Anda di halaman 1dari 53

De A a Z: amaznica.

Jos Barroso Filho(1)

multidisciplinar

sustentabilidade

Dedico este artigo memria do Senador Jefferson Pres. Que seu exemplo de seriedade e dedicao causa pblica possa nos inspirar na busca de solues para o desenvolvimento da Amaznia e do Brasil.
_______________________________________________________________

De incio, convido a compartilharmos a inquietao e indignao com o dilogo abaixo transcrito. Em um municpio pobre da nossa regio amaznica, qua ndo acompanhava, como observador, a operao Timb III exerccio combinado entre a Marinha, Exrcito e a Aeronutica tive a oportunidade de conversar com uma garota de 16 anos de idade. Primeiro perguntei sobre os estudos. Ela respondeu: No ia muito bem, apesar de estar na 2 srie do 2 grau, ela no sabia escrever direito... Perguntei sobre o trabalho: Ela disse que na regio no havia trabalho... no incio da tarde, quase todos os jovens ficavam olhando o horizonte. "um olhar perdido". Perguntei sobre namoro - na tentativa de aliviar o clima. Ela falou que os meninos de 12, 13 anos j se envolviam com drogas ou bebida e no era essa a vida que ela queria... Por fim, perguntei: O que voc espera da vida? Tristonha, respondeu: NADA! Inquietos e indignados, pensemos em solues conjuntas e sistmicas para a realidade que se apresenta muito alm dos autos de um processo judicial.

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO Mais importante do que resolver a lide que se apresenta no processo, o desafio do pacificador jurdico perceber e solucionar a real gnese do conflito. Por vezes, se confundem, por vezes, a lide processual apenas a ponta de um imenso iceberg. Se resolvermos a causa primeira, resolveremos no s aquela lide processual, mas evitaremos outras tantas (decorrentes da real causa do litgio). Imagine a frustrao de um Juiz que sabe que sua sentena no tem condies sistmicas de exeqibilidade... Saber que a sua sentena no resgatar aquele menino das ruas... Saber que aquele eventual infrator dificilmente ser reinserido na sociedade... Saber que as condies scio-poltico-econmicas continuaro a estimular os conflitos... Desde os meus primeiros dias na Faculdade de Direito, eu pude constatar um grande princpio: O Direito, por si s, no dar jeito no mundo!!! Ou seja, precisamos de um envolvimento multidisciplinar para dar um mnimo de encaminhamento prtico, termos uma sentena socialmente justa, politicamente adequada e socialmente exeqvel... Exero a magistratura na regio amaz nica e conhecendo as peculiaridades deste continente, ouso lanar algumas reflexes e sugestes que visam contribuir, de forma sistmica, para o desenvolvimento da Amaznia e do Brasil. A premissa bsica pois o ser humano a origem e fim de todo o ordenamento jurdico. Assim caminhemos: a) Desenvolvimento sustentvel O conceito de Desenvolvimento Sustentvel pressupe um crescimento econmico atento e responsvel, de maneira a extrair dos recursos e tecnologias disponveis benefcios para o presente, sem comprometer as reservas que sero legadas s geraes futuras. DASMANN, analisando as relaes do ser humano com a natureza, afirma que as intervenes no meio ambiente sempre foram necessrias, inclusive para a preservao da espcie humana. Para ele, imaginar o ser humano sem se considerar suas ferramentas e aes interventivas no meio ambiente uma postura um tanto quanto irreal.

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO No entanto, HABERMAS afirma que as necessidades econmicas de uma populao crescente e o incremento da explorao produtiva da natureza defrontam-se com duas importantes limitaes materiais: De um lado, o comprometimento da disponibilidade de recursos finitos, como terras cultivveis, gua, alimentos e matrias-primas no regenerveis (minerais, combustveis, etc); Por outro lado, a capacidade dos sistemas ecolgicos insubstituveis para absorver poluentes como subprodutos radioativos, dixido de carbono ou dejetos calorferos. Segundo DWORKIN, a obrigao de proteger o meio ambiente , sobretudo, uma questo de justia entre as geraes, ou seja, que deixemos um mundo em condies de ser habitado pelas geraes vindouras. Sem desmatar a nossa esperana, sem queimar nossas possibilidades. o nosso trato com o futuro. Sem dvida, uma questo amaznica. b) A Mata Amaznica A imensido da mata engana, pois o solo da floresta quimicamente pobre. Sol e chuva abundantes favorecem a reciclagem dos nutrientes vegetais estes originam a liteira que a camada de detritos orgnicos produzidos pela prpria floresta. Assim, a liteira alimenta a floresta e esta produz mais liteira. Quando uma floresta como esta convertida em monocultura ou em pastagem, h um irreversvel impacto ambiental, pois os mecanismos de reciclagem so rompidos e ocorre uma degradao do solo. Como conseqncia, dentro em breve, a produtividade desta monocultura decai e os agricultores/pecuaristas abandonam a rea e vo derrubar e queimar outras quadras. Neste processo, tem-se abandonado, milhes e milhes de hectares. Esta degradao ocasiona uma escassez de nutrientes-chaves, o que impossibilita a recomposio total da floresta primria. c) As queimadas e os sistemas silvipastoris

Empobrecimento do solo, poluio, destruio de redes de eletricidade e cercas, acidentes rodovirios. Todos os anos estes e outros reflexos das queimadas causam prejuzo para o Brasil. As queimadas e incndios florestais no Brasil alcanam todos os anos dimenses gigantescas. So mais de 300 mil focos de queimadas por ano. Deste total, 85% acontecem em reas da Amaznia Legal. As florestas virgens da Amaznia funcionam como barreiras midas ao longo da paisagem, prevenindo a expanso do fogo iniciado, intencional ou acidentalmente, em pastagens e campos agrcolas.

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO Se estas florestas perderem esta funo protetora, provvel que grandes reas da paisagem amaznica estaro sujeitas a queimadas peridicas. Isto, certamente, trar impactos negativos sobre a biodiversidade e resultar na reduo da biomassa estocada na floresta e na quantidade de gua liberada pela vegetao para a atmosfera (necessria para manter os ciclos da gua e de chuvas). Na primeira queimada, a morte de algumas rvores menores faz com que a copa da floresta fique mais aberta e, portanto, mais luz de sol chega ao cho, secando galhos e folhas (material combustvel para a prxima queima). Em resumo, o maior impacto da primeira queimada na floresta a perda da resistncia a novas queimadas. Boa parte das queimadas na Amaznia Legal produzida por pequenos produtores que se valem do fogo pelo desconhecimento de outras tcnicas para trabalhar a propriedade e pela dificuldade de acesso a crdito para adoo de tecnologias. A prtica da queimada utilizada para limpeza da pastagem, em substituio roa, por causa do baixo custo operacional, bem como, para controlar de pragas e renovao de pastagens. Se de um lado a queimada facilita a vida de parte dos agricultores trazendo benefcios a curto prazo, de outro, ela afeta negativamente a biodiversidade, a dinmica dos ecossistemas, aumenta o processo de eroso do solo, deteriora a qualidade do ar e provoca danos ao patrimnio pblico e privado, prejudicando a sociedade como um todo. A utilizao de queimadas em reas de pastagens cultivadas tem, como objetivo, eliminar restos de massa seca com grande contedo de talos, que no foram consumidos pelos animais durante a estao seca, e, ao mesmo tempo, propiciar nova rebrota, com forragem de melhor qualidade. primeira vista, a pastagem rebrotada surge com mais fora e melhor aparncia do que a inicialmente existente. Entretanto, ao longo dos anos, essa prtica provoca degradao fsico-qumica e biolgica do solo, e traz prejuzos ao meio ambiente. Nas reas nativas, a queima estimula a remineralizao da biomassa e a transferncia de nutrientes minerais para a superfcie do solo, sob a forma de cinzas, constitudas por xidos de clcio, potssio, magnsio e outros elementos minerais. Como conseqncia, ocorre o aumento imediato da produo da forragem, mas ela decresce nos anos posteriores, principalmente quando a queima anual e realizada na mesma rea Por outro lado, o superpastejo permanente, pode reduzir o nmero de plantas da pastagem, descobrindo o solo e contribuindo para a sua compactao e para a reduo da capacidade de infiltrao de gua, a qual passa a escorrer pela superfcie, arrastando os nutrientes e as partculas superficiais do solo. Isso aumenta o estado de degradao da pastagem.

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO Os solos dos Cerrados e da Amaznia Legal, em sua maioria, so susceptveis eroso e com baixa fertilidade. Necessrio assim, a difuso de tecnologias alternativas ao uso do fogo, de forma a preservar e otimizar a utilizao dos recursos naturais. Uma vantagem altamente benfica e restritiva s queimadas a possibilidade de aumento de produtividade nas reas atualmente cultivadas, sem a necessidade de novas derrubadas da vegetao nativa que, invariavelmente, conduzem ao uso do fogo. No intuito de garantir a sustentabilidade do sistema, vale questionar: rvores e pasto podem conviver em um mesmo espao? A experincia nos conta que sim, o que gera no apenas vantagens para o produtor, mas tambm para todo o meio ambiente. Os sistemas silvipastoris so associaes de pastagens com culturas florestais, frutferas ou plantas ind ustriais. Esta unio pode ser planejada ou natural, e as rvores podem ser essncias florestais, fruteiras, leguminosas (forrageiras ou no) e at espcies de interesse industrial. A existncia de rvores em uma pastagem tem inmeras vantagens para os animais, as forrageiras e o solo. Os animais encontram nas rvores a proteo contra o excesso de insolao, a chuva e o vento, proporcionando um maior conforto que ir refletir numa melhoria da produo do animal. As plantas forrageiras, principalmente nas regies tropicais, tm seu desenvolvimento prejudicado pelo excesso de insolao nas horas mais quentes do dia. Na sombra das rvores, entretanto, elas permanecem viosas, enquanto aquelas expostas ao sol murcham rpido. Alm disso, a arborizao mantm a umidade do ambiente, favorecendo as forrageiras sob a sua influncia. O solo tambm muito favorecido pelas rvores. Para comear, elas funcionam como verdadeiras bombas de adubao, retirando nutrientes de camadas mais profundas do solo e os depositando na superfcie, atravs das folhas e galhos que caem. Alm disso, elas protegem com sua sombra a micro e meso vida do solo - que por sua vez, usando como alimento os restos vegetais e os dejetos do gado, contribuem para a disponibilizao de nutrientes antes indisponveis s plantas. Com isso, promovem um verdadeiro crculo virtuoso que tende a aumentar a fertilidade do solo. A implantao de cercas vivas com rvores ou arbustos ao longo dos piquetes diminui, a mdio e longo prazo o custo de manuteno das cercas.

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO A diversificao diminui os riscos relacionados queda de preos, bem assim, os sistemas consorciados de vrias espcies tm menos chances de serem atacados por doenas. Com este encaminhamento, promove-se o desenvolvimento sustentve l nas reas degradadas e evita-se a destruio de novos stios. Portanto, planta-se verde para recuperar o degradado e para manter o verde das florestas Estima-se que se incentivarmos a agricultura em 40% das reas degradadas alimentaremos toda a nossa regio. Os sistemas silvipastoris surgem como opo para conter os impactos ecolgicos decorrentes da derrubada de florestas e das queimadas para a formao de pastagens. d) A questo logstica Em minhas viagens pelo interior da nossa regio amaznica, eu pude perceber a dificuldade dos agricultores na produo e escoamento da safra. Muitos produtores - dadas as dificuldades logsticas - vendem a sua safra para atravessadores por menos da metade do preo que poderiam conseguir nesta fase. Entrei em contato com a Superintendncia da CONAB (AM / RR) e fui informado que a CONAB adquire dos produtores - algumas vezes - pelo dobro do preo obtido pelos produtores na relao com os atravessadores e ainda mais, a CONAB coleta a produo com o prprio produtor e distribui o arrecadado na prpria comunidade atravs de diversos programas sociais, notadamente, na merenda escolar. Supera-se assim, a complicada logstica de buscar e armazenar em locais distantes da produo. Pois bem, restou evidente que o problema de falta de informao. Procurei o Dr. MILTON CORDEIRO (Rede Amaznica /Rede Globo) e demonstrei a questo e solicitei o apoio do SINDERPAM (Sindicato das Empresas de Rdio e Televiso) na divulgao dos preos praticados pela CONAB. O Dr. MILTON CORDEIRO amaznida engajado - indicou a possibilidade de divulgao via rdio pelos associados do SINDERPAM. Em seguida, comuniquei a disposio do SINDERPAM Superintendncia da CONAB para que elabore os textos a serem divulgados. A anlise do censo agrcola do estado do Amazonas evidencia a necessidade de fortalecer a CONAB, bem como desenvolver uma poltica de micro-crdito qui na forma coletiva no intuito de, reconhecendo e

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO preservando a sua vocao florestal, promover o desenvolvimento sustentvel da regio. Este um exemplo de que a conjugao de esforos pode surtir proveitosos efeitos sociais. e) De Tiros-de-Guerra a Centros de Desenvolvimento Social Abordemos o tema Sade e Incluso digital. A origem dos tiros-de-guerra (TG) remonta ao ano de 1902, quando se fundou em Rio Grande (RS) uma sociedade de tiro ao alvo com finalidades militares esta, a partir de 1916, no impulso da pregao de Olavo Bilac em prol do servio militar obrigatrio, transformou-se, com o apoio do poder municipal, nesse tipo de organizao militar to essencial formao de reservistas brasileiros. O objetivo dos TG formar reservistas de 2 categoria aptos ao desempenho de tarefas no contexto da Defesa Territorial e Defesa Civil. Segundo o General CERQUEIRA: A formao do atirador realizada no perodo de 40 semanas, com uma carga-horria semanal de 12 horas, totalizando 480 horas de instruo. H um acrscimo de 36 horas destinadas s instrues especficas do Curso de Formao de Cabos um tero desse tempo direcionado para matrias relacionadas com aes de sade, ao comunitria, defesa civil e meio ambiente. O TG um bom exemplo de como possvel conciliar a prestao do servio militar obrigatrio com as atividades civis dos jovens convocados. Os TG participam de aes comunitrias, como projetos com crianas e adolescentes em situaes de risco social, campanhas de vacinao e de preveno de enfermidades, recuperao e conservao de escolas pblicas, entre outras. A idia que, em cada municpio, seja instalado um Tiro-deguerra, de modo a que, nessa ao conjunta entre o EB e o respectivo municpio, a juventude possa receber noes bsicas de civismo de modo a habilit-lo a ser um cidado prestante. Vale ressaltar, em cada TG, existe um mdico e um dentista, ambos prestando servio militar obrigatrio, estes militares atendero os participantes do TG, mas tambm podero atender as comunidades da regio. Infelizmente, o nmero de TG na Amaznia reduzido, apesar das vantagens evidentes, mormente, no tocante rea de sade, pois os mdicos e dentistas no se fixam nos municpios do interior e com o TG sempre haver uma assistncia mdica para a populao. Pois bem, cabe ao Municpio fornecer e manter o local onde ser instalado o TG, porm, nossos municpios, em sua grande maioria, no tem condies de faz-lo.

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO Como soluo, eu proponho a confeco de convnios de cooperao entre o Estado, os Municpios e o Comando Militar da Amaznia para que o Estado possa assumir as despesas da parte fsica do TG / Centro de Desenvolvimento Social, pois todo o restante, material e pessoal ser de responsabilidade do Exrcito Brasileiro. Posso garantir, tal convnio sair muito mais barato do que tentar manter mdicos e dentistas, a altssimos salrios, a uma porque o Poder Pblico no pode pagar e a duas porque estes profissionais no ficam todo tempo disposio da populao, no raro abandonam a dura vida na selva aps dois ou trs meses. Nestes TG / Centros de Desenvolvimento Social poderiam ser instalados infocentros visando promover a incluso digital. Os Infocentros so centros pblicos de acesso informtica, ou seja, locais de livre acesso onde a populao pode utilizar os computadores para fazer trabalhos, conhecer diversos softwares, navegar e pesquisar na internet. O objetivo possibilitar ao cidado, especialmente o de baixa renda, o livre acesso s tecnologias de informao e comunicao. Nesse sistema, mquinas simplificadas sem disco rgido, disquete ou CD Rom, chamadas estaes diskless - conectadas em rede, realizam o computador, ou seja, inicializam os programas e carregam os aplicativos atravs do HD de outra mquina mais potente, chamado Servidor. Como os servios de administrao, suporte e instalao de aplicativos se encontram centralizados no servidor e so compartilhados imediatamente por todas as mquinas, o sistema de terminais reduz custos na rea de Tecnologia da Informao. Pela centralizao dos dados, o processo de backup simplificado. Tudo isso reduz consideravelmente os gastos com a manuteno. Esta estrutura permitir o desenvolvimento de um projeto de Ensino Distncia para as comunidades ribeirinhas, na seqncia: f) Acesso Educao Continuemos nos Centros de Desenvolvimento Social: A educao o ponto de partida para mudar este quadro de desesperana. Segundo ROUSSEAU a educao no somente muda as pessoas, mas tambm a toda a sociedade, pois se trata de educar o cidado para que ele ajude a forjar uma nova sociedade. Nos rinces da nossa Amaznia, nas localidades mais afastadas, por vezes, sequer existe escola ou professores. Surge, pois a necessidade de utilizarmos novas tecnologias para que a educao cumpra a sua misso emancipatria, no sentir de PAULO FREIRE.

