Anda di halaman 1dari 28

Anexo - Conexes Cientficas

III

Emprego e Redes Sociais e Eletrnicas: anlise da situao de jovens usurios dos Infocentros
Selim Rabia

III

Anexo - Conexes Cientficas

Emprego e Redes Sociais e Eletrnicas: anlise da situao de jovens usurios dos Infocentros
Selim Rabia

Resumo
O problema do desemprego ronda toda a sociedade, mas especialmente os jovens, de baixa renda e educao mediana. Para abordar esse problema, buscou-se compreender como as formas de busca de trabalho podem ser utilizadas por essa populao, mais especicamente, redes sociais e eletrnicas. De acordo com diversos trabalhos analisados, nota-se que essa populao tem redes sociais restritas, que no conseguem auxiliarsignicativamente na conquista de trabalho. Ao mesmo tempo, o uso da Internet, e seu imenso contedo, para esse m, requer alguma habilidade e competncia. A incluso digital um passo extremamente importante, mas outras aes devem ser feitas para que as pessoas alcancem uma posio melhor na sociedade.

Introduo
Os jovens das camadas mais desfavorecidas da populao, recm formados ou cursando o ensino mdio so as maiores vtimas do desemprego. A falta de acesso ao emprego tende a perpetuar as diferenas crnicas entre as classes sociais no Brasil no que diz respeito distribuio de renda. Sem trabalho no h ampliao da renda familiar e ainda menos a incluso social, no sentido a ampliar seu acesso aos bens materiais e culturais. A conquista de uma posio no mercado de trabalho requer informao, conhecimento e estratgia para ser atingida. No caso do emprego, so importantes variveis relacionadas ao grau de informao que o postulante possui, como a qualidade da educao, os relacionamentos e o conhecimento dos possveis caminhos para se colocar num mercado de trabalho no qual os recursos humanos so abundantes. O acesso Internet enquanto forma de acesso a informaes pode ser um impulsionador na busca por uma colocao. Os governos do Estado e do municpio de So Paulo oferecem, nas localidades mais carentes, o acesso rede visando promover a incluso digital. Mas o simples

Anexo - Conexes Cientficas

III

acesso s informaes fornecidas pela Internet no se traduz necessariamente num aumento da possibilidade de incluso ou desenvolvimento social, que resulte em melhoria das condies de vida dessa populao. necessrio compreender os aspectos que vo do acesso rede a incluso digital e dessa para a efetiva incluso social traduzida na forma oportunidades de emprego e renda, Sem uma viso mais abrangente do processo de incluso, essa populao continuar margem do desenvolvimento econmico e social, contando apenas com um verniz tecnolgico.

Infocentros e seus usurios


Os Infocentros so espaos em que so disponibilizados computadores com acesso gratuito Internet. Essa uma iniciativa do Governo do Estado de So Paulo que procura combater a excluso digital junto populao de baixa renda, estimulando o desenvolvimento humano e social das comunidades. Os Infocentros fazem parte do Programa Acessa So Paulo que oferece tambm monitores para auxiliar os usurios no uso dos equipamentos e sistemas e tambm contedos atravs do Portal do Acessa So Paulo no endereo http://www.acessa.sp.gov.br. (ACESSA SO PAULO, 2005) Para analisar a populao usuria dos Infocentros e os processos de incluso digital foi desenvolvida a Ponline Pesquisa Online atravs de metodologia inovadora que utiliza os meios digitais em seus procedimentos. A Ponline de 2004 (ACESSA SO PAULO, 2004), apresenta o 4 perl da populao que freqenta os Infocentros, distribudos pela periferia da capital, interior e litoral com sendo jovens, basicamente pertence s classes mais desfavorecidas da populao: - 76% das pessoas tem menos de 25 anos de idade; - 85% solteiros; - 64% cursam ou esto cursando o ensino mdio (em geral h uma signicativa defasagem entre a idade e o ano escolar); - 11% tem curso superior ou ps-graduao (1%); - 74% no trabalha e desses 76% declara estar em busca de novas oportunidades; - 24% deles no estudam e no trabalham; e - 70,8% declara sua renda familiar como sendo inferior a quatro salrios mnimos.

III

Anexo - Conexes Cientficas

A Ponline (2004) mostra tambm que existe o interesse da populao por informaes e por se desenvolver no uso da rede computadores. Alguns dados da pesquisa apontam nessa direo: as principais atividades dos usurios so receber e enviar e-mails (18%), pesquisas diversas (17%); procurar emprego (12%), bate-papo (11%) conhecer novas pessoas (9%), sites do governo (8%), acesso a jogos (6%), servios bancrios (3%), compras (2%), cursos distncia (2%); 29% participam de espaos virtuais sendo as principais atividades bate-papo online (46%), comunicadores em tempo real como o Microsoft Mensager (19%), fruns (12%),cursos distncia (11%) e listas de discusso (10%); e dos 71% que no participam, 33% declaram que no sabem como fazer.

Os Infocentros do governo do Estado de So Paulo vm obtendo sucesso sob a tica de seus usurios. Na avaliao procedida pela Ponline 2004, mostra uma ampla aceitao e valorizao do programa. Mas, observando-se mais atentamente os dados referentes ao impacto da Internet em sua vida pessoal, percebe-se que os aspectos que poderiam reetir uma melhoria na vida dos usurios so os nicos que deixam a desejar. Numa escala de zero a dez, o programa recebeu as seguintes avaliaes: Saber usar a Internet melhorou minha vida pessoal (8,5); Atravs da Internet consegui novas oportunidades de trabalho (4,6); A Internet melhorou meu desempenho prossional (7,4); Tenho mais facilidade em aprender depois da Internet (8,0); Estou mais informado sobre as notcias do pas com a Internet (8,2); Participo mais da comunidade depois da Internet (6,9); Tenho novos amigos que conheci atravs da Internet (6,4); Eu me divirto atravs da Internet (8,5); Cuido melhor da sade usando as informaes da Internet (6,3); e Minha vida nanceira melhorou depois que comecei a usar a Internet (3,9).

Anexo - Conexes Cientficas

III

Portanto, vemos uma percepo bastante positiva do programa. Os usurios valorizam o programa no que diz respeito ao uso da rede. Na periferia, ele funciona como um espao de educao e alternativa de lazer, reconhecidas pelos pais, como espao seguro e que mantm os adolescentes longe das ruas (PONLINE, 2004). Mas refutam a idia de que h resultados na melhoria de vida atravs das avaliaes referentes a oportunidades de trabalho obtidas por meio da Internet (4,6) e melhoria da vida nanceira (3,9). O estudo conclu que os Infocentros tm possibilidades de desempenhar um papel importante na questo trabalho/emprego, fortalecendo as conexes entre os usurios e as organizaes sociais, capazes de gerar novos conhecimentos, oportunidades de trabalho e renda. Para isso, continua, deveriam ser implantados sistemas pblicos para mapeamento e aproximao entre as competncias e demandas locais. Esta funo potencial j faz parte das expectativas dos usurios em relao atuao dos Infocentros. Portanto, percebemos uma situao em que o ciclo no se completa. O acesso Internet e aos computadores melhora, de certa forma, a capacitao do usurio do Infocentro, num momento onde usar os recursos da informtica to importante quanto saber ler e escrever. Da para se alcanar uma situao de emprego, existem outras necessidades.

