Anda di halaman 1dari 20

3.

A CIDADE NO EXTREMO ORIENTE

No Extremo Oriente a ndia, a Indochina, a Esta organizao econmica, rgida e sem marChina e as ilhas prximas a civilizao urbana gens de manobra, tende a perpetuar-se no local, favorecomea um pouco mais tarde do que na zona compreen- cendo a formao de grandes Estados unitrios, como dida entre o Mediterrneo e o Golfo Prsico, isto , por no Egito, pois concentra nas mos dos soberanos e da volta do II milnio a.C. A ocorrncia da diferenciao classe dirigente um enorme excedente, que serve em social e da formao dos grandes Estados repate-se em primeiro lugar para garantir as condies de sobrevigrandes linhas, mas com caractersticas especiais, que vncia geral. A relao entre poder, prosperidade e derivam do ambiente geogrfico, das opes econmi- virtude domina assim a cultura oriental desde o incio. cas da agricultura primitiva e das diretivas culturais. O poder justifica-se caso assegure a paz e a harmonia social, isto , a mediao entre os princpios opostos do Trata-se de territrios tropicais, mais quentes do yin e do yang (o frio e o calor, a sombra e a luz, o que os precedentes, isolados do resto da sia por meio descanso e a atividade). No campo dos conjuntos habido grande sistema montanhoso do Himalaia, e rega- tacionais humanos, o poder deve garantir o justo equidos pelos rios que descem daqueles montes. Os rios, lbrio entre o norte e o sul, manter distncia os periimpetuosos e inconstantes devido ao clima das mon- gos que vm do norte, refrear as guas que descem dos es, foram canalizados, e permitiram irrigar as plan- altiplanos, e transform-las em elemento da vida no cies, adequadas para o estabelecimento de uma popula- sul. o numerosa. A pesquisa das culturas mais rendosas, Neste sistema, a cidade ocupa um posto dominalevouno I milnio a.C. seleo quase que exclusi- te e carregando-se de grande quantidade de significava do arroz, que cresce na gua e no requer rotao dos utilitrios e simblicos. a sede do poder, sendo com outras culturas, mas somente um minucioso con- pois, o rgo onde se d a mediao entre os opostos, trole dos reabastecimentos hdricos. Os montes circun- que regula e representa todo o territrio. A ordem latendantes permanecem incultos e habitados por nmades te no universo torna-se aqui uma ordem visvel, geomno-civilizados; assim o ambiente humano continua trica e arquitetnica. Os eixos de simetria ligam a caracterizado por uma oposio fundamental: ao nor- cidade aos pontos cardeais, isto , ao universo celeste; te, as montanhas hostis e desconhecidas, de onde vm os muros imprimem-lhe uma forma regular e a defenos ventos frios, os inimigos, os animais selvagens; ao dem dos inimigos; a multiplicidade dos espaos e dos sul, a plancie cultivada e o mar, onde o sol d seu edifcios revela a complexidade das funes civis e calor e onde se desenvolvem as atividades civis. religiosas, com seu minucioso cerimonial.

As regras urbansticas e de construo como muitos outros elementos da civilizao chinesa formam-se na era Chu (1050-250 a.C), so codificadas no final deste perodo, quando nasce o imprio unitrio, e so transmitidas com continuidade por todo o perodo sucessivo, at a poca moderna. As cidades chinesas, estritamente ligadas ao territrio agrcola, comeam como cidade-refgio, destinada residncia estvel da classe dirigente (sacerdotes, guerreiros e tcnicos) sendo capaz acolher temporariamente a populao camponesa do distrito circundante. Deve ter portanto dois cintures de muros: um interno, que encerra a cidade habitada verdadeira e prpria, e um externo, que cinge um espao vazio de hortas e de pomares. Estas cidades se distinguem, segundo sua grandeza, em trs categorias, denominadas com trs nomes diferentes: tscheng, ji e tu. As regras para sua projeo so descritas pelo literato Meng-Tsi (372-289 a.C). A unidade de medida urbanstica o li, que corresponde a mais ou menos 530 metros. Na cidade tscheng menor, o cinturo interno tem um permetro de llieo externo de 3 li; ela pode se

