Anda di halaman 1dari 28

Lei Maria da Penha

Sua vida recomea quando a violncia termina


Estmulo aplicao da Lei n 11.340/2006

Defensoria Pblica do Estado de So Paulo

Ncleo Especializado de Promoo e Defesa dos Direitos da Mulher


Edio, Diagramao e Reviso: Coordenadoria de Comunicao Social e Assessoria de Imprensa Imagens: Stock.xhng, flickr/agecombahia Defensoria Pbica do Estado de So Paulo Rua Boa Vista, 200 Centro, So Paulo, SP CEP: 01014-001 (11) 3101-7008 www.defensoria.sp.gov.br Reproduo autorizada com citao da fonte Distribuio gratuita

01

Cartilha de combate violncia contra a mulher

Apresentao

A Defensoria Pblica de So Paulo tem enfrentado diariamente inmeros casos de violncia domstica. Percebemos, contudo, que h ainda uma enorme parte da populao que no conhece seus direitos e no sabe o que fazer quando vive esse tipo de violncia na prpria pele. So mulheres de todas as classes sociais, ricas e pobres, que vivem em situao de vulnerabilidade.

Se voc no sabe que tem direitos, como poder lutar por eles?
Foi pensando em levar informaes a quem precisa que o Ncleo Especializado de Promoo e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pblica do Estado de So Paulo decidiu elaborar esta cartilha. Aqui voc ter acesso a informaes bsicas sobre seus direitos e conhecer algumas das medidas que podem ser tomadas para interromper a violncia pela qual voc est passando. Tenha em mente que a violncia contra a mulher ainda comum em nossa sociedade, mas essa situao pode ter um ponto final. O Nudem tem como principal atribuio dar suporte aos Defensores Pblicos na atuao judicial em defesa dos direitos da mulher e atua na efetivao do princpio da igualdade entre homens e mulheres. Cumpre ainda ao Nudem garantir a aplicao da Lei n 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, que prev medidas de preveno e represso violncia domstica e familiar contra a mulher e determina uma srie de polticas pblicas para garantir a igualdade de gnero.

Defensoria Pblica do Estado de So Paulo

02

Introduo

Voc sabia que desde 2006 as mulheres brasileiras tm direitos que as protegem da violncia domstica? Tudo isso graas Lei 11.340, de 7 de agosto de 2006, a Lei Maria da Penha. Essa lei o reflexo de conquistas histricas dos movimentos de mulheres no Brasil. Mas afinal, como a Lei Maria da Penha pode ajudar voc? o que vamos conhecer aqui. Realmente, grande parte da populao pouco ou nunca ouviu falar da Lei Maria da Penha. Alguns pensam que se trata apenas de uma lei para punir quem bate na esposa. Na verdade, a Lei Maria da Penha muito mais do que isso. Ela um avano, pois alm de trazer medidas de punio prev tambm aes pblicas para prevenir a violncia domstica e ampliar a proteo vtima.

Maria da Penha: sua histria inspirou a criao da lei 11.340/06

03

Cartilha de combate violncia contra a mulher

Conhea seus direitos


Qualquer pessoa com quem a mulher conviva ou tenha vnculo amoroso pode ser acusada de violncia domstica.
Pouca gente sabe, mas no s o marido ou companheiro que comete violncia domstica contra a esposa. Qualquer pessoa com quem a mulher conviva (homem ou mulher), ou com quem tenha convivido na sua casa, ou com quem tenha ou j tenha tido vnculo amoroso podem ser punidos por violncia domstica. Essa violncia acontece no espao de convvio de pessoas que so ou se consideram aparentadas seja por laos naturais, por afinidade ou vontade. No importa qual seja a orientao sexual da pessoa. Ou seja, uma mulher tambm pode ser punida por agredir outra mulher. H diversas situaes que servem de exemplos, como: o caso do ex-namorado que comea a perseguir a antiga companheira por no concordar com o fim da relao; de marido que humilha a esposa e a obriga a manter relaes sexuais contra a sua vontade; da irm que constantemente agride outra irm ou de um pai que faz chantagens e violncia psicolgica contra sua filha.

Violncia domstica no apenas fsica. A Lei Maria da Penha tambm pune toda agresso psicolgica, moral, sexual e patrimonial.
Com a Lei Maria da Penha, as violncias psicolgica, moral, sexual e patrimonial tambm so punidas. Quem pratica esses crimes est cometendo uma violao aos direitos humanos. Alm disso, a partir dessa lei, uma vez registrada a ocorrncia na delegacia de polcia, o promotor poder acusar a pessoa perante o juiz e propor penas de trs meses a trs anos de deteno. E a no adianta a mulher retirar a queixa, pois o homem no ficar livre do processo.

Defensoria Pblica do Estado de So Paulo

04

O crime de violncia psicolgica domstica tambm grave. Conhea algumas das situaes que podem ser enquadradas nesse tipo de agresso contra a mulher.
comum que a violncia psicolgica seja o primeiro passo que levar a agresses fsicas e, justamente por isso, preciso interromp-la logo de incio. Quem realiza esse tipo de agresso contra a mulher pode estar cometendo uma srie de crimes como o de perturbao da tranqilidade, injria, constrangimento ilegal, crcere privado, ameaa, vias de fato e abandono material. Nesses casos, em geral, a acusao ser feita independente da vontade da vtima. Uma terceira pessoa pode fazer a denncia mediante disque-denncia (181). Em casos de violncia moral, a mulher quem decide se acusa ou no. Ocorre, por exemplo, quando um ex-companheiro publica na internet fotos erticas do casal para humilhar a mulher publicamente.

Para saber se voc est sofrendo violncia psicolgica, observe se o seu companheiro est tomando atitudes que a estejam perturbando emocionalmente e tentando controlar suas aes, comportamentos, crenas e decises. Geralmente, isso acontece em situaes de ameaa, humilhao, vigilncia, perseguio, insulto, chantagem ou limitao do direito de ir e vir.

No incomum que a violncia domstica fsica e psicolgica acompanhe tambm a violncia patrimonial. Saiba identificar.
A violncia patrimonial acontece quando seu companheiro (amsio) ou ex-companheiro tiver levado, danificado ou escondido seus objetos, documentos ou recursos econmicos para impedir que voc possa viver a sua vida como quiser. H casos em que o companheiro exige total controle sobre o dinheiro da mulher. Em outros, a mulher obrigada a trabalhar como uma espcie de secretria do homem.

