Anda di halaman 1dari 13

Nmero 55 // www.lacanquotidien.

fr

Tera-feira, 11 de Outubro de 2O11 20H 00 [GMT+ 1] Eu no faltaria a um Seminrio por nada deste mundo Philippe Sollers.

Para assinar o apelo Raffut Rafah! clicar no Link : http://www.lacanquotidien.fr/blog/Appelpourrafah

BIBLIO OBS NO ME PROCURARIA Se j no me houvesse encontrado


por Jacques-Alain Miller

Segunda seleo de Femina 07-10-11 16:45 por BibliObs Reage

O jri Femina inova este ano, propondo um prmio Essai. Encontra-se a, Alain Finkielkraut com Et si lamour durait; o Lacan de Elisabeth Roudinesco, o que, sem dvida, no daria prazer a Jacques-Alain Miller; ou, ainda, o relato da reforma siberiana de Sylvain Tesson. Encontro em 21 de outubro para uma terceira lista e 7 de novembro para a concesso de prmios.

Resposta. Mas, que erro, caro Biblio Obs! O livro de Roudinesco foi objeto de um comentrio de Nathalie Jaudel, Roudinesco, plagiaire de soi-mme, nas livrarias no dia 13 de outubro (5 euros, Navarin diteur, diffusion Volumen). Tudo o que vier contribuir para a notoriedade do Lacan da grande historiadora (15 euros, Seuil, diffusion Volumen) vai favorecer ipso facto a Jaudel. Portanto, eu fao votos para que este admirvel Lacan, to inovador, fruto de to grande elevao de pensamento, triunfe no novoPrix Femina Essai, que da vai tirar, certamente, um acrscimo de prestgio para seu lanamento. Cruzemos os dedos.- JAM

LUC MILLER Os equvocos de Elisabeth Roudinesco (II)


Elisabeth Roudinesco, universitria sem ctedra

Uma resposta s minhas Questes sobre um ttulo (LQ 48).

Elisabeth Roudinesco apresenta-se como membro do corpo docente de uma universidade. A realidade bastante diferente: esta universidade a mantm como convidada, mas no lhe oferece uma ctedra. Esse fato, por mais lastimvel que seja, no a desqualifica para participar dos vivos debates intelectuais, aos quais ela chama de seus desejos, sempre de olho naqueles que ela ataca do alto da autoridade que, supostamente, lhe confere o discurso universitrio. O que, no entanto, testemunha sua arte para os equvocos. O responsvel pelo servio de comunicaes da Universidade Paris Diderot (Paris-VII) escreveu-me: Madame Roudinesco no faz parte do quadro de professores (personnels) de Paris Diderot, mas dos pesquisadores convidados, o que significa que ela deve estar envolvida com uma equipe de pesquisas, ou seja, a de UFR GHSS. Este membro da equipe presidencial completa: Eu acho tambm que maiores detalhes sobre suas funes seriam necessrias; passo as observaes do senhor direo da UFR. Numa entrevista explicitamente validada por ER em 5 de janeiro ltimo (http://www.adamap.fr/PART-2.html), seu interlocutor acredita que ela seja Professora: "A senhora tambm Professora (com maiscula), do departamento de Histria (UFR-GHSS) da Universidade Paris VII Denis Diderot desde 1991 [...] Atravs de qual regime?". Em sua resposta, ER no corrige seu interlocutor e destaca sua HDR (habilitao para dirigir pesquisas) obtida em 1991. De fato, a HDR apenas um diploma, cuja obteno necessria para concorrer a uma ctedra de Professor Universitrio o que ER at hoje, no conseguiu ser. Na pgina pessoal do site gratuito academia.edu, ER apresenta-se com a meno: Universit Paris Diderot, Faculty Member, History, Directrice de Recherche HDR. Faculty Member diz sem ambiguidade que ela membro do corpo de professores; a equipe do Presidente desta universidade indica que tal no o caso.

