Anda di halaman 1dari 29

EXPEDIO PARA IDENTIFICAO E AVALIAO DE ESPCIES NO-DESCRITAS DE LORICARIDEOS EXPLOTADOS COM FINALIDADE ORNAMENTAL NO RIO XING

_____________________

RELATRIO COOPE Local: Altamira/PA Data: 02 a 12/11 de 2008


Relatores: Henrique Anatole, IBAMA/SEDE James Bessa, IBAMA/AM Lcia Rapp Py-Daniel, INPA Renildo Oliveira, INPA
____________________ Dezembro 2008

1. 2.

Apresentao Histrico A Lista de Espcies Permitidas As espcies no-descritas de cascudos da famlia Loricariidae Anlise e identificao Preparativos O local e perodo da expedio A equipe e o suporte financeiro Trabalhos de Campo Segunda-feira, 03/11 Preparativos Tera-feira, 04/11 Victria do Xing Quarta-feira, 05/11 Belo Monte Quinta-feira, 06/11 Arroz cru Sexta-feira, 07/11 Babaquara e Gorgulho da Rita Sbado, 08/11 Sada para acampamento Domingo, 09/11 Desenvolvimento dos trabalhos Segunda-feira, 10/11 Retorno a Altamira Tera-feira, 10/11 Finalizao dos trabalhos Sobre as Prticas de Coleta e os Pescadores O compressor

03

03 03 04

3.

05 05

4.

06 07 08 10 11 13 14 15 16 16 17

5.

6.

Sobre os Peixes Espcies-chave 18 Po, - L66 (Belo Monte) ou L333 (Vitria do Xing) - Hypancistrus sp. 18 Zebra-Marrom, Marrom - L174 - Hypancistrus sp. 19 Assac pirarara, Scarlet Pleco(ing) - L25 Pseudacanthicus sp. 19 Boi-de-bota, - L27c - Panaque cf. nigrolineatus 20 Arbia, Tubaro, - L82 - Ancistrinae sp. 20 Outros cascudos 21 Amarelinho, - L018, L81, L85 e L177 - Baryancistrus sp. 21 Aba laranja, Aba - L47 - Baryancistrus sp. 22 Bola Azul L16/30/31/176/300 e LDA04 - Oligancistrus sp., Oligancistrus punctatissimus e Parancistrus nudiventris. 22 Bola branca L19 Oligancistrus sp. & L20 Baryancistrus cf. niveatus 23 Cara chata L67 - Pseudancistrus sp. & Ancistrus de unha, L17 - Hopliancistrus sp. 23 Tigre, Candy Striped Pleco (ing) L15 - Peckoltia cf. vittata 24 Tigre de poo, tigre cara de po, Tiger Peckoltia (ing) L02/74 Panaque sp. 24 Tigre de bola, Para Pleco(ing) L12/13 & L75/124/321 - Peckoltia sp. 25 Chicote, Red Fin Thresher Pleco (ing) - L11 - Hypostomus cf. emarginata 25 Cutia ouro, Goldie Pleco (ing) - L14 - Scobinancistrus aureatus 26 Cutia preta L48 ou L253 - Scobinancistrus pariolispos 26 Acari-zebra, Zebra Pleco (ing) L46 Hypancistrus zebra 27 Preto-velho, Medusa Pleco (ing) L34 Ancistrus cf. ranunculus 27 Outros Peixes 28 28 29

7. 8.

Encaminhamentos Agradecimentos

1. APRESENTAO Com o intuito de certificar-se quanto identificao de algumas espcies no-descritas de peixes da famlia Loricariidae e apoiar a avaliao que vem sendo feita para incluso dessas espcies na lista de permitidas pesca ornamental, foi realizada entres os dias 02 e 13 de novembro de 2008 uma expedio de campo para a cidade de Altamira, no Par, centro de distribuio de uma enorme variedade de peixes ornamentais. O presente relatrio diz respeito ao histrico dessa demanda, a execuo da expedio de coleta e as nossas perspectivas futuras quanto a esse tipo de atividade.