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO O Ensino Distncia (EAD) pode ser uma grande opo para cheguemos s populaes ribeirinhas mais longnquas. A tanto, trago como sugesto, o sistema EAD do Colgio Militar de Manaus (CMM), dada a sua excelncia, praticidade e baixo custo. O projeto de Ensino a Distncia (EAD) do Colgio Militar de Manaus (CMM) tem por objetivo oferecer uma educao de qualidade a jovens de todo o pas e tambm aos filhos e dependentes de militares que sofrem as consequncias educacionais advindas de constantes movimentaes. Atualmente, alm da Amaznia, o projeto j conta com alunos em 16 pases, v.g., Peru, Bolvia, Venezuela, Mxico, Estados Unidos e Inglaterra. Estando em plena conformidade com toda a legislao educacional vigente no pas. O apoio local ao aluno prestado por um orientador, uma pessoa devidamente escolhida na comunidade. Os materiais didticos e informaes administrativas so enviadas ao orientador que, por sua vez, repassa o material para os alunos. O CMM presta todo o apoio didtico e pedaggico ao aluno atravs de sua equipe de professores-tutores. A verificao do processo de ensino-aprendizagem ocorre por meio de avaliaes presenciais e trabalhos individuais que, aps realizados, so remetidos para o CMM onde so corrigidos e devolvidos aos alunos para os ajustes que se faam necessrios. Pois bem, este sistema deve ser ampliado no intuito de atender tambm aos civis os filhos daquela comunidade que vive nas cercanias das unidades militares e dos infocentros. Para tanto, necessrio que se firme um convnio com o Governo Estadual e/ou Ministrio da Educao no intuito de disponibilizar professorestutores para atuar nos centro de emisso, de acordo com o nmero de alunos atendidos, bem como, o fornecimento de meios materiais para a execuo do projeto. A questo logstica no de difcil superao. O Sistema de Proteo da Amaznia - SIPAM poder disponibilizar o uso de sua moderna rede de comunicao atravs de pontos de acesso tecnolgicos e de infocentros a serem disponibilizados em vrias localidades da Amaznia, para que os alunos do EAD possam entrar em contato com o CMM, via internet. A proposta ampliar o campo de abrangncia do projeto para atender as populaes civis que vivem prximas s unidades militares e aos infocentros. Os recursos podem ser obtidos com o FAT e o FUST, bem como por meio de projeto junto ao Programa de Desenvolvimento da Naes Unidas (PNUD). Tal como PESTALOZZI mantenho a crena na educao como meio supremo para o aperfeioamento individual e social. No quero mais presenciar dilogos como o acima descrito, para tanto, a sociedade precisa se unir para construirmos uma nova realidade, uma nova perspectiva.

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO Para FREINET, pela educao ser possvel construir um novo amanh. g) Energia Eltrica O Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em seu relatrio divulgado em Dublin (Irlanda), sobre o desenvolvimento humano, revela que o Brasil apresenta grandes desigualdades entre regies. Conforme as ltimas estatsticas disponveis, o Sul a nica regio que, se mantiver as tendncias atuais, conseguir reduzir metade a proporo de pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza at 2015. O relatrio tambm aponta uma queda no nordeste, no centro e no sudeste do Pas. O Norte a nica regio onde a pobreza aumentou, passando de 36% em 1990 para 44% em 2001. "A culpada no a escassez de recursos, mas uma persistente e alta desigualdade", ressalta o relatrio, segundo o qual tambm houve um retrocesso do ndice de desenvolvimento humano dessa regio. A excluso eltrica no pas um decisivo fator para baixo ndice de desenvolvimento. Na regio amaznica, a situao imais sofrida e alarmante. Nos Distritos e comunidades longnquas, na Amaznia, os sistemas isolados de gerao dependem de unidades trmicas movidas a diesel ou leo combustvel cujo custo de aquisio subsidiado em cerca de 60% pela Conta de Consumo de Combustvel (CCC)). Por causa das distncias que podem significar o gasto de at 2 litros de combustvel para cada litro transportado, situao que eleva os custos a muito acima do poder aquisitivo dos consumidores da regio. Uma questo importante que o gs natural no abranger as comunidades isoladas amaznicas e estas por praticarem uma economia significativamente baseada na troca de produtos da floresta por produtos industrializados, sem o uso de dinheiro, no h como remunerar o fornecimento de bens e servios. Nas palavras do Prof. OZRIO FONSECA, a energia nesses locais no pode ser entendida como insumo econmico mas como insumo social e portanto dever do Estado.

Uma alternativa a construo de Pequenas Centrais Hidreltricas pois, muitos rios e igaraps da bacia de drenagem podem ser aproveitados e todos os milhares de cursos de gua que possuam correnteza ou corredeiras que podem ser aproveitadas para gerao de energia, utilizando as denominadas rodas d'gua.

10

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO Neste esforo, o Instituto Militar de Engenharia (IME) desenvolveu um projeto de Usina Termoeltrica movida a Biodiesel. Inicialmente, este projeto visava promover a construo de usinas de biodiesel nas reas de fronteira da Amaznia, onde as Foras Armadas mantm pelotes e no h energia eltrica. O Biodiesel pode ser obtido do dend ou de outras oleaginosas, at mesmo a Inaj, considerada uma praga por invadir pastagens. O processo permite a produo de um leo com as mesmas caractersticas do diesel de petrleo. Estudos da Agncia Nacional de Petrleo (ANP) mostram que o combustvel de leo polui bem menos que o diesel de petrleo, reduzindo em 78% as emisses de gs carbnico e em 90% as de fumaa. Explica-se: o Biodiesel, por ser de origem vegetal, provoca emisses praticamente nulas de compostos de enxofre e baixa emisso de materiais particulados, bem assim, aproveita as matrias primas locais, o que ressalta os seu valor como alternativa econmica. importante que a comunidade perceba que a gerao de energia implica gerao de renda. Assim crucial o financiamento do Programa LUZ PARA TODOS, dentre outras fontes, da mesma forma, fundamental a participao da EMBRAPA pesquisa e desenvolvimento de sementes - e do IME desenvolvimento e implantao de projetos hidro e termoeltricos, com o apoio do Comando Militar da Amaznia (CMA), de modo a elevar o nvel de vida com a oferta de energia impactando positivamente a gerao de emprego e renda e disponibilizando para pessoas to isoladas, os programas de educao distncia, bem como melhor acesso sade e recursos de comunicao neste continente chamado Amaznia. h) Agricultura Urbana e o Microcrdito

Todos ns devemos assumir a nossa responsabilidade de garantir e apoiar a segurana alimentar nas cidades e ter um impacto positivo sobre o alvio da pobreza urbana. A segurana alimentar urbana depende de vrios fatores: Disponibilidade de alimentos (que depende da produo de alimentos nos setores rural e urbano, importaes, comercializao e distribuio de alimentos, infraestrutura, disponibilidade de energia, combustvel, etc.); Acesso a alimentos (que depende do poder aquisitivo dos habitantes urbanos, produo de subsistncia, vnculos campo-cidade, redes domsticas, familiares, de vizinhana etc.);

11

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO Qualidade do alimento (que depende dos cuidados higinicos e de conservao da comida vendida nas ruas, da qualidade da produo, do abuso de pesticidas, da qualidade da gua usada na produo, das condies sanitrias nos mercados, da qualidade do ar etc.). A agricultura urbana uma prtica antiga e sua retomada em comunidades urbanas de baixa renda tem gerado resultados muito positivos. Contribui para a segurana alimentar das famlias envolvidas, fortalece vnculos de vizinhana e valoriza a cultura e o conhecimento popular. A agricultura urbana se refere no s aos cultivos de alimentos e de rvores frutferas que crescem nas cidades, mas tambm inclui a criao de animais, aves, abelhas, etc. A agricultura urbana permite a racionalizao da gesto do solo urbano, potencializa a organizao popular, promove a gerao de renda, a produo de alimentos saudveis a baixo custo e a reciclagem de resduos orgnicos e inorgnicos favorecendo preservao do meio ambiente. A agricultura urbana a praticada dentro ou na periferia dos centros urbanos, onde cultiva, produz, cria, processa e distribui uma variedade de produtos alimentcios e no alimentcios, (re)utiliza largamente os recursos humanos e materiais e os produtos e servios encontrados dentro e em torno da rea urbana, e, por sua vez, oferece recursos humanos e materiais, produtos e servios para essa mesma rea urbana. Na escala das grandes cidades, a agricultura urbana limpa o ar e devolve o carbono ao solo, inclusive pode ajudar a reduzir a contaminao ambiental reciclando esses dejetos, slidos e lquidos, atravs do processo da produo agrcola, ressalte-se que uma grande parte do lixo das cidades orgnica, sendo encaminhada para os lixes ou queimada ilegalmente, bem assim as guas utilizadas e o Iodo de esgoto e tudo isto contm nutrientes que sero de grande valor para a agricultura. A agricultura urbana tambm desempenha um papel significativo no enverdecimento da cidade, ajuda a melhorar o microclima, reduz a eroso, reduz os rudos, e desempenha um papel na manuteno da biodiversidade. Sem dvida, a agricultura urbana tambm pode ter alguns efeitos negativos sobre o meio ambiente urbano, como por exemplo, a contaminao das fontes locais de gua, ou a acumulao de dejetos animais. Assim, a tecnologia deve ser aplicada para aumentar os impactos ambientais positivos da agricultura urbana e prevenir os efeitos negativos sobre o meio ambiente urbano. As terras abandonadas e degradadas podem ser transformadas em hortas comunitrias ou divididas em pequenas hortas familiares, e contribuir para aumentar a auto-estima e a segurana nos bairros mais carentes.

12

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO Necessitamos buscar os meioS para a efetivao da Agricultura Urbana. O Poder Pblico deve desenvolver um sistema de financiamento e promoo de microcrdito, o investimento (por exemplo: subsdios) e a poupana para potencializar a produo, a transformao e a comercializao da agricultura urbana. Nos dois primeiros ciclos, se promove a incluso favorecendo os microprodutores, mediante a poupana, o subsidio e o incentivo (crditos com obrigao de pagamento, mas, sem juros). O sistema promove a poupana e o aumento de capital, diminuindo os subsdios. Em uma ltima fase, atingida a autonomia do crdito (cobrando-se juros), possibilitando a incluso de novos beneficirios. A durao dos ciclos varivel, dependendo do processo de acumulao de capital. As pessoas com mais condies de pagamento financiam, atravs dos juros (que constituem o fundo de subsdios e incentivos), para aqueles que no esto em condies de pagar o servio creditcio. O conceito do microcrdito ganhou destaque mundial com a concesso do Prmio Nobel da Paz ao pioneiro MUHAMMAD YUNUS, de Bangladesh, criador do Grameen Bank ("banco da aldeia"). So operaes em que o capital social vale tanto ou at mais que o prprio capital financeiro. necessrio que as garantias, juros, montantes e prazos previstos permitam pleno acesso ao capital e sejam compatveis com as caractersticas tcnico-produtivas da agricultura familiar. O sistema de crdito deve oferecer taxas de juros subsidiados ou assistidos com um tratamento especial para assegurar sua sustentabilidade financeira. No Brasil, diferentes verses do que se poderia considerar microcrdito tm sido oferecidas por bancos estatais como o BNDES, o Banco do Brasil, a Caixa Econmica Federal e iniciativas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A inadimplncia neste tipo de operaes, tem sido da ordem de 3% e, em alguns casos, fica abaixo de 0,8%. necessrio ousar, desta forma, ao invs de exigir garantias reais, existem alternativas que permitem cobrir o risco, por exemplo, a concesso de crditos grupais com garantia solidria. Na mesma linha de eficincia social, o pagamento pode ser efetuado mediante a entrega dos produtos obtidos e/ou trabalhos solidrios para uma instituio pblica (creches, refeitrios escolares e hospitais).

13

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO O microcrdito apenas um elemento dentro de uma estratgia de desenvolvimento integral. Para minimizar o risco do investimento, deve-se assegurar o fluxo da renda atravs da diversificao da produo (ex. cultivos de ciclo curto e longo ou de valor alto e baixo), assim como o apoio a processos de agregao de valor e o desenvolvimento de estratgias de comercializao. Com isso, incentiva a produo e facilita a comercializao dos produtos, fazendo a renda circular na prpria comunidade e promovendo seu crescimento econmico, uma estratgia que objetiva criar um crculo virtuoso. Fundamental o desenvolvimento da organizao social, com o incentivo e apoio aos produtores a se organizarem em associaes e cooperativas como forma de melhorar a auto-sustentabilidade dos programas. j) Regularizao fundiria

A relao entre a grilagem de terras e o desmatamento tem uma longa histria na Amaznia. Desde o incio do sculo XX, sucessivas legislaes exigiam que o posseiro ou sitiante que requeresse a legalizao de sua terra demonstrasse sua posse efetiva com uma moradia ou atividade agropecuria. Durante dcadas, portanto, o procedimento de abertura da rea para comprovar a legitimidade dessas reivindicaes foi prtica comum. J nos anos 1970, com a migrao e a implantao de grandes projetos agropecurios e assentamentos estimulados pelo governo militar para a ocupao da regio, tambm era necessrio demonstrar que a terra estava produzindo e sendo efetivamente ocupada para ter acesso ao processo de legalizao, incentivos fiscais e emprstimos oficiais. At hoje, vrias das normas que prevem a alienao das terras pblicas para legalizao das posses impem a necessidade de comprovar moradia e produo econmica no local. No entanto mais recentemente essa exigncia vem acompanhada da obrigatoriedade de cumprimento da legislao ambiental. O grileiro desmata com recursos prprios e sem pedir autorizao, na maioria dos casos no produz na terra e a documentao que possui ou produz, so ttulos forjados tais como: escritura pblica de compra e venda de posse realizada entre particulares sem nenhuma chancela dos rgos fundirios, sentenas judiciais homologatrias de partilhas de terra (heranas) sem registros no INCRA ou respectivo Instituto de Terras Estadual, ttulos registrados em cartrios de registros de imveis com informaes imprecisas ou falsas, posses registradas em cartrios como propriedades, nmeros de protocolo de pedido de regularizao de posse sem validade para comprovao de posse ou propriedade, entre uma centena de fraudes.

