Anda di halaman 1dari 7

195 POBRES E POBREZA: metamorfoses e fabulaes

Monique Borba Cerqueira Instituto de Sade de So Paulo

POBRES E POBREZA: metamorfoses e fabulaes Resumo: A vasta classificao utilizada para caracterizar o homem pobre acompanhada por formas de exort-lo, idealiz-lo, esconjur-lo. Para alm da associao da pobreza destituio material, sua forma mais aparente corresponde a uma situao reles e desprezvel, engendrada por um universo moral que possui o ardil de uniformizar, tornando pejorativas vrias dimenses da vida dos chamados pobres. assim que enquanto fora dinmica, a pobreza se ergue e circula, ocupando falas, cenrios, subjetividades, identificando-se a um amplo conjunto de prticas que operam seus enquadres, nomeaes e recriaes constantes da subalternidade. Este artigo objetiva desconstruir a impotncia dos pobres, ao debater o construto histrico, moral e poltico que produz e atualiza sua figurao, evidenciando a instncia de dominao que lhe prpria. Trata-se de desessencializar a questo da pobreza e dos pobres como maquinao capaz de imputar sofrimento, piedade e resignao. Palavras-chave: Pobres, pobreza, construo da subalternidade. POOR AND POVERTY: metamorphosis and fables Abstract: The wide variety of classification concepts used to characterize the poor has been accompanied by a rationale that admonishes them, idealizes them or execrates them. Beyond linking poverty to material and social destitution, its most apparent form of manifestation relates to a contemptible situation that is engendered by a moral universe where people are standardized, as a means to belittle the many dimensions of life of the so-called poor. This is how poverty, as a driving force, soars and spills over talks, settings and subjectivities, thus identifying itself with a vast set of practices that fits to its frames, designations and recreations that are inherent to subalternity. The present study aims to deconstruct the powerlessness of the poor and highlights the instance of domination to which they are subjected by discussing the legitimacy of the moral constructs that shape and define the configuration of the poor. Key words: Poor, poverty, construction of inferiority.

Recebido em: 07.10.2008. Aprovado em: 01.07.2009

Rev. Pol. Pbl. So Luis, v. 13, n. 2, p. 195-201, jul./dez. 2009

196

Monique Borba Cerqueira

1 INTRODUO O mundo contemporneo assiste exausto modos de civilizao que produzem sujeitos banidos, sobreviventes que exibem uma figurao catica e massiva. Sobrantes e miserveis de toda a ordem so tomados por uma viso unidimensional. Esse o universo dos pobres, onde no h nenhuma singularidade ou complexidade nada os distingue. Detentores de um fardo insolvel, os pobres contrastam com a transparncia que os quantifica, localiza e controla por meio de elucubraes estatsticas que polarizam o debate poltico e social. Assim, cincia e sociedade tomam para si a tarefa de dizer quem so e qual o lugar social dos pobres. Inmeros so os estudos sobre a diversidade da privao, as artimanhas do regime da falta e o modo como a carncia toca cada signo do social. Esse registro obsessivo do fenmeno pobreza tambm indica um testemunho passivo que assiste a vida vergar. No apenas o ressentimento e o horror dos vencidos tm sido explorados insistentemente, fazendo circular mensagens de penria e desamparo, denncia e injustia. Trata-se tambm de reproduzir uma verdade essencial, onde os pobres so confinados a um mundo moral, bom, perfeito e justo que os remete incapacidade e ao demrito. Embora estejamos diante de uma realidade deplorvel, lamentada e bvia, o absolutamente aparente e facilmente notado no tem criado uma vida que interroga e experimenta novos caminhos e possibilidades. O diagnstico aberrante do que somos no tem produzido um movimento na direo do que podemos ser, como lembra Foucault (1984):
Sans doute lobjectif principal aujourdhui nest-il pas de dcouvrir, mais de refuser, ce que nous sommes. Il nous faut imaginer et construire ce que nous pourrions tre [...].

