Anda di halaman 1dari 6

FACULDADE COMUNITRIA DE CAMPINAS Curso de Direito Direito Civil II

Prof. Luiz Carlos de Barros Lapolla Aula de 16/08/2007 DOS BENS E SUA CLASSIFICAO 1. Conceito de bem; distino entre bem e coisa. Bens podem ser definidos como valores materiais ou imateriais que podem ser objeto de uma relao jurdica. O vocbulo amplo no seu significado, abrangendo bens corpreos e incorpreos, materiais e imponderveis, fatos e abstenes humanas. Distinguem-se bens de coisas, pois entende a maioria dos juristas que o termo coisa mais restrito do que o de bem. Outros doutrinadores afirmam que coisas so apenas os bens materiais ou concretos. Algo imaterial ou abstrato seria designado pela palavra bem em sentido estrito. A respeito do assunto, MARIA HELENA DINIZ corretamente assenta que os bens so coisas, porm nem todas as coisas so bens. As coisas so o gnero do qual os bens so espcies. As coisas abrangem tudo quanto existe na natureza, exceto a pessoa, mas como bens s se consideram as coisas existentes que proporcionam ao homem uma utilidade, sendo suscetveis de apropriao, constituindo, ento, o seu patrimnio (ver Curso de Direito Civil Brasileiro, vol. 1, p. 275-276). No mesmo sentido leciona SLVIO RODRIGUES, para quem bens so coisas que, por serem teis e raras, so suscetveis de apropriao e contm valor econmico, enquanto coisa tudo quanto existe objetivamente, com excluso do homem (Direito Civil, volume 1). Em suma, em mbito do direito privado bem tudo aquilo que pode ser propriedade de algum, ou que apto a constituir o seu patrimnio. Patrimnio , assim, o conjunto de bens. Bem todo valor que representa algo para a vida humana, de ordem material ou imaterial.

2. Classificao dos bens; de suas diversas categorias. So diversas as categorias de bens. De incio, o Cdigo trata, em trs captulos diferentes: a) dos bens considerados em si mesmos; b) dos bens reciprocamente considerados; e c) dos bens pblicos. Doutrinariamente, so classificados os bens em corpreos e incorpreos. Corpreos so os bens dotados de existncia fsica ou material, podendo ser apreendidos pelos cinco sentidos. Incorpreos so os que, embora de existncia abstrata ou ideal, so reconhecidos pela ordem jurdica, tendo para o homem valor econmico. Dentre os primeiros esto, por exemplo, os bens imveis, especificados no art. 79 do CC; dentre os segundos, a propriedade literria, cientfica e artstica, o direito sucesso aberta (art. 80, II) e a propriedade industrial. Os bens corpreos so objeto de compra e venda, enquanto os incorpreos, suscetveis de cesso. Alm disso, estes, ao contrrio daqueles, no se prestam tradio e ao usucapio. De forma sumria, temos a seguinte classificao dos bens dos bens, segundo diferentes critrios: I Dos bens considerados em si mesmos. 7 Quanto a sua materialidade:

CORPREOS, que so coisas de existncia material, podem ser tocadas, apreendidas pelos sentidos de que toda a pessoa dotada: um automvel, o dinheiro, um iate, uma casa). Em suma, so o objeto do direito; INCORPREOS, de existncia abstrata. Ou seja, so intangveis e relativos a direitos que as pessoas fsicas ou jurdicas tm sobre as coisas, sobre os produtos de seu intelecto ou contra outra pessoa, apresentando valor econmico, tais como direitos reais, obrigacionais, autorais.

Quanto a sua mobilidade:

MVEIS, os quais podem ser removidos ou transportados de um lugar para outro, por fora prpria (semoventes) ou estranha, sem sua destruio, alterao de sua essncia ou finalidade para a qual se destinam; IMVEIS, os quais no podem ser removidos ou transportados de um lugar para outro sem sua destruio, alterao de sua essncia ou finalidade para a qual se destinam.

Quanto a sua utilizao (bens mveis):

CONSUMVEIS so bens mveis cujo uso importa na destruio imediata da

prpria coisa; INCONSUMVEIS, que proporcionam reiterados usos, permitindo que se retire toda sua utilidade, sem atingir sua integrigade (ex.: apartamento, automvel, livros etc.).