Eu estou surpreso com a audincia que ER tem nas mdias. Eu lamento. Mas. visto que esta audincia um fato, o presente esclarecimento dever ajudar, queles que lhe do a palavra e queles que a escutam, a ouvir melhor. Em seu discurso, parece confusa a diferena entre o que e o que no , bem como entre o verdadeiro e o falso, singularmente permevel em funo de seus interesses prprios. No se trata do uso liberal da lngua, que faria acreditar no que no . H a explorao meditada, persistente, invarivel de determinados equvocos, para oferecer ao pblico uma imagem de si mesma que pouco tem a ver com a realidade. Do mesmo modo, ER assina todas as suas intervenes pblicas com o ttulo de directrice de recherches l'universit de Paris-VII (plural) ou como directeur de recherche l'universit de Paris-VII (singular). Eu j expliquei que esse ttulo no existe na Universidade, ele foi totalmente inventado. Parece que a Ecole Normale Suprieure considerou oportuno colocar uma sala disposio de Elisabeth Roudinesco para que ela a mantivesse um seminrio. Disseram-me que, desde ento, em intervenes recentes, ela se apresenta como ligada a ENS.

Continua

Novas assinaturas Para Rafah!


Claude Turmes, Deputado do Parlamento Europeu, vice-presidente do grupo Verde (por Bruno de Halleux). Bernard Ibal, Membro do Conselho Econmico Social e Ambiental. Ronan Kerdraon, Senador-Presidente de Plrin sur MerCtes dArmor (por Sane Thireau). Marie-Rene Oget, deputada PS do distrito de Guingamp Ctes dArmor - (por Frderique Bouvet). Pela Plataforma de Mulheres Artistas da Espanha, sua presidenta, Cristina del Valle, cantora. Mercedes Lezcano, diretora de teatro e ex-deputada socialista. Ana M.Barbany, atriz. Ofelia Anglica, atriz. Pedro Sponda, cientista. Jos Angel Lozoya, membro do Foro de Homens pela Igualdade. Josune Lasa, estilista e diretora de cinema. Alicia Gonzalez, editora e agente literria (todos por Vilma Coccoz) For LQ Free Rafah. O eminente jornalista paquistans e autor de bestsellers Ahmed Rachid, correspondente da BBC News, escritor do New York Review of Books, Washington Post, Herald Tribune, Guardian etc. assinou esta petio. Ele est usando seus contatos para ajudar na campanha Free Rafah (por Natalie Wulfing).

MYRIAM MITELMANN

Um outro Lacan

Caro Jacques-Alain Miller, a partir deste vero, atravs de suas palavras e aes, outro Lacan se nos revelou. H o Lacan precioso e secreto que estudamos j faz bastante tempo, que nos familiar tanto quanto Lacan pode s-lo. E faz pouco tempo, outro Lacan, aquele do qual um pequeno mundo cidados, prximos, amigos vem nos falar atualmente. Ocorre que h dcadas ns praticamos um Lacan quase privado. Um Lacan que faz a nossa fortuna, em muitos aspectos, mas que parece ser menos tolerado quando se fala dele em sociedade ou numa instituio. Resignados que estvamos com essa rejeio, acabamos por tomar o atalho de no incomodar muito com Lacan, demasiado cido, comportando-nos diante do Outro social, silenciosamente, de modo neutro, cultivando uma imagem de praticante solitrio e respeitvel que evita as coisas que irritam. E tambm passando nossas noites, nossos domingos, a decodificar a obra de Lacan e a ler o Curso que o senhor oferece. Os seminrio de Jacques Lacan e os cursos de Jacques-Alain Miller, esse o menu de nossos crculos fechados, reservados ao estudo da psicanlise. Mas no exterior, movimento (motus); tais como os marranos, os judeus convertidos ao catolicismo e que continuavam a praticar sua religio em segredo, ns guardvamos o essencial. Grande era a concesso que fazamos ao Outro social, e esse estado de coisas, preciso diz-lo, no era desprovido de certo conforto. O senhor perturbou esse conforto, essa falsa paz. Suas palavras, suas iniciativas, suscitaram reaes inesperadas da parte de amigos at ento indiferentes psicanlise, de prximos ou distantes conhecidos que se mantinham distncia respeitosa. Alguns defensores do que pode nos parecer, s vezes, como um discurso do mestre um pouco confuso, despertaram e se expressaram, testemunhando sua surpresa e seu interesse, com a alegria de provar e descobrir a palavra de Lacan e o estilo do senhor. Mas por que nunca nos disse nada? tenho sido questionada. O censor no aquele em que se cr. Mostra-se, sobretudo, que somos ns mesmos, ao menos parcialmente, os agentes da censura que acreditvamos sofrer; talvez estivssemos ligeiramente hipnotizados pela atmosfera geral, pelo discurso dominante, para aceitar a este ponto uma mordaa, que s cabia a ns arrancar. Resta tornarmo-nos mais lcidos, mais lacanianos, e aprender a no guardar nosso saber para ns. Algumas das propostas recentes do senhor deixam adivinhar ainda um outro Lacan, um Lacan profeta. Eu compreendo isso como a necessidade de mais conscincia, de mais despertar...

