Anda di halaman 1dari 77

Guia do Estudante

Guia do Estudante

As orientaes abaixo o ajudaro em sua trajetria de aprendizagem. O material didtico, elaborado conforme os preceitos da Educao a Distncia, autoinstrucional, e o prprio aluno determina seu ritmo de estudos. Compe-se de mdulos e unidades, com informaes e exerccios objetivos e de mltipla escolha necessrios para o cumprimento dos objetivos propostos. Prazo - O sistema considera o dia da sua matrcula como data inicial do curso. A partir de ento, voc ter 60 dias para concluso. O no cumprimento do prazo estabelecido implicar o cancelamento automtico de sua matrcula e consequente impedimento por 3 meses de nova matrcula nos cursos oferecidos pelo ILB.

Atividades de estudo - Diversas atividades iro auxili-lo, funcionando como reforo na aprendizagem. Aps o estudo do contedo de cada unidade e mdulo, voc dever realizar os Exerccios. Essas atividades foram desenvolvidas para voc mesmo verificar o progresso obtido ao longo do percurso. As autoavaliaes sero corrigidas automaticamente pelo sistema. Avaliao Final - Para concluir o curso, faa a Avaliao Final, clicando no item "Avaliaes" do menu lateral. Lembre-se de que a Avaliao Final, alm de ser o nico instrumento vlido para a certificao do curso, no poder ser refeita depois de salva. Logo, responda as questes apenas quando tiver certeza da resposta.

IMPORTANTE: Voc s pode acessar a Avaliao Final quando concludas todas as etapas do curso. O sistema no permite um segundo acesso. Ao acessar a avaliao, voc deve faz-la por completo. (Ateno: quando se passam muitos minutos sem ao do usurio, o sistema bloqueia o acesso automaticamente).

Certificao - Na Avaliao Final voc dever obter no mnimo 70 pontos (de 100 possveis). Nesse caso, ser aprovado e far jus certificao. O certificado ser disponibilizado 60 (sessenta) dias aps a data de efetivao da matrcula. Caso no tenha obtido o desempenho exigido, no desista. Voc pode inscrever-se novamente neste ou em outro de nossos cursos sem tutoria aps 3 meses. O ILB no fornece autenticao digital ou quaisquer outras comprovaes alm do certificado e da declarao emitidos eletronicamente e impressos pelo prprio aluno.

Suporte tcnico O Ncleo Web do ILB oferece apoio a problemas de acesso ao ambiente virtual de aprendizagem e orientaes para a utilizao dos recursos e ferramentas de EaD. E-mail: ilbead@senado.gov.br (Identifique a mensagem, informando seu nome completo e o curso em que est inscrito.) Telefone: (00+55) (61) 3303-1475 Horrios de atendimento ao aluno virtual: 10h s 12h e 15h s 17h (dias teis)

Sugestes para um bom estudo: As atitudes do estudante a distncia, traduzidas em hbitos de estudo, so fatores que ajudam o aluno a persistir e permanecer no curso, determinando o sucesso final. Administre bem seu tempo - assegure-se de que ter disponibilidade para se dedicar ao estudo. Execute as atividades propostas em sequncia de mdulos eles so planejados de acordo com a complexidade dos contedos.

INTRODUO AO CURSO

Caro treinando: Seja bem-vindo ao CURSO DE PROCESSO LEGISLATIVO A DISTNCIA. O curso, dividido em trs mdulos, compreendendo um total de 20 unidades disponveis pela Internet, tem por objetivo proporcionar, a todos os interessados, noes sobre os Regimentos Internos do Senado Federal e do Congresso Nacional, de forma a orientar e esclarecer sobre tramitao de proposies nessas instncias legislativas.

Objetivos do Curso

Ao final do curso, os alunos estaro aptos a: identificar os fundamentos bsicos do Processo Legislativo; conceituar seus principais elementos; reconhecer os aspectos e rotinas elementares dos procedimentos legislativos; identificar situaes ou formas de execuo de tramitaes, bem como os mecanismos regimentais na sequncia do processo legislativo.

Importante: Este curso foi redigido obedecendo s normas do novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa.

MDULO I - INTRODUO AO PROCESSO LEGISLATIVO

Este primeiro mdulo tem por objetivo oferecer os elementos introdutrios ao curso. Veremos aqui os principais conceitos e etapas que compem o processo legislativo, bem como informaes sobre posse e eleio da Mesa, fases das sesses e tudo o que se refere a votao.

Objetivos do Mdulo Ao final deste mdulo, voc dever estar apto a: conceituar as diversas nomeclaturas do processo legislativo; identificar as principais etapas que compem o processo legislativo.

Unidade 1 - Legislatura - Sesso Legislativa

"SOB A PROTEO DE DEUS, INICIAMOS NOSSOS TRABALHOS." (palavras proferidas pelo Presidente ao declarar aberta a Sesso)

Nesta Unidade 1, vamos estudar o significado de legislatura e de sesso legislativa.

O que uma Legislatura?

LEGISLATURA um perodo de 4 anos (art. 44 - CF), correspondente ao tempo de durao do mandato de um deputado. Um deputado eleito para uma legislatura, ou seja, o mandato do deputado dura 4 anos. Um senador eleito para duas legislaturas, isto , o mandato do senador dura 8 anos. A Cmara dos Deputados se renova a cada 4 anos, integralmente. O Senado se renova a cada 4 anos, s que no integralmente, mas alternadamente em 2/3 e 1/3 de sua composio. Observao: Alm de designar o tempo de durao dos trabalhos legislativos coincidentes com um mandato, o termo legislatura usado para designar o "corpo de parlamentares" em atividade numa Casa Legislativa. Exemplo: A atual Legislatura tem se preocupado muito com o tema segurana pblica.

Ano da eleio 1998 2002 2006

Data da posse fevereiro de 1999 fevereiro de 2003 fevereiro de 2007

Renovao 1/3 2/3 1/3

Eleitos 27 senadores 54 senadores foram eleitos 27 novos senadores

Estamos na 53 Legislatura, que vai de 1 de fevereiro de 2007 at 31 de janeiro de 2011. A 54 Legislatura ir de 1 de fevereiro de 2011 at 31 de janeiro de 2015. O Decreto Legislativo n 79, de 1979, dispe sobre a designao do nmero de ordem das legislaturas, tomando por base a que teve incio em 1826, com vistas a se manter a continuidade histrica do Parlamento brasileiro.

Pausa para reflexo: Falando em tempo, que tal um tempinho para refletir? 1/3, 2/3, por que a renovao do Senado no acontece de uma s vez?

Pgina 2

E o que uma SESSO LEGISLATIVA? A sesso legislativa pode ser ordinria ou extraordinria. A sesso legislativa ordinria corresponde a um ano de trabalhos legislativos. Assim, a sesso legislativa ordinria comea no dia 02 de fevereiro de cada ano e vai at o dia 22 de dezembro, com intervalo entre o dia 18 de julho e 31 de julho. Esses so os dois perodos da sesso legislativa: de 02/02 a 17/07 e de 01/08 a 22/12. Nos intervalos entre esses perodos acontecem os recessos parlamentares. Entretanto, a sesso legislativa no ser interrompida no ms de julho at que o Congresso aprove o projeto de Lei de Diretrizes Oramentrias - LDO (art. 57, 2-CF e art. 35, 2, II, do ADCT). As sesses marcadas para as datas acima citadas sero automaticamente transferidas para o primeiro dia til subsequente, caso esses dias recaiam em sbados, domingos ou feriados (art. 57, 1-CF). O Congresso Nacional pode ser convocado a trabalhar extraordinariamente nos perodos destinados ao recesso parlamentar. Esse perodo chamado de sesso legislativa extraordinria.

Quadro-resumo

Sesses Primeiro Legislativas perodo Ordinria

Intervalo entre as Sesses

Segundo perodo Intervalo entre as Sesses 01/08 a 22/12 23/12 a 01/02 Recesso parlamentar

02/02 a 17/07 18/07 a 31/07 Recesso parlamentar, aps aprovao do PL de diretrizes oramentrias nos 18/07 a 31/07 Convocao perodos destinados ao recesso

Extraordinria

23/12 a 01/02

Convocao nos perodos destinados ao

parlamentar

recesso parlamentar

Pgina 3

Quem pode convocar o Congresso? (art. 57, 6-CF) Pode convocar o Congresso: Presidente do Senado Quando? Em caso de decretao de estado de defesa ou de interveno federal, de pedido de autorizao para decretao de estado de stio e para tomar o compromisso e dar posse ao Presidente e ao Vice-Presidente da Repblica Em caso de urgncia ou interesse pblico relevante Em caso de urgncia ou interesse pblico relevante Tambm em caso de urgncia ou interesse pblico relevante

Presidente da Repblica Os Presidentes da Cmara dos Deputados e do Senado Federal A maioria dos membros da Cmara e do Senado

Na convocao extraordinria, o Congresso passa por uma sesso legislativa extraordinria, sem prazo definido constitucionalmente para funcionar, ou seja, sua durao definida no ato convocatrio ou na Mensagem do Presidente da Repblica. Durante a sesso legislativa extraordinria, o Congresso somente delibera sobre as matrias para as quais foi convocado e sobre as medidas provisrias em tramitao (art. 57, 7 e 8-CF).

Pausa para reflexo: Ento se uma legislatura um perodo de quatro anos, podemos com certeza dizer que cada legislatura tem quatro sesses legislativas ordinrias, mas nunca podemos afirmar quantas sesses legislativas extraordinrias haver numa legislatura. Certo? isso mesmo.
A partir da EC n 50, de 2006, para que o Congresso Nacional seja convocado em caso de vigncia de interesse pblico relevante, por iniciativa tanto do Presidente da Repblica como dos Presidentes da Cmara dos Deputados e do Senado Federal ou a requerimento da maioria dos membros da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, necessrio que haja aprovao da maioria absoluta de cada uma das Casas do Congresso Nacional (art.57, 6, II).

Exerccios - Mdulo I - Unidade 1 Pelo menu lateral, acesse Avaliaes e realize o exerccio de autoavaliao da unidade, que ser corrigido pelo prprio sistema.

Unidade 2 - Sesso Plenria

Na Unidade 1 vimos os conceitos de legislatura e sesso legislativa ordinria e extraordinria. Na presente Unidade 2 vamos estudar a sesso plenria.

Sesso legislativa ordinria corresponde a um ano dos trabalhos legislativos do Congresso Nacional. Sesso legislativa extraordinria aquela que se realiza, por convocao, nos perodos de recesso do Poder Legislativo. Sesso plenria cada unidade de trabalho, a cada dia. s vezes, no mesmo dia, podemos ter mais de uma sesso do Senado. Ou, ento, uma sesso plenria do Senado e outra, conjunta do Congresso Nacional. Ento, sesso plenria cada unidade de trabalho.

As sesses plenrias do Senado podem ser:

As sesses plenrias conjuntas do

Congresso podem ser: 1. deliberativas (ordinrias ou extraordinrias) 2. no deliberativas 3. especiais 1. conjuntas 2. conjuntas solenes

A Constituio Cidad: em 1988, o Brasil conquista sua Carta Magna.

Pgina 2

Em uma sesso legislativa, seja ordinria (um ano de trabalhos), seja extraordinria, podem acontecer vrias sesses plenrias deliberativas (ordinrias ou extraordinrias), no deliberativas e especiais. Podem acontecer tambm sesses conjuntas do Congresso.

Quadro Resumo

Sesso Legislativa Ordinria de 02/02 a 17/07 e de 01/08 a 22/12 Sesso Plenria Deliberativa (ordinria ou extraordinria) No deliberativa Especial Conjunta Solene (ou conjunta solene) Extraordinria quando o CN for convocado

Pausa para reflexo: Qual a diferena entre sesso legislativa ordinria e sesso deliberativa ordinria?

No perca... Voc pode assistir Sesso Plenria diariamente por meio da TV Senado.

Exerccios - Mdulo I - Unidade 2 Pelo menu lateral, acesse Avaliaes e realize o exerccio de autoavaliao da unidade, que ser corrigido pelo prprio sistema.

Unidade 3 - Posse de Senador, Reunio, Eleio da Mesa

Veremos nesta Unidade 3 como um Senador toma posse e se investe no mandato. Em seguida, veremos os trs usos do conceito de reunio e como acontece a eleio da Mesa do Senado.

Voc sabia que a posse um ato pblico? A POSSE um ato pblico, durante o qual o Senador se investe no mandato. Ela acontece perante o Senado, em reunio preparatria, durante uma sesso deliberativa ordinria ou extraordinria ou durante uma sesso no deliberativa. Se o Congresso estiver em recesso, a posse acontecer no gabinete do Presidente do Senado, em solenidade pblica. Em todos os casos, o fato ser publicado no Dirio do Senado Federal (DSF) (art. 4-RISF).

O que necessrio para um Senador tomar posse? Para tomar posse, em qualquer caso, o Senador precisa apresentar Mesa o original do diploma expedido pela Justia Eleitoral, que ser publicado no Dirio do Senado Federal. A apresentao do diploma poder ser feita pelo prprio diplomado, por ofcio ao 1-Secretrio, por intermdio do seu Partido ou de qualquer Senador. Devem ser apresentadas cpias da ltima declarao do Imposto de Renda, sua e do cnjuge, e preenchido formulrio contendo informaes requeridas pelo Cdigo de tica e Decoro Parlamentar (Resoluo n 20, de 1993). O Senador deve comunicar Mesa seu nome parlamentar e a filiao partidria (art. 7-RISF). Se a posse ocorrer numa sesso do Senado, o Presidente designar comisso de trs Senadores para introduzir o diplomado no plenrio e conduzi-lo Mesa, onde, perante todos de p, prestar o compromisso. O compromisso o seguinte:

"Prometo guardar a Constituio Federal e as leis do Pas, desempenhar fiel e lealmente o mandato de Senador que o povo me conferiu e sustentar a unio, a integridade e a independncia do Brasil."

Se houver mais de um Senador a tomar posse na mesma ocasio, um far o pronunciamento e os outros, conforme forem sendo chamados, diro:

"Assim o prometo".

Pgina 2

Continuando...
O Senador deve tomar posse dentro de 90 dias, contados da instalao da sesso legislativa, ou, se ele for eleito durante a sesso legislativa, contados da sua diplomao, podendo ter o prazo prorrogado por motivo justificado, a seu requerimento, por mais 30 dias.

Se o Senador no tomar posse no prazo de 90 dias, nem pedir a prorrogao, considera-se que ele renunciou ao mandato, sendo chamado, ento, seu primeiro suplente, que tambm convocado sempre que o titular se licenciar por um prazo superior a 120 dias para tratar de interesse particular, ou por motivo de doena. Nesses casos, o suplente ter 30 dias improrrogveis para prestar o compromisso. Para tratar de interesse particular, o titular s pode tirar licena por mais de 120 dias, desde que no seja na mesma sesso legislativa.

O suplente tambm assume nos casos de vaga por falecimento, renncia ou perda de mandato do titular. Ou, ainda, nos casos de afastamento do titular para ocupar cargo de Ministro de Estado, Governador de Territrio, Secretrio de Estado, do DF, de Territrio, de Prefeitura de Capital ou, ento, de Chefe de Misso Diplomtica Temporria. Nos casos de vaga ou de afastamento para assumir esses outros cargos, o suplente tem o prazo de 60 dias para assumir o exerccio do mandato, prazo esse que poder ser prorrogado por motivo justificado, a requerimento dele prprio, por mais 30 dias. Se dentro desse prazo o suplente no tomar posse nem requerer sua prorrogao, tambm considerado que tenha renunciado ao mandato e se convocar o segundo suplente, que, em qualquer hiptese, ter 30 dias para prestar o compromisso.

O suplente convocado pela primeira vez presta o compromisso na forma j acima mencionada. Se ele voltar a exercer o mandato na mesma legislatura, o Presidente da Casa apenas comunica ao Plenrio o fato, no necessitando prestar novo compromisso. Entretanto, se for reeleito suplente para um novo mandato, ter que prestar o compromisso novamente.

Pgina 3

Quando acontece uma vaga de Senador? Por falecimento; por renncia; por perda de mandato. Considera-se haver renunciado o Senador, titular ou suplente, que, convocado, no prestar compromisso na data estabelecida pelo Regimento. Deve renunciar a um dos cargos o Senador que for eleito para mais de um cargo ou mandato pblico eletivo, conforme preceitua a Constituio. Ele vai ter que renunciar a um deles. Exemplo: frequente a eleio de Senadores para Governos estaduais. Para ser empossado Governador, o Senador dever renunciar a seu mandato no Senado Federal. Observaes importantes: 1. um senador pode tomar posse durante o recesso parlamentar; 2. posse sempre um ato pblico; 3. o diploma do senador expedido pelo Tribunal Eleitoral documento imprescindvel para que ele tome posse.

Pausa para reflexo: E um Senador pode perder o seu mandato?

Pgina 4

Continuando...
Perde o mandato o Senador que infringir qualquer das proibies constantes no art. 54 da Constituio, quais sejam: 1. Desde a diplomao: firmar ou manter contrato com pessoa jurdica de direito pblico, autarquia, empresa pblica, sociedade e economia mista ou empresa concessionria de servio pblico, salvo quando o contrato obedecer a clusulas uniformes; aceitar ou exercer cargo, funo ou emprego remunerado, inclusive os de que seja demissvel ad nutum, nas entidades acima descritas; 2. Desde a posse: ser proprietrio, controlador ou diretor de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurdica de direito pblico, ou exercer funo remunerada nessas empresas; ocupar cargo ou funo de que seja demissvel ad nutum em empresas pblicas, autarquias, sociedades de economia mista, empresa concessionria de servio pblico; patrocinar causa em que seja interessada qualquer uma dessas empresas acima mencionadas.

Perde tambm o mandato o Senador que:


tiver procedimento incompatvel com o decoro parlamentar ou deixar de comparecer tera parte das sesses ordinrias do Senado em cada sesso legislativa, salvo se estiver em licena ou em misso autorizada; perder ou tiver suspensos os direitos polticos ou quando o decretar a Justia Eleitoral; sofrer condenao criminal em sentena definitiva e irrecorrvel. Em casos de falecimento, renncia e perda de mandato, fala-se em vacncia.

Pgina 5

Um outro conceito bastante importante a ser tratado o de REUNIO. Veja abaixo:

a) Todas as vezes em que uma sesso plenria no puder ser realizada, por falta de quorum para seu incio (1/20 da composio do Senado) ou por motivo de fora maior assim definido pela Presidncia, o que acontece uma reunio. Nesse caso, o Presidente declara que no pode ser realizada a sesso, determina a publicao do expediente que h sobre a mesa, independentemente de sua leitura, e a Secretaria de Ata prepara uma ata dessa reunio. b) As comisses no realizam sesses; seus encontros chamam-se reunies. Isso tanto para as comisses no Senado ou no Congresso, permanentes ou temporrias. c) Antes do incio da primeira e da terceira sesso legislativa ordinria da legislatura, o Senado rene-se em reunies preparatrias. Esses so os trs usos do conceito de REUNIO.

Pgina 6

Vamos estudar, agora, para que servem as REUNIES PREPARATRIAS. Na primeira sesso legislativa ordinria da legislatura, so realizadas trs reunies preparatrias: a primeira, a partir do dia 1 de fevereiro, para dar posse aos novos Senadores; a segunda, para eleger o Presidente da Mesa; a terceira, para eleger os demais Membros da Mesa, ou seja, dois Vice-Presidentes, quatro Secretrios e quatro Suplentes de Secretrio. Na terceira sesso legislativa ordinria da legislatura so realizadas duas reunies preparatrias: a primeira, no 1 dia de fevereiro, para eleger o Presidente; e a segunda, os demais Membros da Mesa. As reunies preparatrias so iniciadas com o quorum de 1/6 de Senadores, e dirigidas pelos Membros da Mesa anterior (excludos, na reunio do incio da legislatura, aqueles que tiverem concludo seu mandato no dia 31/01, ainda que reeleitos). Na Cmara dos Deputados, como ela se renova em sua totalidade, assume a direo dos trabalhos o ltimo Presidente, se tiver sido reeleito Deputado, e, na sua falta, o mais idoso dentre os de maior nmero de legislaturas.

Pgina 7

Como acontece a ELEIO DA MESA DO SENADO?

Os Membros da Mesa so eleitos para um mandato de dois anos, em escrutnio secreto e por maioria simples de votos (a maioria de votos, estando presente a maioria absoluta dos Senadores), assegurada, tanto quanto possvel, a participao proporcional das representaes partidrias e dos blocos parlamentares com atuao no Senado. A eleio para preenchimento do cargo de Presidente do Senado feita em uma reunio preparatria. As demais, na outra reunio, na seguinte ordem: uma votao para os dois Vice-Presidentes, uma outra votao para os quatro Secretrios, e ainda uma terceira votao para os quatro Suplentes de Secretrio. Entretanto, as eleies dos Vice-Presidentes e dos Secretrios podem ser realizadas em um nico escrutnio, desde que seja aprovado requerimento nesse sentido, subscrito por 1/3 de Senadores ou lder que represente esse nmero. As eleies dos Vice-Presidentes, Secretrios e Suplentes de Secretrio so feitas com cdulas uninominais, ou seja, que contenham, cada uma, o nome do candidato e o cargo ao qual ele concorre, cdula que o Senador coloca em uma sobrecarta. A eleio do Presidente no necessariamente realizada por esse sistema. Para a apurao dos votos, o Presidente far a separao das cdulas referentes ao mesmo cargo, lendo-as em seguida, uma a uma, e passando-as ao Segundo-Secretrio, que anotar o resultado. O painel eletrnico de votao no plenrio, por preservar o sigilo da eleio, vem sendo utilizado nos casos em que haja candidato nico disputando a vaga. Ainda se faz necessrio explicar a diferena entre Mesa e Comisso Diretora do Senado. A eleio para a Mesa. ela que dirige os trabalhos do Senado por dois anos. A Comisso Diretora composta pelos mesmos Membros da Mesa. Ela dirige as atividades administrativas da Casa. A Constituio de 1988, em seu art. 57, 5, instituiu a Mesa do Congresso Nacional, que presidida pelo Presidente do Senado e tem seus demais cargos preenchidos, por alternncia, entre Membros da Mesa da Cmara e do Senado. Assim, o Primeiro Vice-Presidente da Mesa do Congresso o Primeiro Vice-Presidente da Mesa da Cmara: o Segundo Vice-Presidente da Mesa do Congresso o Segundo Vice-Presidente da Mesa do Senado. E assim por diante. No h suplente na Mesa do Congresso Nacional.

Quadro Resumo

Posse do Senador titular do mandato de 1 Suplente de 2 Suplente

Reunio no realizao da sesso trabalho das comisses preparatria

Eleio da Mesa Presidente (1) Vice-Presidente (2) Secretrios (4) Suplentes de Secretrio(4)

Exerccios - Mdulo I - Unidade 3 Pelo menu lateral, acesse Avaliaes e realize o exerccio de autoavaliao da unidade, que ser corrigido pelo prprio sistema.

Unidade 4 - Fases das Sesses

Iniciamos aqui a Unidade 4. J descrevemos, sucintamente, os tipos de sesso no Senado e no Congresso. Vamos, agora, detalh-los. No Senado, elas podem ser: 1. deliberativas (ordinrias ou extraordinrias); 2. no deliberativas; 3. especiais. No Congresso: 1. conjuntas; 2. solenes (ou conjuntas solenes).

Que tal revermos o quadro-resumo da aula 2?

Sesso Legislativa Ordinria de 02/02 a 17/07 e de 01/08 a 22/12 Extraordinria quando o CN for convocado

Sesso Plenria Senado Federal Deliberativa (ordinria ou extraordinria) No deliberativa Especial Congresso Nacional Conjunta Solene (ou conjunta solene)

Pgina 2

Qual a diferena entre sesso deliberativa e no deliberativa? A diferena que a primeira (sesso deliberativa) possui Ordem do Dia, momento da sesso em que h deliberao sobre matrias legislativas, e a segunda (no deliberativa) no possui este momento, sendo destinada a pronunciamentos de Senadores, comunicaes, leitura de expediente e outros assuntos de interesse poltico e parlamentar.

As sesses deliberativas ordinrias e as no deliberativas so realizadas de 2 a 5 feira, s 14h. Na 6 feira, a sesso inicia-se s 9h. Se houver Ordem do Dia, ser uma sesso deliberativa ordinria. Caso contrrio, uma sesso no deliberativa. As sesses deliberativas extraordinrias no tm horrio preestabelecido no Regimento. Esse horrio definido pelo Presidente, no momento de sua convocao, que o far ouvidas as lideranas partidrias, quando as circunstncias o recomendarem, ou sempre que haja necessidade de deliberao urgente. Alm do horrio, as sesses deliberativas ordinrias e extraordinrias se diferenciam pela determinao de sua Ordem do Dia. Para as primeiras, as matrias que faro parte das deliberaes so definidas com 3 sesses deliberativas ordinrias (art. 170, 2, III-RISF) de antecedncia. J para as extraordinrias, como o prprio nome diz, no h previso. Sua Ordem do Dia e seu horrio de realizao so definidos pelo Presidente no momento da convocao.

Tanto as sesses deliberativas quanto as no deliberativas precisam da presena em plenrio de, no mnimo, 1/20 dos Senadores para serem iniciadas ou para terem continuao.

Pgina 3

As sesses especiais so destinadas a homenagens ou comemoraes. O Senado pode interromper uma sesso ou realizar uma sesso especial, a juzo do Presidente ou por deliberao do Plenrio, mediante requerimento assinado por pelo menos seis Senadores e aprovado por maioria simples de votos. Nela podem ser admitidos convidados mesa e no plenrio, sem necessidade de quorum para ser realizada. A convocao pode ser feita em sesso ou mediante publicao no Dirio do Senado Federal. O uso da palavra restrito aos oradores designados pelo Presidente. O Senado ainda pode prestar homenagem sem que esta dure uma sesso inteira. Ela pode ser realizada na primeira parte da sesso, Perodo do Expediente. Para isso, tambm necessrio requerimento assinado por no mnimo seis Senadores e aprovado pelo Plenrio. Os Senadores que quiserem fazer uso da palavra, neste caso, podem se inscrever. As sesses deliberativas, ordinrias ou extraordinrias, do Senado, possuem trs FASES:

Perodo do Expediente; Ordem do Dia; e aps a Ordem do Dia


As no-deliberativas, como no tm Ordem do Dia, s possuem Perodo do Expediente.

Pausa para reflexo: Quanto s sesses especiais, podem ser subdivididas? No, elas destinam-se apenas homenagem estabelecida.

Pgina 4

E no Congresso, como ocorrem as sesses? No Congresso, as sesses so conjuntas, quer de trabalho, quer de homenagem. As que no tiverem data previamente estabelecida sero convocadas pelo Presidente do Senado ou seu substituto, com prvia audincia da Mesa da Cmara. As sesses pr-datadas so as de posse do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica (1 de janeiro) (arts. 60 a 67 - RCCN) e a destinada a abrir os trabalhos da sesso legislativa ordinria (02 de fevereiro ou primeiro dia til subsequente) (arts. 57 a 59 - RCCN). As sesses conjuntas so realizadas no plenrio da Cmara dos Deputados, salvo escolha de outro lugar previamente anunciado. Em geral, nesta hiptese, a opo recai sobre o plenrio do Senado Federal. Nas sesses de trabalho legislativo, havendo Ordem do Dia, os avulsos (publicao) das matrias devem estar disponveis aos parlamentares com 24 horas de antecedncia. As sesses de trabalho tambm so divididas em FASES. Por analogia ao Regimento do Senado, compreendem: Perodo do Expediente; Ordem do Dia; e aps a Ordem do Dia. O Congresso Nacional realiza sesso solene para:

Inaugurar sesso legislativa (ordinria ou extraordinria); Dar posse ao Presidente e ao Vice-Presidente da Repblica; Promulgar emendas constitucionais; Homenagear Chefes de Estado estrangeiro; Comemorar datas nacionais.

Todas as sesses, do Senado ou do Congresso, tm durao de quatro horas e meia, podendo ser prorrogadas por proposta do Presidente ou a requerimento de qualquer Senador, no Senado, ou de qualquer Congressista, no Congresso, tantas vezes quantas necessrias. A prorrogao ser sempre por prazo fixo, que no poder ser restringido, salvo por falta de matria ou de nmero para o prosseguimento da sesso.

Pgina 5

As fases das sesses so: Perodo do Expediente; Ordem do Dia; e aps a Ordem do Dia.

Agora voc ir compreender melhor o que acontece em cada uma das FASES DAS SESSES.

PERODO DO EXPEDIENTE Nas sesses deliberativas ordinrias esse perodo dura 120 minutos, contados a partir do real incio da sesso. destinado leitura do expediente pelo Primeiro-Secretrio, na ntegra ou em resumo, e aos oradores inscritos, que tm at 10 minutos para fazer seu pronunciamento, sendo permitidos apartes. O perodo do Expediente poder ser prorrogado pelo Presidente, uma nica vez, para que o orador conclua seu pronunciamento caso no tenha esgotado o tempo de que disponha, aps o que a Ordem do Dia ter incio impreterivelmente. Caso haja matria a ser deliberada que esteja tramitando no rito de urgncia urgentssima (art. 336, I - RISF), no sero permitidos oradores no perodo do Expediente. Este tempo tambm pode ser destinado a homenagens. Nas sesses deliberativas extraordinrias, esse perodo dura 30 minutos e s haver oradores caso no haja nmero para as deliberaes da Ordem do Dia. No Congresso, o Expediente dura trinta minutos e destinado leitura do expediente pelo PrimeiroSecretrio e aos oradores inscritos, que podero usar da palavra pelo prazo mximo de cinco minutos. Ainda no Perodo do Expediente podem acontecer votaes de requerimentos que no sejam objeto de deliberao na Ordem do Dia.

Pgina 6

ORDEM DO DIA

No Senado
Encerrado a Perodo do Expediente, tem incio a Ordem do Dia, cuja designao de competncia do Presidente da Casa. As matrias so includas na Ordem do Dia segundo sua antiguidade e importncia, observada a seguinte sequncia: medida provisria (art.62-CF) a partir do 46 dia de vigncia; matria com urgncia constitucional (art. 64 CF) com prazo j esgotado; matria em regime de urgncia urgentssima (calamidade pblica e perigo de segurana nacional); matria com prazo determinado, segundo o art. 172, II do RISF; matria em regime de urgncia, nos termos do art. 336, II do RISF; matria em regime de urgncia, nos termos do art. 336, III do RISF; matria em tramitao normal. Alm desse critrio, h precedncia de: matrias em votao sobre as em discusso; matrias da Cmara dos Deputados sobre as do Senado; redaes finais sobre matrias em deliberao do mrito; matrias em turno suplementar, em turno nico, em segundo turno e em primeiro turno, nesta ordem; projetos de lei sobre projetos de decreto legislativo, sobre projetos de resoluo, sobre pareceres, sobre requerimentos, nesta ordem;

matrias da pauta anterior que no foram deliberadas sobre outras dos grupos a que pertencem.
Os projetos de cdigo sero includos com exclusividade na Ordem do Dia. Os pareceres sobre escolha de autoridade sero colocados ao final da Ordem do Dia.

Apesar de o Regimento dispor sobre a sequncia das matrias, essa ordem pode ser alterada por requerimento assinado por qualquer Senador, solicitando inverso da pauta, apresentado e votado antes de se iniciar a Ordem do Dia. Depois desta iniciada, a sequncia ainda pode ser alterada por requerimento de preferncia de um item sobre outro, assinado por qualquer Senador e aprovado pelo Plenrio.

So lidos no Perodo do Expediente e votados aps a Ordem do Dia da mesma sesso:


os requerimentos de urgncia, nos termos do art. 336, II; os requerimentos que solicitam sesso especial; os requerimentos que solicitam que o tempo destinado aos oradores do Perodo do Expediente de uma determinada sesso seja para prestar alguma homenagem.

Quer visualizar na prtica o que vimos? Acesse a ORDEM DO DIA .

Pgina 7

No Congresso Terminada a leitura do expediente e o horrio destinado aos oradores do Expediente, tem incio a Ordem do Dia, cuja designao tambm da competncia do Presidente do Senado (na condio de Presidente da Mesa do Congresso). Na sua organizao, as proposies em votao tm precedncia sobre aquelas em discusso. Projetos de lei tm preferncia sobre os projetos de decreto legislativo, os projetos de resoluo e os requerimentos. Tambm nas sesses conjuntas, a ordem da Ordem do Dia pode ser alterada por requerimento de inverso da pauta ou de preferncia. A diferena que os requerimentos devem ser apresentados por lder partidrio. Tanto no Senado quanto nas sesses conjuntas, estando uma matria em fase de votao e no havendo quorum para as deliberaes, passar-se- matria que estiver em discusso. Esgotada a matria em discusso e persistindo a falta de quorum, a Presidncia pode suspender a sesso por prazo no superior a 30 minutos (no Congresso) ou a uma hora (no Senado) ou conceder a palavra a algum parlamentar. Sobrevindo nmero para as deliberaes, voltar-se- s matrias, interrompendo-se o orador que se encontra na tribuna.

Nenhum Senador no Senado ou parlamentar no Congresso presente sesso poder deixar de votar, salvo quando se tratar de assunto em que tenha interesse pessoal (nesse caso, o Senador ou parlamentar deve declarar tal fato, sendo contudo sua presena computada para efeito de quorum) ou quando seu partido estiver em obstruo declarada pelo lder.

Pgina 8

APS A ORDEM DO DIA

No Senado e no Congresso
Esgotada a Ordem do Dia, o tempo que restar para o trmino da sesso ser destinado, preferencialmente, ao uso da palavra pelas lideranas e, havendo tempo, pelos oradores inscritos que, no Senado, neste momento, dispem de at vinte minutos para seu pronunciamento.

Algumas votaes so realizadas nesta fase da sesso no Senado. Alguns exemplos: requerimentos de urgncia nos termos do art. 336, II, do RISF; redaes finais de matrias em rito normal de tramitao que foram deliberadas na Ordem do Dia, caso haja requerimento de dispensa de sua publicao.

