Anda di halaman 1dari 14

OS PRINCPIOS DO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO E A POSSIBILIDADE DE APLICAO SUBSIDIRIA DO CPC QUANDO H REGRA EXPRESSA DA CLT EM SENTIDO CONTRRIO Mauro

Schiavi1 OS PRINCPIOS DO PROCESSUAL DO TRABALHO E SUA AUTONOMIA DIREITO

Ensina Celso Antonio Bandeira de Mello 2 que princpio por definio, mandamento nuclear de um sistema, verdadeiro alicerce dele, disposio fundamental que se irradia sobre diferentes normas, compondo-lhes o esprito e servindo de critrio para sua exata compreenso e inteligncia, exatamente por definir a lgica e a racionalidade do sistema normativo, no que lhe confere a tnica e lhe d sentido harmnico. Dentre os princpios que do autonomia e suporte ao Direito do Trabalho, destaca-se o princpio protetor, ou princpio da proteo tutelar. A obra de Amrico Pl Rodriguez 3 um clssico sobre os princpios e exerceu grande influncia em toda a Amrica Latina. Ensina o referido professor uruguaio 4 que o fundamento do princpio protetor est ligado prpria razo de ser do Direito do Trabalho. Historicamente, o Direito do Trabalho surgiu como conseqncia de que a liberdade de contrato entre pessoas com poder e capacidade econmica desiguais conduzia a diferentes formas de explorao. Inclusive as mais abusivas e inquas. O legislador no pde mais manter a fico de igualdade existente entre as partes do contrato de trabalho e inclinou-se para uma compensao dessa desigualdade econmica desfavorvel ao trabalhador com uma proteo jurdica a ele favorvel. O Direito do Trabalho responde fundamentalmente ao propsito de nivelar desigualdades. Como dizia Couture: o procedimento lgico de corrigir desigualdades o de criar outras desigualdades.

Juiz do Trabalho na 2 Regio. Mestrando em Direito do Trabalho pela PUC/SP. Professor Universitrio. 2 MELLO, Celso Antonio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo, 8 Edio, So Paulo, Malheiros, 1997, pg. 573. 3 Los Princpios de Derecho del Trabajo, Montevidu, 1975. 4 Rodriguez, Amrico Pl. Princpios de Direito do Trabalho, 3 Edio, So Paulo, LTr, 2000, pg. 85.

Mrio Pasco5 assim define o Direito Processual do Trabalho: O Direito Processual do Trabalho , por definio objetiva, um direito instrumental; sua finalidade de atuar, na prtica, tornando efetivo e real o Direito Substantivo do Trabalho (Giglio, 1984, p. 374). Para esse fim, o processo deve guardar adequao com a natureza dos direitos que nele se controvertem; e se as controvrsias e conflitos trabalhistas so intrinsecamente distintos das controvrsias comuns, indispensvel a existncia de um direito processual que, atento a essa finalidade, seja adequado natureza e caracteres daqueles. Ainda h acirradas discusses na doutrina sobre possuir o Direito Processual do Trabalho princpios prprios, e que seja um ramo autnomo da cincia jurdica. Para muitos, o processo do trabalho tem os mesmos princpios do Direito Processual Civil, mxime aps a EC 45/04 que atribuiu competncia Justia do Trabalho para dirimir todas as controvrsias oriundas da relao de trabalho, no estando mais restrita sua competncia aos litgios entre empregados e empregadores (artigo 114, da CF, antiga redao)6. Para se aquilatar a autonomia de determinado ramo do direito, necessrio avaliar se este determinado ramo do direito tem princpios prprios, uma legislao especfica, um razovel nmero de estudos doutrinrios a respeito e um objeto de estudo prprio. Ensina-nos Jorge Luiz Souto Maior7: O direito um conjunto de normas e princpios voltado regulao da vida social. Para falar de um direito autnomo, um ramo do direito distinto do direito comum, preciso que se tenha um razovel nmero de normas voltadas para um fato social especfico e que se identifiquem nestas leis princpios prprios que lhe dem uma noo de conjunto, fornecendo-lhe uma lgica particular e uma finalidade distinta. O Direito Processual do Trabalho como sendo um ramo do Direito Processual, deve observar os princpios constitucionais do processo, tais como: imparcialidade do juiz; igualdade, contraditrio e ampla defesa; motivao das decises; publicidade; proibio das provas ilcitas; devido processo legal; acesso justia e a uma ordem jurdica justa, e inafastabilidade da jurisdio.
5

PASCO, Mario. Fundamentos do Direito Processual do Trabalho. Reviso Tcnica de Amauri Mascaro Nascimento, So Paulo, LTR, 1997, p. 51. 6 A nosso ver, com a redao dada pela EC/45, o termo relao de trabalho para fins da competncia material da Justia do Trabalho abrange As lides decorrentes de qualquer espcie de prestao de trabalho humano, preponderantemente pessoal, seja qualquer a modalidade do vnculo jurdico, prestado por pessoa natural em favor de pessoa natural ou jurdica. Abrange tanto as aes prepostas pelos trabalhadores, como as aes propostas pelos tomadores dos seus servios. 7 MAIOR, Jorge Luiz Souto. A fria, Revista Trabalhista Direito e Processo, Rio de Janeiro, Forense, julho/setembro de 2002, p. 71.

