Anda di halaman 1dari 91

Resumo Capitulo 1

Eu assisto: a TV NOVO TEMPO

Profeta significa basicamente uma pessoa que fala em nome de outra. O profeta da Bblia falava em nome de Deus. Ele tinha de comunicar a outros qualquer mensagem que atravs do Esprito santo, Deus lhes enviasse.

Nos dias de Daniel, 4 naes principais dominavam o oriente:

Ldia

Mdia Babilnia Egito

Nabucodonosor invadiu 3 vezes Jerusalm, em 605 a.C, 597 a.C e em 586 a.C, sendo desta vez quando ele arrasou toda a cidade e levou o restante dos habitantes como escravos (II Reis Cap. 24 e 25).
-

Mas apesar da desobedincia, e do caminho errado tomado pelos judeus, Deus mandou uma mensagem de esperana para os exilados (Jer 29:1-10), E escolheu um homem para ser libertador de seu povo na Babilnia, que foi Ciro, o Persa. (Isa 44: 28, 45: 1-6)

1:12 Experimenta, peo-te, os teus servos dez dias, e que se dez dias nos dem legumes a comer, e gua a beber.

1:15 E, ao fimfim dez dias, apareceram os ao dos dos dez dias seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos de carne do que todos os jovens que comiam das iguarias do rei.

1:20 E em toda a matria de sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos astrlogos que havia em todo o seu reino.

Livro de Daniel
Capitulo 2

Um jovem, tentando entender sobre a existncia de Deus, procurou um cristo e disse: "Vou lhe dar uma hora para voc me provar que Deus existe!" O cristo, sem vacilao, o levou a Daniel 2. Quando terminou, o jovem confessou: "Agora sei que existe um Deus no Cu!"

2:1 E no segundo ano do reinado de Nabucodonosor, Nabucodonosor teve sonhos; e o seu esprito se perturbou, e passou-se-lhe o sono.

O objeto dos pensamentos de Nabucodonosor ao recolher-se para dormir, tornou-se objeto de seus sonhos. Os pensamentos dele giravam entorno do futuro e bem estar de seu reino.

2:1 E no segundo ano do reinado de Nabucodonosor, Nabucodonosor teve sonhos; e o seu esprito se perturbou, e passou-se-lhe o sono.

Deus aproximou-se de Nabucodonosor atravs de um sonho, porque este era o meio mais eficiente de impressionar a sua mente com a importncia da mensagem a ser comunicada e assim assegurar sua cooperao e ganhar sua confiana.

2:2 Ento o rei mandou chamar os magos, os astrlogos, os encantadores e os caldeus, para que declarassem ao rei os seus sonhos; e eles vieram e se apresentaram diante do rei.

Um grupo de homens poderosos se reuniu em volta do rei! Eles representavam a sabedoria e a erudio de todas as naes. Eram sacerdotes e profetas dos deuses de Babilnia, que eram considerados os maiores de todos os deuses.

2:2 Ento o rei mandou chamar os magos, os astrlogos, os encantadores e os caldeus, para que declarassem ao rei os seus sonhos; e eles vieram e se apresentaram diante do rei. magos - diziam ser capazes de revelar os segredos dos deuses atravs de mgica e adivinhao. astrlogo - eles diziam ser capazes de predizer o futuro atravs do estudo da posio das estrelas e planetas. Eles acompanharam os governantes, dizendo-lhes o momento propcio para tomada de decises. encantadores - eram responsabilidades deles proteger o povo, repelindo espritos maus. Caldeus Grupo dominante em Babilnia, o pai de Nabucodonosor era oriundo dessa tribo, e compreensvel que o rei os chamasse em situaes de emergncia.

2:3 E o rei lhes disse: Tive um sonho; e para saber o sonho est perturbado o meu esprito.

Ainda que o rei estivesse bastante impressionado pelo sonho, quando acordou lhe foi impossvel recordar-se dele.

2:4 E os caldeus disseram ao rei em aramaico: rei, vive eternamente! Dize o sonho a teus servos, e daremos a interpretao.

A famlia real e a classe dominante eram caldeus de fala aramaica originrios do sul da Mesopotmia. Por isso eles no falaram em babilnico, lngua da populao nativa da Babilnia. Deste verso at o fim do cap 7, o relatrio em aramaico e no em hebraico como a parte restante deste livro.

2:4 E os caldeus disseram ao rei em aramaico: rei, vive eternamente! Dize o sonho a teus servos, e daremos a interpretao.