PHILIPPE CHANJOU Ele estava l, vivo


Meu olho! foi assim que eu nomeei minha defesa. Sim, isso, o caralho de Zazie, ele me respondeu. E bem ali, meu olho exclamou no frum das mulheres, depois da chegada de Martine Aubry, quando Fouzia lhe falava. Que preciso para falar de seu se gozar. Foi um momento de incrvel intensidade, revirando o discurso analtico, endereando-se ao discurso do

Mestre. E este entendia e era tocado, afetado. Momento mtico: os deuses se encontravam diante de nossos olhos! Quando o se gozar se diz, faz-se lao social, um momento de existncia, um momento de vida intensa. O conjunto desta tarde foi vivo: o desejo de Julia Kristva, o impressionante Alexandre Adler que pe sua erudio a servio da inspirao potica, tica e proftica. E todos os outros: tudo soou verdadeiro. Eu compreendi o que queria dizer JAM quando falou de Lacan vivo. Ele estava verdadeiramente ali, vivo. No apenas a transmisso ocorreu entre ele e JAM, mas JAM transmitiu, por seu lado. No se trata de transmitir uma tradio, trata-se de uma transmisso em potncia que produz o novo. Lacan chamava de seu desejo um novo S1 que seria produzido pelo discurso analtico: bom, eu penso que isto aconteceu. Foi o que me ocorreu, repensando este Frum: o S1, do qual JAM comeou a falar em seu curso e que ele articula existncia, est em gestao. Realmente, isso evoca o feminino e o dom, o presente, que JAM deu a Martine Aubry, a pequena palavra que ele endereou a ela: a nova era ser feminina (tambm ele no para de distribuir dons, presentes como se diz. Quando o presente se faz dom ). A singularidade do se gozar substitui o masculino uniforme. Mas a preciso notar: no se trata do ser feminino, aquele da escola e que ns amamos tanto. Eis a, um sinal, o gnio da lngua est conosco: existncia diz-se no feminino.

Textos do Frum das Mulheres


Dominique Miller O que subversivo na psicanlise e o que no o
A psicanlise subversiva? A questo no intelectual. Ela poltica. Ela toca a vida daqueles que lidam com ela, chegando a tomar uma forma crtica, at mesmo dramtica. Seno, vejamos: para os regimes totalitrios, no h dvida, ela subversiva. Quer se trate do poder estalinista, da ignomnica nazista, do fascismo italiano, das ditaduras militares da Amrica latina, ou do sectarismo religioso, sempre o exlio que se impe aos psicanalistas para escaparem represso, tortura, morte. Sabemos que os psicanalistas da URSS e do leste da Europa fugiram do estalinismo para a Europa, em particular para a Inglaterra, mas tambm para os Estados Unidos. Durante a Segunda Guerra mundial, os psicanalistas, judeus em sua maior parte, mas no somente, refugiaram-se nos Estados Unidos. Um bom nmero de colegas latinoamericanos procuraram refgio aqui, na Europa, na Espanha e na Frana, para fugir das juntas militares nos anos 70. E, se estamos reunidos esta tarde, porque, por ser psicanalista, Rafah Nached est confinada em prises srias por um poder ditatorial que a comunidade internacional no reconhece. Psicanalista e tambm mulher, o que no , com certeza, indiferente.

