Anda di halaman 1dari 11

SNTESE DA MATRIA

O objecto de estudo da Psicologia A Psicologia o estudo cientfico do comportamento e dos processos mentais. O comportamento refere-se a qualquer acto efectuado pelo organismo e que pode ser observado e registado. Os processos mentais so experincias internas e subjectivas, como os sentimentos, emoes, etc. Tal como as outras cincias, a psicologia tem por finalidade descrever, explicar, prever e controlar os comportamentos e os processos mentais. WUNDT Importncia de Wundt na construo da psicologia como cincia Wundt foi o primeiro psiclogo que contribuiu para tornar a psicologia independente da filosofia, ao defender que a psicologia o estudo cientfico da experincia consciente. Em 1879, criou o primeiro laboratrio de psicologia experimental em Leipzig, o que constitui um passo decisivo no sentido de tornar a psicologia uma cincia objectiva e experimental, procurando aproximar-se do modelo da fsica e da qumica. Neste sentido, definiu um objecto a conscincia e um mtodo de investigao a introspeco controlada, com o objectivo de dar psicologia um estatuto de cincia. Objecto de estudo e o mtodo de investigao Segundo Wundt, o objecto de estudo a conscincia e o mtodo de investigao a introspeco controlada. Este mtodo consiste numa auto-anlise das experincias interiores provocadas por estmulos, sendo a experincia realizada em condies experimentais controladas pelo experimentador. Atravs da introspeco controlada pretendia-se, em primeiro lugar, a anlise dos processos mentais a partir dos seus elementos bsicos - sensaes e sentimentos. Em segundo lugar, a descoberta do fundamento subjacente sntese e organizao da conscincia a descoberta das leis da apercepo. Crticas (ou limitaes) ao mtodo introspectivo (estudar apenas 3) - A mobilidade dos estados de conscincia dificulta a observao. S se observa um fenmeno depois de ele ter acontecido; - Os dados da introspeco s podem ser comunicados atravs da linguagem e, muitas vezes, o sujeito tem dificuldade em exprimir por palavras o que sente;

- Fenmenos psicolgicos, como a emoo ou a ira, no so compatveis com a introspeco. Quando estamos muito emocionados no conseguimos analisar a emoo; - O indivduo que pratica a introspeco o nico que observa a sua experincia interna. A observao no pode ser controlada por outro observador; - O mtodo introspectivo no pode ser aplicado nos domnios da psicologia infantil, psicopatologia ou da psicologia animal; - A tomada de conscincia de um determinado fenmeno implica a sua alterao. FREUD Concepo do psiquismo apresentada por Freud Na primeira tpica, Freud recorreu imagem do iceberg: o consciente corresponde parte visvel e o inconsciente parte invisvel e submersa do iceberg. O inconsciente muito maior, em comparao com o consciente, e exerce uma grande influncia no nosso comportamento. Ao consciente, que constitudo por imagens, ideias, recordaes, podemos aceder atravs da introspeco. Ao inconsciente, constitudo por desejos, pulses, tendncias e recordaes recalcadas, fundamentalmente de natureza sexual, s podemos ter acesso atravs do mtodo psicanaltico. Constituio do aparelho psquico (2 tpica) Na 2 tpica, Freud considera que o aparelho psquico constitudo por trs instncias: id, ego e superego. O id a zona inconsciente, a partir da qual se formam o ego e o superego. Existe desde o nascimento e constitudo por pulses, instintos e desejos fundamentalmente de natureza sexual. O id no se orienta por normas ou princpios morais, rege-se pelo princpio do prazer, tendo por objectivo a satisfao imediata dos desejos e pulses. O ego a zona fundamentalmente consciente, que se forma a partir do id. Rege-se pelo princpio da realidade, decidindo quais os impulsos e desejos do id que podem ser realizados. Tem de gerir as presses que recebe do id e do superego, estabelecendo um equilbrio entre as pulses inconscientes e as exigncias do meio. Forma-se durante o primeiro ano de vida. O superego a zona que corresponde interiorizao das normas, dos valores sociais e morais. a componente tica e moral do psiquismo, resultante do processo de socializao, da interiorizao de modelos, como os pais, os professores. O superego pressiona o ego para controlar o id e forma-se entre os 3 e os 5 anos.