A realidade do usurio dos Infocentros


Os usurios do Infocentro so, em sua maioria jovens, pessoas de baixa renda residentes na periferia das grandes cidades neste caso no Estado de So Paulo com carncias de diversos tipos: educacionais, culturais, de lazer, sade e eventualmente alimentao. A incluso dessa populao nos processos de produo e consumo representa um dos maiores desaos do pas. Por suas carncias ela tem diculdade de se colocar num mercado onde o fator mo de obra abundante e a oferta de vagas escassa, indicando que h uma tendncia de que a excluso se perenize. parte alguns programas assistenciais existentes, necessrio que esta populao consiga se desenvolver social e economicamente atravs de habilidades que permitam que ela se ocupe em atividades que elevem sua renda, e o consequente acesso aos bens e servios de que necessita, de forma autnoma.

III

Anexo - Conexes Cientficas

Diversas iniciativas, como cooperativas e organizaes do terceiro setor buscam levar a essa populao auxlio para o seu crescimento. O Programa Acessa So Paulo, por meio dos Infocentros, oferece oportunidade de incluso digital na tentativa de evitar que o fosso que a separa das camadas mdias da populao se acentue. Entretanto, a oferta pura e simples de equipamentos para uso dessa populao no garante, por si s, nenhum resultado concreto. Os computadores e a Internet so um meio que pode resultar em benefcios reais na medida em que o usurio consiga oper-lo adequadamente, localizando informaes relevantes, mantendo contato com outras pessoas e entidades e transformando isso em uma nova forma de acessar oportunidades ou competncias, que no momento seguinte lhe propiciaro renda e acesso a um lugar mais central na sociedade.

A Economia e o acesso a posies de trabalho


Estudo do IPEA de 1997 (Barros et al), revela que os trabalhadores jovens, entre 10 e 29 anos, lhos, cnjuges, trabalhadores sem carteira e trabalhadores com educao mediana (cinco a sete anos de estudo) so as principais vtimas do desemprego. A idade e a experincia do trabalhador tambm contribuem para evitar o desemprego. Os jovens, que naturalmente tem menos experincia, tendem a ter maior probabilidade de car desempregado. Quanto durao do emprego, esta cresce na medida em que aumenta o nvel de educao e de experincia do trabalhador. interessante notar que no aspecto educacional, as pessoas sem instruo tm uma taxa de desemprego similar quelas com nvel superior incompleto. Dados do IBGE (2004) conrmam essas informaes. A Taxa de desemprego em 2003 na Regio Metropolitana de So Paulo foi: de 10 a 17 anos 40,9%; de 18 a 24 anos 24% e de 25 a 49 anos 10,9%. Da populao que freqenta os Infocentros 86% est cursado ou cursou o segundo grau ou menos (ACESSA SO PAULO, 2004). um nvel de educao razovel para o Brasil. Portanto, existe uma caracterstica estrutural que no contribui para a insero desse jovem no mundo do trabalho.

Anexo - Conexes Cientficas

III

A busca do emprego, numa viso da microeconomia clssica seguiria as leis da oferta e da procura, tendo-se como pressuposto o conhecimento de todas as oportunidades pelos atores. Portanto, algum que est vendendo sua fora de trabalho, conheceria todos os potenciais compradores (empregadores) e estipularia seu preo- mais alto se houvesse excesso de posies e mais baixo se houvesse carncia de posies. Racionalmente, o contratante tambm conheceria todos os candidatos e selecionaria aquele que lhe proporcionasse o melhor retorno. A competio em ltima instncia determinaria os contratados. Esse tipo de raciocnio j foi reconhecido como idealista e por sua desconexo com a realidade, os economistas introduziram o conceito da informao assimtrica (VARIAN, 2003) A distribuio e o acesso informao imperfeita no mercado, tanto para o contratado quanto para o contratante, e aquele que tem mais condies de acessar informaes tem vantagens sobre os outros atores. Em outras palavras, pessoas que tm melhores relaes ou maior acesso s informaes sobre oportunidades de trabalho disponveis, tero vantagem sobre as outras que no dispem. O indivduo que busca uma posio no mercado de trabalho ter mais chances se tiver melhor preparo para localizar uma vaga. As vagas de trabalho so ofertadas, em geral, nos jornais, revistas, agncias de emprego, em meio fsico ou em meio eletrnico na Internet. A outra forma, eventualmente mais eciente, de se conseguir uma colocao por meio da rede social, composta por colegas, amigos e parentes, que se encontram empregados e tem condies de informar e indicar pessoas para ocupar posies vagas. Forrester (1997) tem uma posio radical sobre as perspectivas do emprego. Embora as pessoas continuem tratando do emprego e desemprego como se fossem ligados a problemas conjunturais que algum dia devero retornar a seu estado normal, ela acredita que as mudanas do ambiente socio-econmico no permitiro que o desemprego diminua. A globalizao, a informatizao e automao, a reduo dos estados e concentrao de renda no permitiro que o fator trabalho volte a ter poder de presso para ampliar sua parcela na renda gerada no mundo. Ela acredita que o momento bastante diferente e que o desemprego permanecer e que os cidados iro se humilhar em busca de uma posio: Uma quantidade importante de seres humanos j no mais necessria ao pequeno nmero que molda a economia e detm o poder. (FORRESTER, 1977)

III

Anexo - Conexes Cientficas

Com a reduo dos Estados a fragilidade dos cidados aumenta, pois so reduzidos os investimentos em sade, educao, habitao e seguro desemprego. Pode-se inferir que se isso sentido no primeiro mundo, a situao da periferia como Amrica Latina e frica ainda pior. Como as pessoas imaginam um formato de mercado de trabalho similar sua forma nos anos de industrializao, quando, em alguns momentos, os trabalhadores ampliavam seu poder de barganha e conseguiam algumas vitrias, hoje, aquele que est desempregado se culpa por essa situao. Os dados mostram problemas importantes para se conseguir emprego e ainda assim os que buscam tendem a se considerar incompetentes, incultos, fracos. Bourdieu, de certa forma, (2004) refora a posio de Forrester. Segundo ele, a criao de oportunidades so bastante diferentes entre as classes sociais. Desde a infncia, as probabilidades de xito so diferentes entre os indivduos, em funo da escola e do ambiente que freqentam. E essa diferena de oportunidades , mais uma vez, vista pelo ator como um fracasso pessoal. Segundo ele as escolas...levam a maioria das crianas das classes e fraes de classe mais desfavorecidas culturalmente auto-eliminao, como por exemplo, a depreciao de si mesmo...ou a resignao ao fracasso e excluso... (Bourdieu, 2004)