Sob outro enfoque, segundo a moderna teoria geral do direito, os princpios de determinado ramo do direito tm que estar em compasso com os princpios constitucionais do processo. Por isso, deve o intrprete estudar determinado princpio ou norma infraconstitucional, realizar a chamada filtragem constitucional, isto , ler a norma infraconstitucional com os olhos da Constituio Federal. Nesse sentido, ensina Marcelo Lima Guerra8: Em toda a sua atuao jurisdicional, a atividade hermenutica do juiz submete-se ao princpio da interpretao conforme a Constituio, no seu duplo sentido de impor que a lei infraconstitucional seja sempre interpretada, em primeiro lugar, tendo em vista a sua compatibilizao com a Constituio, e, em segundo lugar, de maneira a adequar os resultados prticos ou concretos da deciso o mximo possvel ao que determinam os direitos fundamentais em jogo. No mesmo sentido, manifesta-se Willis Santiago Guerra Filho 9: Princpio da interpretao conforme a Constituio, que afasta interpretaes contrrias a alguma das normas constitucionais, ainda que favorea o cumprimento de outras delas. Determina, tambm, esse princpio, a conservao de norma, por inconstitucional, quando seus fins possam se harmonizar com preceitos constitucionais, ao mesmo tempo em que estabelece como limite interpretao constitucional as prprias regras infra-constitucionais, impedindo que ela resulte numa interpretao contra legam, que contrarie a letra e o sentido dessas regras10. Em razo disso, muitos autores j defendem a existncia de um chamado Direito Constitucional Processual ou Processo Constitucional11 que irradia seus princpios e normas a todos os ramos do direito processual, dentre eles o processo do trabalho. Desse modo,
8 9

GUERRA, Marcelo Lima. Execuo Indireta, So Paulo, RT, 1998, pg. 52/53. GUERRRA FILHO. Willis Santiago. Processo Constitucional e Direitos Fundamentais, 4 Edio, So Paulo, RCS, 2005, pg. 80. 10 Para JJ. Gomes Canotilho: O princpio da interpretao das leis em conformidade com a constituio fundamentalmente um princpio de controlo (tem como funo assegurar a constitucionalidade da interpretao) e ganha relevncia autnoma quando a utilizao dos vrios elementos interpretativos no permite a obteno de um sentido inequvoco dentre os vrios significados da norma. Da a sua formulao bsica: no caso de normas polissmicas ou plurissignificativas deve dar-se preferncia interpretao que lhe d um sentido em conformidade com a Constituio. Esta formulao comporta vrias dimenses: (1) o princpio da prevalncia da constituio impe que, dentre as vrias possibilidades de interpretao, s deve escolher-se uma interpretao no contrria ao texto e programa da norma ou normas constitucionais; (2) o princpio da conservao de normas afirma que uma norma no deve ser declarada inconstitucional quando, observados os fins da norma, ela pode ser interpretada em conformidade com a constituio; 3) o princpio da excluso da interpretao conforme a constituio mas contra legem impe que o aplicador de uma norma no pode contrariar a letra e o sentido dessa norma atravs de uma interpretao conforme a constituio, mesmo atravs desta interpretao consiga uma concordncia entre a norma infraconstitucional e as normas constitucionais. Quando estiverem em causa duas ou mais interpretaes todas em conformidade com a Constituio dever procurar-se a interpretao considerada como a melhor orientada para a Constituio (Canotilho, JJ Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituio, 7 Edio, Coimbra, Almedina, 2003, Pg. 1226/1226 11 Alguns autores preferem a expresso CONSTITUCIONALIZAO DO PROCESSO.

atualmente, os princpios e normas do direito processual do trabalho devem ser lidos em compasso com os princpios constitucionais do processo, aplicando-se a hermenutica da interpretao conforme a constituio, tambm denominada por alguns autores de filtragem constitucional. Sendo assim, havendo, no caso concreto, choque entre um princpio do processo do trabalho previsto em norma infraconstitucional e um princpio constitucional do processo, prevalece este ltimo. Tambm o Processo do Trabalho segue muitos dos princpios do Direito Processual Civil, como por exemplos, os princpios da inrcia, da instrumentalidade das formas, oralidade, impulso oficial, eventualidade, precluso, conciliao e economia processual. Autores h que no conseguem enxergar princpios prprios no Direito Processual do Trabalho, asseverando que seus princpios so os mesmos do Direito Processual Civil. Nesse sentido a posio, dentre outros de Valentin Carrion 12: O direito processual se subdivide em processual penal e processual civil (em sentido lato, ou no penal). As subespcies deste so o processual trabalhista, processual eleitoral, etc. Todas as subespcies do direito processual civil se caracterizam por terem em comum a teoria geral do processo; separam-se dos respectivos direitos materiais (direito civil, direito do trabalho etc) porque seus princpios e institutos so diversos. So direitos instrumentais que, ele sim, possuem os mesmos princpios e estudam os mesmos institutos. Os princpios de todo os ramos do direito no penal so os mesmos (celeridade, oralidade, simplicidade, instrumentalidade, publicidade etc.), e os institutos tambm (relao jurdica processual, revelia, confisso, coisa julgada, execuo definitiva, etc). Assim, do ponto de vista jurdico, a afinidade do direito processual do trabalho com o direito processual comum (civil, em sentido lato) muito maior (de filho para pai) do que com o direito do trabalho (que objeto de sua aplicao). Assim acontece com o cirurgio de estmago, cuja formao principal pertence clnica cirrgica, mais do que clnica mdica, que estuda o funcionamento e tratamento farmacolgico daquele rgo. Isso leva concluso de que o direito processual do trabalho no autnomo com referncia ao processual civil e no surge do direito material laboral. O direito processual do trabalho no possui princpio prprio algum, pois todos os que o norteiam so do processo civil (oralidade, celeridade, etc); apenas deu (ou pretendeu dar) a alguns deles maior nfase e revelo.