que perpassam a ordem discursiva e os mltiplos campos da realidade social, mostrando critrios de valorao implcitos ou explcitos e o grau de arbitrariedade e dominao que encerram. Nesse sentido, necessrio operar uma desconstruo do repertrio de representaes que acercam o pobre e a pobreza, a fim de revelar um pouco mais sobre esse universo fragmentrio e surpreendente. Na literatura recente, como lembra Sarti (2003, p.36), muito se discutiu a pobreza, mas pouco se tematizou os pobres, cuja perspectiva de compreenso definiu-se sempre a reboque do drama social. Isto nos remete a uma questo fundamental. So os pobres que tm constelado em torno de si toda a carga opressiva e difusa de representaes sobre a pobreza. Tal universo de representaes configura uma matriz simblica que, como uma teia, envolve a vida social e os vrios discursos sobre a pobreza. a partir de um plano desigual e heterogneo de foras sociais que acontece a construo de cdigos de poder arbitrrios que se exercem de forma concreta sobre os corpos e mentes dos chamados pobres. Embora nas ltimas dcadas no Brasil, tenha se produzido um amplo e sofisticado saber sobre a pobreza, nos parece impossvel dialogar com a pobreza sem compreender os pobres. At porque, como afirma Andrade (1989, p. 11):
[...] a sociedade brasileira est disposta de modo a perpetuar e a reproduzir a pobreza enquanto tal. Somos todos, os trabalhadores deste pas, permanente e insidiosamente interpelados como pobres.

Identificados como vagos e imprecisos contingentes humanos, pobres somos todos ns, ao compartilharmos o sentimento repisado de angstia e frustrao que nos separa da existncia de justia social e equidade em nosso pas. 2 POBRES E POBREZA: moldando a impreciso Pobres e pobreza constituem um tema de difcil abordagem, seja por sua capacidade de produzir num plano abstrato, um crculo estril e vicioso de impasses no debate poltico, econmico e sociolgico, seja pela exausto que se explicita na sua concretude como fenmeno do mundo, generalizado e banal, apontando cada vez mais para uma realidade aceita socialmente e muito prxima do imutvel. Essa mesma impreciso e fluidez passa pelo debate acadmico e evidenciada na preocupao de especialistas com a urgncia da construo de um mtodo cientfico consistente capaz de medir internacionalmente a pobreza, ao mesmo tempo em que os indicadores precisariam incluir "medidas subjetivas relacionadas ao sentir-se pobre."

Por mais perversa que a vida possa parecer e maior repugnncia que a realidade inspire, permanecemos to somente impassveis diante de um mundo que administra e confirma nossas incapacidades, fazendo parecer impossvel a criao de sadas para a existncia. Nesse sentido, o trevoso mundo dos pobres um problema que aponta para alm da esfera econmica, poltica ou social, remetendo ao esgotamento dos modelos de civilizao. Este artigo responde ao incmodo diante da linearidade de interpretaes correntes sobre os pobres e tem como objetivo principal a desconstruo e desnaturalizao das figuraes do pobre e da noo de pobreza, discutindo categorias que definem, apreendem e problematizam o seu contedo valorativo. Trata-se de explorar a essencialidade expressa em rtulos e esteretipos