Como Deus tinha um plano para este rei, certamente o sonho foi propositadamente tirado do rei para que os sbios no lhe dessem uma interpretao falsa. O rei normalmente relatava o sonho, e esses homens sbios retiravam-se para supostamente, consultar os deuses. Mas, na verdade, iam discutir entre sim uma interpretao que satisfizessem o orgulho e as fantasias do rei.

2:5 Respondeu o rei, e disse aos caldeus: O assunto me tem escapado; se no me fizerdes saber o sonho e a sua interpretao, sereis despedaados, e as vossas casas sero feitas um monturo.

Uma tal crueldade como aqui mencionada, era comum no mundo antigo, os assrios e os babilnios foram notrios pela severidade e barbaridade do seu tratamento aos ofensores. Assurbanipal relata que cortou governadores rebeldes em pedaos.

2:6 Mas se vs me declarardes o sonho e a sua interpretao, recebereis de mim ddivas, recompensas e grande honra; portanto declarai-me o sonho e a sua interpretao.

o rei estava impressionado com o sonho, que estava disposto a premiar os sbios com riquezas e honras, caso revelassem o que sonhara.

Agora os sbios estavam aterrorizados e novamente rogaram ao rei revelar-lhes o sonho para que pudessem interpretar.

o rei os acusou de quererem ganhar tempo. possvel que eles esperassem que se pudessem ganhar um pouco de tempo, o rei pudesse lembrar se do sonho ou talvez perdesse o interesse no que sonhara. E com mais tempo talvez pudesse achar outro jeito de escapar.

Com o seu repetido pedido para revelar-lhes o sonho, j estava imaginando que estes combinaram palavras mentirosas e perversas para dizerem.

Os Caldeus foram obrigados a reconhecer a sua incapacidade de revelar o sonho.

O rei percebeu a fragilidade do argumento. Eles diziam est em contato com os deuses e que suas interpretaes vinham deles. Se os deuses podiam interpretar, porque no podia revelar o sonho para os sbios que estavam em contato com eles? Os sbios estavam admitindo que no esto em contato com os deuses. Deus estava preparando Nabucodonosor para aceitar o verdadeiro Deus, o nico que podia interpretar o sonho.

A severidade da sentena no estava fora da harmonia com os costumes do tempo. Foi, contudo um passo imprudente do rei, pois os homens cuja a morte ele ordenou, constituam a classe douta da sociedade.

Este fato revela que Daniel, Azarias, Mizael e Hananias j pertenciam classe dos sbios. O fato que tivessem sido graduados recentemente suficiente para explicar o porque no foram chamados para interpretar o sonho. O monarca dever ter chamado somente os mais altos lideres da classe.

Uma das coisa que enfureceu o rei foi os sbios procurarem adiar a resposta. Obviamente o rei ainda se achava perturbado pelo sonho, e deve ter sido propcio a nova perspectiva de achar a soluo para o mistrio que esta assolando o seu esprito. No seu contato anterior com este jovem judeu, Nabucodonosor ficou impressionado com sua sinceridade e habilidade. A anterior fidelidade de Daniel nas coisa mnimas abriu-lhe a porta para encarar as coisas mximas.

Daniel e os seus amigos podiam aproximar-se de Deus com um forte f e confiana porque, para o melhor do seu conhecimento e capacidade, estavam vivendo em harmonia com Sua vontade revelada. Tinham a conscincia de que estavam no lugar onde Deus queria que estivessem, e de que estavam fazendo a obra que os cus designaram que fizessem. Se na sua experincia anterior tivessem transigido contra os princpios e cedidos as tentaes que constantemente lhes circundavam na corte real, no poderia ter esperando uma notvel intercesso divina nesta crise.

Em recebendo a revelao divina, o primeiro pensamento de Daniel foi render o devido louvor ao Revelador dos segredos, um digno exemplo do que todos quantos receberam bnos do Senhor deviam fazer.

Aqui esta retrata a verdadeira filosofia da histria humana. Reis e governadores se acham definitivamente sob a direo e controle de um Potentado todo Poderoso. E, se algum de vs tem falta de sabedoria, pea-a a Deus, que a todos d liberalmente, e o no lana em rosto, e serlhe- dada. Tiago 1:5 O Senhor deleita-se em conceder sabedoria aos que usam sabiamente. Ele fez isto para com Daniel, e f-lo- hoje para com cada pessoa que confia plenamente nEle.

Ainda que o sonho tivesse sido revelado a Daniel, este no tomou toda a honra, mas incluiu os seus companheiros que oram com ele.

