Anda di halaman 1dari 10

REPRODUO DE FANERGAMAS 1 PROBLEMATIZAO O conhecimento dos diferentes modos de reproduo das plantas de extrema importncia para seu cultivo.

. Foi a partir desse conhecimento que o homem prhistrico conseguiu se fixar a uma terra, deixando de ser nmade. Alm da importncia cientfica, que possibilita a melhor caracterizao do vegetal. 2 FUNDAMENTAO TERICA A reproduo o meio pelo qual h a perpetuao das espcies. Nas fanergamas, a reproduo envolve processos assexuados e sexuados. O processo sexuado envolve fuso de gametas, gerando variabilidade gentica, o que propicia adaptao das espcies aos diversos ambientes. O processo assexuado, por outro lado, gera clones, indivduos geneticamente iguais aos parentais, o que pode ser vantajoso em ambientes estveis, onde as espcies j estiverem bem adaptadas. REPRODUO ASSEXUADA Em certas espcies a reproduo sexuada impossibilitada devido ao baixo poder germinativo das sementes ou sua atrofia, como ocorre em banana (Musa paradisiaca) e caqui (Diospyrus kaki). Esse tipo de reproduo bastante vantajosa do ponto vista econmico por no exigir muito tempo para o desenvolvimento dos indivduos, alm de manter as potencialidades genticas das plantas parentais. A hortifruticultura e a floricultura tm desenvolvido algumas tcnicas especiais de propagao vegetativa. Processos naturais de propagao vegetativa: Bulbos Tubrculos Rizomas Razes tuberosas Pores de estolhos Gemas adventcias Propgulos vegetativos

Processos artificiais de propagao vegetativa: Mergulhia: consiste em encostar e fixar no solo um ramo flexvel e cobri-lo com terra mida at a formao de razes, originando assim uma muda que pode ser destacada da planta parental. Caso o ramo no seja flexvel o suficiente para enverg-lo, pode-se envolv-lo parcialmente com terra umedecida protegida por um pedao de plstico. Aps o enraizamento, o ramo pode ser seccionado e a muda est pronta para ser plantada (Figura 1). Esse processo areo conhecido tambm como alporquia (Figura 2).

Figura 1: A. mergulhia; B. alporquia.

Estaquia: um pedao de caule, portador de gema, plantado na terra ou posto na gua, formando razes e dando origem a uma muda. um processo comum em floricultura (Figura 2).

Figura 2: Estaquia

Enxertia: tcnica elaborada por hortifruticultores que consiste no transporte da muda, cavaleiro, para outro vegetal provido de razes, o cavalo, da mesma espcie, de modo que a nutrio da muda seja assegurada. Normalmente o cavalo uma planta vigorosa e resistente, e o cavaleiro a planta que se deseja reproduzir, que possui bons frutos, mas que no tem boa resistncia. O cavaleiro deve possuir gemas que lhe possibilitem o desenvolvimento (Figuras 3).

A
Figura 3 Enxertia: A. Figura 4- Juno cavalo-cavaleiro; B. Diferentes tcnicas de enxertia.

Cultura de tecidos: as partes removidas da planta so colocadas em um meio livre de bactrias, onde se desenvolvem normalmente at chegar a constituir um indivduo adulto (Figura 4).

Figura 4 Cultura de tecidos.

REPRODUO SEXUADA A reproduo sexuada envolve fecundao, processo que precedido pela polinizao. Nas gimnospermas (Figura 5), as estruturas reprodutivas so os estrbilos. Os estrbilos masculinos, microstrbilos, geram, por sucessivas divises, a partir de microsporfilos, os gro de plen, que possuem 2 clulas protalares, 1 clula geradora e 1 clula do tubo. Os estrbilos femininos, megastrbilos, possuem as escamas ovulferas, portando os vulos, e escamas bracteais. A polinizao, normalmente se d atravs do vento, denominada anemfila.

