Anda di halaman 1dari 6

G.R.E.S.

ESTAO PRIMEIRA DE MANGUEIRA

CARNAVAL 2012

Enredo: Vou Festejar! Sou Cacique, Sou Mangueira.

Presidente: IVO MEIRELLES

Diretor de Carnaval: JEFERSON CARLOS

Carnavalesco: CID CARVALHO

Autores: SRGIO CABRAL, BETH CARVALHO E BIRA PRESIDENTE

SINOPSE | CARNAVAL 2012

Vou Festejar! Sou Cacique, Sou Mangueira.


Tudo comeou na frica, num tempo em que eu era ainda moo e minha tribo estava a merc do perigo e os sacerdotes cuidavam de expulsar com reza forte as vibraes de m sorte que rondavam nossa morada. Lembro-me que os mensageiros da morte vieram de longe, do outro lado das guas, talvez, no tinham sequer no corpo o bronze da nossa pele, no tinham os lbios carnudos, eram estranhos em tudo! E at mesmo esses detalhes que constroem a nossa face, neles eram diferentes. Juro que inocente, pensei at em disfarce. Conduzido pela dor, fui levado prisioneiro ao traioeiro Negreiro, o reino da apatia. L, sujeito as doenas e a fome que habitavam aquele poro sombrio, ca no mais denso e frio estado de melancolia. E era como um aoite, a escurido da noite, toda vez que ela chegava. E eu sofria pesadelos, acordava assustado. Ainda na inocncia, confundia a luz da vidncia com as trevas dos maus pressgios. Ao desembarcar, os ps feridos, descalos, vi quando o sal do oceano espalhou-se sobre o cho molhado desenhando uma linda concha do mar e, ouvi a voz de Iemanj me falar: este Mundo o teu Novo lar! Prepara-te, o teu futuro te reserva coisas lindas, surpresas te viro ainda. J em terra firme, nos primeiros anos depois que sa da minha terra, suportei a mo pesada da escravido e as feridas da solido. Certa vez, escondido pelo breu da noite, resolvi caminhar na mata. Eu j andara bastante. Com a respirao ofegante, parei pra descansar um instante.

E o sono foi me apagando, a cabea meio tonta, eu j nem me dava conta do perigo de dormir longe da senzala, do povo da minha tribo, sem a proteo de um abrigo. E ali sonhei meu destino. No sonho um guerreiro caador, o cacique dos ndios, passeava naquelas terras e me viu sentado sob uma tamarineira que ele havia plantado no seu tempo de menino. Sentou-se ali do meu lado, desenhou com seu arco, no cho, uma pequena flecha e, com amabilidade, perguntou a minha idade, quis saber em que cidade eu havia nascido. E eu, me sentindo a vontade lhe falei dos deuses iorubs, da minha terra natal, do cordo umbilical, do rio da minha aldeia. E ele, com calma, me falou do poder das folhas e das razes que transformam em cicatrizes ferimentos e mordeduras de aranhas e de serpentes; dos banhos quentes de algumas ervas e sementes, que curam at os doentes de alma. Ao voltar pra senzala era como se meu corao tivesse fala. O Rio de Janeiro era o meu novo terreiro e nas batucadas, nas festas, na alegria das ruas, nas brincadeiras do povo, encontrei meu destino e enganei a solido. Quando o Entrudo chegava uma maravilha de rudos invadia as ruas, um barulho encantador que contrastava com a sujeira reinante. Divertidas batalhas com limo de cera, gua e farinha branca atiradas entre os participantes aconteciam a todo instante. Z-pereira, bumbos, rostos e bumbuns de negros azucrinando nas praas e no passeio pblico, zombando, se divertindo, enquanto a viola chorava e espinoteava espantando a tristeza. E tudo era instrumento, flauta, violes, pandeiros, latas, gaitas, frigideiras de ferro, caixotes e trombetas. Instrumentos sem nome, inventados subitamente no delrio da improvisao, do mpeto musical, na fora do sentimento. J que batucar na cozinha Sinh no deixava, o nosso canto ecoava nas senzalas e invadia as ruas. Alis, na rua do Ouvidor, na rua Direita ou no Largo de So Francisco tudo era canto e os sons sacudiam e movimentavam as vestimentas de cores vivas, ardentes, danando e tateando os corpos que exalavam o doce perfume da alegria.

