Anda di halaman 1dari 2

Polaridade molecular

O vetor resultante da soma dos vetores polaridade denominado momento dipolar (ou momento dipolo eltrico). Quando a soma vetorial nula, a molcula apolar, pois no possui polaridade. Quando a soma vetorial no nula, ou seja, diferente de zero, a molcula polar. Ligao covalente apolar - Os tomos ligados tm igual eletronegatividade. Ligao covalente polar - Os tomos ligados tm diferente eletronegatividade. A toda ligao covalente polar est associado um vetor polarizao, orientado da carga negativa para a positiva (vetor localizado no centro das distncias entre as cargas). Ligao covalente polar - Ligao intermediria entre a ligao covalente apolar e a ligao inica. Polaridade das molculas: Molcula apolar - A soma vetorial dos vetores polarizao associados a todas as ligaes covalentes polares da molcula nula. Molcula polar - A soma vetorial dos vetores polarizao associados a todas as ligaes covalentes polares na molcula diferente de zero.

Polaridade e solubilidade: Substncia polar dissolve substncia polar e no dissolve substncia apolar. Substncia apolar dissolve substncia apolar e no dissolve substncia polar. A polaridade de uma molcula refere-se s concentraes de cargas da nuvem eletrnica em volta da molcula. possvel uma diviso em duas classes distintas: molculas polares e apolares. Molculas polares possuem maior concentrao de carga negativa numa parte da nuvem e maior concentrao positiva em outro extremo. Nas molculas apolares, a carga eletrnica est uniformemente distribuda, ou seja, no h concentrao. A concentrao de cargas (em molculas polares) ocorre quando os elementos ligantes possuem uma diferena de eletronegatividade. Esta diferena significa que um dos tomos (o de maior eletronegatividade) atrai os eltrons da nuvem com maior fora, o que faz concentrar neste a maior parte das cargas negativas. As ligaes de dois tomos diferentes normalmente resulta em polarizao (molculas polares), j que os tomos possuiro eletronegatividades diferentes, como H2O, NH3 ou HF, embora, dependendo da distribuio dos tomos pela molcula, essas ligaes no resultariam em polarizao, como o caso do CO2 e do CH4. Ligaes inicas: ocorre transferncia definitiva de eltrons, o que acarreta a formao de ons positivos e negativos, os quais originam compostos inicos. TODA LIGAO INICA UMA LIGAO POLAR. Ligaes covalentes: a existncia de plos est associada deformao da nuvem eletrnica e depende da diferena de eletronegatividade entre elementos.

A eletronegatividade varia da esquerda para direita e de baixo para cima na tabela peridica. Ligao de dois tomos iguais resulta em molculas apolares. Ex: O2, N2, Cl2.

A melhor forma para identificar se a molcula polar ou apolar atravs do clculo do momento dipolar (): se ele for igual a zero a molcula apolar e se for diferente de zero ser polar.

Anda mungkin juga menyukai