05

Cartilha de combate violncia contra a mulher

Esses casos podem configurar os crimes de roubo, furto, extorso, estelionato, trabalho escravo etc., entre outros. Ser ainda mais grave se houver agresses ou ameaas de morte.

Nenhuma mulher obrigada a participar de relaes sexuais contra a sua vontade.


A violncia sexual ocorre quando a mulher obrigada a participar de qualquer relao sexual contra sua vontade. Isso pode acontecer por intimidao, uso de fora ou ameaa. Se algum obrigar uma mulher a se prostituir, isso um crime grave. A mulher tambm no pode ser obrigada a casar, fazer aborto nem ser impedida de usar mtodo contraceptivo (como camisinhas e plulas).

Procure um Pronto Socorro mais prximo e faa constar a agresso em seu pronturio.
Se voc est sendo fisicamente agredida (tapas, socos, chutes, relao sexual contra a sua vontade), dirija-se imediatamente ao Pronto Socorro mais prximo de sua casa e faa constar na ficha de atendimento a informao agresso. Se possvel, fotografe os hematomas e conserve essas provas com voc.

V at a delegacia mais prxima da sua residncia (de preferncia a uma delegacia da mulher) e faa um Boletim de Ocorrncia.
Procure, preferencialmente, fazer a queixa em uma Delegacia da Mulher, onde os funcionrios so preparados para atender as mulheres vtimas de violncia domstica. A primeira Delegacia da Mulher surgiu no centro da capital de So Paulo e funciona 24 horas por dia. Consulte, ao final dessa cartilha, uma lista das Delegacias da Mulher do Estado, com endereos e telefones. Na delegacia, voc ir contar o que aconteceu para a delegada e registrar a ocorrncia. Conte toda violncia sofrida e lembre-se de anotar os nomes das testemunhas que saibam dos problemas ou que presenciaram os fatos.

Defensoria Pblica do Estado de So Paulo

06

Em seguida, voc dir se necessria a aplicao de alguma medida de proteo (como, por exemplo, afastar o companheiro de sua casa ou passar a noite em um abrigo) e se h o interesse em iniciar um processo criminal contra ele. Depois disso, voc ser encaminhada para a realizao do exame de corpo de delito. Se voc tiver alguma gravao em vdeo, udio ou at fotogrfica, que prove as agresses, leve at a Delegacia. Atualmente, existem 124 delegacias da mulher no estado de So Paulo nove esto na Capital.

A violncia contra a mulher no tem fronteiras e ocorre independentemente de idade, raa, etnia, classe social e religio. Procure uma unidade da Defensoria Pblica mais prxima da sua residncia para se orientar.
Se voc est sofrendo algum tipo de violncia domstica importante que no tenha vergonha de tomar uma providncia a respeito. Caso voc no esteja 100% segura sobre procurar uma Delegacia e estiver na Capital, v at a unidade da Defensoria Pblica localizada na Av. Liberdade, 32, no Centro de So Paulo. Se voc no estiver na Capital, consulte a relao de endereos ao final da cartilha. L voc poder conversar com Defensores Pblicos com formao jurdica prpria para atender mulheres vtimas de violncia domstica. Receber assistncia jurdica e tambm ser informada sobre seus direitos, alm de contar com atendimento psicolgico especializado. Ser mantido o sigilo sobre a sua situao e a Defensoria lhe dar todas as orientaes necessrias.

Lembre-se que voc no a nica mulher a passar por esse tipo de problema. A violncia domstica ou familiar mais comum do que se pensa, mesmo entre casais de classe mdia e alta. De acordo com a Organizao Mundial da Sade (OMS), apenas 10% das agresses sofridas por mulheres so levadas ao conhecimento da polcia. Essa situao tem que mudar!

07

Cartilha de combate violncia contra a mulher

Perguntas e respostas
Onde procurar atendimento se fui vtima de violncia domstica?
Voc pode procurar atendimento em diversos rgos. Os endereos e telefones esto disponibilizados ao final dessa cartilha. So eles: Juizado de Violncia Domstica e Familiar contra a Mulher, localizado no Frum Criminal da Barra Funda. Defensoria Pblica; Ministrio Pblico; Delegacias de Polcia, principalmente as Delegacias Especializadas de Defesa da Mulher; Centros e Casas de Atendimento; Casas-abrigos. Alm disso, existe o servio Ligue 180 - Central de Atendimento Mulher. Trata-se de um servio do governo federal que auxilia e orienta as mulheres vtimas de violncia atravs do telefone 180. As ligaes podem ser feitas gratuitamente de qualquer parte do territrio nacional, 24 horas por dia, inclusive nos feriados e finais de semana. Voc pode tambm telefonar para a Polcia Militar, no telefone 190. Quem conhece uma mulher que esteja nessa situao tambm pode fazer algo para ajudar. Procure a Defensoria Pblica do Estado, onde voc ser mais bem orientada sobre o que fazer. possvel ajudar uma vtima, que muitas vezes deseja fazer a denncia, mas tem medo de ser novamente agredida pelo companheiro.

O que eu disser Delegada e ao Defensor Pblico ser mantido em segredo?


Casos de violncia domstica correm em segredo de justia. Isso significa que o teor do processo, inclusive os seus depoimentos, no poder ser divulgado. Na Defensoria Pblica tambm garantido o sigilo do que for dito ao Defensor Pblico. Quando for a uma de nossas unidades de atendimento, voc pode pedir para ser atendida em uma sala reservada. Assim, outras pessoas no escutaro o seu caso. Defensoria Pblica do Estado de So Paulo
08

O que e quais so as medidas protetivas que podero ser decretadas pelo juiz?
H diferentes tipos de medidas de proteo que um juiz pode determinar, em carter de urgncia, em favor de mulheres vtimas de violncia domstica. A finalidade interromper as agresses, preservando a vida e a integridade fsica da mulher. O pedido de aplicao de medidas protetivas ser encaminhado pela delegada ao juiz no prazo de 48 horas, juntamente com o Boletim de Ocorrncia (B.O.) O juiz, por sua vez, deve decidir em 48 horas sobre a aplicao de uma ou mais dessas medidas protetivas, obrigando o agressor a cumpri-las, inclusive com o auxlio de fora policial. O juiz pode aplicar qualquer medida que seja adequada ao caso, alm de aplicar multa diria ao agressor. Vejamos quais so essas medidas:

