Anda di halaman 1dari 3

Escola Secundria Alfredo dos Reis Silveira Geologia 12Ano Tipo de actividade: Trabalho Experimental Contedo conceptual geral:

: A Dinmica da Litosfera Contedo conceptual especfico: Correntes de conveco

Objectivos:
Ilustrar como a energia trmica (calor) pode gerar movimento num fludo. A conveco trmica neste modelo similar conveco que se infere para o manto da Terra. A conveco pode produzir movimento horizontal que provoca movimento das placas.

Material:
- 1 Travessa de vidro para forno (1,5 ou 2 l; 20 x 20 cm) - 2 Chvenas de caf de cermica - leo vegetal (800 1000 ml) - 2 Colheres de ch de tomilho (especiaria) - Colher - Fsforos - Rgua graduada (cm) - Cronmetro - Funil - 3 Tiras finas de madeira (2 mm de espessura; 4 x 10 cm)

Procedimento:
Misturar o leo vegetal e o tomilho na travessa. Agitar cuidadosamente para distribuir o tomilho uniformemente. Montar a travessa e os outros materiais como mostra a figura 1. (devido viscosidade do leo e densidade do tomilho, os flocos de tomilho estaro a flutuar. Se no agitar por um logo perodo de tempo, o tomilho no ficar distribudo uniformemente pelo leo uma parte do tomilho ir flutuar e outra parte ir se afundar. No entanto, o tomilho ficar distribudo por um perodo de tempo suficiente para fazer a experincia. Se o tomilho ficar significativamente separado, volte a agitar cuidadosamente, sem que a mistura esteja a aquecer at que o tomilho deixe de mexer, e comece a experincia outra vez adicionando a fonte de calor).

Figure 1. Montagem da experincia utilizando velas em vez de lamparinas.

1 Observe a mistura de leo e tomilho. Sem adicionar calor (energia) ao sistema, o liquido teria pouco ou nenhum movimento. Os flocos de tomilho iro movimentar-se com o lquido, mostrando a direco e velocidade de qualquer movimento de lquido.

2 Acenda a fonte de calor e deixe o lquido aquecer por alguns minutos. medida que o leo aquece comea a fluir, observa o padro de movimento (circular) do fludo fixando o olhar no movimento de uma floco de tomilho individual ao longo do tempo (fig. 3). Observa o modelo vrias vezes durante a experincia de vrios ngulos, de cima e de lado da travessa. - Desenha um esboo da circulao utilizando setas. (usa a fig. 2 para desenhares).

Figura 2 - O padro de movimento aproximadamente simtrico dos dois lados da rea aquecida? - Onde observas movimento ascendente? - Onde observas movimento descendente? - Onde observas movimento horizontal?

Figure 3. Foto de pormenor (vista lateral) do leo e tomilho na travessa. O aquecimento provoca a ascenso do leo e do tomilho no meio da travessa (acima das chamas), movimento horizontal (afastando-se do centro) perto da superfcie do leo, afundamento perto das bordas mais frias da travessa e move-se horizontalmente no sentido do centro no fundo da travessa, completando, assim, a clula de conveco.

3 Mede a velocidade horizontal do movimento de conveco perto da superfcie do lquido colocando uma rgua graduada no topo do recipiente. Olhando para o fludo convectivo e observando um floco individual de tomilho, mede a distncia que um floco se desloca num perodo de tempo como 10 0u 20 segundos ou mais. Divide a distncia (em cm) pelo tempo para determinar a velocidade em cm/s (usualmente < 1 cm/s). Mede a velocidade e direco do
movimento em vrias localizaes para o movimento do lquido perto da superfcie.

- Todas as medies do valores aproximadamente iguais? - Onde as velocidades so maiores? - Onde so menores? - O que poder explicar estas variaes de velocidade? - As direces do movimento so no sentido de se afastar da rea central de aquecimento do recipiente? - Qual os efeitos ou caractersticas do modelo que pode causar variaes de velocidades?

4 Coloca as tiras finas de madeira na superfcie do lquido como mostra a fig. 4. Observa o movimento das tiras de madeira (que representam as partes rgidas das placas como a maioria das zonas continentais) ao longo do tempo. Dever observar a separao das placas ou divergncia (anlogo separao de continentes e subsequente expanso do fundo ocenico ao longo das dorsais mdio ocenicas) no centro do recipiente onde se d a ascenso do fludo devido ao aquecimento. (Devido tenso superficial, as tiras de madeira no centro da travessa podem ter a tendncia de se colarem uma outra. Neste caso, use uma caneta ou outro utenslio para as separar ligeiramente. Assim que a tenso superficial for reduzida, as placas iro se mover com o fludo subjacente). Adicionalmente, medida que o tempo passa, duas das placas devero colidir anlogo coliso continental que geralmente acompanha a subduco quando duas placas se movem em direco uma outra (convergncia). Usando a rgua do ponto trs, mede a velocidade de uma das tiras de madeira. - Como esta velocidade comparada com a velocidade do fludo que se obteve anteriormente?

Figura 4. Arranjo das trs tiras de Madeira na superfcie do oleo (vista de cima da travessa) para ilustrar o movimento das placas

Anda mungkin juga menyukai