Concepo do desenvolvimento psicossexual A teoria de Freud provocou um grande escndalo na sua poca, porque ele chegou concluso que a sexualidade desempenha um papel importante na vida psquica e afirmou a existncia da sexualidade infantil. O desenvolvimento da personalidade processa-se numa sequncia de estdios psicossexuais. A cada estdio corresponde uma zona ergena e aos diferentes estdios correspondem conflitos psicossexuais especficos. Estdio oral decorre desde o nascimento at cerca dos 12/18 meses. A zona ergena a boca. O beb sente prazer ao mamar, ao levar os objectos boca ou atravs de estimulaes corporais. O desmame corresponde a um conflito. Neste estdio forma-se o ego. Estdio anal decorre dos 12/18 meses at aos 2/3 anos. A zona ergena a regio anal. A criana obtm prazer pela estimulao do nus ao reter e expulsar as fezes. Neste estdio a criana vive uma ambivalncia de sentimentos, visto que tem que aprender a controlar as funes orgnicas, o que provoca simultaneamente sentimentos de prazer e de dor, e aprende as regras de higiene. Estdio flico decorre dos 2/3 anos at as 5/6 anos. A zona ergena a regio genital e, por isso, a criana sente prazer quando estimula os rgos sexuais. A criana sente curiosidade pelas diferenas sexuais, entre os dois sexos. Neste estdio surge o complexo de dipo, que consiste na atraco da criana pelo progenitor do sexo oposto e agressividade pelo progenitor do mesmo sexo. A identificao com o progenitor do mesmo sexo leva a criana a adoptar e interiorizar os seus comportamentos, valores e atitudes, o que conduzir formao do superego. atravs do processo de identificao que se supera o complexo de dipo. Estdio de latncia decorre dos 5/6 anos at puberdade. Caracteriza-se por uma aparente atenuao da actividade sexual. Corresponde a um perodo de amnsia infantil, porque a criana reprime no inconsciente as experincias que a perturbaram no estdio flico e investe a sua energia nas actividades escolares, ganhando especial importncia as relaes que estabelece entre os colegas e os professores. Estdio genital a partir da puberdade a zona ergena principal a regio genital. Apesar dos investimentos afectivos se desenrolarem fora da famlia, h uma activao do complexo de dipo. O prazer sexual envolve todo o corpo, integrando todas as zonas ergenas.

Mecanismos de defesa do ego (estudar apenas 3) Os mecanismos de defesa do ego so estratgias inconscientes a que o Ego recorre para tentar reduzir a tenso e a ansiedade provocada por situaes de conflito. Recalcamento mecanismo em que os impulsos, desejos e sentimentos inaceitveis ou desagradveis so mantidos no inconsciente, ou seja, so afastados da conscincia. Ex: uma pessoa esquece-se que foi violada. Regresso mecanismo em que so adoptados comportamentos caractersticos de uma fase de desenvolvimento anterior. Ex: uma criana volta a querer a chucha quando nasce um irmo. Projeco mecanismo em que a pessoa atribui aos outros desejos, ideias ou caractersticas que no consegue admitir em si prpria. Ex: uma pessoa invejosa atribui esse sentimento aos amigos. Sublimao mecanismo em que a pessoa converte impulsos inaceitveis por aces aceitveis. Ex: uma pessoa agressiva ingressa na polcia. Racionalizao mecanismo em que as verdadeiras razes de um comportamento so distorcidas por justificaes racionais. Ex: encontrar justificaes racionais que justifiquem ter batido, mentido, reprovado, etc. Compensao mecanismo em que o indivduo desenvolve actividades que valorizem ou compensem incapacidades, medos, sentimentos inconscientes de inferioridade. Ex: o sentimento de inferioridade pode ser compensado por uma actividade no mundo dos negcios Deslocamento mecanismo em que o indivduo transfere sentimentos, emoes e impulsos para um objecto substituto. Ex: uma pessoa grita com um colega depois de ter discutido com o chefe. Formao reactiva - mecanismo em que o indivduo apresenta comportamentos opostos s pulses para manter as caractersticas indesejveis reprimidas. Ex: ser muito simptico com algum que se detesta. Tcnicas do mtodo psicanaltico Para aceder ao inconsciente, Freud aplicou o mtodo clnico adaptando um conjunto de tcnicas ou procedimentos que permitissem trazer ao consciente os contedos recalcados no inconsciente. Associaes livres o psicanalista pede ao paciente que diga tudo o que sente e pensa, mesmo que lhe parea que no tem importncia ou que absurdo. No decorrer deste procedimento vo-se manifestando resistncias, desejos, recordaes e recalcamentos inconscientes que o psicanalista procurar identificar e interpretar.