Medidas que podem ser aplicadas contra o agressor: Afastamento do lar; Proibio de aproximao ou o contato por qualquer meio de comunicao com a ofendida, seus familiares e testemunhas; Proibio de frequentar determinados lugares; Restrio ou suspenso das visitas aos filhos menores; Prestao de alimentos (penso) provisrios; Restrio ou suspenso da posse de armas. Medidas que podem ser aplicadas em seu favor: Encaminhamento para programas de proteo e atendimento; Determinar a separao de corpos ou afastamento do lar sem prejuzo de direitos relativos guarda de filhos, alimentos e partilha de bens; Medida de proteo do patrimnio, como: restituio de bens subtrados pelo agressor; proibio de celebrao de contratos relativos aos bens do casal, suspenso de procuraes assinadas pela ofendida, entre outras;

09

Cartilha de combate violncia contra a mulher

O juiz tambm pode incluir a ofendida em programas assistenciais, encaminh-la a servios de sade, e determinar a manuteno por at seis meses do vnculo trabalhista da ofendida, se for necessrio afastamento do local do trabalho por causa da violncia sofrida.

E se eu no tiver pedido essas medidas na delegacia?


Tambm possvel solicitar a aplicao de qualquer uma dessas medidas protetivas por meio de um advogado ou defensor pblico (para quem no tem condies financeiras de pagar um advogado).

O que exame de corpo de delito?


o exame feito na vtima que serve para se detectar as marcas deixadas pela violncia fsica ou sexual, como forma de obter prova do crime cometido. Esta prova, em seguida, ser juntada ao processo para ajudar a provar a existncia do crime.

O que a representao?
Representar significa manifestar seu interesse em que o agressor seja processado criminalmente. Isso pode ser feito na delegacia, ainda no mesmo dia em que se registra a ocorrncia. Mas voc tambm pode fazer a representao mais tarde, voltando Delegacia no prazo de at seis meses aps a ocorrncia dos fatos. muito comum as mulheres registrarem o B.O, mas desistirem de fazer a representao. Isso ocorre porque muitas vezes elas voltam a morar com o companheiro e acreditam que as agresses no acontecero novamente ou no possuem condies financeiras para custear as despesas da casa se o agressor for retirado da residncia.

Defensoria Pblica do Estado de So Paulo

10

Se voc est nessa situao, no tenha medo. que em quase todos os casos, os homens voltam a agredir as mulheres e, em razo disso, o mais recomendvel costuma ser o afastamento do lar e realizao da representao. Isso contribui para que o seu companheiro mude o comportamento e para que voc possa refazer a sua vida. Nada disso descarta a possibilidade de que o casal possa voltar a se entender futuramente.

E se eu me arrepender da representao?
Somente possvel desistir dessa representao perante o juiz. Para fazer isso, voc precisar de um advogado ou um defensor pblico. Eles faro o contato com o juiz para que voc seja ouvida em audincia e manifeste seu interesse na desistncia. A Lei Maria da Penha estabelece essas condies para que o juiz tenha certeza de que a vtima est desistindo por vontade prpria e consciente da sua deciso.

Se eu fizer tudo isso e no desistir, meu parceiro pode ser preso?


Depois de a polcia terminar as investigaes, o processo vai para a Justia e o promotor acusa ou no a pessoa suspeita, mas o juiz quem decide se o processo ser aberto. O agressor pode ficar preso antes de ser julgado caso descumpra alguma das medidas de proteo que o juiz tiver aplicado ou se estiver colocando a vida da mulher em risco. Geralmente, os processos geram pena de priso em casos graves ou quando o agressor possui outros antecedentes criminais.

11

Cartilha de combate violncia contra a mulher

muito difcil enfrentar tudo isso?


Apesar de essa situao ser extremamente desgastante e assustadora, preciso lembrar que a Lei Maria da Penha foi criada justamente para assegurar o mximo amparo mulher vtima de violncia domstica e familiar. Voc no estar sozinha nesse processo e em suas decises. Alm do apoio de um Defensor Pblico, voc tambm ter direito a servios pblicos especializados, como acompanhamento psicolgico, dando-lhe melhores condies de enfrentar essa situao.

Caso eu tenha que sair de casa, quais so os documentos que preciso apresentar para propor as medidas cabveis na Justia?
Documento de identidade, CPF, certido de casamento, certido de nascimento dos filhos, comprovante de endereo, documentos dos bens mveis e imveis do casal (veculo, casa, apartamento, terreno), boletins de ocorrncia, endereo comercial do agressor. Mesmo que voc no more mais com o acusado, no deixe de contar exatamente como ocorreram as agresses. Se for necessrio e de sua vontade, voc pode ser encaminhada para um abrigo, onde poder residir pelo tempo que quiser at que esteja pronta para dar continuidade a sua vida.

Defensoria Pblica do Estado de So Paulo

12

Meu companheiro um timo pai e preciso dele para ajudar a criar meus filhos. O que devo fazer?
comum as mulheres no denunciarem o agressor porque ele um bom pai, porque elas dependem do companheiro para sustentar as crianas ou porque tm medo de que ele fuja com os filhos. Alm disso, muita gente acredita que sair de casa pode ser considerado abandono de lar, o que no verdade em casos de violncia domstica. Sair de casa em casos de violncia domstica no abandono de lar Se voc estiver nessa situao, lembre-se que presenciar a violncia dentro de casa ser muito mais prejudicial ao desenvolvimento dos seus filhos. Se voc tem medo de deixar as crianas com o agressor, ao fugir, leve-os para a casa de algum parente. possvel ainda ficar com os seus filhos em um abrigo prprio. Caso seja necessrio, voc pode contar com o apoio de policiais e de funcionrios dos centros de atendimento s mulheres vtimas. Eles iro com voc at a casa onde mora o seu companheiro e ajudaro a pegar as crianas e seus pertences. Ao final dessa cartilha disponibilizamos uma lista de centros de atendimento que podem ajud-la.

O agressor tem direito a visitar os filhos?


A deciso sobre o direito de visita caber ao juiz. Mas, se episdios de violncia tiverem ocorrido entre os pais, geralmente no seguro para o casal manter contato um com o outro durante a visitao. Alm disso, se voc desconfiar que seu companheiro esteja agredindo a criana, considere a possibilidade de exigir visitas supervisionadas. Se voc tiver concordado que, apesar das agresses, seu ex-companheiro tem direito de visitar os filhos ou se o juiz tiver estabelecido as visitas, voc pode fazer com que elas ocorram da forma mais segura para voc e seus filhos.

