Anda di halaman 1dari 9

O Departamento de Comunicao na Igreja Adventista

26 | Pontes de Esperana

De Silver Springs a Puerto Williams


A Igreja Adventista do Stimo Dia reconhecida mundialmente por sua organizao. A descentralizao das decises, incentivando o trabalho da igreja local, caminha lado a lado com as definies de projetos e polticas conduzidas pela Associao Geral, pelas divises, unies, associaes e misses. A Associao Geral, sede mundial da Igreja Adventista do Stimo Dia, localizada em Silver Springs, no estado de Maryland, nos Estados Unidos, responsvel por coordenar os projetos de alcance mundial, assim como discutir e atualizar os procedimentos internos da Igreja que devam ser adotados pelas igrejas em todo o mundo. L tambm existe um Departamento de Comunicao, que cuida das polticas e orientaes gerais que sero seguidas pelos Departamentos de Comunicao de todo o mundo. Na seqncia, temos as divises, que so extenses da Associao Geral, reunindo regionalmente alguns pases com caractersticas similares. A Diviso Sul-Americana coordena os trabalhos em oito pases: Equador, Peru, Bolvia, Chile, Paraguai, Uruguai, Argentina e Brasil. O trabalho da diviso passa por adaptar s realidades continentais as polticas mundiais propostas pela Associao Geral, alm de propor as estratgias locais para os grandes desafios mundiais de crescimento e conduo da Igreja. O Departamento de Comunicao da Diviso Sul-Americana age dessa forma. O guia que o leitor tem em mos um exemplo desse trabalho. As unies, blocos administrativos dentro das divises, estando responsveis pela coordenao dos trabalhos em estados ou pases. O Departamento de Comunicao da unio trabalha na replicao das polticas j adaptadas pela diviso. Na seqncia, em contato direto com as igrejas locais, trabalham as associaes e misses, escritrios administrativos que tm por objetivo suprir as igrejas sua volta com mo-de-obra especializada e materiais. Tambm o escritrio de referncia para resoluo de problemas locais, o ponto de contato dos oficiais da igreja com todo o sistema administrativo denominacional. Na posio mais nobre de toda a cadeia de atividades est a igreja local e seus departamentos, que tm a oportunidade do contato direto com os membros e com as pessoas que precisam receber a mensagem do advento.

Diviso Sul-Americana

O Departamento de Comunicao na Igreja Adventista | 27 O Departamento de Comunicao da igreja local e, por extenso, seus oficiais - o diretor de Comunicao e sua equipe de trabalho - so a ponta mais importante de todas as atividades de comunicao da Igreja Adventista. Todas as coordenadas gerais para a Igreja Adventista no mundo planejadas em Silver Springs, EUA, e adaptadas na Diviso Sul-Americana, tm sua aplicao em cada igreja local at, por exemplo, Puerto Williams, a localidade mais ao sul de nosso territrio, situada a 1.090km da Antarctica. Todo o planejamento culmina no trabalho de cada pessoa da equipe de comunicao. Cada projeto internacional passa, no final das contas, pelas mos dos responsveis pelo boletim, pelo mural da igreja, pelos folhetos de sbado tarde. Por isso to importante que o Departamento de Comunicao da igreja local esteja bem preparado e alinhado com o Departamentos de Comunicao do campo.