Interpretao dos sonhos o psicanalista pede ao paciente que relate os sonhos. Segundo Freud, o sonho a realizao simblica de desejos recalcados. Freud distingue o contedo manifesto - a descrio que o paciente faz do sonho, daquilo que se recorda - do contedo latente do sonho. O contedo manifesto requer uma interpretao. Cabe ao psicanalista procurar o sentido oculto, escondido no sonho, isto , o contedo latente, o significado profundo do sonho, os desejos, medos e recalcamentos que esto subjacentes. Anlise de transferncia a transferncia um processo em que o paciente transfere para o psicanalista os sentimentos de amor e dio vividos na infncia, sobretudo relativamente aos pais. Cabe ao psicanalista analisar e interpretar os dados do processo de transferncia. Anlise dos actos falhados o psicanalista procura interpretar os esquecimentos, lapsos e erros de linguagem, leitura ou audio que tenham ocorrido no dia a dia do paciente. Segundo Freud, estes erros involuntrios manifestariam desejos recalcados no inconsciente. Watson Contributo de Watson na construo da psicologia como cincia Watson teve um papel decisivo na construo da psicologia como cincia porque props um novo objecto - o comportamento, que define como o conjunto de respostas (R), objectivamente observveis, que o organismo executa face a um estmulo (E) ou conjunto de estmulos (S), tambm objectivamente observveis. Cuja frmula : R=f(S), isto , o comportamento funo (est dependente) da situao. Watson props tambm um novo mtodo o mtodo experimental. Tal como nas outras cincias, o objectivo da psicologia seria enunciar leis - as leis do comportamento, a partir do estudo da variao das respostas em funo dos estmulos. Conhecido o estmulo, seria possvel prever a resposta, assim como perante uma resposta, determinar o estmulo que a desencadeou. Teoria comportamentalista Segundo Watson, o meio tem um papel determinante no desenvolvimento da criana. Os comportamentos so aprendizagens condicionadas pelo meio onde estamos inseridos. O comportamento humano produto de condicionamentos, isto , de associaes de uma resposta (R) a um estmulo (E) ou conjunto de estmulos (S). Por isso, o ser humano reage aos estmulos exteriores em funo dos reflexos condicionados que adquiriu.

