Anda di halaman 1dari 8

Histria e Cultura das Artes

1 teste

Histria e Cultura das Artes 1 Teste A cultura dos palcos


De 1618 a 1714 denominado por Antigo Regime [inicio da Guerra dos 30 anos at ao fim do reinado de Lus XIV] Antigo Regime (sculo XVII) um sculo considerado o auge literrio e artstico pelo Barroco e Classicismo, com o brilho e deslumbre das cortes (nomeadamente pela do Rei Sol), considerando tambm pelo seu esplendor como o Grande Sculo. Hoje em dia, consideram-no como uma poca de crise a todos os domnios (econmico e espiritual), uma poca de numerosos conflitos armados por motivos econmicos, polticos e religiosos (como a Guerra dos Trinta Anos) Factores que caracterizam o sculo XVII:

As dissidncias (conflitos/duvidas) religiosas na Europa e no interior dos prprios estados: A reforma protestante e contra-reforma provocaram lutas e perseguies, abalaram a confiana religiosa das populaes, destabilizaram a sociedade e a economia, interferiram na politica e, com as determinaes do Conslio de Trento, limitaram as produes artsticas, culturais e cientificas.

afirmao

dos

estados

soberanos,

com

instaurao

do

Absolutismo e do Parlamentarismo.

Desenvolvimento das praticas capitalistas: dirigidas quer pelo Estado, quer por mercadores A permanncia de uma sociedade de ordens: interessava ao poder uma sociedade submissa. A convivncia de opostos, entre a liberdade e a proibio na produo cultural, artstica, cientifica, tcnica e na vida da corte versus misticismo.

Reforma quando os crticos e os prprios fiis se revoltaram contra o papa e a prpria igreja catlica, sendo Martinho Lutero o principal contestatrio, criticando a venda das indulgncias. Traduziu a Bblia para Alemo atraindo fiis e dando origem igreja protestante luterana.

1 de 8

Histria e Cultura das Artes

1 teste

Contra-reforma luta contra a reforma atravs do ndex (lista dos livros proibidos), tribunal de inquisio e o concilio de Trento. A partir da companhia de Jesus, a igreja fez a sua missionao.

Sociedade do Antigo Regime

Privilegiados
Clero: Alto clero: bispos e abades Baixo clero: procos e monges Nobreza: Nobreza de sangue: espada, rural, cortes Nobreza de toga

No Privilegiados
Terceiro Estado: Burguesia: Povo Trabalhadores Mendigos Marginais Escravos Grandes comerciantes Profisses liberais Pequenos proprietrios Artesos Mercadores

Absolutismo

Deus

Centralizao da economia pela Europa

Rei

Mercantilismo

Grupos Sociais: Clero Nobreza Povo

- Diminuio de importaes - Taxas alfandegrias - Proteccionismo

- Aumento de exportaes

Aumento de excedentes

Pas Poderoso

2 de 8

Histria e Cultura das Artes


A Europa da Corte, o modelo de Versalhes

1 teste

No sculo XVII, entendia-se por corte a casa/palcio de grandes e poderosos: reis, prncipes, bispos e aristocratas. Normalmente situavam-se nas cidades, ou ento nos arredores e era habituada pela famlia, pela sua criadagem, homens de armas e ainda pelos crculos sociais mais chegados como reis, prncipes, nobres, entre outros. Aliada s tendncias absolutistas do Antigo Regime, surgiu a grande corte rgia (a corte - estado). Tinha como finalidade regulamentar as dependncias sociais da aristocracia atravs de um cdigo de comportamentos e de etiquetas, e orient-la para a obedincia e at para culto pessoa ao rei, atravs de cerimnias e rituais especficos. Em troca desses servios e dessa mansido, o rei concedia a esta sociedade de corte penses, cargos, doaes, favores vrios. Esta corte, exibia luxo e pompa e cultivava o parasitismo. Num ambiente requintado de aparncia sedutora, a nobreza era ocupada por uma vertigem de diverses: festas e bailes galantes, faustosas cerimnias, prolongadas paradas, entre outros.