Redes Sociais e a Busca de emprego


As redes sociais so compostas por indivduos que se conhecem, sejam parentes, amigos, colegas de trabalho, parceiros comerciais ou qualquer outra forma de relacionamento. Ao se organizarem em redes, as pessoas passam a ter acesso s informaes existentes na rede como um todo. A quantidade de informao recebida ser to grande quanto o tamanho da rede. Granovetter (1993) argumenta que a amplitude de informaes e a mobilidade social de um indivduo relacionam-se diretamente ao nmero de contatos indiretos que ele tiver, pois esses trazem novas idias, informaes e oportunidades. Granovetter ressalta que, ao contrrio da intuio, os laos fracos formados por contatos pouco prximos - so indispensveis para a gerao de oportunidades e para a integrao do indivduo nas comunidades. Diferentemente de sua tradicional concepo como fonte de alienao dos

Anexo - Conexes Cientficas

III

indivduos, os laos fortes composto por pessoas mais prximas, como amigos ntimos ou parentes -, que eram concebidos como responsveis pelas melhores relaes e oportunidades, podem ser vistos, por um outro prisma, como causadores de fragmentao e inibidores de oportunidades, em funo da fora que promove na coeso das comunidades. Laos fortes fazem com que seus participantes se fechem num pequeno espao social, inibindo o acesso a informaes de outras redes. Segundo Burt (1995), as redes tambm podem ser mais ou menos ecientes, em funo da existncia de laos redundantes e da intensidade desses laos. Quando um grupo de pessoas estabelece uma relao do tipo todos ligados com todos, haver um maior gasto de energia/custo sem que haja ganho para a rede no que diz respeito informao e competitividade; apenas existiro mais relaes para se gerenciar. No que diz respeito intensidade, Burt arma que um lao forte requer elevada dose de tempo e esforo dedicados relao, feio emocional, conana e reciprocidade. um relacionamento que se molda e auto-refora ao longo do tempo. Um lao fraco envolve transaes pontuais entre agentes, onde a identidade dos indivduos menos importante e questes de conana e reciprocidade so mnimas. Burt acredita que redes com maior nmero de contatos no-redundantes agregam mais benefcios por contato; maior diversidade traz maiores benefcios de acesso a informaes; a ecincia de uma rede aumenta medida que so inseridos novos contatos no-redundantes. Portanto, a existncia de uma rede coesa, mas com muitos laos fortes e redundantes resultar em um alto investimento, sem que haja um retorno proporcional em informaes/retorno. Imaginando-se um grupo pequeno que mantm laos de amizade muito fortes, esses investiro suas energia na manuteno dessa rede, que gerar informaes redundantes. Esse tipo de rede, segundo Burt e Granovetter parece ser mais importante para a auto-estima do participante, mas no para sua colocao e competio no mercado de trabalho. Uma rede com laos fortes e redundantes estimula-o a no se integrar a outras redes. Dessa forma, no ocorre a troca e a renovao de informaes e relacionamentos. Se algum busca um emprego, no ser numa rede desse tipo que ir encontrar, pois a informao se restringe quela existente no grupo. Burt (2003) relaciona os buracos estruturais das redes, que um caminho potencial entre duas

III

Anexo - Conexes Cientficas

redes como uma oportunidade de se acessar novas informaes e com isso atingir novas oportunidades e vantagens competitivas. Em outras palavras, uma ponte que une uma rede outra atravs de um indivduo. Ao preencher esse buraco estrutural, o sujeito tem a oportunidade agir de forma inovadora em ambas as redes de acordo com os seus interesses, sendo a gura principal da ligao entre ambas as redes. O capital social uma varivel crtica para que o indivduo ocupe uma posio importante na rede ou como ponte entre duas redes. A classe social colabora para ocupar uma posio de destaque dado que ele possu contatos importantes (capital social) e repertrio (capital intelectual) para manter relaes em ambas as redes. E isso determina a taxa de retorno, ou seja, quais os benefcios que podero ser conquistados ao ocupar essa posio de relevncia. A taxa de retorno algo decorrente da posio de ligao, pois o individuo capaz de trocar informaes entre as duas redes e ganhar com isso, j que essas informaes encerram algum valor. Seidel (SEIDEL et al, 2000) no concorda com Granovetter sobre a vantagem de ter laos fracos sobre laos fortes. Para esse autor, os laos fracos tm maior alcance que os fortes e fornece maior quantidade de informaes e inuncia. Seidel e outros discordam e armam que um amigo em uma organizao trar maiores favorecimentos, pois privilegiar o candidato amigo, em detrimento da organizao. Outra anlise seria que laos fracos seriam apropriados para momentos em que se est em posies mais seguras e fortes, em momento de mercado recessivo. Elliot (2000), comparou as formas e resultados de busca de trabalho de trs tipos de prossionais, que de alguma forma reetem classes sociais: posies gerenciais (posies de autoridade), trabalhadores qualicados e trabalhadores no qualicados. Esses prossionais podem entrar no mercado de trabalho por canais formais, ou seja, processos abertos de recrutamento e seleo ou por canais informais, atravs de sua rede social (indicaes). Elliot relata, diferentemente de Granovetter e Burt, que para a busca de uma posio no mercado de trabalho, os laos fortes podem ser mais importantes que os laos fracos. Em seu estudo ele percebe que a forma de colocao varia em funo das diferentes classes de trabalho. As posies de trabalhadores no qualicados para atividades gerais tm maior probabilidade de ocorrer atravs de contatos pessoais, vizinhos laos fortes , enquanto as posies de prossionais qualicados ocorrem por meio de processos formais laos fracos. As posies de autoridade tambm so feitas atravs de relacionamentos, mas de forma e motivos distintos dos trabalhadores no qualicados. Portanto,

10

Anexo - Conexes Cientficas

III

a existncia de uma rede social pode contribuir signicativamente para que um trabalhador com baixa qualicao encontre uma posio. Um estudo realizado na Sucia com desempregados rearma o que foi observado por Elliot (2000). Korpi (2001) realizou sua pesquisa junto a desempregados suecos e percebeu que 53% deles no utilizavam qualquer rede para localizar uma vaga. Quem usou a rede de contatos, na sua grande maioria utilizou aqueles laos fortes de ligao: 34% contra 14% que utilizaram conexes com laos fracos. Apesar de no conclusivo, os laos fortes tambm parecem oferecer melhores resultados na busca de trabalho. Com relao ao tamanho da rede, h evidncia de um impacto na probabilidade de localizao de trabalho. Quanto maior a rede maior a probabilidade de colocao. possvel se concluir que para o acesso a certo tipo de emprego, os laos fortes tm maior importncia que os laos fracos, diferentemente das situaes em que se busca uma melhoria na carreira e localizao de oportunidades, em especial em nveis de comando, quando os laos fracos se tornam mais relevantes. (Granovetter, 1973 e Burt, 2003). A situao das redes e do desemprego no Brasil pode ter outra dinmica que em outros lugares 1 como EUA e Europa. Na Sucia as vagas tm que ser reportadas para o Board . L, de 90% a 95% dos desempregados acessam o Board, em especial para receber o seguro desemprego. O trabalho de Granovetter Getting a Job: A Study of Contacts and Careers de 1974 (apud Korpi, 2000) conclui que a existncia e estrutura de uma rede social afeta signicativamente a chance de mobilidade de emprego. Isso, segundo Korpi (2001) crucial para a estraticao social em sociedades industriais. Portanto, as redes sociais so muito importantes para a conquista de uma oportunidade de emprego. A inecincia dessa rede , de certa forma, responsvel pela manuteno dos indivduos em uma situao desfavorvel no que diz respeito qualidade de ocupao e renda.

