Anda di halaman 1dari 12

Captulo V - Anlise Dinmica

Captulo V Anlise Dinmica


A anlise dinmica por superposio modal, podendo ser com histricos no tempo ou espectro de resposta para acelerao da base, conforme sintetizado na figura V.1. A anlise com histricos esta disponvel para foras aplicadas nos ns do modelo, a anlise por espectro de resposta adequada na avaliao da ao ssmica. Tanto para a anlise com histricos quanto com espectro de resposta, necessria, preliminarmente, a determinao das frequncias naturais e dos modos de vibrao natural (Anlise Modal).

Histricos no Tempo Anlise Modal Espectro de Resposta Figura V.1 Fluxograma para a anlise dinmica por superposio modal.

Para a determinao das freqncias e modos de vibrao de determinado modelo, necessrio definir a sua geometria, tais como: conectividade dos elementos, condies de contorno, molas, propriedades de material, propriedades de seo, ligaes semi-rgidas, articulaes, dependncias entre deslocamentos, diafragmas, etc. Esta definio igual definio correspondente para a anlise esttica, j feita no captulo II. Massas podem ser adicionadas diretamente aos ns do modelo. A massa prpria da estrutura calculada de forma automtica. Antes de iniciar a construo do modelo, deve ser selecionado o tipo de anlise, que ser MODAL. Para tanto, na janela principal deve ser selecionada a opo de anlise, conforme mostrado na figura V.2. Construdo o modelo a anlise modal deve ser iniciada, bastando para isto clicar no menu <Anlise> localizado na barra de menu da tela principal. Aparecer ento uma janela onde alguns parmetros devem ser fornecidos, conforme visto na figura V.3. As informaes a serem fornecidas so: nmero de modos a serem calculados; nmero de vetores de iterao (recomenda-se usar o menor dentre os valores: o dobro do nmero de modos solicitados ou o nmero de modos solicitados mais oito). Caso ao final do processamento aparea mensagem informando que algumas frequncias foram perdidas, deve-se aumentar o nmero de vetores de iterao e fazer novo processamento; acelerao da gravidade (9,81 m/s2 no sistema SI). A tolerncia afeta a preciso dos resultados e s deve ser alterada por usurios experientes neste tipo de anlise.

Captulo V - Anlise Dinmica

Figura V.2 Selecionado o tipo de anlise.

Figura V.3 Fornecendo dados para a anlise modal.

Captulo V - Anlise Dinmica

A opo Sequncia de Sturm deve estar sempre marcada, pois permite verificar se as frequncias/modos calculados so realmente os primeiros. Ou seja, permite verificar se houve a perda de alguma frequncia intermediria. A Super-relaxao permite que a convergncia seja atingida mais rapidamente, acelerando a anlise.

Figura V.4 Exibindo modo de vibrao. O Sistema adota a tcnica de massa discreta para elementos reticulados grelha, prtico plano e espacial, trelia plana e espacial (com apenas massas translacionais) e a tcnica de massa consistente para os elementos contnuos. Quando da existncia de massas concentradas nos ns, estas devem ser fornecidas depois do bloco de dados barras com descontinuidade, ou, caso este no exista, depois do bloco de dados propriedades dos elementos. Esta definio se faz com o bloco massas nodais mostrado a seguir:

massas nodais I1 mx R1 ... rz R2 ... [ g I2 I3 ] . 0 Onde: I1 mx, my, mz, rx, xy, xz representa o nmero do n representam as massas translacionais e rotacionais nas direes X, Y, e Z, respectivamente. Apenas massas nas

Captulo V - Anlise Dinmica

R1, R2, ... g I2 I3

direes compatveis com o modelo em anlise podem ser definidas. A tabela V.1 informa tal compatibilidade. As direes com massa nula podem ser omitidas so os valores das massas indica o incio dos parmetros para gerao semi-automtica indica o nmero de ns a serem gerados indica o incremento na numerao dos ns Tabela V.1 - componentes de massa compatveis

Modelos prtico plano grelha e placa trelia plana estado plano trelia espacial slido prtico espacial casca misto

Componentes de Massa mx, my, rz mz, rx, ry mx,my

mx, my, mz mx, my, mz, rx, ry, rz

Figura V.5 Tela da anlise modal.