O primeiro cuidado de Daniel foi pleitear pelos sbios de Babilnia, para que a sentena de morte proferida sobre eles fosse cancelada. No fizeram nada para conseguir a suspenso da sua pena, mas foram salvos por causa da presena de um homem justo no meio deles. Freqentemente acontece assim. Os justos so o sal da terra . Tm um cordo preservador. Por causa da presena de Paulo no navio, os marinheiros e todos os que estavam a bordo foram salvos (Atos 27:24).

Os mpios no sabem quanto deve aos justos. Contudo, freqentemente ridicularizam e perseguem os mesmos a quem deviam agradecer pela preservao da sua vida.

Naturalmente, quando Daniel se apresentava diante do rei Nabucodonosor, assumia o seu nome babilnico Beltesazar. ( Bel proteja a vida do rei).

Daniel no desejava exaltar-se acima dos sbios. Pretendia, antes, impressionar o rei quanto a futilidade de confiar nos seus sbios para deles obter conselhos e ajuda. Deseja voltar os olhos do rei para o grande Deus dos cus, o Deus a quem Daniel adorava. O Deus dos hebreus, cujo povo tinha sido conquistado pelo rei.

A mensagem foi para instruo de Nabucodonosor, bem como para a dos governadores e do povo at o fim dos tempos. O esboo da profecia transporta-nos dos dias de Nabucodonosor at o fim do mundo e a segunda vinda de Cristo. Deus revelou-lhe o futuro, no para lhe satisfazer a curiosidade, mas para suscitar na sua mente um senso de responsabilidade pessoal para com o programa do cu.

Neste sonho esto retratados desenvolvimentos futuros que comeam no tempo de Daniel e Nabucodonosor e se entendem at o fim do mundo.

Nabucodonosor tinha estado meditando sobre imprios passados e como eles sumiram e ficou com pressgios ansiosos em relao ao futuro de seu reino.

O sonho to ansiosamente esperando pelo rei, lhe volta mente agora pelas palavras de Daniel. Uma exuberante esttua de esplendor excelente e aparncia terrvel . Uma esttua de metais preciosos.

Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nvel Terceiro nvel Quarto nvel Quinto nvel

Cabea de Ouro Peito e braos de prata Ventre e coxas de bronze Pernas de ferro Ps e dedos ferro/barro

Este plural bem pode indicar que Daniel classificou os seus companheiros consigo mesmo. Tinham-se unido em fervorosa orao para que a interpretao pudesse ser revelada, e Daniel deve ter desejado confessar a parte deles no assunto.

Nas suas inscries Nabucodonosor atribuiu o seu sucesso ao seu deus Marduque, mas Daniel de maneira benigna, corrige a sua idia errada. Afirma que o Deus do Cu quem lhe concedeu tal poder
O territrio sobre o qual Nabucodonosor reinou tinha tido uma histria longa e agitada e tinha estado sob a liderana de diferentes povos e reinos. De acordo com Gnesis, a cidade de Babilnia fez parte do reino fundado por Ninrode, o bisneto de No (Gen 10:8-10).

Uma apresentao apropriada do domnio de Babilnia no tempo de Nabucodonosor. A maneira pela qual os reis antigos incluam o animal do campo na sua esfera de domnio ilustrada por um relatrio de Samanasar III que diz: Ninurta e Palil, que amam o meu sacerdcio, tmme dado todos os animais do campo.

Grande abundancia de ouro foi usado no embelezamento de Babilnia. Herdoto descreve em termos como o ouro brilhava nos templos sagrados da cidade. A imagem de Marduque, o trono em que era assentado, a mesa e o altar eram feitos de ouro. O profeta Jeremias compara Babilnia a um copo de ouro (Jer 51:7) .

Seu reino dominou cerca de 609 a 539 a.C, cerca de 70 anos.

Em 539 a.C. mediante um estratagema de guerra, os medo-persas, comandado por Ciro, o persa, conquistam Babilnia.

Muito antes do nascimento de Ciro, temos uma profecia que alm de citar o seu nome, menciona detalhes de como ele conquistaria a cidade de babilnia.

Ciro, a caminho de babilnia, desvia o rio Gindes, afluente do rio tigre. Ele espalhou o rio por 360 canais, atrasando o ataque por um ano. E 60 anos antes, Jeremias escreveu:

E para que porventura no se enternea o vosso corao, e no temais pelo rumor que se ouvir na terra; porque vir num ano um rumor, e depois noutro ano outro rumor; e haver violncia na terra, dominador contra dominador. Jer 51:46

Ciro atrasou-se uma ano no rio Gindes. Veio, ento um segundo rumor e, no demorou muito: Babilnia caiu e houve violncia na terra. A Mo de Deus estava nisso. Foi s margens do Gindes que Ciro e seu exercito conseguiram a prtica necessria para entra na cidade de Babilnia. Outra vez comearam a cavar para baixar o nvel do rio Eufrates at o ponto em que pudessem passar por baixo dos muros.

