Anda di halaman 1dari 3

Esttica

Esttica (do grego ou aisthsis: percepo, sensao) um ramo da filosofia que tem por objeto o estudo da natureza do belo e dos fundamentos da arte. Ela estuda o julgamento e a percepo do que considerado belo, a produo das emoes pelos fenmenos estticos, bem como: as diferentes formas de arte e da tcnica artstica; a idia de obra de arte e de criao; a relao entre matrias e formas nas artes. Por outro lado, a esttica tambm pode ocupar-se do sublime, ou da privao da beleza, ou seja, o que pode ser considerado feio, ou at mesmo ridculo.

Na antiguidade
Especialmente com Plato, Aristteles e Plotino - a esttica era estudada fundida com a lgica e a tica. O belo, o bom e o verdadeiro formavam uma unidade com a obra. A essncia do belo seria alcanado identificando-o com o bom, tendo em conta os valores morais. Na Idade Mdia surgiu a inteno de estudar a esttica independente de outros ramos filosficos. No mbito do Belo, dois aspectos fundamentais podem ser particularmente destacados:

a esttica iniciou-se como teoria que se tornava cincia normativa s custas da lgica e da moral - os valores humanos fundamentais: o verdadeiro, o bom, o belo. Centrava em certo tipo de julgamento de valor que enunciaria as normas gerais do belo (ver cnone esttico); a esttica assumiu caractersticas tambm de uma metafsica do belo, que se esforava para desvendar a fonte original de todas as belezas sensveis: reflexo do inteligvel na matria (Plato), manifestao sensvel da idia (Hegel), o belo natural e o belo arbitrrio (humano), etc.

Mas este carter metafsico e conseqentemente dogmtico da esttica transformou-se posteriormente em uma filosofia da arte, onde se procura descobrir as regras da arte na prpria ao criadora (Potica) e em sua recepo, sob o risco de impor construes a priori sobre o que o belo. Neste caso, a filosofia da arte se tornou uma reflexo sobre os procedimentos tcnicos elaborados pelo homem, e sobre as condies sociais que fazem um certo tipo de ao ser considerada artstica. Para alm da obra j referida de Baumgarten - infelizmente no editada em portugus -, so importantes as obras Hpias Maior, O Banquete e Fedro, de Plato, a Potica, de Aristteles, a Crtica da Faculdade do Juzo, de Kant e Cursos de Esttica de Hegel.

Arte

Arte geralmente entendida como a actividade humana ligada a manifestaes de ordem esttica, feita por artistas a partir de percepo, emoes e ideias, com o objetivo de estimular essas instncias de conscincia em um ou mais espectadores, dando um significado nico e diferente para cada obra de arte.

Definies
A definio de arte varia de acordo com a poca e a cultura. Pode ser separada ou no em arte rupestre, como entendida hoje na civilizao ocidental, do artesanato, da cincia, da religio e da tcnica no sentido tecnolgico. Assim, entre os povos ditos primitivos, a arte, a religio e a cincia estavam juntas na figura do xam, que era artista (msico, ator, poeta, etc.), sacerdote e mdico. Originalmente, a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento usado para realizar determinadas habilidades. Este era o sentido que os gregos, na poca clssica (sculo V a.C.), entendiam a arte: no existia a palavra arte no sentido que empregamos hoje, e sim "tekn", da qual originou-se a palavra "tcnica" nas lnguas neo-latinas. Para eles, havia a arte, ou tcnica, de se fazer esculturas, pinturas, sapatos ou navios. Neste sentido, a acepo ainda hoje usada no termo artes marciais. No sentido moderno, tambm podemos incluir o termo arte como a atividade artstica ou o produto da atividade artstica. Tradicionalmente, o termo arte foi utilizado para se referir a qualquer percia ou maestria, um conceito que terminou durante o perodo romntico, quando arte passou a ser visto como "uma faculdade especial da mente humana para ser classificada no meio da religio e da cincia". A arte existe desde que h indcios do ser humano na Terra. Ao longo do tempo, a funo da arte tem sido vista como um meio de espelhar nosso mundo (naturalismo), para decorar o dia-a-dia e para explicar e descrever a histria e os diversos eus que existem dentro de um s ser (como pode ser visto na literatura) e para ajudar a explorar o mundo e o prprio homem. Estilo a forma como a obra artstica se mostra, enquanto que Esttica o ramo da Filosofia que explora a arte como fundamento. Uma obra artstica s se torna conhecida quando algo a faz ficar diante de um dos sentidos do ser humano. Os avanos tecnolgicos contribuem de uma forma colossal para criar acessibilidade entre a pessoa que deseja desfrutar da arte e a prpria arte. A pessoa e a obra se unem ento, por diversos meios, como os rdios

(para a msica), os museus (para pinturas, esculturas e manuscritos), e a televiso, que talvez seja, entre esses itens citados, o que mais capacidade tem para levar a obra artstica a um nmero grande de interessados, por utilizar diversos sentidos (viso, audio) e por utilizar tambm satlite. A prpria Internet fonte de transmisso entre a obra e o interessado, com sites (que distribuem E-books e por softwares especializados em conectar o computador do usurio a uma rede com diversos outros computadores. Entretanto, exploradores, comerciantes, vendedores e artistas de pblico (palhaos, malabaristas, ator, etc.) tambm costumam apresentar ao pblico as obras, nos mais diversos lugares, de acordo com suas funes. A arqueologia transmite ideias de outras culturas; a fotografia uma forma de arte e est acessvel por todos os cantos do mundo; e tambm por almanaques, enciclopdias e volumes em geral possvel conhecer a arte e sua histria. A arte est por todos os cantos, pois no se restringe apenas em uma escultura ou pintura, mas tambm em msica, cinema e dana. O ser que faz arte definido como o artista. O artista faz arte segundo seus sentimentos, suas vontades, seu conhecimento, suas ideias, sua criatividade e sua imaginao, o que deixa claro que cada obra de arte uma forma de interpretao da vida. A inspirao seria o estado de conscincia que o artista atinge, no qual v a percepo, a razo e emoo encontram-se combinados de forma parte para realizar suas melhores obras. Seria o insight de algumas teorias da psicologia. Ernst Gombrich, famoso historiador de arte, afirmou que nada existe realmente a que se possa dar o nome de Arte. Existem somente artistas. Arte um fenmeno cultural. Regras absolutas sobre arte no sobrevivem ao tempo, mas em cada poca, diferentes grupos (ou cada indivduo) escolhem como devem compreender esse fenmeno.

Referncias:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estatica http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte

Anda mungkin juga menyukai