Anda di halaman 1dari 9

Pgina Imprimir - Utilizao de Polmeros SuperAbsorventes para a florestao ... - Project...

1 de 9

Naturlink
Utilizao de Polmeros SuperAbsorventes para a florestao e combate desertificao resultados preliminares
Nuno Cruz Antnio

No seguimento de um artigo anteriormente publicado neste portal, sobre o Projecto CORKSORB - Utilizao de Polmeros SuperAbsorventes para a florestao e combate desertificao, apresentam-se e discutem-se agora os seus resultados. Enquadramento do problema O Estado Portugus, desde h longa data, que promove aces no sentido de proteger as suas florestas. Os mais recentes programas de florestao (excluindo os actualmente vigentes AGRO e RURIS) foram o PAF (Plano de Aco Florestal), o Regulamento 797 e o PDF (Plano de Desenvolvimento Florestal), em conjunto com o Regulamento 2080 (Arborizao de reas agrcolas). Todos eles promoveram, atravs de subsidiao das plantaes e/ou das aces de manuteno dos povoamentos florestais, a arborizao de vastas reas de Sobreiro, Azinheira e Alfarrobeira no sul do nosso pas. A importncia destas trs espcies como suporte de reas com elevada diversidade biolgica, como factores de combate eroso, como fonte de rendimento e emprego, entre outros aspectos, amplamente reconhecida pelos tcnicos e cientistas. Infelizmente, no s a prtica comum, como tambm alguns trabalhos publicados, permitem constatar as baixas taxas de sucesso das plantaes, sobretudo de Sobreiro e Azinheira. Uma publicao disponvel no stio da Direco Geral das Florestas descreve, para a regio do Algarve, taxas de mortalidade para o Sobreiro de 69% no PAF, 67% no Reg. 797 e 55% no PDF. Ainda que se registe uma diminuio dos valores de mortalidade, os resultados so ainda claramente insatisfatrios e representam uma perda de dinheiro significativa, tanto para os proprietrios, como para o Estado Portugus.

http://naturlink.sapo.pt/print.aspx?menuid=16&cid=2531&viewall=true&print=true

05-11-2011

Pgina Imprimir - Utilizao de Polmeros SuperAbsorventes para a florestao ... - Project... 2 de 9

As razes deste insucesso tm a ver com um conjunto de factores, no tendo uma nica causa isolada. Entre eles temos, por exemplo: - As condies de clima e solo desfavorveis; - O facto do Sobreiro e da Azinheira serem espcies denominadas de sombra, ou seja, crescerem melhor debaixo do coberto de outras rvores. No entanto, na maioria das plantaes as rvores so instaladas em terreno nu; - A utilizao de tcnicas incorrectas de preparao do solo; - O uso de contentores desadequados para o transporte das plantas dos viveiros florestais at ao local onde so plantadas; - A elevada variabilidade gentica, de difcil controlo, do Sobreiro e da Azinheira, que leva existncia de uma grande heterogeneidade na resistncia secura das rvores que so produzidas e vendidas pelos viveiros florestais.

Objectivos do Projecto CORKSORB

no primeiro deste factores que este Projecto, realizado pela ERENA, Ordenamento e Gesto de Recursos Naturais, em parceria com o ICTPOL - Instituto de Cincia e Tecnologia de Polmeros, e a Estao Florestal Nacional, se concentrou. Os seus objectivos foram: - o desenvolvimento em laboratrio de um Polmero SuperAbsorvente (PSA) que permitisse fornecer s rvores gua e nutrientes de forma continuada ao longo de todo o ano; - a instalao de parcelas experimentais/demonstrativas para o estudo do efeito do PSA no crescimento em dimetro e mortalidade nas 3 espcies arbreas portuguesas acima referidas: Sobreiro, Azinheira,

http://naturlink.sapo.pt/print.aspx?menuid=16&cid=2531&viewall=true&print=true

05-11-2011

Pgina Imprimir - Utilizao de Polmeros SuperAbsorventes para a florestao ... - Project... 3 de 9

Alfarrobeira.

Com as medies realizadas no campo e posterior anlise estatstica, a equipa da ERENA procurou responder s seguintes questes: - Ser a taxa de crescimento do dimetro das rvores plantadas com PSA significativamente superior e a mortalidade significativamente inferior? - Se sim, ser o efeito do PSA suficientemente forte para ser significativo na presena de outras variveis ambientais, como o declive, o ensombramento e a exposio? - Existem interaces entre o efeito do factor PSA e os restantes factores considerados?