1- Board um rgo Sueco que opera um sistema nacional de agncias pblicas de emprego, com no mnimo um escritrio em cada municpio. As informaes de trabalho so obtidas nas listagens da agncia ou atravs da Internet.

11

III

Anexo - Conexes Cientficas

Isso remete a um raciocnio circular de causa e efeito: o jovem no encontra emprego por falta de experincia e acesso redes que possam facilitar essa conquista e, por no ter emprego, no conseguir experincia e ampliar sua rede social. A origem desse circulo provavelmente est na histria de vida do indivduo: onde nasceu, seus laos sociais, sua formao. Mas nesse momento de insero, isso no se congura de forma clara.

Educao
voz corrente que a educao, em especial as escolas pblicas, vm perdendo qualidade de ensino. Muito aspectos evidenciam essa constatao, desde os equipamentos pblicos at o perl do aluno e suas condies familiares para freqentar uma escola. Na rea da educao existem muitas discusses a respeito da qualidade do currculo escolar e sua capacidade de formar pessoas. Alguns acreditam que a escola deveria orientar-se mais para o mercado de trabalho no sentido de criar mo de obra qualicada e motivada, com mais chances de conseguir um emprego (RAMOS, 1977). Ele ressalta que o fenmeno do desemprego entre os jovens vai alm das fronteiras brasileiras. Nos pases da OCDE - Organizao para Cooperao e Desenvolvimento Econmico - a faixa etria entre 20 a 24 anos a que mais sofre o problema e conclui que o desemprego entre os jovens pode ser resultado da dissociao entre as escolas e o mundo do trabalho, sem descartar o problema estrutural de falta de vagas. Outros autores defendem que, pela velocidade com que as coisas esto mudando no mundo do trabalho, o conhecimento especco se torna rapidamente obsoleto. Portanto o aprendizado deveria ser direcionado para a soluo de problemas. A educao deveria, portanto, passar pelo desao de fornecer aos alunos o conhecimento necessrio para que ele aprenda a aprender. Conseqentemente, cabe educao preocupar-se com as competncias, que envolvem todos os tipos de saberes (formais, informais, tericos, prticos/da experincia, sociais, etc.), e que o sujeito seja capaz de articul-los de forma ecaz para superar os desaos que se colocam no mundo do trabalho (Desaulniers, 1997). Aprendizado e conhecimento so outros aspectos que esto ganhando novos contornos. Macedo (1999, apud Primi et. al) coloca que at h pouco tempo, o objetivo da aprendizagem era

12

Anexo - Conexes Cientficas

III

acumular conceitos, estar informado sobre grandes conhecimentos. Apesar desse tipo de aprendizagem manter sua validade, necessrio tambm o conhecimento do saber como fazer; um contedo procedimental. Macedo arma que com os computadores, a questo do acmulo de conhecimento no mais processar, guardar ou atualizar informaes, papel esse desempenhado muito bem pelas mquinas, mas encontrar e interpretar informaes para a soluo de problemas. Pierre Levy (1999) coloca que pela primeira vez na histria da humanidade, a maioria das competncias adquiridas por uma pessoa no comeo de seu percurso prossional sero obsoletas no m de sua carreira. Portanto um novo aprendizado se faz necessrio. O fato que independentemente das diretrizes da educao, a qualidade de tudo o que est sendo ensinado deixa a desejar. A segunda participao brasileira no Pisa - Programa Internacional de Avaliao de Alunos - em 2003 demonstrou diculdades da maior parte dos estudantes em matemtica e leitura. De 250 mil adolescentes de 41 pases o Brasil teve a pior colocao em matemtica (Pacheco e Scholze, 2004). O Saeb - Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica mostrou que o resultado do aprendizado de matemtica na quarta srie do ensino fundamental apresentou uma mdia nacional de 177 pontos, frente a um mnimo desejvel de 200 pontos. Isso coloca 11,5% dos alunos da 4 srie em estgio muito crtico e 40,1% em estgio crtico. Essa avaliao envolve a capacidade do aluno em: estabelecer relaes entre medidas de tempo; identicar a troca de moedas com pequenas quantias de dinheiro; decompor um nmero natural em suas ordens; calcular o resultado de subtraes mais complexas; efetuar multiplicaes com nmeros de dois algarismos e divises exatas por nmeros de um algarismo e resolver problemas simples, utilizando dados apresentados em grcos ou tabelas. (Arajo e Luzio, 2004). No ensino mdio, a situao similar. Dados do Saeb mostram 42% dos alunos do 3 ano esto no estgio crtico ou muito crtico em suas competncias em Lngua portuguesa, com diculdades em leitura e interpretao de textos (Arajo e Luzio, 2003). So considerados adequados apenas 5% desses alunos. Um aspecto ainda mais lamentvel nesse quadro: entre 1995 e 2001 o desempenho em lngua portuguesa caiu 10%. Quando se analisa o problema, percebe-se que os alunos com desempenho muito crtico apresentam o seguinte perl:

13

III

Anexo - Conexes Cientficas

...76% esto matriculados no ensino noturno, 96% em escolas pblicas, 48% conciliam trabalho e estudo e 84% tm idade acima da considerada ideal para a srie. So lhos de mes com baixa escolaridade. O perl dos estudantes com desempenho adequado quase o oposto.(...) Os dados mostram que o ensino mais inecaz justamente para os estudantes mais carentes. (Arajo e Luzio , 2003)

Segundo Arajo e Luzio, no nvel fundamental, a educao oferecida no Brasil est muito aqum da qualidade necessria a um desenvolvimento sustentado e de longo prazo (2004b). Esta situao do ensino traz algumas conseqncias. A primeira que pela limitao de seu aprendizado ele ter menos condies de criar estratgias para a busca de emprego, a segunda diz respeito ao prprio indivduo, que ter menos chances ao concorrer com outros candidatos mais preparados. Por m, seu desempenho poder ser medocre, impedindo que ele se desenvolva prossionalmente e, conseqentemente ter diculdades para melhorar suas condies de vida. O acesso e a qualidade da educao so aspectos fundamentais do controle social. A escola e o processo educacional resultam, de forma dissimulada, numa estrutura que impede a mobilidade social e mantm inalterada a estrutura de classes. (Bourdieu, 2004). A escola, e suas distines de grupos sociais e qualidade de ensino, separa os indivduos de diferentes classes sociais. Aqueles que tiveram acesso, atravs da escola e de contatos sociais, a uma cultura erudita acompanhada de uma estrutura de percepo, linguagem, apreciao se distinguem em meio dos outros que tiveram acesso a um sistema de ensino de menor qualidade e cujo meio social tido como culturalmente inferior. (Bourdieu, 2004, p. 221).