13

Cartilha de combate violncia contra a mulher

O que e como funciona uma casa abrigo? Posso levar meus filhos?
As mulheres que vo para uma Casa Abrigo podem levar seus filhos e ficam abrigadas em absoluto sigilo. Geralmente os abrigos recebem crianas de at 14 anos, mas no h uma regra definida e, dependendo da casa, podem abrigar filhos de at 18 anos. A localizao do lugar no divulgada em hiptese alguma, como forma de proteo. Quando chegam a Casa Abrigo, as mulheres passam por uma entrevista e so informadas sobre o funcionamento do local. As sadas, por exemplo, s so realizadas em casos de extrema necessidade e a mulher sempre sai acompanhada de uma funcionria. Seus filhos tero direito a receber reforo escolar enquanto o Estado estiver providenciando a transferncia das crianas para outra escola.

Mensagem final
Nossa cartilha chegou ao fim, mas sabemos que ainda so muitos os seus questionamentos, medos e dvidas. Saiba que voc no est e nem precisa estar sozinha. No passado, muitas mulheres tambm sofreram como voc, mas no tinham ao seu dispor as leis e as instituies que hoje existem para ajud-la. Ento, aproveite essa cartilha e faa valer os seus direitos.

Defensoria Pblica do Estado de So Paulo

14

15

Cartilha de combate violncia contra a mulher

Anexos - Endereos teis

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DE SO PAULO Avenida Liberdade, 32, Liberdade, So Paulo-SP Telefone: (11) 3105-5799. NUDEM - Ncleo de Promoo e Defesa dos Direitos da Mulher - Defensoria Pblica do Estado de So Paulo Rua Boa Vista, 103, 10 andar Telefone: 3101-0155 ramais 233 e 238 Se voc no mora na Capital, procure os endereos da Defensoria Pblica em www.defensoria.sp.gov.br, ou ligue (11) 2127-9851 DEFENSORIA PBLICA DA VTIMA NO JUIZADO DE VIOLNCIA DOMSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER Frum Criminal - Avenida Doutor Abrao Ribeiro, 313, Rua 6, 1 andar, Sala 1-550 Telefones: (11) 2127-9667 e (11) 2127-9668 NCLEO DE COMBATE VIOLNCIA DOMSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER DO MINISTRIO PBLICO Frum Criminal - Avenida Doutor Abraho Ribeiro, 313, Rua 6, 1 andar, Sala 1-531 Telefone: (11) 3392-3185 e (11) 3392-4032

Defensoria Pblica do Estado de So Paulo

16

Delegacias Especializadas
Delegacia Especializada de Atendimento Mulher
Municpio Adamantina Americana Andradina Araatuba Araraquara Araras Assis Avar Barretos Barueri Bastos Batatais Bauru Bebedouro Birigui Botucatu Bragana Paulista Campinas Campos do Jordo Capo Bonito Capivari Caraguatatuba Carapicuba Casa Branca Catanduva Cotia Cruzeiro Cubato Diadema Dracena Endereo Avenida Deputado Cunho Bueno, 692, Centro, CEP:17800-000 Rua Duque de Caxias, 253, Vila Santa Catarina, CEP:13466-320 Rua Jos Augusto de Carvalho, 1653, Centro, CEP:16901-015 Rua Governador Pedro de Toledo, 322, Jardim Bandeirante, CEP:16015-210 Rua Carlos Gomes, 2666, So Geraldo, Araraquara, CEP:14801-340 Avenida Dona Renata, 1875, Centro, CEP:13600-001 Rua Sebastio Leite do Canto, n 230, Centro, CEP:19800-000 Rua Srgio Bernardino, 1069, Centro, CEP:18700-120 Avenida Treze, 610, Centro, CEP:14780-270 Rua Presidente Arthur da Costa e Silva, 200, Centro, CEP:06411-000 Rua Campos Sales, 240, Centro, CEP:17690-000 Avenida Gois, 190, casa 4, Riachuelo, CEP:14300-000 Rua Arajo Leite, Quadra 15, n49, Centro, CEP:17015-340 Rua Vanor Junqueira Franco, 999, Centro, CEP:14701-320 Rua Nicolau da Silva Nunes, 291, Silvares, CEP:16201-022 Rua Gustavo Teixeira Assuno, 159, Jardim Dona Nicota, CEP:18611-290 Rua Santa Clara, 101, Centro, CEP:12900-470 Avenida Governador Pedro de Toledo, 1161, Bonfim, CEP:13070-151 Telefone (18) 3521-3444 (19) 3462-1079 (18) 3722-1136 (18) 3624-9926 (16) 3336-4458 (19) 3544-4057 (19) 35416818 (18) 3325-1799 (14) 3732-0066 (17) 3323-4996 (11) 4198-0522 (14) 3478-2233 (16) 3761-3725 (14) 3226-3088 (17) 3342-3231 (17) 3343-6111 (18) 3642-0709 (18) 3642-1996 (14) 3882-5098 (11) 4033-3795 (19) 3242-5003 (19) 3242-7608 (19) 3242-7762 (12) 3662-1155 (12) 3662-1717 (15) 3542-3996 (19) 3491-4181 (12) 3883-2585 (11) 4167-3132 (19) 3671-6834 (17) 3523-2279 (11) 4616-9098 (11) 4614-2831 (12) 3143-1844 (13) 3363-2141 (11) 4043-2856 (11) 3821-4240 (11) 3822-7110

Avenida Adhemar de Barros, 82, Abernssia, CEP:12460-000 Avenida Lucas Nogueira Garcs, 376, Centro, CEP:18307-020 Rua Baro do Rio Branco, 487, Centro, CEP:13360-000 Avenida Padre Anchieta, 375, Centro, CEP:11660-010 Avenida Rui Barbosa, 1582, CEP:06311-001 Rua Justino de Castro, 710, Centro, CEP:13700-000 Rua Belo Horizonte, 297, Centro, CEP:15801-150 Rua Turmalina, 99, Jardim Nomura, CEP:06700-000 Avenida Dep. Nesralla Rubez, n993, Centro, CEP:12701-020 Avenida Brasil, 384, Jardim Casqueiro, CEP:11533-000 Rua Santa Maria, 27, Centro, CEP:09911-110 Rua Thom de Souza, 501, CEP:17900-000

