Anda di halaman 1dari 2

Simplificando o MRP

A+ ATamanho do texto: Por Wagner Campos

inShare Compartilhar Denunciar Spam Imprimir Proveniente do ingls Material Requirement Planning oMRP (Planejamento das Necessidades de Materiais) uma ferramenta que surgiu na dcada de 60 que transforma a previso da demanda de um determinado produto em uma programao das necessidades dos itens para comporem este mesmo produto.

O MRP identifica a quantidade de itens necessrios para a produo dos produtos ora solicitados, colaborando assim para reduzir a quantidade de estoque disponvel, uma vez que automaticamente ele identifica a necessidade existente para compor os produtos bem como a disponibilidade de matria-prima disponvel.

O sistema de MRP identifica questes como: quais so as partes necessrias para atender a demanda dos produtos finais, quais as quantidades necessrias e em que momento estas partes sero necessrias. Assim, alia-se o tipo de produto, suas partes e o momento que sero utilizadas.

Para colaborar com a perfeita utilizao desta ferramenta, existe um Plano Mestre de Produoque responsvel por informar quais sero os produtos finais, para quais datas e suas respectivas quantidades. A Lista de Materiais responsvel por desmembrar as informaes (o termo utilizado explodir), ou seja, qual ser a necessidade de cada item para compor o respectivo produto. Em seguida apresentado o Relatrio de Controle de Estoques que informa quais so as quantidades disponveis dos produtos acabados, semi-acabados e componentes existentes.

Vamos imaginar um produto A. Este produto composto por 10 itens do componente B, 5 itens do componente C e 45 itens do componente D. No estoque existem 1.100 itens do componente B, 520 itens do componente C e 4.400 itens do componente D.

Supondo a necessidade de produo de 100 produtos A, ele explode (termo utilizado para identificar o desmembramento das informaes) as informaes, alertando a necessidade de agregar 1.000 itens do componente B (100 x 10), 500 itens do componente C (100 x 5) e 4.500 itens do componente D (100 x 45). O Relatrio de Controle de Estoques identificar que os itens B e C so suficientes para atender a demanda existente, mas o item D necessitar de ser comprado mais 100 unidades para

atender a demanda existente mais a quantidade de itens necessrios para manter o estoque de segurana definido pela empresa.

O MRP, foi atualizado focando uma atuao direta e indiretamente com vrias reas dentro da empresa, identificando os investimentos necessrios, tempos de produo, otimizao e alocao de equipamentos e pessoas, quantidade de itens a serem comprados, lead time de compras, produo de todas as fases e prazo de entregas. Esta evoluo natural foi chamada deMRP II (Manufacturing Resources Planning) que em portugus significa Planejamento dos Recursos de Manufatura e foca ainda o clculo das necessidades ao planejamento dos demais recursos de manufatura e no mais apenas dos recursos materiais. O MRP II um sistema de planejamento ilimitado, ou seja, no considera as possveis restries de capacidade dos recursos.

Logo, caso a inteno de sua empresa seja administrar melhor seus recursos, sejam eles fsicos, financeiros, humanos e at mesmo de relacionamento com seus clientes e fornecedores, o MRP II uma excelente alternativa.

** *WAGNER CAMPOS Especialista em Marketing e Palestrante Motivacional em Vendas e Liderana. Professor de MBA em Marketing e Vendas, MBA em Gesto de Pessoas e de MBA em Gesto Estratgica de Negcios. Contribuiu com empresas como Ambev, Unibanco, Whirlpool Eletrodomsticos e Sebrae. autor do Livro "Vencendo Dia a Dia".

Anda mungkin juga menyukai