Captulo V - Anlise Dinmica

Na figura V.5 mostrada a tela indicando o final da Anlise Modal (clculo de frequncias e modos de vibrao). Terminada a anlise modal as anlises com histrico ou com espectro de resposta podem ser efetuadas. Para escolher o usurio deve acessar o menu <Modal> na IG, conforme mostrado na figura V.6.

Figura V.6 Fazendo a escolha do tipo de anlise. Opo: Histrico no Tempo Para efetuar esta anlise necessrio definir, no tempo, as cargas e aplic-las nos pontos nodais correspondentes. Inicialmente definem-se funes que representem a variao da(s) carga(s) no tempo. Isto feito acessando o menu <Modal><Funes><Histrico no Tempo>, conforme mostrado na figura V.7. Em sequncia apresentada tela com as opes disponveis, veja figura V.8. O usurio deve escolher a mais adequada. Definidas todas as funes, as cargas devem ser tambm definidas. Uma carga pode ser formada por vrias funes. A definio feita acessando o menu <Modal><Cargas Dinmicas><Definir>, na figura V.9 mostrada a definio de carga dinmica. Na sequncias as cargas devem ser aplicadas aos ns correspondentes (apenas carga nodal permitida). Os ns correspondentes devem ser selecionados e a aplicao da carga feita acessando o menu <Modal><Cargas Dinmicas><Aplicar>, veja figura V.10. Uma nova tela apresentada, onde deve ser selecionada a carga e fornecida informaes de direo, fator de escala, etc. conforme mostrado na figura V.11. Aplicada todas as cargas define-se os parmetros de anlise, acessando o menu <Modal><Parmetros de Anlise><Histrico no Tempo>, sendo apresentada a tela mostrada na figura V.12, onde o usurio dever fazer as opes indicadas.

Captulo V - Anlise Dinmica

Figura V.7 Acessando o menu <Histrico no Tempo>.

Figura V.8 - Definindo funes para histrico.

Captulo V - Anlise Dinmica

Figura V.9 - Definindo carga dinmica.

Figura V.10 - Aplicando carga nodal.

Captulo V - Anlise Dinmica

Figura V.11 - Complementando definio de carga nodal.

Figura V.12 - Complementando definio de carga nodal.

Terminada a anlise a IG fornece vrios recursos para visualizao ds resultados e gerao de relatrios.

Captulo V - Anlise Dinmica

Opo: Espectro de Resposta Inicialmente necessrio definir os espectros. Isto feito acessando o menu <Modal><Funes><Espectro de Resposta>. Em sequncia apresentada tela com as opes disponveis. O usurio deve escolher a mais adequada. Na figura V.13 mostrada tela com espectro de projeto para acelerao da base. Definidos os espectros, estes devem ser aplicados nas direes correspondentes. Isto feito acessando o menu <Modal><Parmetros de Anlise><Espectro de Resposta>, na figura V.14 mostrada a tela exibida, onde o usurio dever definir a direo de aplicao do(s) espectro(s); O mtodo para combinao das contribuies modais (opes: CQC Combinao Completa Quadrtica; SRSS Square Root of Sum Of Squares Raiz Quadrada da Soma Dos Quadrados; ABS Soma Absoluta); O mtodo para combinao das direes (Opes: SRSS Square Root of Sum Of Squares Raiz Quadrada da Soma Dos Quadrados; ABS Soma Absoluta). Terminada a anlise a IG fornece vrios recursos para visualizao ds resultados e gerao de relatrios.

Figura V.13 Exemplo de espectro de acelerao da base.

Captulo V - Anlise Dinmica

Figura V.14 Definindo as direes para os espectros.

Arquivos Os arquivos descritos a seguir so gerados automaticamente pela IG. O usurio NO pode e NEM deve constru-los ou edit-los. So arquivos que descrevem o carregamento tanto no caso de anlise com histricos como com espectro de resposta. O a seguir apresentado tem apenas finalidade informativa. Opo: Histrico no Tempo gerado um arquivo texto com o mesmo nome do arquivo de projeto, mas com extenso $HT e contendo informaes das cargas, ns carregados, etc. Na primeira linha do arquivo encontra-se o modelo estrutural, dentre os tipos reconhecidos pelo SALT. Na segunda linha tem-se sempre a palavra chave carregamento e na linha seguinte a palavra chave nmero de modos seguido de nmero (tipo inteiro) indicativo do nmero de modos utilizado na anlise. Na linha seguinte a palavra chave razes de amortecimento seguido do nmero (tipo inteiro) de razes de amortecimento. Na sequncia tantas linhas quantos forem o nmero de razes de amortecimento, sendo que em cada uma destas linhas tem-se dois nmeros, o primeiro (tipo inteiro) o nmero da razo de amortecimento (fornecido em ordem crescente), e o segundo nmero (tipo real) o valor do amortecimento. Na prxima linha a palavra chave carga no harmnica . Na linha seguinte a palavra chave nmero de cargas seguido do