Rev. Pol. Pbl. So Luis, v. 13, n. 2, p. 195-201, jul./dez. 2009

POBRES E POBREZA: metamorfoses e fabulaes

197

Trata-se de tentar mapear e dar conteno a um fenmeno poroso, altamente complexo. Nesse sentido, nossa discusso exige, a princpio, no tomar a pobreza como fenmeno determinado exclusivamente por um padro econmico expresso na esfera da materialidade, mas tambm a partir da dinmica das relaes simblicas que ancoram padres de sociabilidade no mundo social. A desvalorizao das foras da vida inventa o pobre o mal provido, pouco frtil, pouco produtivo, de pouco valor, mal dotado, desfavorecido, desprotegido, digno de compaixo, infeliz apenas algumas acepes para a palavra pobre. A moral cria cdigos de conduta e regras na direo de um campo impositivo, utilitrio e finalista, configurando relaes de dominao, expressas em sentenas inabalveis que modelam o que se deve pensar, como agir, em que acreditar. Quando o pobre no circunstanciado numa frmula nica, estanque, ele uma criatura hbrida, o aceitvel e o inaceitvel, aquilo que todos sabem e no sabem exatamente o que . Por isso, requer ateno todo modo de identificar, classificar, qualificar o pobre. Cdigos moralmente compartilhados recomendam, indicam, estabelecem que o pobre bom, o pobre dcil aquele que consome pouco, trabalhador, est inserido em algum arranjo ou dinmica familiar, pode ser ou no eleitor, pois sua mera figurao existencial produz dividendos polticos. Esse o pobre que est na literatura, na mdia, nas plataformas polticas, nos programas sociais. o pobre que no pode falar, mas de quem se fala. o pobre que recebe elogios, prmios por seu esforo criativo ou empreendedor, aquele para quem se planeja intervenes e se imagina resgatar dos limites da doena, do crime, da delinqncia; s vezes, incmodo, esse pobre , sobretudo, til. Ele se diferencia radicalmente do pobre inaceitvel, do vadio, daquele que pode acumular imperfeies morais graves: ser miservel, sujo, famlico, pavoroso em sua tradicional figurao supliciada. Massacrado, o pobre incapaz, grotesco, burro, abjeto, ocupando um lugar de subtrao e exibindo sempre alguma forma de apagamento de si. Por isso, ao conjunto da plebe nomeia-se "povo", ttulo que prima pela mesma indiferenciao atribuda s "classes populares". O predomnio de uma idia informe e fantasmtica de pobreza no dissimula, molda e atormenta apenas os desvalidos. Implantada no corao social, a ameaa representada pela falta soberana gera medo e engendra dispositivos polticos que percorrem toda sociedade. Muitas so as gradaes que essa poderosa mquina de codificao estabelecer sobre grupos e indivduos. Mas pobreza no apenas uma palavra destinada a designar, o lugar de confinamento dos pobres. Por isso, surpreendente a linha que atravessa as dimenses semnticas reveladas na incrvel variedade de representaes em que o pobre e a pobreza associam-se a sentimentos. Mollat (1989) chama ateno para a enorme condescendncia que o diminutivo pobrezinho pode exprimir, bem como suas

oscilaes de sentido, que vo do desdm, ao desprezo; do desprezo repulsa. Conferindo ainda mais complexidade ao nosso objeto de investigao, uma incrvel dramaticidade cerca o homem pobre e sua condio sofrida. H tambm outro tipo de desvalido, aquele que "sujo", "esfarrapado", "nauseabundo", "coberto de lceras" e "repugnante". Pode ser, alm disso, um "desclassificado", representante da "escria", o "refugo", "o rebotalho de todas as classes" (MARX, 1978). Verifica-se que a pobreza como grande frmula social s exibe sua excepcional carga de opresso quando mesclada ao jogo sorrateiro, imaterial e valorativo que, em geral, remete desqualificaco e despotencializao da vida social como um todo. Muitas respostas foram dadas em todos os tempos intrigante questo da pobreza. Mas, a rigor, a pobreza , antes de tudo, reconhecida pela destituio material, embora no seja sua nica expresso. Talvez resida a a chave de um mistrio que informa sobre a universalidade da pobreza no mundo capitalista. A forma mais aparente da pobreza est associada a uma situao aviltante, produto de foras materiais e simblicas que possuem o ardil de uniformizar em negativo todas as dimenses da vida daqueles que so considerados pobres. E sob este solo moral que se define um regime de representao e interveno que elege qual o contingente de minimizao humana sob seu foco. No Brasil, a sociedade colonial em sua caracterstica estamental revela o desclassificado social como o homem livre pobre, muito freqentemente miservel e quase sem vantagens, se comparado ao escravo. Nesse caso, a desvalorizao do homem liberto em situao de pobreza d origem ao pobre. Mas muitos so os pobres e muitas as pobrezas. Os sentidos variam desde o ponto de vista histrico, social e cultural. Vises dspares se apresentam.
Em pocas diferentes, muda a funo principal da imagem do pobre, alterase a ordem dos valores em que est inscrito, modifica-se a avaliao tica e esttica dessa personagem (GEREMEK, 1995, p.7).