2. HISTRICO A Lista de Espcies Permitidas A atual lista de espcies de guas continentais permitidas explorao com fins ornamentais e de aquariofilia, presente na Instruo Normativa MMA n203/2008, foi baseada na Instruo Normativa n13/2005 e na Portaria IBAMA n62N de 1992, construdas segundo demandas de empresrios do ramo e carente de critrios biolgicos em sua avaliao. Essa lista atual contm 171 espcies e 8 gneros. Na prtica, esses 8 gneros representariam mais de 350 espcies (entre descritas e no descritas), dentre essas, cerca de 80 tem relevncia comercial conhecida como ornamental, nos abrindo um universo de 250 espcies que podem estar efetivamente sendo comercializadas. O modismo da atividade gera constantes demandas para o uso de novas espcies, e isso tornou defasada essa lista. Antes mesmo da publicao da Instruo Normativa MMA n13/2005 j havia uma lista com outras 438 espcies solicitadas pelo setor produtivo. Essa defasagem em relao s espcies demandadas e s espcies permitidas, sem que se apresentem justificativas plausveis para a permisso ou proibio das mesmas e somadas s dificuldades vividas pela fiscalizao, um convite ao comrcio ilegal de uma grande quantidade de espcies. De fato, nos dias de hoje, a maioria das empresas que trabalham com o comrcio de peixes ornamentais compram e vendem uma enorme quantidade de espcies ilegalmente, sem que esses animais apaream em qualquer documento que nos permita conhecer a intensidade da explorao das espcies, impossibilitando o controle e as aes de ordenamento das mesmas. A liberao pura e simples da coleta dessas espcies geraria a informao, mas no traria qualquer segurana ambiental de que a atividade possa ser sustentvel. Entretanto, a continuidade da proibio de vrias destas espcies no se justifica tecnicamente.

As espcies no-descritas de cascudos da famlia Loricariidae Um levantamento realizado pela Coordenao de Ordenamento Pesqueiro COOPE em listas de estoque de 17 empresas nacionais, 3 empresas estrangeiras e a lista de requisies do setor produtivo, encontrou referncias a 1040 etnoespcies (termo aqui empregado para designar denominaes utilizadas pelos comerciantes, nem sempre de acordo com as regras de nomeclatura cientfica) no-permitidas ao comrcio ornamental que j foram ou vem sendo comercializadas ilegalmente no pas, 35% delas possivelmente no-descritas pela cincia, a maior parte delas da famlia Loricaridae, popularmente conhecidos por cascudos, bods, ou acaris. No relatrio da reunio tcnica SBI-IBAMA de janeiro de 2005 j pode ser encontrada manifestao favorvel por tcnicos do Ibama e por especialistas da SBI de que o comrcio de algumas espcies no-descritas de cascudos poderia continuar, tendo em vista a importncia social dessa comercializao para comunidades ribeirinhas de Altamira, Itaituba, Santarm e outras regies do Par. Naquela ocasio foi apresentada a requisio de que devia haver o depsito de exemplares de referncia em museus de ictiologia nacionais, para que se houvesse segurana quanto as espcies que estariam sendo efetivamente comercializadas. Infelizmente, no se conseguiu revisar a lista de espcies como desejado naquele momento, nem houve progresso quanto ao depsito dos exemplares de referncia junto s universidades. A norma publicada naquele ano, a Instruo Normativa MMA n13/2005, e mesmo a atual, a Instruo Normativa IBAMAn203/2008, pouco mudaram a lista de espcies permitidas pela Portaria IBAMA n62N de 1992. Continuaram prevendo a comercializao de algumas espcies de cascudos no-descritas e restringindo a coleta de outras, sem a fundamentao tcnica que subsidiasse uma ou outra deciso. Tal situao no atende ao anseio de nenhuma das partes envolvidas.

Tendo em vista todas essas dificuldades, a equipe da COOPE, em parceria com a Sociedade Brasileira de Ictiologia - SBI definiu, em uma reunio realizada em novembro de 2007, uma matriz de critrios para determinao de espcies de peixes de guas continentais que podem ou no ser utilizadas com finalidade ornamental e de aquariofilia. A partir daquele momento o Ibama iniciou a anlise prvia das espcies para a qual encontrou registros de demanda comercial, e em outubro desse ano encaminhou SBI relatrio referente avaliao de 1120 espcies de peixes, divididas em 61 famlias ou subfamlias. Durante a reunio entre Ibama e SBI de novembro de 2007 foi deliberado que apenas as espcies mais importantes de cascudos no-descritos seriam avaliadas na matriz de critrios. Ao final da avaliao prvia, somaramse 55 espcies no-descritas, mas acreditamos que este nmero ainda deva subir quando se analisar os exemplares coletados.

