Anda di halaman 1dari 12

[Digite texto]

22 de junho de 2011

PIROCLORO
Ana Lusa Vieira Machado Ramos Brbara Zambelli Azevedo

MINERALOGIA UNIVERSIDADE FEDERARAL DE MINAS GERAIS PROFESSOR: MRIO CHAVES

Pirocloro 2 Mineralogia

NDICE

APRESENTAO DESCOBERTA RESERVAS UTILIZAES PRODUO TRATAMENTO IMPORTAO


EXPORTAO

MERCADO PREVISES CONCLUSO BIBLIOGRAFIA

Pirocloro 3 Mineralogia

APRESENTAO

O mineral a ser tratado no presente trabalho, denominado Pirocloro, um mineral de minrio de Nibio. Assim como ele, a columbita-tantalita, que para efeitos de simplificao, utiliza-se a terminologia qumica (Nb2O5), tambm uma das principais fontes de nibio no Brasil e no mundo, entretanto daremos nfase no primeiro, por ser nosso objeto de estudo. O pirocloro encontra-se em carbonatitos associados s intruses alcalinas do cretceo superior, da era mesozica. Os carbonatitos costumam conter um ou mais dos seguintes minerais: nibio, nquel, cobre, titnio, vermiculita, apatita (fosfato), terras raras, barita, fluorita, alm dos minerais nucleares trio e urnio. Existe certa divergncia entre os especialistas no assunto sobre a origem dos carbonatitos, mas a verso mais aceita de que so relacionados s rochas alcalinas, incluindo kimberlitos (associados ocorrncia de diamantes) e que so originados de material derivado de grande profundidade, possivelmente do manto. At o final dos anos 1950, o nibio era obtido como subproduto do tratamento das columbitastantalitas, minerais pouco abundantes, implicando elevado preo e uso restrito a um tipo de ao inoxidvel e a algumas superligas. Com as descobertas de significativas reservas de pirocloro no Brasil e no Canad e com sua viabilizao tcnica, houve uma transformao radical nos aspectos de preos e disponibilidade. Atualmente, as trs maiores reservas exploradas de nibio no mundo esto localizadas no Brasil (Arax, no Estado de Minas Gerais; Catalo e Ouvidor, no Estado de Gois) e no Canad (Saint Honor, na provncia francfona do Quebec) so de origem carbonattica.

RESERVAS

Em 1944, o engenheiro Lucas Lopes, secretrio da Agricultura, Indstria e Comrcio do governo de Minas Gerais, criou o Instituto de Tecnologia Industrial (ITI), nos mesmos moldes do Instituto de Pesquisas Tecnolgicas (IPT), do Estado de So Paulo, porm voltadas pesquisa mineral em Minas. Um dos legados deste rgo, extinto em 1963, foi descoberta das jazidas de pirocloro de Arax, em 1953, quando o gelogo Djalma Guimares esteve l para averiguar a existncia de minerais de urnio e descobriu em suas pesquisas os primeiros cristais de pandata (briopirocloro). A explorao de pirocloro, no entanto s se iniciaria na dcada seguinte. As jazidas carbonatticas de Arax, bem como as de Tapira, Catalo e Ouvidor constituem a provncia alcalino carbonattica do Alto Paranaba, do Perodo Cretceo e est encaixado em xistos e quartzitos do pr-cambriano do Grupo Arax, numa faixa NO-SE, abrangendo parte do Alto Paranaba, Tringulo Mineiro e Sudeste de Gois. O complexo Ultramfico-Alcalino e Carbonattico de Catalo um dos vrios complexos alcalinos mesozicos que se encontram nas bordas da Bacia Sedimentar do Paran. A mineralizao do nibio ocupa a parte central do complexo, representado pela pandata (brio-pirocloro) e por pirocloro, rico em Ca e Na no carbonatito. Estas jazidas apresentam extrema complexidade tanto em sua composio fsico-qumica quanto na paragnese mineralgica, acarretando dificuldades nas operaes de lavra (dimensionamento das reservas) e de beneficiamento do minrio (controle de qualidade).