Localizao das parcelas experimentais

A localizao das parcelas experimentais pode ser observada na Figura 1. - Sobreiro Herdade da Agolada perto de Coruche, Herdade da Biguina perto de Aljustrel, Quinta do Freixo perto de Benafim; - Azinheira Herdade da Tagarria perto de Beja; - Alfarrobeira Quinta do Freixo.

http://naturlink.sapo.pt/print.aspx?menuid=16&cid=2531&viewall=true&print=true

05-11-2011

Pgina Imprimir - Utilizao de Polmeros SuperAbsorventes para a florestao ... - Project... 4 de 9

FIGURA 1

No caso de Aljustrel, aproveitando uma aco de arborizao que estava a decorrer na zona, foi possvel estudar, no s o efeito do PSA, mas tambm da utilizao de fertilizante e dos dois simultaneamente. O fertilizante utilizado foi binrio, fornecendo s plantas dois nutrientes muito importantes para o seu crescimento: azoto e fsforo.

Mtodos de campo

A instalao das parcelas no campo seguiu os procedimentos da amostragem estatstica, que visam

http://naturlink.sapo.pt/print.aspx?menuid=16&cid=2531&viewall=true&print=true

05-11-2011

Pgina Imprimir - Utilizao de Polmeros SuperAbsorventes para a florestao ... - Project... 5 de 9

o cumprimento dos pressupostos (condies) para que mtodos de anlise estatstica produzam resultados credveis. A Figura 2 ilustra um exemplo grfico da parcela de campo do Sobreiro na Quinta do Freixo.

FIGURA 2

Vendo de cima, temos as diversas linhas de plantao que seguem as curvas de nvel, pois era uma rea com um declive superior a 5%. Foi determinado aleatoriamente se a primeira linha iria ter ou no PSA, tendo sido este colocado alternadamente, ou seja, linha sim linha no; a este tipo de amostragem d-se o nome de aleatria sistematizada. O Polmero SuperAbsorvente tem a forma de um granulado e foi colocado 20 cm abaixo da raiz das rvores. Naquelas onde foi fornecido PSA e fertilizante, o primeiro foi colocado no covacho (nome dado cova aberta para plantar a rvore), coberto por terra, seguindo-se o fertilizante, coberto igualmente por terra, e s depois que as plantas foram colocadas.

O tronco de cada jovem rvore foi pintado a uma altura de 2 cm do solo. O dimetro foi medido na zona marcada, com uma craveira electrnica, e a altura foi medida desde a marca at ao gomo apical (o rebento mais alto da rvore).

Abordagem analtica

A anlise dos dados teve como objectivo a determinao do efeito de alguns factores no crescimento das rvores e na mortalidade como: - o uso de PSA, - o uso de fertilizante (no caso de Aljustrel), - o grau de ensombramento das plantas ao longo do dia, - o declive,

http://naturlink.sapo.pt/print.aspx?menuid=16&cid=2531&viewall=true&print=true

05-11-2011

Pgina Imprimir - Utilizao de Polmeros SuperAbsorventes para a florestao ... - Project... 6 de 9

- a exposio (N, NE,...,NO).

No foi considerado o crescimento em altura, por este responder sobretudo s condies de disponibilidade de gua no solo do ano anterior e ter decorrido apenas um perodo de 6 meses entre a 1 e a 2 medio das rvores. Para se testar os efeitos destes factores referidos, recorreu-se a mtodos que permitem responder, de forma objectiva, embora com um grau de confiana associado (que usualmente, e tambm neste projecto, de 95%) a perguntas como: - As plantas com PSA crescem significativamente mais que as outras? - As plantas com PSA e fertilizante crescem mais do que aquelas s quais apenas foi fornecido PSA ou fertilizante? - O efeito do PSA no crescimento das plantas diferente, por exemplo, para plantas em reas com declives diferentes?

Estes testes so denominados, na Estatstica, de Anlises de Varincia, Testes-t, Testes de Tukey, Testes de Sidak e Testes no-paramtricos de Mann-Whitney.

Resultados

Foram encontrados crescimentos em dimetro significativamente superiores nas parcelas com PSA no Sobreiro em Aljustrel e na Azinheira em Beja. Foi igualmente encontrado um crescimento em dimetro significativamente superior nos sobreiros das parcelas da Quinta do Freixo, mas apenas nas zonas de maior declive. Nas restantes parcelas no foram encontradas diferenas significativas de crescimento em dimetro nas rvores plantadas com e sem PSA, o mesmo sucedendo para a mortalidade na totalidade das parcelas experimentais.

http://naturlink.sapo.pt/print.aspx?menuid=16&cid=2531&viewall=true&print=true

05-11-2011

Pgina Imprimir - Utilizao de Polmeros SuperAbsorventes para a florestao ... - Project... 7 de 9

Na figura 3 podemos observar as diferenas de crescimento em dimetro. Da coluna da esquerda para a direita encontram-se os crescimentos mdios das rvores com PSA, com PSA+fertilizante, com fertilizante e as testemunhas.

FIGURA 3

As rvores plantadas com PSA e as rvores plantadas com fertilizante tiveram todas crescimento significativamente superiores em Aljustrel. Tambm para as azinheiras em Beja o uso de PSA conduziu a crescimentos superiores em dimetro.