Embora na idade mdia a pobreza tenha sido embalada por um status divino, na modernidade ela se torna uma condio degradante, um castigo de insubordinao s foras do mercado.
A realidade que corresponde a essa imaginria moderna aquilo que desde o sculo XVIII, veio a ser chamado de questo social e que poderamos, melhor e mais simplesmente, denominar de

Rev. Pol. Pbl. So Luis, v. 13, n. 2, p. 195-201, jul./dez. 2009

198

Monique Borba Cerqueira aguda misria, cuja ignomnia consiste em sua fora desumanizadora; a pobreza abjeta, porque submete os homens ao imprio absoluto de seus corpos, isto , ao imprio absoluto da necessidade, como todos os homens a conhecem a partir de sua experincia mais ntima independente de todas as especulaes (ARENDT, 1995, p. 48).

Nessa perspectiva, a construo da categoria pobre retira da condio humana suas mltiplas possibilidades de ser. O pobre circunstanciado numa frmula nica, estanque. assim que a representao do pobre e da pobreza se constitui atravs de cones exemplares para todos que se atrevam a no zelar por seu lugar na ordem social. Nesse sentido, Andrade (1989, p.111), ao comentar o caso brasileiro afirma que a ordem estabelecida requer a pobreza e a reproduz enquanto tal (isto , enquanto carncia material e demanda social difusa). Dando continuidade a mesma anlise, o autor mostra as implicaes polticas desse processo.
A base desse processo geral, portanto, a caracterizao da populao como pobre. Mas a pobreza tem vrios significados polticos. Ela pode significar desamparo, fonte de legitimidade eleitoral, subverso, crime e debilidade organizatria. A cada um desses significados correspondem complexos institucionais especficos. Esses complexos, consolidados e superpostos, fixam os pobres em sua condio, de tal forma que os pobres eles mesmos reproduzem, como num jogo de espelhos as condies institucionais de sua existncia. (ANDRADE, 1989, p. 112).

Valladares (1991) faz um estudo elucidativo das representaes da pobreza urbana no Brasil nos ltimos cem anos, destacando os perodos da virada do sculo XIX para XX, as dcadas de 50-60 e de 7080 deste mesmo sculo.Cem anos pensando a pobreza (urbana) no Brasil um trabalho interessante por sintetizar historicamente os planos e deslocamentos da representao da pobreza. A autora descreve a rota de mutaes da categoria pobre, carregada de interesses polticos e econmicos que se subscrevem no plano sciocultural. Segundo ela, somente no sculo XIX a pobreza emerge com fora aos olhos da elite nacional, exatamente no momento de transio para uma ordem capitalista. na virada do sculo, com o regime republicano, que surge uma idia de pobreza estreitamente relacionada ao discurso e s prticas higienistas, vindo de encontro com o que afirma Foucault (1988, p. 97):
[...] aparece, no sculo XIX e sobretudo na Inglaterra, uma medicina que essencialmente um controle da sade e do corpo das classes mais pobres para torn-las mais aptas ao trabalho e menos perigosas s classes mais ricas.

A pobreza se ergue com uma fora dinmica e frentica, mquina metamorfoseante que define cenrios e subjetividades. E a partir de um conjunto de prticas que a pobreza opera seus enquadres, nomeaes, recriaes constantes da subalternidade que insiste em produzir impotncia, no s nos pobres, mas em toda sociedade. O pobre uma criatura hbrida, o aceitvel e o inaceitvel, argila moldvel ao gosto e interesse dos campos poltico, social e moral. A partir dessa perspectiva, pode-se problematizar os pobres como uma astuciosa fico de poder e superioridade. 3 POBRES E POBREZA NO BRASIL: a tica das cincias sociais Nas Cincias Sociais, inmeros autores pretenderam identificar as diferentes formas assumidas pelas categorias pobre e pobreza. A interlocuo com alguns deles (VALLADARES, 1991; SARTI, 2003; SPRANDEL, 2004; ZALUAR, 2000) importante para ilustrar questes referidas anteriormente, agora sob o foco da produo intelectual brasileira.