Uma sesso s no se realiza, no Senado, por falta de quorum, por deliberao do Plenrio, quando seu perodo de durao coincidir, mesmo que parcialmente, com o de sesso conjunta do Congresso, ou por motivo de fora maior, assim definido pela Presidncia da Casa. No Congresso, ela no se realiza por falta de quorum ou por cancelamento por parte da Presidncia do Senado. O Senado, nos sessenta dias que antecedem as eleies gerais, funciona de acordo com o Regimento Comum, ou seja, suas sesses se realizam por convocao, como as conjuntas do Congresso. Nesses dias, tambm o Perodo do Expediente ou a Ordem do Dia podem ser dispensados, desde que ouvidas as lideranas.

Exerccios - Mdulo I - Unidade 4 Pelo menu lateral, acesse Avaliaes e realize o exerccio de autoavaliao da unidade, que ser corrigido pelo prprio sistema.

Unidade 5 - Tipos de Sesso e Modalidades de Votao

TIPOS DE SESSO E MODALIDADES DE VOTAO Veremos aqui que as sesses, tanto do Senado como as conjuntas do Congresso, podem ser pblicas ou secretas. As votaes tambm podem ser pblicas - o Regimento usa a palavra "ostensivas" - ou secretas. Quem pode assistir a uma sesso no Senado ou no Congresso? A maior parte das sesses pblica, ou seja, qualquer pessoa desarmada, ocupando em silncio o lugar que lhe reservado, pode assistir tanto a uma sesso do Senado como do Congresso, na Tribuna de Honra ou nas galerias. imprensa reservada uma bancada prpria. Quem pode entrar no Plenrio do Senado? No plenrio do Senado so admitidos, alm dos Senadores, os suplentes de Senador, os ex-Senadores e suplentes que tenham exercido o mandato, Ministros de Estado, nos casos previstos no Regimento - ou seja, quando convocados ou quando solicitarem sua vinda para expor algum assunto de interesse de sua Pasta. Tambm so admitidos no plenrio funcionrios da Casa, quando em pleno exerccio de suas funes. Nas sesses especiais so admitidos convidados, podendo estes, inclusive, a convite do presidente, compor a Mesa.

Pausa para reflexo: Se a maior parte das sesses pblica, quer dizer que podemos divulg-las? A divulgao das sesses por reportagem fotogrfica no recinto, por irradiao sonora ou por filmagem e transmisso em televiso, dependem de autorizao do Presidente do Senado.

Das sesses ser elaborada ata circunstanciada, que constar do Dirio do Senado Federal, tanto durante as sesses legislativas ordinrias como nas extraordinrias. Nos perodos de recesso, haver publicao sempre que houver matria que assim justifique.

Pgina 2

Quando o Senado funcionar secretamente? Obrigatoriamente, sempre que tiver que deliberar sobre: acordos de paz; declarao de guerra; suspenso de imunidade de Senador durante estado de stio; escolha de Chefe de Misso Diplomtica - os Embaixadores; e tambm para deliberar sobre requerimento que solicite sesso secreta do Senado. Neste ltimo caso, chegando Mesa um requerimento solicitando sesso secreta, o Presidente informa ao Plenrio sobre a sua existncia sem, no entanto, comunicar quem seu autor nem o motivo pelo qual est sendo solicitada a sesso secreta. Para deliberar sobre esse requerimento, o Senado j funcionar em sesso secreta. O Presidente solicita a retirada dos funcionrios e de todos que estejam assistindo quela sesso, podendo determinar a presena dos funcionrios que julgar necessrios.

Pausa para leitura:

Leia no Dirio do Senado como uma sesso transforma-se em secreta.

J em sesso secreta, o Presidente informa ao Plenrio o nome do requerente e o assunto a ser apreciado em sesso secreta. Os Senadores votam por maioria simples, em votao simblica, se desejam que aquele assunto seja apreciado em sesso secreta. Aprovado o requerimento, ser marcada essa sesso para o mesmo dia ou o dia seguinte, caso a data da sesso j no venha pr-estabelecida no requerimento. Antes de a sesso voltar a ser pblica, o Plenrio decide, por meio de debate e votao, por maioria simples, se deseja que seja divulgado o nome do requerente e o assunto tratado. Caso o requerimento seja rejeitado, a matria a que ele se refere ser objeto de debates em sesso pblica. As atas das sesses secretas so redigidas pelo Segundo-Secretrio, assinadas pelo Presidente e pelos Primeiro e SegundoSecretrios, colocadas em sobrecarta (envelope) lacrada, que rubricada pelos Secretrios. Antes de a sesso voltar a ser pblica, a ata votada com qualquer nmero. Em sesso secreta, alm dos Senadores e dos funcionrios determinados, o Presidente ou um lder podem propor ao Plenrio - e este vota a proposta - que outras pessoas assistam quela sesso.

Pgina 3

E as sesses no CONGRESSO? So pblicas ou secretas?

As sesses so pblicas, como regra, podendo tambm ser secretas, se assim deliberar o Plenrio, mediante proposta da Presidncia ou de lder, prefixando-lhe a data. O procedimento o mesmo que para o Senado. O Presidente anuncia a existncia do requerimento, mas sem dizer seu autor nem sua finalidade, a qual s ser divulgada quando o Congresso j estiver trabalhando em sesso secreta.

Como se d o registro das sesses? Tambm as sesses do Congresso so registradas em ata. As atas das sesses pblicas so circunstanciadas; as das sesses secretas so redigidas pelo Segundo-Secretrio. A ata ser submetida ao Plenrio - que deliberar com qualquer nmero, antes de a sesso voltar a ser pblica, -, assinada pelos Membros da Mesa, e encerrada em "sim", "no" e "absteno". E no caso de o painel eletrnico no estar funcionando? Faz-se chamada pela lista de comparecimento dos Senadores. Como se d a transformao de uma votao simblica em votao nominal? Nas votaes simblicas, se algum Senador no concordar ou se tiver dvida a respeito do resultado, pode pedir, com o apoiamento de outros trs Senadores, verificao da votao. E a votao, que havia sido feita simbolicamente, passa agora a ser realizada pelo painel eletrnico, nominalmente, para justamente verificar se o resultado anteriormente anunciado corresponde realidade. Uma outra forma de uma matria que deveria ser votada simbolicamente ser votada nominalmente atravs de requerimento pedindo sua votao nominal. Este deve ser apresentado e votado antes de se passar votao da matria em si. Se aprovado, ela no ser submetida votao simblica, mas ser realizada diretamente por processo nominal. Assim, os processos simblico e nominal (no painel ou por chamada) de votao so utilizados para votaes ostensivas, ou seja, para as votaes pblicas. J nas votaes secretas s se pode utilizar o sistema nominal, quer no painel, quer por esferas, ou em cdulas, nas eleies. A diferena que, nas votaes pblicas, aparecem, no painel eletrnico, o nome do votante, seu voto e o resultado total da votao. Nas votaes secretas, aparecem to-somente o nome do votante e o resultado total. No aparece a qualidade do voto. A norma geral que as sesses sejam pblicas e as votaes tambm. Mas numa sesso pblica pode haver votao pblica ou votao secreta. E numa sesso secreta pode haver votao secreta ou votao ostensiva (pblica). Depende da matria que est sendo deliberada.

Pgina 4

Resumindo:

SESSES

So pblicas, como regra, podendo tambm ser secretas, se assim deliberar o Plenrio (mediante proposta da Presidncia ou de lder, prefixando-lhe a data).

So secretas, obrigatoriamente, sempre que tiver que deliberar sobre: acordos de paz; declarao de guerra; suspenso de imunidade de Senador durante estado de stio; escolha de Chefe de Misso Diplomtica - os Embaixadores e tambm para deliberar sobre requerimento que solicite sesso secreta do Senado.

VOTAES

I-

Ostensivas (pblicas) a) Simblica b) Nominal

II - Secreta a) Eletrnica b) Por meio de cdula c) Por meio de esfera

Referncia: RISF - arts. 182 a 186; 190 a 198; 201 a 208; 289 a 298; 383 a 385.

Exerccios - Mdulo I - Unidade 5 Pelo menu lateral, acesse Avaliaes e realize o exerccio de autoavaliao da unidade, que ser corrigido pelo prprio sistema.

Unidade 6 - Quorum de Iniciativa e Quorum de Votao

QUORUM DE INICIATIVA E QUORUM DE VOTAO

Iniciativa o poder de propor a edio de uma regra jurdica nova. Tal poder pode ser exercido individual ou coletivamente.

Quem pode iniciar uma proposta de regra jurdica nova? Qualquer membro ou comisso da Cmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, o Presidente da Repblica, o Supremo Tribunal Federal, os Tribunais Superiores, o Procurador-Geral da Repblica e os cidados.

Vamos verificar alguns exemplos de iniciativa?

Iniciativa Individual
Presidente da Repblica Senador ou Deputado Procurador-Geral da Repblica, STF, Tribunais Superiores Proposta de emenda Constituio, projeto de lei. Projeto de lei, projeto de decreto legislativo, projeto de resoluo, emendas diversas a outras matrias (salvo a proposta de emenda Constituio), requerimento. Projeto de lei de matria atinente sua competncia privativa.

Senadores ou Deputados

Senadores Comisso

Mesa Partido poltico (representado no Congresso) Assemblias Legislativas Cidados

Iniciativa Coletiva Proposta de emenda Constituio, emendas proposta de emenda Constituio; na mesma sesso legislativa, projeto de lei ordinria rejeitado. Projeto de resoluo referente competncia tributria dos Estados e do Distrito Federal. Projeto de resoluo referente s matrias estabelecidas no art. 52 VI, VII, VIII, IX da Constituio; projeto de resoluo relativo competncia tributria dos Estados e do Distrito Federal; projeto de lei, projeto de decreto legislativo, projeto de resoluo suspendendo a execuo no todo ou em parte de lei declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal. Provocao Casa, propondo a perda de mandato de parlamentar. Provocao Casa, propondo a perda do mandato de parlamentar. Proposta de emenda Constituio (mais da metade delas, manifestando-se cada uma pela maioria relativa de seus membros). Projeto de lei subscrito por, no mnimo, 1% do eleitorado nacional, distribudo pelo menos por cinco Estados, com no menos de 0,3% dos eleitores de cada um deles.

Pgina 2

QUORUM DE VOTAO Veremos aqui, segundo a Constituio, que as deliberaes de cada uma das Casas do Congresso e de suas comisses so tomadas por maioria de votos presente a maioria absoluta dos membros, salvo se dispuser em contrrio. E o Regimento do Senado ou o Regimento Comum tambm especificam:

Deliberaes Sentena condenatria de Presidente e Vice-Presidente da Repblica, de Ministros de Estado e do Supremo Tribunal Federal, Procurador-Geral da Repblica e Advogado-Geral da Repblica, todos em casos de crimes de responsabilidade Fixao de alquotas mximas nas operaes internas, para resolver conflito especfico que envolva interesse de Estados e do Distrito Federal Suspenso de imunidade de Senadores, durante o estado de stio Proposta de emenda Constituio

Quorum de votao
2/3 de Senadores (54 votos)

2/3 dos votos (54 votos)

2/3 (54 votos) 3/5 em cada uma das Casas para aprovao (49 votos no Senado; 308 na Cmara dos Deputados) 2/5 de votos (33 Senadores) para rejeitar o projeto maioria absoluta de votos (41 votos) maioria absoluta de votos (41 votos) maioria absoluta de votos (41 votos)

Projeto de decreto legislativo referente a renovao ou no renovao de concesso ou permisso para servio de radiodifuso sonora e de sons e imagens Projeto de lei complementar Exonerao, de ofcio, do Procurador-Geral da Repblica Perda de mandato de Senador nos casos de infringncia do art. 54 da Constituio ou cujo procedimento no seja compatvel com o decoro parlamentar ou que sofrer condenao criminal em sentena transitada em julgado Aprovao de ato do Presidente da Repblica que decretar estado de defesa ou autorizao para o Presidente decretar estado de stio Estabelecimento de alquotas aplicveis s operaes e prestaes interestaduais e de exportao

maioria absoluta dos votos (41 votos) maioria absoluta (41 votos)

Estabelecimento internas

de

alquotas

mnimas

nas

operaes

maioria absoluta dos votos (41 votos) maioria absoluta (41 votos)

Autorizao de operaes de crditos que excedam o montante das despesas de capital, mediante crditos suplementares ou especiais especficos Aprovao do nome indicado para Ministro do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justia, do Tribunal Superior do Trabalho, para Procurador-Geral da Repblica e para membro do Conselho Nacional de Justia e do Conselho Nacional do Ministrio Pblico Veto presidencial (em sesso conjunta do Congresso) exige maioria absoluta de votos "'no" em cada uma das Casas para ser derrubado, ou seja, para ser rejeitado Perda de mandato de Deputado ou Senador, por voto secreto da maioria absoluta da Casa a que pertencer o parlamentar

maioria absoluta de votos (41 votos)

para ser rejeitado (41 no Senado; 257 na Cmara dos Deputados) maioria absoluta (41 no Senado; 257 na Cmara dos Deputados)

Observao: Os projetos de decreto legislativo sobre direitos humanos que forem aprovados em cada uma das Casas do Congresso Nacional com 3/5 de votos (49 no Senado, 308 na Cmara dos Deputados) em 2 turnos, sero equivalentes a emenda constitucional.

A publicidade da matria, o parecer e o quorum, tanto de iniciativa como de votao da matria a ser deliberada, tanto no Senado quanto no Congresso, so trs formalidades essenciais que sequer regime de urgncia urgentssima pode dispensar.

Referncia: CF - arts. 47, 51, 52, 2 e 4; 53, 7 e 8; 55, 2 e 3; 60, 2; 61; 66, 4; 67; 69; 77; 101;103-B; 128, 1, 2 e 4;130-A; 136, 4; 137; 155, 2, IV e V, "a" e "b"; 167, III; 223. RISF - arts. 212; 243; 288; 393; 394.

Exerccios - Mdulo I - Unidade 6 Pelo menu lateral, acesse Avaliaes e realize o exerccio de autoavaliao da unidade, que ser corrigido pelo prprio sistema.

MDULO II - PROPOSIES APRECIADAS PELO SF E PELA CD(CASAS SEPARADAS) - Introduo

Este segundo mdulo tem por objetivo mostrar os aspectos e rotinas dos procedimentos legislativos, bem como identificar situaes ou formas de execuo de tramitaes.

Objetivos do Mdulo
Ao final deste mdulo, voc dever estar apto a: identificar as caractersticas e a tramitao das diversas proposies legislativas;
reconhecer como so apreciadas as proposies em ambas as Casas Legislativas e suas deliberaes.

Unidade 1 - Proposies Legislativas

PROPOSIES APRECIADAS PELO SENADO E PELA CMARA (CASAS SEPARADAS) A) PROJETO DE LEI
Vamos comear pelas matrias que tramitam em Casas separadas. Nosso primeiro assunto so os projetos de lei. (As medidas

provisrias sero objeto da UNIDADE 6) Os projetos de lei que tm origem no Senado - os Projetos de Lei do Senado (PLS) - e os projetos de lei que se originam na Cmara e vm reviso do Senado - os Projetos de Lei da Cmara (PLC) - podem ser de lei ordinria ou de lei complementar. A Constituio Federal explicita que dispositivos precisam ser complementados por um tipo ou outro de lei. Na forma, sua maior diferena o quorum de aprovao: para os projetos de lei ordinria o quorum de maioria simples de votos;

para os projetos de lei complementar o quorum de maioria absoluta de votos. Comisso de Agricultura da CD

Banco de imagem da CD
Foto de Jorge Campos

PROJETO DE LEI DA CMARA - PLC (lei ordinria ou complementar)


Qual a origem dos PLC? Os PLC podem ter origem em uma proposta de Deputado, de comisso da Cmara, do Presidente da Repblica, do Supremo Tribunal Federal, de Tribunais Superiores, do Procurador-Geral da Repblica, do Ministrio Pblico ou, ainda, dos cidados. Enfim, os projetos de lei que vm de fora do Poder Legislativo iniciam sua tramitao pela Cmara, vindo ao Senado para reviso. Os PLC, ao chegarem no Senado, so lidos no Perodo do Expediente da sesso plenria, deliberativa (ordinria ou extraordinria) ou no deliberativa, e so despachados, pelo Presidente, para uma ou mais comisses, segundo as competncias dessas, para serem analisados e receberem parecer. No Senado, a Comisso de Constituio, Justia e Cidadania tem at vinte dias teis para proferir parecer (as demais comisses tm quinze dias teis). Esses prazos podem ser prorrogados, por igual perodo, atravs de uma comunicao do Presidente da Comisso Mesa do Senado, a qual ser lida no Perodo do Expediente. Nova prorrogao s pode ser concedida por prazo determinado e mediante requerimento que deve ser votado no Plenrio do Senado. Uma vez emitido o parecer da Comisso, o projeto enviado Mesa para leitura no Perodo do Expediente, quando numerado e tem incio o prazo de cinco dias teis para recebimento de emendas. Caso no existam emendas, o projeto est pronto para ser includo na Ordem do Dia, a fim de ser discutido e votado em turno nico. Se receber emenda, o projeto volta Comisso ou s Comisses pelo prazo de quinze dias teis (se houver mais de uma Comisso a se manifestar, o prazo corre em conjunto) para receber parecer sobre essas emendas. Dado o parecer, a matria volta Mesa para leitura e pode, a partir da, ser includa na Ordem do Dia. Se o projeto for aprovado sem alterao ou com alterao somente de redao, ele vai sano do Presidente da Repblica. Caso sofra alterao de mrito, essa alterao volta Cmara para anlise.

Como j foi dito, se o projeto for de lei ordinria, o quorum de votao o de maioria simples de votos. Se for de lei complementar, de maioria absoluta.

Pgina 2

Para que servem os autgrafos? Para encaminhar a redao oficial do que foi aprovado, quer para o Presidente da Repblica, quer para a Cmara, o Senado prepara autgrafos desse texto.

Ento, autgrafo o documento oficial que reproduz o que foi aprovado.

PROJETO DE LEI DA CMARA (de origem do Presidente da Repblica, com pedido de urgncia constitucional - art. 64, CF) Qual o prazo da urgncia constitucional solicitada pelo Presidente da Repblica para tramitao de projeto de lei de sua iniciativa? A urgncia constitucional solicitada pelo Presidente da Repblica para tramitao de projeto de lei de sua iniciativa prev para a matria o prazo de quarenta e cinco dias na Cmara e outros quarenta e cinco dias no Senado, sucessivamente. O projeto, quando chega da Cmara dos Deputados, lido no Perodo do Expediente e distribudo s Comisses, como qualquer outro projeto. Entretanto, por estar tramitando em regime de urgncia, o projeto recebe emendas de todos os Senadores apenas na primeira ou na nica Comisso constante do despacho, pelo prazo de cinco dias teis. Se mais de uma Comisso tiver que se manifestar a respeito do projeto, os prazos correm concomitantemente. Para emitir parecer, esses rgos tcnicos tm vinte e cinco dias. Caso no cumpram esse prazo, a matria ser includa na Ordem do Dia e receber parecer em plenrio. Esgotado o prazo de quarenta e cinco dias sem que haja deliberao sobre o projeto, quer numa Casa, quer noutra, a proposio

includa na Ordem do Dia, sobrestando-se a deliberao quanto aos demais assuntos (exceo feita s medidas provisrias, que tm precedncia) at que se ultime sua votao, que se dar por maioria simples, se for projeto de lei ordinria, ou por maioria absoluta, se for de lei complementar.

Pgina 3

PROJETO DE LEI DO SENADO - PLS (lei complementar) (iniciativa de Senador) Vamos ver o passo a passo?

1. Lido no Perodo do Expediente da sesso, o projeto encaminhado s Comisses, que tm o prazo regimental (CCJ - vinte dias teis; demais Comisses - quinze dias teis) para emitir parecer. Uma vez aprovado pela Comisso, o parecer remetido Mesa para leitura em plenrio, quando numerado e determinada sua publicao em avulsos, como qualquer outra matria dentro do Legislativo. iniciado o prazo de cinco dias teis para recebimento de emendas perante a Mesa. 2. Caso existam emendas, o projeto volta para as Comisses (o prazo de quinze dias teis) para receber parecer sobre elas. S depois estar pronto para ser agendado na Ordem do Dia. No existindo emendas, desde j est pronto para entrar na pauta de deliberaes.

PROJETO DE LEI DO SENADO (lei ordinria ou complementar) (iniciativa de Comisso do Senado) Como todo projeto, este tambm lido no Perodo do Expediente. Se a comisso tiver competncia sobre aquela matria, como o projeto j de Comisso, tem incio o prazo de cinco dias teis para recebimento de emendas perante a Mesa. O projeto s voltar para a Comisso que lhe deu origem caso receba emendas. Ela, ento, ter que se pronunciar a respeito das mesmas. Se no receber emendas, ou aps a leitura do parecer sobre as que tiver recebido, a matria encontra-se pronta para ser agendada na Ordem do Dia.

A diferena entre o projeto de lei ordinria e o projeto de lei complementar apenas quanto ao quorum de votao.

Pgina 4

Fonte: Agncia Senado PROJETO DE LEI DO SENADO (PLS) (lei ordinria) (iniciativa de Senador)
O projeto lido no Perodo do Expediente e encaminhado a uma ou mais Comisses.

As comisses podem apreciar esse tipo de projeto? A Constituio Federal de 1988 conferiu s Comisses poder de apreciar terminativamente esse tipo de projeto, ou seja, a regra geral que esse projeto no venha a ser apreciado pelo Plenrio do Senado, ficando apenas no mbito das Comisses. Esse procedimento, alm de desafogar o Plenrio, agiliza a tramitao das matrias sem, no entanto, prejudicar sua anlise. Nesse caso, todos os Senadores, mesmo aqueles que no pertencem quelas Comisses do despacho, podem apresentar emendas, pelo prazo de cinco dias teis, perante a primeira ou a nica Comisso que deve emitir parecer. Como para todas as matrias que dependem de parecer, o Presidente da Comisso designa um Relator, que ter a metade do tempo de que dispe a Comisso para apresentar seu relatrio sobre a matria. Uma vez apresentado o relatrio, qualquer Senador, ou todos os Senadores membros da Comisso, podem pedir vista do processo, que pode ser concedida por at cinco dias teis. Esse prazo corre em conjunto para todos. O Senador pode devolver o processo com ou sem manifestao. Se houver manifestao, ela recebe a nomenclatura de voto em separado.

Poder Terminativo - prerrogativa das comisses permanentes de discutir e votar projetos de lei, dispensada a competncia do Plenrio, o qual s se manifesta se houver recurso de 10% dos membros da Casa nesse sentido. Essa prerrogativa definida pela Mesa, quando feita a distribuio das proposies.

A Comisso, nesse caso em que tem poder terminativo, vota no o parecer, mas o prprio projeto. Ela decide sobre a matria e comunica o fato ao Presidente da Casa, que dar cincia ao Plenrio. Ter incio, ento, o prazo de cinco dias teis para que 1/10 dos Senadores (nove) possa apresentar recurso, no sentido de que a matria venha a ser apreciada pelo Plenrio, acabando, desta forma, com o poder terminativo da Comisso. Se no receber recurso, a matria vai diretamente Cmara, para que aquela Casa faa

reviso. Se receber recurso, tem incio o prazo de cinco dias teis para encaminhamento de emendas Mesa. Sem emendas, a matria est pronta para a Ordem do Dia. Com emendas, volta para a Comisso, para parecer sobre elas, como em todos os outros casos que j estudamos. Dado o parecer pela Comisso, lido e numerado em plenrio, o projeto est pronto para a Ordem do Dia, quando discutido e votado em turno nico, necessitando apenas de quorum de maioria simples para sua aprovao. Aprovado, vai Cmara dos Deputados para reviso.

Se a Cmara apresentar alteraes ao projeto, essas alteraes voltam ao Senado para exame. Aquilo que o Senado aprovar vai sano do Presidente da Repblica.

Pgina 5

PROJETO DE CDIGO
Os cdigos so leis ordinrias e, como tais, so tratados por meio de projetos de lei que, uma vez aprovados em ambas as Casas, so enviados sano do Presidente da Repblica. O projeto lido no Perodo do Expediente de uma sesso, oportunidade em que o Presidente designar uma comisso temporria composta de onze membros para seu estudo e fixar o calendrio de sua tramitao. Essa comisso temporria se rene primeiramente para eleger seu Presidente e Vice-Presidente, sendo, em seguida, designado um relator-geral e tantos relatores parciais quantos necessrios. Ao projeto principal so anexados os outros que se encontrem em tramitao e que envolvam a mesma matria. As emendas so apresentadas perante a comisso, que deve emitir parecer sobre todos os projetos e emendas. Publicado o parecer e distribudo em avulsos, o projeto ser includo na Ordem do Dia com exclusividade, obedecido o interstcio regimental como nas demais matrias. Em plenrio, o projeto discutido e votado em turno nico de discusso e votao, aprovado por maioria simples, em votao pblica simblica.

Interstcio - intervalo de tempo necessrio entre atos do procedimento legislativo. O interstcio contado por sesses ordinrias ou por dias teis, conforme determinam os regimentos internos de cada Casa (exemplo: de trs dias teis, no Senado, e de duas sesses, na Cmara, o interstcio entre a distribuio de avulsos dos pareceres das comisses e o incio da discusso ou votao correspondente).

No Congresso Nacional, h projetos de lei a serem apreciados em sesso conjunta, como o caso das matrias oramentrias. Este assunto ser estudado em outra oportunidade.

Vimos, nesta UNIDADE, um pouco da tramitao, no Senado, dos projetos de lei apresentados em Casas separadas.

Referncia: CF - arts. 48; 58, 2, I; 59; 61; 65 a 67; 69. RISF - arts. 90; 91; 92; 97 a 104; 118 a 122; 126; 127; 129 a 133; 136;137; 211; 213; 236 a 240; 243 a 246; 249; 250; 280; 328 a 331; 374. RCCN arts. 134; 136 a 140; 142; 143.

Exerccios - Mdulo II - Unidade 1

Pelo menu lateral, acesse Avaliaes e realize o exerccio de autoavaliao da unidade, que ser corrigido pelo prprio sistema.

Unidade 2 - Proposies Legislativas

PROPOSIES APRECIADAS PELO SENADO E PELA CMARA (CASAS SEPARADAS) Continuaremos nesta UNIDADE com matrias analisadas na Cmara e no Senado separadamente.

B) PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO (PDS) Outra matria analisada na Cmara e no Senado, separadamente, o projeto de decreto legislativo, que pode ser iniciado em uma ou outra Casa. Os assuntos constantes do art. 49 da Constituio Federal tramitam no Congresso sob a forma de projeto de decreto legislativo. Uma vez concluda a anlise do projeto em ambas as Casas, o Presidente do Senado promulga-o. Tanto o projeto que tem incio no Senado quanto o que vem da Cmara lido no Perodo do Expediente da sesso e despachado a uma ou mais Comisses. Com exceo do PDS sobre radiodifuso, em regime de urgncia constitucional, os demais PDS tm tramitao normal, a menos que recebam urgncia atravs de requerimento, como ademais pode acontecer com outras matrias.

No PDS sobre radiodifuso ou sobre tratados, acordos e atos internacionais, as emendas devem ser apresentadas perante a Comisso a que for distribudo. Depois, a Comisso tem os prazos regimentais para emitir seu parecer sobre o projeto e eventuais emendas. Os projetos de decreto legislativo relativos a radiodifuso, por fora constitucional - art. 223 -, tm o prazo de tramitao, na Cmara e no Senado, de quarenta e cinco dias em cada Casa, consecutivamente. O Presidente da Repblica envia Cmara dos Deputados uma mensagem. Aquela Casa analisa o processo e elabora o projeto de decreto legislativo correspondente. Uma vez aprovado, o projeto enviado ao Senado, onde a matria despachada Comisso de Cincia, Tecnologia, Inovao, Comunicao e Informtica - CCT (Resoluo n 1, de 2007). Inicia-se, ento, o prazo de cinco dias teis para que os Senadores apresentem emendas. Por fora de aprovao, pelo Plenrio do Senado, em 25.03.03, do Parecer n 34, de 2002, da CCJ, esse projeto de decreto legislativo passa a tramitar em apreciao terminativa na Comisso. Depois de aprovado o projeto na Comisso, seu Presidente oficia ao Presidente da Casa. Lido o parecer no Perodo do Expediente, numerado e publicado, inicia-se o prazo de 5 dias teis para apresentao de recurso por 1/10 dos Senadores. Se no houver recurso, o Presidente do Senado promulga o decreto legislativo. Se for apresentado recurso, a matria ser includa na Ordem do Dia para deliberao pelo Plenrio. Em caso de no renovao de concesso ou permisso, a matria no tramitar com carter terminativo na Comisso.

Pgina 2

Continuando... Sobre os PDS de tratados, acordos ou atos internacionais: esses projetos s tero iniciado o curso de sua tramitao no Senado se estiverem acompanhados de cpia autenticada do texto, em portugus, do ato internacional respectivo, bem como da mensagem de encaminhamento e da exposio de motivos. Lidos no Perodo do Expediente, so publicados e distribudos em avulsos, como de resto qualquer outra matria, e despachados Comisso de Relaes Exteriores e Defesa Nacional, perante a qual todos os Senadores podem apresentar emendas no prazo de cinco dias teis. A Comisso tem o prazo de quinze dias teis, prorrogvel por igual perodo, para opinar sobre o projeto. Publicados o parecer e as emendas, que tambm sero distribudos em avulsos, e decorrido o interstcio regimental, a matria ser includa na Ordem do Dia. Caso no seja emitido o parecer pela Comisso, e se faltarem dez dias ou menos para o trmino do prazo no qual o Brasil deva se manifestar sobre o ato em questo, o projeto includo na Ordem do Dia para receber parecer em plenrio por relator designado pelo Presidente da Casa. Como os outros projetos de decreto legislativo, uma vez aprovado em ambas as Casas do Poder Legislativo, o decreto legislativo dele oriundo promulgado pelo Presidente do Senado. Uma outra matria que tramita na forma de PDS diz respeito ao art. 49, XV: autorizar referendo e convocar plebiscito. A Lei n 9.709, de 18.11.98, dispe que para dar incio a esse projeto necessrio que 1/3 dos Senadores o assinem. Quanto s demais etapas de tramitao, equivale a um outro PDS em rito normal, com aprovao por maioria simples. H outros casos de PDS, como por exemplo o destinado a sustar atos do Poder Executivo (CF, art. 49, V). Depois de submetido Comisso competente que emitir parecer sobre a matria, esse parecer ser lido em Plenrio, numerado, e publicado no DSF e em avulsos. A seguir, tem incio o prazo de cinco dias teis para que a Mesa receba emendas. Se no houver emendas, o projeto est pronto para agendamento na Ordem do Dia. Caso sejam apresentadas emendas, as Comisses devero apresentar parecer. Depois que o parecer tenha sido emitido, lido, numerado e publicado, observado o interstcio regimental de trs dias teis entre sua publicao e o incio da discusso da matria, o projeto pode ser includo na Ordem do Dia.
Referncia: CF - arts. 49.
RISF - arts. 211; 213; 280; 281; 288, IV; 294; 375; 376.

Pgina 3

C) PROJETO DE RESOLUO DO SENADO (PRS) - Apreciado somente pelo Senado (No submetido reviso pela Cmara dos Deputados) Existem vrios tipos de projeto de resoluo. Vejamos: I. Alterao do Regimento Interno do Senado (RISF): a) O RISF pode ser alterado por iniciativa de qualquer Senador ou da Comisso Diretora. Como toda proposio legislativa, o projeto lido no Perodo do Expediente. aberto prazo de cinco dias teis para recebimento de emendas perante a Mesa. Havendo ou no emendas, o projeto remetido CCJ e, em seguida, Comisso Diretora (CDIR). Caso o projeto seja de origem da prpria CDIR, o projeto s voltar a ela se tiver recebido emendas. Uma vez que j tenham sido dados os pareceres, eles so lidos no Perodo do Expediente, numerados e publicados no DSF e em avulsos para distribuio aos Senadores. Este o procedimento usual. Decorrido o interstcio regimental, o projeto est pronto para ser includo na Ordem do Dia para turno nico de discusso e votao. b) O RISF pode ser alterado ou reformado como um todo. Nesse segundo caso,

constituda uma comisso temporria especial de Senadores aprovada pelo Plenrio, destinada a analisar e elaborar um projeto de resoluo. Dessa comisso dever fazer parte um membro da Comisso Diretora. Uma vez lido o projeto em plenrio, tem incio o prazo de cinco dias teis para encaminhamento de emendas Mesa. Recebendo ou no emendas, o projeto vai CCJ e, se ali receber emendas, volta Comisso Especial para emisso de parecer. Os pareceres so lidos no Perodo do Expediente, numerados e publicados. Depois do interstcio regimental, o projeto pode ser agendado na Ordem do Dia. II. A CCJ apresenta projeto de resoluo suspendendo, no todo ou em parte, lei declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal, como concluso de seu parecer a um Ofcio S (Senado) sobre a matria que foi enviada ao Senado pelo STF. Essa matria tramita somente no Senado e tem carter terminativo na CCJ. Como toda matria que tramita em rito terminativo, uma vez aprovada pela Comisso, seu Presidente comunica o fato, atravs de ofcio, ao Presidente da Casa, que d cincia ao Plenrio, no Perodo do Expediente. Inicia-se o prazo de cinco dias teis para interposio de recurso por 1/10 de Senadores. Se no houver recurso, como a matria de competncia privativa do Senado, o Presidente da Casa promulga a resoluo. Se houver recurso, a matria ainda deve ser apreciada pelo Plenrio do Senado. Antes de ir a plenrio, abre-se prazo de cinco dias teis para encaminhamento de emendas Mesa. Sem emendas, passado o interstcio regimental, o projeto pode ir para a Ordem do Dia. Com emendas, volta CCJ para, s depois do parecer emitido, lido, numerado e publicado, ser includo na Ordem do Dia.

Pgina 4

Continuando...