10 Quanto a sua fungibilidade:


FUNGVEIS, os quais podem ser subistitudos por outros do mesmo gnero, qualidade e quantidade (dinheiro, gros de cereais); INFUNGVEIS, quen no podem ser cambiados por outros do mesmo gnero, qualidade e quantidade (ex.: imveis, tela ou escultura de renomado artista).

11 Quanto a sua participao em relao a um todo:


SINGULARES so os que, mesmo reunidos, consideram-se de per si, independentes dos demais. (ex.: um livro, uma moeda); COLETIVOS OU UNIVERSAIS, que se encerram agregados em um todo (ex.: biblioteca, coleo de moedas, esplio.

12 Quanto a sua divisibilidade:

DIVISVEIS, que podem ser partidos em pores reais e distintas, formando cda qual um todo perfeito: aps a diviso, permanecem suas funes, sem desvalorisao considerlvel. ex.: gleba de terras. INDIVISVEIS - se fracionados, perdem sua substncia: exemplo, uma mquina, um apartamento.

II Dos bens reciprocamente considerados (arts. 92 a 97, CC). a) PRINCIPAIS - existem por si, independentemente de outros. (ex.: um terreno); b) ACESSRIOS - sua existncia presupe a de um principal. Regra geral: o acessrio segue o principal. Diversas so as espcies de bens acessrios. Vejamos, a esse respeito, os frutos, os produtos, as benfeitorias, as pertenas, as partes integrantes, a acesso e os cmodos 13 FRUTOS. So as utilidades que uma coisa produz, periodicamente. So gerados, portanto, em carter renovvel. Classificam-se em: 14 Naturais, gerados em virtude da ao da prpria natureza (organicamente produzidos). 15 Industriais, os quais surgem pela fora da ao humana (artificialmente produzidos). 16 Civis, que so as rendas propiciadas pela coisa, como juros e aluguis. Denominam-se rendimentos.

J em relao ao estado, os frutos se nos apresentam como: 17 18 19 20 21 Pendentes (unidos coisa). Percebidos (colhidos). Estantes (armazenados). Percipiendos (deveriam ser colhidos mais ainda no o foram). Consumidos (utilizados).

A matria relevante ao direito das coisas, sendo regulada pelos arts. 1214 a 1216 do Cdigo Civil, que tratam dos efeitos da posse. Como acessrios da coisa, os frutos cabem segundo a regra do art. 92, pargrafo nico, CC, ao proprietrio. Tal comporta exceo, que diz respeito ao possuidor de boaf. Se algum possui a coisa com a convico de que dono seja dela, crendo, pois, que seja proprietrio, ter direito aos frutos, em determinadas hipteses. Em outras, mesmo estando de boa-f, o possuidor haver de restitu-los. Em princpio, o possuidor deve ter justo ttulo, ainda que representativo de ato nulo ou putativo. Qualquer ato translativo cumpre esse requisito. Protege-se a posse que mais se assemelha a propriedade. Os frutos colhidos de maneira antecipada so regulados como se pendentes fossem. Pergunta-se: quando os frutos gerados na posse daquele de boa-f tero de ser restitudos ao proprietrio? As regras esto dispostas nos arts. 1.214 a 1.216, CC. Vamos a eles:
Art. 1.214. O possuidor de boa-f tem direito, enquanto ela durar, aos frutos percebidos. Pargrafo nico. Os frutos pendentes ao tempo em que cessar a boa-f devem ser restitudos, depois de deduzidas as despesas da produo e custeio; devem ser tambm restitudos os frutos colhidos com antecipao.

Portanto, apenas os frutos percebidos enquanto permanecia de boa-f o possuidor a ele tocaro; os pendentes e os colhidos antecipadamente ho de ser restitudos ao proprietrio. Se houve antecipao, haver restituio. Na seqncia, temos:
Art. 1.215. Os frutos naturais e industriais reputam-se colhidos e percebidos, logo que so separados; os civis reputam-se percebidos dia por dia.