Anlise e identificao Atualmente as espcies no-descritas de cascudos permitidas ao comrcio ornamental so aquelas pertencentes aos gneros Ancistrus, Baryancistrus, Farlowella, Hypostomus, Peckoltia e Scobinancistrus. As demais s podem ser comercializadas se oriundas de criadores autorizados. Desconhecemos a existncia de criadores comerciais no Brasil, autorizados ou no. Uma empresa tem autorizao para criao experimental, mas ainda no foi liberada para comercializar. A presso pela liberao do comrcio das espcies de cascudos de outros gneros comeou a se intensificar aps operaes de fiscalizao realizadas em So Paulo em agosto de 2007, onde foram apreendidos 760 peixes de espcies no permitidas, 357 eram cascudos, a maioria de espcies no-descritas dos gneros Hypancistrus e Pseudacanthicus. Outras 5 grandes apreenses ocorreram no primeiro semestre de 2008, nas cidades de Santarm, Itaituba e Altamira, todas no PA. Ao todo, foram apreendidos mais de 6.000 peixes nessas operaes.

Foto do Ncleo de Pesca do IBAMA Santarm Fig. 1: Exemplar de Pseudacanthicus sp. apreendido em Santarm em 24 de julho de 2008. Comrcio atualmente proibido.

Foto da Fiscalizao do IBAMA Altamira Fig. 2: Exemplar de Scobinancistrus pariolispos. apreendido em Altamira em 30 de julho de 2008. Comrcio atualmente permitido.

Foto do Ncleo de Pesca do IBAMA Santarm Fig. 3: Exemplar de Peckoltia cf. vittata apreendido em Santarm em 24 de julho de 2008. Comrcio atualmente permitido.

Em maio de 2008 ocorreu em Altamira/PA uma reunio entre o Ibama, o setor produtivo e rgos municipais para discutir a questo. Dessa discusso encaminhou-se a deciso do Ibama de priorizar a anlise de 12 espcies de cascudos no-descritas pela matriz de critrios para encaminhamento mais veloz SBI, em virtude da importncia scio-econmica pra regio. Essas espcies seriam avaliadas pelos especialistas antes de todas as demais para incluso ou no na lista de permitidas. A anlise-prvia foi encaminhada conforme acordado, mas em contato com o Ibama, a Dra. Lcia Rapp PyDaniel, pesquisadora do INPA e responsvel pela avaliao final, foi trazido novamente tona a discusso sobre a correta identificao dos animais. Por se tratarem de espcies no-descritas no h como ter certeza se a classificao comercial dos animais engloba uma ou mais espcies reais sem avaliar os exemplares. Era necessrio, como j fora dito em todas as reunies anteriores, que possussemos exemplares de referncia em museus, com referncias seguras de procedncia. Essa demanda foi colocada em reunio da Diretoria de Uso da Biodiversidade e Florestas do Ibama com representantes do setor produtivo, e a soluo proposta pelo Ibama foi a de realizar uma viagem de coleta para identificao e avaliao das espcies efetivamente demandadas. A partir da, passamos a avaliar as datas e programar a expedio.