Invaso da cidade 174 anos antes desse evento, Deus dissera:

Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mo direita, para abater as naes diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas no se fecharo. Isa 45:1

O peito representa o Imprio MedoMersa. Os braos representam a aliana entre povos irmos, os medos e os persas, unificado por Ciro. Em todas as lnguas semticas a palavra prata, tambm era usada para dinheiro. Eles desenvolveram um abrangente sistema de tributao, em que os impostos eram pagos com prata.

Seu reino dominou de 539 a 331 a.C, cerca de 208 anos.

A Grcia foi representado na profecia como o imprio de bronze. Os soldados gregos usavam capacete de bronze, peitoral de bronze, escudo de bronze e espada de bronze. Eram conhecidos como gregos forrados de bronze. Alexandre Magno estabeleceu a Grcia como o terceiro Imprio Mundial.

Seu reino dominou de 331 a 168 a.C, cerca de 163 anos.

Armadura de bronze

As batalhas decisivas foram a de Grnico em 334 aC, Iso em 333 aC e Arbela ou Gaugamela em 331 aC que deram a vitria aos gregos encerrando o domnio persa no mundo. Os gregos se distinguiam por usar armadura de bronze

Roma, a monarquia de ferro, a senhora do mundo. Este quarto reino foi o mais duradouro e extenso dos quatro, estendendo-se da Bretanha ao Eufrates. Roma foi o maior e o mais forte imprio que o mundo conhecera at ento.

Seu reino dominou de 168 a.C a 476 d.C, cerca de 644 anos.

Na batalha de Pidna, em 168 a.C., o frreo imprio romano esmagou o que tinha restado do Imprio Grego.

Assim como a esttua tinha duas pernas, Roma se dividiu no terceiro sculo em duas unidades administrativas; no oriente com sede em Constantinopla e no ocidente em Roma.

Como as pernas so os membros mais extensos do corpo, o Imprio Romano foi o que mais tempo reinou.

A profecia aponta para diviso do imprio Romano do ocidente, at o tempo do fim. Em 476 d.C. com a invaso dos hrulos, chefiados por Odoacro, deposto o ltimo imperador romano, Rmulo Augusto. Sendo, o Imprio Romano dividido entre as tribos germnicas.

EUROPA DIVIDIDA
1. Anglos Inglaterra 2. Francos Frana 3. Visigodos Norte Espanha

6. Germanos
Alemanha

7. Burgundos
Suia

8. Ostrogodos
ustria

9. Lombardos Norte Itlia

4. Suevos Portugal

5. Vndalos Sul Espanha

10. Hrulos Sul Itlia

Os ps da esttua, de ferro misturado com barro, representam as modernas naes da Europa.

Roma perdera sua tenacidade e sua resistncia frrea, seus sucessores foram manifestados fracos como a mistura de barro e ferro.

Roma continuar com sua fora, bem que reduzida, mas influenciando a muitos at o fim dos tempos.

O quarto poder, que sobe depois da Grcia, continua sendo o mesmo poder (pois o ferro continua existindo, ao contrrio dos outros poderes cujo metal desaparece quando surge um novo imprio), embora em algum momento haja mudado de forma. Assim, Roma desde o tempo da Grcia at o fim do mundo. Por incrvel que parea, Roma ainda existe hoje como poder mundial, embora sua forma seja radicalmente diferente daquela que possua quando surgiu pela primeira vez depois da Grcia.

Assim como o barro no se mistura com o ferro, surgiriam naes e reinos fortes como o ferro e outros fracos como o barro, na historia que envolve este quarto reino de Daniel 2.

A Europa em guerra pode ser comparada a uma briga em famlia. As casas reais, especialmente os pases mais fortemente relacionados guerra, so praticamente do mesmo tronco germnico (Alemanha), e quase do mesmo sangue. Estadista iludidos obcecados com a idia de que, se misturassem o sangue, isso faia com que as naes se unissem. Se todos na Europa se tornassem parentes, no poderia haver discrdias que levassem a guerra. parentes nunca brigam argumentavam eles.

Essa frase proftica nos garantem que nunca haver uma fuso completa do que resultou da diviso do antigo imprio romano. Eles continuaro a se dividir at a vinda de Cristo. Houve sete grandes tentativas para provar que essa profecia no era verdadeira:

1 - No dia de Natal do ano 800 d.C, Carlos Magno foi coroado pelo papa como imperador do Santo Imprio Romano. Na realidade era no era romano, mas franco. E s conseguiu expandir o reino franco. Sua tentativa de unir os pases da Europa ocidental falhou.