Sob esta lgica, o cortio, enquanto unidade habitacional insalubre, e as populaes pobres que o habitavam, entraram na mira da medicina higienista, passando a ser representadas como as classes perigosas, numa conjuntura poltica que apregoava a manuteno da ordem social (VALLADARES, 1991). O mundo do trabalho e suas obrigaes morais, fortalecido pela idia recente de assalariamento construiu-se a partir da dicotomia entre a populao integrada e a desordem comandada pelos desocupados os vadios ou pobres. No entanto, a idia de periculosidade associada aos grupos empobrecidos consolida-se com as revoltas populares ocorridas entre o fim do sculo XIX e incio do sculo XX, sendo a mais conhecida, a Revolta da Vacina, 1904 (Ibid., 1991). Interessante observar que a condio de pobreza era atribuda a todo aquele que no era trabalhador, ou seja, o indivduo improdutivo, portanto, fora da nova ordem capitalista. Tal viso do pobre se transforma inteiramente nos anos 50-60, quando a pobreza transita espacialmente do cortio para favela e o pobre passa da vadiagem ao subemprego (Ibid., 1991). Um exerccio de comparao com a virada do sculo sugere que a noo de pobreza j comeava a sofrer algumas importantes alteraes. Em primeiro lugar, relativiza-se a idia de que a pobreza responsabilidade individual, sendo pobres aqueles cujas fraquezas morais no haviam ainda respondido ao chamado do trabalho. Reconhece-se que so determinantes externos ao indivduo que o conduzem situao de pobreza, cabendo muito mais sociedade que a ele mesmo a responsabilidade por uma condio da qual ele dificilmente consegue escapar (Ibid, 1991, p. 99).

Rev. Pol. Pbl. So Luis, v. 13, n. 2, p. 195-201, jul./dez. 2009

POBRES E POBREZA: metamorfoses e fabulaes

199

A novidade neste momento a emergncia da teoria da marginalidade que ressalta a incapacidade do sistema econmico em incorporar toda populao no mercado de trabalho, fazendo com que os pobres passem a ser considerados excludos pelas foras do mercado, tornando-se marginalizados. A autora ressalta tambm que a partir dos anos 50 que o cientista social passa a compor, junto com os economistas, uma nova voz que muito influenciar o discurso sobre a pobreza. Assim que novas denominaes e um carter fundamentalmente tcnico passam a ser adotados, a partir dos anos 60. A nova terminologia, importada do Banco Mundial e de organismos internacionais que exportam polticas sociais nas reas de educao, sade e habitao principalmente, traz como novidade a introduo da varivel renda na definio de pobreza. A idia era a de que usando deste artifcio seria possvel orientar melhor a alocao dos recursos governamentais, a partir da definio de linhas de pobreza e de critrios de elegibilidade. A nova categorizao, tomando o salrio mnimo como parmetro, leva a uma novidade: a pobreza passa a ser aceita e conhecida to somente como um fenmeno de insuficincia de renda. Pobreza torna-se sinnimo de carncia, situao em que o atendimento das necessidades biolgicas e sociais dos indivduos e suas famlias est abaixo de um patamar mnimo. A partir deste novo princpio classificatrio torna-se possvel diferenciar grupos no interior da populao pobre: aqueles acima ou abaixo da linha de pobreza; aqueles com ou sem renda regular medida em termos de salrio-mnimo (Ibid., 1991, p.100). A representao da pobreza desloca-se, assim, para a rbita da Economia. a participao na atividade econmica que define e escalona o lugar dos pobres na grande base da pirmide social. O que interessa identificar quem tem ou no tem capacidade de satisfazer suas necessidades bsicas dentro de padres de consumo...(Ibid.,1991). Ainda a partir da anlise da autora, os anos 70-80 introduzem uma outra unidade espacial para identificar os pobres e a pobreza a periferia. nesse perodo que se d a periferizao das massas trabalhadoras, afastadas compulsoriamente dos pontos de centralidade urbana. Sarti (2003) identifica os anos 70 como um perodo em que as cincias sociais brasileiras passam a localizar os pobres a partir de seu lugar na produo, mas tambm como sujeitos polticos pensados como agentes da transformao social, a partir da noo de classe (SARTI, 2003, p. 37). Segundo a autora, os pobres foram pensados, nessa perspectiva produtivista, a partir de uma viso na qual eles prprios no se reconhecem, o que foi considerado uma marca de sua alienao ou falsa conscincia por vrios militantes e intelectuais. Em outras palavras, os pobres foram pensados como se sua identidade social fosse ou devesse ser construda exclusivamente a partir de sua determinao de