O momento da separao relevante em se tratando de frutos naturais ou industriais; no que tange aos frutos civis, aplica-se o fracionamento de die in diem. Por fim, a lei cuida de impingir uma responsabilizao mais dura ao possuidor que

esteja de m-f, no sentido de coibir a proliferao de posses ilegtimas:


Art. 1.216. O possuidor de m-f responde por todos os frutos colhidos e percebidos, bem como pelos que, por culpa sua, deixou de perceber, desde o momento em que se constituiu de m-f; tem direito s despesas da produo e custeio.

22 PRODUTOS. So utilidades no renovveis, extraem-se da coisa diminuindo-lhe a quantidade, como o caso de jazidas minerais ou madeira de lei. Mencionamos que a boa-f do possuidor no atinge os produtos, de sorte que em qualquer caso devero ser restitudos ao proprietrio, se forem extrados pelo primeiro (possuidor). 23 BENFEITORIAS. So obras ou despesas que se fazem em coisa mvel ou imvel, para conserv-la, melhor-la, ou embelez-la. Podem ser: 24 Necessrias impensae necesariae as quais conservam o bem, fsica ou juridicamente. Destinam-se a conservao da coisa, impedindo que perea ou que seja atingida por algum nus. No primeiro caso, como exemplo citamos o refazimento do telhado ou da reforo da fundao de uma casa. Alguns doutrinadores entendem que as benfeitorias necessrias so consideradas, tambm, aquelas que se destinam a propiciar a explorao normal da coisa. 25 teis impensae utiles as quais aumentam ou facilitam o uso da coisa. 26 Volupturias impensae voluptuariae aquelas ditas de luxo (destinam-se a deleite, recreio ou embelezamento) Esse assunto tambm repercute no direito possessrio. O possuidor de boa-f tem direito em princpio a ser indenizados dos melhoramentos e acrscimos que tenha porventura introduzido na coisa. Relativamente s regras da indenizao, so claros os arts. 1.219 a 1.222, que transcrevemos:
Art. 1.219. O possuidor de boa-f tem direito indenizao das benfeitorias necessrias e teis, bem como, quanto s volupturias, se no lhe forem pagas, a levant-las, quando o puder sem detrimento da coisa, e poder exercer o direito de reteno pelo valor das benfeitorias necessrias e teis. Art. 1.220. Ao possuidor de m-f sero ressarcidas somente as benfeitorias necessrias; no lhe assiste o direito de reteno pela importncia destas, nem o de levantar as volupturias. Art. 1.221. As benfeitorias compensam-se com os danos, e s obrigam ao ressarcimento se ao tempo da evico ainda existirem. Art. 1.222. O reivindicante, obrigado a indenizar as benfeitorias ao possuidor de m-f, tem o direito de optar entre o seu valor atual e o seu custo; ao possuidor de boa-f indenizar pelo valor atual.

O denominado direito de reteno (ius retentionis), consiste na manuteno posse at que o possuidor seja ressarcido pelo crdito. modalidade de exceo contrato no cumprido, servindo como meio coercitivo de pagamento. O possuidor, ao de conhecimento, pode se valer da contestao para exerc-lo; em se tratando execuo para entrega de coisa, utilizar-se-o embargos de reteno por benfeitorias.

da de na de

27 ACESSO. Trata-se de adeso coisa principal, aumentando o volume ou valor do bem. Exemplos: construes e plantaes. 28 PERTENA. coisa acessria destinada a conservar ou facilitar o uso do bem principal. 29 PARTES INTEGRANTES. So acessrios que, unidos ao principal, formam com ele um todo, sendo desprovidos de existncia material prpria. Exemplo: lmpada de uma luminria, bateria de um telefone celular. 30 CMODOS. Vantagens produzidas pelo bem principal. III - Bens pblicos. So aqueles pertencentes s pessoas jurdicas de direito pblico. No Brasil, os bens pblicos esto classificados de acordo com o art. 99 do Cdigo Civil DE 2002:

Bens de uso comum - rios, mares, estradas, ruas, etc. Bens de uso especial - edifcios destinados a sede de pessoas jurdicas de direito pblico Bens dominicais - so o patrimnio das pessoas jurdicas de direito pblico. so os nicos de que estas podem se dispor (vender, alugar, etc).

Os bens pblicos no esto sujeitos a usucapio, mas seu uso pode eventualmente ser cedido a particulares.

Anda mungkin juga menyukai