Anda di halaman 1dari 2

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS

Centro de Cincias Jurdicas Direito e Tecnologia Profa. Dra. ngela Kretschmann

NOME: GILVANI SCHNEIDER TRABALHO INDIVIDUAL: DIREITO DE MARCAS: O que marca


Marca, segundo a lei brasileira, todo sinal distintivo, visualmente perceptvel, que identifica e distingue produtos e servios de outros parecidos ou iguais de origem diferente, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificaes tcnicas.

O valor de uma marca


Uma marca pode ser considerada sinnimo de qualidade, podem evocar desejos e lembranas no cliente, que fazem ele comprar o seu produto novamente. Gerando assim lucros para a empresa.

Por que registrar


Para evitar que concorrentes que produzem um produto igual ao seu se imitem de sua marca confundindo e desviando seus clientes.

Marca no patente
O que pode ser patenteado uma inveno que traga algum benefcio para a sociedade. E como a marca um sinal de sua empresa e no uma inveno ela no pode ser patenteada,

Nome de domnio
Voc tem um site na internet, uma firma comercial e fabrica tambm um produto qualquer. Essas coisas tm que possuir um nome, um sinal por meio do qual sejam conhecidos. Entretanto, para cada objeto em questo existe uma proteo. So os nomes de domnio que no so passveis de registro no INPI.

Principais diferenas entre nome comercial e registro de marca


O nome comercial a identificao da empresa, vinculado sua prpria existncia e funcionamento, enquanto que a marca a identificao de produtos ou servios, cujo registro pode ser estendido permanentemente. A proteo do nome comercial regional, limitada ao territrio do respectivo estado em que firma/sociedade tenha sido registrada, enquanto que a proteo de uma marca se estende a todo o territrio nacional.

Naturezas de Marca
Marca de Produtos: Distingue produtos de outros idnticos, semelhantes ou afins. Marca de Servio: Distingue servios de outros idnticos, semelhantes ou afins. Marca Coletiva: Identifica produtos ou servios provenientes de membros de um determinado grupo ou entidade. Marca de Certificao: Atesta a conformidade de produtos ou servios a determinadas normas ou especificaes tcnicas.

Formas de Apresentao da Marca


Nominativa: Sinal constitudo apenas por palavras, ou combinao de letras e/ou algarismos. Figurativa: Sinal constitudo por desenho, imagem. Mista: Sinal que combina elementos nominativos e figurativos Tridimensional: Sinal constitudo pela forma plstica distintiva e necessariamente incomum do produto.

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS


Centro de Cincias Jurdicas Direito e Tecnologia Profa. Dra. ngela Kretschmann

Consulta de Disponibilidade de Marca


Para fazer o Item 3 do trabalho,escolhi a empresa em que trabalho atualmente, ela se chama Sysnova, mas seu nome no est registrado como marca. A empresa exerce atividade lcita? Sim! A empresa est registrada, e no exerce nenhuma atividade no registrada. Atualmente ela presta o servio de Aluguel de software de computador e Manuteno de software de computador. Minha marca pode ser registrada? Se o exame tcnico do INPI decidir que ela registrvel. Ela pode ser registrada e se enquadrar na classe 42 . O sinal que eu escolhi como marca est disponvel? Sim ela est disponvel pois os resultados obtidos na busca pela marca Sysnova esto retratados na figura a seguir.

Anda mungkin juga menyukai