Anda di halaman 1dari 7

7 - Estrutura de Apresentao do Trabalho

ESTRUTURA DE UM TRABALHO Estrutura Elemento Pr-textuais - capa (*) - folha de rosto - folha de aprovao - dedicatria (*) - agradecimentos (*) - epgrafe (*) - resumo em lngua portuguesa - resumo em lngua estrangeira - lista de ilustraes (*) - lista de tabelas (*) - lista de abreviaes e siglas (*) - sumrio Textuais - introduo - desenvolvimento - concluso Ps-textuais - referncias - glossrio (*) - anexos ou apndices (*) (*) - Elementos adicionados de acordo com as necessidades (opcionais). O demais elementos so obrigatrios.

Modelo de estrutura de um trabalho completo:

7.1 - Capa Deve conter: - Instituio onde o trabalho foi executado (opcional) - Nome do autor - Ttulo (e subttulo, se houver) do trabalho - Se houver mais de um volume, a especificao do respectivo volume - Cidade e ano de concluso do trabalho OBSERVAO: A Associao Brasileira de Normas Tcnicas no determina a disposio destes dados na folha. Esta distribuio deve ser definida pelo professor ou pela Instituio, para uniformizao de seus trabalhos acadmicos.

Jos Luiz de Paiva Bello

Educao da Mulher: a perpetuao da injustia

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - UVA Rio de Janeiro - 2004 Modelo de uma Capa

7.2 - Folha de Rosto Deve conter: - As mesmas informaes contidas na Capa - As informaes essenciais da origem do trabalho

Jos Luiz de Paiva Bello

Educao da Mulher: a perpetuao da injustia Monografia apresentada, como pr-requisito de concluso do curso de Pedagogia, com habilitao em Gesto Escolar, ao Instituto de Cincias Humanas e Sociais, da Faculdade de Educao, da Universidade Veiga de Almeida, orientada pela Professora Maria da Silva.

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - UVA Rio de Janeiro - 2004 Modelo de uma Folha de Rosto

Exemplos de informaes essenciais sobre a origem do trabalho:

Trabalho apresentado para avaliao do rendimento escolar na disciplina de Metodologia Cientfica, do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ministrada pelo professor Joo da Silva. Monografia apresentada como pr-requisito de concluso do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Esprito Santo, tendo como orientadora a professora Maria da Silva. Dissertao de Mestrado apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Educao, do Centro Pedaggico, da Universidade Federal do Esprito Santo, como pr-requisito de concluso do curso de Mestrado em Educao, tendo como orientadora a professora Isa Chiabai.

7.3 - Folha de aprovao Deve conter: - Nome do autor - Ttulo (e subttulo, se houver) do trabalho - Natureza - Objetivos - Nome da instituio - rea de concentrao - Data da aprovao - Nome, titulao, assinatura dos componentes da banca e as instituies a que fazem parte. Jos Luiz de Paiva Bello Educao da Mulher:

a perpetuao da injustia Objetivo: Desvelar a forma pela qual oferecida a educao ao sexo feminino.

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - UVA Curso de Pedagogia, com habilitao em Educao Infantil. Data de aprovao: __ de _________ de 20__

Prof. Jos da Silva: _______________________ Mestre em Educao, UVA

Profa. Maria dos Santos: ___________________ Doutora em Educao, UVA

Prof. Joo Machado: ______________________ Doutor em Educao, UERJ Modelo de uma Folha de Aprovao

7.4 - Dedicatria - Tem a finalidade de se dedicar o trabalho a algum, como uma homenagem de gratido especial. Este item dispensvel.

7.5 - Agradecimento - a revelao de gratido queles que contriburam na elaborao do trabalho. Tambm um item dispensvel.

7.6 - Epgrafe - a citao de uma frase de algum autor que expresse, de forma consistente, o contedo do trabalho. A localizao fica a critrio da esttica do autor do trabalho. Deve vir acompanhada do nome do autor da frase. Podem estar localizadas tambm nas folhas de abertura das sees primrias. um item dispensvel.

7.7 - Resumo em Lngua Portuguesa

- Texto (e no tpicos) que represente um resumo conciso do trabalho. No deve ultrapassar 500 palavras. um item obrigatrio.

7.8 - Resumo em Lngua Estrangeira - Traduo, para o ingls, espanhol ou francs, do resumo em lngua portuguesa. um item obrigatrio.

7.9 - Lista de Ilustraes - Apresentada na ordem em que aparece no trabalho, com o nome da ilustrao e a pgina onde se encontra. Caso haja mais de um tipo pode ser apresentado separadamente (fotografias, grficos, tabelas etc.). um item opcional.

7.10 - Lista de Abreviaes e Siglas - Abreviaes e siglas apresentadas no texto, apresentada em ordem alfabtica. um item opcional. Exemplo: ABED - Associao Brasileira de Educao a Distncia ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas ANDIFES - Associao Nacional dos Dirigentes de Instituies Federais de Ensino Superior. ANPED - Associao Nacional de Ps-Graduao e Pesquisa em Educao. APM - Associao de Pais e Mestres.

7.11 - Sumrio - "Enumerao das principais divises, sees e outras partes de um documento, na mesma ordem em que a matria nele se sucede" (NBR 6027). - O ttulo de cada seo deve ser datilografado com o mesmo tipo de letra em que aparece no corpo do texto. - A indicao das pginas localiza-se direita de cada seo.

7.11.1 - Diviso de um Sumrio 1 - SEO PRIMRIA 1.1 - SEO SECUNDRIA 1.1.1 - Seo Terciria 1.1.1.1. - Seo Quaternria 1.1.1.1.1 - Seo Quinria 2 - SEO PRIMRIA

2.1 - SEO SECUNDRIA a) alnea ou item b) alnea ou item c) alnea ou item 3 - SEO PRIMRIA 2.1 - SEO SECUNDRIA a) I .... Inciso II ... Inciso b) I .... Inciso II ... Inciso 4 - SEO PRIMRIA

7.12 - Texto - a parte onde todo o trabalho de pesquisa apresentado e desenvolvido. - O texto deve expor um raciocnio lgico, ser bem estruturado, com o uso de uma linguagem simples, clara e objetiva.

7.12.1 - Introduo - Na introduo, o tema apresentado e esclarecido aos leitores as indicaes de leitura do trabalho.

7.12.2 - Desenvolvimento do Texto - O corpo do trabalho onde o tema discutido pelo autor. - As hipteses a serem testadas devem ser claras e objetivas. - Devem ser apresentados os objetivos do trabalho. - A reviso de literatura deve resumir as obras j trabalhadas sobre o mesmo assunto. - Deve-se mencionar a importncia do trabalho, justificando sua imperiosa necessidade de se realizar tal empreendimento. - Deve ser bem explicada toda a metodologia adotada para se chegar s concluses.

7.12.3 - Concluso - A concluso a parte onde o autor se coloca com liberdade cientfica, avaliando os resultados obtidos e propondo solues e aplicaes prticas.

7.13 - Anexos

- todo material suplementar de sustentao ao texto (itens do questionrio aplicado, roteiro de entrevista ou observao, uma lei discutida no corpo do texto etc.).

7.14 - Referncias (NBR 6023) o conjunto de indicaes que possibilitam a identificao de documentos, publicaes, no todo ou em parte. Os exemplos esto expressos no Anexo 1 .

7.15 - Glossrio - a explicao dos termos tcnicos, verbetes ou expresses que constem do texto. Sua colocao opcional.

Anda mungkin juga menyukai