Anda di halaman 1dari 14

SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL / SENAC UNIDADE: SADE E BELEZA CURSO TCNICO EM SEGURANA DO TRABALHO MDULO II GERENCIAMENTO DE RISCOS

S ORIENTADOR: MARCOS VINICIUS PETRI

PPR Programa de proteo respiratria

Florianpolis 2011

Sumrio
1. APRESENTAO DO PROGRAMA ............................................................................................. 3 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. OBJETIVOS INSTITUCIONAIS DESSE PPR ................................................................................ 4 Especificaes gerais do produto trabalhado. ...................................................................... 5 MEDIDAS DE TREINAMENTO ................................................................................................. 7 PPR E MEDIDAS AMBIENTAIS. ............................................................................................... 9 MEDIDAS DE PROTEO COLETIVA..................................................................................... 10 MEDIDAS DE PROTEO COLETIVA EPI-PPR ..................................................................... 12 REFERNCIAS ....................................................................................................................... 14

1. APRESENTAO DO PROGRAMA
Esse programa tendo como fundamento as especificaes do ministrio do trabalho, sobre a lei 3214/78, e as normas da ABNT NBR 13368, 2543, 13716, 13694, 13695, 13696, 13697, atendendo os parmetros de programa de preveno respiratria, tanto por interveno de medidas coletivas ou individuais. Ressaltando a importncia da orientao de todos os funcionrios da empresa, tanto com atuao direta na rea de amnia, produto qumico foco desse programa, e de outros setores ou segmentos da empresa em atuao.

2. OBJETIVOS INSTITUCIONAIS DESSE PPR


Esse programa de proteo respiratria visa orientar a todos os setores da administrao da instituio, de modo que profissionais especialistas em segurana, sade, e medicina do trabalho respaldado com qumicos especializados em proteo coletiva e individual com amnia, para que em especial os profissionais que atuam diretamente com esse produto qumico possam conhecer com maior nfase todos os procedimentos de segurana, necessrios ao bem estar da profisso e atuao em seus postos de trabalho. Ressaltando que todos os profissionais, inclusive dos setores burocrticos, devero conhecer o procedimentos e normas aqui estabelecidos.

3. Especificaes gerais do produto trabalhado.


Nmero ONU

Nome do produto

Rtulo de risco

1005

AMNIA

Substncia: AMNIA (NH3) Nome qumico comum ou nome genrico: AMNIA (NH3) Sinnimo: AMNIA ANIDRA (NH3) Chemical Abstract Service (n CAS): 7664-41-7 Ingredientes que contribuam para o perigo: NH3 Amnia

Limites de tolerncia 20 ppm (14 mg/m3) NR 15 Anexo 11 TLV-TWA 25 ppm (17 mg/m3) (ACGIH) TLV-STEL 35 ppm (24 mg/m3) (ACGIH)

3.1 Composio e Informao Sobre o P roduto.

Gs liquefeito, corrosivo sob presso. Pode causar danos se inalado. Pode causar queimadura nos olhos, pele e no trato respiratrio.. Pode causar danos aos rins e ao sistema respiratrio. Pode pegar fogo. Gs incolor, odor penetrante e irritante.

3.2 Medidas de manuseio.

Utilize o produto somente em reas bem ventiladas. No respire o gs. No deixe o gs ou lquido entrar em contato com os olhos, pele ou roupas. Disponibilizar chuveiro de emergencia e lava olhos proximo ao local de manuseio do produto. Proteja os cilindros contra danos fsicos. Manter afastado do calor, fascas e chamas.

Atarraxe firmemente o capacete com as mos antes da movimentao do cilindro. Utilize em carrinho de cilindros para moviment-los; no arraste, role ou deixeo cair. Todos os sistemas de tubulaes e equipamentos associados devem ser aterrados. Os equipamentos eltricos devem ser protegidos da formao de centelha ou a prova de exploso e utilize somente ferramentas prova de fascas. A energia esttica desenvolvida durante o manuseio e uso deste produto pode ignitar. O controle de vazamento deve ser realizado com gua e sabo, Abra a vlvula do cilindro o mnimo possvel para garantir uma vazo aceitvel a sua operao, isso vai permitir que voc a feche to rpido quanto possvel em caso de emergncia.

