Anda di halaman 1dari 28

Secagem e Armazenagem de Gros e Sementes

Aula 06 Sistemas de Secagem e secadores: secadores: Sistemas de secagem; secagem; Operao e monitoramento da secagem; Opera secagem; Classificao dos secadores; Classifica secadores;

Sistemas de secagem
Inexiste uma classificao oficial dos classifica sistemas de secagem. Didaticamente, os mtodos de secagem m sero classificados e estudaddos segundo a sequencia:

Mtodos de Secagem
Secagem Natural Secagem Artificial

Secagem Natural
- Mtodo amplamente utilizado. - O processo tem seu incio logo aps a in ap maturao fisiolgica. matura fisiol - Ar movimentado pela ao do vento. a - A fonte energtica para secagem solar. energ

Secagem Natural
Vantagens No exige conhecimento de tcnicas modernas. Os investimentos para realiz-la realiz so mnimos. m

Secagem Natural
Desvantagens Depende das condies climticas. condi clim Propicia o ataque de pragas. Propicia o tombamento de plantas. O produto fica exposto s intempries. intemp O campo fica ocupado por mais tempo. Dificulta a colheita mecnica.

Secagem Artificial
H a interferncia do homem, acelerando e/ou melhorando o processo. Pode ser realizada com:

Ventilao Natural Ventila Ventilao Forada Ventila For Conveco Convec

Secagem com Ventilao Natural Ventila


Terreiros Secador Solar Rotativo

Secagem em Terreiros
O produto retirado da planta a espalhado em camadas, geralmente inferiores a 5 cm.

Secagem em Terreiros

Vantagens: Simplicidade de construo e operao constru opera Baixo custo inicial.

Desvantagens:
Necessidade de revolvimento do produto. O ambiente influencia o tempo de secagem. Baixa capacidade de secagem. Maior necessidade de mo-de-obra; mo- de rea plana para construo do terreiro. constru

Secador Solar Rotativo

H um melhor aproveitamento da energia solar e da ao do vento.

Secagem com Ventilao Ventila Forada For


Secagem com ar natural Secagem com ar a baixas temperaturas Secagem com ar a altas temperaturas.

Ar Natural e Baixas Temperaturas


A secagem realizada em silos. So processos lentos. Deve-se empregar vazes de ar que no Devepermita a deteriorao do produto. deteriora

Ar Natural e Baixas Temperaturas

Secagem com Ar Natural


O ar aquecido apenas pela energia devido ao atrito com as ps do ventilador. p A secagem deve iniciar assim que a primeira camada de gros estiver sendo carregada. O processo deve continuar, at que a zona de at secagem atravesse toda a massa de gros.

Secagem a Baixas Temperaturas


Um aquecedor acoplado ao ventilador. A energia para aquecer em at 10 oC pode ser at obtida pela queima de combustveis, uso de combust resistncia eltrica ou coletor solar. el Deve-se controlar o sistema de aquecimento para Deveevitar a super-secagem das camadas inferiores. super-

Carregamento do Silo
Enchimento em uma etapa: Consiste em etapa: carregar o silo durante 1 a 3 dias. Enchimento por camadas: Processo em que camadas: uma nova camada de produto s adicionada s quando a ltima estiver parcialmente seca. Camada nica: Consiste em carregar o silo em nica: camada nica de at 1,0 m de espessura. at

Enchimento em uma etapa


Vantagens:
Pouca movimentao do produto. movimenta Pouca demanda de mo-de-obra; mo-de O recebimento do produto no fica condicionado ao andamento da secagem do material existente no silo.

Enchimento em uma etapa


Desvantagens:
Elevado tempo de secagem com risco de deteriorao das camadas superiores. deteriora Pode ocorrer condensao de gua. condensa Risco de super-secagem das camadas inferiores. super-

Enchimento por camadas


Vantagens:
Secagem mais rpida. r Menores riscos de deteriorao. deteriora O fluxo mnimo necessrio inferior ao do m necess mtodo de enchimento em uma etapa.

