Anda di halaman 1dari 2

Elipse Knowledgebase Criando um simulador de CLP para testes de aplicao com o E3.

1) Introduo Muitas vezes, no desenvolvimento de aplicaes com softwares SCADA, existe a necessidade de realizar testes onde os tags de comunicao devem ser forados ou simulados. Este artigo mostra uma maneira prtica de desenvolver um aplicativo com o E3 que permite simular um CLP ou qualquer outro equipamento que se conecta ao software de controle e superviso. Para isso, utilizaremos um servidor OPC rodando em um segundo computador ligado em rede ao principal. Esta aplicao pode ser demonstrada pelo exemplo "simCLP", encontrado nos anexos deste documento. 2) 1. Passo: Desenvolvimento do Servidor OPC A aplicao usada para simular os dispositivos de campo pode ser facilmente desenvolvida, bastando criar uma tela e adicionar botes retentivos para entradas digitais, retngulos alternando cores para sa-das digitais, setpoints ou ScrollBar para entradas analgicas, e displays para sa-das analgicas. Todos os objetos devem ser associados a tags internos. Em alguns casos, os dados digitais (Entradas Digitais e Sa-das Digitais) so empacotados em uma palavra (normalmente de 16 bits) para economia de tags e melhor desempenho da comunicao. Neste caso necessrio quebrar a palavra para ler os valores dos bits. A aplicao "simCLP" exemplifica a utilizao de um algoritmo para associar bits em palavras, e o inverso, quebrar uma palavra em bits. Para efeito de simplificao, pode-se utilizar apenas setpoints e displays para entrar e ler as palavras em decimal, contendo os dados binrios, mas neste caso necessrio converter manualmente de decimal para binrio e vice-versa utilizando uma calculadora cient-fica, como a dispon-vel no Windows.

Figura 1 - Tela do simulador de CLP do exemplo simCLP

Figura 2 - Exemplo de quebra de uma palavra em bits Exemplo simCLP

Figura 3 - Exemplo de associao de bit em uma palavra Exemplo simCLP 3) 2. Passo: Criao do Driver OPC Na aplicao principal, chamaremos de Driver Real o driver criado para comunicao com os dispositivos de campo, este driver pode ser Modbus, Profibus, entre vrios outros, dependendo do protocolo adotado pelo equipamento. Driver de Simulao ser um Driver OPC, com estrutura e nomes de seus elementos idnticos ao Driver Real. Percebe-se que no poss-vel utilizar os dois Drivers, Real e de Simulao, ao mesmo tempo, na mesma aplicao, pois possuem o mesmo caminho e nome. Como no queremos utiliz-los ao mesmo tempo, poss-vel optar por duas solues. A primeira seria acrescentar uma extenso ao nome de um dos drivers, deixando o nome original (que est associado na aplicao) apenas no driver que se deseja utilizar. A segunda opo seria criar um projeto contendo apenas o Driver Real e um outro contendo apenas o Driver de Simulao, bastando remover do dom-nio atual o projeto que no ser utilizado. No nosso exemplo, utilizaremos a segunda opo. Dessa maneira, pode-se trocar de Driver sem afetar as associaes com tags de comunicao criadas na aplicao. Ao adicionar o driver de comunicao OPC ao projeto, deve-se, primeiramente criar uma conexo com o servidor OPC, que ativa automaticamente ao rodar o dom-nio da aplicao criada no 1 passo. Para isso deve-se localizar o servidor OPC (Elipse.OPCSvr.1) na rede e ativar a comunicao, feito isso, clique

1/2

em importar tags, na pasta do driver OPC. As tags criadas no Servidor OPC podem ser arrastadas para o Driver OPC, normalmente desejvel importar apenas a propriedade Value dos tags do servidor. Aps importar os tags, renomeie todos e acerte a estrutura de modo que o driver OPC fique idntico ao Driver Real. Assim no necessrio alterar as associaes j criadas. A associao dos tags OPC com o servidor tambm pode ser alterada pela propriedade ItemID dos tags OPC. NOTA: Se o Sistema Operacional instalado for o Windows XP com Service Pack 2, podem ocorrem problemas na conexo com o servidor devido a restries de segurana. O problema pode ser contornado desabilitando algumas configuraes de segurana.

Figura 4 - Driver Real e Driver de Simulao 4) Outras Alternativas Neste artigo, abordamos o uso do driver OPC para simular a comunicao de um supervisrio com um CLP. No entanto, em algumas aplicaes, poss-vel utilizar o prprio Driver Real, sendo que o software que simula os dispositivos de campo deve ser configurado com um driver, de mesmo protocolo do software principal, em modo escravo. Neste caso, as configuraes necessrias para manuteno ou teste so m-nimas. 5) Concluso Com o uso de simuladores de dispositivos de campo, os testes de aplicao se tornam mais simples, reduzindo as horas de start-up e permitindo que a manuteno e atualizaes sejam realizadas e testadas distncia. Alm dos benef-cios trazidos aos integradores, a utilizao de simuladores de CLP em treinamentos permite o desenvolvimento de aplicaes mais prximas da realidade, sem a necessidade de comprar CLPs apenas para esse fim.

http://kb.elipse.com.br/pt-br/questions/66/

2/2

Anda mungkin juga menyukai