A Classe Social e Comportamento de Consumo


O grupo social exerce uma importante inuncia no comportamento de consumo e nas motivaes do indivduo. As classes sociais, por suas caractersticas intrnsecas, vo determinar padres de consumo e comportamento, ditado pela prpria disponibilidade de recursos para o consumo. Max Weber (1968) dene classe social como um agrupamento com interesses comuns no

14

Anexo - Conexes Cientficas

III

mercado. importante ressaltar que Weber v as classes sociais como uma hierarquia, formando grupos com interesses comuns, mas no necessariamente com os mesmos padres, estilos e comportamento de consumo. As classes sociais constroem e compartilham seus sistemas de idias o que as torna mais homogneas. Normalmente, indivduos de um mesmo grupo compartilham as mesmas crenas, valores e identidade, que um fenmeno que deriva da dialtica entre o indivduo e a sociedade (Berger e Luckmann, 2003), num fenmeno de inuncia mtua. A todo o momento, os consumidores decidem sobre objetos de consumo. Neste processo, uma srie de fatores exerce inuncia com diferentes graus sobre o consumidor. A imagem de marca, os amigos, a pesquisa do prprio consumidor e a propaganda so alguns desses fatores e exercero diferentes inuncias em funo do tipo de produto e do risco envolvido. Produtos que demandam grande envolvimento por parte do consumidor, pelo seu custo monetrio e emocional, como a compra de uma moradia, iro demandar mais tempo e maior pesquisa junto a fontes conveis do que a aquisio de refrigerantes que, em ltima instncia, poder ser consumido e/ou descartado sem maiores conseqncias. O consumo de informaes no diferente. A escolha do consumidor passar pela ponderao de seus atributos, pela pesquisa, pela inuncia de seu grupo social e pela imagem associada fonte publicadora. A busca de informao demandar um tempo maior ou menor de acordo com o envolvimento do indivduo, traduzido pela importncia que aquela informao ter em sua vida. O preo da informao, que pode ou no existir monetariamente , ser traduzido pelo esforo despendido na localizao. Um modelo clssico de compra tem incio com o reconhecimento de uma necessidade. A partir disso tem incio o processo de busca que ter como principais fontes a prpria memria e estmulos externos, como a propaganda e similares. Outros fatores inuenciaro essa busca e a prpria tomada de deciso, como a cultura, classe social, inuncias pessoais, famlia e a prpria situao. A escolha ainda inuenciada por diferenas individuais, envolvendo os recursos do consumidor, motivao e envolvimento, conhecimento, atitudes, personalidades, valores e estilo de vida (Engel et. al, 1995 p. 237).

15

III

Anexo - Conexes Cientficas

A aquisio de informaes e/ou conhecimentos passar por um processo similar, partindo de uma necessidade e sofrendo inuncia de aspectos pessoais e ambientais, at a deciso da fonte mais apropriada de informao. E ainda ser inuenciada pela importncia da informao e/ou conhecimento que est sendo procurada. Informaes menos importantes sero adquiridas a partir de um esforo menor, enquanto informaes mais vitais sero alvo de uma busca mais requintada. O comportamento de consumo refora as distines de classe. Bourdieu (2004) citando Max Weber distingue a situao de classe do grupo de status. O primeiro dene-se pela posse de bens, enquanto o segundo se dene menos por ter e mais por ser, ou seja, por uma certa maneira de usar os bens capaz de tornar raro o bem de consumo mais trivial. Nesse sentido as distines simblicas ampliam as diferenas exprimindo uma posio social e, por conseguinte uma estrutura social. Os bens ao lado da linguagem e da cultura realizaro as funes de associao e dissociao entre os grupos das diferentes classes sociais. A moda se presta muito bem distino. Mesmo sendo possvel a produo em srie, os fornecedores da elite limitam sua produo a poucas unidades ou sua distribuio a poucas unidades por regio ou cadeia de lojas. Portanto, numa relao, o acesso a informaes e bens simblicos, expressos na aparncia e na linguagem iro ter diferenas entre as classes sociais, impedindo, de certa forma uma integrao e a ascenso social dos mais desfavorecidos. Eles possivelmente sero barrados por no exibir os smbolos adequados. O que se pretende argumentar que o consumo de informaes est interligado com o acesso s redes que o individuo tem condies de acessar, devido a limitaes nanceiras, cognitivas ou de relacionamento. Assim, as informaes que os usurios dos Infocentros tm condies de consumir cam restritas aquelas que so de propriedade de seu grupo social. Em se tratando do espao dos Infocentros, esses poderiam representar o canal de acesso rede eletrnica, que conecta indivduos, organizaes e informaes, e possibilitar maior consumo de informaes por meio da Internet. Entretanto, a rede social com tendncias perifricas, e aspectos cognitivos oriundos de uma formao escolar de baixa qualidade em instituies

16

Anexo - Conexes Cientficas

III

pblicas, limitam esse consumo e acesso a um rol de informaes que se abre e se disponibiliza preferencialmente aos indivduos que tm acesso ao centro das redes sociais. Portanto, o posicionamento na periferia das redes sociais implica tambm ocupao do espao perifrico nas redes eletrnicas. Como conseqncia, o consumo de informaes que possa mobilizar os indivduos da periferia para o centro de suas redes sociais e eletrnicas passa por melhorar suas condies de educao e formao. Por outro lado, a forma como recursos da rede eletrnica so apresentados aos usurios tambm interfere para reforar o seu posicionamento na rede social. A apresentao dos dados na rede eletrnica, ou mais especicamente, em sites que os usurios acessam, consumindo informaes, esta restrita a problemas de usabilidade. Os sites so desenvolvidos, em sua grande maioria, para atender as necessidades de um publico com formao, competncias e habilidades cognitivas desenvolvidas no centro das redes sociais. So esquemas mentais dos privilegiados para outros privilegiados. A capacidade de lidar com informaes seja para acess-las, seja para us-las um aspecto importante no desenvolvimento de habilidades e competncias para uso pleno da Internet. H uma quantidade incomensurvel de informaes disponveis na rede, mas acessar a informao relevante e saber como utiliz-la em prol do desenvolvimento pessoal ou da busca de oportunidades requer alguma competncia que nem sempre est presente na periferia das redes sociais. Relatrio nal de 2003 do ENEM Exame Nacional do Ensino Mdio -, que mostra as competncias necessrias para que os indivduos tenham sua formao reconhecida, mostra que, na parte objetiva da prova (excluindo a redao) 35,7% encontra-se na faixa insuciente a regular e 49,5% de regular a bom, com 18,9% de bom a excelente (ENEM, 2004). Portanto, um desempenho aqum do desejvel no que diz respeito ao aprendizado formal. Os sites, de uma forma geral, so desenvolvidos retratando a expectativa de que os usurios tenham essas competncias desenvolvidas. Eles so desenvolvidos por tcnicos com boa qualicao que se encontram na dianteira do desenvolvimento tecnolgico. Cumpre ento um questionamento de quais as competncias, objeto do ENEM, devem ser desenvolvidas, de forma que

