seguir, o prprio Paulo Freire relata as dificuldades vivenciadas no perodo da ditadura militar, entre outras questes, tomando como base o percurso para a publicao da referida obra:

39

Histria da Educao Agora, tantos anos depois e cada vez mais convencido do quanto devemos lutar para que nunca mais, em nome da liberdade, da democracia, da tica, do respeito a coisa pblica, vivamos de novo a negao da liberdade, o ultraje a democracia, a enganao e a desconsiderao da coisa pblica, como nos imps o golpe de estado de 1 de abril de 1964, que a si mesmo pitorescamente chamou de revoluo (...). H mais um aspecto ligado a Pedagogia do oprimido e ao clima perverso antidemocrtico do regime militar que se abateu sobre ns que forma singularmente raivosa, mais ainda odienta, que gostaria de salientar. Mesmo sabendo que o livro no podia ser editado aqui [Brasil], ter sua primeira edio em Portugus, lngua em que foi originalmente escrito, seria interessante que o texto datilografado chegasse s mos de Fernando Gasparian, diretor da [editora] Paz e Terra, que o publicaria. A questo que se colocava era como remetlo com segurana no s para os originais, mas tambm, e sobretudo, para o portador. Aquela altura, comeo dos anos 70, j morvamos em Genebra. (...) Dias depois, Gasparian, discretamente, acusava o recebimento do material pedindo que esperasse por tempos mais favorveis para a sua publicao. Remeti o texto nos fins de 1970, quando o livro j tinha sua primeira edio em ingls, ou nos comeos de 1971. Sua publicao aqui, sua primeira impresso s foi possvel em 1975 (FREIRE, 1997, p. 62-63) Atividade 4 Anlise. 1 Analise a relao entre o positivismo e Reforma de B. Constant. 2 Faa um levantamento em bases convencionais e em bases virtuais de pesquisa sobre a Educao Nova na dcada de 30 do Sculo XX. 3 Construa um texto histrico sobre a trajetria do Educador P. Freire.

40

Histria da Educao REFERNCIAS ABRANCHES, D. Atos e atas do governo provisrio. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1907. AQUINO, R. S. L. et al. Histria das sociedades: das sociedades modernas s atuais. 42. ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, 2003. ARANHA, M. L. A.; MARTINS, M.H. P. Filosofando: introduo filosofia. 3. ed. So Paulo: Moderna, 2003. ARIS (1986). Uma nova educao do olhar. In: DUBY, G. (Org.). Histria e nova histria. Lisboa: Teorema, 1986. BARBOSA, Rui. Lies de coisas. V.XII, 1886, TOMO I, Rio de Janeiro: Ministrio da Educao e Sade, 1950. BARROS, R.S.M.de. A ilustrao brasileira e a idia de universidade. So Paulo: Convvio/EDUSP, 1986. BASBAUM, L. Histria sincera da repblica: das origens at 1889. 3. ed. So Paulo: Fulgor, 1967. BASSALO, Luclia. Educao sexual e escola: resgatando evidncias histricas dessa relao. Trilhas. Belm, n. 1, p. 36 - 42, ago. 2000. BOBBIO, N. Os intelectuais e o poder. So Paulo: Editora da UNESP, 1997. BORGES, V. P. O que histria. 3. ed. So Paulo: Brasiliense, 1981. BOSI, A. Dialtica da colonizao. So Paulo: Companhia das Letras, 1994. BRAGA, M.; GUERRA, A.; REIS, J. C. Breve histria da cincia moderna: das mquinas do mundo ao universo-mquina. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004. BUZZI, A.R. Introduo ao pensar. 22. ed. Petrpolis: Vozes, 1994. CALMON, P. A histria do Brasil. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1963. ______ . A histria do Brasil: a repblica. So Paulo: Nacional, 1956. CAMBI, Franco. Histria da Pedagogia. So Paulo: Editora UNESP, 1999. CARDOSO, C. F. S. Uma introduo histria. So Paulo: Brasiliense, 1982. CARTOLANO, M. T. P. Benjamin Constant (1890). E hoje? Pro-Posies. Campinas, v. 5, n. 3 [15], nov. de 1994. CARVALHO, J.M. A formao das almas:o imaginrio da Repblica no Brasil. So Paulo: Cia. das Letras, 1990. CARVALHO, J.M. Os bestializados:Rio de Janeiro e a Repblica que no foi. So Paulo: Cia. das Letras, 1987. COLOMBO, C. O monumento a Benjamin Constant. Rio de Janeiro: Templo da Humanidade, 1925. COMTE, A. Philosophie premire: cours de philosophie positive. Paris: Hermann, leons 1 a 45, 1975. ______ . Curso de filosofia positiva. Trad. J. A. Giannotti. So Paulo: Nova Cultural, 1988. (Coleo os Pensadores). ______. Physique sociale: cours de philosophie positive. Paris: Hermann, leons 46 a 60, 1975. COSTA, J.C. Contribuio histria das idias no Brasil. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1967. __________. Augusto Comte e as origens do positivismo. So Paulo: Cia. Editora Nacional, 1959. DUBY, G. et al. Histria e nova histria. Lisboa: Teorema, 1986. FREIRE, P. Pedagogia da esperana: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 4. ed. So Paulo: Paz e Terra, 1997. GAMBOA, S. Epistemologia e investigao da educao. Campinas: Prxis, 1996. GARDINER, P. Teorias da histria. Trad. Vitor Matos e S. GIROUX, H. Teoria crtica e resistncia em educao: para alm das teorias de reproduo. Petrpolis: Vozes, 1986. GUIRALDELLI JR, Paulo. Histria da educao. So Paulo: Cortez, 1992. GUIRALDELLI, P. Histria da educao. So Paulo: Cortez, 1990. LARROYO, F. Histria geral da pedagogia. So Paulo: Mestre Jou, 1989.

