Anda di halaman 1dari 8

CMMI

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa O CMMI (Capability Maturity Model Integration) um modelo de referncia que contm prticas (Genricas ou Especficas) necessrias maturidade em disciplinas especficas (Systems Engineering (SE), Software Engineering (SW), Integrated Product and Process Development (IPPD), Supplier Sourcing (SS)). Desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute) da Universidade Carnegie Mellon, o CMMI uma evoluo do CMM e procura estabelecer um modelo nico para o processo de melhoria corporativo, integrando diferentes modelos e disciplinas. O CMMI foi baseado nas melhores prticas para desenvolvimento e manuteno de produtos. H uma nfase tanto em engenharia de sistemas quanto em engenharia de software, e h uma integrao necessria para o desenvolvimento e a manuteno. A verso atual do CMMI (verso 1.3) foi publicada em 27 de outubro de 2010 e apresenta trs modelos:

CMMI for Development (CMMI-DEV), voltado ao processo de desenvolvimento de produtos e servios. CMMI for Acquisition (CMMI-ACQ), voltado aos processos de aquisio e terceirizao de bens e servios. CMMI for Services (CMMI-SVC), voltado aos processos de empresas prestadoras de servios.

Uma das premissas do modelo "A qualidade influenciada pelo processo", e seu foco "Melhorar processo de uma empresa".

ndice
[esconder]

1 Histrico 2 Dimenses 3 Disciplinas 4 Representaes o 4.1 Representao Continua o 4.2 Representao Por Estgios 5 reas de Processo o 5.1 Modelos e reas de processo 6 ISO/IEC 15504 7 Histrico de Avaliaes 8 Referncias 9 Ver tambm 10 Ligaes externas

[editar] Histrico
Os processos de melhoria nasceram de estudos realizados por Deming (Out of the Crisis), Crosby (Quality is Free: The Art of Making Quality Certain) e Juran, cujo objetivo principal era a melhoria da capacidade dos processos. Entende-se por capacidade de um processo a habilidade com que este alcana o resultado desejado. Um modelo tem como objetivo estabelecer - com base em estudos, histricos e conhecimento operacional - um conjunto de "melhores prticas" que devem ser utilizadas para um fim especfico. O CMMI tem como origens em trs outros modelos de maturidade - SW-CMM (SEI Software CMM), EIA SECM (Electronic Industries Alliances's Systems Engineer Capability Model) e IPD-CMM (Integrated Product Development CMM).

[editar] Dimenses
O CMMI foi construdo considerando trs dimenses principais: pessoas, ferramentas e procedimentos. O processo serve para unir essas dimenses.

[editar] Disciplinas
O processo inclui quatro disciplinas ou corpos de conhecimento (body of knowledges), sendo eles:

Engenharia de sistemas Engenharia de software Desenvolvimento integrado de produtos e processos (IPPD - Integrated Product and Process Development) Fontes de abastecimento (Supplier sourcing)

A engenharia de software similar engenharia de sistemas em relao s reas de processo, apenas com enfoque diferente nos processos. As reas de processo requeridas para engenharia de sistemas so as mesmas para engenharia de software, mas o nvel de maturidade que diferente.

[editar] Representaes
O CMMI possui duas representaes: "contnua" ou "por estgios". Estas representaes permitem organizao utilizar diferentes caminhos para a melhoria de acordo com seu interesse.