12

CARRION, Valentin. Comentrios Consolidao das Leis do Trabalho, 30 Edio, So Paulo, Saraiva, 2005, pg. 578/579.

Wilson de Souza Campos Batalha sustenta uma autonomia relativa do processo do Trabalho. Aduz o jurista13: O Direito Processual do Trabalho tem caractersticas prprias que lhe asseguram relativa autonomia (...)Bastaria uma referncia ao artigo 769 da nossa Consolidao das Leis do Trabalho para tornar fora de dvida a relatividade da autonomia do Direito Processual do Trabalho (...)Autonomia, como obtempera De Litala (op, cit., p. 19), autonomia de uma disciplina jurdica no significa independncia absoluta em relao s outras disciplinas. Assim, no obstante dotado de autonomia, o direito processual do trabalho est em situao de interdependncia com as cincias processuais particulares, notadamente com o direito processual civil, com o qual tem muitssimos pontos de contato. De outro lado, h quem sustente que os princpios do Direito Processual do Trabalho so os mesmos do Direito Material do Trabalho, mxime o princpio protetor14. Nesse sentido a posio de Trueba Urbina15, tanto as normas substantivas com as processuais so essencialmente protecionistas e tutelares dos trabalhadores. Para Couture o primeiro princpio fundamental do processo trabalhista relativo ao fim a que se prope, como procedimento lgico de corrigir as desigualdades criando outras desigualdades. O Direito Processual do Trabalho elaborado totalmente com o propsito de

13

BATALHA, Wilson de Souza Campos. Tratado de Direito Judicirio do Trabalho, 2 Edio, So Paulo, LTR, 1985, p. 139. 14 Ensina Amrico Pl Rodriguez, que o fundamento do princpio protetor est ligado prpria razo de ser do Direito do Trabalho. Historicamente, o Direito do Trabalho surgiu como conseqncia de que a liberdade de contrato entre pessoas com poder e capacidade econmica desiguais conduzia a diferentes formas de explorao. Inclusive as mais abusivas e inquas. O legislador no pde mais manter a fico de igualdade existente entre as partes do contrato de trabalho e inclinou-se para uma compensao dessa desigualdade econmica desfavorvel ao trabalhador com uma proteo jurdica a ele favorvel. O Direito do Trabalho responde fundamentalmente ao propsito de nivelar desigualdades. Como dizia Couture: o procedimento lgico de corrigir desigualdades o de criar outras desigualdades (Princpios de Direito do Trabalho, 3 Edio, So Paulo, LTr, 2000, pg. 85). O princpio protetor se desdobra em trs regras bsicas: a)regra da norma mais benfica: no choque entre duas normas que regulamentam a mesma matria, deve se prestigiar a regra que favorea o empregado; b)regra da condio mais benfica ou de direito adquirido do empregado: Segundo Pl Rodriguez, trata-se de um critrio pelo qual a aplicao de uma nova norma trabalhista nunca deve servir para diminuir as condies mais favorveis em que se encontrava um trabalhador. Nosso direito do trabalho encampou esta regra no artigo 468, da CLT e no Enunciado 51 do C. TST; c)regra do in dbio pro operrio: quando a norma propiciar vrios sentidos de interpretaes possveis, deve se prestigiar a interpretao mais favorvel ao empregado. Segundo a doutrina dominante, esse critrio no se aplica no terreno processual, devendo um juiz em caso de dvida julgar contra o litigante que detinha o nus probatrio. A doutrina alinha outros princpios fundamentais do direito do trabalho, como os princpios da primazia da realidade, da continuidade da relao de emprego, da irrenunciabilidade de direitos, da irredutibilidade de salrios, da boa f, da razoabilidade, da dignidade da pessoa humana, da justia social e da eqidade. 15 Apud, NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Dos Princpios do Direito Processual do Trabalho. In Estudos Relevantes de Direito Material e Processual do Trabalho. Estudos em Homenagem ao Prof. Pedro Paulo Teixeira Manus, So Paulo, LTR, 2000, pg. 26.