14

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO

Estimativas conservadoras do governo federal apontam que cerca de 100 milhes de hectares so grilados em todo territrio nacional, quase 12% do total. No ano 2000, o Ministrio do Desenvolvimento Agrrio (MDA) cancelou o cadastro de 1.899 grandes propriedades rurais porque seus supostos donos no foram ao Incra atualizar informaes. O governo federal admite que cerca de 24% do territrio amaznico esto nas mos de proprietrios privados, aproximadamente 35% so reas protegidas (Terras Indgenas e UCs) e entre 40 e 45% so terras pblicas e devolutas. A existncia de um imenso estoque de terras sem proprietrios privados reconhecidos legalmente e a imagem de que a Amaznia seria uma fronteira aberta ocupao ensejou, ao longo dos ltimos 30 anos, atuao de quadrilhas especializadas na apropriao ilegal das terras pblicas na regio. Necessrio que se realize uma regularizao fundiria com a informatizao dos cartrios e a instituio dos livros eletrnicos de registro de imveis, de modo a possibilitar a Corregedoria estadual e Corregedoria Nacional de Justia (CNJ), a possibilidade de um acompanhamento on-line, bem como a realizao de inspees virtuais/ por meio eletrnico. j) Segurana Alimentar O tema da segurana alimentar assume fundamental importncia, principalmente, quando se observam as carncias nutricionais de nossos ribeirinhos, muitos acostumados insuficiente combinao farinha e peixe. Em 1977, o Professor ROBERTO MORETTI, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) concebeu a chamada vaca mecnica, um equipamento capaz de produzir at 200 litros de leite de soja por hora. O processo foi aprimorado, de maneira a retirar do produto final o cheiro e o gosto caractersticos da matria-prima, tidos como desagradveis. O cientista concluiu a terceira verso de sua inveno, bem mais compacta e, agora capaz de gerar um Kit-Merenda capaz de suprir 42,5% das necessidades proticas dirias de uma criana com at 40 quilos, a um custo de R$ 0,23 a unidade. O kit-merenda idealizado composto por um copo de 200 mililitros de leite de soja, um hambrguer de carne vegetal de 90 gramas e um po francs de 50 gramas. possvel adaptar uma pequena padaria para funcionar junto ao equipamento, de maneira a incorporar na massa do pozinho os resduos gerados pela produo do leite. A vaca mecnica bastante compacta e de fcil operao, para usar o equipamento, basta que a escola disponha de uma sala de 50 metros quadrados, de dois operadores com nvel bsico de instruo e de uma chapa para grelhar os hambrgueres.

15

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO O processo de produo simples. Primeiro, os gros de soja devem ser macerados em gua a temperatura ambiente por no mnimo quatro horas. Depois, essa matria-prima triturada com gua fervente, j na vaca mecnica. O passo seguinte levar a mistura centrfuga, que se encarregar de separar a parte lquida da slida. O leite submetido, ento, a um tratamento trmico, para a retirada do cheiro e do sabor indesejveis e para destruir os fatores antinutricionais. Na seqncia, ele resfriado, ganha cor e saborizado (morango, ma, abacaxi etc). J o resduo slido despejado num misturador, onde vai receber a adio de farinha de trigo, protena texturizada de soja, sal, corante e temperos diversos. Essa massa jogada em pequenas formas para aprontar os hambrgueres. Com 3,75 quilos de soja produzem 30 litros de leite por hora, que equivalem a 150 copos de 200 mililitros. O resduo obtido com o processo d origem a 13,5 quilos de hambrguer, que compreendem 150 bifes de 90 gramas cada.

Considerado ainda o po de 50 gramas, cada kit fornece 27,2 gramas de protena e 480 calorias, valores suficientes para suprir quase metade das necessidades dirias de uma criana com at 40 quilos de peso. E o melhor: trata-se de uma dieta balanceada, com melhor carga nutricional do que as servidas na maioria das escolas.

Vale lembrar que a merenda escolar a nica refeio de muitos meninos e meninas, principalmente no interior de nossa Amaznia. O investimento para montar uma vaca mecnica de aproximadamente 20 mil reais, custo este que ser amortizado em pouco tempo, dado que cada equipamento capaz de produzir 150 kits-merenda por hora ou 1.200 unidades a cada oito horas de operao. De forma complementar, ns podemos utilizar plantas da regio amaznica, como o camu-camu, oriundo das margens do Rio Amazonas, e sua fruta, parecida com a jabuticaba, possui maior teor de vitamina C do que a acerola. A polpa do camu-camu apresenta 3.200 mg de vitamina C por 100 g , enquanto a acerola tem, em mdia, 1.250 mg por 100 g. Parte da vitamina C do camu-camu no destruda pelo calor. A folha da moringa, planta anticancergena que contm alta concentrao de vitamina A (cerca de 22.000 UI em 100 g), pode ser introduzida na merenda escolar de forma a melhorar a nutrio dos alunos, as pesquisas demonstram a diferena na pele e nos cabelos das crianas, alm da sensvel melhora no aprendizado.

16

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO k) Financiar a Pesquisa: condio para o Amaznico Desenvolvimento

Segundo a Gegrafa BERTA BECKER: o desafio para o desenvolvimento da Amaznia conceber e implementar um modelo que utilize o patrimnio natural sem destru-lo, atribuindo valor econmico Floresta, de forma que ela possa competir com as commodities. A cincia, a tecnologia e a inovao so fundamentais para a implantao desse novo modelo O desenvolvimento tecnolgico necessita de polticas que contemplem, pelo menos, duas vertentes: uma voltada incorporao das tcnicas produtivas disponveis comercialmente e ambienta lmente sustentveis e a outra, de desenvolvimento de novas funes empresariais (P&D, design, logstica, marketing e etc.), que so capazes de gerar valor agregado numa proporo superior mdia. A Financiadora de Estudos e Projetos FINEP uma empresa pblica de direito privado vinculada ao Ministrio da Cincia e Tecnologia - MCT, com sede e foro no Distrito Federal. Possui um escritrio central localizado no Rio de Janeiro, escritrios em Braslia e So Paulo, coordenaes de operaes em Porto Alegre e Recife, e representaes regionais, em Belo Horizonte, Florianpolis e Salvador. Sua misso promover e financiar a inovao e a pesquisa cientfica e tecnolgica em empresas, universidades, institutos tecnolgicos, centros de pesquisa e outras instituies pblicas ou privadas, mobilizando recursos financeiros e integrando instrumentos para o desenvolvimento econmico e social do Pas. Os programas da FINEP so operados tanto com os recursos do FNDCT/ Fundos Setoriais para apoio no-reembolsvel s Instituies Cientficas e Tecnolgicas - ICTs, como com os recursos prprios ou captaes, principalmente, junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento (FND) e Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), objetivando o financiamento reembolsvel a projetos de inovao em empresas. A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), objetivando viabilizar o acesso ao crdito s Micro e Pequenas Empresas Inovadoras (MPEIs), criou o Programa Juro Zero que tem como premissas bsicas a celeridade, a simplicidade, a flexibilizao das garantias e a constituio de parcerias estratgicas. Com emprstimos sem juros e pagamento dividido em 100 (cem) parcelas, o Programa Juro Zero oferece condies nicas para o financiamento de micro e pequenas empresas inovadoras (MPE), com uma reduo drstica de burocracia. Como o prprio nome do Programa menciona, no h pagamento de juros reais, ou seja, os contratos assinados entre as empresas e a FINEP tero apenas uma taxa de atualizao monetria mensal igual variao do IPCA 17

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO (ndice de Preo ao Consumidor no Atacado). Caso a empresa no cumpra o pagamento das parcelas relacionadas ao financiamento, haver mais um acrscimo de 10% ao ano a ttulo de "spread". No existe prazo de carncia para o incio da amortizao. A empresa j comea a pagar o financiamento no ms seguinte ao da liberao dos recursos, adaptando de imediato os desembolsos no seu fluxo de caixa. O prazo de amortizao de 100 meses (100 parcelas mensais e consecutivas), sendo que a primeira parcela ser devida n ms seguinte o liberao da primeira parcela de recursos do financiamento. Como no h necessidade de garantias reais, foi criada uma composio alternativa de garantias para avalizar o financiamento. Os scios da empresa proponente vo afianar 20% do total. Alm disso, em cada emprstimo, haver um desconto antecipado de 3% no valor liberado aos empreendimentos, dinheiro que criar um fundo de reserva correspondente a 30% do total de financiamentos. Aps a quitao do emprstimo, e caso no haja inadimplncia, essa taxa, corrigida pelo IPCA, ser devolvida s empresas. Os 50% restantes sero assegurados por um Fundo de Garantia de Crdito criado pelos agentes locais em cada uma das regies escolhidas. O perodo mximo para a execuo do projeto de ino vao de 18 meses. Sero aceitos todos os itens relativos aos novos investimentos constantes do projeto/plano de negcios da empresa, desde que estes itens estejam direta ou indiretamente vinculados ao projeto de inovao. Para pleitear este financiamento as empresas devero atender aos seguintes pr-requisitos: a) apresentar projeto ou plano de negcios que possa ser caracterizado como uma inovao tecnolgica (quebra de paradigma) vigente no seu setor de atuao, seja com relao a produtos, processos e/ou servios; b) estar enquadrada como micro ou pequena empresa de acordo com a Portaria MDIC N 176 de 01/10/2002 (faturamento mximo de R$ 10,5 milhes); c) possuir e comprovar pelo menos um (1) exerccio completo de faturamento de no mnimo R$ 333.333,34; d) comprovar situao de adimplncia em relao aos tributos e contribuies federais (INSS, FGTS, Receita Federal, Dvida Ativa da Unio, Licena Ambiental quando for o caso, etc); e) possuir certificado digital emitido por uma Autoridade Certificadora no mbito da ICP-Brasil. Sem o certificado digital a empresa no poder solicitar este financiamento. Alm de acompanhar o desempenho das empresas e o trabalho dos agentes intermedirios, a FINEP ser responsvel pela elaborao das estratgias de atuao do programa, que levaro em considerao o perfil de cada regio, afirma LUIZ COELHO, chefe do Departamento de Financiamento da rea de Pequenas Empresas Inovadoras da agncia.

18

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO De acordo com a FINEP, para agilizar o processo de contratao devero ser assinados convnios locais com parceiros estratgicos, como Sebraes, federaes de indstria e secretarias de desenvolvimento. Os parceiros sero responsveis pela primeira anlise das propostas. Com a aprovao do agente intermedirio, o projeto ser encaminhado FINEP, que ter 30 dias para decidir sobre a aprovao, contratar e liberar a primeira parcela do emprstimo, equivalente a 60% do valor total. Os outros 40% estaro disponveis em um ano, sendo esta ltima efetuada apenas aps anlise do andamento do projeto pela FINEP. No desembolso da 1a parcela ser debitada a taxa de 3% do total do financiamento para constituio do Fundo de Reserva. As propostas relativas a projetos/planos de negcios devero ser apresentadas atravs do formulrio eletrnico simplificado e padronizado, disponvel no site www.jurozero.finep.gov.br. Nas exatas palavras da Dra. BECKER: inserir-se no mundo para no ser excludo. l) Saneamento O bambu pode ser utilizado em esgotos domsticos Com base em dados do IBGE, 58% da populao brasileira no tem acesso rede coletora de esgoto. E mais: 84% dos municpios do pas no possuem nenhum tipo de tratamento para o esgoto que coletado. A quase totalidade desses resduos despejada in natura nos cursos hdricos, aumentando a insalubridade e mortalidade que afetam a populao brasileira. O sistema proposto pelos pesquisadores da Unicamp possui baixa utilizao de equipamentos mecanizados, uma vez que emprega materiais baratos e facilmente encontrados em diversas localidades, propiciando considervel vantagem de um tratamento simples e visivelmente econmico. um mtodo eficiente e adequado s condies econmicas brasileiras, de modo que pode ser aplicado em cidades de pequeno porte populacional, localidades isoladas, pequenas propriedades, condomnios fechados, postos de gasolina e restaurantes de beira de estrada e hotis de campo, por exemplo. Esse sistema alternativo aos tradicionalmente empregados, denominado de reator anaerbio com recheio de bambu, pode ser utilizado no tratamento de esgoto de pequenos e mdios municpios brasileiros. composto por um cilindro de aproximadamente um metro e meio de altura por 0,76 m de dimetro, com fundo de forma cnica. Dentro, 70 quilos de caule de bambu cortados em pedaos de 6 cm de comprimento. De acordo com o Professor ADRIANO LUIZ TONETTI, esse mtodo, combinado com outros sistemas complementares de tratamento filtros de areia, valas de filtrao, escoamento

19

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO superficial e irrigao de cultura agrcola possui a capacidade de produzir um efluente que possa ser reutilizado ou que, no caso de ser lanado em um corpo hdrico, no cause danos ao ambiente. No caso estudado, entravam no reator 10 litros de esgoto por minuto e o tratamento efetuado apresentou uma eficincia de aproximadamente 70% quanto remoo de matria orgnica que, se lanada num manancial (ou qualquer outro curso d'agua), afetaria consideravelmente a vida aqutica do rio. Depois de passar pelo reator de bambu o esgoto, parcialmente tratado, evidentemente mais limpo, vai para um tratamento complementar, onde o lquido aplicado sobre um filtro de areia. Segundo o Prof. TONETTI, "O efluente que sai desse segundo reator pode ser reutilizado para uma srie de outras finalidades, como por exemplo para descarga sanitria, lavagem de caladas, jardinagem ou qualquer outra atividade domstica. No serve, evidente, como gua potvel ou para ser utilizada na cozinha, para o preparo de alimentos". Uma outra alternativa para a complementao do tratamento do esgoto liberado pelos reatores de bambu seria a sua aplicao em pequenas valas de filtrao. "O que isso quer dizer que, nesse caso, a camada de areia foi enterrada e recoberta pelo solo encontrado na prpria regio da execuo do projeto. Alm desse sistema ter apresentado uma grande eficincia, traz ainda como diferencial a vantagem de poder ser instalado no fundo de um quintal ou em uma pequena chcara ou stio, no prejudicando a circulao de moradores", conclui o pesquisador. A espcie que a literatura julga mais adequada para utilizao na construo civil Guadua angustifolia, nativa da Amaznia, que foi escolhida pelo projeto para disseminao na regio, visando a sustentabilidade da obra. Este tipo de bambu ocorre em vastas florestas naturais na Amaznia, especialmente na Colmbia e no Equador. m) Telemedicina Na regio Amaznica, marcada pelas grandes extenses territoriais e pela dificuldade de fixao de profissionais e estrutura deficiente, a utilizao da telemedicina pode ser um fator contribuinte para a melhoria da qualidade de vida do nosso povo. Segundo uma resoluo do Conselho Federal de Medicina, telemedicina o exerccio da medicina atravs da utilizao de metodologias interativas de comunicao audiovisual e de dados, com o objetivo de assistncia, educao e pesquisa em sade. Isto engloba aes como videoconferncia mdica; teleconsulta; telediagnstico por imagem; educao a distncia e formao continuada; estudos de caso e trabalho colaborativo com uso de recursos de rede; entre outros.

20

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO Provavelmente, a carta foi o primeiro meio de comunicao utilizando a escrita para prtica da medicina longas distncias. A Telemedicina vem se desenvolvendo juntamente com o aperfeioamento dos meios de comunicao, principalmente, a Internet. A ferramenta aplicvel a todos os campos mdicos, incluindo cirurgia. Sobremaneira obtm-se um ganho de eficincia nos diagnsticos, bem como, h um incremento na eficincia e qualidade dos servios. Flagrante o ganho com a reduo de tempo e custos de transporte, tanto de mdicos, quanto de pacientes. Podem ser destacadas vrias aplicaes, tais como: Laboratrio clnico, citolgico e histopatolgico, radiologia, ressonncia magntica, electroencefalografa, electrocardiografa, consulta mdica, treinamento mdico e paramdico etc.. Duas ferramentas WEB foram criadas pelo Prof. CHAO LUNG WEN (USP), baseadas em tecnologia Microsoft, e apresentam um novo conceito de medicina, apoiado na troca de informaes e aprendizado constante. So elas: CyberAmbulatrio um site que permite consulta entre mdicos via Internet. Assim, um profissional generalista pode pedir ajuda a especialistas ou buscar informaes para fazer o diagnstico preciso de uma doena e receitar o melhor tratamento e o CyberTutor que permite aos alunos de medicina o acesso a informaes e aulas eletrnicas. Segundo o Prof. WEN So ideais para serem usadas em postos de sade e programas de sade da famlia, j que permitem que os mdicos consultem especialistas, possibilidade que antes no existia. O prprio site CyberTutor deve ser a base para redes de informao, voltadas para preveno de doenas. As duas primeiras tero como temas as doenas sexualmente transmissveis (DST) e Aids e a preveno de cncer de pele. Os sites podero ser usados por escolas do ensino fundamental e mdio, por exemplo, em campanhas de educao. Outra aplicao a reintegrao de deficientes fsicos, que trar animaes e contedo sobre fisiatria e reabilitao. A idia reduzir a necessidade de locomoo, fornecendo informaes para que o paciente possa ser atendido em posto de sade prximo de sua casa. O Prof. HUMBERTO ALVES (UFMG) informa que a experincia com as teleconsultas reduziu em 71% o nmero de pacientes que precisavam se encaminhar ao Hospital das Clnicas da capital, vez que so atendidos em 69 centros de sade da rede municipal sem necessidade de transferncia, assim como, o Minas Telecardio, programa de telecardiologia que integra 82 municpios mineiros.

