Anda di halaman 1dari 2

1) Este artigo reitera que as entidades de carter social, educativo ou de qualquer outra natureza, que se dedicam proteo da infncia

ia e da juventude devem formalizar e justificar as suas aes numa rede social mais ampla a fim de legitimar o seu projeto e sua prtica pedaggica e, de aceite prvio de um ente reconhecido organizador da poltica, no mbito dos municpios. ...um terceiro elemento enfatiza a relao formal das prticas de educao no escolar que, de forma crescente, tem visibilizado e publicado por meio de expresses (...), e que, em geral, apresentamse formalizadas atravs de aes que contam com corpo docente, metodologias definidas, processos de avaliao e acompanhamento, entre outros. ... as prticas de educao no escolar parecem estar fixadas num sistema tanto quanto a educao escolar, embora no componham o Sistema de Ensino.

2) Pedagogia social um campo de conhecimentos transversais s prticas de educao no escolar,vista como um recurso que, ultrapassando as cantilenas das melhorias na educao da populao vulnerabilizada, onde h dficit de humanizao(Baptista e Carvalho,2004), transversalize o direito de cidadania, indistintamente, a todos os sujeitos independentemente de sua posio socioeconmica.

3) Projetos

compensatrios: so projetos que visam compensar,

acolhendo crianas e jovens e desenvolvendo, entre outras atividades, uma educao pautada em valores para a vida e para o bem comum. Na sua maioria, esses projetos referenciam uma educao voltada cidadania, no mais no sentido da garantia da participao e organizao da populao civil, na luta contra o regime militar. Projetos de transformao social: so projetos que visam transformar a realidade, pautados numa perspectiva educativa que se preocupa como o sujeito na sua integridade, sendo, muito mais que formar um ser social preocupa-se em formar um ser participativo e consciente de suas escolhas.

4)

assistente

social

dedica-se

necessidades

individuais

ou

problemticas coletivas, como as situaes de pobreza, por exemplo, que demandam por assistncia social com o propsito de melhorar o bem estar e garantir o acesso ao direito da populao atendida. O pedagogo social dedica-se em dar respostas educativas a desafios sociais, econmicos e culturais. 5) As autoras colocam que o trabalho voluntrio com sua interveno no campo social geralmente descontextualizados dos pressupostos ticofilosfico que as permeia, correm o risco de tornar-se aes que apenas respaldam e legitima as hegemnicas vises de homem e de sociedade.Dessa forma, acredita-se que pedagogia social prope um trabalho srio, que uma soluo eficaz dos problemas sociais, e muito mais que isso preocupa-se com o ser em sua plenitude.

Anda mungkin juga menyukai