evitar que o litigante mais poderoso possa desviar e entorpecer os fins da Justia16. No Direito Processual do Trabalho Brasileiro, 17 Srgio Pinto Martins afirma que o verdadeiro princpio do processo do trabalho o protecionista. Assim como no Direito do Trabalho, as regras so interpretadas mais favoravelmente ao empregado, em caso de dvida, no processo do trabalho tambm vale o princpio protecionista, porm analisado sob o aspecto do direito instrumental. Prossegue o citado autor: No a Justia do Trabalho que tem cunho paternalista ao proteger o trabalhador, ou o juiz que sempre pende para o lado do empregado, mas a lei que assim o determina. Protecionista o sistema adotado pela lei. Isso no quer dizer, portanto, que o juiz seja sempre parcial em favor do empregado, ao contrrio: o sistema visa proteger o trabalhador. A nosso ver, embora o Direito Processual do Trabalho, hoje, esteja mais prximo do Direito Processual Civil e sofra os impactos dos Princpios Constitucionais do Processo, no h como se deixar de reconhecer alguns princpios peculiares do Direito Processual do Trabalho os quais lhe do autonomia e o distingue do Direito Processual Comum. De outro lado, embora alguns princpios do Direito Material do Trabalho, tais como: primazia da realidade, razoabilidade, boa-f, sejam aplicveis tambm ao Direito Processual do Trabalho, a nosso ver, os Princpios do Direito Material do Trabalho no so os mesmos do Processo, uma vez que o processo tem carter instrumental e os princpios constitucionais da isonomia e imparcialidade, aplicveis ao processo do trabalho impedem que o Direito Processual do Trabalho tenha a mesma intensidade de proteo do trabalhador prpria do Direito Material do Trabalho. No obstante, no h como se negar um certo carter protecionista no Direito Processual do Trabalho, que para alguns so princpios peculiares do processo do trabalho e para outros caractersticas do procedimento trabalhista, para assegurar o acesso efetivo do trabalhador Justia do Trabalho e tambm uma ordem jurdica justa. No nosso sentir, so princpios peculiares do Direito Processual do Trabalho: a)protecionismo do empregado a fim de facilitar seu acesso Justia e uma ordem jurdica justa 18: Encontramos exemplos no artigo 844, da CLT que prev hiptese de arquivamento da reclamao
16 17

NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Op. cit, pg. 27. MARTINS, Srgio Pinto. Direito Processual do Trabalho, 16 Edio, So Paulo, Atlas, 2001, pg. 66. 18 Esta regra protetiva do processo tambm aplicvel no Direito do Consumidor a fim de facilitar o acesso real Justia da parte vulnervel na relao jurdica de consumo, com regras de inverso do nus da prova. Nesse sentido o artigo 6, VIII, da Lei 8078/90, in verbis: a facilitao da defesa de seus direitos, inclusive inverso do nus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critrio do juiz, for verossmil a alegao ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinrias de experincia.

trabalhista em caso de ausncia do reclamante, mas, se o reclamado for ausente, haver a revelia; inverso do nus da prova em favor do empregado. Facilidade no acesso justia, inclusive sem a presena de advogado (artigo 791, da CLT) e a possibilidade de petio verbal (artigo 840, da CLT). No se trata do mesmo princpio da proteo do Direito Material do Trabalho, e sim uma intensidade protetiva do trabalhador a fim de lhe assegurar algumas prerrogativas processuais para compensar enventuais entraves que enfrenta ao procurar a Justia do Trabalho em razo da hipossuficincia econmica e, muitas vezes, da dificuldade em provar suas alegaes, pois via de regra, os documentos da relao de emprego, ficam na posse do empregador; b)informalidade: Embora o procedimento seja de certa forma informal, isso no significa que certas formalidades no devam ser observadas, inclusive sobre a documentao do procedimento, pois o procedimento escrito uma garantia da seriedade do processo; c)celeridade. Embora no seja uma caracterstica do Direito Processual do Trabalho, neste ramo do Direito, tal caracterstica se mostra, vez que o trabalhador postula um crdito de natureza alimentar; d)simplicidade. No h como se negar que o Processo do Trabalho mais simples e menos burocrtico que o Processo Civil. Como bem adverte Jlio Csar Bebber 19: Os formalismos e a burocracia so os piores vcios com capacidade absoluta e entravar o funcionamento do processo. Os tentculo que deles emanam so capazes de abranger e de se instalar com efeitos nefastos, pelo que exige-se que a administrao da justia seja estruturada de modo a aproximar os servios das populaes de forma simples, a fim de assegurar a celeridade, a economia e a eficincia das decises; e)oralidade. O processo do trabalho essencialmente um procedimento oral. Embora este princpio tambm faa parte do Direito Processual Comum, no Processo do Trabalho ele se acentua, com a primazia da palavra; concentrao dos atos processuais em audincia; maior interatividade ente juiz e partes; irrecorribilidade das decises interlocutrias e identidade fsica do juiz 20. f)um poder mais acentuado do Juiz do Trabalho na Direo do Processo: O artigo 765, da CLT possibilita ao juiz do trabalho maiores poderes na direo do processo, podendo ex officio, determinar qualquer diligncia processual, inclusive so amplos os poderes instrutrios do juiz do trabalho.