Associao Geral Diviso Sul-Americana Unio Associao/Misso Igreja

28 | Pontes de Esperana

Funes do Departamento de Comunicao da igreja local


As atividades desenvolvidas pelo Departamento de Comunicao so de grande relevncia para o bom andamento da Igreja. Abaixo listamos as principais atividades que esto sob a responsabilidade da equipe da Comunicao: Participar na Comisso da Igreja com seu representante, o diretor de Comunicao. Manter-se em contato direto com o pastor distrital e planejar o trabalho com os dirigentes da Igreja. Desenvolver todos os materiais de comunicao de uso interno da igreja, como o boletim, mural, momento dos anncios, jornal comunitrio, folhetos, psteres, painis, e videos site da igreja. Desenvolver materiais promocionais de eventos e programaes especiais da igreja, tais como cartazes e anncios para os meios de comunicao locais: rdio, jornais, TV e internet. Relatar as atividades da igreja local de interesse comunitrio para os meios de comunicao locais: rdio, jornais, TV e internet. Manter o diretor de Comunicao da associao/misso informado com as notcias de destaque da igreja local. Apoiar os departamentos da igreja no desenvolvimento de materiais publicitrios para divulgao das respectivas atividades e, depois disso, fazer notcia divulgando a realizao. Atender - quando necessrio e na impossibilidade de a associao local ou o pastor distrital - a imprensa e comunidade na explanao de projetos, acontecimentos e eventos da igreja local. Coordenar a distribuio de materiais de campanhas realizadas pela associao/misso, unio ou diviso. Responder aos relatrios das atividades de comunicao da igreja local para a associao local.

O Departamento de Comunicao na Igreja Adventista | 29 Promover os rgos de comunicao da Igreja Adventista: 1. 2. Portal oficial para a Igreja Adventista na Amrica do Sul: www.portaladventista.org e a ASN (Agncia Sul-Americana de Notcias); Rede Novo Tempo de Comunicao e todo o seu complexo de programas de TV e rdio em portugus e espanhol; a escola bblica; sites missionrios como www.esperanca.com.br, em portugus e www.esperanzaweb.com em espanhol; ministrios Voz da Profecia e Est Escrito; 3. 4. 5. Programas televisivos ou radiofnicos que utilizam outros veculos de comunicao. As editoras: CPB (Casa Publicadora Brasileira) e ACES (Associao Casa Editora Sudamericana), bem como seus livros, revistas e peridicos; Promover as instituies mantidas e administradas pela Igreja Adventista, tais como as Instituies de ensino elementar e secundrio, universidades, inclusive seus cursos de ensino superior em jornalismo e propaganda; instituies de sade, hospitais, clnicas de vida saudvel e fbricas de alimentos. imprescindvel que as aes do Departamento de Comunicao da igreja local no entrem em conflito com as atividades propostas para toda a Diviso Sul-Americana, unies e associaes/misso. Logicamente, muitas das atividades, como por exemplo, boletins, so internas, e no dependem de autorizao ou orientao adicional para ser desenvolvidas. No entanto, outras fazem parte de programas que s tero sucesso se todas as igrejas se envolverem da mesma forma, ao mesmo tempo. Para saber quais materiais e programas esto sendo promovidos mundialmente, consulte o Departamento de Comunicao da associao ou misso local quando voc for desenvolver o planejamento do seu departamento.

30 | Pontes de Esperana
Para mais informaes, acesse: www.portaladventista.org, site da Diviso Sul Americana www.portaladventista.org/asn, site da Agncia Sul-Americana de Notcias www.novotempo.org.br, site da Rede Novo Tempo de Rdio e TV www.nuevotiempo.org, site da Rede Nuevo Tiempo de Rdio e TV www.cpb.com.br, site da Casa Publicadora Brasileira www.aces.com.ar, site da Associao Casa Editora Sudamericana www.unasp.edu.br, site do Centro Universitrio Adventista de So Paulo, Brasil www.uapar.edu, site da Universidad Adventista del Plata, Argentina www.upeu.edu.pe, site da Universidade Peruana Unin, Peru

O Departamento de Comunicao na Igreja Adventista | 31

Extrato do Manual da Igreja


Pg. 120-122

A importncia da comunicao eficaz


Atravs dos anos, a Igreja recebeu instrues divinas sobre a importncia do uso dos modernos meios de comunicao de massa na disseminao do evangelho. Temos sido aconselhados: Precisamos empregar todo meio razovel de levar a luz ao povo. Que a impressora seja usada, e que se utilizem todos os meios de propagao para chamar a ateno quanto ao trabalho (Testemunhos Para a Igreja, Vol. 6, p. 36). Descobrir-se-o meios para alcanar os coraes. Alguns dos mtodos usados nesta obra sero diferentes dos que foram usados na mesma no passado (Evangelismo, p. 105).