21

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO No Amazonas, iniciativas como as da UFAM e da UEA devem ser estimuladas e ampliadas, de modo a utilizar os pontos de atendimento na nossa regio, por intermdio de GESAC, bem como utilizar o gasodutos para conduzir cabos de fibra tica e com isto, alm de gs, trazer educao e sade para o nosso interior ou mesmo, utilizar os servios via satlite do Sistema de Proteo da Amaznia SIPAM. O FUST (Fundo de Unversalizao dos Servios de Telecomunicaes) deve ser aplicado na difuso desta rede de atendimento. O que importa otimizar recursos e ampliar as possibilidades de atendimento nossa populao. n) Construo civil A maior parte da Regio Amaznica constituda geomorfologicamente de sedimentos no consolidados, havendo escassez de pedra britada, insumo indispensvel construo civil. Devido falta do material, necessrio produzi-lo e transport-lo por longas distncias, o que possui um elevado custo e dificulta a realizao de obras de infra-estrutura, acarretando, assim, no baixo ndice de desenvolvimento econmico desta rea do Pas. Muitas vezes, para a produo de concreto na regio, necessrio transportar a brita por at 3 mil quilmetros, o que gera um aumento considervel nos custos das construes e das pavimentaes da rea. Na Regio Amaznica, porm, existe abundncia de solos argilosos finos que podem ser uma alternativa tcnica atraente para soluo do problema descrito anteriormente. O Instituto Militar de Engenharia (IME) criou e patenteou um agregado artificial denominado argila calcinada, que substitui a pedra britada nas pavimentaes e construes. O produto, registrado pelo IME no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), foi objeto de estudo de uma equipe de 12 pessoas, formada por engenheiros e alunos. Os pesquisadores analisaram a viabilidade tcnica e econmica da produo do produto e os resultados dos testes realizados em escala industrial comprovaram que a produo do material vantajosa. O projeto busca desenvolver tecnologia nacional de interesse regional para a Amaznia, que propiciar uma ampliao da oferta de infra-estrutura de transportes, utilizando material de construo alternativo e farto na regio. Estudos desenvolvidos at o momento evidenciam a viabilidade tcnica da pesquisa, mostrando que os agregados artificiais produzidos com argila da Regio Amaznica satisfazem a todos os requisitos tcnicos necessrios ao emprego em misturas asflticas.

22

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO A partir dos dados obtidos, pode-se prever a reduo de at 50% no custo de construo na regio Norte, em relao utilizao do agregado ptreo convencional. A Argila Calcinada poder ser usada em pavimentao rodoviria, pois resiste a desgaste, compresso e abraso, e tambm em obras de concreto", afirmou o coronel LVARO VIEIRA, coordenador da pesquisa. Segundo ele, o material pode ser utilizado em qualquer regio do pas. Com o sucesso da implantao do projeto, obteremos ganhos significativos, tais como: a) aumento da capacidade de mobilizao militar brasileira na regio pela maior facilidade de construo e manuteno de vias de transportes terrestre; b) obteno de tecnologia nacional destinada obteno de agregado artificial de baixo custo; c) viabilizao da instalao de indstrias para a produo de materiais de construo alternativos, utilizando-se matria-prima disponvel na regio; d) reduo de custos da construo civil regional; e) incentivo indstria de construo civil; f) gerao de empregos nas atividades de construo civil na regio; g) ampliao da oferta de infra-estrutura de transportes na Regio Amaznica. Para chegar ao produto final a argila umedecida, tem o ar retirado e comprimida em uma mquina extrusora. Quando sai, posta para secar ao ar livre. Depois, vai para um forno de temperatura elevada, entre 800 e mil graus centgrados. No final ela triturada como a pedra brita e ento pode ser utilizada para a fabricao do concreto ou do asfalto. O metro cbico da Argila Calcinada pode chegar a R$ 40,00 (quarenta reais), enquanto que a pedra britada custa mais do que o dobro. Enfim, a Argila Calcinada resistente, tal qual uma pedra, mas muito mais leve e barata. mais uma alternativa para o desenvolvimento da nossa Amaznia. Literalmente, mos obra! o) Crdito de Carbono O Protocolo de Kyoto intenciona melhorar o clima do planeta na prxima dcada. Para tanto determina que pases desenvolvidos reduzam a emisso de gases causadores do efeito estufa (GHG). O tratado estabelece uma reduo de GHGs da ordem de 5% em relao ao emitido em 1990. Os pases teriam at 2008 para implementar estes projetos, e at 2012 para comprovar a reduo. Para tanto foram criados mecanismos de flexibilizao atravs dos quais os pases ricos podem promover a reduo fora de seu territrio. Esta alternativa ficou conhecida

23

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO como Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL), sendo a negociao de crditos de carbono sua forma transacional. O crdito de carbono consiste em certificar redues de emisses de gazes de efeito estufa (GHG), que atravs de um custo marginal de reduo no Brasil possam compensar um possvel custo de oportunidade nos pases desenvolvidos. A partir da entrada em vigor do Protocolo de Kyoto e da vigncia do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), a reduo de emisso de gases de efeito estufa pelos pases em desenvolvimento pode ser certificada e se tornar objeto de comercializao para pases desenvolvidos que tm metas de reduo a cumprir. Uma vez que a queima ou reaproveitamento do biogs evita a disperso do gs metano no ambiente, tal atividade poderia dar origem aos certificados de carbono, para os quais j existe um mercado internacional. O uso do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), criado pelo Protocolo de Kyoto, para empreendimentos de infra-estrutura sanitria, possibilita, especialmente a construo, regularizao, desativao ou reurbanizao de lixes e aterros sanitrios. Ainda que no v enha a viabilizar totalmente a construo de um aterro ou a regularizao de um lixo, a certificao da reduo de emisses de gases de efeito estufa, segundo o MDL, poder servir para tornar viveis economicamente vrios empreendimentos que ainda no tinham sido feitos por falta de recursos. A certificao e comercializao dos crditos de carbono podem ser a soluo para muitos municpios que tm um passivo ambiental no setor de limpeza urbana e no dispem de recursos suficientes para realizar os empreendimentos de infra-estrutura nesta rea. Outro lado positivo: os projetos de uso do biogs - gerado pela decomposio do lixo nos aterros sanitrios - pode ser usado para a produo de energia eltrica, um projeto associado venda de crditos de carbono. vivel a gerao de energia usando biogs em grandes aterros e com outros projetos associados ao empreendimento, como o de venda de crdito de carbono Explico: A viabilidade do projeto de produo de energia eltrica est ligado venda de crditos de carbono. O metano, no processo de produo de energia eltrica, tem como subproduto o gs carbnico. Como o CO 23 vezes menos nocivo ao meio ambiente do que o metano, esto postas as condies para a venda dos crditos. Um projeto sustenta o outro. Alm da venda de carbono e da gerao de energia eltrica, o metano tem outras utilidades que podem ser exploradas, por exemplo, o biogs,

24

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO depois de tratado, pode ser utilizado no abastecimento de residncias ou para uso como combustvel para veculos. Da mesma forma, j que existe uma presso internacional para a preservao da floresta, JUSTO dos povos amaznidas, recebam uma compensao por tal preservao. p) As mltiplas possibilidades do Bambu O Brasil desconhece o potencial social e econmico dessa gigantesca gramnea denominada bambu. Ns podemos viver sem carne; ns no vivemos sem bambu. A frase atribuda ao pensador chins CONFCIO revela a importncia da espcie vegetal para o continente asitico. L no outro lado do mundo, o bambu considerado uma ddiva dos deuses e ouro verde da floresta. Uma srie de fatores fazem do bambu uma planta especialmente diferenciada. Um dos destaques o seu potencial de crescimento: cresce mais rpido do que qualquer outra pla nta do planeta e pode atingir at 30 metros. Alm disso, o bambu tolerante a solos com baixa fertilidade e, dependendo da espcie, os colmos podem ser cortados aps dois a quatro anos. Como a espcie vegetal cresce de forma rpida, ele tem alto poder de seqestro de carbono (CO2) e de reflorestamento de reas devastadas. ainda conhecido por suas propriedades de conservao do solo. Isso porque os bambus "costuram" os solos, tornando-os compactos e coesos. O bambu tambm utilizado para a gerao de energia (h estudos de que o lcool etanol pode ser retirado do bambu) e o carvo desta planta considerado excelente. O bambu apresenta cerca de 55% de celulose. O papel de bambu tem a mesma qualidade que o papel de madeira. Os especialistas tambm argumentam que o bambu oferece seis vezes mais celulose que o pinheiro e suas fibras so muito resistentes e de qualidade superior fibra de madeira. Na ndia, cerca de 70% do papel feito base de bambu. Na culinria, o broto comestvel capaz de fornecer protena, fibras e elementos anti-oxidantes e muito apreciado pelos asiticos. J h utilizao do bambu em cosmticos, malhas e at em toalhas de banho. Os bambus tambm tm aplicao medicinal. A tradio de uso do bambu no oriente nos diz que do colmo e das folhas da planta so extradas bebidas antitrmicas, um extrato de slica chamado tabashir empregado contra asma, loo para os olhos e ainda produtos como enzimas, hormnios, substncias para cosmticos, xampus, etc.

25

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO No Equador, na Colmbia e na Costa Rica, por exemplo, os bambus servem como matria-prima para a construo de casas para populaes carentes. Na Tanznia existem 700 km de tubulaes de bambu para irrigao A resistncia compresso de uma pea curta de bambu pode ser seis vezes superior ao concreto e o bambu picado pode substituir a areia/brita na confeco de concreto leve As espcies mais utilizadas e encontradas so: Bambusa vulgaris (papel e celulose), Plyllostachis aurea (vara de pescar ou cana da ndia), Plyllostachis edulis (bambu moso ou bambu chins), Dendrocalamus giganteus (bambu gigante), Bambusa tuldoides (balaios, artesanato, etc.). A espcie que a literatura julga mais adequada para utilizao na construo civil Guadua angustifolia, nativa da Amaznia, que foi escolhida pelo projeto para disseminao na regio, visando a sustentabilidade da obra. Este tipo de bambu ocorre em vastas florestas naturais na Amaznia, especialmente na Colmbia e no Equador. q) Reduzir, Reutilizar e Reciclar: Conjugando a Sustentabilidade Ambiental Numa sociedade imediatista, onde palavras como consumismo e desperdcio ganham cada vez mais relevo, conceitos como educao ambiental e desenvolvimento sustentvel assumem particular relevncia. Torna-se cada vez mais necessrio e imperativo educar os cidados a respeitar e preservar o planeta e todos os recursos que este oferece. Relembremos um episdio ocorrido em 1987, quando a barcaa Mobro deixou uma cidade do Estado de Nova York carregando mais de 3 mil toneladas de lixo. O barco vagou pela costa do Atlntico durante meses, sem conseguir encontrar uma comunidade disposta a receber essa enorme quantidade de lixo.

Assustadas, as pessoas comearam a pensar: Esse pode ser o nosso futuro?.

O Brasil e o mundo produzem diariamente verdadeiras montanhas de lixo. Segundo as estatsticas ambientais, cada habitante do pas joga no lixo em mdia um quilo de resduos a cada dia.

26

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO E s 10 por cento dos mais de 5 mil municpios brasileiros dispem de aterros sanitrios e uma proporo ainda menor conta com usinas de tratamento e purificao; na esmagadora maioria dos casos toda essa sujeira vai parar em lixes a cu aberto, com substncias txicas que, atingindo diretamente as populaes vizinhas, so levadas pelos rios e crregos e pelos ventos a regies distantes, afetando praticamente todos os habitantes do pas. Temos, o quanto antes, que destinar corretamente esses resduos, redirecionando o volume do lixo produzido para a manufatura de novos produtos. Conhea a poltica dos 3 erres: Reduzir, o primeiro erre, deve ser o primeiro gesto a ser realizado para a preservao do ambiente. Indstrias e consumidores podem e devem desempenhar um papel primordial na reduo atravs da utilizao de materiais e tecnologias menos poluentes. O antnimo de desperdcio economia. No faz sentido usar mais do que se necessita. s vezes no percebemos isso e no fazemos conta dos prejuzos que decorrem desses atos para ns mesmos e, no caso em questo, para todo o ecossistema. Observe que atitudes simples podem evitar o desperdcio, gerando economia: As indstrias devem optar pelo fabrico de embalagens mais leves, com um menor gasto de energia e recursos naturais, conservando a mesma qualidade; No mbito domstico, possvel e necessrio reduzir a produo de lixo, evitando desperdcios desnecessrios, e rejeitando os produtos com mais do que uma embalagem. Os restos de comida, segundo a Associao Brasileira de Empresas de Limpeza Pblica e Resduos Especiais, constituem metade do lixo domstico, tambm as embalagens constituem perto de 45% do lixo nas cidades maiores, Necessrio pois, a reduo do desperdcio de alimentos nos lares brasileiros e a otimizao do uso das embalagens de modo a diminuir drasticamente o volume de lixo. Reutilizar - o segundo erre - significa utilizar o produto mais do que uma vez, quer para o fim que foi concebido quer para outra utilizao. Antes de um produto ser descartado, necessrio pensar se no existe uma reutilizao possvel do mesmo. As embalagens devem ser concebidas com o intuito de serem reaproveitadas. Quando da aquisio de um produto, necessrio pensar em optar por produtos que sejam total ou parcialmente reutilizveis, como as recargas que permitem a reutilizao da embalagem e as pilhas recarregveis. Produtos que

27

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO aparentemente no tm mais utilidade podem ser reparados ou ter utilidade para outros, podendo ser doados a instituies de solidariedade social. Alm dos vasilhames retornveis, a reutilizao envolve pilhas, baterias, lmpadas fluorescentes, que, quando j usadas, no devem ser jogadas no lixo, inclusive por conterem substncias altamente txicas, e sim devolvidas aos pontos de venda, que se encarregaro de encaminh -las aos fabricantes, que podero utilizar pelo menos parte de seus componentes. Entre produtos semelhantes, prefira: Embalagens menores Garrafas retornveis Produtos marcados como reciclveis Pilhas e baterias recarregveis Eletrodomsticos e eletroeletrnicos com prazo maior de garantia Lmpadas fluorescentes Reciclagem o terceiro erre, e traduz-se no processo de transformao de materiais usados numa matria prima ou bem de consumo, representando atualmente um dos processos de valorizao de resduos mais utilizados. A coleta seletiva o primeiro passo do processo de reciclagem, ou seja, separar as embalagens por tipo de material que sero posteriormente colocadas nos pontos de coleta. Mas a coleta seletiva apenas o incio do processo de reciclagem, depois de recolhidos, os resduos so transportados para as Centrais de Triagem onde passam por um processo de seleo mais rigoroso. Depois de compactadas, as embalagens so transportadas para as Unidades de Reciclagem. A reciclagem comporta vantagens nos mais diversos nveis como o econmico, o ambiental e o social, vez que permite uma economia de fontes de energia no renovveis como o caso do petrleo, bem como, possibilita a racionalizao dos recursos naturais, assim como a reposio dos no reaproveitveis. Reduz-se a acumulao de lixo cujo destino passa pelos aterros sanitrios, permitindo que a durabilidade destes aumente, evitando o desperdcio de recursos na construo de novos espaos. So ainda evitados o corte de milhares de rvores necessrias para a produo de papel, e a emisso de gases como metano e gs carbnico. Todos estes fatores contribuem para um melhor ambiente, uma melhor qualidade de vida que se traduz numa melhor sociedade. importante no ter preconceitos com os reciclados. Usamos, sem saber, muito material reciclado - roupas, calados, tapetes, pias, embalagens, pregos e muitos outros.