Entretanto Freud e Lacan e, com eles o maior nmero de psicanalistas, esto longe de ser o que se poderia chamar de modelo de agitao popular e revolucionria, de cujas fileiras saem a rebelio e a dissidncia. Freud, mdico vienense confortavelmente instalado em sua Berggasse nmero 19, fazia suas humanidades enquanto a Comuna de Paris em 1870 matava 20000 pessoas e teve um impacto suficientemente grande para dar nascimento ao mais clebre dos cantos revolucionrios: LInternationale. Freud tinha 15 anos, a idade da revolta, e este canto no parece ter movimentado o pacfico retiro do jovem estudante. Ele tambm no reagiu Revoluo de outubro de 1917 que abalou o mundo: tinha 61 anos. Entretanto foi este burgust tranquilo que inventou a psicanlise. Lacan, burgus e mdico como Freud, de modo algum se declarou sintonizado com os estudantes de maio de 68, embora ele os ouvisse e lhes falasse durante seu Seminrio LEnvers de la psychanalyse. Ele lhes declarou, entre outras verdades, em 3 dezembro de 69, na faculdade de Vincennes : ... eu lhes diria que a aspirao revolucionria, s tem uma chance: a de culminar, sempre, no discurso do mestre. ... ao que os senhores aspiram como revolucionrios, a um mestre. Vocs o tero (p.196, em portugus.) Foi frustrante esse perodo, no qual a psicanlise foi muito esperada para apoiar a subverso popular que defendia a liberao dos gozos individuais. proibido prohibir, Faam o amor e no a guerra, etc. A psicanlise recebeu, naquele momento, crticas indignadas. Foi chamada familiarista, privilegiando o papel do Pai, o Nome do Pai, reduzindo ao complexo de dipo os impasses pulsionais. Lembramo-nos do Anti-dipo. Lembramo-nos tambm das feministas em oposio violenta ao que elas consideravam como sendo o falocratismo de Freud. Esses julgamentos foram adotados dentro do debate ideolgico que animava a revolta esquerdista. Mas no sobre tais pontos partidrios que se pode decidir se a psicanlise subversiva ou conservadora. Sim a psicanlise tem algo em si mesma de essencialmente subversivo. E foi o prprio Freud que sussurrou ao ouvido de Jung, no momento em que chegavam ao porto de Nova York convidados pela Clark University : eles no sabem que ns lhes trazemos a peste. A peste freudiana o nome do inconsciente e do que o interpreta, a psicanlise. Freud sabe que, mesmo ali onde o mestre do Novo mundo pensa poder assegurar a felicidade e a liberdade a seus sujeitos, o inconsciente introduz uma discordncia. Aquilo que, em cada um, produz um sintoma (symptme) que ope sua prpria lei dissonante aos significantes do mestre, a seus ideais, a suas identificaes coletivas e seus interditos sobre o gozo. Retomando intencionalmente o modelo de relao que o mestre mantm com seus afiliados mas aqui para subverte-lo Lacan designou todo ser falante em sua relao ao inconsciente e a seu sintoma (symptme) como sendo um sujeito. Sim, ns somos assujeitados, alienados mesmo, mas ao nosso inconsciente, tanto mais eficazmente quanto mais ele opera sem o nosso conhecimento. A palavra inconsciente indica um saber ntimo e secreto. Rege as escolhas existenciais e cruciais do ser, sem que este o saiba. O inconsciente mais mestre do sujeito do que o mestre poltico. O sujeito do inconsciente sofre uma tripla alienao: linguagem, carga do dever superegoico, a seu modo singular de gozo que explora seu corpo. Subversiva a psicanlise o por sua mensagem conceitual, mas tambm por sua ao sobre o sujeito. Porque, se bem que ela no proponha a seu analisante liberar o inconsciente para que ele goze sem entraves, ela lhe oferece desidentificar-se de seus acessrios mrbidos, de tomar a medida dos semblantes que obstruem sua verdade. Ela o engaja no que Lacan designa uma destituio subjetiva que tambm uma liberao dos grilhes das convenes educativas, familiares, conscientes e inconscientes. O que implica a passar por uma certa conscincia de seu prprio vazio, de seu ponto de horror ntimo: tudo o que o discurso do mestre tem por misso fazer ignorar, atravs de significantes coletivos e identificatrios. E o mais insuportvel para o discurso que defende a norma e a mestria, que a psicanlise em sua ao destitutiva no implica erradicar o sintoma (symptme). Ainda mais, ela demonstra a necessidade dele. O sintoma (symptme) permanece no transformado, mas fixado. E o sujeito consente com o novo modo singular de gozo sintomtico que resulta do tratamento. Lacan designa este desfecho com uma resposta tica : No ceder em seu desejo, o que no propriamente falar a moral do discurso dominante! A psicanlise d aos sujeitos a escolha de inventar seus prprios significantes mestres para inscrever-se no lugar do Outro, sem negar sua discordncia.

