Anda di halaman 1dari 3

Qumica Elaborao de um relatrio de um trabalho experimental

Elaborao de um relatrio de um trabalho experimental

Um relatrio dever obedecer seguinte estrutura: Resumo o Objectivos do trabalho o Metodologia utilizada o Principais resultados o Concluses mais importantes ndice o Apresentao dos fundamentos tericos subjacentes ao trabalho realizado o Identificao das principais equaes 2. Parte experimental o Material e reagentes utilizados o Procedimento experimental) 3. Apresentao e discusso dos resultados o Apresentao dos resultados experimentais (sob a forma de tabelas) o Exemplificao de clculos o Tratamento estatstico (por exemplo, obteno de correlaes entre variveis) e grfico dos resultados o Discusso dos resultados obtidos, anlise dos grficos e comparao com os valores esperados 4. Concluses e sugestes o Concluses do trabalho o Sugestes para trabalhos experimentais posteriores 5. Nomenclatura ou simbologia o Definio das variveis e parmetros utilizados (incluindo as respectivas unidades ou dimenses) por ordem alfabtica (alf. latino, alf. grego e se necessrio ndices superiores e inferiores) 6. Bibliografia experimental (incluindo esquema da montagem 1. Introduo terica

Qumica Elaborao de um relatrio de um trabalho experimental o Referncias bibliogrficas utilizadas na elaborao do trabalho (livros, artigos de revistas, teses, relatrios, etc.) 7. Apndices o Devem incluir dedues matemticas extensas, tabelas com propriedades fsicas, curvas de calibrao, descrio de equipamentos, anlise de erros inerentes aos clculos realizados, apresentao de resultados e exemplificao de clculos de menor importncia, curvas experimentais em papel registador, etc. Consoante a natureza do trabalho, alguns destes captulos podero omitir-se ou fundirse. Algumas notas: O trabalho dever ser estruturado em captulos e/ou seces, devidamente numerados e apresentados numa linguagem clara e objectiva, isenta de erros ortogrficos. As pginas de abertura devero incluir o(s) nome(s) do(s) autor(es) do trabalho, nome da disciplina, nmero e nome do trabalho realizado e data da sua realizao. A ltima pgina dever ser assinada e incluir a data de entrega do trabalho. As pginas de abertura, o resumo e o ndice no so numeradas (nem paginadas). As equaes devero ser indicadas por intermdio de nmeros (Ex. (2)). As figuras devero incluir uma legenda e as tabelas um cabealho (com a respectiva numerao). Os clculos devero ter em conta os algarismos significativos dos valores utilizados. As representaes grficas no devero ser exageradamente grandes (por exemplo, um grfico por pgina). Os grficos no devero ser apresentados numa sequncia contnua, sem qualquer explicao ou comentrio.

Qumica Elaborao de um relatrio de um trabalho experimental Sempre que possvel, colocar no mesmo grfico as curvas experimentais obtidas com as curvas tericas correspondentes. Apresentar sempre os coeficientes de correlao quando se tratam de regresses lineares. As referncia bibliogrficas devero ser referenciadas ao longo do trabalho (Ex.: [4]). Na bibliografia devero ser apresentadas todas as referncias bibliogrficas consultadas, do seguinte modo: Ex.: Referncia bibliogrfica de um livro [1] Coulson, J. M., Richardson, J. F., Chemical Engineering, 2nd ed., Pergamon Press, Vol. 2, Oxford (1968) Ex. Ref. bibliogrfica de um artigo [2] Waller, V., Haggblom, K. E., Transformations and consistency relations of distillation control structures, AIChE Journal, 36, 7, 1107 (1990) Ex. Ref. bibliogrfica de uma tese [3] Fonseca, I. M. A., Estudos termodinmicos de misturas de gases liquefeitos, Tese de Doutoramento, Universidade de Coimbra (1991) Ex. Ref. biibliogrfica de um proceeding [4] Ferreira, P. J., Rasteiro, M. G., Figueiredo, M. M., Measurements of solids concentration in a mixing tank, Proc. CHEMPOR93 6th Int. Eng. Conference, Porto, 525-533 (1993) Os apndices devero ser intitulados e referenciados ao longo do trabalho.

Anda mungkin juga menyukai