Pirocloro 4 Mineralogia
O carbonatito do Morro dos Seis Lagos est localizado no Estado do Amazonas, em So Gabriel da Cachoeira, no noroeste deste Estado (regio conhecida como cabea de cachorro), trplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Colmbia. Em 1975, o projeto RADAM verificou nesta regio anomalias Foto do Mineral Forma Cristalogrfica radioativas com intensidade duas vezes superior ao limite de deteco do Direes pticas e Cristal de pirocloro cintilmetro. cristalogrficas Estas anomalias foram causadas pela presena dominante do trio (Th). Em 1982, a CPRM iniciou a pesquisa de detalhe, atravs da geofsica area, geoqumica, sondagens e mapeamento geolgico. Estas pesquisas foram suficientes para revelar que uma combinao perfeita do clima, das rochas matrizes e topografia geraram um depsito excepcional de minrios, notadamente de nibio, titnio e de substncias metlicas do grupo dos lantandeos (terras raras). Um intenso processo de lixiviao, provocadas pela alta incidncia de chuvas na Amaznia, ocorreu nas chamins, causando uma profunda dissoluo dos carbonatitos e lixiviando os elementos mais solveis. O resultado foi um enriquecimento notvel destas trs substncias, at uma profundidade de 250 metros. O nibio proveio, originalmente, do pirocloro dos carbonatitos. O processo de lixiviao destruiu o pirocloro, deixando o nibio disponvel para reagir com o oxignio e formar os xidos, prevalecendo uma combinao do xido de nibio com rutilo (xido de titnio TiO2) e com os elementos de Terras Raras como o trio e o crio. Alm disso, o xido de nibio ainda aparece na estrutura da hematita, limonita e goethita (hidrxidos de ferro).

PROPRIEDADES

Frmula Qumica - (Ca,Na)2(Nb, Ti,Ta)2O6(OH,F,O) Composio - xido de tntalio e clcio, podendo haver substituo de tntalio por nibio ou titnio, e substituio do clcio pelo sdio. Cristalizao: sistema cbico Propriedades pticas - Mineral Isotrpico Hbito - Cristais octadricos Clivagem - Com clivagem Dureza (mohs) - 5 - 5,5 Cor - Verde, amarelo-claro, avermelhado, preto ou marrom Densidade relativa - 4,5 g/cm3 Associao - Pode estar associado a outros xidos de Nb e terras raras.

Pirocloro 5 Mineralogia
Propriedades Diagnsticas - Decompem-se em H2SO4, pode mostras zonas marrom e amarelas, em seo delgada. Ocorrncia - Ocorre em rochas alcalinas, pegmatitos granticos e carbonatitos. Usos - Mineral de minrio de Nb, pode ser fonte tambm de U e Ta.

Propriedades do nibio

Nmero atmico: 41 Peso atmico: 92,906 Ponto de Fuso ( C): 2468 Ponto de ebulio ( C): 4927 Densidade (g / m): 8,57 Resistncia Trao (20 C, MPa):250 MPa
Figura 1: Minrio de Nibio

RESERVAS

O Brasil lder das reservas mundiais de nibio (98,53%), seguido pelo Canad (1,01%) e Austrlia (0,46%); sendo tambm o maior produtor mundial da substncia, representando 97,2% do total mundial. O Estado de Minas Gerais o maior produtor com 83,6%, seguido pelo Estado de Gois (15,3%) e o Amazonas (1,1%). As Reservas de nibio lavrveis esto nos estados de Minas Gerais, Amazonas e Gois. Em Minas Gerais, municpio de Arax detm uma reserva lavrvel de 194.149.376 toneladas de pirocloro [(Na,Ca)2Nb2O6(OH,F)] com teor mdio de 1,31% de Nb 2O5. Tambm em Minas, no municpio de Nazareno, existe uma pequena quantidade de nibio lavrvel da Columbita-Tantalita (441 toneladas de nibio contido). No Amazonas existem reservas em So Gabriel da Cachoeira e em Presidente Figueiredo; nesta ltima cidade, h uma reserva lavravl de 135.101.790 toneladas de ColumbitaTantalita, com teor mdio de 0,21% de contido. Em Gois, no municpio de Ouvidor, possui reserva lavrvel de 99.998.335 toneladas de pirocloro com teor mdio de 0,4% de Nb 2O5 contido e em Catalo h uma reserva lavrvel de 4.735.921 toneladas de pirocloro com teor mdio de 1,25% de Nb 2O5 contido.
Tabela 1-Reserva e Produa Mundial

Fontes: DNPM/DIPLAM, USDS Mineral Commodity Summaries-2010 / (1)Dados referentes a Nb 2O5 contido no minrio. (p) Preliminar; (2) Reserva lavrvel, (r)Revisado