4. MEDIDAS DE TREINAMENTO

O programa de proteo respiratria compreendera medidas propostas pela lei 3214/78, que utiliza a NR 26, para informar as cores de sinalizao, tendo por base nisso, todos os colaboradores recebero instrues sobre as cores e sinalizaes de emergncia com nfase no trabalho com o produto qumico amnia. Dentre outros programa desse item de treinamento ser ministrado os seguintes sub itens:

4.1 Medidas de primeiros-socorros:

Inalao: Remova o acidentado para rea no contaminada e arejada e administre oxignio, se disponvel. Aplique manobras de primeiros socorros. em caso de parada cardiorrespiratria. Cuidado: Em caso de respirao boca a boca pode haver queimadura qumica na pessoa que est atendendo. Encaminhe imediatamente ao hospital mais prximo. Contato com a pele: Retire rapidamente as roupas e calados contaminados e lave as partes atingidas com gua corrente em abundncia durante 15 minutos. No esfregue o local. Contato com os olhos: O atendimento imediato fundamental. Os primeiros 10 segundos so crticos para evitar cegueira. Lave os olhos com gua corrente durante 15 minutos, levantando as plpebras para permitir a mxima remoo do produto. Aps estes cuidados, encaminhe imediatamente ao mdico oftalmologista. Ingesto: Devido s caractersticas fsicas da Amnia, os acidentes por ingesto so pouco provveis, podendo ocorrer, entretanto, queimaduras na boca, faringe, esfago e estmago. Nunca d nada pela boca a pessoas inconscientes ou em estado convulsivo. O acidentado consciente e alerta pode ingerir gua ou leite. No provocar vmitos. Se os vmitos ocorrerem espontaneamente vtima dever ser deitada de lado para prevenir a aspirao pulmonar. Encaminhar ao mdico informando as caractersticas do produto.

Quais aes devem ser evitadas: No induzir vmito. No administrar lquidos a acidentado torporoso, inconsciente ou em crise convulsiva. Descrio breve dos principais sintomas e efeitos: A Amnia txica por inalao e tem efeito custico quando em contato com o corpo. Proteo do prestador de socorros: Proteo respiratria adequada, luvas de PVC e culos de segurana.

Notas para o mdico: A rpida penetrao da Amnia lquida nos tecidos dos olhos pode provocar perfurao da crnea, catarata tardia, glaucoma, irite e atrofia da retina. Acidentes por inalao de gases irritantes requerem observao mdica para a preveno de edema pulmonar de instalao tardia, at 48 horas aps a inalao. Pode ocorrer pneumonite qumica aguda na inalao de Amnia em concentraes elevadas, mesmo em curtas exposies.

4.2 Medidas de Combate a incndio

Meios de extino apropriados: Apresenta risco moderado ao fogo. Em casos de fogo em instalaes o melhor procedimento estancar o fluxo de gs fechando a vlvula, j que a Amnia em concentraes elevadas no ar, dependendo das condies do ambiente, pode formar uma mistura explosiva (LIE: 16% / LSE: 25%). Para isso, pode ser necessrio o uso de gua em neblina, CO2 ou p qumico, para extino da chama adjacente vlvula que controla o fornecimento do gs. Use gua em neblina para resfriar os recipientes expostos ao fogo e interrompa o gs para proteo pessoal. A gua reduz a concentrao do gs devido sua solubilidade. Para fogo, envolvendo Amnia lquida, usar p qumico ou CO2 para combat-lo. Meios de extino no apropriados: Evite a utilizao de produtos halogenados. Perigos especficos: Apresenta risco moderado quando exposto ao calor ou chama. Em presena de leo e outros materiais combustveis aumenta o risco de fogo. Sob ao de calor, pode se decompuser liberando gases nitrosos txicos (NOx). Mtodos especiais: Evite aplicao de excesso de gua, pois poder haver contaminao de cursos d gua.

Proteo dos bombeiros: Utilizar equipamentos de proteo individual, principalmente proteo respiratria. Em caso de fogo existe a possibilidade de decomposio com liberao de gases txicos. Utilize mscara autnoma ou mscara com ar mandado e roupas de PVC.