Isto no significa que o sinthoma (symptme) como Lacan o designa, seja a cultura egosta e narcsica de seu quintais. A psicanlise tem a pretenso de permitir ao sujeito um liame social. neste ponto que a psicanlise arrisca-se a contradizer sua natureza subversiva, pelo uso profiltico que se pode fazer disto. Que ela venha assim a afastar o sujeito de suas angstias, de suas inibies e de certa cultura da pulso de morte inerente ao sintoma (symptme) pode conduzir a uma colaborao entre a psicanlise e o mestre moderno, com sua ideologia liberal. Pode-se querer servir-se disso para tornar o sujeito disponvel, tanto aos imperativos de avaliao, de rentabilidade, de eficcia, quanto aos imperativos adictivos das novas formas de gozo. Na verdade, o risco grande, o de instrumentalizar a psicanlise para servir ao mestre, desviando seus conceitos e sua eficcia: desde que ela existe, tem havido algum sucesso em recuperar a psicanlise e reduzi-la a um certo conservadorismo. Quando se l a Vida de Lacan escrita por JAM e publicada recentemente, obtm-se uma lio. Lacan jamais se comprometeu, nem mesmo em pensar que havia alguns princpios ideolgicos e morais para erigir como modelo. Ns vimos os movimentos reacionrios dele, diante dos rebeldes de maio de 68. Lacan no se preocupava com o olhar que depositavam nele. Lacan no era um justo (p. 5, edio em portugus), diz JAM. Eu via nele uma certa faceta do tipo depois de mim o dilvio (p.18, edio em portugus), ele ajunta. Ou, ainda, Lacan se confessa orgulhosamente transgressor e banca o delinquente, o velhaco, o vadio. (p.22, edio em portugus), etc. No ceder sobre seu desejo: Lacan aplicou-se a isso, sem fazer a a menor profisso de f, um modelo, um imperativo a seguir. Isso deu-lhe, s vezes, certa faceta selvagem! Ento? A psicanlise subversiva ou fiel ao mestre? Gosto como JAM relata a soluo de Lacan : Sua revolta, a de um burgus- ... - ele a transmitira para a psicanlise(p. 21, edio em portugus).

Lilia Mahjoub Para Rafah


Para Rafah, eu escolhi falar a vocs sobre mulheres psicanalistas que, por mais numerosas que sejam em nossos dias, no fazem um todo. Elas so, cada uma, singular enquanto mulher, mas tambm enquanto psicanalista. sob esta dupla singularidade que Rafah Nached, em seu retorno de Paris, introduziu pela primeira vez a psicanlise na Sria. Esse mundo que ela conheceu bem por a haver nascido e vivido, no foi dos mais penetrveis. Mas o real, por mais impossvel que seja, no o para as mulheres das quais Lacan dizia que so reais, terrvelmente. Elas no so seno isto. De onde, parecia a ele, sua aproximao quase familiar com o real. Rafah encontrou, portanto, uma sociedade onde falar livremente est interditado, onde a religio domina os espritos como o pensamento mgico, mas onde domina tambm, em