28

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO Vale ressaltar: se 1 milho de pessoas usassem a frente e o verso do papel, cada uma economizaria 50 folhas por ms traduzindo-se numa economia de 500 toneladas de papel. So necessrios 12 milhes de metros cbicos de gua para produzir essa quantidade de papel, o suficiente para abastecer 800 mil famlias de seis pessoas com 125 litros de gua por pessoa. No erre nas atitudes para que a barcaa Mobro no passe por aqui. Preservar o ambiente a melhor maneira de garantir o nosso futuro. r) Hidroponia A Hidroponia um sistema de cultivo, dentro de estufas sem uso de solo. Os nutrientes que a planta precisa para desenvolvimento e produo so fornecidos somente por gua enriquecida (soluo nutritiva) com os elementos necessrios: nitrognio, potssio, fsforo, magnsio etc., dissolvidos na forma de sais. Basicamente qualquer gua potvel para consumo humano serve para hidroponia. uma tcnica bastante antiga e, de certa forma, nica em meio a tantas outras. Sua proposta bsica de cultivar vegetais sem a utilizao do solo, da terra, mas sim, fazer o cultivo apenas com gua, normalmente associada aos elementos nutritivos, essenciais para o bom desenvolvimento das plantas. So eliminadas operaes como: arao, gradeao, coveamento, capina, bem como a manuteno dos equipamentos utilizados para estas operaes. A ergonometria muito melhor, pois se trabalha em bancadas. O trabalho mais leve e mais limpo. No Japo, h vrias dcadas, utiliza-se da hidroponia para o cultivo de hortalias para o consumo da populao. Como todos sabem, este um pas que no dispe de grandes reas cultivveis, alis, que no dispe de grandes reas para sua prpria expanso, bem como as rigorosas condies climticas, pois experimenta rigorosos invernos. Isso fez com que o Japo desenvolvesse vrias alternativas para a produo de alimentos, dentre as quais, e com grande destaque, a utilizao da hidroponia. Israel tambm possui um grande know-how em hidroponia, produzindo hortalias e flores ornamentais, em grande escala, atravs de plantaes hidropnicas. No Brasil, a hidroponia j est bastante disseminada. Em vrios estados, principalmente nas regies Sudeste e Sul, a utilizao da hidroponia uma realidade h muitos anos. Com a hidroponia, possvel cultivar, de maneira bastante adensada, hortalias e outros vegetais, alcanando-se um grau de produtividade bastante elevado.

29

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO As plantas so cultivadas em perfis especficos, 80 cm acima do solo, por onde circula uma soluo nutritiva composta de gua pura e de nutrientes dissolvidos de forma balanceada, de acordo com a necessidade de cada espcie vegetal. Esses perfis provm o meio de sustentao para as plantas, sem necessidade de pedrinhas ou areia. A soluo nutritiva tem um controle rigoroso para manter suas caractersticas. Periodicamente feito um monitoramento do pH e da concentrao de nutrientes, assim as plantas crescem sob as melhores condies possveis. Essa soluo fica guardada em reservatrios e bombeada para os perfis, conforme a necessidade, retornando para o mesmo reservatrio. o sistema de cultivo NFT (Nutrient Film Technique) -- fluxo laminar de nutrientes, o mais difundido. Percebe-se uma alta produtividade: um nico empregado pode cuidar de mais de 10.000 plantas. O custo de manuteno (empregado, gua, luz, frete etc.) para o cultivo de alface, por exemplo, est em torno de R$ 0,15 por p. Um projeto comercial de 3.400 ps de alface/ms requer apenas 140m; No h preocupao com a rotao de culturas e o replantio imediato aps a colheita. A produo se faz durante todo o ano por ser um cultivo protegido, como a maior higienizao e controle da produo, a planta cresce mais saudvel e, por estar longe do solo, menos sujeita a infestao de pragas, o que acarreta uma reduo das pulverizaes; No h desperdcio de gua e nutrientes. A economia de gua em relao ao solo de cerca de 70% e a produtividade em relao ao solo aumenta em cerca de 30%. Por ser colhida com raiz a sobrevida da planta hidropnica muito maior que a da cortada no solo. Praticamente tudo pode ser cultivado atravs da hidroponia. Hoje em dia, a alface ainda a mais cultivada, mas pode-se plantar brcolis, feijovagem, repolho, couve, salsa, melo, agrio, pepino, berinjela, pimento, tomate, arroz, morango, forrageiras para alimentao animal, mudas de rvores, plantas ornamentais, entre outras espcies. O produto final cultivado em hidroponia de qualidade superior, com grande aceitao e crescente procura pelo mercado consumidor. mais uma alternativa de otimizar a produo e o barateamento dos alimentos. s) Pelotes Especiais de Fronteira: Ncleos de Desenvolvimento Os pelotes especiais de fronteira so uma espcie de vanguarda avanada do Comando Militar da Amaznia (CMA). Compostos em mdia por 50 soldados e oficiais, e obedecendo a padres arquitetnicos assemelhados, eles se distribuem em pontos estratgicos de fronteira, quase sempre localizados beira dos grandes rios amaznicos, nicos meios de locomoo em superfcie. Nenhum deles acessvel por estradas.

30

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO Isolados, os grupamentos dos pelotes esto preparados para experimentar as mais variadas adversidades. Eles so responsveis, por exemplo, pela fiscalizao de embarcaes e, conseqentemente, pelo controle do trfico de drogas, da explorao ilegal de madeiras ou de outros recursos naturais, como animais silvestres. A principal tarefa dos pelotes, entretanto, fiscalizar permanentemente a fronteira, checando marcos e acompanhando movimentos de carter suspeito. Integrado ainda por profissionais como mdicos e dentistas, entre outros, os pelotes acabam por servir de plos catalizadores de povoamentos e processos de desenvolvimento. Em torno deles, comum perceber o florescimento de pequenas vilas e, em vrios lugares, como o caso de Maturac e Estiro do Equador, este no vale do Javari, na divisa com o Peru, j se incorporaram ao cotidiano dos povos indgenas. Mais de 90 % do atendimento de sade feito nos pelotes do Exrcito contempla a comunidade, com destaque para os povos indgenas - afirma o general OSVALDO DE JESUS FERREIRA, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amaznia. Nos postos, possvel observar ao mesmo tempo as dificuldades e o isolamento quando o assunto integrao das instituies do Estado brasileiro. Rodeado por mais de mil ndios, Maturac teve a gerao de energia eltrica drasticamente reduzida porque no tem R$ 25 mil para consertar o gerador da unidade. Ao mesmo tempo, o pavilho construdo para abrigar terceiros (representantes da Polcia Federal, Ibama e outras instituies pblicas) encontra-se fechado e nunca foi utilizado por ningum. S o Exrcito e representantes das duas outras Armas se fazem presentes no local. No 4 Peloto Especial de Fronteira, em Estiro do Equador, no Javari e a trinta minutos de vo de Tabatinga, onde o Rio Solimes internaliza -se no Brasil, a situao de dificuldades no muito diferente. Uma constatao curiosa: ali, bfalos so treinados para operaes de selva, uma experincia considerada pelo Comando Militar da Amaznia como iniciativa vitoriosa. Nas florestas impenetrveis, cabe ao bfalo a funo principal de transportar a carga pesada. Atualmente, o CMA conta com 25 Pelotes Especiais de Fronteira e trs destacamentos de fronteira, que cuidam de 11 mil quilmetros de fronteira. Pela defesa de nosso territrio, os Pelotes de Fronteira do Exrcito fazem um belo trabalho na Amaznia. Longe de casa, muitas vezes da famlia e dos amigos, nos confins da floresta, os militares dos Pelotes de Fronteira fazem um trabalho muito importante. Alm das atividades constitucionais que realizam na regio, tal como patrulha das fronteiras brasileiras, dentre outras,

31

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO proporcionam atendimento mdico e dentrio aos ndios, ensinando-lhes noes bsicas de higiene. Muitos militares levam suas esposas quando transferidos para os pelotes, e elas acabam se transformando em professoras para os ndios. O bom relacionamento entre ndios e militares pode ser visto no esforo que ambos fazem para uso a lngua do outro ao se comunicar. Os militares evitam, tambm, que as terras indgenas sejam invadidas e suas riquezas exploradas indiscriminadamente. J visitei vrios Pelotes de Fronteira, na Amaznia, e pude constatar o profissionalismo e o estoicismo de seus integrantes que, mesmo atuando com severas dificuldades e restries de toda a ordem, continuam, de forma obstinada, a cumprir a misso de defender nossa amada ptria. Sem dvida, um projeto que merece aplausos, bem como deve ser ampliado como mais uma forma de desenvolvimento da nossa regio. t) Correio Areo Nacional Um Brasil unido, com suas enormes distncias encurtadas e suas populaes mais remotas e carentes assistidas. Foram esses os objetivos que levaram criao do Correio Areo Nacional (CAN). A ordem era integrar as comunidades das mais diversas regies de nosso Pas, promover a incluso social, levar conhecimento, auxlio, progresso e esperana. As origens do CAN datam da dcada de 1930, quando as aviaes militares das duas Foras existentes poca Exrcito e Marinha possuam correios areos. O ento Major Eduardo Gomes, Comandante do Grupo Misto de Aviao, foi um dos mentores do Servio Postal Areo Militar, primeiro nome do Correio Areo Militar (CAM), que, s depois, virou Correio Areo Nacional. No dia 12 de junho de 1931, os Tenentes Casimiro Montenegro Filho e Nelson Freire Lavenre-Wanderley, da Aviao Militar, fizeram a primeira viagem, em um avio Curtiss Fledgling, de matrcula K-263, levando uma mala postal, com duas cartas, do Rio de Janeiro para So Paulo. Eles enfrentaram dificuldades nesse vo pioneiro: devido a um forte vento, a durao da viagem aumentou em duas horas. Chegaram a So Paulo cinco horas e meia aps a decolagem do Campo dos Afonsos. Como era noite e no conseguiram localizar o Campo de Marte, aterrissaram na pista do Jockey Club da Moca. Depois, tomaram um txi at a estao central dos Correios, entregando l a mala postal. A partir da, as linhas para outras regies foram sendo criadas pelo Pas: Minas Gerais, Mato Grosso, Paran, Cear... Em 1935, o CAN chegou finalmente Amaznia. Em muitas localidades, os avies do Correio Areo

32

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO Nacional foram os nicos meios de contato para as populaes indgenas e as mais pobres cidades de difcil acesso do pas, notadamente, na regio norte. Recentemente, preocupado em garantir o direito de acesso de todos os brasileiros aos servios essenciais, o presidente da Repblica reativou linha regular do CAN. As aeronaves C-98 Gran Caravan faro a ligao entre cidades do Acre Rio Branco e Cruzeiro do Sul, dentre outras e Manaus (AM). Trs vezes por ms, equipes de uma meia dzia de mdicos e enfermeiros da Fora Area voam em misses mdicas com durao de uma semana para pequenas vilas na regio da Amaznia Ocidental. "Poucas pessoas visitam a gente, por isso, quando ouvimos aquele motor do Correio Areo, o som mais tranqilizador que voc pode imaginar", diz Joo Campelo, um lder poltico de Itamarati (AM). Com efeito, na vastido da Amaznia, desde os primrdios do Correio Areo Nacional, de to rica memria, as aeronaves de transporte logstico da FAB cumprem misso bivalente: levar suporte s guarnies das Foras Armadas, responsveis pela proteo diuturna das nossas fronteiras setentrionais, e prover auxlio a populaes carentes, instaladas em reas inspitas e distanciadas dos centros mais desenvolvidos do Pas. Atualmente, destaca-se a figura do Major-Brigadeiro JOS EDUARDO XAVIER que, no comando do VII Comando Areo Regional tem incrementado os relevantes servios de apoio, colaborao e cooperao, atravs inmeras misses, sobretudo, nas situaes mais crticas e graves de emergncias, de epidemias, crises, calamidades pblicas e catstrofes de modo a minorar o sofrimento da populao mais humilde, carente e menos assistida. O Correio Areo Nacional um importante fator de integrao e cidadania. u) Os rios comandam a vida: a Marinha na Amaznia Ocidental. A Amaznia Ocidental uma rea de excepcional importncia estratgica, com 2.200.000 km2. Abrangendo os Estados do Acre, Amazonas, Roraima e Rondnia, na Amaznia Ocidental, serpenteiam 21.000 quilmetros de rios navegveis, sobre os quais circula nada menos do que 90% do volume total das cargas que sustentam a economia regional. Por essas hidrovias so transportadas milhes de toneladas em navios mercantes e petroleiros que interligam a Amaznia com o restante do Pas e do Mundo. Por meio de cerca de 35.000 embarcaes regionais e comboios de balsas, estes cada vez maiores, feita a interligao do interior. Diante deste cenrio que s tende a crescer, acompanhando a tendncia mundial de ampliar o modal hidrovirio, evidenciam-se que as atribuies de responsabilidade da Marinha e, em bom momento 03 de maio 33

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO de 2005, foi instalado o 9 Distrito Nava l, com sede em Manaus e jurisdio em toda a Amaznia Ocidental. Com a autonomia administrativa e operativa, prpria de um Distrito Naval, o 9 DN promoveu a ampliao da presena dos navios, das aeronaves e dos fuzileiros em toda a regio. Destaca-se, nestes dois anos, a realizao de 11 (onze) operaes navais em reas focais do trfego fluvial no eixo Amazonas- Solimes, empregando todos os meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais subordinados, acrescidos de meios da Esquadra e de outros Distritos Navais, visando ao nosso aprestamento para Defesa do Pas no cenrio fluvial. Falo da Misso Principal da Marinha e do preparo do nosso Poder Naval para controlar as calhas fluviais, negar o seu uso a uma fora hostil, projetar poder sobre terra e dissuadir aes que atentem contra a nossa Soberania. Neste mesmo contexto, digno de nota a realizao de mais de 19.000 (dezenove mil) abordagens e a apreenso de 1.230 (um mil, duzentas e trinta) embarcaes durante as aes de Patrulha e de Inspeo Naval, que passaram a ser realizadas por Grupos-Tarefa, envolvendo navios, aeronaves, fuzileiros navais e lanchas das Capitanias dos Portos. Assim, estendeu-se, em muito, a abrangncia qualitativa e quantitativa desta importante atividade fiscalizadora no cumprimento das leis, regulamentos e normas nas guas sob jurisdio brasileira. Neste perodo, a Autoridade Martima para a Amaznia Ocidental, incrementou as atividades de fiscalizao da Segurana do trfego aquavirio, o que se refletiu em expressiva reduo do nmero de acidentes fluviais com vtimas fatais na regio. animador o fato de que j se apresentam indcios de mudanas culturais, relacionadas com a segurana das embarcaes regionais para transporte de passageiros e de cargas, alm de melhorias na qualificao dos profissionais da navegao fluvial. Causa um indisfarvel orgulho, o significativo aumento nas atividades de Assistncia Mdica, Odontolgica e de Orientao Sanitria que a Marinha presta aos ribeirinhos h mais de 20 anos, por intermdio dos chamados navios da esperana. Abrangendo, anualmente, mais de 450 comunidades isoladas s margens de todos os rios navegveis, foram totalizados, ao longo de dois anos, 358.910 (trezentos e cinqenta e oito mil, novecentos e dez) atendimentos s populaes do interior. Inegvel a contribuio decisiva do 9 DN para a universalizao da sade, para desenvolver e integrar a regio, para mostrar que o Estado Brasileiro se faz presente e que brasileiros podem, como devem, cuidar dos brasileiros. De igual forma, a ao da Marinha foi fator decisivo para o sucesso das aes de Defesa Civil realizadas por ocasio da histrica estiagem de 2005, quando os nossos navios levaram centenas de toneladas de alimentos e medicamentos para socorrer as comunidades atingidas pela seca.