5. PPR E MEDIDAS AMBIENTAIS.


Preveno da inalao e do contato com a pele, mucosas e olhos: Utilize equipamentos de proteo individual adequados. Precaues ao meio ambiente: Mantenha as pessoas distantes. Interrompa o vazamento se no houver riscos. Evite o contato com o solo e cursos dgua. Altas concentraes no ar pem em risco a vida humana e animal Sistemas de alarme: Armazenamento em locais fechados recomendvel a instalao de sistema fixo de deteco. Mtodos para limpeza: Utilize equipamentos de proteo individual, isole a rea, remova toda fonte de ignio e providencie ventilao adequada para dispersar o gs. Armazenamento: Medidas tcnicas apropriadas: Dotar de sistema de vlvulas de segurana. Condies de armazenamento: Siga a orientao do fabricante do equipamento. Adequadas: Utilize sempre material especificado compatvel com Amnia (tubulao: Ao Carbono ASTM A 106; Tanques: Ao Carbono normalizado - ASTM A 285/A 515/A 516) A evitar: Vide informaes anteriores. De sinalizao de risco: Placas contendo a indicao de GS TXICO. Produtos e materiais incompatveis: Vide informaes anteriores. Materiais seguros para embalagem: Recomendadas: Utilize sempre material especificado compatvel com Amnia.

10

6. MEDIDAS DE PROTEO COLETIVA.

6.1 Aplicaes de Sistema de Ventilao por Exausto

Detalhamento de sistema de ventilao por exausto

O sistema de composto por filtros que coordenam o sistema de ventilao e purifica o meio ambiente, de forma a compreender a sustentabilidade do local.

Capela de Exausto de Gases - Grande - Porta de Vidro Dimenses 150x66x130 cm - Centrfugo FS3 (1/3CV - 3390 RPM) - 220 Volts

A amnia Precaues pessoais:

11

Remoo de fontes de ignio: Apresenta risco moderado quando exposta ao calor ou chama. A ventilao e importante. Medidas de controle de engenharia: Para reduzir a possibilidade de risco sade, assegure ventilao suficiente ou existncia de exausto no local para controlar a concentrao ambiente a nveis baixos. Parmetros de controle especficos: Limites de exposio ocupacional: 20 ppm / 14mg/m3 ( LT - NR 15 - Anexo 11). 25ppm / 17mg/m3 (LT - ACGIH)

12

7. MEDIDAS DE PROTEO COLETIVA EPI-PPR


ATENO: O uso de proteo individual e obrigatrio nas reas de risco, conforme orientao desse plano. Proteo respiratria: Mscara Panorama com filtro para NH3 ou combinado. Em grandes concentraes utilize mscara autnoma (presso positiva) ou mscara com ar mandado. Mscaras com filtros mecnicos no protegem trabalhadores expostos a atmosfera deficiente de oxignio.

O SESMT, servio especializado em segurana e medicina do trabalho, realizara programas de treinamentos, vinculados a esse PPR, sobre todos os procedimentos de uso, inclusive de distribuio dos equipamentos, conforme estabelece a NR 06 da leis n 3214/78.
7.1 Mascaras de proteo respiratria

Respirador purificador de ar tipo pea facial inteira


CA: 7298

Respirador purificador de ar tipo pea facial inteira


CA: 3929.

13 Para quantidades excedentes aos limites de tolerncia, recomenda-se mascaras de respirao autnoma. C.A: 4881 Permite que o equipamento fique visvel e pronto para o uso prximo s reas de risco; O equipamento fica acondicionado em um suporte, facilitando o uso por parte do usurio; prova de infiltraes de lquidos e vapores, protege o equipamento autnomo das intempries, poeira e atmosferas corrosivas.

A utilizao e escolha dos equipamentos de proteo respiratria, varia de acordo com a analise ambiental, e o grau de risco. Por isso que em alguns casos a mascara de respirao autnoma, descrita acima, e recomendvel.
7.2. Recomendaes finais

Substituio dos equipamentos individuais ou coletivos avariados. Realizao de check-list das condies do ambiente, inclusive do sistema de exausto associados aos EPIS; Em caso de emergncia solicitar ajuda do corpo de bombeiros e equipe medica. Realizao de treinamento com todos os funcionrios. Punio disciplinar em caso de descumprimento desse programa de proteo respiratria.

14

8. REFERNCIAS

http://www.mte.gov.br/sistemas/caepi/pesquisarcainternetxsl.asp http://solutions.3m.com.br/wps/portal/3M/pt_BR/SaudeOcupacional/Home/Solucoes/Prot ecaoResp/RespComMan/FacInteiraSerie7800/ http://sistemasinter.cetesb.sp.gov.br/produtos/ficha_completa1.asp?consulta=AMNIA ANIDRA&cod=AMNIA ANIDRA

Anda mungkin juga menyukai