Watson rejeita o papel da hereditariedade defendendo que o meio que constri o ser humano e, por isso, a educao tem um papel determinante. Metodologia de investigao Segundo Watson, s a aplicao do mtodo experimental poderia dar psicologia o estatuto de cincia. Seguindo os requisitos deste mtodo selecciona-se uma amostra representativa da populao que se pretende estudar. Esta amostra dividida em dois grupos o grupo experimental e o grupo de controlo. O grupo experimental aquele que est sujeito s variaes da varivel independente (o factor que se considera responsvel pelo comportamento). O grupo de controlo experimenta as mesmas condies do grupo experimental, excepto na variao da varivel independente. Depois, compara-se o comportamento dos dois grupos e, caso se verifique que a varivel que se manipulou modificou o comportamento, confirma-se com outras experincias e, finalmente generalizam-se a toda a populao os resultados obtidos na amostra Mrito e insuficincia do behaviorismo A teoria de Watson contribui de forma decisiva para que a psicologia conquistasse o estatuto de cincia objectiva. Contudo, a necessidade de ruptura com a psicologia da conscincia, conduziu Watson a uma concepo de comportamento simplista e limitada, afastando do estudo da psicologia os processos mentais e os comportamentos mais complexos. Watson, ao reduzir o comportamento formula E R, muitos comportamentos ficam por explicar. Piaget Conceitos fundamentais da teoria cognitiva de Piaget Piaget destaca-se quer das posies inatistas, que defendem que os conhecimentos so inatos, quer das posies behavioristas, que defendem que o conhecimento depende da influncia do meio. A teoria de Piaget supera a dicotomia inato/adquirido, visto que defende uma posio interaccionista, isto , o sujeito tem um papel activo na construo do conhecimento. O desenvolvimento cognitivo depende da interaco entre as estruturas inatas e os dados provenientes do meio. Piaget defende uma concepo construtivista. O desenvolvimento cognitivo envolve um desenvolvimento gradual e qualitativo das estruturas cognitivas ao longo dos estdios, tendo o sujeito um papel activo. Encara o desenvolvimento como uma adaptao progressiva do sujeito ao mundo. A adaptao um processo interno de 6

equilbrio entre o indivduo e o meio que se realiza atravs da assimilao e da acomodao Atravs da assimilao o sujeito integra os dados exteriores aos esquemas mentais, dando-lhes significado, e pela acomodao os esquemas mentais transformam-se em funo das novas situaes. A inteligncia constri-se pela equilibrao entre a assimilao e a acomodao, provocando uma auto-estruturao do sujeito. Factores de desenvolvimento cognitivo O desenvolvimento cognitivo depende de vrios factores que actuam de forma integrada: A hereditariedade e maturao interna dos sistemas nervoso e endcrino, bem como o crescimento orgnico tm um papel importante no processo de desenvolvimento. A experincia fsica a manipulao dos objectos, a aco do sujeito sobre o mundo fsico, um factor fundamental no processo de desenvolvimento. A transmisso social os estmulos do meio influenciam o desenvolvimento. Um meio rico em estmulos e informaes favorece o desenvolvimento da criana. Contudo, necessria a assimilao dessas informaes. A equilibrao o mecanismo regulador da assimilao e da acomodao, permitindo a adaptao do sujeito ao meio. Estdios de desenvolvimento cognitivo O desenvolvimento intelectual processa-se em quatro estdios. A ordem de sucesso dos estdios constante e cada estdio supera qualitativamente o anterior, no sentido de uma melhor adaptao ao meio. Estdio sensoriomotor (desde o nascimento at cerca dos 2 anos) a adaptao ao meio faz-se atravs de esquemas sensoriomotores. Caracteriza-se por uma inteligncia prtica, aparece a noo de permanncia do objecto e inicia-se a funo simblica. Estdio pr-operatrio (desde os 2 aos 6/7) anos caracteriza-se pelo desenvolvimento da funo simblica, do pensamento e da linguagem, predominando um pensamento mgico sob a forma de animismo, realismo, entre outros. Predomina um pensamento intuitivo, irreversvel e dominado pelo egocentrismo.

Estdio das operaes concretas (desde os 6/7 aos 11/12 anos) - caracteriza-se pelo desenvolvimento do pensamento lgico, da noo de reversibilidade e da descentrao. A criana desenvolve a noo de conservao da matria, do peso e do volume, assim como os conceitos de espao e tempo. Tambm j consegue fazer classificaes e seriaes. Estdio das operaes formais (desde os 11/12 aos 16 anos) caracteriza-se pelo desenvolvimento do pensamento abstracto, lgico e formal, assim como do pensamento hipottico-dedutivo. Surge o egocentrismo intelectual, a crena no poder ilimitado da razo. Metodologia de investigao Nas suas investigaes Piaget recorre ao mtodo clnico, sobretudo entrevista clnica, e observao naturalista. Para a elaborao da sua teoria entrevistou crianas e observou os seus filhos e outras crianas no seu ambiente habitual procurando, deste modo, acompanhar o processo de conhecer e pensar das crianas. DICOTOMIAS