19 20

BEBBER, Jlio Csar. Princpios do Processo do Trabalho, So Paulo, LTR, 1997, pg. 132. Acreditamos que, com a extino da representao classista na Justia do Trabalho pela EC 24/99, a Smula 136 do C. TST que diz no ser aplicvel Justia do Trabalho o princpio da identidade fsica do Juiz, restou tacitamente revogada.

g)procedimento mais gil, no havendo o processo de execuo, pois este um fase do processo(procedimento sincrtico21): Conforme o artigo 878, da CLT, a execuo da sentena trabalhista poder ser promovida de ofcio pelo juiz do trabalho; h)subsidiariedade. Na fase de conhecimento, o artigo 769, da CLT assevera que o direito processual comum fonte do Direito Processual do Trabalho e, na fase de execuo, o artigo 889, da CLT determina que, nos casos omissos, dever ser aplicada no Processo do Trabalho a Lei de Execuo Fiscal (lei 6830/80) 22. DA APLICABILIDADE DO CPC AO PROCESSO DO TRABALHO, INCLUSIVE QUANDO H REGRA EXPRESA NA CLT EM SENTIDO CONTRRIO O artigo 769, da CLT disciplina os requisitos para aplicao subsidiria do Direito Processual Comum ao Processo do Trabalho, com a seguinte redao: Nos casos omissos, o direito processual comum ser fonte subsidiria do direito processual do trabalho, exceto naquilo em que for incompatvel com as normas deste Ttulo. Conforme a redao do referido dispositivo legal, so requisitos para a aplicao do Cdigo de Processo Civil ao Processo do Trabalho: a)omisso da CLT, ou seja, quando a CLT, ou a legislao processual extravagante no disciplina a matria; b)compatibilidade com os princpios que regem o processo do trabalho. Vale dizer: a norma do CPC alm de ser compatvel com as regras que regem o Processo do Trabalho, deve ser compatvel com os princpios que n orteiam o Direito Processual do Trabalho, mxime o acesso do trabalhador Justia. Atualmente, diante das recentes alteraes do Cdigo de Processo Civil, levadas a efeito, principalmente pelas leis de nmeros 11.187/2005, 11.232/05, 11.276/06, 1277/06 e 11.280/2006, crescem as discusses sobre a aplicao subsidiria do Cdigo de Processo
21 22

A Lei 11232 supriu a fase o processo de execuo para na execuo por ttulo executivo judicial. Como bem advertem Pedro Paulo Teixeira Manus e Carla Teresa Martins Romar: A aplicao da norma processual civil no processo do trabalho s admissvel se houve omisso da CLT. Ademais, ainda que ocorra, caso acaso preciso verificar se a aplicao do dispositivo do processo civil no gera incompatibilidade com os princpios e nem as peculiaridade do processo do trabalho. Se assim ocorrer h se de proceder aplicao do Instituto do processo comum, adaptando-o realidade. Tal circunstncia implica critrios nem sempre uniformes entre os vrios juzos, ensejando discusses e divergncias at certo ponto inevitveis (CLT e Legislao Complementar em Vigor, 6 Edio, So Paulo, Malheiros, 2006, pg. 219).

Civil ao Processo do Trabalho e se possvel a aplicao da regra processual civil se h regra expressa em sentido contrrio na CLT. Manoel Antonio Teixeira Filho se mostra frontalmente contrrio aplicao do CPC quando a CLT tem regra prpria. Aduz o jurista 23: Todos sabemos que o art. 769, da CLT, permite a adoo supletiva de normas do processo civil desde que: a)a CLT seja omissa quanto matria; b)a norma do CPC no apresente incompatibilidade com a letra ou com o esprito do processo do trabalho. No foi por obra do acaso que o legislador trabalhista inseriu o requisito da omisso antes da compatibilidade: foi, isto sim, em decorrncia de um proposital critrio lgico-axiolgico. Desta forma, para que se possa cogitar da compatibilidade, ou no, de norma do processo civil com a do trabalho absolutamente necessrio, ex vi legis, que antes disso, se verifique, se a CLT se revela omissa a respeito da material Inexistindo omisso, nenhum intrprete estar autorizado a perquiri sobre a mencionada compatibilidade. Aquela constitui, portanto, pressuposto fundamental desta. Jorge Luiz Souto Maior24 favorvel aplicabilidade do CPC ao Processo do Trabalho, observados os requisitos da efetividade processual e melhoria da prestao jurisdicional trabalhista, com os seguintes argumentos: Das duas condies fixadas no artigo 769, da CLT, extrai-se um princpio, que deve servir de base para tal anlise: a aplicao de normas do Cdigo de Processo Civil no procedimento trabalhista s se justifica quando for necessria e eficaz para melhorar a efetividade da prestao jurisdicional trabalhista. (...)O direito processual trabalhista, diante do seu carter instrumental, est voltado aplicao de um direito material, o direito do trabalho, que permeado de questes de ordem pblica, que exigem da prestao jurisdicional muito mais que celeridade; exigem que a noo de efetividade seja levada s ltimas conseqncias. O processo precisa ser rpido, mas, ao mesmo tempo, eficiente para conferir o que de cada um por direito, buscando corrigir os abusos e obtenes de vantagens econmicas que se procura com o desrespeito ordem jurdica. Pensando no aspecto instrumental do processo, vale lembrar que o direito material trabalhista um direito social por excelncia, cuja ineficcia pode gerar graves distrbios tanto de natureza econmica quanto social.
23