Desvantagem:
Requer maior ateno no controle do aten processo de secagem.

Camada nica
Vantagens:
Secagem rpida de cada uma das camadas. r Menores riscos de deteriorao. deteriora Maiores fluxos de ar por tonelada de produto. Desvantagens: Equipamentos menos eficientes. Maior demanda de mo-de-obra. mo-de-

Movimentao do Produto Movimenta

PROCESSO ESTTICO: O produto no revolvido. ESTTICO: - Pode ocorrer gradiente de umidade COM REVOLVIMENTO : O produto periodicamente homogeneizado por meio de helicides. helic - No ocorre gradiente de umidade. - Ideal para secagem a baixas temperaturas

Rosca revolvedora

Desvantagens: Vantagens: Maior o ndice de produto - Maior rendimento com de secagem. danos mecnicos. Maior investimento e custo - Menor risco de operacional. deteriorao. Sobrecarga do equipamento -Eliminao do sobre as paredes do silo. Acmulo de de umidade. gradiente materiais finos no centro do silo.

Revolvimento do Produto

Operao e Monitoramento Opera do Sistema


Inspeo peridica da temperatura e umidade Inspe peri dos gros. Se a umidade do gro for superior a 16%, manter o ventilador ligado. Com umidade abaixo de 16%, manter o ventilador ligado se umidade relativa for inferior a 75%; Na secagem com baixa temperatura, resfriar produto temperatura ambiente.

Ar de Secagem
Vazo especfica mnima. espec m
- o fluxo mnimo de ar insuflado por unidade m de volume ou de peso de gros, sem ocorrncia de deteriorao do produto. deteriora - Vazes especficas abaixo do valor mnimo espec m pode comprometer a qualidade do produto; - Vazes elevadas, aumentam o consumo de energia e investimento inicial.

Vazo Mnima de Ar M
Depende dos seguintes fatores:
Tipo de produto. Clima da regio. Teor de umidade inicial do produto.

Durao da Secagem Dura


O tempo de secagem pode ser reduzido elevando-se a temperatura do ar de secagem elevandoou sua vazo. O aquecimento do ar praticamente no altera a velocidade de deslocamento da frente de secagem. (O produto tende a atingir o equilbrio) equil

Secagem a Altas Temperaturas


Consiste em submeter o produto ao de um fluxo de ar quente . rpido e menos dependente das condies condi climticas para secagem. clim O fluxo de ar utilizado depende do produto e do tipo de secador. O potencial de secagem funo direta da fun diferena entre a temperatura do ar e do diferen ambiente.

10

Secagem a Altas Temperaturas


A taxa de secagem funo de: fun
- Temperatura e umidade relativa ambiente. - Temperatura e fluxo de ar de secagem. - Umidade inicial do produto. - Fluxos do produto e do ar no secador.

Vantagens:
- independncia das condies climticas condi clim - Facilidade de gerenciamento. - Menor risco de deteriorao. deteriora

Secagem a Altas Temperaturas


A presso do vapor da gua nos gros aumentada pelo aquecimento do produto, facilitando a sada de umidade. sa Com o aumento da temperatura do ar, a sua umidade relativa diminui e, em conseqncia, seu potencial de secagem conseq aumenta.

11

Classificao dos Secadores


Quanto aos fluxos do ar e do produto. Quanto operao. opera Quanto utilizao. utiliza

Classificao Segundo os Fluxos Classifica


Secador de camada fixa horizontal Secador de camada fixa vertical Secador de fluxos cruzados Secador de fluxos contracorrentes Secador de fluxos concorrentes Secador em cascata Secador rotativo Secador de leito fluidizado Secador por conveco convec

Secador de Camada Fixa Horizontal O ar de secagem insuflado por um ventilador num

O ar de secagem insuflado por um ventilador num compartimento de fundo perfurado, onde fica o produto; O secador constitudo por: constitu Cmara para distribuio uniforme do ar distribui (plenum). plenum). Cmara de secagem. Fonte de aquecimento do ar.