17

Cartilha de combate violncia contra a mulher

Delegacias Especializadas
Delegacia Especializada de Atendimento Mulher
Municpio Embu Esprito Santo do Pinhal Fernandpolis Franca Francisco Morato Gara Guara Guaratinguet Guaruj Guarulhos Ibitinga Ilha Solteira Indaiatuba Itapetininga Itapeva Itapira Itpolis Itatiba It Jaboticabal Jacare Jales Ja Jos Bonifcio Jundia Leme Limeira Lins Lorena Marlia Endereo Rua Belo Horizonte, 289, Centro, CEP:06803-440 Rua Prudente de Moraes, 752, CEP:13990-000 Rua Bahia, 1053, Centro, CEP:15600-000 Rua Couto Magalhes, 2638, CEP:14400-020 Rua Vinte e Um de Maro, 200, Centro, CEP:07901-040 Praa Jos Antnio de Carvalho, 305, Centro, CEP:17400-000 Rua Quarenta e Dois, 370, Vila Miguel Fabiano, CEP:14790-000 Avenida Joo Pessoa, n 1726, Pedregulhos, CEP:12511-220 Avenida Pugliesi, 656, Centro, CEP:11410-909 Rua Mena, n397, Jardim Santa Mena, CEP:07097-000 Rua Jlio Fernandes Vasques, 301, Jd. Centenrio, CEP:14940-000 Rua Passeio Cuiab, 408, Zona Sul, CEP:15385-000 Rua Bernardino de Campos, 848, Centro, CEP:13330-120 Rua Capito Jos Leme, 155, Centro, CEP:18200-290 Rua Ricardo Watherly, 206, Centro, CEP:18400-000 Rua Duque de Caxias, 673, Centro, CEP:13974-345 Avenida Duque de Caxias, 1384, Centro, CEP:14900-000 Avenida Marechal Deodoro, 434, Centro, CEP:13250-370 Rua Paula Souza, 77, Centro, CEP:13300-050 Avenida Duque de Caxias, 628, Centro, CEP:14870-060 Rua Olmpio Cato, 538, Centro, CEP:12908-051 Rua Trs, 2083, Centro, CEP:15700-000 Rua Major Ascanio, n 61, Vila Brasil, CEP:17020-380 Avenida Rui Barbosa, 493, Centro, CEP:15200-000 Avenida Antnio Segri, 284, Jardim Brasil, CEP:13201-050 Rua Antnio Mouro, 549, Centro, CEP:13610-090 Rua Joo Borge Sampaio, 750, Jardim So Miguel, CEP:13480-510 Rua Princesa Izabel, 349, Garcia, CEP:16400-225 Rua Aldo Hermnio Zanin, 69, Centro, CEP:12600-270 Rua Lus Pereira Barreto, 201, Maria Isabel, CEP:17515-320 Telefone (11) 4781-1431 (19) 3651-3632 (17) 3442-2634 (17) 3442-5778 (16) 3722-9000 (16) 3724-2649 (11) 4488-7300 (14) 3471-0155 (17) 3331-7500 r.20 (12) 3122-4211 (13) 3355-4468 (11) 2485-8524 (16) 3342-5811 (18) 3742-4922 (18) 3743-6044 (19) 3834-8995 (15) 3271-0120 (15) 3275-3792 (15) 3522-1042 (19) 3843-1511 (16) 3262-2737 (11) 4538-4935 (11) 4487-7209 (11) 4023-7275 (16) 3203-2380 (12) 3951-5614 (17) 3632-9297 (14) 3626-5465 (17) 3245-5375 (11) 4521-2024 (11) 4521-7303 (19) 3555-1564 (19) 3451-2589 (14) 3522-1952 (12) 3157-4200 (14) 3433-1133 (14) 3433-3836

Defensoria Pblica do Estado de So Paulo

18

Delegacias Especializadas
Delegacia Especializada de Atendimento Mulher
Municpio Mato Mau Mirassol Mogi das Cruzes Mogi Guau Mogi Mirim Mongagu Monte Alto Monte Aprazvel Olmpia Osasco Osvaldo Cruz Ourinhos Paragua Paulista Penpolis Pereira Barreto Perube Pindamonhangaba Piracicaba Pirassununga Praia Grande Presidente Epitcio Presidente Prudente Presidente Venceslau Rancharia Registro Ribeiro Preto Endereo Rua Affonso Maccagnan, 630, Centro, CEP:15990-680 Rua General Osrio, 365, Centro, Vila Bocana, CEP:09330-000 Rua Benjamin Constant, 2525, Centro, CEP:15130-000 Rua Antnio Nascimento da Costa, 21, Pq. Monte Lbano, CEP:08790-220 Avenida Nove de Abril, 917, Centro, CEP:13840-000 Rua dos Expedicionrios, 157, Santa Cruz, CEP:13800-446 Avenida Monteiro Lobato, 4654, Vila Atlntica, CEP:11730-000 Rua Gustavo de Godoy, 426, Centro, CEP:15910-000 Rua Amador de Paula Bueno, 838, Centro, CEP:15150-000 Rua Sria, 562, Centro, CEP:15400-000 Rua General Bittencourt, 96, Centro, CEP:06010-130 Avenida Presidente Kennedy, 374, Centro, CEP:17700-000 Avenida Altino Arantes, 616, Centro, CEP:19900-031 Rua Sete de Setembro, 999, Centro, CEP: 19700-000 Rua Altino Vaz de Melo, 122, Centro, CEP:16300-000 Rua Vicente Lombardi, 1375, Centro, CEP:15370-000 Rua Francisco Moratori, 49, Centro, CEP:11750-000 Rua Almirante Barroso, 80, Centro, CEP:11750-000 Rua Dona Eugnia, 285, So Dimas, CEP:13416-218 Rua Bom Jesus, 404, Centro, CEP:13630-105 Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas, 11084-fundos, Vl. Tupi, CEP:11704-270 Rua Venceslau Braz, 308, Centro, CEP:19470-000 Rua Bandeirante Rene Nobre, 219, Jd. Bongiovani, CEP:19020-430 Rua Campos Sales, 137, Centro, CEP:19400-000 Avenida Pedro de Toledo, 666, Centro, CEP:19600-000 Rua Jarbas Rocha, 101, Vila Ponce, CEP:11900-000 Rua Duque de Caxias, 1048, Centro, CEP:14015-020 Telefone (16) 3382-5823 (11) 4514-1706 (11) 4514-1333 (17) 3253-4404 (11) 4726-5917 (11) 4726-3528 (19) 3891-3131 (19) 3806-2445 (13) 3507-1708 (16) 3242-4813 (17) 3275-2464 (17) 3281-6344 (11) 36824485 (18) 3528-5661 (18) 3528-3641 (14) 3322-3212 (14) 3322-3212 (18) 3361-7254 (18) 3652-1951 (18) 3704-1341 (13) 3455-7665 (13) 3455-5496 (12) 3645-1641 (19) 3433-7022 (19) 3562-1650 (19) 3562-1011 (13) 3471-4044 (18) 3251-1421 (18) 3908-7660 (18) 3272-1997 (18) 3265-6223 (13) 3822-2022 (13) 3822-4240 (16) 3610-4499 (16) 3964-7344