TEIXEIRA FILHO, Manoel Antonio. Processo do Trabalho Embargos Execuo ou impugnao sentena? (A propsito do art. 475-J, do CPC), In Revista LTR 70-10/1180. 24 MAIOR, Jorge Luiz Souto. Reflexos das Alteraes no Cdigo de Processo Civil no Processo do Trabalho. Revista LTR 70-08/920.

(...)Ainda nesta linha, de fixar pressupostos tericos necessrios para a anlise da questo da subsidiariedade do processo comum ao processo do trabalho, partindo do princpio de que se deve priorizar a melhoria da prestao jurisdicional, importante, por fim, deixar claro que sendo a inovao do processo civil efetivamente eficaz, no se poder recusar sua aplicao no processo do trabalho com o argumento de que a CLT no omissa. Ora, se o princpio o da melhoria contnua da prestao jurisdicional, no se pode utilizar o argumento de que h previso a respeito na CLT, como forma de rechaar algum avano que tenha havido neste sentido no processo civil, sob pena de se negar a prpria inteno do legislador ao fixar os critrios da aplicao subsidiria do processo civil. Notoriamente, o que se pretendeu (da o aspecto teleolgico da questo) foi impedir que a irrefletida e irrestrita aplicao das normas do processo civil evitasse a maior efetividade da prestao jurisdicional trabalhista que se buscava com a criao de um procedimento prprio na CLT (mais clere, mais simples, mais acessvel). Trata-se, portanto, de uma regra de proteo, que se justifica historicamente. No se pode, por bvio, usar a regra de proteo do sistema como bice ao seu avano. Do contrrio, pode-se ter por efeito um processo civil mais efetivo que o processo do trabalho, o que inconcebvel, j que o crdito trabalhista merece tratamento privilegiado no ordenamento jurdico como um todo. Em suma, quando h alguma alterao no processo civil o seu reflexo na esfera trabalhista s pode ser benfico, tanto no prisma do processo do trabalho quanto do direito do trabalho, dado o carter instrumental da cincia processual 25. A nosso ver, o direito processual do trabalho foi criado para propiciar um melhor acesso do trabalhador Justia, bem como suas regras processuais devem convergir para um clere e efeito acesso do trabalho Justia do Trabalho. Esses princpios basilares do Direito Processual do Trabalho devem orientar o intrprete a todo momento. No possvel, a custa de se manter a autonomia do processo do trabalho e a vigncia de suas normas, sacrificar o acesso do trabalhador Justia do Trabalho, bem como o clere recebimento de seu crdito alimentar.

25

Nesse mesmo sentido, fundamentando a possiblidade de aplicao da regra mais efetiva do CPC mesmo no havendo omisso da CLT, com suporte nos princpios constitucionais do processo a viso de lisson Miessa dos Santos, fundamentando a aplicao subsidiria do CPC mesmo no havendo omisso da CLT com suporte na prpria Emenda Constitucional n. 45/04, que introduziu como direitos fundamentais os princpios da celeridade e efetividade processual e tambm no carter instrumental da cincia processual (A multa do artigo 475-J do CPC e sua aplicao no Processo do Trabalho, in Suplemento Trabalhista 103/06 p. 438/439.

10

Diante dos princpios constitucionais que norteiam o processo e tambm da fora normativa dos princpios constitucionais, no possvel uma interpretao isolada da CLT, vale dizer: divorciada dos princpios constitucionais do processo, mxime o do acesso efetivo e real justia do trabalho, durao razovel do processo, bem como a uma ordem jurdica justa, para garantia acima de tudo, da dignidade da pessoa humana 27 do trabalhador e melhoria da sua condio social28. Assim, como o Direito Material do Trabalho adota do princpio protetor, que tem como um dos seus vetores a regra da norma mais benfica, o Direito Processual do Trabalho, por ter carter
26
26

