Anda di halaman 1dari 2

OPINIO

Controle Dimensional
O
Controle Dimensional um mtodo capaz de verificar de maneira eficiente as caractersticas dimensionais de peas, subconjuntos ou mesmo equipamentos completos, tendo como objetivo principal garantir a montagem, o bom funcionamento e a intercambialidade de peas e componentes de equipamentos. uma aplicao especfica da metrologia dimensional e dos conceitos fundamentais de confiabilidade metrolgica aos elementos que compem as construes de plantas industriais de petrleo e gs, papel e celulose, petroqumicos, minerao e siderrgicos. Como mtodo de aplicao geral em qualquer processo de fabricao, o Controle Dimensional pode ser classificado de vrias maneiras. Uma forma bastante difundida a sua classificao de acordo com a natureza de sua aplicao. Desta forma, uma diviso utilizada pela Petrobras para finalidade de qualificao de pessoal a encontrada na Norma Petrobras N-2109, que estabelece uma diviso em quatro modalidades distintas, conforme descrito abaixo: Controle Dimensional de Caldeiraria e Tubulao aplicao do Controle Dimensional aos equipamentos de origem em processos de fabricao de caldeiraria, como vasos de presso, tanques de armazenamento, juntas tubulares e segmentos de tubulao. Como estes equipamentos 16 | Revista Abende, n 22 | outubro 2007 de caldeiraria tm uma enorme possibilidade de combinaes de geometrias, h uma dificuldade de padronizao dos processos de Controle Dimensional. Devido s especificidades de projeto, cada equipamento fabricado de maneira quase que nica, exigindo um procedimento de Controle Dimensional especfico. Controle Dimensional de Mecnica - aplicao do Controle Dimensional aos equipamentos de origem em processos de fabricao mecnicos, como engrenagens, roscas, flanges e bombas. O Controle Dimensional normalmente aplicado ao processo de fabricao por se tratarem de linha de produo pode ter seu controle realizado de maneira amostral na maioria das vezes. Controle Dimensional de Topografia Industrial - aplicao do Controle Dimensional aos marcos topogrficos utilizados em instalaes industriais, assim como s bases de equipamentos fabricados em processos de construo civil ou mesmo na montagem de torres diversas para verificao de verticalidade. Por tratar-se de projetos praticamente nicos o Controle Dimensional tem sua aplicao em 100% das obras em que esto sendo construdas bases de equipamentos e marcos de localizao. Controle Dimensional de Montagem de Mquinas aplicao do Controle Dimensional montagem de bombas, turbinas e compressores. Por se tratar de equipamentos din-

Rafael Grangeiro representante regional da ABENDE no Rio Grande do Sul

micos, ou seja, equipamentos que possuem movimento de algum de seus componentes, como altas rotaes de eixos, por exemplo, a montagem correta destes equipamentos exige uma srie de requisitos quanto a sua vedao junto ao sistema e a gerao de vibraes. Desta forma. os alinhamentos entre eixos e o balanceamento dos mesmos tm fundamental importncia no sentido de reduzir estes efeitos indesejados. Em um processo industrial de fabricao e montagem de uma plataforma de petrleo, por exemplo, estas quatro modalidades de Controle Dimensional so utilizadas de maneira conjunta, visando garantir a montagem correta de todos os componentes do projeto, evitando retrabalhos e preservando o bom andamento da obra.