[editar] Representao Continua


Possibilita organizao utilizar a ordem de melhoria que melhor atende os objetivos de negcio da empresa. caracterizado por Nveis de Capacidade (Capability Levels):

Nvel 0: Incompleto (Ad-hoc)

Nvel 1: Executado Nvel 2: Gerenciado / Gerido Nvel 3: Definido Nvel 4 Gerenciado Quantitativamente (Quantitatively managed) Nvel 5 Otimizado (Optimizing)

Nesta representao a capacidade medida por processos separadamente, onde possvel ter um processo com nvel um e outro processo com nvel cinco, variando de acordo com os interesses da empresa. No nvel 1(um) o processo executado de modo a completar o trabalho necessrio para produzir o trabalho necessrio. No nvel 2(dois) sobre planejar a execuo e confrontar o executado contra o que foi planejado. No nvel 3(trs) o processo construdo sobre as diretrizes do processo existente, e mantido uma descrio do processo. No nvel 4(quatro) quando o processo gerenciado quantitativamente atravs de estatsticas e outras tcnicas. No nvel 5(cinco) o processo gerido quantitativamente alterado e adaptado para atender s necessidades negociais/estratgicas da empresa. A representao contnua indicada quando a empresa deseja tornar apenas alguns processos mais maduros, quando j utiliza algum modelo de maturidade contnua ou quando no pretende usar a maturidade alcanada como modelo de comparao com outras empresas.

[editar] Representao Por Estgios


Disponibiliza uma seqncia pr-determinada para melhoria baseada em estgios que no deve ser desconsiderada, pois cada estgio serve de base para o prximo. caracterizado por Nveis de Maturidade (Maturity Levels):

Nvel 1: Inicial (Ad-hoc) Nvel 2: Gerenciado / Gerido Nvel 3: Definido Nvel 4: Quantitativamente gerenciado / Gerido quantitativamente Nvel 5: Em otimizao

Nesta representao a maturidade medida por um conjunto de processos. Assim necessrio que todos os processos atinjam nvel de maturidade dois para que a empresa seja certificada com nvel dois. Se quase todos os processos forem nvel trs, mas apenas um deles estiver no nvel dois a empresa no ir conseguir obter o nvel de maturidade trs. Esta representao indicada quando a empresa j utiliza algum modelo de maturidade por estgios, quando deseja utilizar o nvel de maturidade alcanado para comparao com outras empresas ou quando pretende usar o nvel de conhecimento obtido por outros para sua rea de atuao.

[editar] reas de Processo

O modelo CMMI v1.2 (CMMI-DEV) contm 22 reas de processo. Em sua representao por estgios, as reas so divididas da seguinte forma: Nvel 1: Inicial (Ad-hoc) No possui reas de processo. Nvel 2: Gerenciado / Gerido

Gerenciamento de Requisitos - REQM (Requirements Management) Planejamento de Projeto - PP (Project Planning) Acompanhamento e Controle de Projeto - PMC (Project Monitoring and Control) Gerenciamento de Acordo com Fornecedor - SAM (Supplier Agreement Management) Medio e Anlise - MA (Measurement and Analysis) Garantia da Qualidade de Processo e Produto - PPQA (Process and Product Quality Assurance) Gerncia de Configurao - CM (Configuration Management)

Nvel 3: Definido

Desenvolvimento de Requisitos - RD (Requirements Development) Soluo Tcnica - TS (Technical Solution) Integrao de Produto - PI (Product Integration) Verificao - VER (Verification) Validao - VAL (Validation) Foco de Processo Organizacional - OPF (Organizational Process Focus) Definio de Processo Organizacional - OPD (Organizational Process Definition) Treinamento Organizacional - OT (Organizational Training) Gerenciamento Integrado de Projeto - IPM (Integrated Project Management) Gerenciamento de Riscos - RSKM (Risk Management) Anlise de Deciso e Resoluo - DAR (Decision Analysis and Resolution)

Nvel 4: Quantitativamente gerenciado / Gerido quantitativamente


Desempenho de Processo Organizacional - OPP (Organizational Process Performance) Gerenciamento Quantitativo de Projeto - QPM (Quantitative Project Management)

Nvel 5: Em otimizao

Gesto de Processo Organizacional - OPM (Organizational Process Management) Anlise Causal e Resoluo - CAR (Causal Analysis and Resolution)

[editar] Modelos e reas de processo

As reas de processo variam com base no modelo escolhido, no sendo as mesmas reas para todos os modelos (CMMI-DEV, CMMI-ACQ ou CMMI-SVC).

