Anda di halaman 1dari 11

INTRODUO

A Pedagogia Crtico-Social dos Contedos compreende que no basta ter como contedo escolar s questes sociais atuais, mas necessrio que o aluno possa se reconhecer nos contedos e modelos sociais apresentados para desenvolver a capacidade de processar informaes e lidar com os estmulos do ambiente buscando ampliar as experincias e adquirir o aprendizado. Neste contexto o professor o mediador, cuja funo orientar, abrir perspectivas numa relao de troca entre o meio e o aluno, a partir dos contedos. Os mtodos desta tendncia buscam favorecer a coerncia entre a teoria e a prtica. A aprendizagem se d quando o aluno ultrapassa sua viso parcial e confusa e adquire uma viso mais clara e unificadora.

PAPEL DA ESCOLA

Consiste na preparao do aluno para o mundo adulto e suas contradies, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisio de contedos e da socializao para uma participao organizada e ativa na democratizao da sociedade.

CONTEDOS DE ENSINO

So contedos culturais universais, incorporados pela humanidade e que so permanentemente reavaliados face s realidades sociais.

POSTURA DA PEDAGOGIA DOS CONTEDOS

Proporcionar ao aluno uma anlise crtica da sociedade, relacionando a teoria a pratica dos contedos na realidade cotidiana.

MTODOS DE ENSINO

Vai-se da ao compreenso e da compreenso ao, at a sntese, o que no outra coisa seno a unidade entre teoria e a prtica.

RELAO DO PROFESSOR x ALUNO

O adulto tem mais experincias acerca das realidades sociais, dispe de uma formao para ensinar, possui conhecimentos e ele cabe fazer anlise dos contedos em confronto com as realidades sociais. Ou seja, o aluno com sua experincia imediata num contexto social, participa na busca da verdade, ao confront-lo com os contedos e modelos expressos pelo professor.

PRESSUPOSTO DE APRENDIZAGEM

O grau do envolvimento na aprendizagem, depende tanto da prontido e a disposio do aluo, quanto do professor e do contexto da sala de aula.

MANIFESTAO NA PRTICA ESCOLAR

O esforo de elaborao de uma pedagogia dos contedos est em propor modelos de ensino voltados para a interao contedos realidades sociais.

EM FAVOR DA PEDAGOGIA CRTICO SOCIAL DOS CONTEDOS

H um confronto do aluno entre sua cultua e herana cultural da humanidade, entre seu modo de viver e os modelos sociais desejveis. E h um professor para ajud-los a ultrapassar suas necessidades e criar outras, para ganhar autonomia, para ajud-lo a compreender as realidades sociais e sua prpria experincia.

CONCLUSO
Democratizar a escola formar um aluno capaz de se expressar bem; capaz de se comunicar de diversas formas, de desenvolver o gosto pelo estudo, de dominar o saber escolar; ajud-lo na formao de sua personalidade social, percebendose dentro da organizao enquanto coletividade. Trata-se de proporcionar-lhe o saber e o saberfazer crticos como pr-condio para sua participao em outras instncias na vida social, inclusive para melhoria de suas condies de vida.,a fim de que ele consiga dar um salto qualitativo do senso-comum para o conhecimento cientfico.

OBRIGADO

Anda mungkin juga menyukai