34

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO Gratificante perceber os xitos acumulados em 26 (vinte e seis) operaes de resgate de vidas humanas em perigo nos mais diferentes quadrantes da regio, realizadas pelos meios navais e aeronavais subordinados. Surpreende constatar que, para o integral atendimento das nossas necessidades amaznicas, os navios subordinados navegaram, ao longo desses dois anos, um total de 175.863 quilmetros, o que equivale a 4 vezes a circunferncia do nosso planeta. Sendo que as aeronaves embarcadas voaram, neste mesmo perodo, mais de 3.600 horas. Importantes investimentos foram realizados para ampliao das Organizaes Militares, ressaltando a expanso das instalaes do Batalho de Operaes Ribeirinhas para receber, em 2008, mais uma Companhia de Fuzileiros Navais. Concluram-se, tambm, as obras de construo do moderno e bem estruturado paiol da Flotilha do Amazonas e de ampliao de facilidades na sede do Comando, na Ilha de So Vicente. Notveis, as atividades de assistncia social Famlia Naval, cuja implementao e desenvolvimento contou com intensa participao de militares, servidores civis e dependentes de todas as idades, que passaram a usufruir de um extenso rol de atividades ocupacionais, educacionais, fsicas e culturais, alm de cursos profissionalizantes de qualidade. Os efeitos benficos desses empreendimentos se fazem sentir no generalizado sentimento de autoestima dos dependentes, de satisfao profissional dos militares e servidores civis, e nas evidncias de unio e de sadia amizade entre todos os integrantes da Famlia Naval aqui sediada. Todas estas realizaes devem-se ao esprito empreendedor e competncia operativa do primeiro comandante do 9 Distrito Naval, o ViceAlmirante GERSON CARVALHO RAVANELLI. Aps dois anos de profcuo trabalho, por dever de ofcio, o Almirante RAVANELLI deixou o nosso convvio em 27 de maro de 2007, chamado a assumir a importante funo de Diretor de Portos e Costas da Marinha Brasileira. Suas marcas, porm, ficaro indelveis neste solo e rios caboclos... nos nossos coraes e mentes. Por dever de justia e merecido reconhecimento, fao este registro como sinal de agradecimento a este destacado oficialgeneral, que honra os quadros da Marinha do Brasil Qual cisne branco em noite de lua, as embarcaes da Marinha trazem esperana aos nossos ribeirinhos, zelam pela segurana e pela sade, atuando de forma destacada em prol do desenvolvimento da nossa regio. v) Projetos de Financiamento: Transformando idias em aes Diante de uma quadro de carncia oramentria, o administrador pblico deve buscar alternativas para atender as demandas sociais. Necessrio pois, estabelecer parcerias e encontrar fontes de financiamento. 35

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO Segundo FRIEDMAN, o planejamento uma atividade pela qual o homem, agindo em conjunto e atravs da manipulao e do controle consciente do meio ambiente, procura atingir certos fins j anteriormente por ele mesmo especificados. Partindo dessa definio de planejamento, deduz-se que o processo tem uma srie de etapas a serem seguidas e alguns objetivos a serem alcanados. No planejamento, deve-se ter em conta: Viabilidade Econmica, que diz respeito aos custos e receitas envolvidos no projeto, s condies de financiamento, capacidade de pagamento, etc. Viabilidade Tcnica, isto , o planejamento deve ser compatvel com a disponibilidade de matria-prima, de equipamentos, de know-how, de pessoal especializado etc. Viabilidade Poltica e Institucional, isto , deve-se considerar a situao legal, a aceitabilidade do plano pelos responsveis por sua execuo e pelos que sero atingidos pelo processo. Na fase seguinte necessria a elaborao do projeto. O projeto o conjunto de antecedentes que permite estimar as vantagens e desvantagens econmicas que derivam do fato de se haverem designado certos recursos para a produo de determinados bens e servios. Um projeto um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, com o fim de alcanar objetivos especficos dentro dos limites de um oramento e de um perodo de tempo dados. (ONU, 1984)

, sobretudo, contribuir para a soluo de problemas, transformando idias em aes.

Conforme aos Profs. LUCIANE PACHECO e EDUARDO STRANZ, o projeto de ser:

- organizado e bem identificado; - ter foco bem definido; - atender objetivamente s exigncias do agente financeiro, elaborado de acordo com a fonte da qual se vai captar o recurso; - apresentar avaliaes e diagnstico baseados em pesquisas, dados concretos e estudos que traduzam de maneira clara a real situaochave em que se est e a qual o foco do projeto;

36

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO - esclarecer os benefcios futuros da aplicao do projeto, sempre demonstrando dados concretos; - justificar sua real necessidade e que sua implantao/execuo dar certo, promovendo mudanas na comunidade-alvo; - fixar um cronograma de execuo vivel; - estabelecer que o projeto seja firmemente acompanhado em cada etapa, com avaliao permanente da execuo do trabalho, a fim de ter sempre seus ndices de medio para uma possvel readequao. Como ps-execuo, o projeto tambm deve inserir caractersticas que validem sua auto-sustentabilidade para demonstrar sua garantia de continuidade. So partes integrantes de um projeto: 1. Identificao do Projeto Deve conter o ttulo do projeto, o local em que ser implementado, a data da elaborao, a durao do projeto e o incio previsto. 1.1 Identificao do proponente Deve conter as seguintes informaes: nome, endereo completo, forma jurdica, data do registro jurdico, CGC, representante legal e ato que lhe atribui competncia, coordenador do projeto e seu endereo. importante no esquecer de mencionar todos os parceiros do projeto, indicando claramente quem o proponente e quem participar da execuo. 1.2 Histrico de experincia do proponente Deve conter uma descrio sucinta dos trabalhos que vm sendo realizados pela organizao, o tipo de projetos que j foram executados ou propostos e em que regio, localidade ou comunidade. Indica a experincia e a aptido da instituio em desenvolver trabalhos semelhantes ao proposto e demonstra porque ir obter sucesso. 2. Problematizao Deve ser rica e, ao mesmo tempo, objetiva. Necessrio conter dados de estudos que justifiquem a atuao em uma determinada realidade/pblico-alvo. A observncia da realidade e das possibilidades de interveno deve deixar claro o problema que se pretende responder, delimitando-o temporal e espacialmente. Por exemplo: se o projeto abordar a questo de crianas em situao de risco, em Manaus, importante informar os dados, indicadores desse pblico, problemticas sofridas. A elaborao de um projeto se d introduzindo o que pretendemos resolver, ou transformar. Este problema deve ser delimitado e caracterizado para conhecermos suas dimenses, origens, histrico, implicaes e outras informaes. Aqui deve ficar claro que o projeto uma resposta a um

37

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO determinado problema percebido e identificado pela comunidade ou pela entidade proponente. 3. Justificativa o espao onde sero expostos os fatores que nos levaram a desenvolver uma proposta de interveno, argumentando com base em dados (estatsticas ou estudos cientficos) a necessidade de uma atuao na realidade apresentada e ainda como essa atuao poder modific-la. Aps a caracterizao do problema/situao, podemos justificar a necessidade da interveno. Esclarecimentos sobre a importncia de sua realizao no nvel scio-econmico-ambiental, evidncias da sua viabilidade e outras informaes que possam auxiliar o financiador na tomada de decises devem ser enfatizadas. Deve descrever com detalhes a regio onde vai ser implantado o projeto; situao ambiental (como os recursos naturais foram e esto sendo usados), principais atividades econmicas, nmero de famlias/pessoas direta e indiretamente envolvidas/beneficiadas com os resultados do projeto, condio de sade e educao, formas e meio de transporte, problemas ambientais e econmicos, organizaes potencialmente existentes, etc. Deve ser demonstrado o motivo da execuo do projeto e a razo pela qual deva ser aprovado e implementado. 3.1 Sustentabilidade interessante que todo projeto tenha a perspectiva de atingir a autosustentabilidade ecolgica e econmica, durante e aps o trmino do repasse dos recursos. Neste sentido deve-se descrever com que meios e de que forma a organizao e a comunidade envolvida planejam continuar as atividades aps o trmino dos recursos. 3.2 Disseminao dos resultados As aes de disseminao dos resultados tambm precisam ser pensadas dentro de cada projeto, pois a divulgao das experincias bem sucedidas de fundamental importncia, tanto para a continuidade do projeto, quanto para o impacto positivo que o projeto pretende deixar na comunidade. 4. Objetivos - geral e especfico Neste ponto, deve ser apresentado o que se espera alcanar. As mudanas/alteraes que o projeto promover numa determinada realidade. importante indicar objetivos que sejam realmente possveis de serem alcanados, observando, principalmente, os recursos programados e o tempo estimado no cronograma.

38

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO 4.1 Objetivo geral Tem-se empregado o termo objetivo geral para a situao ideal almejada, em poucas palavras, o objetivo geral deve expressar o que se quer alcanar na regio a longo prazo, ultrapassando inclusive o tempo de durao do projeto. 4.2 Objetivo especfico O objetivo especfico tambm pode ser chamado de resultado esperado. So os efeitos diretos das atividades ou aes do projeto. Ao contrrio do objetivo geral, que nem sempre poder ser plenamente atingido durante o prazo de execuo do projeto, o objetivo especfico deve se realizar at o final do projeto. Cada objetivo especfico deve ter uma ou mais metas. Quanto melhor dimensionada estiver uma meta, mais fcil ser definir os indicadores que permitiro evidenciar seu alcance. 5. Pblico-alvo aquele que se pretende atingir com o projeto e dever ser especificado, se possvel, com apresentao de dados numricos e populao definida. 6. Metodologia Espao destinado a descrever as aes e procedimentos/estratgias que sero implementadas durante o projeto. Neste momento todos os objetivos que foram definidos tm que ter seus respectivos procedimentos de trabalho. A metodologia deve descrever as formas e tcnicas que sero utilizadas para executar as atividades previstas, devendo explicar passo a passo a realizao de cada atividade. Um projeto pode ser considerado bem elaborado quando tem metodologia bem definida e clara. a metodologia que vai dar aos avaliadores/pareceristas, a certeza de que os objetivos do projeto tm condies de serem alcanados. Uma boa metodologia prev trs pontos fundamentais: a gesto participativa, o acompanhamento tcnico sistemtico e continuado e o desenvolvimento de aes de disseminao de informaes e de conhecimentos entre a populao envolvida(capacitao).

7. Monitoramento O monitoramento (acompanhamento) uma prtica imprescindvel para avaliar quanto do proposto vm sendo alcanado. Pode indicar a necessidade de alterao de algumas das metas ou atividades programadas.

39

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO 8. Oramento O oramento um resumo ou cronograma financeiro do projeto, no qual se indica com o que e quando sero gastos os recursos e de que fontes viro os recursos. No oramento as despesas devem ser descritas de forma agrupada, no entanto, as organizaes financiadoras exigem que se faa uma descrio detalhada de todos os custos, que chamada memria de clculo, na qual devem ser descritos todos os itens de despesa individualmente: material de consumo, custos administrativos, equipe permanente, servios de terceiros, dirias e hospedagem, veculos, mquinas e equipamentos, obras e instalaes... 9. Cronograma No cronograma deve indicar os perodos para execuo de todas as etapas do projeto. Os projetos so bem definidos quando possuem datas de incio e de trmino preestabelecidas. O cronograma a disposio grfica das pocas em que as atividades vo se dar e permite uma rpida visualizao da seqncia em que devem acontecer. Por fim, deve ser feito um resumo que uma seo geralmente de uma pgina onde feita uma sntese do projeto. Sua funo dar uma idia geral do que se trata, seus objetivos, durao e custo, dentre outros. O resumo dever ser uma das ltimas sees a ser redigida, pois ento haver maior intimidade com o projeto. Importante a reviso bibliogrfica, pois as referncias bibliogrficas que possam conceituar o problema, ou servir de base para a ao, podem e devem ser apresentadas. Certamente daro ao financiador uma noo de quanto o autor est inteirado ao assunto, pelo menos ao nvel conceitual/terico. Muitas informaes que no possvel inserir em nenhuma das sees anteriores podem ser, desde que imprescindveis, transformadas em anexos. Um mapa localizando a regio ou municpio, o curriculum vitae dos principais integrantes da equipe, um histrico mais detalhado, cartas de recomendao de algumas pessoas relacionadas instituio financiadora, um relato do desempenho de sua organizao e de seu envolvimento com outras instituies atuantes na rea, etc. Inmeros organismos nacionais e internacionais tm interesse em apoiar financeiramente a execuo de projetos nos municpios da Amaznia, principalmente na rea ambiental. Precisamos pois, de iniciativa, competncia e ousadia para buscar os meios para desenvolver a nossa regio.

40

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO w) orgnico Compostagem: a utilizao econmica e ecolgica do lixo

Nos ltimos anos tem-se verificado um aumento acentuado da produo de resduos slidos. Como consequncia desse fenmeno, o tratamento e destino final dos resduos slidos tornou-se um processo de grande importncia nas polticas sociais e ambientais dos pases mais desenvolvidos No Brasil, em geral, o lixo orgnico representa mais da metade do total coletado. Na Amaznia, este fenmeno assume graves propores, dada a proliferao de lixes a cu aberto, muitos deles, prximos das cidades e/ou poluindo os cursos dgua. A compostagem uma tima alternativa para o tratamento dos resduos orgnicos, principalmente em pases tropicais, pois a forma mais eficaz de se conseguir uma biodegradao controlada dos resduos orgnicos. Trata-se de um processo biolgico, atravs do qual os microrganismos convertem a parte orgnica dos resduos slidos urbanos (RSU) num material estvel tipo hmus, conhecido como composto O composto o resultado da degradao biolgica da matria orgnica, em presena de oxignio do ar, sob condies controladas pelo homem. Todos os restos de alimentos, estercos animais, aparas de grama, folhas, galhos, restos de culturas agrcolas, enfim, todo o material de origem animal ou vegetal pode entrar na produo do composto. Havendo a utilizao de minhocas, o te mpo de compostagem pode ser reduzido em at 50%. Um composto pode ser produzido com pouco esforo e custos mnimos, trazendo grandes benefcios para o solo e as plantas. Mesmo em um pequeno quintal ou varanda, possvel preparar o composto e, desta forma, reduzir a produo de resduos inclusive nas cidades. Em alguns tipos de estao de tratamento de esgotos, a matria orgnica e os slidos dissolvidos so separados da gua, gerando uma matria pastosa, rica em fsforo e nitrognio, denominada lodo. Este lodo, aps ser estabilizado por meio de digesto aerbica ou anaerbica constitui o biosslido, cujas caractersticas se assemelham s dos estercos bovino e de avirios, amplamente empregados na agricultura. Biosslido de caractersticas semelhantes tambm produzido na compostagem da parte orgnica do lixo urbano. O biosslido tem ampla aplicao na agricultura, na silvicultura e na execuo de gramados e jardins urbanos e ao longo de rodovias e ferrovias. Isto porque, alm de ser rico em fsforo e nitrognio, principais nutrientes dos vegetais, melhoram a textura dos solos, aumentando a capacidade de reteno de umidade e as condies de enraizamento das plantas, vez que a matria

41

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO orgnica processada se liga s partculas (areia, limo e argila), formando pequenos grnulos que ajudam na reteno e drenagem da gua e melhoram a aerao. Alm disso, a presena de matria orgnica no solo aumenta o nmero de minhocas, insetos e microorganismos desejveis, o que reduz a incidncia de doenas de plantas. Os nutrientes do composto, ao contrrio do que ocorre com os adubos sintticos, so liberados lentamente, realizando a to desejada "adubao de disponibilidade controlada". Em outras, palavras, fornecer composto s plantas permitir que elas retirem os nutrientes de que precisam de acordo com as suas necessidades ao longo de um tempo maior do que teriam para aproveitar um adubo sinttico e altamente solvel, que arrastado pelas guas das chuvas. Desta forma, o seu emprego no setor agrcola reduz a demanda de fertilizantes qumicos e contribui para a conservao dos solos com ganhos econmicos diretos e efeitos positivos ao meio ambiente natural. Em regies com solos pobres, como a Amaznia, enorme o potencial de emprego do biosslido na agricultura, na silvicultura e at na recuperao florestal de reas degradadas.

Na indstria, o biosslido empregado na produo de blocos para a construo civil e como agregado ou matria inerte para fertilizantes qumicos. Apesar de ser um material utilizvel de forma econmica, podendo, inclusive, contribuir para a viabilizao financeira das unidades de tratamento de esgoto e lixo, o biosslido requer uma srie de cuidados em seu manejo.

Isto porque microrganismos patognicos e substncias perigosas podem passar pelo sistema de tratamento em quantidade ou teores capazes de colocar em risco a sade das pessoas e a integridade do meio ambiente, surgindo a necessidade do devido licenciamento ambiental para a instalao e operao das respectivas usinas de beneficiamento. Assim, a utilizao correta do biosslido vantajosa tanto do ponto de vista econmico, como ambiental, por exemplo: reduo do lixo destinado ao aterro e a cu aberto, com conseqente economia dos custos do aterro e aumento de sua vida til; aproveitamento agrcola do composto orgnico formado; apresenta baixo custo de implantao, bem assim, a utilizao na construo civil e a gerao de biogs que, depois de tratado, pode ser empregado no abastecimento de residncias ou para uso como combustvel para veculos.

