Anda di halaman 1dari 3

A educao faz com que as pessoas sejam fceis de guiar, mas difceis de arrastar; fceis de governar, mas impossveis

de escravizar. (Henry Peter)

As pessoas influenciam-nos, as vozes comovem-nos, os livros convencem-nos, os feitos entusiasmam-nos. (John Henry Newman) A pacincia uma garantia da ordem. Perder o domnio de si prprio sempre a maneira mais propcia a perder a sua autoridade sobre outrem. Um aspecto tranquilo, com origem no num temperamento fleumtico mas numa disciplina pessoal, exerce nas pessoas nervosas sem domnio uma influncia sugestionvel qual no podem escapar. (Hughes) Ensina cedo aos teus filhos que o po dos homens feito para ser dividido. (P. Carr) Quero ajudar-te a crescer belo como Deus quis que fosses quando pensou em ti pela primeira vez. (George MacDonald) Diz-me, e eu esquecerei; ensina-me e eu lembrar-me-ei; envolve-me, e eu aprenderei. (Autor desconhecido) Se os teus projectos forem para um ano, semeia o gro. Se forem para dez anos, planta uma rvore. Se forem para cem anos, educa o povo. (Provrbio chins)

muito natural que um filho aprenda a trabalhar ajudando o pai, com este a seu lado. H muitas profisses e ofcios dignssimos e necessrios que no se aprendem nos livros. A vida est cheia de tarefas que apenas se aprendem quando se trabalha nelas. (Paulo Geraldo) mais fcil construir um menino do que consertar um homem. (Charles Chick Govin) Pode-se ser cruel ao perdoar e misericordioso ao castigar. (Santo Agostinho) Se deres um peixe a um homem, ele alimentar-se- uma vez; se o ensinares a pescar, alimentar-se- durante toda a vida.

(Kuan-Tsu) realmente monstruoso que o trabalho infantil seja explorado. Ficamos chocados com isso, e fazemos muito bem, pois qualquer gnero de explorao odiosa. Mas o trabalho durante a juventude coisa til e necessria. a trabalhar que se aprende a trabalhar. na juventude que se devem adquirir as capacidades de esforo, de persistncia, de concentrao que o trabalho exige. O trabalho, com a medida adequada s caractersticas e idade de cada um, edifica o homem. Molda-lhe as virtudes, o carcter e os msculos. (Paulo Geraldo) Quando eu era mido, os nossos pais ensinavam-nos, antes de mais, a actuar bem, a escolher correctamente. Ficavam contentes quando tornvamos coisa nossa os seus conselhos, escolhendo livremente actuar dessa forma e no apenas por medo a um castigo. Agora, parece que muitos pais, e muitos educadores, desistiram de actuar a esse nvel. Preocupam-se mais com afastar das crianas os obstculos exteriores: muitos cuidados com a sade; estudar, para terem um futuro desafogado; imensas medidas de segurana E a felicidade? (Paulo Geraldo) Educai as crianas e no ser preciso castigar os homens. (Pitgoras) Um livro um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive. (Padre Antnio Vieira) A primeira ideia que uma criana precisa de ter a da diferena entre o bem e o mal. E a principal funo do educador cuidar de que ela no confunda o bem com a passividade e o mal com a actividade. (Maria Montessori) A misso de quem ama no a de eliminar a cruz para seu bem-amado, mas a de reforar os seus ombros para que possa carreg-la. (Neylor J. Tonin) A qualidade da Educao Infantil depende, cada vez mais, da parceria entre a escola e a famlia. A participao dos pais na educao dos filhos deve ser constante e consciente. A vida familiar e escolar se completa. Os pais e educadores no podem perder de vista que, apesar das transformaes pelas quais passa a famlia, esta continua sendo a primeira fonte de influncia no comportamento, nas emoes e na tica da criana.

fato que famlia e escola representam pontos de apoio e sustentao ao ser humano e marcam a sua existncia. A parceria famlia e escola precisa ser cada vez maior, pois quanto melhor for a parceria entre ambas, mais positivos sero os resultados na formao do sujeito. A parceria com a famlia e os demais profissionais que se relacionam de forma direta ou indireta com a criana que vai ser o diferencial na formao desse educando. O primeiro grupo de pessoas com quem a criana, ao nascer, tem contato a famlia. interessante que logo a criana j demonstra suas preferncias, seus gostos e suas diferenas individuais. Tambm a famlia tem seus hbitos, suas regras, enfim, seu modo de viver. desse modo que a criana comear a aprender a agir, a se comportar, a demonstrar seus interesses e tentar se comunicar com esta famlia.

famlia cabe entender que a criana precisa de liberdade, mas por si s no tem condies de avaliar o que melhor ou pior para ela mesma. A famlia o suporte que toda criana precisa e, infelizmente, nem todas tm. o sustentculo que vai ajudar a criana a desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiana em suas capacidades afetiva, fsica, cognitiva, tica, esttica, de inter-relao pessoal e de insero social, para agir com perseverana na busca de conhecimento e no exerccio da cidadania; "O que uma famlia seno o mais admirvel dos governos? " ( Henri Lacordaire ) "O amor da ptria comea na famlia. " ( Francis Bacon ) "no tenho paixes, tenho amores e, tais so minha famlia, onde esto meus amigos.. meus MELHORES amigos, sem palavras pra definir! " Joseane Beatriz O valor 'famlia' s possvel se estiver associado ao valor 'amor' e ao conceito 'incondicional'. Marcos Ribeiro Ecce Ar A escola pode nao formar grandes homens mas pode formar os melhores Prof Alan Henrique

Anda mungkin juga menyukai