Captulo V - Anlise Dinmica

nmero de cargas (tipo inteiro). Na sequncia as cargas sero descritas constituindo cada uma delas um bloco com a seguinte formatao: Uma linha contendo a palavra chave carga seguida de dois nmeros, ambos do tipo inteiro, o primeiro destes nmeros indica o nmero da carga (fornecido em ordem crescente) e o segundo o nmero de pontos usados na definio da carga. Depois desta linha, seguem-se tantas outras quanto forem o nmero de pontos usados na definio da carga. Cada uma destas linhas contm dois nmeros, ambos do tipo real, o primeiro representa o instante de tempo e o segundo o valor da carga naquele instante. Na linha seguinte quela correspondente ao ltimo instante da carga, coloca-se uma linha com o nmero zero. Depois do ltimo bloco de definio das cargas, a linha seguinte contm a palavra chave cargas nodais no harmnicas seguida de tantas linhas quanto forem os ns carregados. Em cada uma das linhas seguintes so informados o nmero do n carregado, direo de aplicao da fora, nmero da carga e a intensidade(fator de escala). Aps o ltimo n carregado colocada uma linha com o nmero zero, seguida de outra linha com a palavra chave fim . A seguir apresentado um exemplo para o arquivo.
prtico plano carregamento nmero de modos 2 razes de amortecimento 1 1 0.0500 carga no harmnica nmero de cargas 1 carga 1 10 0.000000 0.000000 0.006283 0.309017 0.012566 0.587785 0.018849 0.809017 0.025132 0.951057 0.031415 1.000000 0.037698 0.951057 0.062830 0.000000 0.069113 -0.309017 0.075396 -0.587785 0 cargas nodais no harmnicas 2 py 1 1.000000E+0001 0

Opo: Espectro de Resposta gerado um arquivo texto com o mesmo nome do arquivo de projeto, mas com extenso $SP e contendo informaes dos espectros, direes de aplicao, etc. Na primeira linha do arquivo encontra-se o modelo estrutural, dentre os tipos reconhecidos pelo SALT. Na segunda linha tem-se sempre a palavra chave espectro de resposta e na linha seguinte as palavras chave nmero de modos seguido de nmero (tipo inteiro) indicativo do nmero de modos utilizado na anlise e nmero de espectros seguido de nmero (tipo inteiro) indicativo do nmero de espectros definidos. Na sequncia so definidos os espectros, tendo para cada um deles um bloco de dados com a seguintes formatao:

Captulo V - Anlise Dinmica

Uma linha contendo a palavra chave acelerao/G e na linha seguinte dois nmeros, o primeiro do tipo inteiro representa o nmero de pontos usados na definio do espectro e o segundo, do tipo real, com o valor da razo de amortecimento. Depois da ltima linha com os dados de cada espectro tem-se uma linha com a palavra chave fim . Depois do bloco de definio do ltimo espectro a linha seguinte contm a palavra chave direes e na linha seguinte para cada uma das direes globais do problema informado o nmero do espectro a ser imposto e o fator de escala correspondente. A seguir apresentado um exemplo para o arquivo. prtico espacial espectro de resposta nmero de modos 7 nmero de Espectros 1 acelerao/G 27 0.0500 0.00000 0.40000 0.08000 1.00000 0.40000 1.00000 0.60000 0.66667 0.80000 0.50000 1.00000 0.40000 1.20000 0.33333 1.40000 0.28571 1.60000 0.25000 1.80000 0.22222 2.00000 0.20000 2.50000 0.16000 3.00000 0.13333 3.50000 0.11429 4.00000 0.10000 4.50000 0.08889 5.00000 0.08000 5.50000 0.07273 6.00000 0.06667 6.50000 0.06154 7.00000 0.05714 7.50000 0.05333 8.00000 0.05000 8.50000 0.04706 9.00000 0.04444 9.50000 0.04211 10.00000 0.04000 Fim direes 1 1.0000 0 0.0000 2 1.0000 fim do arquivo

Anda mungkin juga menyukai