OPINIO
Assim, acompanhando a fabricao dos vasos de presso, um inspetor de Controle Dimensional est efetuando medies dos componentes destes equipamentos a fim de garantir que suas caractersticas dimensionais (distncias entre bocais, alinhamento de flanges e ngulos de bocais) permitiro a correta e rpida conexo destes mesmos vasos s vrias ramificaes de tubulao que deles iro derivar. Estas tubulaes ou segmentos de tubulao, por sua vez, tambm foram inspecionadas em sua fabricao de maneira a garantir suas caractersticas dimensionais (alinhamento dos flanges, rotao dos flanges e dimetros das furaes). A correta e rpida montagem estar garantida de um lado com o vaso de presso e, de outro, com uma bomba, por exemplo. Como equipamento dinmico, esta bomba se estar conectando rede de tubulaes e a montagem da mesma ter o acompanhamento de um inspetor de Controle Dimensional de montagem de mquinas que verificar a correta montagem do equipamento analisando e medindo aspectos como vedao da conexo, fixao, alinhamentos entre eixos, balanceamento de eixos, nivelamento e vibrao, a fim de comparar com os valores admitidos em projeto, cujos limites no podem ser ultrapassados. Para o correto posicionamento de alguma torre projetada para este conjunto, h a necessidade de um inspetor de Controle Dimensional de Topografia Industrial auxiliar o processo a fim de alocar o equipamento no local apropriado definido em projeto, a fim de no haver a sobreposio com outros equipamentos, e de avaliar outros fatores, como a sua verticalidade. Como se pode ver, as modalidades de Controle Dimensional comple18 | Revista Abende, n 22 | outubro 2007
Para obter a certificao, na rea de Controle Dimensional, o candidato submetido a exames tericos e prticos, sendo esse ltimo, dividido em trs especificaes:

1-Modalidade Mecnica:

Inspetor Nvel 1: dimensional completo de rosca, dimensional de uma pea vazada e calibrao de um micrmetro externo. Inspetor Nvel 2: alm das provas acima, o candidato efetua os exames de tolerncia geomtrica, dimensional completo de engrenagem, furo e eixo (tolerncia e ajuste) e inspeo por amostragem.

2 - Modalidade Caldeiraria:

Inspetor Nvel 1: dimensional de Tubulao (spool), calibrao de uma trena, dimensional de vaso e tanque e medio de espessura por Ultra-som. Inspetor Nvel 2: alm das provas acima, o candidato efetua as provas de dimensional de um n de plataforma (junta tubular), confeco de um gabarito de forma (tampo de um vaso) e inspeo por amostragem.

3 - Modalidade Topografia Industrial:

Inspetor Nvel 1: verificao de Nvel tico, verificao de teodolito/estao total, nivelamento e contranivelamento, locao de bases e chumbadores. inspetor nvel 2. Alm das provas acima, o candidato efetua os exames de levantamento de poligonal fechada e traagem de curva pelo processo do grau.

Outras informaes:

www.abende.org.br/certific_ profissional_cd.php

mentam-se em um processo de montagem industrial a fim de permitir a correta e rpida montagem dos equipamentos da maneira como foram projetados. importante ressaltar que as modalidades de Controle Dimensional so complementares, mas tm origens diferentes quanto rea de

conhecimento e, conseqentemente, formao tcnica dos profissionais que as desenvolvem. Desta forma, os equipamentos utilizados para as diferentes modalidades diferem bastante: enquanto para a modalidade de Topografia Industrial so utilizados como instrumentos bsicos nveis pticos, teodolitos e estaes totais, para a modalidade de caldeiraria e tubulao os instrumentos bsicos utilizados so esquadros, nveis de bolha, escalas e trenas. J para o inspetor de Controle Dimensional de Mecnica so necessrios micrmetros externos, blocos padro e desempeno, e ainda para o inspetor de Controle Dimensional de Montagem de Mquinas relgios comparadores, relgios apalpadores e analisadores de vibrao. Os profissionais especializados nas modalidades Mecnica e Montagem de Mquinas so os que normalmente tm origem como tcnicos mecnicos ou engenheiros mecnicos. J o profissional de Topografia Industrial tem sua origem como tcnico de edificaes, gegrafo ou engenheiro civil. O profissional de Caldeiraria e Tubulao o que tem normalmente origem mais ecltica, podendo ter sua origem na eletromecnica, na mecnica ou mesmo na fabricao de caldeiraria e tubulaes. Ao exemplificar sucintamente um processo de montagem industrial, espero ter conseguido mostrar a importncia prtica da aplicao dos mtodos de Controle Dimensional e os objetivos da tcnica em suas diferentes modalidades nos processos de fabricao e montagem de equipamentos.
Rafael Grangeiro Inspetor de Controle Dimensional Mecnica N2 Representante Regional ABENDE/RS

Anda mungkin juga menyukai