17

III

Anexo - Conexes Cientficas

os usurios se tornem mais capacitados a acessar e utilizar os sites. Em outras palavras, o desenvolvimento dos sites deveria prever as limitaes dos usurios ou os usurios deveriam ter desenvolvidas as competncias relacionadas ao uso da Internet. Sem isso, a incluso digital se torna mais complexa, separando os entendidos dos limitados. Um estudo com estudantes universitrios apresentou um desao e forneceu quatro possveis fontes para aquisio de informaes para tomar uma deciso de negcios durante um curso: sites empresariais, sites governamentais, index de negcios e index completo. Sites empresariais na Internet foram o mais freqentemente usados para realizao da tarefa (64,3%). Os estudantes consideram mais rpido, fcil e divertido utilizar a Internet para pesquisas do que outras fontes e consideram as informaes obtidas como sendo conveis, apesar delas no possurem nenhuma referncia. (Morrison et. all, 1998). Isso mostra que h uma lacuna referente crtica no uso da informao (e sua fonte) que pode tornar o aprendizado na Internet falho, no que diz respeito a sua validade. No que se refere capacidade de acessar informaes, um estudo feito com estudantes na Universidade de Tel Aviv, com 54 estudantes com pelo menos um ano de usos da Internet, concluiu que esta no uma competncia trivial nem mesmo para pessoas com boa formao educacional. Aos estudantes foi solicitado realizar trs buscas relativamente simples. Encontrar uma foto da Mona Lisa, Encontrar o texto completo do livro Robison Crusoe ou David Coppereld e uma receita de torta de ma com foto (Gilad e Nachmias, 2002). Os resultados mostram um ndice de sucesso de 54,5% dentre todas as buscas (3 x 54 = 162). Apenas 15% dos estudantes conseguiram cumprir as trs tarefas e 6% no conseguiram cumprir nenhuma. Outras medidas mostraram que h grande variao entre o nmero de passos (pginas visitadas), variando de 2 a 111 e o tempo despendido no cumprimento da tarefa, variando de 1 a 41 minutos. Os autores notaram que h diferentes estratgias na procura, como usar os operadores de busca (como Yahoo ou Google) ou operadores boleanos (e/ou) e que os conhecimentos gerais dos usurios inuenciam no sucesso da busca (por exemplo, saber que a Mona Lisa est no Museu do Louvre). Eles concluem que localizar informaes na Web no uma tarefa trivial e que h necessidade de um aprendizado formal para que haja sucesso. Se pessoas com suposta boa formao tem diculdades em utilizar a Internet, pessoas com decincias tendem a ter ainda mais. Se a qualidade da formao est vinculada classe social, pode-se presumir que quanto

18

Anexo - Conexes Cientficas

III

mais baixo na escala social maior ser a diculdade em utilizar a rede eletrnica para resolver problemas. No mesmo sentido, Roper Starch (2000, apud Gilad e Nachmias, 2002) descobriu que boa parte do tempo despendido na Internet utilizado para buscas e que 71% dos usurios se frustram no processo de busca de uma informao especca. Portanto, uma boa educao ou talvez um aprendizado especco, seja necessrio para que as pessoas tenham sucesso em lidar com a Internet.

Comportamento do Consumidor
A teoria do comportamento do consumidor pode contribuir para compreender aspectos das motivaes dos usurios dos Infocentros. Os motivos pelo qual eles adquirem um produto, tangvel ou intangvel, utilizando-se de dinheiro ou qualquer tipo de esforo na troca. Existem diversas denies de Comportamento do Consumidor na literatura. Mooji (2004) apresenta a denio processual de Michael Solomon et al (1999 apud Mooji, 2004) como sendo o estudo do processo envolvido quando indivduos ou grupos selecionam, compram, usam ou descartam produtos, servios, idias ou experincias para satisfazer necessidades e desejos. Esta denio valiosa na medida em que inclu a noo de grupo e de idias ou experincias. O comportamento do consumidor utiliza-se de conhecimentos da psicologia e da sociologia, entre outros, para compreender comportamentos dos consumidores em nvel individual e grupal respectivamente. Mas para se compreender melhor o consumidor, suas necessidades e desejos, necessitamos uma viso que utilize diversos ngulos, envolvendo o indivduo, a sociedade e a cultura, que se encontram no ambiente no qual ele est inserido e tambm interiorizada no individuo. A compreenso do comportamento dos usurios dos Infocentros deve passar pela anlise de suas necessidades e de como elas so satisfeitas. A necessidade de informao, para a empregabilidade, a melhoria de vida, lazer ou socializao resultado de um processo social e individual, marcado pela cultura, crenas e valores. Uma vez que estas inuncias esto presentes, elas tero

19

III

Anexo - Conexes Cientficas

repercusso tanto no avano quanto na limitao das decises e experincias, fazendo com que o grupo e o indivduo no consigam alcanar seus objetivos. Ou seja, uma vez que o grupo (ou rede) social tem uma limitao de saberes, esse no contribuir muito para que o indivduo complete satisfatoriamente o processo de compra. O comportamento de consumo inuenciado por quatro fatores bsicos: fatores culturais, fatores sociais, fatores pessoais e fatores psicolgicos (Gianesi e Correa, 1996). J Hawkins, Best e Coney (1989) utilizam outro recorte, que inclu inuencias externas, inuncias internas e processo decisrio. Em ambos os casos, percebe-se a abordagem de aspectos pessoais, sociais e do ambiente. Essa compreenso importante na medida em que ao se compreender as motivaes torna-se possvel encaminhar solues. Muitas vezes essas motivaes no so transparentes, nem mesmo para o consumidor. preciso aprofundar-se na sua lgica para descobrir o que est por trs de seus desejos e como satisfaz-los. As necessidades humanas podem sofrer um primeiro a amplo recorte para sua caracterizao. Podem ser de cunho siolgico como a fome, a sede, a segurana ou de cunho psicolgico, como o reconhecimento ou a auto-estima (Kotler 2000). Juntamente com as motivaes surgem as expectativas, muito importante no contexto da prestao de servio na medida em que o consumidor a compara com a experincia vivida. Os consumidores formam suas expectativas com base em suas necessidades, inuncia de amigos ou parentes, experincias passadas e informaes recebidas atravs da propaganda ou outras fontes. Ao comparar a experincia real com as expectativas que a precederam haver uma conrmao ou desconrmao da qualidade e da satisfao. Com relao motivao, podemos deni-la como um estado alterado de uma pessoa a qual conduz a um comportamento voltado a um objetivo (Mowen e Minor, 2003). A pessoa sente um estmulo, como a fome (interno) ou uma propaganda (externo) e a partir disso reconhece uma necessidade ou desejo. A necessidade podem ser de dois tipos: necessidade de expresso, ligados a aspectos sociais, de ego e estticos; e a necessidade utilitria, ligada ao consumo. Um aspecto importante da necessidade que ela pode ser natural ou aprendida.

