Anda di halaman 1dari 3

A Caminho da Linguagem' rene ensaios e conferncias redigidos e pronunciados na dcada de 50.

Decidir se a linguagem propcia as categorias do pensamento ou se as categorias do pensamento que determinam as estruturas da linguagem parece constituir tarefa de todos os filsofos. Por isto, a idia central do livro a de dar uma virada nesse modo milenar e problematizar o relacionamento entre pensamento e linguagem.

A pergunta fundamental da filosofia de Heidegger aquela sobre o sentido do Ser. Ele que torna possvel a abertura para a compreenso da existncia humana e habita a linguagem potica e criadora. O Ser no um ente, mas um algo responsvel pela linguagem; embora se identificando com o nada, ele e no pode ser compreendido a partir de nenhum ente. Ele transcendente em relao ao ente. Compreender a filosofia de Heidegger mudar o sentido da orientao do olhar e da escuta, fazer uma ligao primeira entre o pensar, o ser, o homem e a linguagem. na poesia que se encontra as mensagens do Ser. Hlderlin vive entre o celeste e o terrestre e entre o passado e o futuro. Ele uma voz que significa uma alerta. Audio aqui prioridade. Ela nos faz ver o mundo em uma mltipla diversidade interior e os sons permanecem eternamente nos homens. O poema a morada do poeta ou poeta a morada do poema. O poema dura para sempre. Pela poesia Hlderlin tem uma proximidade com o ser no sentido de uma linguagem mais radical . Heidegger v na poesia he Hlderlin a escuta do chamamento do Ser; este poeta mensageiro do divino, canta a terra, a palavra do Ser e transporta com ele uma proximidade com os deuses e com as coisas fundando o que permanece. Para Heidegger a cincia moderna aniquilou a coisa. A coisidade da coisa vem sendo aniquilada, permanecendo esquecida. Assim, ficou oculto o sentido e a verdade do Ser dos entes.

Este fato aconteceu na cincia moderna em virtude da herana deixada pela metafsica grega, onde o ente foi tratado como presentidade. Desde Plato at Kant os entes so tratados como aquilo sobre o que se julga e no como coisas. Kant preencheu as colunas que a filosofia grega deixou. Kant, atravs de sua revoluo copernicana, supriu esta lacuna deixada pelos gregos. O modo de acessar os entes recebeu a formulao que paradigmou a poca moderna. O ser humano ocupa o centro de tudo e ele quem imprime as condies de possibilidade para toda experincia possvel atravs das suas formas, de maneira a priori e transcendental. Heidegger tenta separar a estrutura ontolgica da estrutura lgica dos juzos e tem como soluo buscar uma articulao do sentido no mundo da vida. A verdade transcendental heideggeriana o mundo enquanto clareira para o dasein. O dasein condio de possibilidade existencial-ontolgica da manifestao dos entes. Heidegger abandona o logocentrismo kantiano, embora prevalece a sua transcedentalidade. O que ele nega a centralizao da verdade no juzo; nos princpios do entendimento. O que permanece na filosofia de Heidegger o a priori no sentido de que ohomem o fundamento existencial ontolgico das descobertas do ente enquanto ente e de todas as suas determinao nticas.O lugar do juzo passa a ser ocupado pelo mundo vivido e concreto. Quando Heidegger se pergunta o que uma coisa responde de uma forma negativa dizendo: ela no uma proposio. A coisa uma mudana de questionamento e avaliao, porque: ...O conhecimento da cincia j anulou as coisas, como coisa(...) a coisa, como coisa, virou nada....

Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/1817793-heidegger-poesia/#ixzz1YXNvOyet

Anda mungkin juga menyukai