classe, ou, de outro ponto de vista, como se suas aes fossem ou devessem ser motivadas pelo interesse em satisfazer suas necessidades materiais, uma vez que eles foram definidos por essa carncia bsica (SARTI., 2003, p. 39). Num captulo intitulado As teorias sociais e os pobres: os pobres como objeto, Zaluar (2000) discute o papel poltico dos pobres na produo intelectual como personagens que, mesmo centralmente presentes nessa literatura, jamais ocuparam o lugar da renovao ou da transformao (ZALUAR, 2000, p. 35). Nas dicotomias presentes nos estudos sobre o seu papel poltico, aos pobres urbanos coube carregar o peso do fisiolgico em oposio ao ideolgico, do tradicional em oposio ao moderno, do atraso em oposio ao avano, do pessoal particularista em oposio ao universal e, acima de tudo, do material imediato em oposio aos ideais mais amplos, gerais e prementes da sociedade nacional (ZALUAR, 2000, p. 35). tambm nos anos 70 que surgem e se fortalecem os movimentos sociais urbanos, o que leva a uma possvel associao entre pobres/pobreza e a idia de cidadania, uma vez que as necessidades impostas periferia geraram movimentos reivindicatrios e lutas por direitos sociais. No entanto, Sarti (2003) nos lembra que a representao negativa dos pobres continua a existir nas cincias sociais, transitando da idia de falta de conscincia de classe para falta de direitos de cidadania. Os anos 80, segundo Valladares (1991), indicariam um retrocesso nos ltimos cem anos, uma vez que a escalada da violncia urbana acabou por recolocar sob suspeita o trabalhador e o habitante da periferia como agentes potenciais da criminalidade. O pobre volta a ser considerado indivduo perigoso, como na virada do sculo XIX para o XX. Uma outra linha de interpretao, vinculada aos estudos etnogrficos, correspondeu a uma valorizao da diversidade cultural, do universo simblico, contemplando os modos de vida das populaes pobres (SARTI, 2003, p. 43). A autora ressalta os equvocos de algumas abordagens antropolgicas que autonomizaram a dimenso da cultura, esquecendo-se do contexto poltico e desprezando a idia fundamental de que os pobres participam de uma sociedade mais ampla. Nessa linha de pensamento, preciso apontar tambm as dificuldades causadas pela idia introduzida nos anos 60, por Oscar Lewis (1979), de uma cultura da pobreza que teve forte influncia nos meios acadmicos internacionais, embora amplamente criticada nas cincias sociais. J o trabalho de Sprandel (2004) na linha da antropologia poltica, analisa a pobreza como preocupao historicamente recente no Brasil e considera que apenas a partir da dcada de 80, a pobreza tornou-se tema central, tanto de reflexo como de ao poltica. No entanto, a autora considera