Algumas figuras importantes:


Miguel ngelo: fez a transio do renascimento para o maneirismo. Foi maneirista no fim da sua vida, principalmente na arquitectura. A sua pintura e arquitectura so escultrica e as suas figuras so monumentais. Rafael: pertence ao alto renascimento, maneirista. Como retratista, procurou captar a personalidade do retrato atravs do olhar ou do sorriso. Tinha tendncia para a utilizao de composies simtricas e equilibradas. Exemplo de obras importantes: a Escola de Atenas, retratos (sendo as mais conhecidas as madonas). Principais caractersticas da obra de Rafael: pureza linear no desenho, preferncia por cores claras, geralmente usa iluminao suave com pouca utilizao de sombras, utilizao do sfumato por influncia de Leonardo da Vinci (em algumas obras), uso de um esquema compositivo piramidal (nas madonas) enquadrando-as geralmente em paisagens.

NOTA: No maneirismo, que nasceu na Itlia, o nu apareceu com mais frequncia, o alongamento das personagens, propores desiguais ou contrates de propores.

3 de 8

Histria e Cultura das Artes

1 teste

O Maneirismo
Caractersticas gerais da arte maneirista:

Expressividade facial, corporal e gestual Mais do que um ponto de vista Contrastes de luz/sombra Tores Movimento helicoidal e ascendente Contraste/irregularidades Alongamento das personagens (na escultura e pintura)

Escultura maneirista: Em Itlia, a escultura perdeu o rigor caracterstico da cultura clssica e a sua racionalidade. Os artistas procuraram mais afirmao na sua individualidade e o seu perfeccionismo tcnico (fogem s regras do renascimento). No maneirismo a escultura mais profana do que religiosa, visto a igreja ter diminudo as suas encomendas (instabilidade religiosa). Arquitectura maneirista: A arquitectura maneirista d prioridade construo de igrejas de plano longitudinal, com espaos mais longos do que largos, com cpula principal sobre o transepto, deixando de lado as de plano centralizado, tpicas do renascimento clssico. No entanto, pode-se dizer que as verdadeiras mudanas que este novo estilo introduz reflectem-se no somente na construo em si, mas tambm na distribuio da luz e na decorao. Caractersticas: Foram inseridas irregularidades, destruindo o equilbrio, jogos de volumes, contrastes de propores, destaques de partes dos edifcios, utilizao de elementos estruturais como decorao (coluna), efeito decorativo original (ex.: frontes interrompidos, quebrados, pilastras sobrepostas, entre outros), consolas para dividir o espao abandonando o principio das trs ordens. Pintura maneirista: na pintura que o esprito maneirista se manifesta em primeiro lugar. So os pintores da segunda dcada do sculo XV que, afastados dos cnones renascentistas, criam esse novo estilo, procurando deformar uma realidade que j no os satisfaz e tentando revalorizar a arte pela prpria arte. Caractersticas: composio em que uma multido de figuras se comprime em espaos arquitectnicos reduzidos. O resultado a formao de planos paralelos, completamente irreais, e uma atmosfera de tenso permanente. Nos corpos, as formas esguias e alongadas substituem os membros bem torneados do

4 de 8

Histria e Cultura das Artes

1 teste

renascimento. Os msculos fazem-se agora com tores absolutamente imprprios para seres humanos. Rostos melanclicos e misteriosos surgem entre as vestes, de um drapeado minucioso e cores brilhantes. A luz detm-se sobre objectos e figuras, produzindo sombras inadmissveis. Os verdadeiros protagonistas da obra j no se posicionam no centro da perspectiva, mas sim em algum ponto da arquitectura, onde o olho atento deve, no sem certa dificuldade, encontr-lo.

NOTA: As tipologias do maneirismo foram as mesmas do renascimento: palcios, villas, bibliotecas e igrejas. Nestas ltimas nota-se a solidez pesada das paredes, a nave nica de abobada de bero por razoes acsticas as capelas entre os contra-fortes, o transepto pouco saliente, a capela-mor reduzida abside e uma cpula no cruzeiro. um novo sentido de volumetria e de equilbrio esttico e formal das massas, dado que, com as imposies da contra-reforma, as igrejas passaram a ser um local privilegiado da propagao e, por isso, o plpito e o altar eram bem visveis.

