Anda di halaman 1dari 2

Palavras de Gurdjieff

Voc no se d conta de sua prpria situao. Voc est na priso. Tudo o que pode desejar, se voc for sensato, escapar (...) Alm disso, ningum pode escapar da priso sem a ajuda daqueles que j escaparam , (...) cada prisioneiro pode encontrar um dia sua oportunidade de evaso, com a condio, entretanto, de que saiba dar-se conta de que est na priso. A

evoluo do homem a evoluo de sua conscincia. E a conscincia no pode evoluir inconscientemente. A evoluo do homem a evoluo de sua vontade e a vontade no pode evoluir involuntariamente. O estudo de si deve seguir lado a lado com o estudo das leis fundamentais do Universo.

Todas essas pessoas que vem, que conhecem que podem vir a conhecer, so mquinas, verdadeiras mquinas trabalhando apenas sob a presso das influncias exteriores, (...) Sim. possvel deixar de ser mquina, (...) quando uma mquina se conhece, desde esse instante deixou de ser mquina. Pelo menos no a mesma mquina que antes. J comea a ser responsvel por suas aes. O controle das coisas exteriores comea pelo controle do que est dentro de ns, pelo controle de ns mesmos.Entre as metas expressas, a mais justa sem dvida a de ser senhor de si mesmo, porque sem isso, nada mais possvel. E, em comparao com essa meta, todas as outras so apenas sonhos infantis, desejos de que um homem no poderia fazer o menor uso, desde que fosse atendido. A identificao o obstculo principal lembrana de si. A liberdade significa antes de tudo: libertar-se da identificao. Cada homem normal tem energia suficiente para comear o trabalho sobre si. necessrio apenas que aprenda a economizar a energia de que dispe. A energia despendida, sobretudo, pelas emoes inteis e desagradveis, pela expectativa ansiosa de coisas possveis e impossveis, pelo mau humor, pelas pressas inteis, pelo nervosismo, irritabilidade, devaneio e assim por diante.

Anda mungkin juga menyukai