Rev. Pol. Pbl. So Luis, v. 13, n. 2, p. 195-201, jul./dez. 2009

200

Monique Borba Cerqueira

pobreza tornou-se tema central, tanto de reflexo como de ao poltica. No entanto, a autora considera que somente na dcada de 90, no bojo da Ao da Cidadania contra a Misria e pela Vida a Campanha de Combate Fome a pobreza assumiu centralidade como uma questo governamental. tambm na dcada de 90 que a pobreza passaria a ser um tema quase que exclusivo dos economistas, sempre em dia com a pauta dos organismos internacionais de desenvolvimento (Ibid., 2004). Data desse perodo recente a definitiva consagrao dos nmeros como mecanismo de inquestionvel valor para medir, mostrar, sugerir, comprovar e equacionar o problema da pobreza. Tal abordagem coloca uma grave questo metodolgica a ser enfrentada, j que a abordagem quantitativa passa a ter ascendncia sobre os estudos qualitativos. Os saberes sobre a pobreza passam a se basear numa abstrao numrica e no no plano da discusso de idias, dos sujeitos envolvidos e da realidade social concreta. Provocante e certeiro o debate feito por Sprandel (2004) sobre as representaes da pobreza nos organismos internacionais da atualidade. Ela identifica a existncia de um discurso e uma prtica em relao pobreza que prprio dos grandes organismos internacionais, mais especificamente do Banco Mundial (Banco Internacional de Reconstruo e Desenvolvimento/BIRD), do Fundo Monetrio Internacional (FMI) e do Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Trata-se de um discurso que considera a pobreza e os pobres de forma quase naturalizada, como um dado da realidade, antigo no tempo e generalizado geograficamente. Em sua fase mais recente e progressista, como veremos adiante, tal discurso defende o empowerment dos pobres e afirma que suas vozes precisam ser ouvidas (SPRANDEL., 2004). Certamente no a inteno dos organismos internacionais criar uma poderosa mquina de empoderamento das classes populares, muito menos libert-los do estigma da impotncia. O avano assinalado pelo BIRD em anos recentes, atravs do desenvolvimento do projeto Voices of the poor, considerado pelos seus porta-vozes um marco em relao viso tradicional da instituio sobre a pobreza, baseada apenas em dados quantitativos, embora contrrio ao objetivo do prprio Banco Mundial de formular polticas, teria a inteno de dar voz aos pobres (SPRANDEL, 2004, p. 148). Esse exemplo recoloca o problema das abordagens metodolgicas sobre a pobreza, evidenciando que no se trata apenas de adotar um enfoque prioritariamente quantitativo ou qualitativo, mas de saber claramente quais os objetivos propostos por cada um. O problema metodolgico e tico que aponta para a oscilao dos referenciais que vem definindo quem so os pobres e o que a pobreza tem uma correspondncia direta com a questo da biopoltica da populao proposta por Foucault (1985, p. 131).

Nesse sentido, a estatstica aparece como instrumento governamental de controle das populaes, da administrao dos corpos atravs da gesto calculista da vida. Ainda sobre o forte vis matemtico que notabiliza o saber estatstico sobre a pobreza por meio dos organismos internacionais, Sprandel (2004, p.148) argumenta:
[...] uma vez identificados, os pobres so analisados de forma quase acachapante, como fossem internamente homogneos e social e politicamente isolados.

Observa-se que tanto os relatrios sobre o desenvolvimento mundial e os relatrios sobre o desenvolvimento humano esto referidos lgica de naturalizao da pobreza e dos pobres, que identifica sob estas categorias milhes de pessoas, nos mais diferentes pontos do planeta (Ibid., 2004). A autora acrescenta ainda que alm de um amplo conhecimento que s os nmeros podem mostrar algo que dota os organismos internacionais de uma aptido tcnica acima de qualquer suspeita seu discurso sobre a pobreza reforado pelo carter sensvel e humanitrio, portanto verdadeiro e eticamente inatacvel. 4 CONCLUSO O carter abstrato e fluido da noo de pobreza permite vrias abordagens e informa de maneira exemplar diversas formas de conceber os pobres e a pobreza. Os enfoques abstracionista, tecnicista, reducionista, moralista e tantos outros permeiam a maioria das narrativas, imprimindo diferentes matizes ao registro discursivo. Na grande maioria dos casos, o pobre, sua fala, sua escuta, sua presena, sua existncia apagada ou minimizada sob o peso dos esteretipos j consagrados. Enquanto os pobres so permanentemente subalternizados, a pobreza essencializada, num movimento de degradao que aponta para modelos ideais e obsessivos em busca da estabilidade social. Vale lembrar ainda que ao contrrio das vises que alegam uma tendncia obscuridade na qual enclausurou-se a pobreza, Telles (1999) afirma o quanto estamos diante de uma realidade amplamente registrada na sociedade brasileira. Mas por que essa pobreza to conhecida, to persistente sempre foi incapaz de exigir padres mnimos de civilizao? Este o enigma da pobreza brasileira, segundo Vera Telles. At que ponto essa ampla visibilidade que temos da pobreza nos provoca? E aqui a imagem mistura-se experincia real de uma sociedade que tropea na misria e, talvez, por isso mesmo, tenha criado tantos artifcios para absorv-la de forma silenciosa. At porque uma representao da pobreza sempre construda numa relao ntima com um sujeito articulado a um campo de propsitos e