Tipos de projeto de resoluo III. A Comisso de Assuntos Econmicos apresenta projeto de resoluo como concluso de seu parecer, quando do exame de matrias financeiras como pedido de autorizao para operaes externas de interesse da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios ou de aval em contratao de operao de emprstimo externo por entidade autrquica subordinada ao Governo Federal, Estadual ou Municipal. O processo, que tem incio com a documentao encaminhada pelo Banco Central, recebe a denominao, no Senado, de Ofcio S, e vai CAE para parecer. Uma vez lido o Projeto de Resoluo (objeto de parecer da CAE) em plenrio, numerado e publicado, tem incio o prazo de cinco dias teis para emendas. Sem emendas, vai Ordem do Dia; com emendas, CAE para parecer, que ser lido, numerado e publicado para posterior incluso na Ordem do Dia. IV. A Comisso de Assuntos Econmicos: por proposta do Presidente da Repblica, apresenta projeto de resoluo como concluso de seu parecer, fixando limites globais para o montante da dvida consolidada da Unio, dos Estados, do DF e dos Municpios; por proposta do Presidente da Repblica ou de 1/3 dos membros do Senado, apresenta Comisso, em concluso de seu parecer, PRS estabelecendo alquotas aplicveis s operaes e prestaes interestaduais e de exportao, devendo ser aprovado por maioria absoluta de votos do Plenrio do Senado; por iniciativa de 1/3 dos membros do Senado, a CAE apresenta, tambm, em concluso de parecer, PRS que, para ser aprovado, precisa da maioria absoluta de votos favorveis da Casa, estabelecendo alquotas mnimas nas operaes internas; por iniciativa da maioria absoluta dos membros do Senado, a CAE ainda apresenta PRS em concluso de seu parecer, que deve ser aprovado por 2/3 da composio da Casa, fixando alquotas mximas nas operaes internas para resolver conflito especfico que envolva interesse de Estados e do DF. Em todos esses casos, o procedimento o mesmo que para outro projeto de resoluo advindo de concluso de parecer. Lido no Perodo do Expediente, numerado e publicado, ficando sobre a Mesa para recebimento de emendas durante cinco dias teis. Com emendas, o projeto volta CAE para parecer antes de ser agendado. Sem emendas, j estar pronto para o agendamento. Ainda sobre matria financeira, a CAE apresenta PRS dispondo sobre limites globais e condies para as operaes de crdito externo e interno da Unio, dos Estados, DF e Municpios, de suas autarquias e demais entidades controladas pelo poder pblico federal; ou dispondo sobre limites e condies para a concesso de garantia da Unio em operaes de crdito externo e interno; ou estabelecendo limites globais e condies para o montante da dvida mobiliria dos Estados, DF e Municpios; ou, ainda, fixando alquotas mximas do imposto sobre transmisso causa mortis e doao de quaisquer bens ou direitos. Uma vez lido o projeto no Perodo do Expediente da Sesso, e tendo em vista j ser ele da Comisso, inicia-se o prazo para encaminhamento de emendas Mesa. O projeto somente voltar CAE, se receber emendas. Caso contrrio, j est pronto para a Ordem do Dia, respeitado o interstcio regimental.

Exerccios - Mdulo II - Unidade 2 Pelo menu lateral, acesse Avaliaes e realize o exerccio de autoavaliao da unidade, que ser corrigido pelo prprio sistema.

Unidade 3 - Proposies Legislativas

PROPOSIES APRECIADAS PELO SENADO E PELA CMARA (CASAS SEPARADAS)

D) PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUIO (PEC)

Quem pode dar incio a uma proposta de emenda Constituio? Um tero de Deputados, na Cmara; um tero de Senadores, no Senado; o Presidente da Repblica, na Cmara; e mais da metade das Assemblias Legislativas das Unidades da Federao, manifestando-se, cada uma delas, pela sua maioria relativa, no Senado ou na Cmara. No Senado, vinte e sete Senadores, no mnimo, so autores de uma PEC. Se algum Senador apuser sua assinatura e especificar que para apoiamento, essa assinatura no computada como de autor. Significa que o Senador apoia a iniciativa de se apresentar uma proposta para debater determinado assunto, mas que no quer ser autor. A PEC - quer de origem de Senador quer da Cmara dos Deputados - lida no Perodo do Expediente e despachada, individualmente, Comisso de Constituio, Justia e Cidadania, que tem at trinta dias teis para emitir seu parecer. L, seus membros podem apresentar emendas. Caso a Comisso conclua seu parecer aprovando alguma emenda, esta dever conter tambm vinte e sete assinaturas. Aps a leitura em plenrio, o parecer numerado e publicado no Dirio do Senado Federal e em avulsos. Decorrido o interstcio que, neste caso, de cinco dias, a matria pode ser includa na Ordem do Dia para cinco sesses deliberativas ordinrias consecutivas de discusso em primeiro turno. Durante esse perodo, podero ser oferecidas emendas em plenrio tambm por, no mnimo, vinte e sete Senadores. Se a Comisso no emitir parecer no prazo nem requerer sua prorrogao, o Presidente da Casa pode incluir a matria na Ordem do Dia para que o relator designado pelo Presidente profira oralmente o parecer. Encerrada a discusso sem recebimento de emendas, a PEC ser votada em primeiro turno, com o quorum qualificado de 3/5 de votos favorveis (49 votos "sim"). Se houver emendas, ser necessrio que a CCJ emita parecer sobre elas. Aps a leitura e publicao deste novo parecer, a PEC est pronta para ser votada em primeiro turno, juntamente com as emendas.

Pgina 2

Continuando...

O interstcio entre o primeiro e o segundo turno de, no mnimo, cinco dias teis. Vencido esse prazo, a PEC pode entrar na Ordem do Dia para um segundo turno de discusso (trs sesses ordinrias) e votao, sendo aprovada tambm por nova deliberao por 3/5 de votos favorveis. Durante a discusso, vinte e sete Senadores, no mnimo, podem apresentar emendas que no envolvam o mrito. E o procedimento o mesmo para todas as matrias: sem emendas, pode ser votada em segundo turno; com emendas, vai CCJ para parecer, antes de ir votao em segundo turno. A CCJ tem cinco dias improrrogveis para isso. Se houver redao final (em caso de ter tido alterao), a CCJ apresenta a redao final no prazo de trs dias, a qual ser votada com qualquer nmero, independentemente de sua publicao. Se a PEC for de origem do Senado, vai Cmara para reviso. Se for de origem da Cmara e tiver sofrido alterao, volta quela Casa. Se no tiver sofrido alterao no Senado, o Presidente do Senado convoca sesso solene do Congresso Nacional para que as Mesas das duas Casas promulguem a emenda constitucional. A matria constante de PEC rejeitada ou havida por prejudicada no pode ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa. Uma outra limitao constitucional a respeito deste assunto a proibio de que seja apresentada PEC tendente a abolir a forma federativa de Estado, o voto direto, secreto, universal e peridico, a separao dos Poderes e os direitos e garantias individuais, que constituem as clusulas ptreas, ou seja, aquelas que no podem ser modificadas por meio das formas secundrias de alterao constitucional (emenda ou reviso). Apenas o poder constituinte originrio (uma nova Assemblia Constituinte) teria competncia para tanto.
Referncia:

CF - arts. 5 e 60

RCCN - arts. 1, 85. RISF - 354 a 373.

Exerccios - Mdulo II - Unidade 3

Pelo menu lateral, acesse Avaliaes e realize o exerccio de autoavaliao da unidade, que ser corrigido pelo prprio sistema.

Unidade 4 - Proposies Legislativas

E) REQUERIMENTO - Apreciado somente pelo Senado (no h reviso pela Cmara dos Deputados)

H diversos tipos de requerimento. Citaremos alguns exemplos:


adiamento da discusso; adiamento da votao; comparecimento de Ministro de Estado; constituio de comisso temporria; destaque para aprovao de emenda; destaque para rejeio de dispositivo do projeto;

destaque para rejeio de emenda;


destaque para votao em separado de parte do projeto, de emenda ou de parte de emenda; dispensa de discusso; dispensa de interstcio e prvia distribuio de avulsos para incluso; da matria em Ordem do Dia; dispensa de publicao da redao final para a imediata apreciao pelo Plenrio; encerramento da discusso; esclarecimento sobre atos da administrao da Casa; extino de urgncia; homenagem de pesar; incluso em Ordem do Dia de matria em condies de nela figurar; incluso em Ordem do Dia de matria sem parecer; informaes a serem prestadas por Ministros de Estado ou titulares de rgos diretamente vinculados Presidncia da Repblica; inverso da Ordem do Dia; leitura de qualquer matria sujeita a conhecimento do Plenrio; licena para exercer misso no Pas ou no exterior; licena para tratar de interesses particulares;

Pgina 2

Continuando... E) REQUERIMENTO - APRECIADO SOMENTE PELO SENADO (No h reviso pela Cmara dos Deputados)

H diversos tipos de requerimento. Outros exemplos:


licena para desempenhar misso poltica ou cultural de interesse parlamentar; licena para se ausentar dos trabalhos, a servio do Senado; no realizao de sesso em determinado dia; permisso para falar sentado; preferncias diversas; prorrogao de prazo para apresentao de parecer; prorrogao do tempo regimental da sesso; publicao de informaes oficiais no Dirio do Senado Federal;
realizao de sesso especial; realizao de sesso secreta; reconstituio de proposio; remessa a determinada comisso de matria despachada a outra; retificao de ata; retirada de proposio em curso no Senado; sobrestamento de estudo de proposio; tramitao em conjunto de dois ou mais projetos em curso no Senado regulando a mesma matria; transcrio de documentos do Dirio do Senado Federal; urgncias; verificao de votao; votao do projeto em partes; votao em globo ou por grupos de dispositivos das emendas da Cmara dos Deputados a projeto do Senado Federal; votao nominal; voto de aplauso, censura ou semelhante.

Outros requerimentos no previstos expressamente no Regimento podem ser apresentados. Nesse caso, a deciso cabe ao Presidente aps submeter o requerimento a votos no Plenrio.

Nas sesses conjuntas do CN a maioria dos requerimentos deve ser apresentada por lderes. Como no h previso de requerimento de urgncia, utilizam-se os regimentos subsidirios, ou seja, do Senado e da Cmara, nessa ordem.

Referncia:
RISF - arts. 14, X, b; 75; 202, II; 214; 216; 218; 220; 221; 222; 235; 242; 279; 315; 336; 339 a 343; 397, I. RCCN - arts. 23; 29; 39 a 42; 50.

Pgina 3

F) PROPOSTA DE FISCALIZAO E CONTROLE

A proposta pode ser apresentada por qualquer membro ou Senador Comisso, com especfica indicao do ato e fundamentao da providncia objetivada. (RISF, art. 102-B, I) O relator designado apresentar parecer prvio quanto oportunidade e convenincia da proposta e quanto ao alcance jurdico, administrativo, poltico, econmico, social ou oramentrio do ato impugnado. Relatrio final ser encaminhado, conforme o caso, Mesa, ao Ministrio Pblico, Advocacia-Geral da Unio, ao Poder Executivo, comisso permanente que tenha pertinncia, Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao - CMO ou ao TCU. G) INDICAO Corresponde a uma sugesto de Senador ou Comisso para que o assunto nela focalizado seja objeto de providncia ou de estudo pelo rgo competente da Casa, com a finalidade de seu esclarecimento ou de uma formulao de proposio legislativa. Por exemplo: as alas do Senado receberam nome de Nilo Coelho, Alexandre Costa, Teotnio Vilela, Rui Carneiro, Filinto Mller; o Pavilho do Servio Mdico recebeu o nome de Lourival Baptista. Foram feitas tais homenagens atravs de indicaes. H) PARECER Os pareceres que vimos at agora so instrumento de instruo de outra matria, no tm vida prpria. Os pareceres que constituem proposio legislativa devem ser discutidos e votados. E quais so eles? Exemplos: para escolha de autoridade; por consulta do Presidente da Casa. I) EMENDA So proposies secundrias que no tm vida prpria, pois esto vinculadas a uma proposio principal. Por isso, seguem o rito, o quorum e o tipo de votao dessa proposio principal. H trs instncias para apresentao de emendas: nas Comisses; perante a Mesa; no Plenrio. A PEC recebe emendas na CCJ, por seus membros, e, no Plenrio, por 1/3 dos Senadores.

Referncia:
RISF - arts. 102-A, B, C, D; 211; 224 a 240.

Exerccios - Mdulo II - Unidade 4 Pelo menu lateral, acesse Avaliaes e realize o exerccio de autoavaliao da unidade, que ser corrigido pelo prprio sistema.

Unidade 5 - Proposies Legislativas

PROPOSIES APRECIADAS EM SESSO CONJUNTA DO CONGRESSO NACIONAL

A) VETO PRESIDENCIAL Todos os projetos de lei, inclusive o de converso de uma medida provisria, uma vez aprovados pelo Poder Legislativo, so encaminhados ao Presidente da Repblica para sua manifestao. Este tem um prazo de at quinze dias teis para manifestar-se, no sentido do acordo (sano) ou do desacordo (veto), que pode ser, neste ltimo caso, total ou parcial. Aps o prazo mencionado, se o Presidente no se pronunciar, o projeto de lei considerado como tendo sido tacitamente sancionado (sano tcita). Entretanto, o veto dever ser aposto em texto integral de artigo ou de pargrafo ou item, e nunca sobre expresso.

Em caso de o projeto ser considerado inconstitucional ou contrrio ao interesse pblico, no todo ou em parte, o Presidente poder vet-lo, fazendo publicar suas razes no Dirio Oficial da Unio com comunicao do fato ao Presidente do Senado, que dar cincia aos parlamentares em sesso conjunta, no prazo de 72 horas. Na mesma oportunidade, ser designada comisso composta por trs Senadores e trs Deputados para emitir relatrio sobre o veto. de todo conveniente que dessa comisso participem os relatores da matria em cada uma das Casas.

Banco de imagem da CD

Foto de Edson Santos

A Constituio prev prazo de trinta dias para que o Congresso decida sobre o veto, que s pode ser rejeitado pela maioria absoluta de cada uma das Casas, em votao secreta. Nesse caso, o Presidente do Senado comunicar o resultado da votao ao Presidente da Repblica, encaminhando-lhe o projeto para promulgao e publicao.

Se o veto, entretanto, no for apreciado pelo Congresso, em sesso conjunta, no prazo de trinta dias, o 6 do art. 66 da Constituio determina que as demais matrias sejam sobrestadas, tais como os projetos de lei sobre temas oramentrios (LDO, LOA, PPA e crditos).

Pgina 2

Continuando...

PROPOSIES APRECIADAS EM SESSO CONJUNTA DO CONGRESSO NACIONAL

B) PROJETO DE RESOLUO DO CONGRESSO (PRN) I - Assim como no Senado, para se alterar o Regimento Comum, no caso do Congresso, o instrumento legislativo utilizado o projeto de resoluo, de iniciativa das Mesas do Senado e da Cmara ou por iniciativa de cem parlamentares, sendo no mnimo oitenta Deputados e vinte Senadores. Em ambos os casos (iniciativa parlamentar ou das Mesas), o projeto lido e numerado no Expediente de uma sesso conjunta e publicado no Dirio do Congresso Nacional e em avulsos. Este procedimento o mesmo para todas as proposies, quer no Senado quer no Congresso. Se for de iniciativa das Mesas, o Presidente do Senado convoca sesso conjunta para iniciar sua discusso e votao em turno nico, podendo qualquer parlamentar apresentar emendas em plenrio, at o encerramento da discusso. Se tiver emendas, o projeto volta s Mesas para parecer sobre elas. Havendo concordncia das Mesas, o parecer pode ser nico, com relator nico. Uma vez emitido parecer, a matria estar pronta para a Ordem do Dia, em fase de votao. Se for de iniciativa de parlamentares, o projeto vai s Mesas para parecer, que poder ser nico. Aps publicao, o projeto pode entrar na Ordem do Dia, recebendo emendas tambm durante a discusso. Se tiver emendas, volta s Mesas para parecer, aps o que retorna ao plenrio em fase de votao. Depois de aprovado o projeto, o Presidente do Senado (nesse caso Presidente da Mesa do CN) promulga a resoluo decorrente. II - Tambm por intermdio de projeto de resoluo que o Congresso delega ao Presidente da Repblica poderes para legislar sobre determinado assunto: a lei delegada. O processo tem incio quando o Presidente da Repblica remete ao Presidente do Senado o pedido de autorizao do Congresso Nacional para baixar lei. O Presidente do Senado convoca, no prazo de setenta e duas horas, sesso conjunta para que o Congresso tome conhecimento da proposta. Nessa mesma sesso, a matria distribuda em avulsos e constituda uma comisso mista paritria, composta de onze Senadores e onze Deputados, para emitir parecer sobre a proposta, concluindo com a apresentao de um projeto de resoluo, no qual ser especificado o contedo da delegao, os termos para o seu exerccio e o prazo, que no deve ser superior a quarenta e cinco dias, para que o Presidente da Repblica promulgue e publique a lei. Esse projeto de resoluo pode conter, ainda, a obrigatoriedade de o Presidente da Repblica enviar ao Congresso a proposta de lei para que este examine se est dentro dos limites delegados. Nesse caso, o parecer da comisso mista se restringir a estar de acordo ou no com os termos do projeto, no cabendo emendas. Em ambos os casos, o projeto de resoluo discutido e votado no plenrio, em sesso conjunta. Uma vez aprovado, o Presidente da Mesa do CN promulga a resoluo e comunica o fato ao Presidente da Repblica, que, devidamente autorizado pelo Congresso, editar a lei delegada.

No cabe delegao sobre matria de competncia exclusiva do Congresso Nacional ou de competncia privativa da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal, bem como sobre organizao dos juzos e tribunais e as garantias da Magistratura, sobre nacionalidade, cidadania, direitos pblicos e direito eleitoral e matrias oramentrias.

Referncia:

CF - arts. 59; 66; 68. RCCN - arts. 10; 104; 116 a 130.

Pgina 3

Continuando...

PROPOSIES APRECIADAS EM SESSO CONJUNTA DO CONGRESSO NACIONAL

C) MATRIA ORAMENTRIA Ainda so tratados em sesso conjunta do Congresso Nacional os projetos de lei referentes matria oramentria: projeto de lei do plano plurianual (PPA); projeto de lei de diretrizes oramentrias (LDO); projeto de lei do oramento anual da Unio (LOA); projetos de lei de crditos adicionais (crditos suplementares, crditos extraordinrios, crditos especiais).

Esses projetos de lei so de iniciativa vinculada ao cargo de Presidente da Repblica e a Constituio estabelece prazos para que ele os remeta ao Congresso. Assim, o projeto de PPA tem que estar no Congresso at quatro meses antes do encerramento do primeiro exerccio financeiro do mandato do Presidente da Repblica (31 de agosto) e deve ser devolvido para sano at o encerramento da sesso legislativa ordinria (22 de dezembro) correspondente. O PPA tem vigncia de quatro anos. No primeiro ano de mandato, o Presidente da Repblica trabalha com o Plano Plurianual do Presidente anterior, e encaminha ao Congresso o seu prprio plano, que vigorar durante os restantes trs anos de seu mandato e durante o primeiro ano do mandato do Presidente subsequente. A LDO uma lei que vigora durante um ano. O projeto deve ser encaminhado ao Congresso at oito meses e meio antes do encerramento do exerccio financeiro (15 de abril) e o Congresso o devolve para sano at o encerramento do primeiro perodo da sesso legislativa ordinria (17 de julho). Se o Congresso no deliberar sobre a matria at esta data, a sesso legislativa no interrompida, ou seja, no h recesso parlamentar at que se ultime a deliberao. A LOA tambm uma lei de vigncia anual. O projeto correspondente deve ser encaminhado at quatro meses antes do encerramento do exerccio financeiro (31 de agosto) e devolvido sano at o encerramento da sesso legislativa ordinria (22 de dezembro). Quanto aos crditos adicionais, o prazo limite para que o Poder Executivo os envie ao Congresso estipulado na Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO).

As mensagens do Presidente da Repblica encaminhando esses projetos so recebidas pelo Presidente do Senado e encaminhadas Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao (CMO) no prazo de quarenta e oito horas aps sua comunicao s duas Casas do Congresso para que a comisso emita seu parecer.

Pgina 4

Continuando...

No plenrio da sesso conjunta, a deliberao sobre essas matrias ocorre em turno nico de discusso e votao, sendo aprovadas

em votao pblica simblica, por maioria simples de votos em cada Casa, resguardado o direito de votao nominal por requerimento ou por pedido de verificao de votao. A votao do projeto de lei feita nos termos do parecer que vier da CMO, sendo ele conclusivo e final com respeito s emendas, salvo requerimento para que elas sejam submetidas ao Plenrio do Congresso, devendo tal requerimento ser assinado por no mnimo 1/10 de congressistas (60 assinaturas) e apresentado Mesa do Congresso at o dia anterior ao estabelecido para a discusso da matria em plenrio. A CMO ainda examina as contas prestadas pelo Chefe do Poder Executivo, que inclui, alm das suas, as dos Presidentes da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, do Poder Judicirio (STF, STJ, Tribunais Regionais Federais, Tribunais do Trabalho, Tribunais Eleitorais, Tribunais Militares e as contas do Chefe do Ministrio Pblico). A Comisso conclui seu parecer apresentando um projeto de decreto legislativo, ao qual podem ser apresentadas emendas perante a Comisso. To logo esses rgos enviem ao Congresso as suas contas, elas so enviadas ao TCU para que emita parecer prvio e, no prazo de 60 dias, o encaminhe ao Congresso. No incio dos trabalhos do 2 perodo de cada sesso legislativa (agosto), a Comisso realiza audincia pblica com o Ministro Relator do TCU, para que ele faa uma exposio sobre esse parecer prvio. com base nesse documento e nessas informaes que a comisso elaborar seu parecer.

Referncia: CF - 51; 71; 84. RISF - arts. 235, II, b. RCCN - arts. 89 a 103; 142; 143; Resoluo n 1, de 2006-CN.

Exerccios - Mdulo II - Unidade 5 Pelo menu lateral, acesse Avaliaes e realize o exerccio de autoavaliao da unidade, que ser corrigido pelo prprio sistema.

Unidade 6 - Medidas Provisrias

MEDIDAS PROVISRIAS - Apreciadas separadamente em cada Casa (desde a promulgao da Emenda Constitucional n 32, DE 2001 Nesta Unidade 6, vamos estudar as medidas provisrias, que, depois da Emenda Constitucional n 32, de 2001, so analisadas em Comisso Mista, mas apreciadas em Casas separadas, comeando sempre pela Cmara dos Deputados. Uma vez editada pelo Presidente da Repblica e publicada no Dirio Oficial da Unio, a Presidncia da Mesa do Congresso Nacional dispe de 48 horas para publicar e distribuir os avulsos da proposio, e para designar a Comisso Mista que ir emitir parecer sobre ela. Essa Comisso integrada por 12 senadores e 12 deputados, e igual nmero de suplentes, indicados pelos lderes partidrios, segundo a proporcionalidade. Caso as bancadas minoritrias no consigam vaga na Comisso, por terem um nmero pequeno de parlamentares, a elas destinada uma vaga em cada Casa. Se houver mais que uma bancada nessa situao, haver rodzio no uso dessa vaga suplementar. Esse princpio de vaga suplementar vlido para todas as Comisses Mistas. Se a Medida Provisria versar sobre abertura de crdito extraordinrio ao oramento da Unio, ela ser encaminhada Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, recentemente, limitar a interpretao que o Poder Executivo vinha tendo sobre a edio de medidas provisrias em matria oramentria. De acordo com o STF, somente cabe medida provisria em caso de crditos extraordinrios para atender despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica. Essa deciso, alis, apenas espelha o que est expresso no 3 do art. 167 da Constituio, mas precisou ser ratificada pela Corte.

Na Comisso, seu Presidente designar um relator, que dever ser um parlamentar pertencente Casa diversa da sua, e um relator

revisor, pertencente Casa diversa da do relator, e, preferencialmente, do mesmo partido que o do relator. Para emitir o parecer, a Comisso dispe de at 14 dias, a contar da data da publicao da Medida Provisria no Dirio Oficial, sendo que, nos 6 primeiros dias, qualquer parlamentar pode apresentar emendas MP. Nesse prazo de recebimento de emendas, se um parlamentar tiver algum projeto tramitando, ele pode solicitar Comisso que ele tramite em conjunto com a MP, sob forma de emenda. Ao final da tramitao da MP, esse projeto ser declarado prejudicado, exceo feita no caso de a MP ter sido rejeitada por inconstitucionalidade. Nesse caso, o projeto retorna tramitao normal. A Comisso, ao emitir seu parecer, falar sobre a relevncia e urgncia da Medida Provisria, sobre seu mrito e sobre sua adequao financeira e oramentria. Aprovado o parecer na Comisso, o processo ser encaminhado Cmara dos Deputados, que ter at o 28 dia da vigncia da MP para deliberar. Caso a Comisso no emita seu parecer at o 14 dia, o processo ser mesmo assim encaminhado Cmara. Neste caso, o parecer ser oferecido em Plenrio, pelo relator ou pelo relator revisor. A matria deliberada em um s turno de discusso e votao, por maioria simples. Caso tenha sido aprovada, ser remetida ao Senado, que ter at o 42 dia de vigncia para deliberar. Se o Senado aprovar emendas, essas retornaro Cmara, que dispor de 3 dias para apreci-las.

Pgina 2

Continuando...

A medida provisria tem vigncia de 60 dias, sendo prorrogado esse prazo, pelo Presidente da Mesa do Congresso Nacional, por igual perodo, caso no tenha sido apreciada. Esses prazos no so contados durante o recesso parlamentar.

Se a Medida Provisria no for apreciada em 45 dias, entra em regime de urgncia, sobrestando todas as demais deliberaes legislativas da Casa em que estiver tramitando.

Caso o prazo de vigncia, inclusive com a prorrogao, tenha se esgotado sem que tenha havido apreciao, a Medida Provisria perde a eficcia, devendo o Presidente da Mesa do Congresso comunicar o fato ao Presidente da Repblica. Nesta situao, no caso de ela ter sido rejeitada ou ainda no caso de se aprovar um projeto de lei de converso, a Comisso Mista deve elaborar um projeto de decreto legislativo regulando as relaes jurdicas decorrentes no perodo de sua vigncia. Se o decreto legislativo no for editado em at 60 dias aps a rejeio ou a perda da eficcia da MP, essas relaes jurdicas continuaro sendo reguladas pela Medida Provisria, mesmo que ela no esteja mais em vigor. A Medida Provisria pode ser aprovada nos mesmos termos em que foi editada pelo Presidente da Repblica. Nesse caso, o Presidente da Mesa do Congresso a promulga e o texto enviado para publicao como lei. Se, entretanto, houver alteraes MP, apresentado um projeto de lei de converso que, se aprovado, dever ir sano do Presidente da Repblica, como qualquer outro projeto de lei. O Presidente da Repblica poder sancion-lo ou vet-lo. Neste segundo caso, o veto ainda dever ser apreciado pelo Congresso Nacional, em sesso conjunta. De acordo com a Emenda Constitucional n 32, o Presidente da Repblica no poder reeditar, na mesma sesso legislativa, Medida Provisria rejeitada ou que tenha perdido eficcia por decurso de prazo. Alm disso, h vedao de edio de Medida Provisria sobre as matrias relativas a: nacionalidade, cidadania, direitos polticos, partidos polticos e direito eleitoral; direito penal, processual penal e processual civil; organizao do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico, a carreira e a garantia de seus membros; planos plurianuais, diretrizes oramentrias, oramento e crditos adicionais e suplementares;

deteno ou sequestro de bens, de poupana popular ou qualquer outro ativo financeiro.


Alm disso, vedada tambm a edio de MP referente a matria que deva ser objeto de lei complementar e de matria que j tenha sido disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso, que esteja pendente de sano ou veto. Uma outra restrio prevista na Emenda Constitucional n 32 diz respeito instituio ou elevao de alguns impostos. Uma vez aprovada, esse tipo de MP s produzir efeitos no exerccio financeiro seguinte. As medidas provisrias editadas antes da promulgao da Emenda Constitucional n 32 continuam em vigor at sua apreciao definitiva pelo Congresso Nacional, em sesso conjunta, ou at que outra medida provisria as revogue explicitamente. A apreciao das medidas provisrias est regulamentada pela Resoluo n 1, de 2001-CN.
Referncia: CF - arts. 62, com a redao da EC n 32/2001.

RCCN - Resoluo n 1, de 2001 - CN.

Exerccios - Mdulo II - Unidade 6 Pelo menu lateral, acesse Avaliaes e realize o exerccio de autoavaliao da unidade, que ser corrigido pelo prprio sistema.

Unidade 7 - Destino das Proposies

Continuando...

Toda matria, aps ser deliberada, tem um destino a seguir.


Pode ser:

sano; promulgao; Cmara dos Deputados; ao Senado Federal; ao arquivo.


Toda vez que o Congresso Nacional aprova um projeto de lei, ele deve ser encaminhado ao Presidente da Repblica, nos termos do caput do art. 66 da Constituio, para sua manifestao. Se estiver de acordo, o Presidente a sancionar; se no, no todo ou em parte, o vetar total ou parcialmente. Para essa manifestao, o Presidente dispe de quinze dias teis, a partir do recebimento da matria no Palcio do Planalto. Esgotado esse prazo sem que o Presidente tenha se manifestado formalmente em qualquer sentido, haver a sano tcita, ou seja, a transformao automtica do projeto em lei. Assim, a sano poder ser formal, quando o Presidente da Repblica se manifesta, aquiescendo com o projeto; ou tcita, quando ele no se manifesta dentro do prazo constitucional. O veto, entretanto, s poder ser formal. No existe veto tcito. E o Presidente tem, por fora da Constituio, que apresentar as razes pelas quais veta o projeto, que s podem ser de duas ordens: ordem jurdica - quando o projeto de lei for inconstitucional; e ordem poltica - quando o projeto de lei for contrrio ao interesse da sociedade brasileira. No caso de sano tcita, o Presidente ainda dispe de quarenta e oito horas para promulgar a lei.

A promulgao "diz": esta lei eficaz e vai produzir seus efeitos.

Se Sua Excelncia no promulgar, enviar a lei ao Presidente do Senado, que dispe de outras quarenta e oito horas para promulg-la; e, se este tambm no o fizer, o Vice-Presidente do Senado o far.

Pgina 2

Continuando...
Existem outros casos de promulgao. Todas as matrias referentes aos arts. 49, 51, 52, 60, 62, 66 e 223 da Constituio so levadas promulgao (sem serem submetidas sano do Presidente da Repblica):

as do art. 49, de competncia exclusiva do CN, so tratadas em projeto de decreto legislativo- o decreto legislativo dele decorrente promulgado pelo Presidente do Senado; as do art. 51, privativas da CD, so tratadas em projeto de resoluo da Cmara - a resoluo dele decorrente promulgada pelo Presidente da Cmara dos Deputados; as do art. 52, privativas do SF, so tratadas em projeto de resoluo do Senado - a resoluo dele decorrente promulgada pelo Presidente do Senado; as do art. 60 so tratadas em proposta de emenda Constituio - a emenda constitucional dela decorrente promulgada pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal; as do art. 62, as medidas provisrias, se aprovadas nos termos em que foram editadas pelo Presidente da Repblica, so promulgadas pelo Presidente da Mesa do CN e enviadas ao Presidente da Repblica para serem publicadas como lei - se sofrerem alterao, transformam-se em projeto de lei de converso, que so enviados sano do Presidente da Repblica; as do art. 66, os vetos, se forem rejeitadas pelo Legislativo, so enviadas ao Presidente da Repblica para promulgao e publicao; as do art. 223, referentes radiodifuso, so tratadas em projeto de decreto legislativo - o decreto legislativo dele decorrente

promulgado pelo Presidente do Senado.


Os projetos de lei, de decreto legislativo, as propostas de emenda Constituio que tm origem no Senado, uma vez aprovados, vo Cmara dos Deputados para reviso.

E matrias de origem da Cmara que vm ao Senado para reviso e aqui sofrem alterao de mrito, voltam Cmara para anlise dessas alteraes. As matrias que tm origem na Cmara vm ao Senado para reviso. E as que tm origem no Senado que foram para a Cmara e l sofreram alterao de mrito, voltam ao Senado para anlise dessas alteraes. Vo ao arquivo as matrias: ao final da tramitao total; se rejeitadas; se retiradas pelo autor e aprovada sua retirada pelo Plenrio; se prejudicada (por haver perdido oportunidade; em virtude de prejulgamento pelo Plenrio em outra deliberao); ao encerramento da legislatura, nos termos do art. 332 do RISF. Para o envio de matrias ao Presidente da Repblica, ao Presidente da Cmara ou ao Presidente do Senado, ou promulgao, o Senado ou a Cmara preparam autgrafos, documento oficial que reproduz o que foi aprovado.
Referncia: CF - arts. 49; 51; 52; 60; 65; 66; 67; 223.

RISF - arts. 246; 254; 256; 264; 332; 334. RCCN - arts. 104; 134 a 140; 147.

Exerccios - Mdulo II - Unidade 7 Pelo menu lateral, acesse Avaliaes e realize o exerccio de autoavaliao da unidade, que ser corrigido pelo prprio sistema.

MDULO III - ETAPAS DO PROCESSO LEGISLATIVO - Introduo

Este Mdulo III, o ltimo, do curso de Processo Legislativo a Distncia, tem por objetivo apresentar o processo legislativo em si. Aprenderemos aqui que ele resultado de atos concatenados e consecutivos.

Objetivos da Mdulo

Ao final deste mdulo voc dever estar apto a:

reconhecer as etapas do processo legislativo; identificar os mecanismos corretos da sequncia do processo legislativo; interpretar as diferentes fases do Processo Legislativo; identificar as comisses integrantes do Congresso Nacional e distinguir suas competncias; reconhecer os procedimentos gerais de votao; identificar os Conselhos e rgos do Congresso Nacional e do Senado Federal.

Unidade 1 - Etapas do Processo Legislativo

ETAPAS DO PROCESSO LEGISLATIVO

A) INICIATIVA O processo legislativo resultado de atos concatenados e consecutivos. O primeiro deles, aquele que deflagra o processo de elaborao de norma jurdica, a iniciativa.