42

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO x) O Plo Industrial desenvolvimento da Amaznia de Manaus: Fundamental para o

O federalismo um sistema montado na cooperao, porm, no Brasil mais parece um federalismo predatrio. A concesso de benefcios fiscais feita pelos estados, acarretando em uma disputa entre os entes federados, ocasionando a guerra fiscal. No Brasil essa disputa baseada pelos benefcios concedidos s empresas que produzem mercadorias e servios tributveis pelo ICMS. Embate este sempre sendo vencido pelos estados mais ricos. A Constituio confere aos estados a competncia para legislar sobre o ICMS. Os estados do Sul/Sudeste ao modificarem as alquotas do ICMS introduzem incontestvel vantagem fiscal de grave repercusso poltica na poltica de incentivo de outros estados, objetivando o alargamento de seus parques industriais Tal medida afeta diretamente a Zona Franca de Manaus, pois torna-se mais vantajoso produzir os bens nos estados do Sul/Sudeste do que em Manaus. Entende-se por guerra fiscal a disputa entre os estados em conceder incentivos fiscais para atrair investimentos. Esta prtica se d via concesses de benefcios fiscais, financeiros e de infra-estrutura para as empresas interessadas em investir ou transferir seus investimentos para o estado concessor do benefcio. Na hiptese sob anlise, h uma violao ao pacto federativo e ao mandamento constitucional que manteve a ZFM como um instrumento de desenvolvimento regional e diminuio das desigualdades regionais. Vale lembrar que a ZFM foi prorrogada at 2023. Alm do parque industrial produtivo, destaca-se o desenvolvimento de novas tecnologias vide o CT do Plo Industrial de Manaus, bem como o Centro de Biotecnologia da Amaznia (CBA), todo o sistema atuando para que haja um maior desenvolvimento da regio. O caso pois, no uma mera disputa entre estados-membros, mas sim, fazer valer um mandamento constitucional reduo das desigualdades regionais, bem como, da pobreza. Por determinao constitucional, o PIM deve continuar a existir, como um instrumento de desenvolvimento regional estratgico para o Estado Federal no poder ele (PIM) continuar a existir sem as suas empresas, o que est acontecendo. Como o Texto Constituciona l determina os fins e especifica o modo (PIM), se os meios esto sendo esvaziados?. No haver PIM sem empresas. 43

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO O PIM j experimentou crises pelas mudanas tarifrias no tocante a celulares permanece a ameaa referente retirada de benefcios quanto a TV Digital e os conjuntos de converso, agora, este ataque no tocante aos vdeos. Tais ataques merecem forte repdio, pois, muito mais que uma guerra fiscal entre estados membros, afeta-se um projeto de nao. Vale destacar que para cada real renunciado em prol do PIM, cerca de 1,20 retorna para Unio, Estado e Municpios. Isto quer significar que, alm de tudo j exposto, o PIM superavitrio, muito ao contrrio de outras experincias observadas em outras disputas fiscais. O poder de tributar no pode chegar desmedida do poder de destruir relembrando a frase do Chief Justice JOHN MARSHALL no caso McCulloch vs. Maryland, em 1819. O Brasil precisa da Amaznia, assim como a Amaznia precisa do Brasil! No guerra fraticida! Pelo nosso direito ao desenvolvimento! Por um Federalismo cooperativo! y) Licitao ScioAmbientada A licitao um processo administrativo que visa selecionar a proposta mais vantajosa para o interesse pblico. Tal procedimento deve ser aplicado em obras, servios, compras, alienaes, concesses e permisses. A deciso no processo licitatrio define quem vai contratar com a Administrao Pblica. As licitaes devem obedecer aos princpios da legalidade, moralidade, igualdade e publicidade. Observar-se- a eficincia do que est sendo proposto, justamente para se garantir a escolha da opo mais vantajosa para o Poder Pblico. Eficincia, nada mais do que o mximo de resultado com o mnimo de recurso. Nas obras pblicas, principalmente nos setores de habitao, sade e saneamento, os projetos faranicos e padronizados no observam as peculiaridades locais e bem se prestam a alimentar sanguessugas e os parasitas do dinheiro pblico. Podemos maximizar recursos, observando as peculiaridades regionais e obter evidente proveito social e ambiental. No interior da Amaznia, os editais de licitao de obras j poderiam conter algumas exigncias que garantissem a otimizao dos recursos econmicos e ambientais. A escassez de agregado ptreo natural (rocha) um dos mais graves obstculos ao desenvolvimento da construo civil na Regio Amaznica.

44

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO Muitas vezes, para a produo de concreto na regio, necessrio transportar a brita por at 3 mil quilmetros. Pois bem, na nossa regio existe abundncia de solos argilosos finos que podem ser processados e transformados em um agregado artificial denominado argila calcinada, que substitui a pedra britada nas pavimentaes e construes. Os agregados artificiais produzidos com argila da regio amaznica satisfazem a todos os requisitos tcnicos necessrios ao emprego em misturas asflticas. A partir dos dados obtidos, pode-se prever a reduo de at 50% no custo de construo na regio Norte, em relao utilizao do agregado ptreo convencional. A Argila Calcinada poder ser usada em pavimentao rodoviria, pois resiste a desgaste, compresso e abraso, e tambm em obras de concreto. O metro cbico da Argila Calcinada pode chegar a R$ 40,00 (quarenta reais), enquanto que a pedra britada custa mais do que o dobro. Enfim, a Argila Calcinada resistente, tal qual uma pedra, mas muito mais leve e barata. Desta forma, a exigncia de que as pavimentaes e construes sejam erigidas com a utilizao da Argila Calcinada deveria ser uma exigncia prevista no edital de licitao da respectiva obra. Na construo de casas populares, o edital deveria exigir a utilizao de pr-moldados de bambu e pneu (a reduo de custos pode chegar a 50%), bem como o emprego de madeiras com certificao ambiental, ou seja, advindas de reas de reflorestamento. Nas obras de construo de esgotos domiciliares, por exemplo, a exigncia de uso do bambu poderia constar no edital de licitao. Com base em dados do IBGE, 58% da populao brasileira no tem acesso rede coletora de esgoto. E mais: 84% dos municpios do pas no possuem nenhum tipo de tratamento para o esgoto que coletado. A quase totalidade desses resduos despejada in natura nos cursos hdricos, aumentando a insalubridade e mortalidade que afetam a populao brasileira. O sistema proposto pelos pesquisadores da Unicamp possui baixa utilizao de equipamentos mecanizados, uma vez que emprega materiais baratos e facilmente encontrados em diversas localidades, propiciando considervel vantagem de um tratamento simples e visivelmente econmico. um mtodo eficiente e adequado s condies econmicas brasileiras, de modo que pode ser aplicado em cidades de pequeno porte populacional, localidades isoladas, pequenas propriedades, condomnios fechados, postos de gasolina e restaurantes de beira de estrada e hotis de campo, etc. Na verdade, o chic ser simples e eficiente e, sobretudo, atender ao interesse pblico. Pensemos tambm, em uma verdadeira obra de recuperao... de seres humanos: pois bem, nas obras pblicas, em geral, os editais de licitao devero prever entre as suas clusulas, a obrigao da empresa ganhadora de

45

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO empregar nas respectivas obras, no mnimo, o percentual de dez por cento de presos - nos regimes semi-aberto e fechado - observadas as qualificaes pessoais, pois o cio a marca predominante nas prises e a convivncia de criminosos de vrias cepas transformam nosso sistema penitencirio numa verdadeira universidade do crime. O trabalho fundamental para a recuperao do preso. Vale registrar que, no m eio prisional, h um grande nmero de internos que qualificam-se como pedreiros ou ajudante de pedreiros, ou mesmo, marceneiros e encanadores etc. No mnimo, estas atividades podem ser, facilmente, aprendidas pelos detentos. Lembrem, um dia estes presos sairo do crcere, que saiam melhores do que entraram. do interesse da Sociedade, a recuperao do preso e o trabalho um excelente caminho. Estes so alguns exemplos de que o processo de licitao e contratao com o Poder Pblico pode chegar muito alm da obra, em si. Para isto, necessrio uma viso sistmica, coragem e esprito cvico. A otimizao scio-ambiental dos recursos pblicos condio primordial para o nosso desenvolvimento.

z) Consrcios intermunicipais: Unio pela cidadania As restries oramentrias dificultam e, muitas vezes, inviabilizam o atendimento das necessidades da sociedade, especialmente, no interior da nossa Amaznia. Com a promulgao da Constituio Federal, os municpios assumiram maiores competncias, principalmente em relao sade, educao e assistncia social Os problemas a cargo do governo municipal muitas vezes exigem solues que extrapolam o alcance da capacidade de ao da prefeitura em termos de investimentos, recursos humanos e financeiros para custeio e a atuao poltica. Alm disto, grande parte destas solues exigem aes conjuntas, pois dizem respeito a problemas que afetam, simultaneamente, mais de um municpio. Surge a figura jurdica dos Consrcios Intermunicipais que so entidades que renem diversos municpios para a realizao de aes conjuntas que se fossem produzidas pelos municpios, individualmente, no atingiriam os mesmos resultados ou utilizariam um volume maior de recursos, ressalte-se que, especialmente os municpios de pequeno porte, no possuem recursos suficientes para a implantao de servios mais complexos. A sua criao est sujeita formalizao de instrumento que ressalve os direitos e especifique os deveres de cada ente federativo.

46

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO Desde pequenas aes pontuais a programas de longo prazo, os consrcios podem se constituir com menor ou maior pretenso de durabilidade e impacto. Tambm podem assumir os mais variados objetos de trabalho, por exemplo: servios pblicos, de modo a amortizar os custos fixos e os investimentos sobre uma base maior de usurios, reduzindo o custo unitrio da produo e distribuio dos servios. No campo do abastecimento e nutrio podem ser implantados programas de complemento nutricional ou "sacoles" volantes. Na sade: um municpio de pequena populao no ter condies no ter condies de oferecer um servio que exija grandes investimentos. A iniciativa consegue ampliar o volume de servios prestados, reduzir custos de procedimentos e o nmero de deslocamentos para tratamento em centros maiores. Em obras pblicas, interessante compartilhar recursos para diversas obras: rodzio de mquinas prprias, aquisio ou locao de mquinas para uso comum. Nas atividades-meio como o desenvolvimento de sistemas informatizados que possam atender a mais de um municpio, como, por exemplo, programas para gesto das redes de educao e sade, da mesma forma, podem ser realizadas atividades de treinamento e capacitao de funcionrios pblicos municipais. No setor do meio ambiente, as parcerias podem desenvolver projetos de manejo sustentvel dos recursos naturais, de forma a manter a vocao florestal da Amaznia. Assim, os consrcios podem incentivar atividades econmicas tais como a atrao de investimentos de modo a contribuir para o desenvolvimento regional. Por fim, estas parcerias possibilitam uma maior eficincia do uso dos recursos pblicos, pois a sua funo central o compartilhamento de recursos escassos, de mquinas de terraplanagem a unidades de sade ou unidades de disposio final de resduos slidos, bem como a captao de recursos novos. O volume de recursos aplicados como investimento no consrcio e o custeio de sua utilizao so menores do que a soma dos recursos que seriam necessrios a cada um dos municpios para produzir os mesmos resultados. Sem dvida, aumenta o poder de dilogo, presso e negociao dos municpios: a articulao de um consrcio intermunicipal pode criar melhores condies de negociao dos municpios junto aos governos estadual e federal, ou junto a entidades da sociedade, empresas ou agncias estatais e viabilizam o planejamento local e regional, implicando ganhos de escala de produo; na racionalizao no uso de recursos financeiros, humanos e

47

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO tecnolgicos e podem ser utilizados, ressalta-se, para captao de recursos. Unidos seremos fortes! Concluses O ser humano precisa impactar o meio ambiente para sobreviver. Essa interveno pode ser positiva ou negativa. O impacto ambiental , justamente, o resultado da interveno humana sobre o meio ambiente. Foroso, por preveno, o Estudo de Impacto Ambiental que uma avaliao dos aspectos positivos e negativos dessa interveno, proporcionando alternativas adequadas, minimizadoras ou supressoras dos provveis resultados desfavorveis ao meio ambiente. providncia prvia e obrigatria em obras potencialmente danosas pblico (art. 225, Constituio Federal) Da mesma forma, deve ser avaliado o impacto ambiental negativo da falta de desenvolvimento, pois a ausncia da obra pode resultar na manuteno do nvel de misria, desemprego, desnutrio etc... causados pela falta de desenvolvimento. Inexiste impacto ambiental nulo, a preocupao, em verdade causar o mnimo impacto possvel, porm, sem negar o nosso direito ao desenvolvimento. Em uma relao custo-benefcio, igualmente ilcita a ao lesiva ao meio-ambiente, como a inao quando possvel a explorao dos recursos ambientais, de forma sustentvel, em ambas as condutas fere-se a dignidade humana, origem e fim do ordenamento jurdico. As metas ecolgicas e econmicas no so conflitantes desde que mediadas em bases sociais.No podemos perder a nossa vocao florestal e, por intermdio da terra e suas riquezas (animais, vegetais e minerais) possibilitar o desenvolvimento da nossa Amaznia! Nas palavras de SACHS buscam-se solues especficas para o local, o ecossistema, a cultura e a rea. O meio-ambiente h de ser considerado em sentido lato, ou seja, nos aspectos natural, social e cultural e deve ser a ambincia de desenvolvimento amplo do ser humano. fundamental o desenvolvimento de aes integradas. Vale o exemplo do Haiti, no qual, as tropas brasileiras aprenderam que o Estado no pode se restringir ao patrulhamento, mas deve melhorar a vida nas favelas para ganhar o apoio da populao. Enquanto os militares se limitaram ao patrulhamento, foram acuados pelos criminosos das trs grande favelas de Porto Prncipe: Cit Soleil, Cit Militaire e Bel-Air. Tudo mudou depois que a

48

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO Companhia de Engenharia comeou a acompanhar as operaes e a executar obras e servios. Segundo o General AUGUSTO HELENO, primeiro comandante da Misso de Estabilizao no Haiti (ONU), as aes comearam com a simples retirada de lixo das favelas s em Bel Air foram 1.200 caminhes e prosseguiu com obras que melhoraram a qualidade de vida dos moradores: Imediatamente aps a ao militar, a companhia entrava e fazia intervenes capazes de melhorar o dia-a-dia da populao. Em Cit Soleil, s havia gua duas vezes por semana, quando tinha. Chegamos l e fizemos poos. Hoje, os moradores tm gua 24h por dia. Recuperamos escolas, colocamos um posto de sade com mdicos e dentistas. Temos gente at para cortar cabelo. Para a populao, isso sensacional, explica Isto CIDADANIA! J se disse que: Quem tem fome tem pressa. Pois bem, a pobre-rica Amaznia tem pressa, pois tem fome e sede de desenvolvimento. Sem dvida, um desenvolvimento sustentvel, visando que os recursos sejam preservados para as futuras geraes, porm, sem nos esquecermos da presente gerao, deste povo caboclo que precisa explorar as suas riquezas e desenvolver as suas potencialidades. No h justia sem desenvolvimento! No h desenvolvimento sem justia!

DESENVOLVE AMAZNIA! Este trabalho no seria possvel sem a colaborao de amaznidas ilustres, tais como: Carlos Braga, Phelippe Daou, Cordeiro e Joaquim Margarido. Bernardo Cabral, Milton

Suas lies de vida e de amor Amaznia foram contagiantes e estimularam o desenvolvimento deste artigo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
AGUIAR DIAS, Jos de. Responsabilidade civil no plano ecolgico, in Revista Forense 317. ALESSI, Renato. Lillicito e la responsabilit civile degli enti publici. Milo: Giuffr, 1972. ANTUNES, Lus Filipe Colao. Poluio Industrial e Dano Ambiental: As novas afinidades electivas da responsabilidade civil, in Boletim da Faculdade de Direito, vol. LXVII, Universidade de Coimbra, 1991. ANTUNES, Paulo de Bessa. Direito Ambiental. 4 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2000. ATHIAS, Jorge Alex Nunes. Responsabilidade civil e meio-ambiente breve panorama do Direito Brasileiro, in Dano Ambiental Preveno, reparao e represso.