19

Cartilha de combate violncia contra a mulher

Delegacias Especializadas
Delegacia Especializada de Atendimento Mulher
Municpio Rio Claro Salto Santa Brbara do Oeste Santa Cruz do Rio Pardo Santa F do Sul Santo Andr Santos So Bernardo do Campo So Carlos So Joo da Boa Vista So Joaquim da Barra So Jos do Rio Pardo So Jos do Rio Preto So Jos dos Campos So Manuel So Roque So Sebastio So Vicente Serra Negra Sertozinho Sorocaba Sumar Taboo da Serra Taquaritinga Tatu Taubat Tup Ubatuba Endereo Rua Seis, 557, Centro, CEP:13500-050 Rua Marechal Deodoro, 291, Centro, CEP:13320-140 Avenida Monte Castelo, 697, Centro, CEP:13450-013 Rua Conselheiro Antnio Prado, 893, Centro, CEP:18900-000 Rua Um, 960, 1 andar, Centro, CEP:15777-000 Rua Adolfo Bastos, 315, Vila Bastos, CEP:09041-000 Rua Doutor Assis Corra, 50, Gonzaga, CEP:11045-001 Rua Adolfo Bastos, 315, CEP:09041-000 Rua Campos Sales, 24, CEP:17690-000 Rua So Joaquim, 1348, Centro, CEP:13560-300 Rua Olaia, 102, Centro, CEP:13870-244 Rua Minas Gerais, 1192, Centro, CEP:14600-000 Rua Coronel Maral, 208, Centro, CEP:13720-000 Rua Doutor Raul Silva, 323, Redentora, CEP:15015-020 Av. Anchieta, 133, Jardim Esplanada, CEP:12245-150 Avenida Jos Horcio Mello, 19, Centro, CEP:18650-000 Av. Antnio Maria Picena, 129, Junqueira, CEP:18136-040 Av. Guardamor Lobo Viana, 1599, Porto Grande, CEP:11600-000 Rua Djalma Dutra, 25, Centro, CEP:11310-260 Rua Jos Maria Franco de Godoy, 51, Vila Dirce, CEP:13930-000 Rua Juvenal Olmpio Martins, 1050, CEP:14170-390 Rua Satyro Vieira Barbosa, 115, Jd. Faculdade, CEP:18030-273 Rua Josias Pereira de Souza, 39, Vila Miranda, CEP:13177-450 Estrada das Olarias, 670, Jd. Guaciara, CEP:06783-110 Rua Narciso Betti, s/n, Centro, CEP:15900-000 Rua Coronel Aureliano de Camargo, 743, Centro, CEP:18270-170 Alameda Investigador Jos Lencio Ramos, 45, Jd. Eullia, CEP:12100-630 Avenida Tapuias, 811, Centro, CEP:17600-260 Rua Maranho, 190, Centro, CEP:11680-000 Telefone (19) 3524-9503 (11) 4029-2533 (19) 3455-2421 (14) 3372-3422 (14) 3372-6956 (17) 3631-1053 (11) 4438-4032 (11) 4994-7653 (13) 3235-4222 (13)3232-1510 (11) 4368-2032 (16) 3374-1345 (19) 3623-3704 (16) 3811-0099 (19) 3608-3656 (17) 3233-2910 (17) 3231-3708 (12) 3941-4140 (12) 3921-2372 (14) 3841-4404 (11) 4712-7000 (12) 3892-3109 (13) 3468-7763 (11) 3892-2501 r.28 (16) 3942-9937 (15) 3232-1417 (19) 3873-3493 (11) 4138-3409 (11) 4685-4268 (16) 3252-3477 (15) 3305-6619 (12) 3621-5499 (14) 3491-4834 (12) 3832-5260

Defensoria Pblica do Estado de So Paulo

20

Delegacias Especializadas
Delegacia Especializada de Atendimento Mulher
Municpio Valinhos Vargem Grande do Sul Vrzea Paulista Vinhedo Votorantim Votuporanga Endereo Rua Campos Sales, 335, Centro, CEP:13271-000 Rua Bernardo Garcia, 389, Centro, CEP:13880-000 Avenida Eduardo de Castro, 655, V. So Jos, CEP:13224-270 Av. da Saudade, s/n, Jd. Alves Nogueira, CEP:13280-000 Avenida Mateus Conegero, 55, Pq. Bela Vista, CEP:18155-700 Rua Bahia, 3187, Centro, CEP:15500-003 Telefone (19) 3869-3786 (19) 3641-5954 (11) 4606-1431 (19) 3876-6631 (19) 3876-6637 (15) 3243-1894 (17) 3421-7526

Delegacias Especializadas
Delegacia Especializada de Atendimento Mulher
Delegacia Especializada de Atendimento Mulher
1 Delegacia de Polcia de Defesa da Mulher - Centro 2 Delegacia de Polcia de Defesa da Mulher - Sul 3 Delegacia de Polcia de Defesa da Mulher - Oeste 4 Delegacia de Polcia de Defesa da Mulher - Norte 5 Delegacia de Polcia de Defesa da Mulher - Leste 6 Delegacia de Polcia de Defesa da Mulher - Sul 7 Delegacia de Polcia de Defesa da Mulher - Leste 8 Delegacia de Polcia de Defesa da Mulher - Leste 9 Delegacia de Polcia de Defesa da Mulher - Oeste

Municpio

Endereo

Telefone

So Paulo Parque Dom Pedro So Paulo Vila Mariana

Rua Bittencourt Rodrigues, 200, Parque Dom Pedro, CEP:01017-010 Avenida Onze de Junho, 89, 2 andar, Vila Clementino, CEP:04041-050