2 - Carlos V , em 1519 foi eleito santo imperador de Roma. Embora fosse poderoso governante da Europa, ele foi incapaz de conter a expanso do Luteranismo. Gastou muito tempo lutando contra Francisco I, da Frana. Abdicou em dividiu o imprio entre seus irmos.

3 - Lus XIV, O Grande, subiu ao trono da frana em 1643, com cinco anos de idade. Sob seu comando, a Frana foi o poder militar mais poderoso da Europa. Grandes pases se aliaram contra ele, sofreu grandes derrotas militares.

4 - Napoleo tentou conquistar a Europa, quase consegue.

5 - Kaiser Guilherme tentou conquistar a Europa na 1 Guerra Mundial, Kaiser falhou.

6 - Adolf Hitler assombrou o mundo e marchou sobre a Europa como um relmpago. A Bblia diz: mas no se ligaro.

Neste momento uma 7 tentativa esta sendo feita.

Comenta-se que se os pases da Europa se unirem tendo como base o MERCADO COMUM EUROPEU, formam um novo poder mundial. Esse poder mundial teria mais gente e dinheiro que os Estados Unidos. Nenhum se humano pode prever exatamente quais sero os resultados desse tentativa. Porm, a Bblia afirma que os pases da Europa jamais formaro um imprio mundial.

Cabea de Ouro = Babilnia

Peito e braos de prata = Medo-Persa

Ventre e coxas de bronze = Grcia

Pernas de ferro = Roma

Ps e dedos ferro/barro = Europa Ocidental

Daniel define com absolta clareza a vinda de Jesus em Glria para estabelecer Seu reino eterno nesta Terra que ser renovada pela a ao do fogo. Esta pedra, um smbolo visvel do Reino de Deus a ser implantado entre os redimidos. Um reino que jamais ser destrudo, porque subsistir para sempre.

A Bblia se refere a Jesus como a rocha, ou a pedra. Paulo nos fala, em I Cor 10:4 que a rocha da qual os filhos de Israel recebera sua gua, representa Cristo. Isaias 28:16, se refere a Ele como a pedra preciosa de esquina, que esta bem firme e fundada.

E beberam todos de uma mesma bebida


espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.
(I Cor. 10:4).

Jesus entendeu as profecias do Antigo Testamento e as aplicou para si mesmo:

Mas Jesus, fitando-os disse: Que quer dizer, pois, o que esta escrito: a pedra que os construtores rejeitaram, esta veio a ser a pedra principal, angular? Todo o que cair sobre esta pedra ficar em pedaos, e aquele sobre quem ela cair ficar reduzido a p. (Luc 20:17 18).

Isto uma demonstrao de respeito e reverncia muito comum no velho testamento. Nabucodonosor estava em silencio, ouvindo impressionado a descrio feita por Daniel e agora rompe o silencio numa demonstrao de respeito ao Deus de seu sdito hebreu.

Certamente a sinceridade do corao do rei naquele momento tomado de admirao, foi adorar o Deus verdadeiro atravs de Daniel.

Nabucodonosor chamava a seu deus Marduque de senhor dos deuses, agora reconhece que o Deus de Daniel infinitamente superior a qualquer dos assim chamados deuses dos babilnicos.

O rei ficou profundamente comovido e emocionado, aps as dramticas revelaes feitas por Daniel, que tomou a imediata deciso de torn-lo o seu governador, bem como o chefe de todos os sbios de Babilnia.

Deve ter sido uma ocasio de jbilo para o povo hebreu, ver o nome de Deus sendo louvado pelo o rei do grande imprio babilnico. A revelao da historia futura do mundo fez com que o rei pago se prostasse em reverncia ao mensageiro de Deus. Ao vermos as evidncias do cumprimento proftico, tambm devamos nos prostar diante de Deus e reconhec-lo como o Deus dos deuses. Ainda mais, devamos consagrar a vida a Ele, em devoo e servios.

O fato de que o sonho do rei seu cumpriu ao p da letra d-nos a garantia de que a parte que ainda falta se cumprir. O prximo grande evento a vinda do Senhor Jesus Cristo. O reino de Cristo ir cobrir a Terra inteira.

Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nvel Terceiro nvel Quarto nvel Quinto nvel

Breve o Senhor Jesus voltar

Prepara-te

Bibliografia usada neste Estudo:

Anda mungkin juga menyukai