41

Histria da Educao LE GOFF, J. A histria nova. So Paulo: Martins Fontes, 1990. LOMBARDI, J. C. (Org.). Pesquisa em educao: histria, filosofia e temas transversais. 2. ed. Campinas: Autores Associados/ HISTEDBR, 2000. LOPES, E. M. T. Perspectivas histricas da educao. 2. ed. So Paulo: tica, 1989. LUZURIAGA, Lorenzo. Histria da educao e da pedagogia. So Paulo: Nacional, 1990. MANACORDA, Mrio. Histria da educao: da antigidade at nossos dias. 6. ed. So Paulo: Cortez, 1997. MANOEL, I. A. Igreja e educao feminina: uma face do conservadorismo. So Paulo: Editora da UNESP, 1996. MENDES, J. M. A. A histria como cincia. 3. ed. Coimbra: Coimbra, 1993. MENDES, R. T. A universidade. Rio de Janeiro: Tipografia do Apostolado Positivista do Brasil, 1903. MENDES, R. T.; LEMOS, M. Contra o ensino obrigatrio. 2. ed. Rio de Janeiro: Templo da Humanidade, 1902. MENDES, R.T. Benjamin Constant: esboo de uma apreciao sinttica da vida e da obra do fundador da Repblica Brasileira. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1937. MOACYR, P. A instruo e o imprio. So Paulo: Cia. Editora Nacional, 1937. NOGUEIRA, N. G. ; LIMA, J. M. (Org.) O ideal republicano de Benjamin Constant. Rio de Janeiro: Tip. do Jornal do Comrcio, 1936. OLIVEIRA, E. R. O exrcito e o positivismo: identidade e autonomia poltica. In: Pro-posies, Revista da Faculdade de Educao/ UNICAMP, 1990. PAIM, A . Histria das idias filosficas no Brasil. 2. ed. So Paulo; 1974. PAIVA, Jos Maria. Colonizao e Catequese: 1549-1600. So Paulo: Autores Associados: Cortez, 1982. PAIVA, Jos Maria. Colonizao e Catequese: 1549-1600. So Paulo: Autores Associados: Cortez, 1982. PAIXO, C. J. A moral positivista e o pensamento educacional no Brasil do sculo XIX. So Lus: Cd - Rom do XV EPENN / UFMA, 2001. _____ O positivismo e a educao no Brasil. FFC/UNESP, 1998. ______ . A moral positivista e o pensamento educacional no Brasil do sculo XIX. Anais do XV Encontro de Pesquisa Educacional das Regies Norte e Nordeste. Universidade Federal do Maranho, So Lus MA, 2001. ______ . Caminhando no territrio da histria. Estudos Humanidades: Revista da Universidade Catlica de Gois, Goinia, vol. 30, n. 3, p. 445-53, mar. 2003. ______ . Caminhando no territrio da histria. Estudos Revista da UCG. Goinia, v. 30, n. 3, p. 445 453, mar. 2003a. RIBEIRO, M. L. Histria da educao brasileira: a organizao escolar. 11. ed. So Paulo: Cortez, 1991. ______ . A sociedade urbano-industrial e o desafio da constituio do ensino popular (1910 a 1990). In.: XAVIER, M. E. (Org.). Histria da educao: a escola no Brasil. So Paulo: FTD, 1994. ROMANELLI, O. O. Histria da educao no Brasil. 26. ed. Petrpolis: Vozes, 2001. SAMPAIO, Maria Regina Maneschy. A universidade (e a escola) tardia no Brasil: o perodo colonial. Revista de Cultura do Par. Belm, v. 13, n.1. SANFELICE, J. L. et al. Histria da educao: perspectivas para o intercambio internacional. Campinas: Autores Associados, 1999. SANFELICE, J. L. et al. Histria da educao: perspectivas para o intercambio internacional. Campinas: Autores Associados, 1999. SCHORSKE, C. Pensando com a histria. So Paulo: Companhia das Letras, 2000. TOBIAS, J. A. Histria da educao brasileira. 2. ed. So Paulo: Juriscredi, s/d.

42

Anda mungkin juga menyukai