harmonia com a represso reinante, o pensamento behaviorista e comportamentalista e seus mtodos, na universidade e no hospital, sem esquecer o grave recurso aos medicamentos. Rafah abre, dentro de um lugar onde o sofrimento mltiplo, espaos de palavra, pequenas aberturas para afrouxar o que sufoca, oprime e silencia as vozes e os corpos. A mulher no tem medo de nada. Ela se lana sozinha nesta ao. Ela ser mais tarde acompanhada por dois psicanalistas jesutas, formados na Frana. As conferncias foram organizadas ento, para jovens cristos e abertas tambm aos jovens de todas as confisses. Elas eram realizadas sob vigilncia das autoridades que delas recebiam relatrios, sem, contudo, criar entraves. Um fim, entretanto, ser colocado a estas conferncias, por causa do jesuta que chegou por ltimo, sob pretexto de que no se sabia aonde isto iria conduzir. preciso dizer que sua influncia tinha mudado um pouco o modo de ver a vida dos jovens que as frequentavam. Voltar ao isolamento para Rafah, em seu gabinete onde ela se faz discreta, no acontece por causa do fogo do desejo que nela ardia. Ela busca uma sada e ser o Lbano, com os psicanalistas que voltaram depois da guerra, que lhe abrir um novo horizonte. Rafah convidada para a manter seminrios. Ela tambm foi chamada por um psiquiatra srio de um hospital dos arredores de Damasco, ele tambm formado na Frana, para a formao de mdicos, aos quais se juntaro os psiclogos da universidade. Forma-se assim, portanto, um grupo em torno dela que permitir a criao da Escola psicanaltica de Damasco. Rafah Nached viu-se ento confrontada com os trs plos da demanda que lhe foram endereados: a das anlises dos membros do grupo, a da transmisso epistmica e a da direo da Escola. Assumi-los sozinha no pareceu sadio a seus olhos. Da seu recurso a numerosos psicanalistas franceses, uma vintena, para ajud-la, principalmente, no que concerne questo da transmisso. Mas, o ponto mais nevrlgico ser ento a traduo, ultrapassando mesmo os diferentes oradores. As tradues dos textos em rabe so, com efeito, pouco numerosos, e para os de Lacan, cujo nome agora conhecido em toda a Sria, eles no existem. Eu sublinho aqui que Rafah orientou-se rapidamente pelos textos de Lacan. Se Lacan dizia que seus escritos foram feitos para no serem lidos, compreender-se- que traduzi-los faz parte de um verdadeiro desafio. Foi com este muro que Rafah Nached viu-se confrontada, porque ela sabia que era tambm a prtica da anlise em lngua rabe, quer dizer, o tratamento de seus analisantes que dependia disto. Tratava-se para ela de fazer nascer a psicanlise em lngua rabe. E parece que, apesar de Lacan, ou, eu diria, sobretudo devido dificuldade que apresenta seu ensino, que aquela ter chances de nascer. A brecha que ela encontrou, com efeito, para penetrar o real da lngua ser a da mstica, a mstica sufista, no sob seu aspecto religioso, mas enquanto experincia humana. Este foi, para Rafah Nached, o vis pelo qual se poderia abordar a questo do gozo, e isso, claramente, sem desvios. Porque as palavras para falar disso, as palavras, as metforas que falam de sexo, de fato no existem em rabe, contrariamente quelas que designam a morte. Lacan constatou que as mulheres psicanalistas ficavam mais confortveis, mais livres em relao ao inconsciente, ao real do inconsciente, eu diria, o inconsciente irredutvel que ele situou como uma das bordas do gozo feminino. assim que ele formula um dia que, se fosse encarnar a idia de liberdade, esta seria evidentemente uma mulher. Mas a liberdade incomoda e o poder no cessa de querer agredi-la, encerr-la, colocar-lhe uma focinheira.

Foi isto que levou Rafah a ter que haver-se com outros muros. Para ns agora, a furadeira, a broca, para faz-los desaparecer com nossas palavras, com nossas aes, para que Rafah recobre sua liberdade.

CORREIO

JACQUES MAISONNEUVE Philippe Bouret Caro Senhor, eu falei com Franois

CANTIER, presidente da ASF. Ele est encarregado da defesa de RAFAH. Ele tem tomado todas as providncias cabveis, em colaborao com as instituies francesas, sendo que qualquer interveno direta do estado parece inadequada. Ele foi capturado por nossa iniciativa e por outras, ao mesmo tempo. Eu aprecio sua abordagem e endereo a ele os meus melhores votos.

CATHERINE DECAUDIN. A JAM. Obrigada por estas jornadas to luminosas sobre a questo dos homens e das mulheres. Buscando ideias, fao ao senhor duas proposies. A primeira: o mundo feminino hoje e os homens so particularidades, afetados por seu "costume", quer dizer, a necessidade de sustentar uma norma. muito pesado! Do mesmo modo que o dipo apenas uma particularidade que se ope psicose. Eu penso que ser um homem uma tarefa bem difcil, como eu j havia dito. Segunda ideia, depois de ter ouvido nestas jornadas o termo confiana para a me: a me talvez no seja toda flica, h uma parte feminina nela, aquela que faz nascer, permite criana crescer, escapar-lhe um dia para se tornar sujeito; enfim, aquela que ama at o ponto preciso de deixar livre.