12

Secador de Camada Fixa Horizontal


Normalmente, usam-se silos metlicos, com piso usammet perfurado; Para diminuir o custo de implantao, os silos so implanta substitudos por construes em alvenaria. substitu constru A altura da camada de produto deve manter-se entre manter0,4 e 0,6 metros.

Secador de Camada Fixa

Camada Fixa Horizontal


Vantagens:
Baixo investimento inicial. Menor custo operacional. O armazenamento pode ser feito no prprio silo secador (silo convencional pr adaptado). Pode secar gros, milho em espiga, feijo em rama, raspa de mandioca, feno etc.

13

Camada Fixa Horizontal


Desvantagens:
Baixa capacidade de processamento espessura da camada. devido

Necessidade de revolvimento peridico do peri produto para uniformizao da secagem. uniformiza

O produto permanece em colunas verticais compostas por chapas perfuradas. O fluxo de ar perpendicular coluna de gros. Quando o produto est em movimento, o est secador dito de fluxos cruzados. cruzados.

Camada Fixa Vertical e de Fluxos Cruzados

Secador de Fluxo Cruzado


Esquema bsico

14

Secador de fluxos Cruzados Modelo UFV

Dupla Cmara de Secagem

Reverso de Fluxo

Camada Fixa Vertical e de Fluxos Cruzados Vantagens:


Alta capacidade de secagem. Facilidade de manuseio e operao. opera Baixo custo inicial.

Camada Fixa Vertical e de Fluxos Cruzados


Desvantagens:
- Risco de superaquecimento do produto. - Alto consumo de energia. - Desuniformidade de secagem. - Baixa qualidade do produto.

15

Fluxos Contracorrentes
O ar de secagem e gros fluem em sentido contrrio. contr A frente de secagem permanece sempre prxima pr ao fundo perfurado. medida que o produto desce, sua temperatura aumenta, ficando prximas pr temperatura do ar de secagem. A temperatura de secagem no deve ultrapassar 70oC.

Secador de Fluxo Contracorrente

Secador de Fluxos Contracorrentes


Vantagens:
Alta eficincia energtica; energ Menor tempo de exposio ao ar de secagem; exposi Menor susceptibilidade a danos mecnicos. mecnicos.

Desvantagem:
Maior custo de manuteno, quando se utiliza um manuten sistema com silo.

16

Fluxos Concorrentes
Neste tipo de secador ar de secagem e produto fluem na mesma direo. dire Altas taxas de evaporao ocorrem na parte evapora superior da camada.

Fluxos Concorrentes
Ocorre uma rpida reduo na temperatura do ar r redu de secagem e no teor de umidade do produto.; A temperatura do produto permanece sempre abaixo da temperatura inicial do ar de secagem.

Secador de Fluxo Concorrente

Modelo UFV

17

Fluxos Concorrentes
Vantagens:
Melhor qualidade final do produto.

Maior capacidade de secagem. Alta eficincia energtica. energ Baixo custo de instalao instala e manuteno manuten

Fluxos Concorrentes
Desvantagens:
Alto custo de construo, quando se opera com constru mais de um estdio. est Maior risco de incndios devido utilizao de utiliza altas temperaturas.

Secador em Cascata
So constitudos por uma srie de calhas invertidas constitu s em forma de V. O produto move-se entre as calhas, sob a ao da movea gravidade. O ar de secagem entra numa linha de calhas e sai em outras imediatamente adjacentes, Utilizam fluxos de ar /ton. de gros menores que em /ton. outros secadores contnuos. cont

18

Tipo Cascata

Secadores Comerciais

19

Secador em Cascata
Vantagem:
Boa eficincia energtica. energ

Desvantagens:
Alto custo inicial. Poluio do ambiente. Polui

Secador Rotativo

20

Secador Rotativo
Vantagens:
Funciona como mquina de pr-limpeza para m pr alguns produtos. Boa Uniformidade de secagem.

Desvantagens:
Baixa eficincia energtica. Alto custo de investimento. Incidncia de danos mecnicos.