Organizao
A organizao deste ministrio requer a adeso e o apoio de todo obreiro denominacional, de todo membro e de toda instituio adventista do stimo dia. O Departamento de Comunicao promove o uso de um bem fundado programa de relaes pblicas e todas as tcnicas modernas e meios de comunicao, para a difuso do evangelho eterno. Ele requer a eleio de um diretor de Comunicao em cada igreja local, e, onde for necessrio, uma Comisso de Comunicao.

Atribuies do diretor de Comunicao


O diretor de Comunicao da Igreja tem a responsabilidade de reunir e difundir notcias. Ao surgirem oportunidades, apresentar pessoas de interesse em programas de entrevistas no rdio e na televiso, e tomar providncias para prestar informaes sobre tais pessoas. Far todo o esforo possvel para manter um relacionamento de amizade e cooperao com os editores e outras pessoas ligadas aos meios de comunicao.

32 | Pontes de Esperana
Nota Pg. 138 Atribuies do Diretor de Comunicao: O diretor de comunicao ajudar a organizar o apoio aos programas denominacionais nos meios de comunicao. Isto pode abranger a insero de anncios e propagandas para os programas de rdio e televiso e os cursos bblicos por correspondncia, a promoo de ofertas pr-rdio e televiso, a participao em eventos especiais, na distribuio de materiais de rdio e televiso e das escolas bblicas por correspondncia. O diretor de Comunicao colaborar com o diretor de Comunicao da associao/misso na execuo dos planos do campo local e apresentando os relatrios solicitados. Tambm apresentar relatrios peridicos nas reunies administrativas da igreja.

A Comisso de Comunicao
Numa igreja grande, uma comisso de Comunicao poder lidar mais adequadamente com as muitas facetas do programa de relaes pblicas e comunicao da igreja do que um diretor que trabalhe por ocasio da eleio geral dos oficiais da igreja. Individualmente, os membros da comisso podem ter responsabilidades especficas no setor da comunicao: lidar com a imprensa, com o rdio e a televiso, com o pessoal da Internet, e com instituies da igreja. Um membro de seu pessoal de Relaes Pblicas deve ser convidado assistir as reunies da comisso. Nota Pg. 138 - A Comisso de Comunicao - Outras atividades de comunicao que pertencem esfera de interesses dessa comisso incluem o planejamento de eventos e cerimnias especiais da igreja, o preparo de exposies e de carros alegricos de desfile, a colocao de anncios da igreja e o fornecimento de informaes sobre a Igreja Adventista do Stimo Dia a bibliotecas pblicas e outros centros de divulgao. A diviso de responsabilidades depender em grande parte das habilidades dos membros da comisso. Todas as atividades da comisso sero coordenadas pelo presidente.

Relacionamento com outros departamentos da Igreja


Para servir adequadamente a igreja, o diretor de Comunicao deve estar a par dos planos

O Departamento de Comunicao na Igreja Adventista | 33 e eventos programados. Qualquer departamento auxiliar da organizao da igreja pode designar algum para fornecer notcias das atividades desse departamento ao diretor de Comunicao ou Comisso de Comunicao.

Nos grandes centros adventistas


Se vrias igrejas numa cidade decidirem criar uma comisso central de Comunicao, cada diretor de Comunicao deve ser membro dessa comisso central e atuar em harmonia com todo plano geral que melhor coordene o manuseio de notcias e outras atividades relacionadas com os meios de comunicao para as diversas igrejas. A organizao dessa comisso dever ser iniciada pelo diretor de Comunicao da associao/misso. As reunies de tal comisso geral devem ser convocadas e presididas por um presidente escolhido pelo grupo. Os Departamentos de Comunicao da diviso, da unio e da associao/misso local providenciam instrues detalhadas para os diretores de Comunicao, e, atravs de materiais impressos, correspondncias e outros meios, prestam constante auxlio e inspirao.

Qualificaes
O diretor de Comunicao deve ser cuidadosamente escolhido levando-se em conta os seguintes fatores: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Habilidade para representar devidamente a igreja. Juzo equilibrado. Capacidade de organizao. Habilidade para escrever as notcias de forma atrativa, persuasiva e gramaticalmente correta. Boa vontade para cumprir responsabilidades. Habilidade para relacionar-se com as pessoas.

Anda mungkin juga menyukai