Como bem adverte Daniel Sarmento: Na verdade, os princpios no possuem fattispecie , razo pela qual no permitem subsunes. Por isso, no podem ser aplicado mecanicamente, exigindo um esforo interpretativo maior do seu aplicador. Como afirmou Sagrebelsky, se o ordenamento no contivesse princpios e fosse todo composto apenas por regras, seria vantajoso substituir todos os juzes por computadores, diante do automatismo do processo de aplicao do direito (Direitos Fundamentias e Relaes Privadas, Rio de Janeiro, Lmen Jris, 2004, p. 82/83). 27 Ensina Ingo Wolfgan Sartel: Temos por dignidade da pessoa humana a qualidade intrnseca e distintiva reconhecida em cada ser humano que o faz merecedor do mesmo respeito e considerao por parte do Estado e da comunidade, implicando, neste sentido, um complexo de direitos e deveres fundamentais que assegurem a pessoa tanto contra todo e qualquer ato de cunho degradante e desumano, como venham a lhe garantir as condies existenciais mnimas para uma vida saudvel, alm de propiciar e promover sua participao ativa e co-responsvel nos destinos da prpria existncia e da vida em comunho com os demais seres humanos (Sarlet, Ingo Wolfgang. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais, Porto Alegre, Livraria do Advogado, 4a Edio, pg. 60). Fbio Konder Comparato se referindo filosofia Kantiana, adverte com propriedade, ora, da dignidade da pessoa no consiste apenas no fato de ser ela, diferentemente das coisas, um ser considerado e tratado, em si mesmo, como um fim em si e nunca como meio para a consecuo de determinado resultado. Ela resulta tambm do fato de que, pela sua vontade racional, s a pessoa vive em condies de autonomia, isto , como ser capaz de guiar-se pelas leis que ele prprio edita. Da decorre, como assinalou o filsofo, que todo home m tem dignidade e no um preo, como as coisas. A humanidade como espcie, e cada ser humano em sua individualidade, propriamente insubstituvel: no equivale, no pode ser trocado por coisa alguma (A afirmao histria dos direitos humanos, III Edio, So Paulo, Saraiva, 2004, pg. 22). A dignidade da pessoa humana est prevista no artigo 1o, III, da CF como um dos fundamentos da Republica Federativa do Brasil e constitui um legado incontestvel das filosofias de So Toms de Aquino e de kant. O ser humano um fim em si mesmo e, jamais, um meio para atingir determinado fim. O ser humano um sujeito de direito e no objeto do direito. Alm disso, a nosso ver, o ser humano e o fundamento e o fim ltimo do Direito e de toda cincia humana. Por isso, em toda atividade criativa ou interpretativa do Direito, deve-se sempre adaptar o direito ao ser humano e no o ser humano ao Direito. A Constituio brasileira assegura, em vrios artigos, a proteo do ser humano, seja fazendo referncia ao princpio da dignidade da pessoa humana, seja protegendo a vida, a sade, garantindo a igualdade, a liberdade, a segurana e, as condies dignas de sobrevivncia por meio da proteo maternidade e infncia. Igualmente, estende-se a proteo ao ambiente ecologicamente equilibrado e sadia qualidade de vida a ser assegurada gerao presente e futura (Os artigos primeiro, inciso III; o artigo 5, caput; o artigo 203, inciso I e, o artigo 225 da Constituio Federal de 1988). 28 O Direito do Trabalho um produto do sculo XIX e surge para garantir a melhoria da condio social do trabalhador, nivelando as desigualdades entre o capital e o trabalho e, acima de tudo, consagrar a dignidade da pessoa humana do trabalhador, bem como ressaltar os valores sociais do trabalho, como fundamentos para uma sociedade justa e solidria. Na clssica definio de Octavio Bueno Magano, o direito do trabalho conceitua-se como o conjunto de princpios, normas e instituies, que se aplicam relao de trabalho, tendo em vista a proteo do trabalhador e a melhoria de sua condio social (ABC DO DIREITO DO TRABALHO, 1 Edio, So Paulo, RT, 1998, pg. 10. Ensina Magano que a referncia melhoria da condio social do trabalhador indica o fundamento do direito do trabalho, o fim para o qual convergem suas normas e instituies (Op. cit. pg. 11).

11

protetivo e por ser um direito acima de tudo instrumental, com maiores razes que o direito material, pode adotar o princpio da norma mais benfica, e diante de duas regras processuais que possam ser aplicadas mesma hiptese, escolher a mais efetiva, ainda que seja a do Direito Processual Civil e seja contrria CLT. Para escolher dentre duas regras a mais efetiva, o intrprete deve se valer dos princpios da eqidade e razoabilidade e proporcionalidade. Adverte com propriedade Joo Bastista Lopes, referindo-se ao princpio da proporcionalidade na seara processual: no campo do processo civil, intensa sua aplicao, tanto no processo de conhecimento como no de execuo e no cautelar. No dia-a-dia forense, vse o juiz diante de princpios em estado de tenso conflitiva, que o obrigam a avaliar os interesses em jogo para adotar a soluo que mais se ajuste aos valores consagrados na ordem jurdica. O princpio da proporcionalidade tem ntima relao com a efetividade do processo na medida em que, ao solucionar o conflito segundo os ditames da ordem constitucional, est o juiz concedendo a adequada proteo ao direito e atendendo aos escopos do processo29. Conforme sis de Almeida30, se certo que um direito processual sempre contm princpios bsicos de fundo e de forma comuns a outras espcies de direito adjetivo, certo, por outro lado, que, na interpretao e na aplicao desses princpios, o juiz ou jurista tem de levar em conta a ndole do direito substantivo a que correspondem as regras em exame. Torna-se, portanto, necessrio que se estabeleam normas de direito positivo capazes de delimitar a liberdade criativa que se outorga ao intrprete ou ao aplicador. No h direito especial sem juiz prprio, nem, nem matria jurdica especial sem um direito autnomo. Vale mencionar que h projeto de lei em trmite no Congresso Nacional visando alterao do artigo 769 da CLT (PN. 7.152/2006, que acrescenta o pargrafo nico ao artigo 769), com a seguinte redao: Pargrafo nico do artigo 769, da CLT: O direito processual comum tambm poder ser utilizado no processo do trabalho, inclusive na fase recursal ou de execuo, naquilo que permitir maior celeridade ou efetividade de jurisdio, ainda que existe norma previamente estabelecida em sentido contrrio. Nos parece que o presente projeto de lei vai ao encontro do que procuramos defender neste estudo. Nota-se que, se o projeto for aprovado, o legislador estar dando um grande passou para a
29