O que a Iniciativa? o poder de propor a edio de uma regra jurdica nova. A iniciativa pode ser: a) Concorrente (art. 61, CF): Qualquer Membro ou Comisso da Cmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, o Presidente da Repblica, o Supremo Tribunal Federal, os Tribunais Superiores, o Procurador-Geral da Repblica e os cidados em geral podem ter iniciativa de projeto de lei. O Presidente da Repblica, as Assemblias Legislativas e os Parlamentares podem iniciar tambm propostas de emenda Constituio. b) Reservada, privativa ou exclusiva: 1. Para o Presidente da Repblica (arts. 61, 1, 84, 62 - CF); 2. Para o Supremo Tribunal Federal (arts. 93, 96, II, e 99, I - CF); 3. Para os Tribunais Superiores (art. 96, II - CF). c) Vinculada (arts. 84, XXIII, e 165 - CF): Tem carter obrigatrio e compulsrio imposto pela prpria Constituio. O Presidente da Repblica deve encaminhar os projetos de lei do Plano Plurianual (PPA), de diretrizes oramentrias (LDO), do Oramento Anual da Unio (LOA). O descumprimento de tal obrigatoriedade implica crime de responsabilidade (Lei n 1.079, de 1950).

Pgina 2

Continuando...

O direito de Iniciativa: O direito de iniciativa do Congressista exercido perante sua Casa Legislativa; o do Presidente da Repblica, do STF, dos Tribunais Superiores e dos cidados, perante a Cmara dos Deputados. Entretanto, os projetos de lei oramentria tm sua tramitao iniciada e so apreciados por ambas as Casas em sesso conjunta. Proposta de emenda Constituio de iniciativa das Assemblias Legislativas pode ser iniciada no Senado.

A iniciativa popular o direito do povo, representado por uma frao do eleitorado, de interferir na legislao. Os cidados no legislam, mas fazem com que se legisle. Resulta do desenvolvimento da democracia participativa.

Com relao iniciativa popular dos Estados, a Constituio Federal legou lei sua disciplina (art. 27, 4, CF). Para os municpios foi atribuda lei orgnica (art. 29, XI, CF). O poder de iniciativa pode ser exercido individual ou coletivamente. Assim, quando o Presidente envia ao Congresso projeto de lei ou proposta de emenda Constituio, ele o faz individualmente. Senadores ou Deputados, ao darem incio a um projeto de lei podem faz-lo individual ou coletivamente. Entretanto, para iniciarem a tramitao de uma PEC, obrigatoriamente tero que faz-lo coletivamente.
Referncia: CF - arts. 22; 24; 25; 29; 30; 32; 48; 49; 51; 52; 61; 84; 93; 127; 128; 165.

RISF - arts. 247; 248; 243; 244; 245; 401. RCCN - arts. 128; 142; 143.

Pgina 3

B) EMENDAMENTO Esta a segunda etapa do processo legislativo. O que entendemos por emenda? uma proposio secundria ou acessria de outra. O poder de emendabilidade uma faculdade prpria de deputados, senadores e

demais rgos das Casas do Congresso. tambm a proposta de um direito novo, pois muda o texto antigo. Tal faculdade bastante ampla, proibindo a Constituio somente a emenda que aumente despesa (art. 63, CF). O Regimento do Senado classifica a emenda como: supressiva; substitutiva; modificativa; e aditiva.

nessa ordem que elas so votadas. E qual a funo delas? Acompanhe o quadro: Emenda supressiva Emenda substitutiva a proposio que manda erradicar qualquer parte de outra a proposio apresentada como sucednea a outra e que tomar o nome de "substitutivo" quando alterar substancialmente o conjunto a proposio que altera a proposio inicial sem modific-la substancialmente a proposio que acrescenta algo a outra proposio

Emenda modificativa Emenda aditiva

A Cmara dos Deputados ainda dispe de emenda aglutinativa, que pode ser apresentada em plenrio, para apreciao em turno nico, quando da votao da parte da proposio ou do dispositivo a que ela se refira. apresentada pelos autores das emendas objeto de fuso, por um dcimo dos membros da Cmara ou por lderes que representem este nmero. Nas sesses conjuntas do Congresso Nacional, esse instrumento propositivo pode ser utilizado tendo em vista ser o Regimento da Cmara dos Deputados o 2 subsidirio do Regimento Comum do Congresso Nacional, em casos de omisso deste, e o Regimento Interno do Senado Federal, o 1 subsidirio.

Pgina 4

Continuando...

Uma emenda pode alterar substancialmente o texto da proposio principal? Sim, como vimos no quadro anterior, tal emenda recebe o nome de substitutivo. Caso este seja oferecido por Comisso como concluso de seu parecer, o substitutivo ter preferncia sobre o texto do projeto original no momento da votao. Se o substitutivo for oferecido por relator em plenrio, a preferncia regimental recai sobre a proposio original. Para que esse substitutivo tenha preferncia necessrio que haja um requerimento de preferncia aprovado pelo Plenrio.

Pausa para reflexo: Uma emenda tambm pode ser subemendada? Sim, porm a prerrogativa restrita s comisses competentes para o estudo da matria ou ao seu relator. Como acessrias s emendas, evidentemente as subemendas somente podem ser oferecidas quando houver conexo de matrias, isto , quando a matria da emenda corresponder da subemenda a ser apresentada. a mesma regra em relao emenda apresentada a um projeto, como dispe o art. 230 do RISF. Toda emenda - e o mesmo vale para a subemenda - deve conter justificativa (art. 233-RISF), assim como toda proposio legislativa. A exceo diz respeito aos requerimentos que, por sua vez, tambm possuem sua exceo, ou seja, o requerimento de adiamento da discusso ou da votao para reexame da Comisso precisa de justificativa. H 3 instncias para emendamento. Relembre-as lendo novamente a Unidade 10 deste Mdulo.

Referncia: RISF - arts. 101, 2; 118, 1; 122 a 125; 133; 230 a 232; 234; 235; 238; 246; 250; 272; 277; 285 a 287; 300, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XVI e XVIII; 312, II; 313; 354; 358; 374 a 376.

Exerccios - Mdulo III - Unidade 1 Pelo menu lateral, acesse Avaliaes e realize o exerccio de autoavaliao da unidade, que ser corrigido pelo prprio sistema.

Unidade 2 - Etapas do Processo Legislativo

Continuando...

ETAPAS DO PROCESSO LEGISLATIVO C) INSTRUO A terceira etapa do processo legislativo a instruo, ou seja, o recebimento de parecer.

O que um Parecer?
o pronunciamento de uma comisso sobre uma matria - principal (projeto, proposta) ou acessria (emenda) - sujeita ao seu estudo. O parecer consubstancia a opinio fundamentada do rgo. Apesar de ser geralmente escrito, o parecer pode ser proferido oralmente em plenrio, quando a comisso no se manifestar a respeito da proposio no prazo que lhe destinado ou caso este prazo venha a ser interrompido por fora de um requerimento de urgncia aprovado pelo Plenrio.

De carter instrutrio, o parecer s se configura como proposio legislativa a ser apreciada pelo Plenrio quando se referir a votos de aplauso, censura ou assemelhados, a consultas e a manifestao sobre indicao de autoridade. Nos demais casos, e so a maioria, parecer instruo de proposio.

O Presidente de Comisso designa relator para emitir parecer sobre uma matria que a ela tenha sido despachada pelo Presidente da Casa. O relator tem a metade do prazo de que dispe a comisso para preparar e apresentar seu relatrio, que discutido e votado (ressalvados os casos de matria com carter terminativo na comisso, quando a prpria matria que votada). Para parecer sobre as emendas, a comisso dispe de 15 dias teis, como regra geral, exceo feita proposta de emenda Constituio, quando a comisso dispe de at trinta dias teis. Os projetos de lei de cdigo tm tramitao especial, como j estudamos. Aps a leitura, e desde que a maioria da comisso se manifeste de acordo com o relator, o relatrio passar a constituir parecer da comisso. Se o relator for vencido, o Presidente da comisso designar um dos membros que tenha votado com a maioria para suceder-lhe. Se o relator for vencido em apenas parte de seu relatrio sobre a proposio ou emenda, poder permanecer na relatoria, consignando-se o vencido, pormenorizadamente, no parecer.

Pgina 2

Continuando...

C) INSTRUO

E em caso de haver novo relator?


O novo relator dever apresentar o parecer vencedor na comisso, na reunio ordinria imediata, salvo deliberao em contrrio. Ao novo relator d-se o nome de relator do vencido, responsvel por preparar o relatrio do vencido. O texto do ex-relator recebe a denominao de voto vencido em separado. Assim, a palavra vencido tem dois significados opostos: 1. Vencedor; e 2. Perdedor. Vamos definio de alguns termos?

Voto em separado: manifestao escrita de senador membro de comisso, apresentada aps a leitura do relatrio pelo relator da matria. Voto vencido em separado: texto do relator original da matria, o qual no foi acatado pela comisso. Relator do vencido: novo relator designado pelo Presidente da comisso, em virtude de o texto do relator original no ter sido acatado pela comisso. Relatrio do vencido: texto apresentado pelo Relator do vencido, consignando o pensamento da comisso. Votar vencido: voto de senador membro da comisso, contrrio ao texto que foi por esta acatado.

Pgina 3

Continuando...

Os membros da comisso podem: dar voto em separado; assinar o parecer com restries, pelas concluses ou declarando-se vencidos. Tanto os votos pelas concluses como os com restries so computados como favorveis. Uma vez lido o relatrio, antes de sua votao, qualquer senador membro da comisso pode pedir vista do processo. O Presidente a conceder pelo prazo mximo de cinco dias. Caso haja mais de um pedido de vista, o prazo corre concomitantemente, devendo o Secretrio da comisso preparar tantas autuaes do processo quantas necessrias. Se a matria estiver em regime de urgncia, a vista somente poder ser concedida por meia hora, no caso do art. 336, I, e por vinte e quatro horas, nos casos do art. 336, II e III. Quando a proposio tiver prazo determinado, a vista, desde que no ultrapasse os ltimos dez dias, pode ser concedida pelo prazo mximo de vinte e quatro horas. O Senador que pediu vista pode devolver o processo sem qualquer manifestao ou com seu ponto de vista a respeito da matria? Sim, ele pode deixar de se pronunciar. Entretanto, poder optar por apresentar manifestao escrita sobre a matria. A essa manifestao d-se o nome de voto em separado. Essa manifestao pode estar de acordo com o relator ou no, o que pode resultar em proposta alternativa e/ou emendas. No momento da votao, o texto do relator tem preferncia. Caso seja rejeitado, passa-se votao dos votos em separado, se houver. Pode haver preferncia para votao de um voto em separado sobre outro, ou mesmo sobre o relatrio do relator. Os pareceres devem ser conclusivos em relao matria a que se referirem, podendo concluir: pela aprovao, total ou parcial; pela rejeio; pelo arquivamento (ser considerado pela rejeio); pelo destaque para proposio em separado de parte da proposio principal, quando originria do Senado, ou de emenda; pela apresentao de: projeto, requerimento, emenda ou subemenda, ou ainda orientao a ser seguida com relao matria. E se o parecer for de matria que deva ser apreciada em sesso secreta? Nesse caso, o parecer ser lacrado em sobrecarta rubricada pelo Presidente e pelo Relator da matria. Os pareceres sero lidos em plenrio, numerados, publicados no Dirio do Senado Federal e distribudos em avulsos, conforme j estudamos no Mdulo I.

Pgina 4

(Para as matrias apreciadas em sesso conjunta do Congresso, Consulte o Mdulo I.)

Vamos fazer, aqui, um resumo quanto aos seus pareceres: 1. para as matrias oramentrias, a CMO emite seus pareceres, que devem ser publicados no Dirio do Congresso Nacional ou nos Dirios do Senado e da Cmara separadamente; 2. para os vetos, a comisso mista designada emite relatrio sobre eles; 3. para os projetos de resoluo, as Mesas do Senado e da Cmara emitem cada uma seu parecer ou podem emitir um nico, caso se trate de alterao do Regimento Comum - se o projeto de resoluo versar sobre delegao legislativa, a comisso mista composta para esse fim emite seu parecer.

As contas do governo e as Medidas Provisrias, apesar de serem analisadas e receberem parecer de comisso mista, so discutidas e votadas em Casas separadas.

Referncia:

RISF - arts. 14, X, b; 24, I e II; 32, 4 e 5; 33; 48, XXII; 96 2; 101, 1; 118 a 120; 126; 141; 150; 172; 222; 223; 227 a 229; 246; 250; 254; 261; 268; 280; 281; 283; 314,VIII; 323; 334; 346; 350; 351; 356 a 361; 374, IV, VI e XIII; 375, III, IV, V; 376, III, IV, V; 383, V e VII; 408.
RCCN - arts. 13 a 18; 90; 104 a 106; 119 a 121; 128 a 130; 132;143; Resoluo n 1/02-CN; Resoluo n 1/96-CN (art. 2); Resoluo n 1/2000-CN; Resoluo n 1/06-CN.

Pgina 5

Continuando...

D) APRECIAO OU DELIBERAO A quarta etapa do processo legislativo a apreciao, que composta de dois momentos: discusso e votao. Todas as matrias legislativas passam por esses dois momentos? Sim, com exceo dos requerimentos, que s so votados. Com exceo da proposta de emenda Constituio - PEC e dos projetos oriundos de Comisso Mista, que so discutidos e votados duas vezes (regime de dois turnos) em cada Casa, as demais proposies so submetidas a turno nico de discusso e votao, ou seja, entram na Ordem do Dia uma nica vez para serem discutidas e uma nica vez para serem votadas. bom lembrar que discusso e votao, em geral, acontecem na mesma sesso. Se a comisso tiver concludo seu parecer sobre a proposio com apresentao de um texto substitutivo e o Plenrio, na votao em turno nico, optar por esse texto em detrimento do texto do projeto original, esse novo texto ser submetido a um turno suplementar de discusso - quando podero ser oferecidas emendas a ele - e de votao. Muito dessa etapa do processo j foi estudado e ainda veremos mais adiante, na Unidade 6, quando tratarmos dos procedimentos gerais de votao.

Referncia:

RISF - arts. 14, IV, e X, b; 35; 61; 88; 178; 179; 201; 202; 248; 272 a 279; 282 a 324; 343 a 354; 358, 2; 363 a 366; 374, X a XII; RCCN - arts. 32 a 52; 106; 120 a 128; 142; 143. Resoluo n 1/00-CN.

Aqui faremos uma pausa para avaliao. Daremos sequncia ao assunto na prxima unidade.

Exerccios - Mdulo III - Unidade 2 Pelo menu lateral, acesse Avaliaes e realize o exerccio de autoavaliao da unidade, que ser corrigido pelo prprio sistema.

Unidade 3 - Etapas do Processo Legislativo

Chegamos Unidade 3, ainda sobre as etapas do Processo Legislativo. Vamos prosseguir?

E) SANO, VETO, PROMULGAO E PUBLICAO Estas so as ltimas etapas do processo legislativo. Alguns autores as tratam como atos administrativos. (Parte delas j estudamos na Unidade 12.) Uma vez aprovado no Poder Legislativo, o projeto de lei enviado manifestao do Presidente da Repblica, que o far mediante sano formal ou sano tcita ou, ainda, vetando total ou parcialmente o projeto. O veto ainda deve ser submetido ao Congresso Nacional.
A norma jurdica, seja ela emenda constitucional, lei, decreto legislativo, resoluo, deve ser promulgada? Sim, promulgada e publicada, para que produza seus efeitos.

Se a norma no contiver a data de sua entrada em vigor, segundo a Lei de Introduo ao Cdigo Civil, ter vigncia 45 dias depois de sua publicao. A mesma Lei de Introduo ao Cdigo Civil dispe que a norma passar a vigorar para os brasileiros residentes no exterior aps noventa dias de sua publicao oficial. Em resumo:

Sano - adeso do Presidente da Repblica ao projeto de lei aprovado pelo Poder Legislativo.

Ato essencial ao nascimento da lei. A sano pode ser formal, que se exprime por ato escrito, ou tcita, pelo silncio que se origina pelo decurso do prazo constitucionalmente definido de quinze dias teis, sem veto. Exemplos de sano tcita:
1. Lei n 8.172, de 18 de janeiro de 1991, que "restabelece o Fundo Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico". Foi promulgada pelo ento Presidente do Senado, Nelson Carneiro. 2. Lei Complementar n 86, de 14 de maio de 1996, que "acrescenta dispositivo ao Cdigo Eleitoral, a fim de permitir a ao rescisria em casos de inelegibilidade". Foi promulgada pelo Senador Jlio Campos, na poca 2 Vice-Presidente do Senado, no exerccio da Presidncia.

Pgina 2

Continuando...

Veto - a discordncia, irretratvel (STF - Representao n 432. Relator: Ministro Ari Franco), ao projeto de lei votado pelo Congresso. a recusa de sancion-lo, que deve ser expressa e motivada, mas que no significa sua rejeio definitiva. O veto s pode ser exercido pelo Chefe do Executivo? Sim, com base em dois fundamentos definidos pela Constituio: a) fundamento jurdico: a inconstitucionalidade; b) fundamento poltico: a contrariedade ao interesse pblico. O veto pode ser total ou parcial, sendo que, neste ltimo caso, s poder abranger texto integral de artigo, pargrafo, inciso, alnea ou item, e dever ser apreciado pelo Congresso, que poder super-lo por maioria absoluta de votos de ambas as Casas, em escrutnio secreto, em sesso conjunta. O veto parcial tambm pode ser rejeitado parcialmente. O veto total , no fundo, um conjunto de vetos parciais, nada impedindo, portanto, que o Congresso reexamine cada parte dele, ratificando uns itens e rejeitando outros (STF, Representao n 1385. Relator: Ministro Moreira Alves). No caso de rejeio de veto, compete ao Presidente da Repblica e, se este no o fizer, ao Presidente ou ao Vice-Presidente do Senado, a promulgao da lei. Exemplo de promulgao pelo Presidente do Senado de parte de lei vetada: Lei n 7.712, de 22 de dezembro de 1988. Promulgada, a parte vetada volta a integrar o texto no qual se encontrava inserida, incidindo sobre ela a clusula de vigncia, tendo, porm, seus termos iniciais diversos, a partir da publicao. Assim, a parte vetada promulgada entra em vigor na data da sua publicao e no da publicao inicial da lei a que ela pertence.

Pgina 3

Continuando...

Promulgao - ato de natureza legislativa (h quem o defina como ato de natureza executiva), de carter obrigatrio, que se situa entre a sano e a publicao da lei, necessrio e indispensvel para torn-la executria. Atesta, assim, sua existncia e executoriedade. Desta forma, promulga-se a lei e no o projeto. Quanto sua natureza legislativa, a promulgao a declarao da existncia da lei, assim como a declarao da existncia de qualquer norma jurdica (emenda constitucional, decreto legislativo, resoluo). Sendo assim, sem promulgao no h norma jurdica. J em relao natureza executiva, a nica finalidade da promulgao a de assegurar a execuo da lei. Assim, quando o Presidente da Repblica promulga uma lei, ela j est perfeita. A aprovao do texto da lei pelas duas Casas do Congresso, e sua sano pelo Presidente da Repblica, torna a lei perfeita e conclui a fase constitutiva do procedimento. Mas nem por isso a lei executria, o que somente acontece com o ato de promulgao. O ato promulgatrio, ento, confere norma certeza quanto sua existncia e autenticidade. Publicao - um complemento da promulgao, disciplinada pela Lei de Introduo ao Cdigo Civil, uma comunicao ao povo informando-o da existncia de determinada norma jurdica. Ela s se torna eficaz com a promulgao publicada. Assim, pode-se dizer que a publicao tem por finalidade transmitir a promulgao da norma ao pblico, no podendo, com isso, ningum alegar que no conhece a lei para o seu no cumprimento. Desta forma, a publicao simples operao material, mas que produz efeitos jurdicos,

pois a norma s obriga depois de publicada.

Exerccios - Mdulo III - Unidade 3 Pelo menu lateral, acesse Avaliaes e realize o exerccio de autoavaliao da unidade, que ser corrigido pelo prprio sistema.

Unidade 4 - Procedimentos Legislativos

Continuando...
O processo legislativo resultado de vrios procedimentos, ou seja, maneiras ou modos de realizao de seus atos. Esses procedimentos podem ser: ordinrios ou normais; abreviados; sumrios; sumarssimos; especiais; concentrados. O procedimento ordinrio ou normal utilizado na elaborao de leis complementares, decretos legislativos, resolues. O projeto lido em plenrio, vai ao estudo de uma ou mais comisses permanentes, que, aps amplo debate e uma fase de emendamento, emitem parecer sobre a matria. A tramitao depois volta a acontecer no mbito do plenrio do Senado, onde o projeto ser discutido e votado. Quando se diz que a matria est em rito normal, estamos nos referindo exatamente a esse tipo de procedimento. O procedimento abreviado uma inovao da Constituio de 1988 que deu competncia s comisses de discutirem e votarem projetos de lei, dispensada a deliberao no Plenrio. Isso significa dizer que o projeto, uma vez que tenha sido dada sua entrada na Casa, ou seja, uma vez que tenha sido lido em plenrio, no Perodo do Expediente da sesso, despachado comisso ou s comisses competentes para seu exame e, do mbito das comisses, pode ir diretamente Casa revisora, que, neste caso, a Cmara dos Deputados, sem passar pela deliberao do Plenrio, como acontece com as matrias que tramitam em rito normal ou ordinrio. a deliberao terminativa das comisses. Neste caso, o projeto s vir a ser apreciado pelo Plenrio, caso haja recurso nesse sentido, assinado por um dcimo dos Senadores, ou seja, por nove Senadores.

Pgina 2

Continuando...

Havendo recurso para que o projeto venha a ser apreciado pelo Plenrio, acaba o carter terminativo das comisses para esse projeto, que passar a tramitar, a partir de ento, em rito normal. O procedimento sumrio deve ser assinado por dois teros da composio do Senado ou por lderes que representem esse nmero (54 Senadores). O requerimento lido no Perodo do Expediente da sesso e votado aps a Ordem do Dia da mesma sesso. Se aprovado o requerimento, a matria a que se refere entrar na Ordem do Dia da segunda sesso deliberativa ordinria subsequente de sua aprovao para discusso e votao. Se a matria ainda no tiver sido instruda pelas comisses, o parecer ser proferido oralmente em plenrio por relator designado pelo Presidente da Casa. Nesse caso, o prazo de emendamento at o encerramento da discusso, e o parecer dever tambm ser proferido em plenrio, podendo o relator solicitar prazo de vinte e quatro horas para tanto. No procedimento de votao, o Presidente poder, se achar necessrio, adiar por vinte e quatro horas, para seu preparo.
O procedimento sumrio, nos termos do art. 336, III, destinado a matrias que no tenham parecer. Deve ser assinado por um quarto da composio do Senado (21 Senadores), ou lderes que representem esse nmero. lido no Perodo do Expediente da sesso e includo na Ordem do Dia da sesso seguinte. Uma vez aprovado, a matria ser includa na Ordem do Dia da quarta sesso deliberativa ordinria subsequente da aprovao do requerimento, devendo o parecer ser proferido at a vspera. As emendas so apresentadas em plenrio at o encerramento da discusso e, neste caso, a matria sai da pauta daquela sesso para a ela retornar na quarta sesso deliberativa ordinria subsequente, j em fase de votao, devendo o parecer ser apresentado at a vspera da quarta sesso.

Os requerimentos de urgncia II e III tambm podem ser apresentados por comisso, ou seja, assinado pela maioria de seus membros. A Comisso de Assuntos Econmicos pode apresentar requerimento de urgncia para PRS que verse sobre pedido de autorizao para realizar operao de crdito (art. 338, V). A matria em regime de urgncia s sai da Ordem do Dia caso venha a ser extinta essa urgncia, por meio de um requerimento nesse sentido aprovado pelo Plenrio.

bom frisar que proposta de emenda Constituio e projeto de lei de cdigo no so passveis de tramitar em regime de urgncia. Essas proposies j tm uma tramitao especial.

Pgina 3

Continuando... O procedimento sumarssimo destinado s matrias que receberem regime de urgncia nos termos do art. 336, I, do RISF. Esse tipo de requerimento s pode ser apresentado para matrias que versem sobre perigo de segurana nacional ou calamidade pblica e deve ser assinado pela maioria do Senado (41 Senadores) ou lderes que representem esse nmero, ou ainda pela Mesa. Lido e votado o requerimento, que pode ser apresentado em qualquer fase da sesso, a matria qual ele se refere discutida e votada imediatamente. O parecer proferido imediatamente, as emendas so apresentadas durante a discusso e o respectivo parecer tambm proferido na hora. o que se chama, no Senado, de "urgncia urgentssima". O Regimento dispe que s podem ser apresentados at dois requerimentos de urgncia na mesma sesso. Entretanto, excetua o requerimento de urgncia do tipo I. O Regimento Comum do Congresso Nacional no prev regime de urgncia para as matrias que ali tramitam. Quando esse rito se faz necessrio naquelas sesses, utiliza-se o Regimento do Senado para os casos de calamidade pblica e perigo de segurana nacional (art. 336, I), e o Regimento da Cmara, o art. 155, para as demais matrias. O art. 155 daquele Regimento dispe:

"Art. 155 - Poder ser includa automaticamente na Ordem do Dia para discusso e votao imediata, ainda que iniciada a sesso em que for apresentada, proposio que verse sobre matria de relevante e inadivel interesse nacional, a requerimento da maioria absoluta da composio da Cmara..." (no caso de sesso conjunta interpreta-se maioria absoluta de ambas as Casas)... "ou Lderes que representem este nmero, aprovado pela maioria absoluta dos Deputados, sem a restrio contida no 2 do artigo antecedente"(limite do nmero de requerimentos por sesso).

O procedimento especial aplicado para as propostas de emenda Constituio, para os projetos de lei de cdigo e para as MPs. O Regimento dedica captulo prprio para a sua tramitao (art. 354 e seguintes para as PECs e art. 374 para cdigo; e Resoluo n 1/2002-CN). J o procedimento concentrado acontece nas sesses conjuntas do Congresso. So as matrias oramentrias, os vetos presidenciais, os projetos de resoluo que visem a alterar o Regimento Comum e a fazer delegaes legislativas.

Referncia: CF - arts. 59 a 69: 165; 166 RISF - arts. 91; 92; 336 a 376; 386 a 388.

Exerccios - Mdulo III - Unidade 4 Pelo menu lateral, acesse Avaliaes e realize o exerccio de autoavaliao da unidade, que ser corrigido pelo prprio sistema.

Unidade 5 - Comisses

COMISSES O que so as Comisses? So organismos constitudos em cada uma das Casas do Congresso e no Congresso em trabalho conjunto, compostos geralmente de um nmero restrito de membros, escolhidos em razo de uma competncia presumida e encarregados de preparar pareceres sobre as matrias que lhe so distribudas. Elas so o resultado da necessidade de diviso do trabalho e tm por objetivo buscar o descongestionamento do Congresso, a celeridade do processo legislativo e um estudo tcnico cada vez melhor e mais aprofundado das matrias que lhe so despachadas. Historicamente tm origem na Inglaterra, por volta de 1340. Hoje em dia, tm-se desenvolvido na grande maioria dos parlamentos. Quais so as comisses que fazem parte do Congresso brasileiro?

1. Comisses permanentes, em cada Casa legislativa separadamente. No Senado, alm da Diretora temos as seguintes comisses permanentes: Comisso de Assuntos Econmicos; Comisso de Assuntos Sociais; Comisso de Constituio, Justia e Cidadania; Comisso de Educao, Cultura e Esporte; Comisso de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalizao e Controle; Comisso de Direitos Humanos e Legislao Participativa; Comisso de Relaes Exteriores e Defesa Nacional; Comisso de Servios de Infraestrutura; Comisso de Desenvolvimento Regional e Turismo; Comisso de Agricultura e Reforma Agrria;

Comisso de Cincia, Tecnologia, Inovao, Comunicao e Informtica (Resoluo n 1, de 2007).


2. Comisses temporrias, internas, externas ou de inqurito em cada Casa. 3. Comisses mistas permanentes - A Constituio, em seu art. 166, 1, prev uma comisso mista permanente destinada a analisar matrias oramentrias.

Pgina 2

Continuando...

4. Comisses mistas temporrias Representativa do Congresso Nacional, que funciona durante os perodos de recesso parlamentar; para exame de medida provisria; para exame de veto presidencial; para elaborar parecer sobre delegao legislativa; especiais (normas estabelecidas pela Presidncia do Congresso, em sesso conjunta de 11/11/91); e de inqurito. Nos cinco dias teis que se seguirem designao das comisses, elas se reuniro para instalar seus trabalhos e elegerem Presidente e Vice-Presidente, que exercero essas funes por dois anos (no caso das comisses permanentes), assim como os membros da Mesa. Quais as competncias das comisses? Discutir e votar projetos de lei terminativamente; emitir pareceres sobre as matrias que lhe so distribudas; realizar audincias pblicas com entidades da sociedade civil; convocar Ministros de Estado ou quaisquer titulares de rgos diretamente subordinados Presidncia da Repblica; receber peties, reclamaes, representaes ou queixas de qualquer pessoa contra atos ou omisses das autoridades ou entidades pblicas; solicitar depoimento de qualquer autoridade ou cidado; propor sustao dos atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar; apreciar programas de obras, planos nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento e sobre eles emitir pareceres; acompanhar, junto ao Governo, a elaborao da proposta oramentria, bem como sua execuo; acompanhar, fiscalizar e controlar as polticas governamentais pertinentes s reas de sua competncia; exercer a fiscalizao e controle dos atos do Poder Executivo; estudar qualquer assunto compreendido nas atribuies do Senado, podendo propor medidas legislativas cabveis; realizar diligncias.

Referncia:

CF- arts. 58; 62, 9; 166. RISF - arts. 22 a 25; 36; 37; 46 a 144; 245; 409 a 411. RCCN - arts. 89 a 103; 142; 143; Resoluo n 1, de 1996-CN; Resoluo n 3/89-CN; Resoluo n 3/90-CN; Resoluo n 2/00-CN; Resoluo n 1/02-CN; Resoluo n 1, de 2006-CN.

Pgina 3

Continuando...

Quais so as comisses permanentes no Congresso? No Congresso, h uma comisso permanente, a Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao (CMO).

Quais so as comisses temporrias, no Senado?


Internas, as previstas no Regimento para finalidade especfica, como as constitudas para elaborar parecer sobre projeto de lei de cdigo; as encarregadas de preparar a reforma do Regimento Interno; as comisses de inqurito para promover apuraes e responsabilidades de atos praticados por Senador; as destinadas a instaurar o processo de crime de responsabilidade contra Presidente da Repblica ou Ministro de Estado em crime de responsabilidade conexo com aqueles; e outras; externas, destinadas a representar o Senado em congressos, solenidades e outros atos pblicos; e as destinadas a analisar, in loco, algum fato; parlamentares de inqurito, criadas nos termos do art. 58, 3, da Constituio.

As comisses internas so criadas tambm por requerimento, para estudo de alguma matria, assim como as externas, que podem ser criadas por proposta do Presidente ou a requerimento de comisso ou de qualquer Senador, devendo o requerimento ser aprovado pelo Plenrio. Deve constar do requerimento o objetivo da comisso e o nmero dos respectivos membros.

Como se extinguem as comisses temporrias? pela concluso de sua tarefa, com apresentao de relatrio; ao trmino do prazo previsto no requerimento, podendo haver solicitaes de prorrogao do prazo; ao trmino da sesso legislativa ordinria.

Pgina 4

Continuando... As CPI (comisses parlamentares de inqurito) constituem um captulo parte neste assunto, principalmente por sua repercusso poltica e jurdica. O Poder Legislativo, alm de suas funes legislativa e fiscalizadora, ainda est dotado de uma funo inquisitiva, exercida, esta ltima, por intermdio de comisso parlamentar de inqurito, tanto em cada Casa separadamente, como no Congresso Nacional em conjunto. As CPMI so requeridas por um tero dos membros da Casa respectiva ou de cada uma das Casas, para apurar fato determinado, e funcionam por prazo certo. Tm poderes de investigao prprios de autoridades judiciais. Para tanto, as CPMI podem convocar pessoas a prestarem depoimentos, determinar diligncias, inquirir testemunhas, requisitar documentos. Suas concluses, se for o caso, so encaminhadas ao Ministrio Pblico para que promova a responsabilidade civil ou penal dos infratores. A Lei n 1.579, de 1952, dispe sobre as CPIs e remete tambm ao Cdigo de Processo Penal. A Lei n 10.001, de 2000, "dispe sobre a prioridade nos procedimentos a serem adotados pelo Ministrio Pblico e por outros rgos a respeito das concluses das comisses parlamentares de inqurito". As comisses mistas temporrias, alm das CPMIs, so: as destinadas a examinar medidas provisrias; as especiais, destinadas a estudar algum assunto; as destinadas a emitir relatrio sobre veto presidencial; as destinadas a emitir parecer sobre delegao legislativa; a Representativa do Congresso Nacional.

O que so as comisses mistas paritrias? So as comisses em que h igualdade numrica de representao entre Cmara e Senado. Assim, as comisses destinadas a emitir pareceres sobre medidas provisrias, designadas pelo Presidente do Senado, compem-se de igual nmero de Senadores e Deputados, conforme previsto na Resoluo n 1, de 2002-CN. Integram essas comisses doze Senadores e doze Deputados e igual nmero de Suplentes, acrescido de mais um titular e um suplente (o 12), por fora da Resoluo n 2/00-CN. Seus membros so indicados pelos respectivos lderes. Cada uma tem seu Presidente e seu Vice-Presidente, devendo o Presidente indicar o Relator para a matria em questo. As comisses especiais foram reguladas por um pronunciamento da Presidncia do Congresso na sesso conjunta de 11 de novembro de 1991 e destinam-se a estudar um determinado assunto. So criadas por requerimento aprovado em sesso conjunta. As comisses destinadas a emitir relatrio sobre veto presidencial so designadas pelo Presidente da Mesa do Congresso e compostas por trs Senadores e trs Deputados, devendo delas fazerem parte, de preferncia, os relatores da matria em cada Casa. As

indicaes destas comisses no so feitas pelas lideranas partidrias, mas pelo Presidente do Senado e da Cmara. As comisses destinadas a emitir parecer sobre solicitao de delegao legislativa so compostas por onze Senadores e onze Deputados, e devem concluir seu parecer pela apresentao de projeto de resoluo especificando o contedo da delegao. So essas comisses que examinam tambm se o projeto de lei delegada est dentro dos termos da delegao.

Pgina 5

A Comisso Representativa do Congresso Nacional exerce seu mandato nos recessos parlamentares. Mesmo que o Congresso seja convocado, ela existe e pode realizar reunies, pois durante uma convocao extraordinria do Congresso os parlamentares s se renem para deliberar sobre as matrias objeto da convocao. As demais matrias, que estejam dentro da competncia da Comisso Representativa, so exercidas por ela.

