Anda di halaman 1dari 3

1

COLETA SELETIVA E RECICLAGEM DO LIXO

O lixo responsvel por um dos mais graves problemas ambientais de nosso tempo. Seu volume enorme e vem aumentando intensa e progressivamente, principalmente nos grandes centros urbanos, atingindo quantidades impressionantes, como por exemplo os 14 milhes de quilos coletados diariamente na Cidade de So Paulo. Os sacos de lixo recolhidos em um apenas um dia, nessa cidade, enfileirados, cobririam os 2.000 km que separam So Paulo - SP e Salvador - BA. Na maior parte dos municpios brasileiros (cerca de 76% deles), o lixo simplesmente jogado no solo, sem qualquer cuidado, formando os lixes, altamente prejudiciais sade pblica. O lixo acumulado potencialmente um transmissor de doenas por vias indiretas. As conseqncias da disposio inadequada do lixo no meio ambiente so a proliferao de vetores de doenas (como ratos, baratas e micrbios), a contaminao de lenis subterrneos e do solo pelo chorume (lquido escuro, altamente txico, formado na decomposio dos resduos orgnicos do lixo) e a poluio do ar, causada pela fumaa proveniente da queima espontnea do lixo exposto. Mesmo em cidades onde o lixo tratado em aterros sanitrios, como So Paulo, pode-se ter uma idia da extenso do problema verificando-se que, para acomodar a quantidade enorme de lixo produzida todos os dias, existem apenas dois aterros em funcionamento - cuja capacidade provavelmente dever estar esgotada at 2002, na melhor das hipteses. Dentro desse quadro, a coleta seletiva de lixo aparece no como a soluo final, mas como uma das possibilidades de reduo do problema. Nosso lixo composto por diversos tipos de material, grande parte reaproveitvel. So centenas de milhares de toneladas de plsticos, vidro, papis, papelo, latas de alumnio e de ao que poderiam ter destino mais nobre que atulhar os espaos vitais de nosso territrio, ficando sepultadas para sempre. Coleta seletiva consiste na separao de tudo o que pode ser reaproveitado, enviando-se esse material para reciclagem.
1

www.maisprojetos.com.br

A coleta seletiva no s contribui para a reduo da poluio causada pelo lixo, como tambm proporciona economia de recursos naturais matrias-primas, gua e energia e, em alguns casos, pode representar a obteno de recursos, advindos da comercializao do material. Cabe a cada um de ns a responsabilidade para que a situao do lixo seja alterada para melhor. Podemos atuar individualmente, separando nosso prprio lixo e levando para locais onde ele seja aproveitado, ou organizando programas de coleta seletiva* em nosso local de trabalho, de estudo ou de moradia (como condomnios), etc. Onde houver atividade humana, haver lixo e oportunidade de praticar a coleta seletiva.

Definies: Coleta seletiva - a atividade de separar o lixo, para que ele seja enviado para reciclagem. Separar o lixo no misturar os materiais passveis de serem reaproveitados ou reciclados (usualmente plsticos, vidros, papis, metais) com o resto do lixo (restos de alimentos, papis sujos, lixo do banheiro) . A coleta seletiva tanto pode ser realizada por uma pessoa sozinha, que esteja preocupada com o montante de lixo que estamos gerando (desde que ela planeje com antecedncia para onde vai encaminhar o material separado) , quanto por um grupo de pessoas (empresas, condomnios, escolas, cidades, etc.). Organizar um programa de coleta seletiva no to complicado, MAS EXIGE PLANEJAMENTO CUIDADOSO.

Reciclagem - uma atividade - na maior parte dos casos, industrial - que transforma os materiais j usados em outros produtos que podem ser comercializados. Atravs da reciclagem, papis velhos transformam-se em novas folhas ou caixas de papelo; os vidros se transformam em novas garrafas ou frascos; os plsticos podem se transformar em vassouras, potes, camisetas; os metais tranformam-se em novas latas ou recipientes.

Minimizao de resduos - um conceito que abrange mais do que a simples coleta seletiva e envio do lixo para reciclagem. Pressupes trs regrinhas bsicas que devem ser seguidas : primeiro pensar em todas as maneiras de REDUZIR o lixo, depois, REAPROVEITAR tudo o que for possvel, e s depois pensar em enviar materiais para RECICLAR. Essa forma de atuao chamada de 3 R, que a letra inicial de cada uma das palavras-chave.

www.maisprojetos.com.br

LIXEIRAS SELETIVAS:

P A D R O M U N D IA L C O L E T A S E L E T I V A C o r e s , e le m e n to s , f a m lia s
PAPEL
R e v is ta s , jo r n a is , c a ix a s d e p a p e l o , c a d e rn o s , l is t a s t e l e f n ic a s e p a p e l a r ia d e e s c rit rio s

P L S T IC O
Tam pas, sacos, s a c o la s , b a l d e s , g a rra fa s P E T , fra s c o s sham poos.

M ETAL
L a ta s , a ra m e s, g ra m p o s , ta m p a s d e g a rra fa s

V ID R O
G a rra fa s , cacos, v id r o s d e c o n s e rv a e l m p a d a s .

R EJEIT O S
R e s t o s d e a lim e n t o s , f o lh a s d e r v o r e s , c a s c a s d e fru ta s , le g u m e s e o v o s , g u a rd a n a p o s d e p a p e l e o u tro s e le m e n t o s c o n ta m in a d o s .

Fonte: Instituto GEA

www.maisprojetos.com.br

Anda mungkin juga menyukai