Anda di halaman 1dari 2

PS volta a apontar

DEFICINCIAS NA GESTO DO TEATRO MUNICIPAL


O edifcio do Teatro Municipal de Almada objecto de gesto por parte da Companhia de Teatro de Almada (CTA), por via de um contrato de gesto, aprovado anualmente, em que atribudo por ajuste directo CTA esta gesto, em troca de 350.000 euros. Todos os anos, porm, aprovado na Cmara Municipal um reforo (na ordem dos 50 mil euros) para essa mesma gesto. O PS tem vindo a defender a necessidade de separar aquilo que a programao artstica do Teatro (essa, sem dvida, deve ficar a cargo da companhia residente a CTA) do que a gesto das instalaes. A gesto de edifcios municipais deveria ser, por princpio, assegurada directamente pelos servios camarrios mas, sendo objecto de concesso, a mesma deveria ser por via de um concurso pblico e nunca por ajuste directo. A CDU tem vindo a defender este modelo de ajuste directo, o qual tem vindo a mostrar-se desadequado. Desde logo, pela questo de princpio, mas a que acresce a falta de disponibilizao de informao de receitas por parte da CTA facto que repetidamente apontado pela Comisso de Acompanhamento, e que o PS tem vindo a alertar bem como est evidenciada a no cobertura recorrente das despesas de manuteno do edifcio do Teatro com a verba acordada com a Cmara Municipal (350.000 euros por ano), o que leva aprovao, todos os anos, de um acrscimo. O PS voltou a denunciar na sesso de cmara de dia 21 de Outubro a falta de coragem do executivo municipal em assumir que apesar de concessionar a gesto do Teatro CTA, assume todo o risco, ou seja, independentemente do valor acordado, acaba por pagar todo o custo da manuteno. Ora, se assim , ento o Municpio no tem qualquer vantagem na concesso, devendo por isso assumir a explorao do edifcio, mantendo os apoios programao e a direco artstica na CTA. O parecer da Comisso de Acompanhamento que prope a transferncia de mais 50.000 euros (alm dos 350.000 euros j aprovados) para a CTA por conta da gesto do edifcio do TMA foi aprovado com 5 votos contra (PS e PSD) e com 6 votos favorveis (da CDU e do BE).

Reabilitao do Edifcio da Academia Almadense viabilizada


Dando sequncia ao acordo j autorizado de financiamento de 750.000 euros obra de reabilitao do edifcio da Academia Almadense (co-financiado pelo QREN), a Cmara Municipal de Almada aprovou a antecipao de parte da primeira tranche, no valor total de 85.000 euros, para dar incio imediato aos procedimentos de contratao da empreitada, em virtude de ainda estar pendente a aprovao do emprstimo do BEI quela entidade. O PS votou a favor, tal como a CDU e o BE. O PSD absteve-se.

Newsletter dos Vereadores do Partido Socialista Outubro de 2011

Vereadores socialistas reunem com Comisso de Trabalhadores


Os Vereadores do PS pediram uma reunio com a Comisso de Trabalhadores da Cmara Municipal de Almada para discutir o actual contexto econmico e social. A reunio realiza-se no prximo dia 31 de Outubro

NO TOP DOS MUNICPIOS COM MAIS DIRIGENTES, ALMADA EST EM TERCEIRO!


CDU e BE no hesitam e renovam comisses de servio de quatro directores municipais. A CDU, com o voto favorvel do BE, aprovou a renovao, por trs anos, da Comisso de Servio dos quatro Directores Municipais da Cmara Municipal de Almada. O PS questionou, no incio da discusso deste ponto da ordem de trabalhos, da necessidade de haver alguma ponderao nestas renovaes, pelo facto de estar j anunciada a inteno do Governo em diminuir do nmero de lugares dirigentes na estrutura autrquica, o que poderia justificar a manuteno dos actuais titulares dos cargos em regime de gesto corrente. A Presidente da Cmara Municipal de Almada, em resposta, afirmou que os autarcas da Junta Metropolitana de Lisboa acordaram por unanimidade estar contra esta medida do Governo, e que a mesma ainda no se tinha concretizado. Recorde-se que, de acordo com os dados publicados no Documento Verde para a Reforma da Administrao Local, a Cmara de Almada o 3. municpio com mais cargos dirigentes.

Os prejuzos, pagamo-los todos: CDR - Cooperao e Desenvolvimento Regional foi finalmente extinta. Aps acumular prejuzos ao longo dos anos, foi extinta esta criao da CDU, que nunca se justificou. A Cmara props e a Assembleia Municipal deliberou o bvio: Almada aprova a extino. Os prejuzos acumulados, pagamo-los todos.

Newsletter dos Vereadores do Partido Socialista Outubro de 2011

Anda mungkin juga menyukai