A Europa entre o Renascimento e o Maneirismo: Frana A Pintura renascentista francesa nitidamente uma continuao do A arquitectura deste perodo foi essencialmente palaciana e

Gtico internacional. A influncia italiana fez-se notar na obra de Jean Fouquet. combinou a estrutura gtica com a decorao renascentista. Na escultura, houve decorao de monumentos fnebres e decorao arquitectnica. A sua principal caracterstica reside no maior pendor classicista, manifestando-se pela sobriedade e clareza da expresso formal e pelas temticas mitolgicas. Pases Anglo-saxnicos A pintura do sculo XV, na Alemanha foi influenciada pelas artes flamenga e italiana. Na arquitectura, perdurou a verticalidade do Gtico. A inovao esteve na profuso de formas decorativas interpretadas segundo o gosto maneirista: grotesco, arabesco, com volutas, formas abstractas e vegetalistas. Na escultura, houve uma grande tradio Gtica, salienta-se a Alemanha. Espanha Na pintura espanhola do sculo XVI o artista mais importante foi El Greco (que teve grande influencia de Pablo Picasso, na fase azul). Marcado pela arte maneirista italiana, da qual adoptou as harmonias cromticas e uma execuo

5 de 8

Histria e Cultura das Artes

1 teste

espontnea, construiu uma pintura em que sobressaem as formas rtmicas e alongadas dos corpos, em posies complexas e movimentadas. Na arquitectura, influenciada pela expanso ultramarina e mantendo as tradies das artes gtica e mudjar, a Espanha criou um estilo decorativo prprio, o Plateresco. sua escultura, juntaram-se durante este perodo, influencias Gticas, Flamengas e Italianas. Portugal Em Portugal, a pintura do renascimento, situada num curto espao de tempo entre o Gtico final e o incio do maneirismo, parcialmente coincidente com a pintura manuelina, de temtica predominantemente religiosa. A pintura maneirista portuguesa recebeu grande influncia da italiana. O nome mais importante da nossa pintura foi o de Francisco Holanda e a sua temtica foi fundamentalmente religiosa e histrica. A arquitectura portuguesa do renascimento revestiu-se de caractersticas peculiares, sendo essencialmente de mbito religioso, reflectindo o esprito da contra-reforma. muito marcada pela continuao do manuelino, na utilizao das igrejas-salo, na preferncia pelas construes horizontais, no uso de abobadas assentes sobre arcos abatidos e no recurso s nervuras. A sua decorao feita de elementos platerescos e renascentistas. Revela tambm influncias de vrios pases da Europa e das colnias ultramarinas. Enquanto que o renascimento foi breve em Portugal, o Maneirismo permaneceu por muito tempo Sculos XVI, XVII, XVIII correspondendo ao domnio Filipino e ao inicio do Barroco. (Pg. 15, 16 e 17 do caderno OS PALCOS a corte, a igreja, a academia)

O Barroco
A arte barroca originou-se na Itlia (sculo XVII) mas no tardou a irradiar-se por outros pases da Europa e a chegar tambm ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhis. As obras barrocas romperam o equilbrio entre o sentimento e a razo ou entre a arte e a cincia, que os artistas renascentistas procuraram realizar de forma muito consciente. Na arte barroca predominam as emoes e no o racionalismo da arte renascentista. uma poca de conflitos espirituais e religiosos. O estilo barroco traduz uma tentativa angustiante de conciliar foras antagnicas: bem e mal; Deus e Diabo; cu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; paganismo e cristianismo; esprito e matria. Caractersticas gerais da arte maneirista:

6 de 8

Histria e Cultura das Artes

1 teste

Emocional sobre o racional; o seu propsito impressionar os sentidos do observador, baseando-se no principio segundo o qual a f deveria ser atingida atravs dos sentidos e da emoo e no apenas pelo raciocnio.