tornar o ncleo de uma cidade tscheng maior, com o cinturo interno de 3 li e o externo de 7 li; esta pode formar o ncleo de uma cidade ji (com o cinturo interno de 7 li e o externo de 11 li), e esta ltima pode constituir o ncleo de uma cidade tu (com o cinuro interno de 11 li e o externo de 14 li). Uma outra srie paralela conseguida partindo de uma cidade tscheng pequena com o cinturo interno de llieo externo de 5 li; obtm-se deste modo, a tabela da Fig. 121, que diz respeito s cidades de medida normal: as capitais podem ser muito maiores, de at 100 li de permetro externo (Figs. 122-124). A cidade tscheng com permetro externo de 7. li pode conter 3.200 habitantes, e serve a um territrio agrcola com 32 aldeias, que mede mais ou menos 12 x 12 quilmetros; deste modo, de cada ponto do territrio possvel chegar a p cidade, com percurso mximo de uma hora e meia. As capitais imperiais maiores Chang-an, Hang-Chu e Pequim alcanaram e talvez superaram o total de um milho de habitantes. A orientao permanece sempre rigorosamente ligada aos pontos cardeais.

Tambm as regras de construo para a projeo das casas permanece fixas desde o perodo Han at os tempos recentes. A casa um recinto anlogo cidade, vinculada mesma orientao e acessvel, habitualmente, pelo sul. Todos os ambientes se abrem sobre um ou mais ptios internos, quadrados ou retangulares, de modo a realizar a desejada alternncia de sombra e de sol (yin e yang). Os elementos construtivos principais e fixos so os perimetrais (a plataforma de base, os muros externos e a cobertura de madeira); as divisrias internas de tijolos no tm funo sustentatria e so, portanto, mveis, para acompanhar as mudanas das funes domsticas. Todos os edifcios tm, habitualmente, um s pavimento, sendo a densidade de populao nas cidades chinesas bastante baixas: no mais de 100 habitantes por hectare. As casas se desenvolvem a partir de ruas de largura moderada (Fig. 128), sobre as quais se abrem somente as portas de entrada e as altas janelas de alguns ambientes secundrios.

Fora da cidade, a casa chinesa pode interpenetrar-se com a natureza. Os ambientes individuais ou grupos de ambientes conservam uma forma regular e simtrica, mas o conjunto se torna irregular, para aderir s caractersticas do local, e recria com os meios da arquitetura a complicao do cenrio natural. A jardinagem converte-se no quadro vinculador das obras arquitetnicas. Nos grandes conjuntos monumentais, e especialmente nos palcios do imperador suprema autoridade religiosa e civil as duas regras tradicionais da projeo aparecem muitas vezes combinadas entre si. Os edifcios destinados s cerimnias pblicas so rigidamente agrupados ao redor do eixo de simetria, que vai do sul para o norte, e o eixo se torna um percurso impressionante, atravs de uma sucesso de ptios fechados. Os edifcios e os espaos para a vida privada apresentam-se incorporados ao jardim paisagstico, que foge de toda regra geomtrica e desequilibra, direita ou esquerda, a composio geral. Esta se faz, assim, uma recapitulao de todo o ambiente csmico, com sua alternncia de regularidade e irregularidade.

O quadro geogrfico do Japo com a falta dos grandes espaos planos e dos rios navegveis exclui nos primeiros tempos a presena de grandes cidades. Mas depois da unificao do pas, no final do sculo III a.C, nasce a exigncia de uma cidade capital, que projetada conforme as regras chinesas, codificadas nos perodos Han e Tang. Do sculo VI ao VIII d.C, uma srie destas cidades so fundadas a curta distncia na regio Yamato (Figs. 149-158). As arquiteturas utilizam os modelos chineses, com caractersticas originais de simplificao geomtrica e de desenvoltura.

Nas residncias e nos templos suburbanos, imersos na natureza, a arquitetura japonesa alcana os resultados mais novos e requintados. Estas composies (Figs. 165-169) so reguladas por duas normas complementares: a liberdade informal da instalao paisagistica (que precede e influencia os jardins ingleses do sculo XVIII) e a constncia da esquadria nos edifcios, baseados no mdulo planimtrico e altimtrico dos tatami (cerca de 0,90 x 1,80 m).

Anda mungkin juga menyukai