Figura 5 - Ciclo reprodutivo de gimnospermas

As angiospermas desenvolveram diversos mtodos de facilitar a reproduo sexuada. Possuem um rgo especializado nessa funo, a flor, cuja organizao tem um importante papel na polinizao: o clice tem funo de proteo do boto floral; a corola serve de atrao aos agentes polonizantes, comumente com cores vistosas e formatos exuberantes; as anteras produzem o plen, importante atrativo, e o gineceu possui, no pice, a parte receptiva (estigma), na poro intermediria o estilete guia o crescimento do tubo polnico oosfera contida no vulo. Alm disso, a flor pode possuir glndulas odorferas, que geram odores agradveis, e nectrias, que produzem o nctar, uma substncia aucarada, para a atrao de agentes polinizantes (Figura 6).

Figura 6- Nectrios e folhas coloridas

A polinizao pode ser abitica, realizada pelo vento, anemofilia, ou pela gua, hidrofilia; ou bitica, sendo realizada por seres vivos, e os principais agentes polinizantes so: insetos, entomofilia (Figura 7A); morcegos, quiropterofilia (Figura 7B); aves, ornitofilia (Figura 7C); moluscos, malacofilia (Figura 7D).

Figura 7 - Tipos de polinizao: A. entomofilia; B. quiropterofilia; C. ornitofilia; D. malacofilia.

Aps a polinizao, ocorre a fecundao, que pode ser cruzada, com polens fertilizando flores distintas, ou autofecundao, na qual a flor fertilizada por seus prprios polens. Com relao a esta ltima, as plantas desenvolveram alguns mecanismos a fim de evit-la, que so:

Dicogamia: Ocorre em flores hermafroditas. o Protandria: amadurecimento da parte masculina antes da feminina. o Protoginia: amadurecimento da parte feminina antes da masculina. Monoicia: Flores unissexuadas masculinas e femininas no mesmo indivduo. Dioicia: Flores unissexuadas masculinas e femininas em indivduos diferentes. Hercogamia: Separao espacial entre anteras e estigmas (Figura 8A). Heterostilia: o Brevistilia: estilete curto e filete longo (Figura 8B) o Longistilia: estilete longo e filete curto (Figura 8C) Auto-esterilidade: As flores no so fecundadas se polinizadas pelo prprio plen.

Figura 8 - Mecanismos para evitar a autofecundao: A. hercogamia; B. brevistilia; C. Longistilia.

A fecundao ocorre com fuso de gametas no vulo da flor (Figura 9). O vulo composto por dois tegumentos, primina, mais externo, e secundina, mais interno; saco embrionrio contendo oito clulas (3 antpodas, 2 sinrgides, 2 ncleos polares e 1 oosfera); e funculo. O plen de angiospermas possui clula vegetativa e clula geradora, que possui dois ncleos espermticos. A clula vegetativa desenvolve o tubo polnico, enquanto os ncleos polares vo fundir-se um com a oosfera, gerando o embrio, e outro com os ncleos polares, gerando o endosperma triplide.

Figura 9- Ciclo reprodutivo de angiospermas

3 ATIVIDADE PRTICA 3.1 Objetivo Reproduzir tcnicas de reproduo vegetativa. 3.2 Material Palma-Opuntia sp.; Batata-inglesa-Solanum tuberosum; Batata-doce-Ipomoea batatas; Folha-da-fortuna-Kalanchoe pinnata; Alpnia vermelha-Alpinia purpurata; Mandioca-Manihot esculenta; Cajueiro-Anacardium occidentale; Canivete de enxertia; Canivetes de estaquia; Saco plstico para picol;

Fitilho de rfia ou plstico; Hmus; Arame fino; Plstico transparente de espessura mdia; cido indol-butrico (AIB) ou cloridrato de tiamina; Saco plstico para muda; Grampo de metal; Pedra para afiar.

3.3 Procedimento

1. Reproduo assexuada natural Observe reproduo assexuada natural atravs de segmentao, caules, razes, folhas e flores dispostos na bancada, e desenhe.