CHRISTINE MAUGIN. O despertar do Outono. De volta para o Oceano (lOcan), algumas palavras sobre as Jornadas Lacan. Manter-se acordado, despertar, receber em cheio o efeito do despertar de JacquesAlain Miller e ficar no ensino vivo de Lacan, eis o que me inspirou estes dois dias de muita intensidade. Fora de questo adormecer. Ficar afiado, receber, orientar-se. Depois nas salas, distribuir a palavra. Em seguida, uma reunio do Campo freudiano. Judith Miller, apesar da tormenta que atravessa nesses dias, deu-nos a honra de apresentar Peurs denfants, obra coletiva editada depois da Jornada do Instituto da Criana. Grande momento, lio de coragem diante desta mulher maravilhosa que nos apresenta sua leitura desta obra coletiva. Alguns minutos de shopping na livraria, tantas obras nos esperam a No dia seguinte, Les Avatars de lamour, quatro intervenes, todas muito instigantes a respeito da prxis lacaniana da psicanlise. E os testemunhos dos AEs, sempre um grande momento Cinco mulheres nos falam de modo muito preciso sobre seus tratamentos. Um momento de emoo intensa quando Hlne Bonnaud props seu testemunho. Flash mob previsto para as 13h15 para salvar Rafah Nached, em seguida, o Forum das mulheres Eu no ouvi tudo, no assisti interveno de Martine Aubry, j estava em meu trem, mas encontrei imagens, vdeos na Internet. Lacan estaria morto ? No. O Lacan que ns estudamos, lemos. no o Lacan mortificado, classificado entre as antiguidades, ou at mesmo entre as runas arqueolgicas das quais . Roudinesco fala em suas obras!

GABRIEL VULPARA A respeito do Flash Mob para Rafah. Acabo de ver as imagens do acontecimento ontem na Frana, e no paro de pensar que comovente e reconfortante ver o Campo freudiano com tal capacidade de mobilizao. uma pena que a distncia nos tenha impedido de participar, mas o movimento segue com as assinaturas, com twitter, com cada um de ns. Libertem Rafah!

KRISTELL JEANNOT. Sonho um mundo. Domingo, depois do almoo, na Tribuna, uma emoo me tomou, com a ideia da fora vital que animava todos os locutores e o pblico que veio participar da mobilizao para libertar Rafah. Eu devo reconhecer, entretanto, que houve uma coisa que me incomodou, o ttulo do evento : "Forum des femmes" para Rafah. Depois da era do machismo e apesar da seduo que exerce sobre mim o destaque do feminino, eu no gostaria que cassemos na misoginia. No sculo XXI, ouve-se, estaramos entrando na era feminina ... Quanto a mim, eu diria que ns estamos entrando na era do Um. Pensando nisso, eu associei sobre os Hunos, sua fora temvel! Eu nos considero um pouco assim, em nossa maneira de aprender, via anlise, a no ceder em nossos desejos: ns podemos saber disso atravs de mais de um dos adversrios da psicanlise! Freud perguntava-se em 1929 "De quais maneiras a cultura se serve para inibir, tornar inofensiva, talvez colocar fora de circuito, a agresso que se ope a ela?". Essa uma questo sempre atual. Mas hoje, outro problema colocado na sociedade: como fazer viver em conjunto ns, os seres falantes, estruturalmente solitrios, partilhando nosso gozo autista? Como fazer com o "Triebe" de cada Um que tem numerosas virtudes certamente, e notadamente a da criatividade, mas em todo caso, no a de fazer liame social? A ECF j vive em parte o funcionamento da Escola calcado nesse modelo. sua ascese. O passe leva um sujeito a extrair o mais ntimo de si mesmo e a testemunhar o seu saber fazer a, singular. No se copia um Analista da Escola. Para se tornar AE no se demanda entrar num molde, numa formatao. Ao contrrio, trata-se de demonstrar o funcionamento do Um prprio. A ligao de seus Uns a Causa que os ajunta: a Causa analtica. Assim, todos os Uns por mais diferentes que sejam, ao tomar a palavra na Tribuna, Eric Laurent, Graciela Brodsky, etc., por mais diferentes que sejam eles em seu modo de gozo, encontram-se na mesma tribuna a partir de sua tica psicanaltica comum. Com pessimismo, Freud pensava que a religio seria a soluo escolhida pela sociedade para unir. Se for para escolher, ainda prefiro a religio que adormece ao comportamentalismo escolhido por nossos polticos atualmente, que forclui o sujeito ... Mas ns podemos aspirar ao melhor: esta noite, eu quero sonhar com um mundo que escolheria a tica da psicanlise.