Exemplos de algumas das competncias dessa Comisso:

zelar pelas prerrogativas do Congresso Nacional; deliberar sobre projeto de lei relativo a crditos adicionais, desde que os mesmos tenham parecer da CMO; deliberar sobre tratado, convnio ou acordo internacional, quando o trmino do prazo no qual o Brasil deva se manifestar ocorrer durante o perodo de recesso ou nos dez dias teis subseqentes a seu trmino; deliberar sobre projeto de lei que tenha por fim prorrogar prazo de lei, se o trmino de sua vigncia ocorrer durante o perodo de recesso ou nos dez dias teis subseqentes ao seu trmino. Esta comisso no paritria. composta por sete Senadores, igual nmero de Suplentes, e por dezesseis Deputados e igual nmero de Suplentes. A Resoluo n 3, de 1990-CN, dispe sobre o funcionamento da Comisso Representativa do Congresso Nacional. As Comisses Mistas so acrescidas, todas, de um titular e um suplente.

Referncia: CF - arts. 58. RISF - arts. 22 a 25; 36; 37; 71 a 76; 145 a 153; 374; 377 a 382; 401; Resoluo n 17, de 1993; Resoluo n 20, de 1993; Resoluo n 40, de 1995; Parecer n 131, de 1996; Lei n 1.079, de 1950; Lei n 1.579, de 1952. RCCN - arts. 9 a 21; 104 a 106; 116 a 127; 144; 150; Resoluo n 3, de 1989-CN; Resoluo n 3, de 1990-CN; Resoluo n 2/00-CN; Resoluo n 1, de 2006-CN.

Exerccios - Mdulo III - Unidade 5 Pelo menu lateral, acesse Avaliaes e realize o exerccio de autoavaliao da unidade, que ser corrigido pelo prprio sistema.

Unidade 6 - Procedimentos Gerais de Votao

PROCEDIMENTOS GERAIS DE VOTAO Uma vez encerrada a discusso de uma matria, passa-se fase de votao. Como o processo de votao? Antes de comear o processo de votao, os Senadores podem encaminhar a votao. Ou seja, pelo prazo de cinco minutos cada um, os Senadores podem fazer uso da palavra para defenderem o sentido de seu voto. O encaminhamento da votao no o processo de votao, mas um preparativo deste. E muito importante fazer essa distino, porque o processo de votao no pode ser interrompido. Assim, mesmo que o prazo regimental da sesso tenha se esgotado, se o processo de votao j estiver iniciado, esse prazo est automaticamente prorrogado. O mesmo no acontece durante o encaminhamento da votao. Como regra geral, todas as matrias so passveis de encaminhamento. As excees esto previstas no art. 310 do RISF. Encerrado o encaminhamento da votao, passa-se ao processo de votao propriamente dito. O primeiro passo votar o principal, ou seja, o projeto ou a proposta, para, em seguida, fazer a votao das emendas, vale dizer, do que acessrio. Ainda sobre o processo de votao, se houver subemendas, as emendas sero votadas antes delas, mas com ressalva, exceto nos seguintes casos, em que a subemenda tem preferncia:

se a subemenda for supressiva;


se a subemenda for substitutiva de todo o texto da emenda; se a subemenda for substitutiva de artigo da emenda, e a votao desta se fizer por artigo.

Pgina 2

Continuando... E se houver substitutivo integral do texto original da matria? Se o substitutivo oriundo de parecer de comisso, ter preferncia sobre o texto original. Se o substitutivo tiver origem em parecer oral proferido em plenrio, o texto do projeto tem preferncia regimental. Se aprovado o substitutivo em turno nico, este dever ser submetido a um turno suplementar, em outra oportunidade, a menos que a matria esteja em regime de urgncia, quando ser apreciada em turno suplementar imediatamente. O texto original da matria, em caso de substitutivo aprovado, fica prejudicado e vai ao arquivo, bem como as emendas a ele referentes. Se estiver sendo apreciado um substitutivo, em detrimento do projeto, e o Senador quiser ressalvar alguma emenda apresentada ao projeto, dever apresentar requerimento de destaque daquela emenda para ser introduzida no texto do substitutivo. Esses requerimentos so lidos e votados quando da apreciao do texto principal, que, nesse caso, o texto do substitutivo. Durante a Ordem do Dia, no havendo quorum para votao, passa-se s matrias em discusso. O Presidente pode inclusive suspender a sesso, fazendo soar as campainhas para chamar os Senadores ao plenrio. Se ainda assim persistir a falta de quorum, continua-se a sesso aps a Ordem do Dia. Se for alcanado o quorum, e houver matria que o justifique, o Presidente pode voltar votao dessa matria. Proclamado o resultado da votao, em caso de votao pblica, lcito ao Senador encaminhar Mesa, para publicao, declarao de voto.

IMPORTANTE:

No processo legislativo no pode faltar:

instruo da matria; publicidade da matria; quorum para votao. Observao: Nem regime de urgncia urgentssima dispensa esses trs requisitos do processo.

Referncia: RISF - arts. 279; 285 a 287; 293; 202; 293; 299 a 316; 328; 345 a 351; 374; 375; 384; 385. RISF- arts. 26 a 31; 38 a 45; 61 a 66-A; 201 a 210; 214 a 250; 256 a 269; 317 a 333; 403 a 408; 412; 413.

Exerccios - Mdulo III - Unidade 6 Pelo menu lateral, acesse Avaliaes e realize o exerccio de autoavaliao da unidade, que ser corrigido pelo prprio sistema.

Unidade 7 - Conselhos e rgos do CN e SF

O Parlamento brasileiro dispe de diversos Conselhos e rgos. 1. Conselho de Comunicao Social O art. 224 da CF dispe: "Para os efeitos do disposto neste Captulo, o Congresso Nacional instituir, como rgo auxiliar, o Conselho de Comunicao Social, na forma de lei." Atravs da Lei n 8.389, de 30/12/91, o Congresso instituiu o mencionado Conselho e definiu suas atribuies e composio.

Compete-lhe, dentre outras atribuies, realizar estudos, pareceres e recomendaes sobre a liberdade de manifestaes do pensamento, sobre programao de emissoras de rdio e TV, sobre a legislao complementar quanto aos dispositivos constitucionais referentes comunicao social. Seus 13 membros titulares e 13 membros suplentes representam as diversas categorias do setor e a sociedade civil. 2. rgo de Controle Externo da Atividade de Inteligncia
Criado pela Lei n 9.883, de 07/12/99, atravs de seu art. 6, que dispe: "art.6 - O controle e fiscalizao externos da atividade de inteligncia sero exercidos pelo Poder Legislativo na forma a ser estabelecida em ato do Congresso Nacional. 1 - Integraro o rgo de controle externo da atividade de inteligncia os lderes da maioria e da minoria na Cmara dos Deputados e no Senado Federal, assim como os Presidentes das Comisses de Relaes Exteriores e Defesa Nacional da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. 2 - O ato a que se refere o caput deste artigo definir o funcionamento do rgo de controle e a forma de desenvolvimento dos seus trabalhos com vistas ao controle e fiscalizao dos atos decorrentes da execuo da Poltica Nacional de Inteligncia."

3. Conselho da Ordem do Congresso Nacional O Decreto Legislativo n 70, de 1972, cria a Ordem do Congresso Nacional, destinada a homenagear pessoas fsicas ou jurdicas, nacionais ou estrangeiros. A Ordem composta de 6 classes - Grande Colar, Gr-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro - sendo privativas dos membros do Conselho as propostas de administrao e promoo.

Pgina 2

Continuando... 4. Representao Brasileira no Parlamento do Mercosul A Resoluo n 1, de 1996-CN, tratou da Representao Brasileira na Comisso Parlamentar Conjunta do Mercosul, integrada por 16 membros titulares e 16 suplentes, com representao paritria da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, e designao para mandato de 2 anos, com atribuies, entre outras coisas, para apresentar relatrio sobre todas as matrias de interesse do Mercosul que viessem a ser submetidas ao Congresso Nacional. Em 9 de dezembro de 2005, em Montevidu (Uruguai), foi aprovado o Protocolo Constitutivo do Parlamento do Mercosul, destinado a substituir a Comisso Parlamentar Conjunta do Mercosul. O Congresso Nacional aprovou o texto do referido Protocolo (Decreto Legislativo n 408, 2006), e se comprometeu em editar uma Resoluo para readequar a nova realidade, ou seja, a existncia do Parlamento do Mercosul. Assim, editou a Resoluo n 1, de 24 de julho de 2007-CN, dispondo sobre a Representao Brasileira no Parlamento do Mercosul. Esta Representao o rgo de ligao entre o Congresso Nacional brasileiro e o Parlamento do Mercosul. Ela composta de dezoito membros titulares, sendo nove Senadores e nove Deputados Federais, com igual nmero de suplentes. De acordo com o Protocolo Constitutivo do Parlamento do Mercosul, adicional ao Tratado de Assuno, em 2010 os Representantes Brasileiros no Parlamento do Mercosul devero ser escolhidos nas eleies gerais, entre cidados que no sejam candidatos ao Congresso Nacional. Desta forma, a Representao deixar de ser um rgo interno do Congresso. 5. Conselho Diploma do Mrito Educativo Darcy Ribeiro A Resoluo n 2, de 1999-CN, institui esse Diploma, visando agraciar pessoa fsica ou jurdica que tenha oferecido contribuio relevante para a educao brasileira. O Diploma ser conferido anualmente em sesso do Congresso Nacional especialmente convocada para esse fim.

Pgina 3

Continuando... No Senado, temos: 1. Conselho de Diploma Mulher-Cidad Bertha Lutz Destinado a agraciar mulheres que tenham, no Pas, oferecido contribuio relevante defesa dos direitos da mulher. O Diploma conferido anualmente a 5 mulheres, em sesso do Senado Federal.

2. Conselho de tica e Decoro Parlamentar Institudo pela Resoluo n 20, de 1993, o Conselho composto por 15 membros, eleitos por mandato de 2 anos. Alm deles, o Corregedor do Senado membro nato do Conselho, com direito a voz e voto. Compete ao Conselho zelar pela observncia dos preceitos do Cdigo de tica e do Regimento Interno, atuando no sentido da preservao da dignidade do mandato parlamentar no Senado. Em casos de inobservncia dos princpios ticos e do decoro parlamentar, o Conselho pode aplicar, como medida disciplinar, uma advertncia, censura verbal ou escrita. Pode, ainda, aps a devida apurao, emitir relatrio sobre denncia ou representao apresentada contra Senador. 3. Corregedoria Parlamentar Em 17 de maro de 1993, alm da Resoluo n 20 (que instituiu o Cdigo de tica e Decoro Parlamentar), tambm foi publicada a Resoluo n 17, que criou a Corregedoria Parlamentar. Constituda por um Corregedor e trs Corregedores Substitutos, todos os quatro eleitos pelo Plenrio, a Corregedoria tem por atribuies manter o decoro, a ordem e a disciplina no Senado e dar cumprimento s determinaes da Mesa sobre segurana interna e externa da Casa. 4. Procuradoria Parlamentar Criada por meio da Resoluo n 40, de 23 de agosto de 1995, a Procuradoria Parlamentar um rgo de apoio Mesa do Senado. A Procuradoria constituda por cinco Senadores, designados pelo Presidente do Senado, e com mandato de dois anos. O papel deste rgo o de promover, em colaborao com a Mesa - e por determinao desta - , a defesa do Senado, de seus rgos e integrantes, quando atingidos em sua honra ou imagem, em virtude do exerccio do mandato. Estes so alguns rgos de nosso Parlamento.

Para concluir o curso, faa a Avaliao Final clicando item "Avaliaes" do menu lateral. Lembre-se de que a Avaliao Final, alm de ser o nico instrumento vlido para a certificao do curso, no poder ser refeita. Logo, responda as questes apenas quando tiver certeza da resposta.

IMPORTANTE: Voc s pode acessar a Avaliao Final quando concludas todas as etapas do curso. O sistema no permite um segundo acesso. Ao acessar a avaliao pela primeira vez o relgio acionado e voc dispe de 120 minutos para salv-la. Caso contrrio ela ser salva automaticamente e seu acesso ao curso bloqueado.

Sobre a Certificao Na Avaliao Final voc dever obter no mnimo 70 pontos (de 100 possveis). Nesse caso, ser aprovado e far jus certificao. O certificado poder ser obtido, de imediato, em sua tela inicial do curso, no mesmo local onde constam seus dados, quadro de avisos e acesso. L surgir um cone que lhe permitir imprimir seu certificado e, se necessrio, uma segunda via.

Boa sorte!

CONCLUSO

Chegamos ao fim deste nosso estudo, mas nem de longe chegamos ao fim do estudo sobre processo legislativo. Ele dinmico, buscando sempre adaptar-se s necessidades atuais do Parlamento, que refletem as necessidades da sociedade brasileira. Fica aqui nosso convite a todos aqueles que se interessam por esta matria a contnuas releituras dos Regimentos, com vistas a um entendimento cada vez mais aprofundado e ao alcance da excelncia na atividade profissional.

MDULO COMPLEMENTAR 1 - TRAMITAES

Este um mdulo complementar ao curso de Processo Legislativo. Aqui voc ter a oportunidade de conhecer a tramitao das diversas proposies legislativas estudadas nos mdulos anteriores.

Objetivos do Mdulo

Reconhecer como so apreciadas as proposies em ambas as Casas Legislativas e suas deliberaes.

Unidade 1 - Projeto de Lei Ordinria do Senado

PROJETO DE LEI ORDINRIA DO SENADO (Autoria: Senador)

1. Para apresentar um projeto de lei, um senador solicita a um assessor seu ou Consultoria Legislativa do Senado que prepare o texto do projeto com a justificativa, ou seja, o porqu ele deve ser aprovado, fazendo juntar toda a legislao citada, para facilitar o estudo da matria. 2. O projeto entregue na Secretaria-Geral da Mesa, em original e mais trs cpias completas, alm de ser encaminhado pelo Sistema de Envio de Documentos Legislativos - SEDOL, que recebe e armazena as matrias em meio eletrnico. Na Secretaria, este projeto conferido e verificado se est dentro dos padres exigidos. 3. Estando tudo em ordem, lido no Perodo do Expediente da sesso e o Presidente da Casa o distribui para estudo e parecer de uma ou mais comisses tcnicas permanentes, dependendo do assunto. Por exemplo: se um projeto versar sobre economia, ser distribudo Comisso de Assuntos Econmicos, que emitir seu parecer. Se

o projeto, alm de economia, previr alguma sano ou tipificao penal, ser remetido tambm para a Comisso de Constituio, Justia e Cidadania. Nesse caso, receber parecer de cada uma dessas comisses. 4. Quando a Comisso recebe o projeto, seu Presidente designa um Relator, isto , um senador, membro da Comisso, que estudar a matria mais detalhadamente, com a ajuda de sua assessoria e da Consultoria Legislativa. 5. Por se tratar de um projeto de lei ordinria de autoria de Senador, ele tem tramitao terminativa no mbito das Comisses, ou seja, como regra geral ele no ser apreciado pelo Plenrio do Senado. Esta uma inovao da Constituio Federal de 1988, que agilizou os trabalhos legislativos e desafogou o Plenrio do Senado. Nesse caso, o Plenrio, ou seja, todos os Senadores delegam poderes s Comisses para decidirem sobre a matria. 6. Como a Comisso no composta por todos os Senadores, como o projeto pode no vir a ser apreciado por todos os Senadores no Plenrio, e como no se pode restringir o direito dos Senadores de apresentarem emendas a um projeto, neste caso, abre-se o prazo de 5 dias teis, na primeira ou na nica comisso a que o projeto foi distribudo, para que qualquer Senador que queira, membro ou no da comisso, possa apresentar emendas. 7. Quando o Relator for preparar seu relatrio, deve mencionar tambm essas emendas, informando se as acata ou no. 8. Esse relatrio pode ser favorvel ou contrrio ao projeto, pode propor modificaes (emendas) ou mesmo alterar bastante seu contedo. Neste ltimo caso, a emenda recebe o nome de substitutivo. 9. Se os Senadores da Comisso preferirem o texto do substitutivo, seu Presidente comunica este fato ao Presidente do Senado, que abre prazo para apresentao de emendas ao novo texto, por todos os senadores, at a reunio seguinte da Comisso (pois haver o turno suplementar na comisso com poder terminativo). No podemos esquecer que o projeto tramita com carter terminativo nas comisses, ou seja, ele pode no ser apreciado pelo Plenrio do Senado. 10. Quando da apresentao do relatrio, um ou mais Senadores podem pedir vista do processo, isto , como o prprio nome diz, podem pedir para analisar o processo todo. O Presidente da Comisso, ento, concede o prazo de at 5 dias teis para essa anlise. Se mais de um Senador pedir vista, o Secretrio da Comisso prepara tantas cpias quantas necessrias para atender aos Senadores, porque o prazo concedido corre simultaneamente para todos. 11. Ao devolverem os processos, os Senadores podem apresentar alguma manifestao (diferente da do relator) a respeito da matria, que receber o nome de voto em separado . Entretanto , quem tem preferncia regimental na hora da votao o texto do Relator da matria. 12. A opinio do Relator tem grande peso na deciso. Tanto verdade que, muitas vezes, ao votarem, os Senadores dizem: voto com o relator. Ou, ento: voto contra o relator. Se o relatrio for aprovado pelos membros da Comisso, este passa a ser o parecer da Comisso. 13. O projeto recebe parecer de cada uma das comisses a que o projeto foi despachado inicialmente pelo Presidente do Senado, mas a deciso da ltima que prevalecer, ou seja, ela falar terminativamente a respeito do projeto. E deciso mesmo. Ela vota o projeto e no apenas o parecer sobre o projeto. 14. Depois dessa fase de tramitao pelas comisses, o Presidente da ltima comisso que apreciou a matria comunica ao Presidente do Senado o que foi deliberado e este comunica a todos os senadores, no Perodo do Expediente de uma sesso plenria, abrindo o prazo de 5 dias teis para apresentao de recurso. O parecer ser publicado tanto no Dirio do Senado Federal (DSF) como em avulsos. Alis, essa uma prtica necessria no processo legislativo. 15. So necessrias as assinaturas de pelo menos 9 Senadores (1/10 da composio do Senado so 81 Senadores no total) para se apresentar um recurso para que o poder decisrio quanto ao projeto seja transferido da Comisso para o Plenrio. 16. Se o projeto no receber recurso e tiver sido aprovado pela Comisso, ele vai direto para a Cmara dos Deputados, que, neste caso, a Casa Revisora. Se tiver sido rejeitado na Comisso, vai direto para o Arquivo. 17. Mas se o projeto tiver recebido recurso, ento ele ainda passa por uma fase de emendamento, tambm de 5 dias teis, desta vez perante a Mesa. O projeto fica na Secretaria-Geral da Mesa, aguardando. 18. Se no receber emenda, pode ser agendado para constar da Ordem do Dia de uma sesso do Senado. Se tiver recebido alguma emenda, vai para a ou as comisses que tiverem analisado o projeto. Desta vez, para emitirem parecer sobre a ou as emendas. 19. Os relatores devem ser, preferencialmente, os mesmos que estudaram o projeto. Ao emitirem o relatrio, podem ser total ou parcialmente favorveis, favorveis com apresentao de subemenda (que uma emenda da emenda), contrrios, ou, ainda, podem apresentar um texto nico, aglutinando o texto do projeto base com o das emendas que receberam parecer favorvel e mais alguma alterao que se fizer necessria para ajuste no texto final. 20. Uma vez dado o parecer pela ou pelas comisses e agora no se fala mais em tramitao do projeto com carter terminativo nas comisses, porque ele j recebeu recurso -, esse parecer enviado Secretaria-Geral da Mesa para leitura em plenrio. 21. Uma vez lido o parecer, ele publicado e a matria est pronta para ser includa em Ordem do Dia. Repare que muitas vezes vamos falar em publicao das matrias, dos pareceres, das emendas, tanto em avulsos como no Dirio do Senado Federal ou do Congresso Nacional, se se tratar de matria que tramita em sesso conjunta. Porque a publicidade um dos requisitos essenciais do processo legislativo. 22. Quando constar da Ordem do Dia, o projeto e as emendas vo ser discutidos e votados em turno nico. Se os Senadores preferirem aprovar, em turno nico, um texto substitutivo, ento, submete-se este ltimo ainda a turno suplementar. 23. Depois de votado o mrito projeto ou substitutivo e emendas , se aprovado, vota-se a redao final, que traduz o texto realmente votado e aprovado pelo Plenrio.

Unidade 2 - Projeto de Resoluo do Senado

PROJETO DE RESOLUO DO SENADO (suspendendo execuo de lei ou parte de lei declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal STF)

(Autoria: CCJ)

1. Agora, vamos estudar sobre este tipo de proposio. Ele vem como Unidade 2 logo depois dos projetos de lei do Senado, de autoria de Senador, que geraro leis ordinrias, porque tm o mesmo rito de tramitao, ou seja, tm carter terminativo nas comisses. 2. Ao STF compete declarar a inconstitucionalidade de uma lei, ou parte dela. Ele pode exercer essa atividade quer atravs de uma Ao Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), ou por meio de controle indireto, como por exemplo ao julgar um Recurso Extraordinrio ou um Mandado de Segurana (art. 52, X CF). No controle indireto, depois de o Supremo se pronunciar definitivamente sobre o assunto, seu Presidente comunica o fato ao Presidente do Senado, encaminhando toda a documentao necessria para o exame da matria. E este exame uma competncia privativa do Senado, ou seja, no vai ser analisado pela Cmara dos Deputados. Importante frisar que ADIN no analisada pelo Senado; somente a deciso do Supremo oriunda de controle indireto ou incidental de constitucionalidade. 3. Assim que todo esse material chega Secretaria-Geral da Mesa, depois de conferido, vai ao Protocolo Legislativo para formar o processo fsico capear, numerar as pginas, colocar as folhas iniciais para o registro futuro de todas as aes do processo, no Boletim de Ao Legislativa BAL. 4. Lido no Perodo do Expediente da sesso, o Ofcio, que toma o nome de Ofcio S (S de Senado), numerado e vai ao exame da CCJ, que tem o prazo de 20 dias teis para dar seu parecer. 5. O Presidente da Comisso designa um Relator dentre os Senadores membros, que ter a metade do prazo da comisso, para apresentar seu relatrio. assim com todos os processos. Esse relatrio, alm do histrico (tudo que aconteceu com aquela matria), da anlise e do voto, conclui apresentando um projeto de resoluo, no caso de se querer suspender a execuo daquela lei ou daquela parte da lei. Se a concluso for no sentido de no se suspender a execuo da lei, ento no h que se preparar projeto algum. 6. Uma vez aprovado o projeto pela CCJ, seu Presidente encaminha ofcio ao Presidente do Senado comunicando o que a Comisso decidiu. 7. Em qualquer caso com ou sem projeto de resoluo uma vez lido no Perodo do Expediente o ofcio do Presidente da CCJ, fica aberto o prazo de 5 dias teis para apresentao de recurso, no sentido de que a matria venha a ser apreciada tambm pelos Senadores em Plenrio. Repare que o mesmo procedimento utilizado para os projetos de lei do Senado, constante da Unidade 1, que tambm tramitam com carter terminativo nas comisses. 8. Se no tiver recebido recurso, a matria ou vai para o Arquivo, no caso de a CCJ ter decidido pela no suspenso, ou vai ser promulgada Resoluo do Senado, fruto do projeto de resoluo da CCJ. 9. Mas, se houver recurso, o projeto de resoluo ou o parecer da comisso ser includo em Ordem do Dia para apreciao. E o que o Plenrio decidir ser a deciso final do Senado. 10. Se o Senado suspender a execuo da lei, essa deciso passa a ter efeito erga omnes, ou seja, para toda a sociedade brasileira.

Caso contrrio, vale apenas para aquele caso concreto examinado pelo Supremo no Recurso Extraordinrio ou em outra deciso incidental. 11. As matrias que estudamos nas Unidade 1 e 2 so as duas que, regimentalmente, tm tramitao terminativa no mbito das comisses. Outras matrias podem receber este carter terminativo, a juzo do Presidente do Senado, aps ter ouvido as lideranas partidrias. So elas: - tratados ou acordos internacionais; - autorizao para a explorao e o aproveitamento de recursos hdricos e a pesquisa e lavra de riquezas minerais em terras indgenas; - alienao ou concesso de terras pblicas com rea superior a dois mil e quinhentos hectares; - projetos de lei da Cmara de iniciativa de deputado que tiveram sido aprovados, em deciso terminativa, por comisso daquela Casa; e - indicaes e proposio diversas. No podem absolutamente ter carter terminativo nas comisses os projetos de resoluo que alterem o Regimento Interno, os projetos de resoluo que tratem de matria financeira, as propostas de emenda Constituio e os projetos de lei complementar.

Unidade 3 - Projeto de Decreto Legislativo

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO (Referente a concesso, permisso ou autorizao de rdio e tv)

1. Embora no conste do Regimento Interno do Senado, foi aprovado pelos Senadores, em Plenrio, o Parecer n 34, de 2003, da Comisso de Constituio, Justia e Cidadania, que determina que os projetos de decreto legislativo sobre concesso, permisso ou autorizao de rdio e tv sero apreciados terminativamente pela Comisso de Cincia, Tecnologia, Inovao, Comunicao e Informtica (Res. n 1/07) , mas que, para obedecer a Constituio, seguiro um calendrio especial. 2. A histria desse tipo de projeto comea longe do Congresso Nacional. Um grupo de pessoas deseja a concesso de um canal de rdio ou tv. Organizam-se em empresa, montam uma programao, equipam-se com o instrumental necessrio ao funcionamento, seguindo as normas do Ministrio das Comunicaes. Com toda essa documentao, do entrada do processo no Ministrio podendo, inclusive, j comear a funcionar provisoriamente. Essa documentao, junto com uma Exposio de Motivos do Ministro, vai ao Presidente da Repblica, que baixa um decreto concedendo autorizao de funcionamento. 3. O Presidente da Repblica, ento, encaminha Cmara dos Deputados sua Mensagem, submetendo apreciao do Poder Legislativo o assunto. L na Cmara, os Deputados preparam e aprovam um projeto de decreto legislativo e, depois, o enviam ao Senado.

4. No Senado, o projeto lido no Perodo do Expediente de uma sesso, e o Presidente da Casa despacha a matria para a Comisso de Cincia, Tecnologia, Inovao, Comunicao e Informtica (Res. n 1/07), que a nica a analisar esse tipo de projeto. 5. Quando a Cmara envia essa documentao, ela est toda solta. E no s neste caso, como em qualquer outra proposio. Ento, antes de ler no Plenrio, o Protocolo Legislativo PLEG, como chamamos prepara o processado, numera as folhas, coloca as folhas para o registro das aes legislativas BAL, e tudo o mais necessrio para a existncia fsica do processo. 6. J tudo pronto e lido o projeto, ao chegar na CCT, o Secretrio da Comisso conversa com o seu Presidente para saber quem ser o Relator, ou Relatora. Isso acontece com todas as matrias. 7. Como terminativo, fica aberto o prazo de 5 dias teis para que todos os Senadores, membros ou no da comisso, apresentem suas emendas. 8. De posse do processo todo, o Relator prepara seu relatrio at o 25 dia, contado do recebimento do projeto pelo Senado; 9. Esse relatrio, uma vez apresentado perante a Comisso, discutido e votado. Isso, se nenhum dos senadores do Colegiado pedir vista do processo. Se pedirem, o secretrio da Comisso prepara tantas cpias quantos forem os senadores que pediram vista. O prazo mximo de 5 dias teis, correndo simultaneamente para todos. (Ver o item 10 da Unidade 1) 10. A vista um procedimento que s acontece nas comisses. No Plenrio no h vista de processo. Ela serve para que o Senador possa conhecer mais sobre o tema, possa ver os documentos que fazem parte do processo, enfim, serve para ele se inteirar melhor do assunto. 11. Mas, se no houver vista, o relatrio pode ser votado no mesmo dia em que for apresentado, depois da discusso. 12. As votaes das proposies que tm carter terminativo so sempre feitas pelo processo nominal. Isso quer dizer que o Presidente da Comisso chama cada membro titular e, na ausncia de algum deles, vai chamando os suplentes necessrios, marcando a qualidade do voto: sim, no ou absteno. Estando presente a maioria absoluta da comisso, est aprovado o relatrio se obtiver a maioria dos votos. A CCT, por exemplo, tem 17 membros. A maioria absoluta 9. Ento, estando presentes 9 senadores, sero necessrios 5 votos sim. Se estiverem presentes 11 membros, sero necessrios 6 votos sim. o que se chama de maioria simples, ou relativa (em relao ao nmero de presentes). 13. Esse o quorum regra geral para aprovao das proposies. A Constituio (art.47) quem determina. Quando ela quer qualificar um outro quorum para aprovao, est escrito. 14. Vamos aproveitar este momento e estudar como se calcula a maioria simples. Lembrando que serve para toda vez que se falar neste quorum. A definio : a maioria de votos, presente a maioria absoluta da composio do colegiado (comisso, plenrio). Primeiro, ento, temos que calcular a maioria absoluta. O Supremo Tribunal Federal j definiu o que maioria absoluta: o nmero inteiro imediatamente superior metade ou metade fracionada. Tomando como exemplo a CCT: 17 membros. A metade = 8,5. O nmero inteiro imediatamente superior 9. Ento, a maioria absoluta da CCT 9. Agora, vamos calcular a maioria de votos. Usando este mesmo raciocnio, dividimos este 9 por 2 = 4,5. O nmero inteiro imediatamente superior metade 5. No outro exemplo. Estando presentes 11 senadores, que mais que a maioria absoluta da comisso, quanto ser a maioria dos votos? Dividindo 11 por 2 = 5,5. O nmero inteiro imediatamente superior 6. Por isso que se chama de maioria relativa. relativa ao nmero dos presentes e no ao nmero total da composio do colegiado. Lembrem-se de que isso vale para todos os casos em que se falar de maioria simples ou relativa. 15. Depois desse hiato, voltemos para o nosso projeto de decreto legislativo. 16. Aprovado o relatrio na CCT, como em todos os casos de matria que tramita em carter terminativo nas comisses, o seu Presidente envia um ofcio ao Presidente da Casa comunicando o que foi feito e encaminha o parecer. Relembrando: quando o relatrio aprovado, se transforma em parecer da comisso. 17. Esse ofcio lido no Perodo do Expediente, o parecer publicado no Dirio do Senado e em avulso, para distribuio aos Senadores. 18. O que vem agora? O prazo de 5 dias teis para que 1/10 dos Senadores, se quiserem, apresentem recurso para que o projeto venha a ser apreciado tambm pelo Plenrio e no somente pela comisso. 19. Se, passado esse prazo, no tiver recebido recurso, vai ser promulgado o Decreto Legislativo correspondente. Esse decreto publicado no Dirio Oficial da Unio e no Dirio do Senado Federal. 20. Mas, se tiver recurso, ele vai ser discutido e votado no Plenrio tambm. 21. Antes, porm, abre-se o prazo de 5 dias teis, perante a Mesa, para emendamento. Sem emendas, a matria est pronta para ser agendada para a Ordem do Dia, para discusso e votao. Se tiver recebido emenda, vai novamente para a CCT, para que se emita o parecer sobre ela. 22. L, o relator , de preferncia, o mesmo que j tinha feito o relatrio sobre o projeto. Ele prepara, agora, relatrio sobre a emenda. J falamos sobre isso no item 19 da Unidade 1. uma regra do Regimento. 23. A Comisso vota esse relatrio que, se aprovado, transforma-se no parecer. 24. Como em todos os casos, o parecer lido no Perodo do Expediente da sesso, numerado e publicado no Dirio do Senado e em avulsos. Agora, ento, o projeto, com a emenda, est pronto para ser agendado. O caminho que o projeto teve que percorrer, neste caso, ficou mais longo. 25. Aprovado, o decreto legislativo oriundo desse projeto vai ser promulgado e publicado do Dirio Oficial da Unio e no Dirio do Senado. Aprovado o decreto legislativo e a emenda, esta ser ainda submetida apreciao da Cmara dos Deputados. 26. Reparem que o decreto legislativo que vai ser promulgado e no o projeto de decreto legislativo. isso mesmo. Vamos estudar, neste momento, os instrumentos de sano/veto, promulgao e publicao. 27. A sano ou o veto pertencem ao Presidente da Repblica. A sano a manifestao favorvel do Chefe do Poder Executivo ao

projeto de lei aprovado no Poder Legislativo. O veto, ao contrrio, a manifestao desfavorvel. Este pode ser total ao projeto ou parcial. Para essa manifestao favorvel ou contrria o Executivo dispe de 15 dias teis. Nesse tempo ele sanciona formalmente, explicitamente o projeto, que se transforma em lei, ou o veta. O veto sempre formal. Se passar esse tempo 15 dias teis e o Presidente no se manifestar, o seu silncio importa em sano. a sano tcita. Uma observao: no existe veto tcito; ele sempre formal repito. De toda forma, o projeto vira lei. Ento, a sano transforma um projeto de lei em lei. 28. A promulgao no acontece sobre um projeto; ela sempre sobre uma norma posta, ou seja, uma lei, um decreto legislativo, uma resoluo. A sua funo dizer da existncia e da validade daquela norma, ou seja, uma certido de existncia e validade. A lei vlida e vai produzir seus efeitos, aps ser publicada. 29. Recapitulando: a sano acontece sobre um projeto de lei; a promulgao, sobre uma lei ou um decreto legislativo ou uma resoluo. 30. E a publicao? ela o marco a partir do qual se conta a vigncia da norma. Muitas e muitas vezes, o ltimo artigo da norma dispe assim: Esta lei (Esta resoluo) (Este decreto legislativo) entra em vigor na data de sua publicao Ou: Esta lei (Esta resoluo) (Este decreto legislativo) entra em vigor noventa dias aps a sua publicao. Ento, a publicao um marco. A partir da a norma (lei, resoluo, decreto legislativo) comea a produzir os efeitos na sociedade brasileira. Se no tiver nada escrito sobre a entrada em vigor, aplica-se a Lei de Introduo ao Cdigo Civil (LICC), que dispe que as normas jurdicas entram em vigor quarenta e cinco dias aps sua publicao.

