Anda di halaman 1dari 4

PLANATC Tecnologia Eletrnica Automotiva Ltda

PLANATC Tecnologia Eletrnica Automotiva Ltda

Mod:

Certificado de Garantia. Controle: BIOFLEX

1- Condies Gerais.
A garantia compreende a 6 reparos gratuitos do produto na eventualidade do mesmo apresentar falha ou qualquer outro problema de fabricao, quando utilizado normalmente sob a orientao do fabricante. A garantia se restringe ao funcionamento do produto e NO se aplica pelo mau funcionamento do veculo, aps a sua instalao.

Manual Do Usurio

2 Perodo de cobertura.
Durante o perodo de 12 meses, contados a partir da data de compra, o produto estar coberto pelo fabricante se: - Apresentar defeito comprovado de fabricao (peas e componentes); - Obedecer aos requisitos tcnicos de instalao e conservao; - Operar o produto dentro das especificaes do manual; - Apresentar o certificado de garantia preenchido com os dados do veculo em que se instalou o produto, carimbo da loja e a NF de compra; - Estar de acordo com as restries constantes neste certificado.

3 Como utilizar a garantia.


- Para efetuar a troca do produto ou o conserto, o usurio dever entrar em contato com a revenda ou enviar o produto para a PLANATC.

4 Restries da Garantia (de responsabilidade do usurio).


- Defeito do produto quando operado em condies anormais; - Depreciao natural pelo uso do produto; - Defeitos no funcionamento de quaisquer peas do veculo; - Conexo incorreta dos cabos (fios), na instalao ou em outra situao; - Causas externas: Fogo, roubo, acidente, coliso, areia, sujeira, exposio ao tempo ( maresia, oxidao e corroso), lquidos, variao anormal de eletricidade; - Abuso, mau uso, perda, dano ocasionado por fora maior do produto; - Produto com nmero de srie adulterado/removido.

5 Deveres do Cliente.
- Utilize o produto somente ao fim que se destina e de acordo com as condies do manual e esquema de ligao do produto. - Legalize a documentao do veculo, conforme a legislao. - Aps a instalao do produto, manter uma manuteno rigorosa no veculo, para um perfeito funcionamento. - Veculo parado (8 a 10 dias) corre o risco de no funcionar, independente do uso do produto. Portanto, nunca deixe de ligar o carro dentro de 2 dias (no mximo).
BIOFlex/REVF

BIOFLEX

www.planatc.com.br

BIOFlex/REVF

www.planatc.com.br

PLANATC Tecnologia Eletrnica Automotiva Ltda

PLANATC Tecnologia Eletrnica Automotiva Ltda - Se a Sonda Lmbda estiver acima de 0,45 Volts diminua o percentual do BIOFLEX. - Aps alguns minutos acelere e estabilize a rotao do motor em 3000 RPM e verifique novamente a leitura da Sonda Lmbda, devendo estar entre 0,1 e 0,9 Volts, variando com freqncia rpida. Este procedimento para certificar que a queima do combustvel ser correta. Voc pode adicionar de 10% a 15% de gasolina por tanque de combustvel lcool, isso dar uma vida til maior a bomba de combustvel e facilitar a partida a frio do motor.

Equipamento para converso de gasolina para lcool

BIOFlex
O BIOFlex um sistema desenvolvido pela Planatc e tem a finalidade de possibilitar o usurio de veculo automotivo (injetado multiponto/monoponto movido a gasolina) a utilizar lcool como combustvel ou misturado (desde que no ultrapasse 15%). O BIOFlex colocado entre os bicos injetores e o mdulo de injeo eletrnica atravs de conectores, sem cortes de fios, evitando a perda da originalidade do veculo. Seu sistema tem como finalidade tcnica, regular a quantidade de combustvel injetada em relao a quantidade de ar, permitindo desta forma uma otimizao da queima de combustvel. Tem como principais caractersticas: 16 posies de ajustes e identificao automtica de bico invertido.

Ateno.
- Ao alimentar o veculo somente com GASOLINA, reprogramar o BIOFLEX para a condio de 0 % (todos os LEDs apagados). - Ao alimentar com LCOOL re-programar o BIOFLEX na condio anterior. - Ao instalar o Bioflex colocar o mesmo em um local protegido de lquido, ou instalar dentro de um saco plstico. - Na condio do veculo morrer ao ligar o pisca-pisca, pisca-alerta, rdio, ..., procure um outro ponto de aterramento para o Bioflex, por exemplo a carcaa. - Seguir corretamente as orientaes de instalao do produto contidas neste manual. - A PLANATC no se responsabiliza por futuro dano causado ao veculo atravs do mau uso e/ou a instalao incorreta do produto. Observao: - Todos os dados e caractersticas do produto podem ser alterados sem aviso prvio. 7
BIOFlex/REVF

a) Contedo. - Equipamento BIOFlex Multiponto / Monoponto. - Manual BIOFlex. - Estojo. b) Caractersticas. - Identificao automtica de polaridade dos bicos. - Instalao do BIOFlex entre os conectores dos bicos injetores e a central eletrnica. - 16 posies de ajuste.