(11) 32413328 (11) 50842579 (11) 50815204 (11) 37684664 (11) 39762908 (11) 39752181 (11) 22933816 (11) 55216068 (11) 20714707 (11) 27421701 (11) 39748890 (11) 39715460

So Paulo Jaguar So Paulo Freguesia do

Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 4300, 2 andar, Vila Lageado, CEP:05340-020 Avenida Itaberaba, 731, 1 andar, Freguesia do , CEP:02734-000

So Paulo - Pq So Jorge So Paulo Campo Grande So Paulo Itaquera So Paulo Jardim Marlia So Paulo Pirituba

Rua Dr. Corinto Baldono Costa, 400, Parque So Jorge, CEP:03069-070 Rua Sargento Manoel Barbosa da Silva, 115, Campo Grande, CEP:04675-050 Rua Sabbado Dngelo, 64-A, Itaquera, CEP:08210-790 Avenida Osvaldo Valle Cordeiro, 190, Jardim Braslia, CEP:27421-701 Avenida Menotti Laudisio, 286, Pirituba, CEP:02045-000

21

Cartilha de combate violncia contra a mulher

Centros de Atendimento
Centro de Referncia
CRMA - Centro de Referncia de Atendimento Mulher de Americana Centro de Referncia da Mulher Centro de Referncia da Mulher Heleieth Saffioti Centro de Referncia e Apoio Mulher - CEAMO SOS Ao Mulher

Municpio
Americana

Endereo
Rua Quintino Bocaiva, 706, Vila Gallo Rua Melvin Jones, s/n Rua Voluntrios da Ptria, 1648, Centro Avenida Francisco Glicrio, 1269, Centro, Campinas Rua Dr. Quirino, 1856, Centro, Campinas

Telefone
(19) 3408-4111 fax: (19) 34622166 (19) 38172929 (16) 33336582 (19) 32363619 (19) 32321544 (19) 32353901 (12) 38811917 (11) 4057-4431 (11) 4704-0238

E-mail
cmdm@americana.sp.gov.br

Amparo Araraquara Campinas Campinas

dassocial@amparo.sp.gov.br crmhsararaquara@yahoo.com.br gpcm.ceamo@campinas.sp.gov.br

Conselho Municipal da Condio Feminina de Caraguatatuba - SP Casa Beth Lobo Centro de Referncia da Mulher Centro de Referncia Casa da Mulher Casa das Rosas, Margaridas e Beths - Fundo Social Centro de Referncia da Mulher Centro de Referncia para Mulheres em Situao de Violncia Centro de Referncia da Mulher Vtima de Violncia Mrcia Ribeiro Centro de Referncia da Mulher Vtima de Violncia Roseane Alonso Centro de Referncia de Atendimento Mulher - CRAM Centro de Atendimento Mulher Centro de Atendimento Mulher de Rio Grande da Serra Vem Maria de Santo Andr

Caraguatatuba Diadema Embu

Av. Belm, 761, Indai

Avenida Antonio Piranga, 1088, Vila Santa Dirce Rua Nossa Senhora do Rosrio, 424, Centro, CEP: 06806-900 Alameda Tutia, 535, Bairro Gopouva Rua Conde Francisco Matarazzo, 191, Jd. Zaira Rua Jos Ruffino de Oliveira, 190, Vila Ip Rua Quatro de Abril, 763, Centro Rua da Saudade, 180, Bairro Bela Vista Rua Alferes Jos Caetano, 1460, Centro, CEP: 13400-123 Rua Pedro de Oliveira Costa, 162, Centro Rua do Progresso, 540

casa.bethlobo@itelefonia.com.br cidadania@embu.sp.gov.br

Guarulhos

(11) 2447-2290

Guarulhos

(11) 2408-1366 (11) 2408-1367 (11) 4619-6283

Jandira

Marlia

(14) 3413-9118

cpcmarilia@ig.com.br

Osasco

0800-7278606

Piracicaba

(19) 34324828 fax: (19) 34031052 (18) 32219881 (11) 4820-2429

mrocha@piracicaba.sp.gov.br

Presidente Prudente Rio Grande da Serra Rio Grande da Serra Santo Andr

sas@stetnet.com.br

Rua do Progresso, 700. bloco B, Vila Progresso Rua Cesreo Mota, 51, Centro

(11) 4820-8200

cpp@riograndedaserra.sp.gov.br

(11) 4992-2936

Defensoria Pblica do Estado de So Paulo

22

Centros de Atendimento
Centro de Referncia
Centro de Atendimento e Referncia da Mulher - CARM Centro de Atendimento Mulher - Casa Brasilndia Casa Elaine de Grammont Centro de Cidadania da Mulher de Capela do Socorro Centro de Cidadania da Mulher de Perus Centro de Cidadania da Mulher de Parelheiros Centro de Cidadania da Mulher de Santo Amaro Centro de Referncia da Mulher Casa Sofia

Municpio
So Jos do Rio Preto So Paulo

Endereo
Rua Minas Gerais, 273, Trreo, Centro Rua Silvio Bueno Peruche, 538, Vila Brasilndia, CEP: 02871-050 Rua Doutor Bacelar, 20, Vila Clementina, CEP: 04023-000 Rua Ibiajara, 495, Parada XV Rua Joaquim Antnio Arruda, 74, Perus Rua Terezinha do Prado Oliveira, 119, J. Novo Parelheiros Rua Mrio Lopes Leo. 240, Pa Floriano Peixoto, s/n Rua 25 de Maro, 205, Centro Rua Luiz Fernando Ferreira, 06 Bairro Snia Regina Rua Professopr Zeferino Ferraz, 486, Itaim Paulista

Telefone
(17) 3222-2041

E-mail
mulher@empro.com.br

(11) 3984-9816 fax: 3983-4294 (11) 5549-9339 (11) 5549-0335 (11) 2073-5706 (11) 2073-4863 (11) 3917-5955 (11) 5921-3935 (11) 5921-3665 (11) 5521-6626 (11) 5524-4782 (11) 3106-1100 (11) 5831-3053

casabrasilandia@ig.com.br

So Paulo

casaelianedegrammont@ hotmail.com marilenabatista@prefeitura. sp.gov.br ccmperus@bol.com.br ccmparelheiros@yahoo. com.br mulhercidadasa@hotmail. com crm205@gmail.com casasofia@terra.com.br