OEDIPE INFO Uma petio jamais fez libertar algum


Por Laurent Le Vaguerse secretariat@oedipe.org

Ontem, segunda-feira, 10 de outubro, manteve-se, por iniciativa da Associao Souria Houria (Sria Libertada), um encontro no teatro Odeon de Paris. Durante essa noite, da qual participaram artistas srios, numerosas personalidades polticas (Alain Jupp, Lionel Jospin, Bertrand Delano, Jack Ralite), artistas franceses (Jacques Bonnaf, Marcel Bozonnet, Olivier Py diretor do Teatro Odon da Europa, Dominique Blanc), assim como um representante do Conselho Nacional de oposio, todos ansiosos para manifestar solidariedade ao povo srio em revolta contra a ditadura. Trechos de um filme de Sofia Amara projetado essa noite em ARTE s 20h40: Syrie : permis de tuer, assim como os filmes rodados em telefones portteis e transmitidos clandestinamente, foram mostrados ao pblico. A interveno de Jack Ralite no surpreendeu aqueles que o conhecem, foi totalmente marcante, e os senhores podem ler no site Oedipe. Foi a que ele voltou para evocar o caso de nossa colega Rafah Nached. Emmanuel

Wallon, professor de sociologia poltica insistiu sobre o que todos sabemos: uma petio jamais preocupou os ditadores. Ela se quebra como bolha de sabo sobre os muros do gabinete no qual ele se enclausura. Mas, em torno dele, cada um se preocupa: notveis ligados ao regime, industriais, comerciantes, todos interessados com o que acontecer no futuro. Ele lembrou tambm que na ONU, alguns pases votaram contra a resoluo que condenava o regime de Damasco: China e Rssia, dois pases que no brilham pelo respeito aos direitos do Homem e do Cidado. Mas tambm outros se abstiveram: ndia, Brasil, frica do Sul. Sua absteno teve muito peso e ns devemos interpelar seus representantes. Como podem eles abster-se diante de tal situao? Certamente, o futuro no est escrito e nada prova que depois do regime atual, um outro, pior se possvel, pode vir luz, mas precisamente contra esta lgica que o povo tem se levantado em todo o Oriente Mdio. A noite do Odon veio da iniciativa tomada no decorrer do festival de Avignon. Constituda no incio de artistas e intelectuais franceses, ela se quer alm das clivagens polticas e por isso me parece que ns podemos, que ns devemos, em nome da libertao de nossa colega Rafah Nached e da ao mesma que ela iniciou com seu trabalho, sustent-la. Outro encontro desenvolveu-se na vspera, no Palais des Congrs por ocasio das Jornadas da cole de la Cause Freudienne. Centenas de psicanalistas ouviram as intervenes de personalidades entre as quais Martine Aubry e Julia Kristeva. O tema desta tarde acentuava um ponto essencial: uma mulher, uma psicanalista diante da represso. Cinthia Fleury, filsofa, lembrou-nos que a proteo das mulheres pelos homens na ligao conjugal paga-se com o silncio, um silncio que vozes como a de Rafah Nached tentam quebrar. Como poderamos no nos solidarizar com aqueles que arriscam sua liberdade, que arriscam sua vida para defender esta ideia simples, e que todo psicanalista deve defender a cada dia em sua prtica? NB: As Jornadas LACAN da Ecole de la Cause freudienne reuniram cerca de 2 000 pessoas, alm dos convidados e os inscritos no Frum. Anne Poumellec , responsible de lorganisation des Journes

http://liberezrafah.blogspot.com/ Ns venceremos porque no temos outra escolha AGNES AFLALO

O vdeo de JacquesAlain Miller na livraria Mollat est no site da ECF, no endereo: http://www.causefreudienne.net/index.php/agenda/videos/viedelacanparjacquesalain miller.html

ILUSTRAO DA PGINA 1: Denis Diderot

LACAN COTIDIANO publicar:


Laure Pastor, Le nom des amours Stphanie Morel, Rponses Au rel de lamputation e outros textos do Frum, especialmente por Clotilde Leguil, Cynthia Fleury, etc. Fouzia Liget e Judith Miller sero publicadas amanh em LA REGLE DU JEU ****

_____________________________________________________________________________________ ________

LACAN COTIDIANO
A Folha voadora da Opinio esclarecida - 7 dias em 7. Editora : Anne Poumellec annedg@wanadoo.fr O Site permanente da Opinio esclarecida Redatora : Kristell Jeannot kristell.jeannot@gmail.com

PUBLICADO POR NAVARIN EDITEUR


Presidente : Eve MillerRose eve.navarin@gmail.com

Traduo: M Bernadette de SantAna Pitteri

FIM 55

Anda mungkin juga menyukai