Unidade 4 -Projeto de Lei Ordinria da Cmara - PLC

PROJETO DE LEI ORDINRIA DA CMARA - PLC (Autoria: Cmara dos Deputados)

1. O autor, neste caso, no um parlamentar individualmente ou mesmo uma comisso, mas uma Casa Legislativa: a Cmara dos Deputados. L, podem ter sido autores tanto um deputado como uma comisso ou algum rgo externo ao Parlamento. Isto porque, nos termos constitucionais, o Presidente da Repblica, o Supremo Tribunal Federal - STF, algum tribunal superior (Superior Tribunal de Justia STJ, Superior Tribunal Militar STM, Tribunal Superior Eleitoral - TSE, Tribunal Superior do Trabalho TST), o Procurador-Geral da Repblica, o Tribunal de Contas da Unio ou os cidados coletivamente podem ter iniciativa do processo legislativo. E esta iniciativa exercida perante a Cmara dos Deputados. Quando o projeto chega ao Senado, aps sua tramitao naquela outra Casa, ele chega como Projeto de Lei da Cmara - PLC. 2. A Cmara remete ao Senado autgrafos originais, exemplares dos avulsos impressos, os debates, as questes de ordem, enfim, o necessrio para que os Senadores e as pessoas interessadas possam ter conhecimento do que ocorreu durante a tramitao naquela Casa. Autgrafo o texto oficial do que foi aprovado. 3. No Senado, preparada uma autuao, ou seja, organizado um processado dessa matria pelo Protocolo Legislativo, rgo pertencente estrutura da Secretaria-Geral da Mesa, responsvel por preparar o processo fsico, por encapar, numerar e organizar

as pginas. 4. Aps esse primeiro trabalho administrativo, o projeto est pronto para leitura no Plenrio do Senado e o Presidente da Casa o despacha ou s comisses. 5. Como regra geral, no Senado, os projetos de lei da Cmara no so apreciados terminativamente pelas comisses. Devem ser discutidos e votados pelo Plenrio, depois dos pareceres. Entretanto, o Presidente do Senado, ouvidas as lideranas partidrias, poder conferir este carter terminativo aos projetos de lei ordinria da Cmara, de autoria de deputado, que tiverem sido apreciados, naquela Casa, terminativamente pelas comisses. Neste caso, tero a tramitao igual dos projetos de lei ordinria do Senado de autoria de Senador, que estudamos na Unidade 1. 6. Mas no esta a regra geral. Em princpio, depois da leitura em plenrio, o projeto de lei da Cmara vai para o exame das comisses. 7. Uma vez na comisso, seu Presidente designa um relator dentre seus membros, que ter a metade do tempo da comisso para emitir seu relatrio. Isso vlido para todas as proposies. Assim, se a Comisso tem 20 dias teis, o Relator tem 10 dias teis. 8. Somente os Senadores integrantes da Comisso podem apresentar emendas a um projeto desse tipo. 9. Apresentado o relatrio pelo relator, como para qualquer proposio, um ou mais membros da comisso podero pedir vista do processo. O prazo mximo que o Presidente do rgo pode conceder de 5 dias teis. Se o projeto estiver em regime de urgncia, o prazo diminui. O Secretrio da Comisso prepara tantas cpias do material quantas forem necessrias, porque o prazo de vista corre simultaneamente para todos os solicitantes. 10. Ao devolverem esse material, os senadores podero, se assim o quiserem, apresentar alguma manifestao diferente da do relator, por escrito. Cada um apresenta a sua, ou podem apresentar em conjunto. o voto em separado. 11. Uma vez encerrada a discusso, inicia-se a votao do relatrio do relator na Comisso, que tem preferncia sobre as outras alternativas, apresentadas pelos demais senadores nos votos em separado. 12. Se o relatrio for aprovado, transforma-se em parecer da Comisso. Se o relator for derrotado, passa-se votao dos votos em separado. Aquele que for aprovado que ser o parecer da Comisso. Este procedimento vlido para qualquer matria. um princpio de processo legislativo. 13. Neste ltimo caso, o Presidente da Comisso designa um senador, dentre aqueles que votaram aprovando o voto em separado, para preparar o relatrio do vencido, ou seja, o texto aprovado pela comisso. Ele ser o Relator do vencido. Vencido, aqui, significa vencedor ( o relatrio do que foi deliberado). 14. O relatrio do relator inicialmente designado e que foi derrotado no pode sumir do processo. Mesmo porque s existe um relatrio do vencido porque houve um relatrio inicial que no foi acatado pela comisso. Este relatrio inicial passa, ento, a denominar-se voto vencido em separado. 15. Relembrando: os procedimentos aqui descritos para o voto em separado, voto vencido em separado, relator e relatrio do vencido so vlidos para todas as proposies em que ocorrer. 16. O projeto de lei da Cmara, aps ter passado pelas comisses do despacho, vai para a Secretaria-Geral da Mesa para preparar a leitura dos pareceres em plenrio. 17. Lidos, numerados, publicados em avulsos e no DSF, fica aberto o prazo de 5 dias teis para apresentao de emendas por todos os Senadores, perante a Mesa. Este um procedimento que vai aparecer em quase todas as tramitaes: depois da leitura do parecer sobre o projeto em plenrio, abre-se o prazo de emendas perante a Mesa. uma regra geral importante. Mas verifiquem as excees durante a leitura das outras tramitaes. 18. Se no receber emendas, o projeto est pronto para ser agendado para constar da Ordem do Dia de uma sesso deliberativa plenria. Se receber emendas, retorna s comisses anteriormente definidas, desta vez para receber parecer sobre as emendas apresentadas. Em cada comisso o relator o mesmo que j trabalhou para preparar o relatrio do texto principal do projeto. Se tiver havido um relator do vencido, ser este o designado para proferir parecer sobre as emendas. 19. O prazo para cada comisso, agora, de 15 dias teis e corre concomitante. O Relator, como j sabemos, tem metade desse prazo para apresentar seu relatrio. 20. O relator pode ser favorvel s emendas integral ou parcialmente, ou favorvel a algumas e contrrio a outras, pode apresentar subemendas quelas em que tiver apresentado parecer favorvel. Mas, desejando fazer alguma alterao, ele pode apresentar um texto consolidando o projeto com as emendas favorveis e algumas alteraes que se fizerem necessrias. 21. Remetidos os pareceres das comisses Secretaria-Geral da Mesa, sero preparados para leitura. Recebem numerao aps a leitura, so confeccionados avulsos e so publicados no DSF, como para todas as matrias. 22. Neste momento, est o projeto pronto para ser agendado para a Ordem do Dia, para discusso e votao em turno nico. 23. Se aprovado o projeto, na forma em que tiver sido aprovado na Cmara, ou apenas com emendas de redao apresentadas pelo Senado, o Presidente desta Casa assina os autgrafos preparados pela Secretaria de Expediente e o projeto vai sano (ou veto) do Presidente da Repblica. Se tiver sido rejeitado, ir para o arquivo. Se tiver, entretanto, recebido emendas que alterem o mrito, essas emendas devero ser remetidas Cmara, para que ela se manifeste. 24. A Cmara, ao analisar as emendas do Senado, pode aprov-las ou rejeit-las totalmente, ou aprovar algumas e rejeitar outras. Neste caso, ao preparar os autgrafos para remeter o projeto sano do Presidente da Repblica, ir consolidar o texto. 25. Repare que a ltima Casa a deliberar sobre o projeto que o enviar sano ou ao arquivo. Isso acontece para todas os projetos de lei, sejam de origem da Cmara ou do Senado.

Unidade 5 - Projeto de Lei Complementar - PLC - Complementar

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR PLC Complementar

(Autoria: Cmara dos Deputados)

1. Estudamos no Unidade 4 a tramitao do projeto de lei ordinria da Cmara dos Deputados. Para este projeto agora, nesta Unidade 5 Projeto de lei Complementar da Cmara dos Deputados , fazemos o mesmo. A grande diferena que, na hora de votar em plenrio, o quorum para aprovao do PLC de maioria simples e, para aprovao do PLC Complementar, de maioria absoluta. 2. Nos casos em que se precisa do quorum qualificado de maioria absoluta para aprovar uma matria, a votao tem que ser pelo painel eletrnico. E se no estiver funcionando, faz-se pela chamada nominal. A votao sempre nominal. Diferente de quando se precisa somente de maioria simples (relativa). Neste caso, a votao simblica. Como isso? O Presidente da sesso pronuncia essas palavras: As Senhoras Senadoras e os Senhores Senadores que aprovam o projeto permaneam sentados. (Pausa) Est aprovado. Ou, ento: Est rejeitado. Significa que aqueles que esto presentes no plenrio votam por todos os que esto com sua presena registrada no painel eletrnico. O pr-requisito que 41 Senadores, no mnimo, tenham registrado suas presenas. 3. Quando se faz votao simblica, aps o Presidente anunciar o resultado, um senador, apoiado por mais 3, pode pedir verificao de votao. Ou seja, querem que a votao se repita, desta vez nominalmente, no painel. E assim ser feito. O resultado desta ltima votao o que vale. Se na primeira votao o Presidente tiver anunciado que o projeto est aprovado e na verificao de votao o projeto no alcanar os votos necessrios e, com isso, ficar rejeitado, o que vale esta: o projeto est rejeitado. A primeira votao foi simblica e, na segunda, os votos esto registrados um a um. 4. Pode acontecer que na votao de um projeto de lei ordinria, que precisa s de maioria simples para ser aprovado, em votao simblica, um senador queira fazer de pronto a votao nominal, sem passar pela votao simblica. Ento, ele apresenta um requerimento escrito solicitando a votao nominal. Este requerimento tem que ser apresentado antes da votao do projeto, e precisa ser aprovado pelos Senadores. Como um requerimento, a votao simblica. Se aprovado o requerimento, a votao do projeto ser nominal. Como de lei ordinria, o quorum de maioria simples. 5. Ateno porque no o caso deste projeto que estamos estudando nesta Unidade. Nosso caso, agora, de projeto de lei complementar. Ento, rememorando, o quorum para sua aprovao de maioria absoluta, 41 votos sim. Se ele obtiver 40 votos sim e apenas 2 votos no, est rejeitado, porque precisa de 41 votos sim. 6. Por isso, quando se tem um projeto desse tipo na Ordem do Dia, preciso que estejam presentes no plenrio bem mais do que os 41 senadores necessrios, para que o projeto tenha chance de uma votao justa. 7. H outros tipos de quorum qualificado. Vamos estudar aos poucos, conforme vamos vendo as matrias. 8. J que estamos falando sobre votao, vamos aprender mais um pouco sobre este assunto. A votao pode ser ostensiva (aberta, pblica) ou secreta. A ostensiva pode ocorrer, ento, pelo processo simblico (As Senhoras Senadoras e os Senhores Senadores que aprovam o projeto permaneam sentados) ou pelo processo nominal, que acontece no painel ou por chamada, caso seja pedida votao nominal atravs daquele requerimento prprio ou por pedido de verificao de votao. Mas a votao secreta s pode acontecer pelo processo nominal. A diferena entre o processo nominal na votao ostensiva e na votao secreta que, na primeira, aparecem os nomes dos votantes, a qualidade do voto e o resultado; na secreta, s aparecem os nomes dos votantes e o resultado, sem aparecer qual voto o senador escolheu. 9. E ainda precisamos falar das eleies como, por exemplo, para preencher os cargos da Mesa do Senado, que so: Presidente, 2 Vice-Presidentes, 4 Secretrios e 4 Suplentes de Secretrio. Nesse caso, o Regimento manda utilizar o sistema de cdulas. Atualmente, como temos o painel, se for candidato nico utilizamos esse sistema, porque muito mais rpido. As eleies so secretas. Como nas eleies em que votamos para Presidente da Repblica e outros cargos.

10. Essas so as informaes mais importantes sobre os sistemas de votao existentes. 11. Voltando ao nosso projeto de lei complementar da Cmara, e fazendo uma recapitulao do que vimos na Unidade 4, para o projeto de lei ordinria, com segurana podemos dizer que ele lido no Perodo do Expediente de uma sesso do Senado, vai ao exame da ou das comisses a que o Presidente da Casa o despachar. L, vai receber o parecer, e obrigatoriamente vir para o Plenrio para ser discutido e votado. 12. Como vai ser votado? J aprendemos que ser por votao ostensiva nominal, e precisa de 41 votos sim, no mnimo, para ser aprovado o PLC - Complementar. 13. Se tiver sido aprovado sem emendas ou com emendas de redao, o Presidente assina os autgrafos preparados pela Secretaria de Expediente, rgo que pertence estrutura da Secretaria-Geral da Mesa, que vo sano do Presidente da Repblica. 14. Se tiver recebido emendas de mrito volta para a Cmara dos Deputados para que os deputados analisem essas alteraes propostas pelo Senado. So preparados autgrafos das emendas do Senado e remetidos Cmara, depois de assinados pelo Presidente do Senado. E de l sai para o Palcio do Planalto, atravs de autgrafos tambm, desta vez preparados pelos servidores da Cmara e assinados pelo Presidente daquela Casa. 15. Na Cmara, quando eles analisam as emendas do Senado, no podem subemendar. Ou aprovam todas, ou rejeitam todas, ou aprovam algumas e rejeitam outras. Se acontecer de aprovarem as emendas do Senado, ou parte delas, o texto que vai para a sano do Presidente da Repblica hbrido, ou seja, uma parte do que foi aprovado na Cmara e uma parte do que foi aprovado no Senado. o verdadeiro bicameralismo.

Unidade 6 - Projeto de Lei Ordinria / Complementar

PROJETO DE LEI ORDINRIA / COMPLEMENTAR (Autoria: Cmara dos Deputados) (Nos termos do 1 do art. 64 da Constituio Federal)

1. O que quer dizer este ttulo todo? Que se trata de um projeto de lei cuja iniciativa do Presidente da Repblica, para o qual ele solicitou o rito de urgncia definido no 1 do art. 64 da Constituio: Art. 64............................................................................................ 1. O Presidente da Repblica poder solicitar urgncia para apreciao de projetos de sua iniciativa. 2. Se, no caso do 1, a Cmara dos Deputados e o Senado Federal no se manifestarem sobre a proposio, cada qual sucessivamente, em at quarenta e cinco dias, sobrestar-se-o todas as demais deliberaes legislativas da respectiva Casa, com exceo das que tenham prazo constitucional determinado, at que se ultime a votao. ............................................................................................. 2. O Presidente da Repblica envia uma mensagem Cmara dos Deputados, encaminhando o projeto de lei, solicitando que ele tramite com o prazo de 45 dias naquela Casa e 45 dias no Senado. Dias corridos; no dias teis. E manda para a Cmara, porque esses projetos tm sua tramitao iniciada l.

3. Aps a aprovao do projeto na Cmara, ele vai ao Senado para reviso. Mas se tiver sido rejeitado naquela Casa, vai ao arquivo sem o exame do Senado. 4. Caso a Cmara no delibere sobre o projeto, aprovando ou rejeitando, no prazo de 45 dias, ele passa a sobrestar toda a pauta daquela Casa, ou seja, s se delibera outra matria legislativa aps a deliberao final daquele projeto. este o significado da expresso a pauta fica sobrestada. A exceo para as medidas provisrias, que entram na pauta em primeirssimo lugar. 5. O prazo do Senado s comea a contar depois de sua leitura no seu plenrio. Antes dessa leitura, como para os demais projetos e as propostas de emenda Constituio que vm da Cmara, o material vai para o Protocolo Legislativo para preparar o processo todo. O processado, como o chamamos. E nesse Setor que ele recebe sua numerao no Senado. Porque as matrias todas que devem tramitar no Senado e na Cmara ou vice-versa recebem um nmero diferente em cada uma das Casas. o respeito pelo princpio da autonomia de cada Casa Legislativa. Por exemplo: O Projeto de Lei da Cmara n 23, de 2003, que autoriza a Unio a conceder indenizao a Jos Pereira Ferreira, tramitou na Cmara sob a denominao de PL n 331, de 2003. O projeto o mesmo. 6. Uma vez dada leitura do projeto em plenrio, o Presidente do Senado o despacha para uma ou mais comisses. 7. Se ele for para mais de uma comisso, a Secretaria-Geral da Mesa prepara tantas autuaes (cpias) do projeto quantas forem as comisses de despacho, porque o prazo para dar parecer corre concomitante. Para os outros projetos, que tramitam em rito normal, o prazo da segunda comisso s comea a contar a partir do real recebimento do projeto naquele rgo. 8. As comisses tm 25 dias para emitir seus pareceres. O relator tem a metade deste prazo para apresentar seu relatrio. 9. Este um projeto que s recebe emendas perante a primeira comisso de despacho, nos 5 primeiros dias teis. Assim, se o projeto tiver sido despachado para as Comisses de Assuntos Econmicos, Assuntos Sociais e de Servios de Infra-Estrutura, por exemplo, as emendas de todos os Senadores e no apenas dos membros da comisso devero ser apresentadas perante a Comisso de Assuntos Econmicos. O Secretrio desta Comisso coloca o original no seu processado e envia cpias para as outras. No se esqueam de que o prazo das comisses corre concomitante, e elas devem falar sobre o projeto e sobre as emendas. 10. Uma vez aprovado o relatrio, que se transforma em parecer da Comisso, enviado para a Secretaria-Geral da Mesa, como de hbito para todos os processos, para preparar a leitura do parecer em plenrio. 11. Se a ou as comisses no emitirem o parecer neste prazo, at o 25 dia, o projeto devolvido para a Secretaria-Geral, sem parecer. A partir do 35 dia ele vai constar da Ordem do Dia, e recebe parecer em plenrio, por relator designado pelo Presidente da Casa. Este relator pode pedir prazo de 24 horas para emitir seu parecer. 12. Se o Senado no apreciar o projeto at o 45 dia, no 46 ele comea a sobrestar a pauta de votaes. Isso quer dizer que no se delibera mais nada enquanto ele no for votado. Sobrestar ou trancar a pauta o mesmo. 13. Como um projeto de lei da Cmara, a regra a mesma que para os outros PLCs. Se o Senado aprovar sem emendas ou somente com emendas de redao, vai sano do Presidente da Repblica. Se tiver emenda de mrito, aquela que modifica o sentido do projeto, ento volta para a Cmara. E o procedimento o mesmo. 14. Vejam que o processo legislativo tem uma lgica que se repete, com algumas variaes dependendo da necessidade da matria. Aos poucos, vamos vendo outras tramitaes e introduzindo outros conceitos de processo. 15. Importantssimo neste tipo de projeto o prazo de emendas nico, logo no incio da tramitao dele, nas comisses. Este projeto no recebe emendas nem perante a Mesa nem em Plenrio. 16. Outra informao-chave: as emendas no so nem discutidas nem votadas em Plenrio. O que as comisses decidirem sobre elas est decidido. Se algum Senador quiser trazer algumas delas para o Plenrio, preciso fazer um recurso.

Unidade 7 - Projeto de Lei do Senado ou Projeto de Decreto Legislativo

PROJETO DE LEI DO SENADO (Lei Complementar) (Autoria: Senador) OU PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO (autoria: Senador)

1. Reparem que, nesta mesma Unidade, vamos estudar dois tipos de projetos bastante diferentes. E isso possvel, porque a tramitao igual. Lembrem-se de que h uma lgica dentro do processo legislativo. 2. Como todas as matrias, o projeto tem incio com sua leitura, em plenrio, no Perodo do Expediente de uma sesso. Numerado, publicado, organizado o processado fsico, despachado pelo Presidente da Casa a uma ou a mais de uma comisso. 3. E l? J sabemos que o Presidente da Comisso designa um relator, que tem a metade do prazo da comisso. Se for para a CCJ, ela tem 20 dias teis; se for para outra comisso, cada uma tem 15 dias teis. O Relator, a metade. 4. Os membros da comisso onde estiver o projeto podem apresentar emendas. Somente eles porque, como este projeto vai ser apreciado pelo Plenrio, os demais senadores podero emend-lo perante a Mesa, aps a leitura do parecer, como tantos outros projetos. 5. Vamos aproveitar este assunto e estudar o tema prazo da comisso. Quem acompanha os trabalhos do Poder Legislativo pode estranhar esses prazos bastante curtos das comisses e v que, s vezes, h projetos que passam por l muito mais tempo que isso. Pode acontecer mesmo. Como? 6. Se a Comisso no puder emitir seu parecer dentro do prazo do Regimento, seu Presidente encaminha um ofcio ao Presidente da Casa comunicando que o prazo ser prorrogado por igual perodo. Este ofcio lido no Perodo do Expediente e vai publicao. A prorrogao automtica. Se a comisso precisar de mais tempo, a ou as prorrogaes no sero mais automticas. A comisso precisa apresentar requerimento solicitando prazo, que vir dito nesse documento, que precisa ser aprovado pelo Plenrio. 7. Ainda sobre prazo da comisso, o Regimento Interno prev que ficar suspenso pelo encerramento da sesso legislativa, continuando a correr na sesso legislativa imediata. 8. O prazo ficar renovado com o incio de nova legislatura ou por designao de novo relator. Quer dizer, recomea a contagem. 9. Ento, em alguns casos, o prazo fica suspenso, retomando a contagem do ponto em que havia parado; em outros casos, o prazo se renova, ou seja, recomea a contagem do primeiro dia. 10. Voltando tramitao dos nossos projetos. Na comisso, quando o parecer estiver aprovado, o Presidente desse rgo envia o processo todo para a Secretaria-Geral da Mesa. Para qu? Para a preparao da leitura do parecer no Perodo do Expediente da sesso. Na seqncia da leitura, numerao, publicao no Dirio do Senado e em avulsos. 11. Mais uma vez a aplicao da lgica do processo legislativo. Depois da leitura do parecer, abre-se prazo de 5 dias teis para apresentao de emendas perante a Mesa. Sem emendas, o projeto est pronto para ser agendado para constar da Ordem do Dia. Quem define a pauta da Ordem do Dia o Presidente do Senado. 12. Se tiver emenda, volta para a ou as comisses, para parecer sobre elas. L na comisso, o procedimento o mesmo: o relator, que preferencialmente o mesmo que j deu parecer sobre o projeto, vai falar sobre a oportunidade ou no de se acatar as emendas. 13. E depois? Aplicando a lgica sempre o Presidente da comisso devolve o processado para a Secretaria-Geral da Mesa, que vai preparar a leitura do parecer em plenrio, no Perodo do Expediente, numerado e publicado. 14. E o que preparar a leitura do parecer? Na Secretaria-Geral da Mesa, verificam-se alguns detalhes formais como, por exemplo, se o nmero de assinaturas corresponde maioria da comisso, se os votos esto corretos, se os BALs (Boletim de Ao Legislativa)

esto dentro do que o Regimento determina, com informaes corretas. s vezes preciso solicitar Secretaria de Taquigrafia as notas taquigrficas para dirimir alguma dvida sobre a reunio da comisso. Elas so juntadas no processo. Verifica-se tambm se o texto que vem da comisso est dentro das normas de redao definidas na Lei Complementar n 95, de 1998. E tambm se se encaixa na legislao j existente, se est revogando alguma outra lei. preciso tambm anexar a legislao citada no parecer. Enfim, uma anlise prvia, para que a norma que pode sair desse projeto esteja correta. 15. S depois dessa anlise, que no feita por uma pessoa apenas, mas um trabalho de vrias pessoas, que o parecer vai ser lido em plenrio. 16. Essa expresso vai ser lido no significa que ele ser lido na ntegra. H o anncio de sua publicao. Quem estiver interessado poder l-lo no Dirio do Senado ou em avulso. 17. Como regra geral, depois da publicao do parecer o Presidente do Senado abre o prazo de 5 dias teis para apresentao de emendas perante a Mesa. Todos os Senadores que o desejarem podero apresentar emendas ao projeto. Essas emendas podem alterar o mrito ou apenas a redao. 18. Se no houver emenda, o projeto est pronto para ser agendado para a pauta da Ordem do Dia de uma sesso. Ele vai seguir um cronograma de agendamento. Lembramos que da competncia do Presidente do Senado determinar as matrias que devem constar da pauta. 19. Se houver emenda, o processo volta para a comisso ou as comisses do despacho, para que elas apresentem seu parecer sobre essa emenda. 20. O procedimento no ir para uma comisso e depois para a outra, mas o prazo, que de 15 dias teis, contado simultaneamente, ou seja, prazo nico para todas as comisses. 21. A ou as comisses, ao se manifestarem sobre a emenda, podero reunir a matria da proposio principal, ou seja, do projeto e da emenda (ou das emendas) que tiver recebido parecer favorvel num nico texto, fazendo inclusive os acrscimos e alteraes que visem ao seu aperfeioamento. Esse procedimento pode ser utilizado para qualquer proposio que esteja no mesmo caso. 22. Uma vez aprovado o parecer na comisso, o processo volta Mesa para que seja feita sua leitura, em plenrio. E o procedimento o mesmo: numerar, publicar. 23. Agora, o projeto est pronto para ser agendado para incluso na pauta da Ordem do Dia. 24. Uma vez na Ordem do Dia, o projeto vai ser discutido e votado em turno nico. Mas pode haver alguns procedimentos que alterem esse rito. E vamos aproveitar essas matrias para estudar um pouco sobre esses procedimentos. 25. Qualquer Senador, durante a discusso do projeto, pode apresentar um requerimento solicitando adiamento da discusso para que: a) ela venha a ser feita em outra sesso; b) ou para que a comisso que a examinou a reexamine, tendo em vista o surgimento de fatos novos. Neste caso, o requerimento deve vir com a devida justificativa; c) ou, ainda, para que uma comisso que no tenha examinado o projeto, e que tenha dentro de suas competncias oferecer parecer sobre o assunto que est sendo tratado no projeto, possa vir a dar seu parecer; d) ou para realizar alguma diligncia necessria ao bom estudo do projeto. 26. No primeiro caso, o prazo da outra sesso no pode ser superior a 30 dias teis, bem como s podem ser apresentados at dois requerimentos nesse mesmo sentido. Isso para evitar que haja uma protelao na apreciao do projeto. O segundo requerimento no pode pedir o adiamento por prazo superior ao do primeiro requerimento. 27. Mas o Regimento Interno do Senado no impede que haja, por exemplo, dois requerimentos de adiamento da discusso para ser feita em outra sesso e, depois, um outro requerimento pedindo a audincia de outra comisso, e mesmo o reexame da comisso. 28. Como podemos deduzir, so procedimentos que podem tanto levar a um amplo estudo da matria como tambm podem ser usados para atrasar sua apreciao. Ou, tambm, ter tempo para possveis negociaes e acordos teis boa aplicao posterior da norma jurdica que da surgir. E ainda tantas outras motivaes. 29. Um outro procedimento o adiamento da votao, para os mesmos fins e pelos mesmos motivos que o adiamento da discusso. 30. Quando o projeto vai novamente para o mbito das comisses, ele pode voltar para o plenrio com a ratificao do parecer anterior ou com um novo parecer. E todas as regras que vimos at agora para o oferecimento de parecer quando a matria vai s comisses pela primeira vez vale tambm para este momento. 31. O parecer lido no Perodo do Expediente de uma sesso, numerado e publicado. A grande diferena que, agora, no se abre mais o prazo para recebimento de emendas perante a Mesa, como fazemos quando da leitura do primeiro parecer. que essa fase a de recebimento de emendas j foi ultrapassada. Agora, s aguardar o agendamento para constar da Ordem do Dia. 32. Se o adiamento tiver sido da discusso, o projeto volta na fase de discusso. Mas se a discusso j tiver sido concluda, o projeto volta em fase de votao. 33. Como vimos, quando h algum requerimento desse tipo, o processo legislativo se alonga. 34. Se o projeto for rejeitado, vai ao Arquivo. Se aprovado, vai Cmara dos Deputados para reviso. 35. Se aquela Casa aprovar o projeto de lei do jeito que o Senado aprovou, envia-o sano do Presidente da Repblica; se for projeto de decreto legislativo, encaminha ao Presidente do Senado para sua promulgao. 36. Se a Cmara aprovar emendas de redao o procedimento o mesmo que para o n 35 desta Unidade. 37. Se a Cmara aprovar emendas de mrito, devolve o projeto ao Senado, para que este analise essas alteraes propostas. Se o Senado aprovar as alteraes da Cmara, envia o projeto de lei sano com a redao incorporando essas alteraes; se for o projeto de decreto legislativo, o Presidente do Senado promulga o decreto legislativo com a redao incorporando tambm as alteraes aprovadas. Mas se o Senado rejeitar as alteraes da Cmara, de toda forma o projeto de lei vai sano e o projeto de decreto legislativo, promulgao, somente com o texto do Senado. 38. Mas se a Cmara rejeitar algum dos projetos do Senado, este vai ao Arquivo.

39. Reparem o final de outras unidades e vejam que o procedimento o mesmo para casos semelhantes. a tal da lgica do processo legislativo.

Unidade 8 - PLS / PLS - Compl / PDS

PROJETO DE LEI DO SENADO (PLS) (lei ordinria) (autoria: Comisso) PROJETO DE LEI DO SENADO COMPLEMENTAR (PLS COMPL) (lei complementar) (autoria: Comisso) PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO DO SENADO (PDS) (autoria: Comisso)

1. Como podemos verificar, nesta Unidade vamos estudar a tramitao de projetos com iniciativa no Senado, de autoria de Comisso do Senado, permanente ou temporria. 2. Na comisso, algum de seus membros apresenta um anteprojeto, que uma proposta de projeto. 3. O Presidente da comisso designa um relator, que vai apresentar seu relatrio. 4. Se o anteprojeto do Senador Fulano de Tal for aprovado pela comisso, ele passa a ser de autoria da comisso e no mais do senador. Para isso, preciso que a maioria absoluta daquele Colegiado assine o projeto. 5. O prximo passo o Presidente da Comisso enviar um ofcio ao Presidente do Senado, encaminhando o projeto. 6. Administrativamente, o Secretrio da Comisso prepara o texto acompanhado da legislao citada, do texto original do anteprojeto, do relatrio apresentado. Tudo em 3 vias. No obrigatrio, mas de todo conveniente que se juntem as notas taquigrficas com os debates ocorridos. 7. Uma vez apresentado o projeto, como acontece com todas as proposies, lido no Perodo do Expediente da sesso do Senado. A diferena que as outras matrias so despachadas s comisses para, depois que emitirem seus pareceres, abrir-se o prazo de 5 dias teis para apresentao de emendas perante a Mesa. Mas estes projetos, como j so de comisso, no precisam voltar para l. Assim, o Presidente da Casa abre diretamente o prazo de emendas perante a Mesa. 8. Um detalhe importante: normalmente a comisso apresenta o projeto dentro de suas competncias. Por isso que o projeto no volta para l. Entretanto, se uma comisso apresentar um projeto cujo assunto esteja dentro da competncia de outra comisso, a, sim, o projeto deve ser despachado quela comisso de mrito. Mas a maior parte desses tipos de projeto versam assunto de competncia da prpria comisso que o apresentou. 9. Ento, o projeto lido e fica aberto o prazo de 5 dias teis para apresentao de emendas perante a Mesa. Se no houver emenda, o projeto j est pronto para ser agendado na Ordem do Dia, para ser discutido e votado em turno nico, como a regra geral de apreciao das matrias. 10. Se tiver emendas, ento o projeto volta comisso-autora, para dar parecer sobre elas. E pode, como para as demais matrias,

se assim quiser, fazer um texto nico, incorporando o texto principal com o das emendas que receberem parecer favorvel, fazendo inclusive ajustes no texto. Se no, pode apenas emitir seu parecer sobre as emendas. 11. Esse parecer lido no Perodo do Expediente de uma sesso, numerado, publicado em avulsos e no Dirio do Senado Federal. E, agora, est pronto para ser agendado. 12. A incluso de qualquer proposio, em rito normal, na Ordem do Dia, no feita automaticamente. preciso que ela cumpra um interstcio que est previsto no Regimento Interno do Senado. Como regra geral, esse tempo de 3 dias teis. 13. E o que interstcio? Neste caso, o tempo entre a distribuio de avulsos dos pareceres das comisses e o incio da discusso ou votao correspondente, em plenrio. Esse tempo serve para que os senadores e todos os que se interessam pela matria possam dela tomar conhecimento e se preparar para o debate. 14. No plenrio, a apreciao das matrias igual, diferenciando-se apenas quanto ao quorum exigido para sua aprovao e, conseqentemente, quanto ao tipo de votao. Assim que o projeto de lei ordinria e o projeto de decreto legislativo so aprovados por maioria simples e so submetidos ao processo simblico, ou seja, aquele em que o Presidente da sesso pronuncia as seguintes palavras: As Senhoras Senadoras e os Senhores Senadores que aprovam o projeto permaneam sentados. Se no houver manifestao em contrrio, o Presidente declara aprovado o projeto. E ele vai Cmara dos Deputados para reviso. J o projeto de lei complementar deve ser submetido ao processo nominal de votao, porque exige quorum de maioria absoluta (41 votos favorveis) para ser aprovado. 15. Bem, se o projeto qualquer um deles que estamos estudando nesta Unidade for rejeitado, vai ao Arquivo. Aprovado, vai Cmara para reviso. Se aquela Casa aprovar o projeto do jeito que o Senado aprovou ou com emendas que somente alterem a redao, ento a prpria Cmara, atravs de seu Presidente, encaminha o texto sano, se for projeto de lei, ordinria ou complementar, e ao Presidente do Senado, se for projeto de decreto legislativo. 16. Se a Cmara aprovar o texto com emendas que alterem o mrito do projeto, ento envia essas emendas considerao do Senado. Nesses casos, ele quem fala por ltimo. O que ele fizer est feito. Se aprovar as alteraes da Cmara, faz sua incorporao no texto e envia sano ou faz a promulgao, conforme o tipo de projeto.