Pirocloro 6 Mineralogia

Companhia Brasileira de Metalurgia e Minerao - CBMM uma empresa privada cujos acionistas so o Grupo Moreira Sales e a Molycorp dos Estados Unidos. Situa-se no municpio de Arax no sudoeste do estado de Minas Gerais e destina-se a obteno e comercializao de produtos base de nibio. O complexo mneroindustrial constitudo pela mina, instalaes industriais de produo, bacias e depsitos de rejeitos e instalaes administrativas. O minrio extrado da mina o pirocloro, que aps processamento resulta nos seguintes produtos: ligas ferro-nibio, ligas metlicas especiais, xido de nibio e nibio metlico. Como rejeitos so obtidos principalmente: rejeitos do beneficiamento fsico do pirocloro, finos de chumbo, liga ferro-fsforo e escria metalrgica.

Figura 2: Mina de Nibio em Arax

Embora as reservas Canadenses sejam pequenas, a empresa Niocan tem uma vantagem significativa sobre seus concorrentes por causa de caractersticas mineralgicas particulares do pirocloro encontrado na regio. muito mais grossa e quase livre de slica, tendo assim a capacidade de produzir ferronibio com baixos nveis de impurezas para a indstria siderrgica. A propriedade da empresa Niocan est localizada em Oka, Quebec, que cerca de 50 km a oeste de Montreal. Em 2003, Niocan adquiriu outro imvel prximo James Bay, no norte de Ontrio.
Tabela 2-Resumo das reservas mundiais

Fonte: Niocan

UTILIZAES

O nibio possui muitas utilidades e aplicaes em diversos ramos econmicos: da siderurgia a setores intensivos em tecnologia. A aplicao mais comum do nibio, ao contrrio dos demais metais refratrios, encontra uso principalmente na siderurgia e ocasionalmente no segmento no metalrgico. Os produtos de ao recebem a classificao de planos e no planos. Os primeiros so constitudos por chapas grossas e finas laminadas a quente e a frio. Os aos no planos esto nos trilhos, barra de reforo para concreto, fio mquina, dentre outras aplicaes. Existe um tipo de ao denominado (ARBL), ao de alta resistncia e de baixa liga, que permite, por exemplo, a construo de estruturas de menor peso e custo reduzido. Para aumentar a resistncia mecnica do ao, basta elevar o teor de carbono, contudo, algumas propriedades do ao como soldabilidade, tenacidade e conformibilidade so prejudicadas neste caso. A indstria siderrgica tem pesquisado uma alternativa que aumentasse a resistncia mecnica do ao sem alterar as outras propriedades desejveis. O nibio, o titnio e o vandio so alguns dos elementos utilizados na fabricao dos aos microligados, pois possuem uma alta afinidade com o carbono. No caso do nibio as adies tpicas so na faixa de 0,04%, ou seja, para cada tonelada de ao, so acrescentadas 400 gramas de nibio.