So Paulo

So Paulo So Paulo

So Paulo

So Paulo So Paulo

Casa de Isabel - Centro de Apoio a Mulheres, Crianas e Adolescentes Vtimas de Violncia Domstica e Situao de Risco de So Paulo Centro de Atendimento Mulher - Cidinha Kopcak Cearas - Centro de Estudos e Atendimento Relativos ao Abuso Sexual Ncleo de Defesa e Convivncia da Mulher Viviane dos Santos Associao de Mulheres da Zona Leste (AMZOL) Casa da Mulher Lilith

So Paulo

(11) 2569-6043 (11) 2568-2858

casadeisabel@terra.com.br

So Paulo

Rua Margarida Cardoso dos Santos, 500, So Mateus Rua Teodoro Sampaio, 115, Cerqueira Csar, CEP: 05405-000 Rua Prof. Pereira Frazo, 50, Vila Lourdes Rua So Gonalo do Rio das Pedras, 972 A, Vila Mara Rua Dr. Vicente Giacaclini, 391, sala 10, vila Apina Rua dos Estudantes, 281, Liberdade Rua Samuel Brenner, 13, Bom Retiro

(11) 2015-4195

casacidinha@ig.com.br

So Paulo

(11) 3085-9677 ramal 124

cearas@iof.fm.usp.br

So Paulo

(11) 2553-2424

ndcm@uol.com.br

So Paulo

(11) 2581-3135 das 9h s 18h, dias teis Telefax: (11) 2917-3710 das 14h as 18h (11) 3209-4448 das 09 as 17h (11) 3326-8825 fax: 229-3129 das 09 s 17h cism.m@ig.com.br

So Paulo

Centro de Integrao Social da Mulher I Centro de Integrao Social da Mulher II

So Paulo

So Paulo

23

Cartilha de combate violncia contra a mulher

Centros de Atendimento
Centro de Referncia
Centro de Sade - Escola do Butant Samuel Marnsley Pessoa (USP - Medicina) Coletivo Feminista Sexualidade e Sade

Municpio
So Paulo

Endereo
Av. Dr. Vital Brasil, 1490, Butant

Telefone
(11) 3726-3305 (11) 3726-7492 das 09h s 17h (11) 3812-8681 (11) 3034-2321 (11) 3813-8578 das 08h s 17h (11) 3866-2756 (11) 3866-2757 (11) 3866-2743 das 8h s 21h (11) 3061-7721 (11) 3085-8591 8h s 12h (11) 3812-4888 das 9h s 18h (11) 3105-8216

E-mail
csesbp@edu.usp.br

So Paulo

Rua Bartolomeu Zunega, 44, Pinheiros

Centro de Referncia s Vtimas de Violncia

So Paulo

Rua Ministro Godoy, 1484, Perdizes

cnrvv@sedes.org.br

Programa de Ateno s Vtimas de Abuso Sexual (Pavas) Pr-Mulher, Famlia e Cidadania Unio Brasileira de Mulheres COMVIDA - Centro de Atendimento para Mulheres Vtimas de Violncia Domstica CRAVI - Centro de Referncia e Apoio Vtima Servio do Governo do Estado de So Paulo/Secretaria da Justia Centro de Referncia da Mulher Ncleo de Assistncia Vtima de Violncia Sexual (Navis) Centro de Referncia da Mulher de Taboo da Serra

So Paulo So Paulo So Paulo So Paulo

Av. Dr. Arnaldo, 925, Cerqueira Csar Av. Pedroso de Moraes, 2178, Alto de Pinheiros Av. Brigadeiro Luis Antnio, 733, sala 13, Bela Vista Encaminhamento 1 Delegacia Mulher

promfc@uol.com.br

(11) 3241-3328 todos os dias 24h (11) 3666-7778 (11) 3666-7960 (11) 3666-7334 cravi@justica.sp.gov.br

So Paulo

Rua da Barra Funda,1032 (atendimento agendado por telefone)

Sumar

Av. 7 de Setembro, 950, Centro Av. Enas de Carvalho Aguiar, 647, Cerqueira Csar (Metr Clnicas) P. Miguel Ortega, 506, Pq. Assuno

(19) 3828-8996

crmulhersumare@yahoo. com.br

So Paulo Taboo da Serra

(11) 3069-6397 (11) 3069-6255 (11) 3069-6249 (11) 4788-5378 (11) 4788-5300 direitodamulher@taboaodaserra.sp.gov.br

Defensoria Pblica do Estado de So Paulo

24

ndice Remissivo
Nmeros 180 08 181 05 A Abandono do lar 13 Aborto 06 Abrigo 07 Afastamento 07, 09 Alimentos 09 Ameaa 05, 06 Atendimento mdico 06 Atendimento psicolgico 07 Atentado violento ao pudor 05 B Boletim de ocorrncia 06 C Crcere privado 05 Casas de atendimento 08 Central de atendimento mulher 08 Centros de atendimento 08 Chantagem 06 Constrangimento 05 D Defensoria Pblica 02, 08 Delegacia da mulher 06, 07 Denncia 05 Divrcio 09 Documentos 05, 12 E Estelionato 06 Estupro 04, 06 Exame de corpo delito 07 Extorso 06 F Filhos 9, 12, 13, 14 Fotografia 06, 07 Fugir de casa 13 G Gravidez 06 H Hematomas 06 Humilhao 04, 05 I Injria 05 Insulto 05 Internet 05 Investigao criminal 11 Isolamento 09 J Juizado de violncia domstica e familiar 8, 16 L Limitao do direito de ir e vir 05 M Manipulao 05 Medo 8, 11, 13, 14 Ministrio Pblico 08 P Penas 04 Perseguio 04 Priso 11 Processo criminal 07 Pronto socorro 06 Prostituio 06 Proteo 03, 07 Provas 06 Q Representao 10 Restituio de bens 09 Ridicularizao Roubo 06 S Separao de corpos 09 T Trabalho escravo 06 Testemunha 06 Trabalho 05 Tentativa de assassinato 06 U Unidades da Defensoria Pblica 07 V Visita 09, 13 Violncia domstica 02, 03, 04, 07 Violncia moral 04 Violncia patrimonial 04, 05 Violncia psicolgica 04, 05 Violncia sexual 04 Vulnerabilidade 02

25

Cartilha de combate violncia contra a mulher

Defensoria Pblica do Estado de So Paulo

26

Defensoria Pblica do Estado de So Paulo

Anda mungkin juga menyukai