BIOFlex/REVF

www.planatc.com.br

www.planatc.com.br

PLANATC Tecnologia Eletrnica Automotiva Ltda


ESQUEMA DE INSTALAO

PLANATC Tecnologia Eletrnica Automotiva Ltda c) Descrio.


Leds indicativos de %

Mdulo BIOFLEX

Conectores bico injetor

Teclas: aumentar e diminuir %


Fio Terra com terminal olhal (conectar no plo negativo da bateria)

Terra

Conectores para ligar o Flex entre a central e as vlvulas injetoras

d) Utilizando o equipamento: Pr-requisitos para a utilizao do sistema BIOFLEX. - Bicos Injetores: Antes da instalao do BIOFlex, importante que os bicos injetores sejam limpos. Isto se deve a irregularidade da qualidade dos combustveis, recomenda-se tambm uma limpeza reversa desses bicos. Desta forma nenhuma sujeira poder influenciar na vazo adequada. - Filtro de combustvel e troca de leo de motor: devero ser trocados imediatamente, aps a instalao do BIOFlex. Aps isto, recomenda-se a troca a cada 5.000 km do leo do motor e a cada 10.000 km o filtro de combustvel. Posteriormente, seguir as recomendaes do fabricante. 3
BIOFlex/REVF

- Instale o BIOFLEX na seqncia dos fios e o fio terra. - Funcione o motor em marcha lenta e aquecido. - Verifique a variao da Sonda Lmbda se est correto. - Examine tambm o tempo de injeo, se est dentro da faixa de funcionamento. - Gradativamente altere o percentual do BIOFLEX at mais ou menos 25% e verifique o funcionamento da Sonda Lmbda, se estiver abaixo de 0,45 Volts, aumente o percentual at que a Sonda Lmbda atinja seu funcionamento correto e o tempo de injeo no ultrapasse o valor mximo de referncia. www.planatc.com.br 6

BIOFlex/REVF

www.planatc.com.br

PLANATC Tecnologia Eletrnica Automotiva Ltda - Velas e Cabos de velas: O profissional dever verificar o estado desses itens, pois um mau funcionamento das velas e/ou cabos de velas poder interferir no funcionamento do BIOFlex, visto que a relao ar/combustvel do veculo estar desequilibrada. Caso necessite, trocar as velas (use as originais do veculo). - Bomba de Combustvel: necessrio checar a presso e vazo da bomba de combustvel do veculo. Esses valores devem estar de acordo com os padres do fabricante. Recomenda-se que o usurio utilize pelo menos 10% de gasolina no tanque, para que a bomba original receba uma lubrificao, que ir minimizar este problema. Caso a bomba de combustvel original queime, recomenda-se colocar uma bomba a lcool. - Sonda Lambda e demais componentes: De nada ir adiantar a instalao do BIOFlex caso os itens do sistema de injeo estejam inoperantes. Atravs de um scanner, recomendamos verificar os itens como: sonda lambda, sensor de temperatura ar/gua, etc. Verificar tambm se no sistema original, o carro no est com muita fumaa pelo escapamento e se a sonda lambda no est travada. INSTALAO DO BIOFLEX - Combustvel: Antes de instalar o BIOFLEX, deve-se realizar a sangria total da gasolina existente no tanque de combustvel e mangueira que vai para a flauta. Primeiramente, realizar a proporo de 10% de gasolina e 90% de lcool. Desta forma, o mdulo de injeo eletrnica tambm comear a trabalhar os dados em relao a esta mistura, bem como o BIOFLEX. - Polaridade: O BIOFLEX identifica automaticamente a polaridade dos bicos injetores (+ e -), no tendo a necessidade de verificar o lado a conectar.
BIOFlex/REVF

PLANATC Tecnologia Eletrnica Automotiva Ltda - Ajuste da abertura de bico (at 40% a mais): Para efetuar o ajuste da abertura de bico (em %) necessrio teclar para para diminuir. A seleo da porcentagem pode ser aumentar e vista atravs dos leds L1, L2, L3 e L4.

IMPORTANTE: Iniciar o ajuste da abertura de bico em ordem decrescente ( 40%, 35%, 33%, 32%,...) Na tabela abaixo podemos verificar os valores da porcentagem e as indicaes dos leds.

www.planatc.com.br

BIOFlex/REVF

www.planatc.com.br

Anda mungkin juga menyukai