A elite fazia biquinho e implicava, chamava nossa festa de selvagem e brutal e que o verdadeiro carnaval estava nos sales da nobreza de Paris e Veneza. Discriminada e com as autoridades policias no encalo, a turma dos descalos e descamisados tratou de arrumar um jeitinho para continuar festejando. Com um olho no padre e outro na missa lutamos danando, danamos rezando e rezamos cantando. As festas, celebraes e procisses dos brancos, agora, serviam como mscaras e disfarces. Por trs delas festejvamos nossas entidades sagradas e batucvamos at o sol raiar. Organizados em Cordes carnavalescos, cantadores e danarinos, palhaos, a morte, os diabos, os reis, as rainhas, as baianas, os morcegos e os ndios tambm entraram na dana e colocaram a polcia pra danar. No noturno da Praa Onze, ali mesmo na nossa Pequena frica, os desfiles do Pastoril e dos Maracatus em louvor Ciata DOxum, a tia-me-baiana dos festejos, se tornaram a sensao e os luxuosos Ranchos cantadores, dominados pelos negros e castanhos, rompiam a massa colorida em grande animao. Para matar a sede dos cantadores e dos berradores, os refrescos de coco, os gelados de abacaxi e limo. Para a fome, bolos de fub, p de moleque, alcaar, tapioca, manau e feijoada no caldeiro. Mascarada, a elite branca se esbaldava no luxo dos sales, nos desfiles dos corsos e das grandes Sociedades. O povo preto e pobre, barrado no baile burgus, continuou dono das ruas e vielas como legtimos senhores da folia. Msica, fanfarra, prstito, maxixe e, finalmente, de semba se fez samba. Abenoadas por Nossa Senhora do Rosrio, na Festa da Penha, as negras suspendiam as saias rodadas e danavam, nos requebros das ancas, no arranco das umbigadas. Enquanto os senhores rezavam na parte alta das escadarias, na parte de baixo, a sensualidade era religiosa, o ritmo dos batuques era sacerdotal e feiticeiro. Ali desaguavam os cantos e as melodias de todo o povo brasileiro e os compositores da primeirssima gerao de sambistas, testavam a popularidade do seu cancioneiro.

O tempo passou. A cidade se transformou em uma selva de pedra onde a Ona reinava absoluta e era a principal atrao. Vejam todos presentes, olha a empolgao, este o Bafo da Ona que eu trago guardado no meu corao. At que um dia, um Cacique bamba entrou na folia e dividiu a tribo do samba sem vacilao. Foi l no fundo do seu quintal que o samba pegou moral e agitou a massa, e o povo voltou a cantar e sorrir, caciqueando aqui e ali, abrindo o corao pro amor. De repente as ruas esvaziaram-se! Ser que a Ona vacilou, foi beber gua de cheiro e se afogou?! At mesmo o bravo Cacique parecia cansado das batalhas de confetes e desanimou! Para onde teria ido a alegria? Onde estaria a espontaneidade que transformava cem pessoas sadas de um bairro em quinhentas, em mil, sem ningum se conhecer? Mas o samba eterno, no tenho medo de responder! Ele at pode agonizar, mas jamais ir morrer! A Ona marcou bobeira e no mais saiu da toca, mas o Cacique, malandro, mudou de oca, foi fazer morada sombra de uma tamarineira e ali no subrbio da Leopoldina, abenoado por Oxossi, o pagode ecoou vindo do Fundo do Quintal e embalado por banjos, repiques, tants e pandeiros conquistou o Brasil inteiro. Batam palmas, gritem, soltem a voz. Pra manter o pique s depende de ns! O carnaval, a partir da, no terminava mais na quarta-feira de cinzas. Quase sem querer, ele se fragmentou em diversas festas nos lares das famlias simples, em animadas rodas de samba, em batuques sobre mesas de bares, confirmando que a tribo do samba ainda queria apito, sem necessariamente o pau ter que comer! Isso tudo j faz muito tempo. Hoje eu chego com o vento e volto aos ps da velha tamarineira, sento-me novamente ao lado do guerreiro e de Oxossi em saudao ao meio sculo de histria do cacique de Ramos. Ns somos as razes e o Cacique o tronco desta rvore que deu frutos como Jorge Arago, Almir Guineto, Arlindo Cruz, Dicr, Mauro Diniz, Zeca Pagodinho, Luis Carlos da Vila e Neguinho da Beija-Flor, entre outros nomes, alm da dindinha Beth Carvalho um bendito fruto feminino entre tantos homens.

Salve a tribo dos bambas; esse Doce Refgio de pagodeiros e malandros no bom sentido da palavra. A tribo que bate tambor e faz ecoar o surdo de primeira pra saudar a sagrada tamarineira e confirmar que o bom samba tambm mora em Mangueira. Afina, onde eu cheguei, nem um mortal chegou, modesta parte nessa arte, Deus me consagrou e o meu canto ecoou por todo universo, at em Marte o meu samba fez sucesso! Por tudo isso vou festejar, pois sou Cacique, sou Mangueira!

Boa sorte a todos compositores

Anda mungkin juga menyukai