20

Anexo - Conexes Cientficas

III

Necessidades naturais esto ligadas a aspectos siolgicos, como fome ou frio, e as necessidades aprendidas so resultantes de condicionamento ou socializao. O resultado da satisfao dessa necessidade um sentimento de afeio, positivo quando atendida ou negativo quando no atendidas. A teoria de motivao mais conhecida a Hierarquia de Necessidades de Maslow, na qual as pessoas necessitam primeiramente atender suas necessidades siolgicas e depois as necessidades ligadas afeio, estima, compreenso cognitiva, necessidades estticas e auto-realizao. Um individuo no se preocuparia com uma necessidade superior como afeio ou auto-estima enquanto no atendesse as necessidades inferiores, ligadas siologia. A busca de uma posio no mercado de trabalho, por um lado est vinculado s necessidades siolgicas, pois necessrio ganhar algum dinheiro para se manter. Por outro, temos os aspectos ligados auto-estima e reconhecimento. A busca de uma posio no mercado de trabalho passa pelo acesso educao, informao e relacionamentos. No possvel comprar uma vaga. Ela surgir da busca dos canais formais e informais e ser bem sucedida se o indivduo tiver capital social e cultural no sentido de competncias relevantes para fornecer ao empregador.

Consideraes Finais
A situao dos jovens de baixa renda, residentes na periferia de So Paulo, e eventualmente em qualquer local do Brasil, com relao ao emprego, merece uma abordagem ampla para sua soluo. O desemprego uma situao que persiste na sociedade e agravada nas camadas mais jovens com nvel educacional mediano. A incluso digital no suciente para permitir a incluso social e econmica e a melhoria de condies de vida das pessoas atravs das geraes. Quanto aos fatores objetivos, temos a situao crnica do desemprego no modelo econmico atual que impede que os jovens tenham acesso a posies de trabalho e renda. Apesar de terem

21

III

Anexo - Conexes Cientficas

estudado vrios anos, isso no est sendo traduzido em sucesso, sendo um dos principais motivos a queda estrutural no nvel de emprego. A educao formal de baixa qualidade tem dois corolrios importantes. O primeiro diz a reduo da competitividade do aluno com um nvel educacional qualitativamente decitrio. O segundo diz respeito compreenso, pelo jovem, que freqentou uma escola de baixa qualidade, de sua situao scio-econmica e de como conseguir quebrar o ciclo vicioso para encontrar seu espao na sociedade em que vive. Os aspectos menos objetivos dizem respeito estraticao social e ao acesso ao poder. As redes sociais dos menos favorecidos no tm condies de al-lo a oportunidades no mercado de trabalho. Segundo Bordieu (2004) existe o capital cultural e o capital social, e esses andam de mos dadas. As redes formadas nas periferias (fsicas e sociais) dicilmente tero acesso s redes centrais, onde se encontram as oportunidades e a riqueza. Alis, essa situao tem incio no prprio ambiente familiar, que investe na educao de seus lhos imaginando que, com isso eles tero melhores oportunidades. Mas as escolas que eles freqentam no conseguem reduzir o abismo existente. As mudanas por que passou o mundo como um todo nas ltimas duas dcada, com sua virtualizao e concentrao de poder e reduo do estado alteraram profundamente a paisagem relativa ao emprego (Forrester, 1997). Dicilmente, no curto prazo, os trabalhadores conseguiro adquirir algum poder de barganha frente ao capital. Portanto, polticas de estado devem ser organizadas para fazer frente a esse quadro social. A melhoria da qualidade da educao um aspecto fundamental, se no para permitir o acesso ao emprego, ao menos para permitir a conscientizao do cidado quanto a sua posio na sociedade e ampliar as possibilidades de surgirem estratgias criativas para a mobilidade social, seja atravs da arte, lazer, empreendedorismo ou qualquer coisa que possibilite, aos excludos, ter uma oportunidade de aumento de renda. A educao, mais do que nunca, deve estar atenta s mudanas por que est passando o mundo: a volatilidade das informaes estticas e do dinamismo das competncias derivados no desenvolvimento das tecnologias de comunicao e informao e sua velocidade, a nova natureza do

22

Anexo - Conexes Cientficas

III

trabalho, que aprender, transmitir saberes e produzir conhecimentos e a alterao cognitiva gerada pelo ciberespao (Levy, 1999). importante salientar que a baixa qualidade da educao no exclusividade das escolas pblicas, mas se manifestam com maior veemncia nessas. E isso refora a excluso social, pois com poucas vagas disponveis, as empresas localizaro os mais capacitados e/ou os que possuem uma rede social mais poderosa. Portanto, uma escola de baixa qualidade inviabiliza o acesso s oportunidades de trabalho. Sistemas tradicionais dicilmente funcionaro. O Programa Nacional de Estmulo ao Primeiro Emprego para Jovens, lanado em outubro de 2003 tem quase 250 mil jovens inscritos, mas as contrataes apresentam nmeros decepcionantes: 3.296 em abril de 2005, o que signica menos de 1,5% de sucesso (Tabela 1). H menos jovens contratados do que empregadores inscritos.
Tabela 1: Programa Nacional de Estmulo ao Primeiro Emprego para Jovens
LINHA DE AO JOVENS INSCRITOS JOVENS QUALIFICADOS EMPREGADORES INSCRITOS VAGAS CAPTADAS VAGAS DISPONVEIS JOVENS CONTRATADOS 104.973

APRENDIZAGEM (1)

CONSRCIO SOCIAL DA JUVENTUDE (2) SERVIO CIVIL VOLUNTRIO

28.780 4.755

6.811 4.755 n/d (3) n/d (3) n/d (3)

2.049 n/d (3)

SUBVENO ECONMICA RESPONSABILIDADE SOCIAL

244.637

5.457

13.456

2.466

3.296

EMPREENDEDORISMO JUVENIL

19.000

3.175

Fonte: Ministrio do Trabalho (http://www.mte.gov.br/FuturoTrabalhador/primeiroemprego/conteudo/PainelAcompanhamento.asp

23

III

Anexo - Conexes Cientficas

Para Pierre Levy (1999) a Internet (o ciberespao) so capazes de criar comunidades virtuais e inteligncias coletivas, permitindo oportunidades e recursos (informao e conhecimentos). Assim, podemos inferir que a incluso digital e o acesso universal promoveriam o desenvolvimento de regies desfavorecidas, juntamente com outras medidas inclusivas. Isso no parece ser verdadeiro no caso da busca de emprego. Sem uma capacitao e compreenso da dinmica social, possvel que o jovem no consiga compreender quais informaes consumir. Como foi visto, apesar do volume de informaes na Internet ser virtualmente innito, se perder uma possibilidade sempre presente.
Figura 1