[editar] ISO/IEC 15504


A ISO/IEC_15504, tambm conhecida como SPICE, define um "processo para relatrios tcnicos no assessoramento em desenvolvimento de software", e similarmente ao CMMI possui nveis de maturidade para cada processo. O CMMI no baseado nesta norma, mas sim compatvel.

[editar] Histrico de Avaliaes


At o ano de 2002, os EUA tinham realizado 1,5 mil avaliaes de CMMI, a ndia feito 153, o Reino Unido 103 e o Brasil apenas 15. Em 2004 a TATA Consultancy Services (empresa indiana) alcanou o nvel 5 em todas as unidades da empresa, tendo sido avaliada inclusive a unidade brasileira (a primeira empresa presente no Brasil a receber o nvel mximo na avaliao). Entre abril de 2002 e junho de 2006 foram conduzidas 1581 avaliaes em 1377 organizaes. Segue abaixo o resultado obtido pelas empresas na avaliao (resultados encaminhados para o SEI at 30 de junho de 2006):

18,2%: nvel 5 (Optimizing); 4,4%: nvel 4 (Quantitatively Managed); 33,8%: nvel 3 (Defined); 33,3%: nvel 2 (Managed); 1,9%: nvel 1 (Initial); 8,4%: sem qualificao (Not Given).

No Brasil, as empresas listadas a seguir conseguiram a certificao no nvel 3: 1997

Xerox do Brasil

2001

DBA Engenharia de Sistemas EDS S Ericsson Motorola

2003

IBM Fbrica de Software Stefanini

2004

Accenture Delivery Center CI&T

2005

Accenture Instituto de Pesquisas Eldorado Politec

2006

Instituto Atlantico Qualitas

2007

Atos Origin C.E.S.A.R Recife Center Ita TIVIT Spress Informtica S/A Vetta Technologies

2008

7COMm B2Br Business to Business Informtica Kaizen Consultoria e Servios Senior Sistemas Serasa

2009

Accenture Brazil CINQ Technologies e-Core CWI Software Ltda CPqD DATUM CITS Centro Internacional de Tecnologia de Software Hold NTConsult Synapsis Brasil Ltda T-Systems do Brasil Tlantic SI Triad System Unisys Corporation Sofhar Gesto e Tecnologia

2010

BSI Tecnologia Inovare Itatec Resource IT Solutions (Fbrica de Projetos) Resource IT Solutions (Fbrica de Cdigo)

2011

Chemtech

O nvel 4 foi alcanado pelas empresas: 2003

EDS

2006

Ci&T

J as empresas abaixo conseguiram realizar a certificao at o final, ou seja, alcanaram o nvel 5 do CMMI (por ano da certificao): 2004

TCS (TATA Consultancy Services) Brazil

2005

IBM Brazil EDS - Electronic Data Systems Stefanini IT Solutions

2007

Ci&T[1] CPM Braxis[2]

2009

Instituto Atlntico[3] BRQ IT Services

2011

Spread Systems [4]

Referncias
1. 2. 3. 4. [1] Ci&T Published Appraisal Results [2] CPM Braxis Published Appraisal Results [3] Instituto Atlntico Published Appraisal Results [4] Spread Systems

[editar] Ver tambm

Melhoria de Processos de Software Brasileiro (MPS.BR)

[editar] Ligaes externas


CMMI Online Browser (em ingls) Lista contendo o resultado de todas as empresas avalidas pelo SEI no modelo CMMi (em ingls) Lista de Empresas CMMI no Brasil (em portugus) Mdulos e modelos para CMMI (em ingls) Blog CMMI (em portugus) mini CMMI-survey. SQI Hungarian Software Quality Consulting Institute Ltd. (2007). Pgina visitada em 07 Augustde 2007.

Anda mungkin juga menyukai