Unidade 9 - Proposta de Emenda Constituio (PEC)

PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUIO (PEC) (Autor: 1/3 do Senado) (Autor: 1/3 da Cmara dos Deputados) (Autor: Presidente da Repblica) (Autor: mais da metade das Assemblias Legislativas)

1. Esta uma tramitao especial. A comear pela autoria. Quem pode dar incio a uma PEC? Ela tem iniciativa coletiva: somente 1/3 dos Senadores, no Senado, ou 1/3 dos Deputados, na Cmara ou mais da metade das Assemblias Legislativas. E tem tambm uma iniciativa individual, quando o Presidente da Repblica, sozinho, encaminha ao Congresso Nacional uma proposta de alterao da Constituio. 2. No caso do Presidente da Repblica, apesar de a Constituio, em seu art. 64, dispor que projetos de lei de origem do Poder Executivo (do Supremo e dos Tribunais Superiores tambm) tero sua tramitao iniciada na Cmara dos Deputados, por fora de interpretao e da praxe, a proposta de emenda Constituio de autoria do Presidente da Repblica comea sua tramitao pela Cmara dos Deputados. Reparem que o artigo constitucional tambm no menciona os projetos de lei de iniciativa do Procurador-Geral da Repblica nem as matrias referentes a radiodifuso, mas mesmo assim, tambm pela interpretao e pela praxe, a tramitao dessas matrias se iniciam pela Cmara. 3. Voltemos PEC. Ela lida no Perodo do Expediente claro! e vai para a Comisso de Constituio, Justia e Cidadania CCJ. Sempre. No Senado, a nica comisso que se manifesta sobre esse tipo de proposio. 4. Na Comisso, como para qualquer outra matria, o Presidente do rgo designa um Relator, que tem a metade do tempo de que dispe a Comisso, para emitir seu parecer. Neste caso, a CCJ tem at 30 dias teis. Ento, o Relator tem at 15 dias teis. 5. Na CCJ, somente os seus membros podem apresentar emendas, nesta fase da tramitao. E o Relator vai falar sobre o texto principal e sobre elas. 6. Vamos aproveitar este tema para fazer um hiato e estudar sobre emendamento de forma genrica. 7. Existem trs instncias (lugares) em que os Senadores podem apresentar emendas: nas Comisses, perante a Mesa, no Plenrio. 8. Perante uma comisso, seus membros podem apresentar emendas a qualquer matria que l esteja para estudo. Neste caso, se a comisso no acatar a emenda, ser ela considerada inexistente. 9. Tambm perante as comisses qualquer senador pode apresentar emenda aos: a) projetos de iniciativa do Presidente da Repblica para os quais ele solicitou tramitao urgente nos termos do art. 64, 1, da Constituio. Estudamos essa matria na Unidade 6; b) projetos com tramitao terminativa nas comisses. Estudamos esses nas Unidades 1, 2 e 3; e c) projetos de cdigo. Esses ainda vamos estudar. No caso da letra a, ser final o pronunciamento da comisso. O projeto vai ser votado no Plenrio, mas no as emendas. Ao votarem o texto do projeto, os senadores estaro votando automaticamente o que a comisso decidiu a respeito das emendas. Se quiserem fazer diferente, precisam apresentar recurso assinado por no mnimo 1/10 de senadores (9), para que uma ou mais emendas venham a ser apreciadas no plenrio. No caso da letra b, o pronunciamento da comisso tambm ser final, salvo recurso assinado tambm por 1/10 dos senadores, apresentado, neste caso, para a proposio principal. A, vem tudo para o Plenrio, automaticamente. E no caso da letra c, as emendas vm para o Plenrio automaticamente, com parecer favorvel ou contrrio, porque o projeto vem tambm automaticamente para o Plenrio. Como vocs podem ver, o tratamento distinto para cada caso. 10. Perante a Mesa o caso mais comum de emendamento, sempre no prazo de 5 dias teis. E por todos os senadores. Em que casos? Vamos ver agora. a) a projeto que altere o Regimento Interno do Senado. Esta uma proposio que vamos estudar mais adiante. Mas falamos desde j sobre o processo de emendamento. Este nosso foco por enquanto; b) a projeto de decreto legislativo referente a prestao de contas do Presidente da Repblica. Tambm ainda no estudamos. Aguardem sua tramitao em uma unidade mais adiante; c) a projetos apreciados pelas comisses com poder terminativo, quando houver interposio de recurso. o caso dos terminativos que estudamos nos Unidades 1, 2 e 3. Reparem o que dissemos na letra b do n 9 desta Unidade; d) a projeto, em turno nico, que tiver tido parecer favorvel das comisses. Aqui esto englobadas muitas proposies. Todas devem ser apreciadas pelo Plenrio. No estamos falando das que tramitam em carter terminativo nas comisses; e) a projeto, tambm em turno nico, que obtiver parecer contrrio, quanto ao mrito, das comisses, desde que tenham recebido recurso assinado por no mnimo 1/10 dos senadores, no prazo de 2 dias teis, para a continuao de sua tramitao. Reparem que o prazo de recurso, neste caso, diferente. A regra geral de 5 dias teis; e f) a projeto de autoria de comisso. J estudamos esses projetos. Quantos casos, no mesmo? essa a regra mais comum: apresentao de emendas perante a Mesa. 11. E, agora, os casos de emendas que podem ser apresentadas em Plenrio. Durante o Perodo do Expediente, emendas a matria que deva ser votada nessa fase da sesso. E durante a Ordem do Dia, a PEC e a projeto em turno suplementar, at o encerramento da sua discusso, nos dois casos. Ou, ento, projetos em regime de urgncia por requerimento, se o prazo de emendamento ainda no tiver esgotado. 12. Bem, fechemos nosso hiato sobre emendamento, que vale para todas as matrias. Esse hiato comeou no n 6. Releiam do n 1 at o n 5 para retomarmos o caminho da tramitao da PEC. Ok? 13. Ento, na CCJ, o Relator, em uma reunio, apresentar seu relatrio, que ser debatido e, se aprovado, se transformar no parecer da Comisso, como de resto para as outras proposies. 14. O diferente que, se a CCJ aprovar alguma emenda, o Secretrio da Comisso precisar colher assinaturas de Senadores de dentro e de fora da comisso, at completar 27 no mnimo (a CCJ s tem 23 membros titulares). Isso porque a emenda aprovada pela CCJ ter que ser discutida e votada tambm pelo Plenrio e, l, s podem ser recebidas emendas PEC com, no mnimo, 27 assinaturas, ou seja, 1/3 da composio do Senado. o mesmo quorum de iniciativa para apresentar a prpria PEC. 15. Se a CCJ tiver aprovado o relatrio com parecer favorvel ao texto da PEC, sem qualquer proposta de alterao, esse procedimento de coleta de assinaturas fora da comisso no necessrio. O Secretrio da Comisso colhe as assinaturas somente dos membros da Comisso.

16. Como para todas as demais proposies legislativas, o parecer lido no Perodo do Expediente, recebe seu nmero e publicado em avulsos e no DSF. Depois do interstcio de 5 dias, ela pode ser agendada para constar da Ordem do Dia. Reparem que o interstcio para as outras proposies de 3 dias teis. Aqui, de 5 dias. 17. Includa na Ordem do Dia, a PEC vai ser discutida, em primeiro turno, durante 5 sesses deliberativas ordinrias consecutivas. Nessas sesses, podem ser apresentadas emendas, que devem ser assinadas, cada uma, por 1/3 dos senadores. 18. Se ao final da discusso no tiver sido apresentada nenhuma emenda, a PEC pode ser votada em primeiro turno. A votao pblica, nominal, somente podendo ser realizada por meio do painel eletrnico, porque necessrio o quorum de 3/5 dos senadores (49) para que ela seja aprovada. Se o painel no estiver funcionando, faz-se a votao por meio da chamada nominal. 19. Se houver emendas, que neste momento podem alterar o mrito e tambm a redao, a PEC volta CCJ para receber parecer sobre elas. O parecer, claro, lido no Perodo do Expediente da sesso, numerado, publicado no DSF e em avulsos. A, ento, est pronta para ser includa em Ordem do Dia. 20. No podemos esquecer que, agora, ela entra na pauta j em fase de votao em primeiro turno, porque a discusso j se encerrou (vejam o n 18). 21. Se aprovada, sem alterao, vai ser includa novamente na Ordem do Dia, para o segundo turno de discusso e votao. Antes, preciso que ela cumpra o interstcio de, no mnimo, 5 dias teis. Quer dizer que entre a votao em primeiro turno e a entrada dela na pauta para o segundo turno, tem que transcorrer um prazo de 5 dias teis, no mnimo. No quer dizer que no 6 dia ela tenha que ser pautada obrigatoriamente. Esse tempo para que todos possam tomar conhecimento do texto. 22. Se, entretanto, ela tiver sido aprovada em primeiro turno com alteraes, nesse caso o processo volta CCJ, para que a Comisso apresente a redao para o segundo turno, consolidando as alteraes. 23. Durante a discusso em segundo turno, podem ser oferecidas emendas que devem ser assinadas, cada uma, por no mnimo 1/3 dos Senadores. Nesta etapa, s pode ser alterada a redao; no mais o mrito. 24. A discusso, que no primeiro turno era realizada em 5 sesses deliberativas ordinrias consecutivas, agora, no segundo turno, de 3 sesses deliberativas ordinrias, e no precisam ser consecutivas. 25. Encerrada a discusso em emendas, vota-se a PEC. Aprovada, ela vai Cmara dos Deputados. Se tiver emenda, a PEC volta CCJ, para que ela d seu parecer. Agora, o prazo de 5 dias improrrogveis. No podemos nos esquecer que essas emendas so de redao. 26. E a sistemtica a mesma. Dado o parecer l na Comisso, ele lido no Perodo do Expediente da sesso, numerado, publicado. E a PEC entra na Ordem do Dia de uma sesso, para votao em segundo turno. 27. Aprovada, vai Cmara dos Deputados. 28. Muito importante saber que, para a PEC, no se fala em Casa Revisora, como acontece nas outras matrias legislativas. Isso porque o texto que sair aprovado para ser incorporado na nossa Constituio Federal deve ter sido aprovado igualmente nas duas Casas. Ento, pode acontecer um pingue-pongue, ou seja, se a Cmara altera a nossa PEC, ela volta e se d o tratamento de PEC nova. Se o Senado altera o texto que veio da Cmara, a PEC volta para l e tem tratamento de PEC nova. E assim por diante. Isso no acontece com outras matrias; s para a PEC. Pudera, alterao da nossa Carta Magna! 29. Se a PEC for de autoria de Deputados ou do Presidente da Repblica, tem o mesmo tratamento, no Senado, que uma PEC de autoria de Senadores. 30. Quando a tramitao estiver completa, a proposta de emenda Constituio se transforma em Emenda Constitucional. A Emenda numerada e promulgada pelas Mesas da Cmara e do Senado. A palavra E, porque tem que ter a assinatura da maioria de cada uma das Mesas. Ento, ela no passa pelo crivo final do Presidente da Repblica, ou seja, no vai sano.

Unidade 10 - Projeto de Lei de Cdigo

PROJETO DE LEI DE CDIGO

1. O projeto de lei de cdigo um projeto de lei ordinria. Ento, sua votao pelo processo simblico, porque seu quorum de aprovao de maioria simples. A diferena que ele regula um assunto com abrangncia. Assim, o nosso Cdigo de Trnsito, por exemplo, foi fruto de um projeto de lei ordinria. O mesmo para o novo Cdigo Civil, o Cdigo Penal, o Cdigo de Processo Penal, o Cdigo de Processo Civil, o Cdigo de Defesa do Consumidor. 2. Vamos, ento, estudar, nesta Unidade, a tramitao, no Senado, de um projeto desse tipo. importante dizer, antes de comear, que s tem esse tratamento os projetos de cdigo elaborados por juristas, por comisso de juristas ou por subcomisso especialmente criada com essa finalidade, e que tenham sido amplamente divulgados. Os demais tm tramitao como projeto de lei ordinria comum, ou seja, tm tramitao com carter terminativo nas comisses. 3. O projeto lido no Perodo do Expediente de uma sesso, numerado e publicado no DSF e em avulsos. At aqui, tudo normal. 4. Nesta mesma sesso, a Presidncia do Senado designa uma comisso temporria composta de 11 membros, para estudar essa matria, e fixa o calendrio de sua tramitao, que todo especial tambm. 5. Uma vez composta a comisso, ela se rene at o dia til seguinte para eleger seu Presidente e Vice-Presidente. O Presidente, em seguida, designa um relator-geral e tantos relatores parciais quantos necessrios. E bem necessrio mesmo, porque o assunto extenso. 6. Como o objetivo tratar amplamente o tema, as outras proposies que tenham relao com esse tema e que estejam tramitando no Senado vo ser apensadas. 7. Alm disso, todos os senadores podero apresentar emendas, perante a comisso, no prazo de 20 dias teis, a contar da publicao do projeto no DSF. que esta a nica oportunidade para emendamento. 8. Encerrado esse prazo de emendas, os relatores parciais encaminham ao relator-geral, dentro de 10 dias teis, as concluses de seus trabalhos. O relator-geral tem o prazo de 5 dias teis para apresentar comisso o seu relatrio, juntamente com o estudo dos relatores parciais e as emendas. 9. A comisso tem 5 dias teis para concluir seu estudo e encaminhar Mesa o parecer final sobre o projeto e as emendas. 10. Esses prazos podem ser aumentados at o qudruplo, por deliberao do Plenrio, a requerimento da prpria comisso. 11. Reparem quanta coisa diferente: prazos, prorrogao de prazos, emendamento, relatorias. 12. Mas, igual a todo parecer, este tambm deve ser lido no Perodo do Expediente da sesso, numerado e publicado. 13. Como esse projeto j teve sua fase de emendamento perante a comisso, agora ele est pronto para ser includo em Ordem do Dia, depois de obedecer ao interstcio regimental, que de 3 dias teis. E includo em uma Ordem do Dia exclusiva para ele. Ento, a pauta tem item nico. 14. A discusso e votao feita em turno nico, podendo o relator-geral usar da palavra sempre que necessrio. Ele pode delegar a palavra a um relator parcial. 15. Encerrada a discusso, passa-se votao. Como falamos no n 1 desta Unidade, ela feita pelo processo simblico e com quorum de maioria simples. 16. Rememorando, essa votao simblica acontece assim: O Presidente concede a palavra aos lderes partidrios para que possam orientar suas bancadas a respeito do tipo de voto (sim, no ou absteno), e pronuncia as seguintes palavras: As Senhoras Senadoras e os Senhores Senadores que aprovam o projeto permaneam como se encontram. Ele espera um pouco e, depois,

anuncia o resultado: Aprovado ou, ento, rejeitado. 17. Aprovado com ou sem emendas, o projeto volta comisso para que seja elaborada a redao final, no prazo de 5 dias teis. Ela ser publicada e distribuda em avulsos e, depois, includa em Ordem do Dia para ser discutida e votada, depois de cumprir o interstcio regimental. 18. Uma outra informao bastante importante que s pode tramitar um projeto de cdigo por vez. 19. Se o projeto tiver vindo da Cmara dos Deputados e tiver sito aprovado no Senado com alteraes, volta para l, para reviso das emendas do Senado. Depois, aquela Casa manda sano do Presidente da Repblica, como todo projeto de lei. 20. Vamos aproveitar esta Unidade e falar de um procedimento de votao muito importante e que pode ser utilizado na apreciao de qualquer matria. o requerimento de destaque para votao em separado. 21. Vamos analisar, primeiro, o nome: DESTAQUE alguma coisa ressaltada, ressalvada, fora do comum, fora do resto. DESTAQUE PARA VOTAO alguma coisa ressaltada para votao, alguma coisa para votao fora do comum. EM SEPARADO o prprio nome tambm diz, separado do resto. Ento, DESTAQUE PARA VOTAO EM SEPARADO diz respeito a alguma coisa que se destaca, que se ressalva, e que deve ser votada separadamente do todo. Isso dito, vamos estudar como se aplica. 22. Quando uma proposio legislativa est para ser votada, pode acontecer que algum Senador queira votar separadamente uma parte dela. Assim, ele pode querer votar um artigo, um pargrafo, um inciso, uma alnea, um item, uma letra, inteiramente do projeto. Ou pode querer votar separadamente uma expresso do texto do projeto. Ou mesmo uma emenda. Nesse caso, ele apresenta, at antes de iniciar a votao, um requerimento de destaque para votao em separado daquela parte. Esse requerimento deve ser lido e votado antes de iniciar a votao em que consta a matria que ele quer separar. Se a parte diz respeito ao texto do projeto, deve apresentar o requerimento antes da votao do projeto; se for uma emenda que tenha recebido parecer favorvel, deve apresentar o requerimento antes de se votar esse grupo de emendas; o mesmo ocorre se a emenda que o Senador quer destacar estiver no grupo das emendas de parecer contrrio. 23. Apresentado o requerimento, ele lido e votado. Se os demais Senadores o aprovarem, isso significa que eles esto autorizando a que aquela parte ou emenda seja votada destacadamente, separadamente do todo. 24. Assim, vamos fazer uma simulao de votao, em que aparecem 3 requerimentos de destaque para votao em separado: um, para o art. 2 do texto do projeto; outro, para uma emenda de parecer favorvel (por hiptese, a n 5); e, outro, para uma emenda de parecer contrrio (por hiptese, a n 3). Fica assim: a) ler e votar o requerimento de destaque para votao em separado (DVS) do art. 2 do projeto. Se o requerimento for aprovado, o art. 2 ser votado separadamente; b) votar o projeto, ressalvado o art. 2, que ter sua votao feita depois; c) votar o art. 2, que foi destacado. Se aprovar o art. 2, ele reintegrado no texto do projeto; se for rejeitado, ele sai. Quando se for elaborar a redao final do texto, ser feita a renumerao dos artigos. d) ler e votar o requerimento de destaque para votao em separado da emenda n 5, de parecer favorvel; e) votar em globo (todas juntas) as emendas de parecer contrrio, com exceo a de n 5, que foi destacada. feita uma nica votao. Se forem aprovadas, sero aprovadas todas de uma vez s; f) votar a emenda n 5, que tinha tido autorizao para ser votada separadamente; g) ler e votar o requerimento de destaque para votao em separado da emenda n 3, de parecer contrrio. Se aprovado o requerimento, a emenda vai ser votada separadamente do grupo total de emendas de parecer contrrio. Ainda por hiptese, vamos estudar como se o requerimento tiver sido aprovado; h) votar, em globo, as emendas de parecer contrrio, ressalvada a n 3; i) votar a emenda n 3. Mesmo que o parecer dela tenha sido desfavorvel, se ela tiver sido aprovada pelos Senadores, o que importa. O seu texto vai ser includo no texto do projeto. 25. Como vemos, em um processo de votao podem acontecer muitas coisas. 26. Este instrumento de votao DVS pode ser apresentado a qualquer proposio. 27. Existe ainda no Regimento Interno do Senado destaque para que parte do projeto ou que emendas constitua projeto autnomo, ou seja, saia do projeto original e se torne um novo projeto, com novo nmero, inclusive. Este requerimento tem que ser lido e votado como preliminar, antes de comear a votao do projeto. Se aprovado o requerimento, seu autor tem 2 dias teis para apresentar o novo projeto. E, a, comea-se a votar o projeto que est na Ordem do Dia, agora sem a parte que foi destacada. Observao: este requerimento s no pode ser utilizado quando se tratar de projeto originrio da Cmara.

Unidade 11 - Projeto de Resoluo do Senado

PROJETO DE RESOLUO DO SENADO (Altera o Regimento do Senado)

1. Esse tipo de projeto pode ser de autoria da Comisso Diretora ou de qualquer Senador. As tramitaes so bastante semelhantes. 2. Vamos comear com um projeto de autoria da Comisso Diretora. Ele lido no Perodo do Expediente de uma sesso do Senado e o Presidente da Casa abre o prazo de 5 dias teis para recebimento de emendas perante a Mesa. 3. Nesse prazo, se no tiver recebido emendas, o projeto vai para a Comisso de Constituio, Justia e Cidadania, para receber parecer. Se tiver recebido emendas, vai para a CCJ para dar parecer sobre o projeto e as emendas e tambm para a Comisso Diretora, para dar parecer sobre as emendas. 4. Se o projeto for de autoria de Senador, tambm lido no Perodo do Expediente e aberto o prazo para recebimento de emendas. De todo jeito, com ou sem emendas, ele vai ser analisado pela CCJ e pela CDIR, nessa ordem. 5. Depois que os pareceres forem dados, nas comisses e os procedimentos l so os mesmos que para os outros projetos no terminativos eles vo ser lidos no Perodo do Expediente, numerados e publicados. 6. Passado o interstcio regimental, o projeto pode ser agendado para a Ordem do Dia para ser discutido e votado em turno nico, pelo processo simblico. O quorum para aprovao o de maioria simples. Tudo isso ns j aprendemos. 7. preciso fazer a redao final. 8. Vamos aproveitar esta unidade para estudarmos as redaes finais, elaboradas para quase todas as proposies. Uma exceo quanto aos projetos de lei da Cmara que no tiverem nenhuma alterao, nem de redao. Para esses, o Senado no faz redao final. Para as demais matrias, sim. 9. Quem faz a redao final da grande parte das matrias a Comisso Diretora. Ela preparada por servidores da Secretaria-Geral da Mesa e, se a CDIR concordar, a maioria de seus membros a assina. Para as PECs, quem faz a redao, tanto para o segundo turno quanto a final, a prpria CCJ. Para os projetos de lei de cdigo a comisso especialmente constituda para dar parecer. Para a reforma do Regimento Interno do Senado tambm a prpria comisso criada para isso. Se for apenas uma alterao ou outra, a CDIR que faz a redao. 10. A apresentao dessas redaes finais so em forma de parecer, que lido no Perodo do Expediente da sesso, numerado e publicado como para qualquer outra proposio. A redao final discutida e votada. S no precisa de quorum especial para aprovar. 11. com base na redao final que a Secretaria de Expediente, uma unidade da Secretaria-Geral da Mesa, prepara os autgrafos. Relembrando: autgrafo o texto oficial daquilo que foi aprovado pela Casa Legislativa. 12. Existem outras redaes: a) redao para o segundo turno, quando no primeiro turno for aprovada alguma alterao, na PEC. b) redao para o turno suplementar, quando no turno nico for aprovado um texto substitutivo ao texto principal. A, esse texto substitutivo ter que ser submetido a um outro turno o turno suplementar de discusso e votao. 13. Pode haver alteraes tambm do Regulamento Administrativo do Senado, que rege a administrao da Casa, da mesma forma que se altera o Regimento Interno, que rege a parte legislativa da Casa. 14. Esta uma proposio privativa do Senado. No vai Cmara. Os projetos de resoluo da Cmara tambm no vm ao Senado.

Unidade 12 - Projeto de Resoluo do Senado

PROJETO DE RESOLUO DO SENADO (Autoria: Comisso de Assuntos Econmicos)

1. Este um assunto que diz respeito competncia privativa do Senado quanto a matrias de natureza financeira, previstas nos arts. 52 e 155 da Constituio Federal. Assim, so matrias que no so analisadas pela Cmara dos Deputados. So pedidos de autorizao para operao de crdito externo, de natureza financeira de interesse da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios. 2. Tambm compete ao Senado: a) fixar limites globais para o montante da dvida consolidada da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios (art. 52, VI CF); b) dispor sobre limites globais e condies para as operaes de crdito externo e interno da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, de suas autarquias e demais entidades controladas pelo poder pblico federal (art. 52, VII CF); c) dispor sobre limites e condies para a concesso de garantia da Unio em operaes de crdito externo e interno (art. 52, VIII CF); d) estabelecer limites globais e condies para o montante da dvida mobiliria dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios (art. 52, IX CF); e) fixar alquotas mximas do imposto sobre transmisso causa mortis e doao de quaisquer bens e direitos (art. 155, 1, IV CF); f) estabelecer as alquotas aplicveis s operaes e prestaes interestaduais e de exportao (art. 155, 2, IV CF); g) estabelecer alquotas mnimas nas operaes internas (art. 155, 2, V, a CF); h) fixar alquotas mximas nas operaes internas para resolver conflito especfico que envolva interesse de Estados e do Distrito Federal (art. 155, 2, V, b CF). 3. Em cada um dos casos, a Constituio determina quem pode ter iniciativa e qual o quorum de aprovao. 4. Assim que para a letra a, a proposta tem que partir do Presidente da Repblica, que encaminha uma mensagem ao Senado. Ela lida no Perodo do Expediente da sesso, toma o nome de Ofcio S (S de Senado) e vai para a Comisso de Assuntos Econmicos (CAE), que, como concluso de seu parecer, oferece um projeto de resoluo (PRS). Como todo parecer, este tambm lido no Perodo do Expediente, numerado o PRS tambm recebe um nmero e publicado. O Presidente da Casa abre o prazo de 5 dias teis para apresentao de emendas. Se tiver emendas, volta CAE para receber parecer sobre elas, antes de ser includo em Ordem do Dia. Se no tiver nenhuma emenda, includo em Ordem do Dia. O que se vota, no Plenrio, o Projeto de Resoluo. 5. As letras b, c, d e e so de iniciativa da prpria CAE. 6. A letra f de iniciativa do Presidente da Repblica ou de 1/3 dos membros do Senado, devendo o projeto de resoluo ser aprovado pelo Plenrio pela maioria absoluta dos Senadores (41 votos sim, no mnimo). 7. A letra g de iniciativa de 1/3 dos membros do Senado, devendo o projeto de resoluo ser aprovado pela maioria absoluta dos Senadores, em Plenrio. 8. E a letra h de autoria da maioria absoluta dos membros do Senado, no mnimo, s podendo ser aprovado se obtiver o voto sim de 2/3 dos Senadores, em Plenrio. 9. Em geral, chega ao Senado uma Mensagem do Presidente da Repblica que lida no Perodo do Expediente, tomando a nomenclatura de Ofcio S (Senado). Lembrem que a matria constante da Unidade 2 (ver o item 4) tambm recebe essa denominao: Ofcio S. 10. despachado Comisso de Assuntos Econmicos CAE, que, depois dos procedimentos normais (Relatrio => Parecer), conclui seu parecer por um projeto de resoluo. 11. O parecer lido no Perodo do Expediente, numerado e publicado, ficando aberto o prazo de 5 dias teis para emendamento perante a Mesa. 12. Sem emendas, o PRS pode ir Ordem do Dia. Com emendas, antes de ir Ordem do Dia, vai CAE para parecer sobre elas. 13. Uma vez aprovado o projeto de resoluo, a resoluo promulgada pelo Presidente do Senado. Publicada no DSF e no DOU, o Presidente da Casa participa o fato ao Presidente da Repblica e autoridade diretamente interessada na matria.

Unidade 13 - Medidas Provisrias

MEDIDAS PROVISRIAS (PROJETO DE LEI DE CONVERSO)

1. Este um assunto que est sempre na mdia, principalmente por causa da inverso dos papis, ou seja, o Poder Executivo legislando. E o processo legislativo ao contrrio, ou seja, quando a medida provisria publicada no Dirio Oficial da Unio, ela j passa a produzir efeitos. Provisoriamente. Provisoriamente ela tambm suspende a execuo das outras normas jurdicas que estiverem em confronto com ela. 2. Quando uma medida provisria publicada no DOU, o Presidente da Repblica a envia ao Presidente da Mesa do Congresso, que o Presidente do Senado Federal, para ser lida e designada a comisso mista temporria que vai estud-la e emitir parecer. Se os lderes no indicarem os nomes para compor a comisso, o Presidente da Mesa do CN designa assim mesmo a comisso, fazendo incluir o nome dos lderes e vice-lderes, no prazo de 48 horas. 3. A medida provisria tem vigncia durante 60 dias, podendo ser prorrogada, por ato do Presidente da Mesa do CN, uma nica vez, por mais 60 dias. 4. Qualquer congressista deputado ou senador pode apresentar emendas perante a comisso mista at o sexto dia contados da publicao da medida no DOU. Se tiver algum projeto em tramitao, tanto na Cmara como no Senado, e seu autor assim o desejar, pode apresent-lo, nesse prazo, como se fosse uma emenda. 5. O Presidente da Comisso designa um relator e um relator revisor (um de cada Casa, em alternncia), de igual partido, mas de partido diferente ao seu. 6. A comisso tem o prazo de 14 dias para dar seu parecer, que dever analisar a constitucionalidade da medida, ou seja, se ela relevante e urgente, se ela est financeiramente adequada, e tambm quanto ao seu mrito. 7. No 15 dia, com ou sem parecer, a medida vai para a Cmara dos Deputados. Se no tiver recebido parecer na comisso mista, o que tem quase sempre acontecido, este vai ser oferecido no Plenrio daquela Casa. A Cmara tem at o 28 dia para apreciar a medida. 8. O Relator pode concluir seu parecer de vrias formas, inclusive apresentando alteraes na MP, o que a transforma em PLV, ou seja, em um projeto de lei de converso. Qualquer alterao no texto da medida, uma vrgula que seja, transforma-a em PLV. 9. Antes de apreciar o mrito, a Cmara deve votar a medida quanto aos aspectos da constitucionalidade de relevncia e urgncia e adequao financeira. Se aprovados tais pressupostos, ento, entra-se na apreciao do mrito. 10. Se a medida for rejeitada na Cmara nem vem ao Senado. Se aprovada, ela ou um projeto de lei de converso, a, sim, vem ser apreciada pelo Senado. 11. O Senado tem 14 dias para apreciar a matria. Se os Senadores fizerem alguma alterao de mrito, ento volta para a Cmara, que tem 3 dias para analisar essas alteraes. 12. Todas essas contas de prazo perfazem um total de 45 dias. Est previsto assim porque no 46 dia a MP sobrestar a pauta da Casa onde ela estiver. 13. Mas no o que tem acontecido at agora. O parecer tem sido oferecido no Plenrio tanto da Cmara como do Senado, e a grande maioria delas acaba por trancar a pauta, porque ultrapassa o 46 dia. 14. Administrativamente, quando o Presidente encaminha a medida provisria ao Legislativo, preparado, na Secretaria-Geral da Mesa do Senado, o processado da matria, com o texto, a exposio de motivos do Ministro a que est ligado o assunto da medida e a legislao citada.

15. Depois que o Presidente da Mesa do Congresso que o Presidente do Senado faz a designao da comisso mista, o que pode acontecer em uma sesso conjunta ou em uma sesso do Senado (neste ltimo caso, o Presidente do Senado faz um ofcio ao Presidente da Cmara, comunicando o fato), e estabelece o calendrio de tramitao, o processado vai para a comisso mista, que secretariada por um servidor do Senado. L, h convocao de seus membros para a instalao da comisso mista. E tambm na comisso fica-se aguardando o recebimento de emendas. 16. Se se esgotar o prazo da comisso sem que tenha sido oferecido o parecer, o secretrio devolve o processado Secretaria-Geral da Mesa (SGM), para que seja preparado um ofcio do Presidente do Senado ao Presidente da Cmara, encaminhando o processo apreciao daquela Casa. Quem prepara o ofcio para o Presidente assinar a Secretaria de Expediente, que faz parte da SGM. 17. Se a Cmara rejeitar a medida, seu Presidente comunica ao Senado esse fato, e a matria toda vai para o Arquivo. Se a Cmara aprovar, quer a medida quer um projeto de lei de converso, ela manda o processo todo, inclusive com a matria rejeitada, porque o Senado vai analisar tudo. 18. No Senado, o Presidente da Casa designa um relator revisor (se no tiver sido designado ningum na comisso mista), que dar parecer em Plenrio, sobre tudo o que estiver dentro do processado. Parecer sobre os pressupostos de relevncia, urgncia e adequao financeira, e tambm sobre o mrito. 19. O Senado pode aprovar, inclusive, matria que tiver sido rejeitada pela Cmara. S que qualquer alterao feita no Senado a no ser as de redao volta para aquela Casa. 20. Se o resultado final for a aprovao da medida provisria, nos termos em que veio do Poder Executivo, ela ser promulgada como lei, entrando definitivamente no ordenamento jurdico brasileiro. Se o resultado for a aprovao de um PLV, vai sano do Presidente da Repblica como qualquer projeto de lei, podendo ele sancionar ou apor algum veto. 21. Se a medida provisria versar sobre abertura de crdito extraordinrio ao Oramento da Unio, ela ser analisada pela Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao (CMO), a nica comisso mista permanente do Congresso Nacional. Nesse caso, no h comisso mista temporria constituda especialmente para anlise da MP, como acontece para as que versam sobre outros assuntos.

Unidade 14 - Requerimentos (no Senado)

REQUERIMENTOS (NO SENADO) 1. So inmeros os requerimentos que os Senadores podem apresentar no Senado. Vamos listar alguns deles. E se o Regimento Interno no tiver previso para alguma necessidade nova porque o processo legislativo muito dinmico o art. 48 do Regimento do Senado, em seu inciso XXXIII, dispe como uma das atribuies do Presidente da Casa resolver os casos omissos, ouvido o Plenrio. Eis alguns requerimentos previstos no nosso Regimento Interno: Adiamento da discusso ou da votao de uma matria que j esteja na Ordem do Dia - Qualquer Senador pode apresentar esses tipos de requerimento, por escrito. Devem ser votados. Tanto a discusso como a votao podem ser adiadas para audincia de comisso que no se tenha manifestado, para reexame por motivo justificado, para determinado dia, para cumprir diligncia, para preencher formalidade essencial. No caso de adiamento para determinado dia, s podem ser apresentados dois requerimentos de adiamento da discusso e dois de adiamento da votao, sendo o prazo mximo, em cada um deles, de 30 dias teis. Um detalhe deve ser observado: o prazo do segundo requerimento no pode ser superior ao do primeiro. Assim, se o primeiro requerimento for para 10 dias teis, por exemplo, o segundo s pode ser por at 10 dias teis. Menos, pode; mais, no. Outro detalhe: se no tiver quorum para votao do requerimento de adiamento da discusso, ele fica prejudicado e continua-se a discutir a matria. Mas se no tiver quorum para votao de um requerimento de adiamento da votao, ento ele fica sobrestado, ou seja, a matria vai constar da Ordem do Dia da sesso deliberativa ordinria seguinte, dependendo da votao do requerimento. Audincia de comisso que no tenha se manifestado - significa que, alm do despacho inicial do Presidente enviando a matria a uma ou mais comisses, qualquer senador pode assinar um requerimento solicitando que ainda uma outra comisso venha sobre ela se manifestar, emitindo seu parecer. claro que o assunto tratado na matria tem que ter pertinncia com as competncias da comisso. Esse requerimento lido no Perodo do Expediente de uma sesso e includo em Ordem do Dia, aps ter cumprido as formalidades regimentais, ou seja, a publicao em avulsos e no DSF. Alm disso, para que esse requerimento conste da Ordem do Dia, preciso que ele esteja na Casa h pelo menos 10 dias. Alis, essa uma regra regimental que vale para todas as matrias, exceto para as que recebam carter de urgncia via requerimento. A finalidade desse prazo para que todos possam tomar conhecimento do que est tramitando no Senado e fazer sua anlise. Cumpre-se, tambm desta forma, o princpio da transparncia . Comparecimento de Ministro de Estado O requerimento, por escrito, assinado por qualquer Senador, lido no Perodo do Expediente e ser agendado para constar da Ordem do Dia de uma outra sesso. Se aprovado, o Presidente do Senado oficia o Ministro que, regimentalmente, tem at 30 dias teis para comparecer ao Plenrio. As comisses tambm podem convocar Ministros para comparecerem a suas reunies. Constituio de comisso temporria - Um senador assina o requerimento, que tambm deve ser lido e publicado, e deve cumprir as formalidades regimentais, inclusive de fazer parte da Ordem do Dia. Se aprovado, o Presidente solicita aos lderes partidrios que indiquem os membros da comisso. Com a indicao da maioria, o Presidente designa a comisso, que pode se reunir para eleger seu Presidente, Vice-Presidente e comear a trabalhar. O requerimento deve trazer especificados o objetivo e o prazo. Destaque para determinado fim (aprovao ou rejeio) - O requerimento pede a rejeio ou a aprovao de determinado dispositivo do texto da proposio, ou de alguma emenda. O cuidado que se deve ter porque, quando se vota o requerimento, est-se votando o mrito da matria. Ou seja, vota-se a rejeio da matria, ento, rejeita-se a matria. O contrrio tambm verdadeiro: se o destaque para aprovao da matria, quando se vota o requerimento, automaticamente est-se votando a aprovao. Destaque para constituir projeto autnomo - Esse requerimento no pode ser aplicado em projeto de lei oriundo da Cmara dos Deputados. apresentado como preliminar da votao do resto da matria. Se aprovado, o Senador autor do requerimento tem 48 horas para apresentar o novo projeto. que, ao aprovar esse tipo de requerimento, os Senadores esto autorizando a que parte do projeto, por exemplo, no mais conste daquele que est sendo votado e passe a ser outro, que vai comear a tramitar como projeto novo.