49

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO
So Paulo: RT, 1993. BACHOF, Otto. Normas constitucionais inconstitucionais. Coimbra: Atlntida Editora, 1977. BARACHO JNIOR, Jos Alfredo de Oliveira. Responsabilidade civil por dano ao meio ambiente. Belo Horizonte: Del Rey, 2000. BARROSO, Lus Roberto. A Proteo do Meio Ambiente na Constituio Brasileira, In Revista Forense 317. BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de Direito Constitucional. 11 ed. So Paulo, Saraiva, 1989. BASTOS, Aurlio Wander e BATISTA, Nilo. Liberdade e proteo do meio ambiente, in Revista Forense 317. BENJAMIN, Antnio Herman V. e MILAR, dis. Estudo Prvio de Impacto Ambiental. Vol. I. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1993. BENJAMIN, Antnio Herman V. Funo Ambiental. Dano ambiental, preveno, reparao e represso. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1993. ______. Os princpios do estudo de impacto ambiental como limites da discricionariedade administrativa, in Revista Forense 317. ______. Responsabilidade civil pelo dano ambiental, in Revista de Direito Ambiental n 9. ______. Introduo ao direito ambiental brasileiro, in Revista de Direito Ambiental n 14. BEZNOS, Clvis. Direito Administrativo na Constituio de 1988. So Paulo, Revista dos Tribunais, 1991. BITTAR, Carlos Alberto. Responsabilidade Civil nas Atividades Nucleares. So Paulo: RT, 1985. BOAVENTURA, Edivaldo. Como ordenar as idias, 5 ed. So Paulo: tica, 1997. BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992. BONAVIDES , Paulo. Curso de Direito Constitucional. 4 ed., So Paulo, Malheiros, 1993. BRIGANTI , Emesto, "Danno ambientale e responsabilit oggettiva" in Revista giuridica dell'ambiente - atti del convegno di studio sul tema Danno ambientale e tutela giuridica, Padova, CEDAM, 1987. CABRAL, Armando. Direito ao Meio Ambiente como Direito Fundamental Constitucionalizado, In: Revista de Direito A grrio e Meio Ambiente, n 2, 1987. CANOTILHO, Jos Joaquim Gomes. Direito Constitucional. Coimbra: Almedina, 1993. ______. Juridicizao da Ecologia ou Ecologizao do Direito, in Revista Jurdica do Urbanismo e do Ambiente, n 4, Coimbra: Almedina, 1995. ______. O Problema da Responsabilidade do Estado por Atos Ilcitos. Coimbra: Almedina, 1974. CAPONE, Dario e MERCONE, Mrio. Diritto ambientale. Naple: Scientifiche Ilaliane, 1996 CAPPELLETTI, Mauro. Formazioni Sociali e Interessi di Gruppo davanti alla Giustizia Civile, in Rivista di Diritto Processuale n 3, 1975. CHAVES , Antnio. Responsabilidade no direito ambiental brasileiro, in Revista Forense 317. CRUZ, Branca Martins da. Responsabilidade civil pelo dano ecolgico: alguns problemas, in Revista de Direito Ambiental n 5. CUNHA, Sandra Baptista da e GUERRA, Antonio Jos Teixeira. (org). Avaliao e Percia Ambiental.Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. CUSTDIO, Helita Barreira. A Declarao do Rio/92: Contedo e Impacto sobre os Direitos Nacionais, in Dano ambiental, preveno, reparao e represso. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1993. DASMANN, R. Environmental conservation, in BARACHO JNIOR, Jos Alfredo de Oliveira. Responsabilidade civil por dano ao meio ambiente. Belo Horizonte: Del Rey, 2000, p. 171. DERANI , Cristiane. Direito Ambiental Econmico. So Paulo: Max Limonad, 1997.

50

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO
DESPAX, Michel. Droit de L'environnement. Paris: LITEL, 1980. DIAZ, Luis Miguel. Responsabilidad del Estado y contaminacin - Aspectos Jurdicos. Mxico: PORRUA, 1982. DI PIETRO, Maria Zanella. Polcia do Meio Ambiente, In Revista Forense 317/179,181. DUGUIT, Lon. Las transformaciones generales del derecho privado. Madrid: Libreria Espaola y Extranjera. DWORKIN, Ronald. El dominio de la vida. Barcelona: Ariel, 1994. ______. Uma questo de princpio. So Paulo: Martins Fontes, 2000. FACHIN, Luiz Edson. A Funo Social da Posse e a Propriedade Contempornea. Porto Alegre, FABRIS, 1988. FELDMANN, Fbio Jos e CAMINO, Maria Ester Menna Barreto. O direito ambiental: da teoria prtica, in Revista Forense 317. FLORES , Manuela. Responsabilidade civil ambiental em Portugal: Legislao e Jurisprudncia, in Revista de Direito ambiental n 11. FINK, Daniel Roberto, ALONSO JR, Hamilton e DAWALIBI, Marcelo. Aspectos jurdicos do Licenciamento Ambiental. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2000. FIORILLO, Celso Antnio Pacheco e RODRIGUES, Marcelo Abelha. Manual de Direito Ambiental e Legislao Aplicvel. 2 ed. So Paulo: Max Limonad, 1999. ______. Curso de Direito Ambiental Brasileiro. So Paulo: Saraiva, 2001. FRANA, Vladimir da Rocha. Instituio da Propriedade e sua Funo Social. In: Revista da Escola Superior de Magistratura do Estado de Pernambuco. Vol. 2. N 6. Recife: ESMAPE, outubro/dezembro de 1997(b). pp. 457/488. FREITAS, Vladimir Passos de e FREITAS, Gilberto Passos de. Crimes contra a natureza. 3 ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1992. ______. A Constituio Federal e a Efetividade das Normas Ambientais. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2000. ______. (org). Direito Ambiental em evoluo. Curitiba: Juru, 1998. GAGLIANO, Pablo Stolze e PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo Curso de Direito Civil. So Paulo: Saraiva, 2002. GOMES, Lus Roberto. Princpios constitucionais de proteo ao meio ambiente, in Revista de Direito Ambiental n 16. GOMES, Orlando e VARELA, Antunes. Direito Econmico. So Paulo: Saraiva, 1977. GOMES, Sebastio Valdir. Direito Ambiental Brasileiro. Porto Alegre: Sntese, 1999. GRAU, Eros Roberto. A ordem econmica na Constituio de 1988. 5 ed. So Paulo: Malheiros, 2000. GRINOVER, Ada Pellegrini. Aes ambientais de hoje e de amanh. Dano ambiental, preveno, reparao e represso. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1993. GUERRA, Antonio Jos Teixeira e CUNHA, Sandra Baptista da (org). Avaliao e Percia Ambiental. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. HEDELMANN, J. M. Tratado de derecho civil: derechos reales. Traduo espanhola de Dez Pastor y Gonzles Enriquez, Madrid: Revista de Derecho Privado, 1955, v.2. In: Tobeas, Jos Castn, Op. cit. HABERMAS, Jrgen. A crise da legitimao do capitalismo tardio. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1980. HESSE, Konrad. A fora normativa da constituio. Porto Alegre: Srgio Fabris, 1991. JUCOVSKY, Vera Lcia Rocha Souza. Estado-Ambiente e danos ecolgicos Brasil e Portugal, in Revista de Direito ambiental n 11. KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. So Paulo: Martins Fontes, 1991. KISS, Alexandre. A Constitucionalizao do Tema Ambiental, (conferncia), Argentina, julho de 1991 KOLBASOV, O. S. Dano ecolgico na URSS, in Anais da Conferncia Internacional de Direito Ambiental, Rio de Janeiro, 1991. LAFER, Celso. A reconstruo dos Direitos Humanos. So Paulo, Companhia das Letras, 1988. ______. Desafios: tica e poltica. So Paulo, Siciliano, 1995. LANFREDI, Geraldo Ferreira. A objetivao da teoria da responsabilidade civil e seus

51

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO
reflexos nos danos ambientais ou no uso anti-social da propriedade, in Revista de Direito Ambiental n 6. LASSALE, Ferdinand. Que a constituio ?. So Paulo: Kairs, 1985. LEITE, Jos Rubens Morato. Dano Ambiental: do individual ao coletivo extrapatrimonial. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2000. LVQUE, Christian. Bioversidade (A). So Paulo: EDUSC, 1999. LIRA, Marcos Mendes. Dano ambiental, in Revista de Direito Ambiental n 8. LUTZENBERGER, Jos. Ecologia: do jardim ao poder. Porto Alegre:LGPM, 1985. MACHADO, Hermano Augusto. Apontamentos em aula Curso de Mestrado em Direito UFBA 1999. ______. O municpio e o direito ambiental, in Revista Forense 317. MAGALHES , Maria Lusa Faro. Funo Social da Propriedade: Princpios reciclados, in Dano ambiental, preveno, reparao e represso. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1993. MARTIN, Gilles. Direito do Ambiente e Danos Ecolgicos, in Revista Crtica de Cincias Sociais n 31, 1991. MEIRELLES , Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 19 ed., So Paulo, Malheiros, 1994. MELO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de direito administrativo. So Paulo: Malheiros, 1993. MILAR, dis e BENJAMIN, Antnio Herman V. Estudo Prvio de Impacto Ambiental. Vol. I. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1993. ______. Direito do Ambiente. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2000. ______. A participao comunitria na tutela do ambiente, in Revista Forense 317. MINAHIM, Maria Auxiliadora. Responsabilidade penal das pessoas jurdicas, in Revista dos Mestrandos em Direito Econmico da Universidade Federal da Bahia, jul. 1993/dez. 1995. MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de Direito Civil. 14 ed. So Paulo: Saraiva, 1975. MOREIRA NETO, Diogo de Figueiredo. Poltica agrcola e fundiria e ecologia, in Revista Forense 317. MUKAI, Toshio. Direito Ambiental Sistematizado. Rio de Janeiro: Forense, 1994. MUOZ, Andrs. Derecho de propiedad, urbanismo y principio de legalidad. Revista de Direito Pblico, So Paulo, RT, jun/1989, n 90. NALINI , Jos Renato. tica Ambiental. Campinas: Millennium, 2001. NASCIMENTO E SILVA. Geraldo Eullio do. O Direito Ambiental Internacional. In Revista Forense 317/127. NERY JNIOR, Nelson e ANDRADE NERY, Rosa Maria. Responsabilidade Civil, Meio-Ambiente e Ao Coletiva Ambiental, in Dano ambiental, preveno, reparao e represso. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1993. NOMURA, Toyohiro. Reparao dos danos causados pela poluio do meio ambiente no Japo, in Anais da Conferncia Internacional de Direito Ambiental, Rio de Janeiro, 1991. ODUM, Eugene P. Fundamentos de ecologia. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1971. OLIVEIRA, Helli Alves de. Interveno estatal na propriedade privada motivada pela defesa do meio ambiente, in Revista Forense 317. PAMPLONA FILHO, Rodolfo e GAGLIANO, Pablo Stolze. Novo Curso de Direito Civil. So Paulo: Saraiva, 2002. PEREIRA, Caio Mrio da Silva. Instituies de direito civil. Rio de Janeiro: Forense, 1995. PIMENTA, Paulo Roberto Lyrio. Os Crimes Nucleares., in Revista dos Mestrandos em Direito Econmico da Universidade Federal da Bahia, jul. 1993/dez. 1995. ______. Eficcia e Aplicabilidade das Normas Constitucionais Programticas. So Paulo: Max Limonad, 1998 PIVA, Rui Carvalho. Bem Ambiental. So Paulo: Max Limonad, 2000. POND, Lafayette. Estudos de direito administrativo. Belo Horizonte: Del Rey, 1995. PRIEUR, Michel. Droit de LEnvironnement. Paris: Dalloz, 1994.

52

De A a Z: A multidisciplinar sustentabilidade amaznica


SEM EDUCAO, SEM FUTURO
PUGLIATTI , Salvatore. La propriet nel nuovo diritto. Milano, Giuffr, 1964, In Jos Afonso da Silva, Curso de Direito Constitucional Positivo. 10 ed., So Paulo: Malheiros, 1994. REZEK, Jos Francisco. Direito Internacional Pblico. So Paulo, Saraiva, 1989. RODRIGUES , Marcelo Abelha e FIORILLO, Celso Antnio Pacheco. Manual de Direito Ambiental e Legislao Aplicvel. 2 ed. So Paulo: Max Limonad, 1999. SACHS, Ignacy. Estratgias de transio para o sculo XXI, in BURSZTYN, Marcel (org). Para pensar o desenvolvimento sustentvel. So Paulo: Brasiliense, 1993. SALLES , Carlos Alberto de. Execuo Judicial em matria ambiental. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1999. SAMPAIO, Francisco Jos Marques. Responsabilidade civil e reparao de danos ao meio ambiente. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 1998. ______. O dano ambiental e a responsabilidade, in Revista Forense 317. SANCHEZ, Antnio Cabanillas. La reparacin de los daos al medio ambiente. Pamplona: Aranzadi Editorial, 1996. SANTOS, Roberto. tica ambiental e funes do Direito Ambiental, in Revista de Direito Ambiental n 18. SIQUEIRA CASTRO, Carlos Roberto. O direito ambiental e o novo humanismo ecolgico, in Revista Forense 317. SOARES , Guido Fernando Silva. Direito Internacional do Meio Ambiente Emergncia, obrigaes e responsabilidades. So Paulo: Atlas, 2001. SUPLICY, Eduardo Matarazzo.Renda Bsica de Cidadania. So Paulo: Cortez, 2002. TEPEDINO, Gustavo. Temas de Direito Civil. Rio de Janeiro: Renovar, 1999. TRINDADE, Antnio Augusto Canado. Direitos humanos e meio ambiente: paralelos dos sistemas de proteo ambiental. Porto Alegre: Srgio Fabris, 1993. WAINER, Ann Helen. Legislao Ambiental Brasileira Subsdios para a histria do direito ambiental. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense, 1999. WALCACER, Fernando Cavalcanti. Meio-Ambiente urbano no Brasil, in Dano ambiental, preveno, reparao e represso. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1993. VAN ACKER, Francisco Thomas. Infraes administrativas em matria ambiental: A tipificao aberta, in Dano ambiental, preveno, reparao e represso. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1993. VAZ, Isabel. Direito Econmico das Propriedades. 2 ed., Rio de Janeiro, Forense, 1993. VENTURA, Vanderlei Jos. Legislao Federal sobre o Meio Ambiente. So Paulo: Vana, 1992. VITTA, Heraldo Garcia. O Meio Ambiente e Ao Popular. So Paulo: Saraiva, 2000. YOST, Nicholas. Dano ecolgico nos Estados Unidos da Amrica e stios contaminados, in Anais da Conferncia Internacional de Direito Ambiental, Rio de Janeiro, 1991.

(1)1 Juiz-Auditor da Justia Militar Federal, titular da 12 C.J.M. (AM, AC, RO e RR), j atuou na 2 Auditoria da 3 C.J.M. ( Bag/RS), na 3 Auditoria da 3 C.J.M. (Santa Maria/RS), na Auditoria da 6 C.J.M.(Ba e SE) e na Auditoria da 10 C.J.M. (CE e PI; Juiz Auxiliar da Presidncia do Conselho Nacional de Justia CNJ (DF); Selecionado pela ONU para o posto de Juiz Internacional em Timor-Leste; Professor universitrio; Doutorando em Administrao Pblica pela Universidad Complutense de Madrid (Espanha); Diploma de Estudos Avanados em Administrao Pblica (Universidad Complutense de Madrid Espanha); Mestre em Direito pela UFBA; Especialista em Direito Pblico pela UNIFACS; Ps-graduado pela Escola Judicial Edsio Fernandes/MG, pela Escola de Formao de Magistrados/Ba e pela Escola Superior de Guerra/RJ; Professor da Escola de Magistrados/Bahia; Professor de Cursos de ps-graduao do CIESA (AM), Fundao Visconde de Cairu (Ba) e CCJB (Ba); Conferencista da Escola de Administrao do Exrcito (ESAEX); Diretor cientfico do Centro de Cultura Jurdica da Bahia (CCJB); Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Direito Pblico; Membro de Bancas Examinadoras em Concursos Jurdicos; Autor de vrias obras jurdicas (livros e artigos); Ex-Juiz de Direito (MG); Ex-Juiz de Direito (PE); Ex-Juiz Eleitoral (45 e 123 Zonas Eleitorais TRE/PE); Ex- Promotor de Justia (BA).

53

Anda mungkin juga menyukai