Discusso

O primeiro aspecto a realar nestes resultados foram as indicaes positivas sobre o efeito dos PSA no crescimento em dimetro. Se tivermos em considerao o curto perodo de tempo que medeou entre as duas medies (infelizmente os projectos tm uma durao demasiado curta para a maioria dos estudos na rea cientfica da Silvicultura/Engenharia Florestal, cujos objectos de estudo tm um crescimento muito lento) e o facto de as rvores no terem passado pelo perodo estival, altura em que a disponibilidade de gua no solo muito baixa, parecem-nos bastante promissores os resultados significativos no crescimento em dimetro nas parcelas acima referidas. igualmente animador, no caso de Aljustrel, a grande proximidade nos valores do crescimento mdio das rvores s quais foi apenas fornecido PSA e apenas fertilizante (ver Figura 1). O fertilizante fornece planta nutrientes que ela pode rapidamente utilizar, sendo notrios os seus efeitos no crescimento mesmo pouco tempo aps a plantao. No , por isso, estranho que nas plantas fertilizadas se tenham registado crescimentos superiores. O que sim assinalvel o facto de se ter verificado um crescimento muito semelhante nas rvores com PSA e com fertilizante,

http://naturlink.sapo.pt/print.aspx?menuid=16&cid=2531&viewall=true&print=true

05-11-2011

Pgina Imprimir - Utilizao de Polmeros SuperAbsorventes para a florestao ... - Project... 8 de 9

pois no se esperava, partida, que o efeito do PSA se pudesse sentir num perodo to curto. Esta aco positiva do PSA, mesmo na poca invernal, dever-se- ao facto de este criar um gradiente de humidade perto de si, e consequentemente das razes, facilitando o transporte de ies, ou seja, de nutrientes necessrios ao crescimento das rvores.

A questo dos custos foi tambm equacionada por esta equipa. A entidade do consrcio que produziu o PSA em laboratrio o ICTPOL estima, para uma produo em larga escala, que este custe aproximadamente 2,5 Euros/kg. Assumindo que se utilizaria a mesma quantidade de PSA por rvore que neste projecto (2,5 g por covacho) e uma quantidade de fertilizante de 62,5 kg por hectare, chegaramos aos resultados apresentados na Tabela abaixo.

Como pode ser observado, o custo por ha de utilizao de PSA quatro vezes inferior ao do fertilizante.

Uma outra questo relevante se o PSA representa um factor de contaminao do solo ou no. O PSA liberta para o solo cerca de 4 a 5 p.p.m. de sdio, sendo a quantidade usual no solo do mesmo elemento de 200 a 300 p.p.m.. Esta quantidade pode ser, de facto, considerada negligencivel. A ttulo ilustrativo, se despejarmos gua destilada num copo de vidro, ela fica de imediato com uma concentrao 4 a 5 p.p.m. de sdio, apenas pelo que existia no copo. Pelo contrrio, os PSA tm uma aco positiva na descontaminao do solo, pois adsorvem permanentemente os metais pesados que contaminam os solos. j uma prtica comum nos Estados Unidos a imerso de PSA, em lagos, envoltos num material como serapilheira, com o objectivo de os descontaminar de metais pesados.

igualmente relevante, pelo facto da aco do PSA ser muito semelhante do fertilizante, a hiptese de o primeiro ser utilizado como substituto do segundo. As vantagens sero mais marcantes sobretudo em reas importantes para a qualidade dos lenis freticos as reas de recarga, onde a contaminao por fertilizantes pode ultrapassar os nveis considerados seguros para as populaes.

http://naturlink.sapo.pt/print.aspx?menuid=16&cid=2531&viewall=true&print=true

05-11-2011

Pgina Imprimir - Utilizao de Polmeros SuperAbsorventes para a florestao ... - Project... 9 de 9

O curto espao de tempo entre as duas medies leva a que sejam necessrios mais testes para se poder determinar com ainda maior preciso a eficcia do PSA. No entanto tero de ser considerados outros problemas levantados no decorrer deste projecto. O primeiro prende-se com a necessidade de se testar a utilizao do PSA no s no covacho, mas tambm em outras reas circundantes das rvores, de modo a evitar-se a concentrao das razes volta do PSA, colocando em perigo a estabilidade da prpria rvore quando esta atinge um porte adulto. tambm conveniente utilizar-se quantidades muito baixas de PSA por covacho, tal como a ERENA fez neste projecto. Quantidades maiores levam a que ocorra uma exagerada expanso do PSA, provocando brechas no solo com a consequente entrada de ar quente e morte das razes

Agradecimentos entidade financiadora: Programa ICPME, atravs da Agncia de Inovao. s pessoas que colaboraram neste projecto, sem as quais tudo teria sido muito mais difcil: Eng. Lus Lisboa da Aliana Florestal, Eng. Eduardo Oliveira e Sousa da Herdade da Agolada, Eng. Vitor Cabral e Silva e Eng. Conceio Cabral e Silva da Quinta do Freixo.

http://naturlink.sapo.pt/print.aspx?menuid=16&cid=2531&viewall=true&print=true

05-11-2011

Anda mungkin juga menyukai