Pirocloro 7 Mineralogia

F Figura 3: Parafusos e porcas feitos com ao de alta resistncia

A vantagem do nibio em relao ao vandio e ao titnio que ele possui maior resistncia; mas ao utiliz-lo em conjunto com os outros elementos, pode possibilitar ganhos de sinergia liga, como a adio de nibio e titnio, por exemplo, na liga de alta resistncia, confere uma qualidade melhor do produto. Este ao especial pode ser utilizado na construo de oleodutos, gasodutos, plataformas para explorao de petrleo em guas profundas e na construo naval. Na indstria automobilstica, o ao microligado pode ser utilizado em tiras laminadas a quente, conferindo alta resistncia mecnica, utilizados em chassis de caminhes e rodas de veculos, enquanto as tiras laminadas a frio so utilizadas na fabricao de automveis. Os aos microligados podem ser utilizados para fabricao de barras para concreto armado (vergalhes); em construes civis; na rea nuclear (fabricao de reatores nucleares) e em locais de alta atividade ssmica (terremotos). Na fabricao de trilhos ferrovirios so utilizados principalmente em curvas e desvios, onde o desgaste do ao mais intenso. O nibio utilizado tambm na fabricao de aos inoxidveis tanto a base de carbono como a base de ferro, ao ferrtico, responsvel por 10% do consumo mundial de nibio. A principal utilidade deste ao est na produo de escapamentos automotivos. O ao inoxidvel com nibio garante melhor desempenho nas condies de trabalho em temperatura elevada, garantindo maior durabilidade pea. O ao ferramenta constitudo, basicamente, por carbonetos de alta dureza, como cromo, tungstnio, molibidnio, vandio e cobalto. No desenvolvimento do ao ferramenta de alto desempenho, o nibio aparece como elemento formador de carbonetos (NbC). Muito utilizado para cilindros de laminadores e eletrodos para endurecimento superficial. O uso do nibio em ferros fundidos mais recente, utilizado, por exemplo, em anis de segmento e camisas de cilindros nos motores automotivos e tambm em discos de freios de caminhes; na indstria de minerao do cimento, os corpos moedores e as mquinas de jateamento so compostos por ferro fundido a base de nibio. Em todos estes casos, o nibio adicionado, dando origem a carbonetos adequados para uso em situaes severas de desgaste e abraso. O nibio metlico um dos metais que mais resistem corroso, principalmente em meios cidos e metais alcalino fundidos. Tambm utilizado em componentes de lmpadas de alta intensidade para iluminao pblica, associado ao metal tungstnio (W), pois requer alta resistncia mecnica, associadas a resistncia a corroso pelo sdio (Na). Outra propriedade fundamental do nibio a supercondutividade, que desaparecimento total da resistividade eltrica em temperaturas crticas prximas ao zero absoluto. Exemplo dessa propriedade o computador rion, apresentado pela empresa canadense D-Wave , baseado num chip de silcio 16 qubits, cada um deles formado por uma poro de nibio circundada por uma bobina, quando a bobina estimulada eletricamente, ela gera um campo magntico, que provoca alteraes de estado nos tomos de nibio, essas mudanas de estado so captadas pelos circuitos e transformadas em dados. Para que tudo isso funcione, o chip quntico precisa ser congelado a quatro milikelvins, temperatura muito prxima do zero absoluto (-273C). Isso feito por meio de um sistema de refrigerao com hlio lquido. O nibio torna-se supercondutor nessa temperatura. Em estado puro, o nibio encontra aplicao em aceleradores de partculas subatmicas. O metal nibio pode ser utilizado tambm em ligas de nibiotitnio, para uso em implantes cirrgicos; em componentes de nibiotitnio resistentes ignio usado por mineradoras, principalmente na extrao de ouro; em lminas de nibio puro usadas na produo de diamantes sintticos; em plataformas martimas, com cabos andicos de nibio platinizados para proteo catdica (contra corroso) e para alvos de evaporao usados na indstria eletrnica e nas lminas de barbear. O xido de nibio utilizado na produo de cermicas finas como capacitores cermicos, lentes ticas, ferramentas, peas de motor e alguns elementos estruturais resistentes ao calor e a abraso. A fabricao destes materiais requer xido de nibio de alta pureza. O xido de nibio com 99,9% de pureza utilizado para a fabricao de peas cermicas, lentes ticas, condensadores e atuadores cermicos. A produo de monocristais de niobato de ltio, utilizados em filtros especiais de

Pirocloro 8 Mineralogia
receptores de TV exige o teor de 99,99% de xido de nibio, ou seja, xido de nibio de altssima pureza. No ramo da catlise, compostos de nibio tm sido utilizados para diversas reaes de interesse industrial. A catlise muda a velocidade das reaes qumicas, contudo a substncia catalisadora no se altera ao final da reao qumica.

PRODUO

No Brasil, h apenas duas empresas que extraem o minrio, beneficiam e elaboram os produtos finais de nibio: a Companhia Brasileira de Metalurgia e Minerao (CBMM) em Arax, Minas Gerais e a Minerao Catalo de Gois Ltda, controlada pelo grupo Anglo American do Brasil, de capital britnico. Em 2008, a CBMM produziu 91,44% do total nacional produzido da liga Ferro-Nibio e 100 % da produo de xido de nibio. Os processos de extrao, beneficiamento do minrio e transformao do concentrado em liga de ferro nibio pelas duas mineradoras apresentam diferenciaes no apenas na escala de suas plantas industriais, mas tambm em seus processos produtivos, principalmente devido s diferenciaes mineralgicas de suas jazidas. Na Minerao Catalo, o minrio de pirocloro extrado em trs minas: a mina de Boa Vista e as minas 1 e 2. A primeira mina contm um alto teor de slica e as duas ltimas contm um alto teor de minrio de ferro. Este fato obrigou a beneficiar estes minrios separadamente, pois, caso contrrio, a quantidade de nibio extrada seria muito pequena.