Lopes, Joo Batista. Princpio de Proporcionalidade e Efetividade do Processo Civil. Estudos de Direito Processual Civil. Homenagem ao Professor Egas Dirceu Moniz de Arago. Coordenao de L uiz Guilherme Marinoni, So Paulo, RT, 2005, pg. 135. 30 ALMEDIA, sis. Manual de Direito Processual do Trabalho, 9 Edio, 1 Volume: So Paulo, LTR, 1998, p. 19.

12

efetividade e celeridade do processo, bem como melhoria do acesso do trabalhador Justia do Trabalho. No queremos defender a desconsiderao do processo do trabalho, ou a sua extino, at mesmo porque o processo do trabalho apresenta um procedimento simples, efetivo e que tem obtido resultados satisfatrio, mas sim aperfeio-lo, para que continue efetivo e produzindo resultados satisfatrios. Por fim, cumpre destacar as lcidas palavras de Cndido Rangel Dinamarco31: Para o adequado cumprimento da funo jurisdicional, indispensvel boa dose de sensibilidade do juiz aos valores sociais e s mutaes axiolgicas da sua sociedade. O juiz h de estar comprometido com esta e com as suas preferncias. Repudia-se um juiz indiferente, o que corresponde a repudiar tambm o pensamento do processo como instrumento meramente tcnico. Ele um instrumento poltico de muita conotao tica, e o juiz precisa estar consciente disso. As leis envelhecem e tambm podem ter siso mal feitas. Em ambas as hipteses carecem de legitimidade as decises que as considerem isoladamente e imponham o comando emergente da mera interpretao gramatical. Nunca dispensvel a interpretao dos textos legais no sistema da prpria ordem jurdica positiva em consonncia com os princpios e garantias constitucionais (interpretao sistemtica) e sobretudo luz dos valores aceitos (interpretao sociolgica, axiolgica). CONCLUSES: a)Embora o Direito Processual do Trabalho, hoje, esteja mais prximo do Direito Processual Civil e sofra os impactos dos Princpios Constitucionais do Processo, no h como se deixar de reconhecer alguns princpios peculiares do Direito Processual do Trabalho os quais lhe do autonomia e o distingue do Direito Processual Comum; b)Conforme o artigo 769, da CLT: so requisitos para a aplicao do Cdigo de Processo Civil ao Processo do Trabalho: a)omisso da CLT, ou seja, quando a CLT, ou a legislao processual extravagante no disciplina a matria; b)compatibilidade com os princpios que regem o processo do trabalho. Vale dizer: a norma do CPC alm de ser compatvel com as regras que regem o Processo do Trabalho, devem ser compatvel com os princpios que norteiam o Direito Processual do Trabalho, mxime o acesso do trabalhador Justia;

31

DINAMARCO, Cndido Rangel. A Instrumentalidade do Processo, 12 Edio, So Paulo, Malheiros, 2005, p. 361.

13

c)Diante dos princpios constitucionais que norteiam o processo e tambm da fora normativa dos princpios constitucionais, no possvel uma interpretao isolada da CLT, vale dizer: divorciada dos princpios constitucionais do processo, mxime o do acesso efetivo e real justia do trabalho, da razovel durao do processo, bem como a uma ordem jurdica justa, para garantia acima de tudo, da dignidade da pessoa humana do trabalhador e melhoria da sua condio social. Assim, como o Direito Material do Trabalho adota do princpio protetor, que tem como um dos seus vetores a regra da norma mais benfica, o Direito Processual do Trabalho, por ter carter protetivo e por ser um direito acima de tudo instrumental, com maiores razes que o direito material, pode adotar o princpio da norma mais benfica, e diante de duas regras processuais que podem ser aplicadas mesma hiptese, escolher a mais efetiva, ainda que seja a do Direito Processual Civil e seja contrria CLT.

14

Anda mungkin juga menyukai