2. Exertia Selecione, em uma muda de cajueiro-ano, um ponteiro (pedao de ramo) da espessura de um lpis, e com cerca de 10 cm de comprimento. Destaque-o na base, fazendo uma cunha afiada. Para servir de cavalo, ou porta enxerto, escolha uma outra muda e corte-a na altura de aproximadamente 10 cm, num ngulo reto. Com o canivete bem afiado, faa uma fenda vertical, de cerca de 5 cm na ponta do enxerto. Mantenha a fenda do cavalo aberta com auxlio de uma cunha e insira o cavaleiro, de modo que as cascas das duas plantas fiquem bem juntas. Se as cascas no estiverem bem juntas, dificilmente ocorrer enxertia. Fixe a unio cavalo-cavaleiro com uma fita adesiva, mantendo a nova muda enxertada meia sombra. O enxerto pegar em aproximadamente dois meses. Espere, ento, cerca de seis meses e transplante a muda para o local definitivo.

3. Mergulhia Faa uma pequena inciso num ramo qualquer (manga- Mangifera indica, por exemplo) sem retir-lo da planta, e coloque um palitinho entre as partes cortadas para mant-lo aberto. Pulverize hormnio no corte para apressar o enraizamento e mergulhe-o numa cova rasa, deixando a ponta do ramo para fora da terra. A cova deve conter hmus e areia em partes iguais. Dependendo do tipo de caule, seria conveniente usar uma forquilha (que pode ser feita com um grampo de metal) para mant-lo firme sob a terra. Se a extremidade que ficar sobre a superfcie for muito longa, coloque um tutor para sustent-la. Cerca de noventa dias depois, quando o enraizamento j estiver ocorrido, corte, com uma tesoura pequena e afiada, a parte do caule que est ligada planta-me. Em seguida a nova muda pode ser transplantada para o local definitivo.

4. Alporquia Selecione na planta da qual se quer fazer mudas uma extremidade do caule principal ou um ramo lateral grande e saudvel. Calcule de 15 a 30 cm a partir da ponta do ramo, e retire as folhas de cerca de um palmo de comprimento do ramo com uma tesoura ou um canivete bem afiado. Faa uma inciso, de baixo para cima, cortando cerca de 5 cm da camada externa da casca, sem deixar que a lmina ultrapasse mais da metade do dimetro do ramo. Pincele hormnio enraizador dentro da inciso e encaixe um pouco de hmus umedecido em baixo da lasca. Prenda um pedao de plstico translcido abaixo do corte fazendo com ele uma espcie de saquinho, que deve ser completado com hmus mido antes de se fechar a outra extremidade.

5. Estaquia Corte pedaos de caule portadores de gema e plante-os na terra. As estacas podem ser enraizadas em canteiros ou caixas para posterior plantio. As mudas devem estar protegidas sob um telado ou em uma estufa, a fim de proporcionar ambiente adequado de umidade. 4 ESTUDO DIRIGIDO 1. Diferencie reproduo sexuada e assexuada, e cite vantagens e desvantagens de cada uma. 2. Descreva processos naturais de propagao vegetativa nas fanergamas. 3. Explique a utilidade econmica dos mtodos de propagao vegetativa artificial, e cite exemplos de culturas que utilizam esses processos. 4. Cite exemplos de plantas que utilizam a dicogamia, a monoicia, a dioicia, e a auto-esterilidade como mtodos de impedir a autofecundao. 5. Qual a diferena entre os ciclos reprodutivos de gimnospermas e angiospermas? Desenhe as estruturas reprodutivas de cada ciclo. 6. Conceitue planta monica e planta diica. 5 PESQUISA As flores possuem diversos mecanismos de atrao aos seus agentes polinizadores. De acordo com cada tipo de agente a flor desenvolve certos artifcios, o que chamamos sndromes. Pesquise as caractersticas da flor e de seu agente nas sndromes de psicofilia (polinizao por borboletas) e quiropterofilia (polinizao por morcegos). 6 BIBLIOGRAFIA CONSULTADA RAVEN, P. H., EVERT, R. F., EICHHORN, S. E. Biologia Vegetal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007, 7 ed. FERRI, M. G. Botnica-Morfologia externa das plantas. So Paulo: Nobel,1983, 15 ed.

Anda mungkin juga menyukai