TRATAMENTO

A minerao feita a cu aberto por bancos de 10m de altura sem a necessidade de uso de explosivos ou qualquer outro artifcio, uma vez que o material, tanto o minrio como o estril frivel e de fcil desmonte. Este minrio transportado por correia transportadora at a unidade de concentrao. Na unidade de concentrao, o minrio passa por um processo de desagregao e decomposio, sem a necessidade de britagem, salvo para pequenos blocos ou torres. O minrio britado a menos de 50 mm e o passante na peneira se juntam em uma mesma correia e vo para o silo de minrio da concentrao. No processo de moagem, o minrio levado para o moinho de bolas, onde so liberados os cristais de pirocloro, extremamente finos. Aps a moagem, o minrio passa por um processo de separao magntica, da qual retirada a frao de magnetita (Fe) existente no minrio; a frao magntica contendo ferro bombeada para uma represa especial onde estocada para uma eventual comercializao, a parte no magntica levada para o deslame, de onde so retiradas as lamas laterticas que podem impedir a seqncia do processo. Feito o deslame, a polpa deslamada passa por um processo de flotao e filtragem. Na unidade de sinterizao so retirados os teores de enxofre (S) e gua (H2O) e na de desfosforao so retirados o fsforo (P) e o chumbo (Pb). O processo de produo da liga FeNb feito a partir de uma reao aluminotrmica onde so misturados o concentrado de pirocloro, a sucata de ferro ou o xido de ferro e o carvo de origem vegetal.

IMPORTAO

No ocorreram importaes de produtos a base de nibio em 2009. O Brasil auto-suficiente para atender as demandas do mercado interno.

EXPORTAO

Pirocloro 9 Mineralogia

A Anglo American exportou 8.225 t de liga Fe-Nb, com 5.429 t de nibio contido, para aplicao em aos microligados, com aplicaes na construo civil, na indstria mecnica, aeroespacial, naval, automobilstica, dentre outros setores. A receita foi de US$ FOB 183.433.002 e os principais pases e blocos econmicos importadores foram: China (47,9%), Unio Europia/Holanda (16,4%), Japo (13,4%), Coria do Sul (7,7%), Rssia (6,4%), EUA (5,1%), ndia (2,9%) e Venezuela (0,2%).
C h i na U n i o E u r o p i a / H o l a n da J apo C o r i a do S ul R us s i a E UA n di a V e ne z ue l a

A CBMM foi responsvel por 82,6% do total de divisas gerado por exportaes de produtos a base de nibio (Nb2O5) no pas, em 2009, totalizando US$ FOB 871.642.138. Esta empresa exportou 25.574t de Nb contido na liga ferronibio e 944 t de xido de nibio. Os principais pases importadores do nibio foram: China (48,4%), Japo (11,6%), Alemanha (8,4%), Estados Unidos (8,4%) e Coria do Sul (7,4%), demais pases (15,8%). Os EUA importaram aproximadamente 96% do xido de nibio produzido em pela companhia mineira.

C hina J apo Alemanha EUA C oreia do S ul Demais P a ses

Em 1981, a CBMM programou uma poltica de nacionalizao, estimulando outras empresas a fabricar produtos como o p de alumnio e o cloreto de clcio. Entre 1997 e 2008, houve um crescimento nas exportaes da liga Ferro-Nibio, tanto em quantidade exportada, quanto em valores em dlares FOB. Em 1997, foram exportados 13.947 ton da liga Fe-Nb e em 2008, 48.562 ton, um crescimento de 248,2%. J em valores exportados, em 1997 foi de US$ (FOB) 211.600,00 e em 2008, US$ 1.601.902,00, um crescimento de 557,1%. Quanto ao xido de nibio foi observada uma queda na quantidade e um aumento nos valores exportados quanto em valores exportados de 49,4% e 45,4% respectivamente.

MERCADO

O contnuo aumento nas exportaes da liga Fe-Nb e a reduo do xido observadas neste perodo, principalmente a partir do ano 2000, deu-se em funo da concorrncia predatria no segmento de xido de nibio e de ligas grau vcuo, para as quais, o xido a matria prima principal. A ao da concorrncia de material proveniente de subproduto do estanho (FeNbTa) e da columbitatantalita reprocessados na Rssia e na China levou a uma expanso na oferta de xido no mercado. Os principais pases importadores da liga Fe-Nb brasileira neste perodo analisado foram em ordem crescente: Holanda (Pases Baixos), Estados Unidos, Japo, China, Alemanha, Canad, Coria do Sul, Mxico, Coria do Norte, ndia, Taiwan (Formosa), Reino Unido, Arbia Saudita, Finlndia, Argentina, Itlia, Venezuela e Rssia.

