Anda di halaman 1dari 2

1. As amidas so bases mais fracas do que as aminas correspondentes.

Por exemplo, a maioria das aminas insolveis em gua (RNH2) se dissolvem em solues cidas aquosas diludas (HCl em gua, H2SO4 em gua) pela formao de sais de alquilamnio (RNH3+ X-) solveis em gua. Contudo, as amidas correspondentes (RCONH2) no de dissolvem em solues aquosas cidas diludas. Proponha uma explicao para o fato da basicidade das amidas ser muito menor que a das aminas. 2. O sabor artificial de laranja conseguido usando acetato de octila. a) escreva o mecanismo da reao de esterificao que permite obter este composto. b) d o nome dos reagentes empregados. c) a hidrolise cida de um ster forma cido propanico e etanol.Qual a estrutura desse ster? d) d o cido e o lcool formados na hidrlise cida do butanoato de metila. 3. a) Qual o produto de uso domstico que contm o cido actico? b) Equao a reao de neutralizao entre o cido actico e o hidrxido de sdio, dando o nome correto dos produtos formados. c) equacione as reaes, quando possvel: cido butanico reagindo com o hidrxido de sdio; fenol reagindo com o hidrxido de sdio e os respectivos nomes dos produtos formados. 4. Explique porque os steres possuem pontos de ebulio menores do que os cidos carboxlicos e dos lcoois de peso moleculares semelhantes? 5. A tabela abaixo apresenta algumas propriedades fsicas de quatro substncias orgnicas. Nome Frmula Massa Ponto Fuso Ponto de Molecular Molecular (0C) Ebulio (oC) Pentano C5H12 72 -130 36 Butanal C4H8O 72 -99 76 1-butanol C4H10O 74 -90 118 cido C3H6O2 74 -22 141 propanico a) Explique por que o cido propanico apresenta um ponto de ebulio mais elevado do que o 1butanol.z b) Escreva a equao da reao do cido propanico com o 1-butanol e d o nome do composto orgnico obtido. 6. Escreva a formula estrutural dos seguintes anidridos: a) butandioico b) pentandioico. 7. Porque as amidas N,N- dissubstituudas possuem pontos de fuso e ebulio menores que as molculas de amidas com um ou (sem) substituinte no nitrognio? Explique?

8. Escreva a frmula estrutural das seguintes amidas: a) butanoamida; b) propenoamida; c) 3-metil-pentanoamida 9. Escreva o mecanismo para as reaes abaixo: a) Um dos flavorizantes mais utilizados para dar o sabor de ma o acetato de etila. Escreva o mecanismo de reao catalisada por cido que permite obter est substncia. b) Determinado cido orgnico X, obtido da manteiga, ao reagir com um composto Y, produz butanoato de etila e gua, conforme a equao abaixo: X + Y butanoato de etila + gua De acordo com esses dados pede-se: o mecanismo da reao orgnica e os nomes, segundo a IUPAQ, dos compostos X E Y; 10. Na reao de saponificao CH3COOCH2CH3 + NaOH X + Y. Escreva o mecanismo da reao orgnica da formao dos produtos X eY. Quais so os nomes segundo a IUPAQ dos produtos X + Y? 11. Um dos tomos de hidrognio do anel benznico pode ser substitudo por CH3, OH, Cl ou COOH. Escreva as frmulas e os nomes dos derivados benznicos obtidos por meio dessas substituies. Qual desses derivados tem propriedades cidas?
12. A seguir esto tabeladas as constantes de dissociao (Ka) de uma srie de cidos carboxlicos: cido Ka Carboxlico H3CCOOH 1,8 * 10-5 H2CClCOOH 1,4 * 10-3 HCCl2COOH 5,6 * 10-2 CCl3COOH 2,3 * 10-1 a) Justifique a ordem de reatividade observando os valores de Ka. c) Considerando solues equimolares desses cidos, qual tem maior pH? Justifique.

A verdadeira solidariedade comea onde no se espera nada em troca. ( Saint-Exupry )

Paz e Bem.

Anda mungkin juga menyukai