O requerimento, por exemplo, pode solicitar que os arts. 10 a 30 passem a constituir projeto autnomo. Por isso que o requerimento deve ser votado antes de se comear a votar o projeto. Porque, se for aprovado, os arts. 10 a 30 deixam de fazer parte desse, para fazer parte de outro projeto. Destaque para votao em separado - Estudamos esse requerimento na Unidade 10. Dispensa de discusso Este um requerimento que s pode ser assinado por Lder. um dos poucos no Senado, embora, nas sesses conjuntas do Congresso Nacional, a regra geral que os requerimentos sejam assinados por lderes. Ele apresentado ao ser anunciada a matria a que se refere, durante a Ordem do Dia. Para esse requerimento poder ser apresentado, preciso que a proposio tenha recebido pareceres favorveis de todas as comisses. Se o requerimento for aprovado, passa-se imediatamente votao da matria. Homenagem de pesar Este requerimento pode ser apresentado por qualquer Senador, durante o Perodo do Expediente da sesso, sendo sua votao imediata, precisando apenas do quorum de 1/10 (9 Senadores) para ser aprovado. A Secretaria de Expediente, ento, prepara um documento especial, assinado pelo Presidente do Senado, a ser enviado s pessoas definidas no requerimento de homenagem. O gabinete do Senador autor do requerimento deve fornecer os contatos dessas pessoas. O requerimento pode solicitar tambm a observncia de 1 minuto de silncio, bem como o levantamento da sesso, em caso de o homenageado ser parlamentar no exerccio do mandato, do Presidente ou do Vice-Presidente da Repblica. Informaes - um requerimento assinado por qualquer Senador ou comisso. Lido no Perodo do Expediente, vai Mesa, para deciso. Entretanto, se envolver matria sigilosa, vai Comisso de Constituio, Justia e Cidadania, que deve oferecer seu parecer no prazo de duas reunies ordinrias da Comisso. O parecer lido no Perodo do Expediente de uma sesso e agendado para a Ordem do Dia de alguma outra sesso. Se aprovado, ou pela Mesa ou pelo Plenrio, a Secretaria de Expediente prepara um ofcio, que assinado pelo Primeiro-Secretrio da Mesa do Senado e endereado ao Ministro ou ao titular do rgo diretamente vinculado Presidncia da Repblica, objeto do requerimento. Eles tm at 30 dias para responder. Caso contrrio, podem responder por crime de responsabilidade. Se as informaes estiverem vinculadas instruo de alguma matria legislativa, depois de aprovado o requerimento e at que chegue a resposta, a tramitao dessa matria fica sobrestada (suspensa). Trata-se de um instrumento muito utilizado pelas oposies. Inverso da Ordem do Dia A Ordem do Dia ordenada conforme determina o Regimento Interno. Mas os Senadores podem preferir apreciar as proposies em uma outra seqncia. Para isso, antes de iniciar essa fase da sesso, qualquer Senador pode apresentar um requerimento pedindo a inverso, que pode envolver desde apenas um item at a pauta toda. Se aprovado o requerimento, passa-se deliberao na seqncia determinada pelo Plenrio. Pode acontecer, entretanto, de, depois de a pauta j ter comeado, os Senadores, por algum motivo, desejarem modificar a ordem do que ainda vem pela frente. Como, nesse momento, no mais possvel apresentar requerimento de inverso, o Regimento apresenta outra soluo: requerimento de preferncia de um item (ou de uns itens) sobre outros. O resultado acaba sendo o mesmo: alterar a ordenao da Ordem do Dia. Licenas A Constituio prev que o Senador (ou o Deputado, na Cmara dos Deputados) pode solicitar licena para se ausentar dos trabalhos da Casa para tratamento de sade, para tratar de interesses particulares (neste caso no h pagamento de subsdios), para desempenhar alguma misso do Senado, para atender a algum compromisso poltico ou cultural de interesse parlamentar. Se ele no se licencia e no comparece s sesses deliberativas, fica com falta. E, pela Constituio, ele s pode faltar at a 1/3 das sesses ordinrias. Caso contrrio, perde o mandato. Em alguns casos sade e interesse particular -, se a licena do titular do mandato for superior a 120 dias consecutivos, ou seja, de 121 dias em diante, ser convocado seu primeiro suplente. Para tratar de interesse particular, entretanto, esses 121 dias no podem acontecer dentro da mesma sesso legislativa. Quando o Senador (isso ocorre tambm para Deputado) chamado a ocupar cargo de Ministro de Estado, Governador de Territrio, Secretrio de Estado, Distrito Federal, Territrio ou Prefeitura de Capital, ou, ainda, de chefe de misso diplomtica temporria, ele no precisa se licenciar; apenas comunica seu afastamento. Nesses casos, no h prazo, e seu afastamento ser igual ao tempo que durar sua nova tarefa. Ele pode, inclusive, optar pela remunerao de parlamentar. Ainda sobre esse tema: o Senador, sempre que se ausentar do Brasil, deve comunicar Casa, mesmo que seja durante o recesso parlamentar. Preferncias A palavra j est dizendo o que o requerimento pede: alguma preferncia. Uma delas ns j vimos: preferncia de um item sobre outros da pauta (ver o requerimento de inverso da pauta). Mas h outras preferncias possveis: 1. de projeto sobre substitutivo, quando a preferncia regimental recaia sobre o substitutivo. o caso do substitutivo que apresentado pela comisso como concluso de seu parecer; 2. de substitutivo sobre projeto, quando a preferncia regimental recaia sobre o projeto. o caso do substitutivo apresentado em Plenrio, como concluso de parecer oral; 3. de uma emenda sobre outra, ou de um grupo de emendas sobre outro. Retirada de proposio O requerimento s pode ser apresentado pelo autor da proposio que se queira retirar. E retirada definitiva, ou seja, retirada de tramitao, para que a matria v para o arquivo. Se a proposio for um requerimento, ou seja, se se tratar de requerimento de retirada de um outro requerimento, ento deferido pelo Presidente da Casa. Se for retirada de um projeto, nesse caso o requerimento de retirada precisa ser includo em Ordem do Dia, para ser votado. Se aprovado, o projeto interrompe naquele ponto sua tramitao e vai para o arquivo. Se o requerimento for rejeitado, o projeto continua sua tramitao. Sesso especial O Senado pode realizar uma sesso especial para homenagens. uma sesso inteira. Mas, em vez de ser uma sesso inteira, pode-se optar por fazer somente o Perodo do Expediente de homenagem. O procedimento para obter essa homenagem o mesmo: atravs de um requerimento assinado por no mnimo 6 Senadores, lido no Perodo do Expediente de uma sesso e votado aps a Ordem do Dia dessa mesma sesso. H algumas diferenas entre as duas homenagens: 1. a durao da sesso de 4 horas e 30 minutos; a do Perodo do Expediente, 2 horas, podendo ser prorrogada se ainda houver

oradores para as homenagens; 2. os oradores da sesso especial so designados pelo Presidente do Senado; os do Perodo do Expediente de homenagem so por inscrio, ou seja, qualquer Senador que o desejar pode se inscrever.

Urgncias O Regimento Interno prope 3 tipos de urgncia: 1. art. 336, I a urgncia urgentssima, para os casos de matrias que envolvam perigo de segurana nacional e problemas de calamidade pblica. Nesse caso, o requerimento apresentado em qualquer momento da sesso, interrompendo-se o que se est fazendo para deliberar sobre o assunto. Aprovado o requerimento, inicia-se imediatamente a apreciao da matria para a qual se conferiu regime de urgncia. O parecer dado na hora, discute-se e vota-se. Esse requerimento pode ser assinado pela Mesa, pela maioria dos membros do Senado (41), ou por lderes que representem esse nmero. 2. art. 336, II esse requerimento pode ser assinado por Comisso, por 54 Senadores ou por lderes que representem esse nmero. O requerimento lido no Perodo do Expediente de uma sesso e votado aps a Ordem do Dia. Se aprovado, a matria a que se refere constar da Ordem do Dia da segunda sesso deliberativa ordinria subseqente. Se a matria no tiver ainda recebido parecer, ele oferecido no plenrio, por relator designado pelo Presidente do Senado. As emendas so apresentadas at o encerramento da discusso. Se tiver havido emendas, o relator oferece parecer sobre elas durante a mesma sesso. Ele pode solicitar prazo de 24 horas para dar esse parecer. E a matria discutida e votada. Essa urgncia pode ser extinta mediante um requerimento de extino de urgncia assinado pela maioria da composio do Senado (41) ou lderes que representem esse nmero, ou pela comisso requerente. 3. art. 336, III uma urgncia mais lenta. O requerimento lido no Perodo do Expediente de uma sesso, includo na Ordem do Dia da sesso deliberativa seguinte. Se aprovado, a matria a que se refere o requerimento entra na Ordem do Dia da 4 sesso deliberativa ordinria subseqente. Um detalhe: esse tipo de requerimento s pode ser apresentado para matrias que no tenham recebido parecer. Nesse caso, o parecer tem que ser oferecido at a vspera da matria entrar na Ordem do Dia. E as emendas so apresentadas at o encerramento da discusso. Se no tiver tido nenhuma, passa-se votao. Mas se tiver recebido alguma emenda, a matria sai da Ordem do Dia para voltar na 4 sesso deliberativa ordinria subseqente, devendo o parecer sobre elas ser oferecido at a vspera. Como podemos reparar, uma urgncia mais lenta que as outras. Mas a maior garantia que a matria no volta para o mbito das comisses, mesmo tendo recebido emendas. Esse rito de urgncia pode ser assinado por Comisso, por da composio do Senado (21), ou lderes que representem esse nmero. E pode ser extinto mediante requerimento de extino de urgncia assinado por 1/4 da composio do Senado (21), por lderes que representem esse nmero ou pela comisso requerente. Existem alguns assuntos que tramitam em regime de urgncia, mas no precisam de requerimento para isso. Alguns exemplos: autorizao para o Presidente da Repblica declarar guerra, celebrar paz.

Verificao de votao um requerimento oral, apresentado por um Senador e apoiado por outros trs. Como a prpria expresso diz, a votao j foi feita, simbolicamente, e vai ser feita novamente, para saber se o resultado proclamado pelo Presidente da sesso verdadeiro. Dessa vez, a votao feita pelo processo nominal, ou seja, cada senador registra seu voto no painel eletrnico. Se este no estiver funcionando, faz-se a chamada nominal. A votao de matrias que s requerem quorum de maioria simples para serem aprovadas tambm pode ser desde logo realizada nominalmente, se houver requerimento de votao nominal, assinado por qualquer senador. Nesse caso, no h duas votaes; apenas a nominal. Mas o requerimento tem que ser aprovado antes. Voto de aplauso, censura, etc .- o que o prprio nome diz. O requerimento, antes de ser votado no Plenrio, enviado CCJ ou CRE (Comisso de Relaes Exteriores e Defesa Nacional), para receber parecer.

Unidade 15 - Pareceres Sobre Escolha de Autoridades

PARECERES SOBRE ESCOLHA DE AUTORIDADES 1. A grande maioria dos pareceres no tem vida prpria, ou seja, so meramente instruo de uma proposio, e esta que ser votada no plenrio. Mas existem alguns pareceres que tm vida prpria, que so proposio e que, por isso, so votados. o caso dos pareceres para a escolha de nomes de autoridades, que uma competncia privativa do Senado, ou seja, no apreciada pela Cmara. Por exemplo: Presidente e diretores do Banco Central, Dirigentes do CADE, das Agncias Reguladoras como ANEEL, ANA, ANP, etc., Ministros de Tribunais Superiores, Procurador-Geral da Repblica, Ministros do Supremo. E tantas outras autoridades. 2. O Presidente da Repblica encaminha o nome por ele indicado apreciao do Senado Federal, mediante Mensagem, que lida no Perodo do Expediente e despachada comisso competente. Por exemplo: o nome do Procurador, de Ministro de Tribunal Superior vai para a CCJ; os nomes para o Banco Central vo para a CAE. 3. Nas comisses, como para qualquer outra matria, o seu Presidente designa um relator, que apresentar relatrio, aps a sabatina do candidato pelos membros da comisso. Ou seja, o candidato convocado para a comisso, onde questionado sobre sua qualificao para o cargo. O relator, ento, apresenta seu relatrio que, se aprovado, se transforma no parecer da comisso, como em qualquer outro caso. esse parecer que includo em Ordem do Dia, no Plenrio, para votao. 4. A sesso pblica, mas a votao secreta. Isso quer dizer que, no painel eletrnico, aparece quem votou e o resultado, mas no aparece o voto de cada senador. 5. Se aprovado, o Presidente do Senado envia uma Mensagem ao Presidente da Repblica, comunicando a deciso do Senado. 6. Na maior parte dos casos, o quorum de aprovao maioria simples. Mas, no caso do Procurador-Geral da Repblica e dos Ministros do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores (exceto o STM, que maioria simples), o quorum de maioria absoluta (41 votos sim). As indicaes para o Conselho Nacional de Justia e Conselho Nacional do Ministrio Pblico necessitam da aprovao da maioria absoluta do Senado.(EC 45, de ).

Unidade 16 - Projeto de Decreto Legislativo Sobre Prestao de Contas do Presidente da Repblica

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO SOBRE PRESTAO DE CONTAS DO PRESIDENTE DA REPBLICA 1. O Presidente da Repblica deve prestar contas ao Congresso Nacional de como gastou o dinheiro do oramento da Unio. uma das formas que o Poder Legislativo tem de controlar o Poder Executivo. 2. E como isso feito? O art. 84, XXIV, da Constituio Federal, determina que o Presidente da Repblica deve prestar, anualmente, ao Congresso Nacional, dentro de sessenta dias aps a abertura da sesso legislativa, as contas referentes ao exerccio anterior. 3. Se ele no o fizer, a Cmara dos Deputados procede tomada de contas. Nunca vi isso acontecer, porque o prazo de 60 dias sempre cumprido. Mas se no for, est previsto o remdio para que a Constituio seja cumprida. 4. O Presidente da Repblica, por meio de mensagem, encaminha suas contas ao Presidente da Mesa do Congresso, que, como j vimos, o Presidente do Senado. Este envia tudo ao Tribunal de Contas da Unio (TCU), que, como auxiliar do Poder Legislativo, prepara um parecer prvio, tambm em um prazo de 60 dias. 5. O TCU devolve tudo, com esse parecer. 6. O Presidente do Senado comunica o fato ao Plenrio do Congresso ou, se no houver sesso conjunta, comunica em uma sesso do Senado e oficia o Presidente da Cmara, que dar conhecimento aos Deputados. 7. A matria toda vai para a Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao (CMO), para que ela emita um parecer, concluindo pela apresentao de um projeto de decreto legislativo. 8. Esse projeto vai comear sua tramitao ora pela Cmara dos Deputados, ora pelo Senado, porque os projetos oriundos da comisso mista tm o incio de sua tramitao alternadamente por uma ou outra Casa. 9. Quer tenha sua tramitao iniciada no Senado ou na Cmara, quando o projeto chega ao Senado, ele lido no Perodo do Expediente e abre-se o prazo de 5 dias teis para apresentao de emendas perante a Mesa. Se tiver emendas, vai para a CMO, para receber parecer. 10. Pode ser que vocs estejam se perguntando: Ora, so as contas do Presidente da Repblica. Como se pode apresentar emenda a elas? As emendas no so apresentadas s contas, mas ao projeto de decreto legislativo, que as aprova. Um exemplo: j houve caso em que foi apresentada uma emenda acrescentando a expresso com restries. Assim, as contas daquele ano ficaram aprovadas com restries, porque a emenda foi acolhida. 11. Na CMO, o procedimento igual. O relator da matria principal ser o mesmo das emendas. Ele apresenta seu relatrio que, se aprovado, se transforma no parecer.

12. Uma vez aprovado o parecer, ele numerado e publicado como outro parecer qualquer e ter que cumprir aquele interstcio regimental de que j falamos vrias vezes, para poder ser agendado para a Ordem do Dia. 13. O projeto discutido e votado em turno nico, por maioria simples de votos. Aprovado, vai promulgao

Unidade 17 - Projeto de Resoluo que altera o Regimento Comum do Congresso Nacional

PROJETO DE RESOLUO QUE ALTERA O REGIMENTO COMUM DO CONGRESSO NACIONAL 1. Este projeto de resoluo pode ter origem nas Mesas da Cmara e do Senado as duas Mesas ou, ento, ser apresentado por no mnimo 100 parlamentares, sendo 80 deputados e 20 senadores. 2. Lido no Expediente, agora de uma sesso conjunta do Congresso Nacional, se o projeto das Mesas, o Presidente do Congresso convoca outra sesso para discusso e votao. Se o projeto de autoria de parlamentares, ento ele vai ao exame das Mesas, que oferecero pareceres. Pode acontecer de as Mesas preferirem apresentar um parecer nico. Isso possvel. 3. Nos dois casos, o projeto ser discutido e votado no plenrio de uma sesso conjunta. As emendas podem ser apresentadas por qualquer congressista (isso quer dizer que qualquer senador ou deputado pode apresentar emenda) at o encerramento da discusso, em plenrio. 4. Vamos aproveitar esse tema para ainda aprendermos sobre apresentao de proposio. Todas as proposies devem ter justificativa, com exceo dos requerimentos. Nenhum requerimento precisa de justificativa, com exceo do requerimento que pede adiamento da discusso ou da votao para reexame da matria. Esse o nico requerimento que o Regimento do Senado obriga o autor a apresentar justificativa. Os outros requerimentos at podem ser justificados. Podem. No tm que ser. Mas os de adiamento para reexame, esses obrigatoriamente sero justificados. E h uma lgica nesse dispositivo. Porque se a comisso j se manifestou sobre a matria, necessrio que haja algum fato novo para que ela se manifeste novamente. Isso vale em qualquer caso. Em virtude de reiteradas decises do Supremo Tribunal Federal, tambm deve ser devidamente justificado o requerimento de informao cujo sigilo for protegido por regra constitucional, como as informaes bancrias, fiscais e telefnicas. 5. Voltemos ao nosso projeto de resoluo. Tanto faz se o projeto de autoria das Mesas ou de parlamentares, se ele tiver recebido emendas, precisa receber parecer das Mesas sobre elas. Tambm aqui o parecer pode ser um de cada Mesa ou um parecer nico. 6. Publicado o parecer em avulsos e no Dirio do Congresso Nacional, no Dirio do Senado Federal e no Dirio da Cmara dos Deputados, a matria est pronta para ir novamente ao plenrio, agora para votao. 7. A votao em turno nico, sendo necessrio apenas o quorum de maioria simples. 8. Nas sesses conjuntas do Congresso Nacional, devemos sempre nos lembrar que a sesso conjunta, a discusso das matrias conjunta, ou seja, deputados e senadores usam da palavra naturalmente. Mas as votaes so bicamerais, ou seja, primeiro chamam-se os deputados a votar e, depois, os senadores. sempre assim. S h uma exceo. Nos vetos apostos a projetos de lei do Senado. Isso vamos ver um pouco mais adiante, na unidade de vetos. 9. Se o projeto for aprovado em ambas as Casas, ento a Resoluo CN (Congresso Nacional) vai ser promulgada pelo Presidente da Mesa do Congresso.

Unidade 18 - Vetos Presidenciais

VETOS PRESIDENCIAIS

1. Quando um projeto de lei, seja ele do Senado, da Cmara ou de Converso (oriundo de medida provisria alterada), aprovado no Poder Legislativo, ele vai sano do Presidente da Repblica, que pode sancion-lo total ou parcialmente. Se ele sanciona parcialmente significa que o vetou em parte. O projeto tambm pode ser vetado totalmente. Muitos juristas entendem que o veto total deve ser entendido como uma srie de vetos parciais. 2. Se esgotado o prazo de 15 dias teis e o Presidente da Repblica no se manifestar, a deciso do Congresso Nacional mantida, ou seja, o projeto transforma-se, tacitamente, em lei. Nesse caso, o Presidente ainda dispe de 48 horas para promulgar a lei. Se ele no o fizer, devolve os autgrafos ao Presidente do Senado, que em 48 horas deve promulgar a lei. E se este no o fizer, o Vice-Presidente do Senado o far. 2. O veto s pode ser aposto por duas razes: uma, poltica o projeto ser considerado contrrio ao interesse nacional e, outra, jurdica o projeto ser considerado inconstitucional. 3. O Presidente comunica ao Congresso Nacional as razes do veto e as faz publicar no Dirio Oficial da Unio. 4. Quando o veto chega ao Senado, h um preparo administrativo dessa matria. A Secretaria de Coordenao do Congresso prepara a documentao, ou seja, prepara um relatrio, anexa toda a legislao citada, e feito avulso da mensagem do Presidente da Repblica. Prepara tambm um ofcio do Presidente do Senado ao Presidente da Cmara solicitando a indicao de 3 Deputados para comporem a comisso mista que vai analisar o veto e preparar seu relatrio. Quando vem a resposta, o Presidente do Senado indica 3 Senadores. 5. Essa comisso mista, ento, composta por 3 deputados e 3 senadores e tem o prazo de 20 dias para apresentar seu relatrio. de todo conveniente que dessa comisso faam parte o deputado e o senador que relataram o projeto inicialmente. 6. A mensagem de veto lida em uma sesso conjunta, quando designada a comisso e fixado o calendrio de tramitao. 7. A Constituio Federal dispe que o Congresso Nacional tem 30 dias para apreciar o veto. Entretanto, sabemos que esse dispositivo no vem sendo regularmente cumprido. 8. O veto discutido e votado tambm em sesso conjunta. A Constituio dispe sobre um quorum de rejeio e no de aprovao. Para ser rejeitado, o veto precisa da maioria absoluta de votos no tanto na Cmara como no Senado. E a votao secreta. 9. Como podemos deduzir, muito difcil derrubar (rejeitar) um veto. 10. Algumas vezes h vrios vetos em um s projeto. Cada um deles deve ser votado separadamente. Assim, seriam muitas e muitas votaes nominais no painel. um processo bastante demorado. Para agilizar e preservar o carter secreto da votao, desde 1992 o Congresso Nacional est utilizando cdula de votao. Os parlamentares marcam seu voto e depositam a cdula em uma urna, assinando a lista de presena na votao. Quem faz a apurao desses votos o Prodasen, acompanhado de uma comisso de parlamentares indicados pelos lderes partidrios e designados pelo Presidente do Congresso. 11. Todos os parlamentares (deputados e senadores) votam em todos os vetos. Quando o Prodasen vai fazer a apurao, inicia computando os votos da Cmara. S far a apurao no Senado caso a Cmara tenha rejeitado o veto. Se o projeto de lei vetado for do Senado, ento a contagem comea pelos votos dos senadores, passando a verificar na Cmara, apenas se o veto tiver sido rejeitado no Senado. Lembrem-se que o veto deve ser rejeitado pelas duas Casas. Ora, se uma delas o mantm, ento esse requisito no atingido. 12. Se o veto derrubado, o Presidente do Congresso comunica o fato ao Presidente da Repblica e envia a ele a matria, para que seja promulgada e publicada. 13. E como fica a vigncia dessa matria? Ela fazia parte de uma lei que j foi publicada e j comeou a produzir seus efeitos, com exceo do dispositivo vetado. Vamos tomar como exemplo hipottico o art. 2 da lei. 14. Esse art. 2, que havia sido vetado, cujo veto foi rejeitado pelo Congresso, fazia parte de uma lei que, tambm hipoteticamente, tinha como clusula de vigncia esta lei entra em vigor na data de sua publicao. Ento, esse art. 2 s entra em vigor da data da

sua prpria publicao. Seus efeitos no retroagem data da publicao da lei em que ele est inserido. 15. Outro exemplo: se este art. 2 estiver inserido em uma lei que tem como clusula de vigncia esta lei entra em vigor 90 dias aps a publicao, o art. 2, quando for publicado, s entrar em vigor 90 dias aps a sua publicao do DOU. 16. Dos itens 14 e 15 acima, compreende-se que o art. 2 cumpre o que a clusula de vigncia da lei dispe. Mas a partir da sua prpria publicao no DOU e no a partir da publicao da lei.

Unidade 19 - Matrias Oramentrias

MATRIAS ORAMENTRIAS 1. Por matrias oramentrias devemos entender: a) o projeto de lei sobre o plano plurianual (PPA). um programa de governo, que tem durao para 4 anos. E para no haver problemas de descontinuidade de trabalho governamental, o programa de um governo ultrapassa em um ano seu mandato, ou seja, o Presidente posterior trabalha seu primeiro ano de gesto com o plano do governo anterior. No seu primeiro ano de mandato, o Presidente da Repblica envia ao Congresso Nacional seu prprio PPA, at o dia 31 de agosto, e o Congresso deve aprov-lo at 22 de dezembro. Esse plano vai valer para seus 3 anos restantes de mandato e para o primeiro ano de mandato do prximo Presidente; b) o projeto de lei de diretrizes oramentrias (LDO). uma lei anual, ou seja, vale por um ano. O Presidente da Repblica encaminha o projeto de lei ao Congresso Nacional at o dia 15 de abril de cada ano, e os parlamentares devem apreci-lo e devolv-lo para sano ( um projeto de lei) at o dia 17 de julho. Caso no o faam, a Constituio manda que a sesso legislativa no se interrompa no ms de julho (o recesso inicia-se em 18 de julho), at que se vote. para garantir que o Presidente da Repblica possa preparar o projeto de lei de oramento, com base nas diretrizes oferecidas pelo Congresso. c) o projeto de lei do oramento da Unio (LOA). Tambm uma lei anual. Todo ano o Pas tem um oramento. O Presidente da Repblica deve envi-lo ao Congresso Nacional at o dia 31 de agosto de cada ano de seu governo. E os parlamentares devem vot-lo e devolv-lo sano at 22 de dezembro. Mas, nesse caso, a Constituio no obriga a que se continue a trabalhar, caso no seja aprovado, como faz para a LDO. d) os projetos de lei de crditos adicionais, que podem ser: - crditos suplementares. Tambm so projetos de lei ordinria, como os demais. o caso em que h previso no oramento para uma determinada despesa, mas, como se diz, o dinheiro no deu. Ento, necessrio que se faa uma suplementao; - crditos especiais. Esses crditos no esto previstos no Oramento da Unio. Um exemplo: quando criado algum rgo novo na Presidncia da Repblica. Esse fato no poderia estar previsto no oramento aprovado no ano anterior, mas necessrio haver verba para instalar o novo rgo. Para esses casos e apenas um exemplo o Presidente da Repblica encaminha um projeto de lei solicitando o crdito; e - crditos extraordinrios. Como o prprio nome diz, extraordinrio, no previsto. Ento, tambm no h previso oramentria. So para atender situaes emergenciais de calamidade pblica secas, enchentes -, por exemplo. Esses crditos, inclusive, como atendem aos requisitos constitucionais de relevncia e urgncia, podem ser enviados ao Congresso em forma de medida provisria. o nico caso, em termos de matria oramentria. 2. Todas essas matrias vo anlise da Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao CMO. 3. Quando as mensagens presidenciais encaminhando os projetos chegam ao Congresso Nacional, a Secretaria de Coordenao Legislativa do Congresso prepara todo o material, inclusive alguma legislao que tenha sido citada, para que a Grfica confeccione o avulso. Esses projetos e os respectivos calendrios de tramitao podem ser lidos no Expediente de uma sesso conjunta ou no Perodo do Expediente de em uma sesso do Senado. Neste ltimo caso, o Presidente do Senado comunica o fato ao Presidente da Cmara. 4. As emendas a essas matrias todos os parlamentares - s podem ser apresentadas perante a CMO, que elaborar parecer tanto sobre o projeto como sobre as emendas. Os projetos sempre viro a ser discutidos e votados no plenrio de uma sesso conjunta. Mas sobre as emendas o parecer conclusivo. Ou seja, ao aprovar o projeto, o Plenrio estar aprovando o que a CMO decidiu a respeito das emendas. Se algum congressista quiser votar alguma emenda em Plenrio, dever apresentar requerimento assinado por no mnimo 60 parlamentares (deputados e/ou senadores), entregue na Secretaria-Geral da Mesa do Senado at a vspera do incio da discusso do projeto, na Ordem do Dia. 5. O procedimento de votao dessas matrias bastante simples, porque so projetos de lei ordinria, ou seja, so deliberados em votao simblica e aprovados por maioria simples de votos. O mais trabalhoso a negociao poltica anterior votao em Plenrio. 6. Atualmente, h um amplo debate sobre a estrutura da Comisso de Oramento, a forma de se apresentar emendas, e, tambm, sobre a natureza do Oramento da Unio, se permanece autorizativo como hoje ou se passa a ser impositivo. Devemos ter sempre em mente que aprovar o Oramento da Unio uma importante e antiga misso dos parlamentares.

MDULO COMPLEMENTAR 2 - QUADRO DE SIGLAS

Este mais um mdulo complementar ao curso de Processo Legislativo. Trata-se do quadro de siglas das proposies legislativas. Aqui voc ter a oportunidade de conhecer o significado das siglas usadas para nomear as diversas proposies.

Objetivos do Mdulo

Reconhecer o significado das siglas usadas no curso.

Quadro de Siglas

QUADRO DE SIGLAS DE PROPOSIES LEGISLATIVAS

SIGLA
AVN AVS CON DEN DIV ECD INQ INS MPV MSF MSG OF OFN OFS PAR PDC PDH PDN PDR PDS PEC PET PFS PL PL- CR PLC PLN PLS PLS Compl. PLV PR PR - CR PRS PRN P.S PTN QCN QSF RAI R.C RELAT REN REP RQN RQR RQS R.S SCD

PROPOSIO LEGISLATIVA AVISO (CN) AVISO (SF) CONSULTA (SF) DENNCIA (SF) DIVERSOS (SF) EMENDA(S) DA CMARA DOS DEPUTADOS AO PROJETO DE LEI DO SENADO INQURITO (SF) INDICAO (SF) MEDIDA PROVISRIA MENSAGEM (SF) MENSAGEM OFICIO SF (INTERNO) OFICIO (CN) OFICIO "S" (SF) PARECER (CN) PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO (CD) PETIO DA COMISSO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAO PARTICIPATIVA PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO (CN) PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO (CR CN) PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO (SF) PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUIO PETIO (SF) PROPOSTA DE FISCALIZAO E CONTROLE (SF) PROJETO DE LEI (COMISSO REPRESENTATIVA- CN) PROJETO DE LEI DA CMARA PROJETO DE LEI DO CONGRESSO NACIONAL PROJETO DE LEI DO SENADO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR PROJETO DE LEI DE CONVERSO (CN) PROJETO DE RESOLUO (COMISSO REPRESENTATIVA -CN) PROJETO DE RESOLUO (SF) PROJETO DE RESOLUO (CN) PARECER (SF) PETIO (CN) QUESTO DE ORDEM DO CONGRESSO NACIONAL QUESTO DE ORDEM DO SENADO FEDERAL REQUERIMENTO DA COMISSO DE ATIVIDADES DE INTELIGNCIA RECURSO (CONGRESSO NACIONAL) RELATRIO RENNCIA REPRESENTAO REQUERIMENTO (CN) REQUERIMENTO DA COMISSO REPRESENTATIVA REQUERIMENTO RECURSO (SF) SUBSTITUTIVO DA CMARA DOS DEPUTADOS AO PROJETO DE LEI DO SENADO

SIT SUG VET

SOLICITAO DE INFORMAO AO TCU (CD) SUGESTO VETO

Crditos

Crditos

Conteudista Claudia Lyra Nascimento Atualizao do contedo Marcos Evandro Cardoso Santi Atualizao do desenho instrucional Simone Figueira Dourado Reviso Lngua Portuguesa Meyre Malena Alves Rodrigues Marcelo Azevedo Larroyed Coordenao Lucas Machado Ncleo pedaggico Claudia Pohl Jenifer de Freitas Lucas Machado Marcelo Larroyed Polliana Alves Simone Dourado Tatiana Beust Valria Maia e Souza Vincius Henrique William Robespierre Athanazio Ncleo web Alessandra Brando Bruno Carvalho Carlos Inocente Francisco Wenke talo Fernandes Snia Mendes Ncleo administrativo Espedito Marques de Azevedo Luciano Marques Maxlano Cardoso

Anda mungkin juga menyukai