Pirocloro 10 Mineralogia
Entre os anos de 1999 e 2002, ocorreu uma queda no volume exportado, reflexo das crises do sudeste asitico e da Rssia. Em 2003, ocorreu uma recuperao nos nveis exportados em 1998, sobretudo pelo crescimento econmico mais expressivo na Zona do Euro. A partir de 2004, foram observados sucessivos aumentos nas exportaes, principalmente em 2006 e 2007, quando foi observado um crescimento de 105%. Em 2007 e em 2008, o saldo ultrapassou a barreira de US$(FOB) 1.000.000.000,00. O crescimento da economia chinesa contribuiu decisivamente para este fato, impulsionando a indstria siderrgica deste pas e, conseqentemente, a demanda por ao, incluindo os aos inoxidveis e os aos de qualidade superior, a base da liga Fe-Nb. Isto elevou o consumo do metal e inflacionou os preos do produto, pois o aumento na quantidade ofertada foi insuficiente para atender o aumento na demanda O nibio apresenta significativa importncia para a balana comercial brasileira do setor mnero-metalrgico e para economia dos Estados produtores deste insumo: Minas Gerais e Gois. O Estado de Minas, que possui o terceiro maior PIB entre todos os Estados da federao e os insumos a base de nibio contribuem significativamente em sua balana comercial, perdendo apenas para as exportaes de minrio de ferro e derivados e para o caf. O saldo da balana comercial dos produtos derivados de nibio cresceu 367,76% no perodo analisado.
Tabela 3-Principais Estatsticas Brasil

Fontes: DNPM/DIPLAM, MDIC-SECEX, CBMM, Anglo American / (1)Dados em Nb contido na liga. (p) Preliminar; (r)Revisado *Preo mdio base exportao

PREVISES

A CBMM tem um projeto de construir um ptio para a homogenizao do minrio extrado, com previso inicial de operao para o final de 2011. A Anglo American no possui projetos de expanso da capacidade ampliada previstos para este ano. Embora tenha a inteno de vender suas unidades de produo de nibio, em Catalo e em Ouvidor, dever investir US$ 211,9 milhes em melhorias destas unidades produtivas.

CONCLUSO

Podemos perceber, a partir do nosso estudo sobre o pirocloro (mineral de minrio para Nb) sua grande utilidade, devido ao imenso consumo de nibio. Sua alta resistncia, aumenta a qualidade do produto, fazendo com que tenha alta gama de aplicaes nas indstrias, como nas automobilsticas, de tecnologia, eletrnicas e de contruo civil. Em estado puro, o nibio encontra aplicao em aceleradores de partculas subatmicas, e pode ser utilizado tambm em ligas de nibiotitnio, para uso em implantes cirrgicos. O xido de nibio utilizado na produo de cermicas finas como capacitores cermicos, lentes ticas, ferramentas, peas de motor e alguns elementos estruturais resistentes ao calor e a abraso.

Pirocloro 11 Mineralogia
A procura pelo mineral grande e o seu maior produtor mundial o Brasil, mais especificamente em Arax. Apesar de a minerao trazer muitos benefcios para o local e ter grande importncia econmica a nvel mundial, ela tambm deixa rastros no meio ambiente. No processo de beneficiamento do pirocloro, so gerados rejeitos qumicos que contm uma liga de ferro-fsforo, escria altamente txica metalrgica e radioativa, alm de chumbo e trio. Sendo assim, o cuidado com os impactos ambientais deve ter grande relevncia durante o tratamento do minrio.

BIBLIOGRAFIA

http://www.rc.unesp.br/museudpm/banco/oxidos/pirocloro.html

http://s3.amazonaws.com/magoo/ABAAAA9FYAF-5.png http://www.raizdavida.com.br/site/portugues/o-lado-maldito-da-mineracao-doniobio/ http://arautodofuturo.wordpress.com/2008/11/18/niobio/ http://www.cnen.gov.br/lapoc/tecnica/inspmind.asp


http://www.niocan.com/content.asp?SectionID=19

http://www.dnpm.gov.br/economiamineral http://www.dnpm.gov.br/sumariomineral

Pirocloro 12 Mineralogia

Anda mungkin juga menyukai