Redes Sociais Redes Sociais Classe Social Classe Social Educao Educao

Consumo de Consumo de Informaes Informaes Internet Internet Emprego Emprego

A Figura 1 apresenta alguns aspectos que inuenciam a conquista de um emprego. A classe social reete no nvel educacional e na qualidade das redes sociais do indivduo. Essas por sua vez iro determinar o acesso a informaes, sejam educacionais ou culturais, no sentido de que o ambiente ir estimular ou no o desenvolvimento cognitivo. Com uma melhor formao, em termos estruturais, a Internet pode contribuir para a ampliao de informaes e de busca de oportunidades atravs da rede. Ao nal, a conquista de um emprego poder ser facilitada pelas redes sociais, abrindo portas e pela capacidade de localizar oportunidades e criar relaes atravs da Internet.

24

Anexo - Conexes Cientficas

III

Portanto, a conquista de um emprego exige estratgias que contribuam no apenas para a incluso social, mas para a construo de uma ponte que permita aos jovens de baixa renda e formao acessar as redes que abrem oportunidades de trabalho. A ampliao de redes poderia ser feita, eventualmente, atravs de ONGs Organizaes No Governamentais que j possuem redes de auxlio em operao. Os Infocentros atingem, com alguma competncia, parte do problema da excluso digitam. Porm podem estar longe da soluo de diversos problemas ligados incluso social. possvel tentar utilizar as redes eletrnicas para ampliar as competncias e oportunidades de seus jovens usurios. Isso signica investir em capacitao online de qualidade e na criao de uma rede de oportunidades de trabalho nas regies em que atuam. necessrio que a rede tenha um sentido de evoluo do aprendizado e de contribuio para a busca de oportunidades. Isso requer foco do programa Acessa So Paulo juntamente com processos de desenvolvimento e avaliao do progresso dos usurios.

25

III

Anexo - Conexes Cientficas

Bibliograa
ACESSA SO PAULO, http://www.acessasaopaulo.sp.gov.br/cgi/private/cgilua.exe/web/templates/htm/acessa5/view.htm?editionsectionid=1&user=designer&infoid=791 disponvel em 27/04/05 ACESSA SO PAULO: Pesquisa Online 2004. So Paulo, 2004. Disponvel em http://ponlines2004.futuro.usp.br/arquivos/ponline.pdf ARAJO, Carlos Henrique e LUZIO, Nildo: Educao: quantidade e qualidade, Inep, 2004(b). http://www.inep.gov.br/imprensa/artigos/quantidade_qualidade.htm ____________________________________: O Desao do Ensino Mdio. Inep, 2003 http:// www.inep.gov.br/imprensa/artigos/o_desao_ensino_medio.htm ____________________________________: O Ensino da Matemtica na Educao Bsica. Inep 2004 http://www.inep.gov.br/imprensa/artigos/ensino_matematica.htm BARROS, Ricardo Paes de; CAMARGO, Jos Mrcio; MENDONA, Rosane a estrutura do desemprego no Brasil. Ipea, 1997 BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construo social da realidade. Petrpolis, 2003. BOURDIEU, Pierre: A economia das trocas simblicas. Ed. Perspectiva. So Paulo SP, 2004 BURT, Ronald S: Structural holes: the Social Structure of competition. Harvard University Press, 1995 ______________: The contingent value of social capital. Administrative Science Quarterly, Volume 42, Issue 2 (Jun., 1997). DESAULNIERS, Julieta Beatriz Ramos: Formao, competncia e cidadania Educao & Sociedade, ano XVIII, n 60, dezembro/97

26

Anexo - Conexes Cientficas

III

ELLIOT, James R.: Class, race, and job matching in contemporary urban labor markets. Social Science Quarterly, volume 81, number 4, December 2000 ENEM Relatrio Final ENEM 2003. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira. Ministrio da Educao, Braslia, 2004 ENGEL, James F., BLACKWELL Roger D. & MINIARD, Paul W.: Consumer behavior. Forth Worth,The Dryden Press. 8 edition.1995 FORRESTER, Viviane. O horror econmico. Editora Unesp, So Paulo, 1997 GIANESI, I. G.N.; CORRA, H. L. Administrao estratgica de servios. So Paulo: Atlas, 1996 GILAD, Amir e NACHMIAS, Ra: Needle in a Hyperstack: searching for information on the World Wide Web. Journal of Research on Technology in Education. Symmer 2002, Volume 34, Number 4 GRANOVETTER, Mark S. The strength of weak ties. American Journal of Sociology, Volume 78, Issue 6 (May, 1973) GRISOLIA, Daisy e SALOMO, Devani, Ponline 2004, HAWKINS, Del I. ; BEST, Roger J. ; CONEY, Kenneth A. Consumer behavior : implications for marketing strategy. Homewood : Irwin, 1992. IBGE - Sntese de Indicadores Sociais -2004 KORPI, Tomas: Good Friends in Bad Times: Social Networks and Job Search among the Unemployed in Sweden, Acta Sociologica, vol 44 2001 KOTLER, Philip. Administrao de marketing. Prentice Hall So Paulo, 2000

27

III

Anexo - Conexes Cientficas

LEVY, Pierre, Cibercultura, Editora 34, 1999 MOOIJ, Marieke K. de: Consumer behavior and culture: consequences for global marketing and advertising. Thousand Oaks : Sage, 2004. MORRISON, James L.; KIM, Hye-Shin; KYDD, Christine T.: Student preferences for cybersearch strategies: impact on critical evaluation of sources Journal of Education for Business; May/Jun98, Vol. 73 Issue 5 MOWEN, John C. e MINOR, Michael : Comportamento do consumidor. So Paulo, PrenticeHall, 2003. PACHECO, Eliezer e SCHOLZE, Lia: O Desao de Qualicar a Educao Bsica. Inep, 2004. Disponvel em http://www.inep.gov.br/imprensa/entrevistas/eliezer_pacheco_3.htm PRIMI, Ricardo et al. Competncias e Habilidades Cognitivas:Diferentes Denies dos Mesmos Construtos Psicologia: Teoria e Pesquisa, Volume 17, nmero 2, 2001 RAMOS Marise Nogueira A educao prossional pela Pedagogia das Competncias: para alm da superfcie dos documentos ociais *405 Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 80, setembro/2002, p. 401-422 Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br> RAMOS, Carlos Alberto :Notas Sobre Polticas de Emprego. Ipea, abril de 1997 SEIDEL, Marc-David L.; POLZER, Jeffrey T.; STEWART, Katherine J. The effects of Social Networks on Discrimination in Salary Negociations. Administrative Science Quarterly. 2000 WEBER, Max. Economy and Society. Berkeley, University of California Press,1968

28

Anda mungkin juga menyukai