Rev. Pol. Pbl. So Luis, v. 13, n. 2, p. 195-201, jul./dez. 2009

POBRES E POBREZA: metamorfoses e fabulaes

201

referncias que se lanam juntos a cumprir seus objetivos. Sob este cenrio constela-se uma grande dificuldade: a de reconhecer que os pobres so, antes de tudo, possuidores de desejo, alm de serem possudos pelos desejos alheios. Martin-Barbero (2003), ao tematizar as transformaes do "homem da indstria", cuja participao j no era apenas como espectador de um processo, mas tambm como ator, v em "Tempos Modernos", o filme que apresenta um proletrio,"homem com fome, torpe, golpeado continuamente pela poltica e, contudo dotado de uma capacidade de significar, de uma fora representativa imensa...". Mas porque o desejo uma fora capaz de derrubar as distines de classe, os pobres dificilmente so reconhecidos sob seu solo. REFERNCIAS ANDRADE, Regis de Castro. Poltica e pobreza no Brasil. Revista Lua Nova, n.19, p.111, novembro, 1989. ARENDT, Hannah. Da Revoluo. So Paulo: tica,1995. FOULCAULT, M. Entretien avec Hubert L. Dreyfus et Paul Rabinow. In: RABINOW, Paul; DREYFUS, Hubert. Michel Foucault, un parcours philosophique. Paris: Gallimard, 1984. ______. FOUCAULT, M. Microfsica do poder. 4.ed. Rio de Janeiro: Graal, 1988. GEREMEK, Bronislaw. Os filhos de Caim: vagabundos e miserveis na literatura europia: 14001700. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. LEWIS, Oscar. Os filhos de Sanchez, Lisboa: Moraes Editores, 1979. MARTIN-BARBERO, Jess. Os Meios e as Mediaes. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003. MARX, Karl. O 18 Brumrio e cartas a Kugelmann. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. MOLLAT, Michel. Os Pobres na Idade Mdia. Rio de Janeiro: Campus, 1989. SARTI, Cyntia Andersen. A famlia como espelho - um estudo sobre a moral dos pobres. 2.ed. So Paulo: Cortez, 2003. SPRANDEL, Mrcia Anita. A pobreza no paraso tropical: interpretaes e discursos sobre o Brasil. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 2004.

TELLES, Vera. Direitos Sociais - Afinal, do que se trata? Belo Horizonte: UFMG: 1999. ALLADARES, Licia. Cem anos pensando a pobreza (urbana) no Brasil. In: BOSCHI, Renato R. Corporativismo e desigualdade. A construo do espao pblico no Brasil. Rio de Janeiro: Rio Fundo/IUPERJ, 1991. ZALUAR, Alba. A mquina e a revolta. Rio de Janeiro: Brasiliense, 2000.
NOTAS 1. Este artigo baseado na tese de doutorado Pobre, nmades e incivilizveis: potncia e criao de novos modos de vida, defendida na PUC/SP, por Monique Borba Cerqueira, sob orientao da Profa. Dra. Aldaza Sposati. 2. Palestra realizada em 18/11/2002, na PUC/SP, pelo Professor Dave Gordon, Diretor do Centro Townsend para Pesquisa internacional sobre a Pobreza. 3. Martin-Barbero refere-se ao imortal personagem de Carlitos criado por Charles Chaplin.

Monique Borba Cerqueira Sociloga, Pesquisadora Cientfica do Ncleo de Condies de Vida e Situao de Sade do Instituto de Sade de So Paulo, Doutora em Polticas Sociais e Movimentos Sociais (Programa de Ps-Graduao em Servio Social da PUC/SP), Mestre em Sociologia (UNICAMP). E-Mail: monique@isaude.sp.gov.br Instituto de Sade de So Paulo Rua Santo Antnio, 590/ 5 andar Bela Vista - So Paulo/SP CEP: 01314-000 www.isaude.sp.gov.br

Rev. Pol. Pbl. So Luis, v. 13, n. 2, p. 195-201, jul./dez. 2009

Anda mungkin juga menyukai