Forma sistemtica de organizar as questes em psicologia (e outras cincias). Questes com dois plos ou posies extremas, forma de compreender o comportamento e os processos mentais do ser humano. Normalmente existem grandes diferenas e divergncias entre estes dois conceitos, embora possam existir momentos em que se procura ultrapassar as diferenas e criar uma sntese. INATO/ADQUIRIDO INATO = natureza Est ligado a formas de ver o ser humano e o seu comportamento determinado por caractersticas biolgicas e corporais. Caractersticas inatas (nascem connosco) Determinao pela hereditariedade/ patrimnio gentico. Maturao (crescimento biolgico do corpo segundo padres determinados por programa genticos).

- Freud (existncia de pulses inatas) - K.Lorenz (grande parte do nosso comportamento instintivo) - A. Gesel (existncias de predisposies naturais para o organismo) - Descodificao do genoma humano. - Avano das neurocincias. ADQUIRIDO = educao/cultura/socializao/meio ambiente Somos produto do que aprendemos e do meio ambiente.

- Watson (behaviorismo/comportamentalismo), todo o comportamento humano construdo por um conjunto de respostas aprendidas e determinadas por estmulos) - Skinner (reforo, assegura a repetio do comportamento) - Bandura (observao e imitao dos modelos sociais, aprendizagem por modelos) INATO+ADQUIRIDO Piaget procura integrar elementos da dicotomia, valoriza os factores maturativos e os factores socioculturais concepo interaccionista e construtivista.

CONTINUIDADE/ DESCONTINUIDADE CONTINUIDADE = aquilo que continua a existir de modo semelhante ao que existia antes. Os comportamentos que estudam, mudam de forma gradual.

- Watson (as transformaes no comportamento partem da continuidade, da integrao das novas aprendizagens) - Teoria da aprendizagem social (acumulao de associaes de resposta a estmulos)

DESCONTINUIDADE = o que no se mantm o mesmo e no contnua o mesmo. Desenvolvimento humano como uma sucesso de estdios, cada estdio tem uma lgica organizadora diferente. - Freud/Piaget (cada estdio de desenvolvimento implica uma nova forma de organizao, uma mudana qualitativa e um novo modo de organizao global). Continuidade / descontinuidade Para explicar de uma forma completa o comportamento humano tanto a continuidade como a descontinuidade so importantes.

INDIVIDUAL/SOCIAL (conceitos relacionados com a dicotomia: inato/adquirido) INDIVIDUAL = As concepes que defendem os aspectos individuais, sublinham a nossa prpria identidade, capacidades, valores, atitudes, crenas e at os nossos problemas. Sociais = As concepes que defendem os aspectos sociais, sublinham as caractersticas herdadas dos nossos pais, a influncia da famlia e de uma cultura especfica. (padres culturais, valores, normas etc.) Individual/ social So mltiplos os factores que intervm na formao de cada um. Os plos individuais/sociais no podem ser tomados isoladamente. ESTABILIDADE / MUDANA (Ao falarmos de continuidade/descontinuidade referimo-nos mudana ou estabilidade nos comportamentos) ESTABILIDADE = Estabilidade, constncia nos comportamentos ao longo do tempo. MUDANA = Forma como os nossos comportamentos se vo tornando diferentes ao longo do tempo. (transformao, quer quantitativa, quer qualitativa)

10

Durante muito tempo valorizou-se o plo da mudana, sobretudo no comportamento das crianas e adolescentes vigorava a ideia em que os adultos estavam num patamar de estabilidade ao nvel biolgico e ao nvel psicolgico.

Hoje, sabemos que a principal caracterstica do homem a plasticidade

(capacidade de reorganizao, de interaco) que acompanha o homem durante toda a vida. Estabilidade / mudana A personalidade um bom exemplo de compatibilidade entre estes dois conceitos. H caractersticas que implicam alguma fidelidade a um modo de ser prprio, mas a personalidade constri-se ao longo da vida.

INTERNO / EXTERNO (conceitos relacionados com as dicotomias: natureza/educao, inato/adquirido, biolgico/social, hereditariedade/meio)

11

Anda mungkin juga menyukai