Busca de efeitos decorativos e visuais, atravs de curvas, contracurvas, colunas retorcidas. Violentos contrastes de luz e sombra. Jogos cromticos. Pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos s vezes a impresso de ver o cu, tal a aparncia de profundidade conseguida. Panejamentos insuflados.

Pintura barroca: A luz foi a personagem principal da pintura barroca. Esta estende-se no inicio do sculo XVII a meados do sculo XVIII, situando-se entre o maneirismo e o Rococ. Teve como objectivo o deslumbramento, a surpresa, a encenao e a luz, integrando-se um espectculo. O barroco pretendeu restabelecer os princpios de equilbrio do renascimento. No entanto, na prtica foi buscar ao maneirismo muitas das suas solues plsticas. Com a representao do momento dando nfase aco. De uma forma aberta onde o espao compositivo se define em movimentos e impulso contrifugos. Com a sobreposio de formas Com formas dinmicas e sinuosas orientadas. Com a linha horizonte delineada abaixo do normal. Com a unio plstica da luz/sombra e da cor. Com a luz rasante Com a cor pura e clida.

Escultura Barroca: Aura barroca teve um importante papel no complemento da arquitectura, tanto na decorao interior como exterior, reforando a emotividade e a grandiosidade das igrejas. Destaca-se principalmente as obras de Bernini, arquitecto e escultor que dedicou sua obra exclusivamente a projeco da Igreja Catlica, na Itlia. A principal caracterstica de suas obras o realismo, tendo-se a impresso de que esto vivas e que poderiam se movimentar. As esculturas em mrmore procuraram destacar as expresses faciais e as caractersticas individuais, cabelos, msculos, lbios, enfim as caractersticas especficas destoam nestas obras que procuram glorificar a religiosidade. Multiplicavam-se anjos e arcanjos, santos e virgens, deuses pagos e heris mticos,

7 de 8

Histria e Cultura das Artes

1 teste

agitando-se nas guas das fontes e surgindo de seus nichos nas fachadas, quando no sustentavam uma viga ou faziam parte dos altares. Arquitectura barroca: Na arquitectura barroca, a expresso tpica so as Igrejas, construdas em grande quantidade durante o movimento de Contra-Reforma. Rejeitando a simetria do renascimento, destacam o dinamismo e a imponncia, reforados pela emotividade conseguida atravs de meandros, elementos contorcidos e espirais, produzindo diferentes efeitos visuais, tanto nas fachadas quanto no desenho dos interiores. Quanto arquitectura sacra, compe-se de variados elementos que pretendem dar o efeito de intensa emoo e grandeza. O tecto elevado e elaborado com elementos de escultura do uma dimenso do infinito; as janelas permitem a penetrao da luz de modo a destacar as principais esculturas; as colunas transmitem uma impresso de poder e de movimento. Quanto arquitectura palaciana, o palcio barroco era construdo em trs pavimentos. Os palcios, em vez de se concentrarem num s bloco cbico, como os renascentistas, parecem estender-se sem limites sobre a paisagem, em vrias alas, numa repetio interminvel de colunas e janelas. A edificao mais representativa dessa poca o de Versalhes, manifestao messinica das ambies absolutistas de Lus XIV, o Rei Sol, que pretendia, com essa obra, reunir ao seu redor para desse modo debilit-los todos os nobres poderosos das cortes de seu pas. Objectivos da arte barroca: comunicao instintiva e intuitiva das mensagens pelas emoes e pelos sentimentos; provocar a surpresa e o deslumbramento que apelavam participao afectiva do pblico com vista a um mais fcil e eficaz; transmisso das ideias e dos conceitos da poca. A arte barroca, dominada por uma plstica prpria, em relao escultura barroca, fez-se notar sobre os mais variados materiais pedra (mrmore), bronze, prata, ouro, estuques, madeira policromada, entre outros, por vezes conjugados na mesma obra, e dividiu-se e, duas grandes categorias: a escultura monumental e a escultura independente.

8 de 8

Anda mungkin juga menyukai