Secador de Leito Fluidizado


- O ar de secagem provoca turbulncia, mantendo o produto em suspenso. - A intensidade do fluxo de ar deve ser tal que supere a velocidade terminal do produto. - No comum na secagem de produtos agrcolas. agr

Secador de Leito Fluidizado

21

Secador por Conveco Convec


- Utilizam trocadores de calor para aquecimento do ar de secagem. - O ar se movimenta devido diferena de diferen temperatura entre o ar de secagem e o ambiente; - Por no usar ventiladores, Pode ser uma alternativa para secagem em propriedades sem eletrificao. eletrifica

Conveco Natural

Conveco Natural Convec


Vantagens:
Dispensa o uso de ventiladores. Baixo custo inicial. mo-de-obra pouco especializada. mo- de-

Desvantagens:
Baixa eficincia trmica. t Desuniformidade de secagem. Riscos de contaminao por fumaa. contamina fuma

22

Classificao Quanto ao Modo de Classifica Operao Opera


Secadores Contnuos Cont Secadores Intermitentes

Secadores Contnuos Cont


O gro pode ficar sob constante a ao do calor a at o ponto ideal de secagem. at secagem. H um fluxo constante de produto no secador. Um mecanismo determina o tempo de residncia ao longo da (s) cmara(s) de secagem e de resfriamento. Em alguns casos, o resfriamento feito fora do secador. um tipo de secagem indicada para grande quantidade de produto;

Secadores

Contnuos Cont

23

Secadores Intermitentes
O produto retorna (s) cmaras de secagem at que atinja a umidade at ideal, sem sofrer resfriamento.
Em alguns casos, o resfriamento feito fora do secador.

Pode ou no passar por cmaras de repouso.

Secador Intermitente

Classificao Quanto aos Classifica Processos de Utilizao Utiliza


Sistemas Combinados : Consiste em iniciar a secagem num sistema a altas temperaturas e complet-la num sistema baixas temperaturas; complet temperaturas; Seca-Aerao: Neste sistema o produto seco Seca- Aera parcialmente num sistema altas temperaturas, permanece em descanso por determinado tempo, e a secagem completada em um pequeno silo com aerao a baixos fluxos de ar. aera

24

Sistemas Combinados
Apresentam como vantagens: Reduo da energia total requerida para a Redu secagem. Fornece um produto com alta qualidade

Seca-Aerao Seca- Aera (Dryeration) Dryeration)


Reduz o consumo de energia. Aumenta a capacidade de secagem. Reduz os danos trmicos causados pela t secagem a altas temperaturas. Requer maior investimento inicia. Maior manuseio do produto.

Sistema de Seca-Aerao

25

Modificaes em Sistemas Modifica Tradicionais


Sistema com Recirculao do Ar de Recircula Secagem; Secagem com Revolvimento do Produto Secagem em Silo com Sistema Contracorrente; Eliminao de Impurezas nos Produtos; Elimina

Silo com Sistema Contracorrente


Grande eficincia energtica. energ H possibilidade de condensao nas condensa camadas superiores.

26

Vista Interna do Sistema Shivvers

Sistema com Recirculao Recircula do Ar de Secagem


Consiste na recirculao de parte do ar de exausto; recircula Promove preaquecimento e pr-secagem do produto pr mais mido; Utilizado para reduzir o gradiente de temperatura e umidade nos secadores de fluxos cruzados.

Recirculao do Ar

27

Eliminao de Impurezas
Consiste na realizao do processo realiza de pr-limpeza. pr Facilita a passagem do ar. Diminui o tempo de secagem e o consumo de energia. Dificulta o desenvolvimento de fungos.

Secagem com Revolvimento


feito utilizando-se de roscas-semutilizandoroscas- semfim que giram no interior do silo. Elimina a frente de secagem. Possibilita uma melhor distribuio do distribui fluxo de ar.

Secagem e Armazenagem de Gros e Sementes


Prxima aula: Pr aula: Teoria e simulao da secagem: simula Balano de energia; Balan Modelos de simulao de secagem; simula

28

Anda mungkin juga menyukai