3. PREPARATIVOS O local e perodo da expedio Em virtude de a maior parte das discusses terem se centrado entorno das coletas no Rio Xingu, nas proximidades de Altamira/PA, e pela relevncia da atividade na regio, decidimos por centrar ali nossos esforos de coleta. A escolha do local se mostrou adequada ao analisarmos o levantamento de espcies no permitidas realizado pelo Ibama: das 10 espcies no-permitidas mais presentes nas listas de estoque de empresas exportadoras, 9 so cascudos e 6 so oriundas da regio de Altamira. Dessas 6 mais citadas, 4 esto entre as 5 primeiras, conforme tabela abaixo:
ESPCIE Pseudacanthicus sp. - L 025 Hypancistrus sp. - L 066 Hypancistrus sp. - L 260 Panaque sp. - L 002 ou L074 Oligancistrus sp. - L 020 Hypancistrus sp. - L 262 Hypancistrus sp. - L 333 FAMLIA Loricariidae Loricariidae Loricariidae Loricariidae Loricariidae Loricariidae Loricariidae PREO UNITRIO US$15,00 a 60,00 US$3,00 a 14,00 US$3,50 a 14,00 US$1,50 a 4,50 US$1,70 a 4,90 US$3,50 a 17,00 US$7,00 a 25,00 REA DE DISTRIBUIO OU COLETA CONHECIDA Rios Xing e Iriri (Altamira e So F. do Xing) Rio Xing (Belo Monte e Vitria - Regio de Altamira) Rio Tapajs (SantarmPimental) Rio Tocantins (Camet) e Rio Xing (Altamira) Rio Xing (Altamira) Rio Tapajs (Boim - Itaituba) Rio Xing (Porto de Moz Regio de Altamira) Bacias do Amazonas e do Orinoco, rios ao norte e ao leste do escudo das Guianas e rios costeiros do nordeste do Brasil. Rio Curu-Uma Rio Guam (Ourm) FREQNCIA NAS LISTAS DE ESTOQUE 64,71% 64,71% 52,94% 41,18% 47,06% 47,06% 41,18%

Serrasalmus rhombeus

Characidae

US$4,80 a 20,00

41,18%

Hypancistrus sp. - L 270 Leporacanthicus cf. galaxias - L 007

Loricariidae Loricariidae

US$2,00 a 10,00 US$2,00 a 7,00

41,18% 35,29%

A lista de espcies requerida pelos representantes dos pescadores na reunio de maio de 2008 em Altamira d fora demanda ilustrada por essa tabela e a escolha de Altamira como regio central para os trabalhos que se seguiram. Foi acertado com representantes da Associao de exportadores que estes indicariam um Guia para nos levar at os locais de pesca, e aps conversa com o guia indicado, o senhor Aldecir de Souza, e a Dra. Lcia Rapp, fechamos o perodo de 03 a 12 de dezembro para realizao da expedio de coleta. A equipe e o suporte financeiro A equipe de campo foi formada pelos representantes do Ibama Henrique Anatole (Sede) e James Bessa (Ibama-AM), analistas ambientais mais envolvidos no ordenamento da atividade e com experincias anteriores nesse tipo de atividade, a Dra. Lcia Rapp, do INPA, especialista em Loricariiedos e responsvel pela avaliao das espcies junto SBI, o Msc Renildo Oliveira, integrante da equipe da Dra. Lcia, e o senhor Aldecir de Souza, guia indicado pelos exportadores. Tambm nos acompanharam em quase todas as reas de pesca os pescadores David e Daniel da Silva. Diferentes pescadores nos acompanharam em cada rea de pesca visto a especializao da pesca de determinadas espcies. Nossa proposta inicial era ter a participao de um representante do Ibama da Gerncia de Altamira, de maneira a treinar algum da regio na identificao das espcies e conhecimento da atividade, mas infelizmente no houve disponibilidade de ningum daquela Gerncia para participar das atividades, embora contssemos com todo o apoio do Gerente Regional, o analista ambiental Roberto Scarpari.

No perodo anterior viagem foram realizados os levantamentos quanto aos custos de aluguel de barco, servios de piloteiro, combustvel para o barco e carro, e dirias dos pescadores que estariam nos acompanhando em cada local de pesca, de acordo com o roteiro desenhado em parceria com nosso Guia. Para cobrir estes custos foram solicitados recursos que foram repassados pela Coordenao de Ordenamento Pesqueiro ao Gerente de Altamira. Este se prontificou a nos dar o apoio logstico e gerenciar esses recursos. Cabe aqui um comentrio quanto ao fato de que houve certa dificuldade no repasse dessa verba pela Gerncia de Santarm, a quem a Gerencia de Altamira est financeiramente vinculada. A falta de comunicao entre os setores responsveis por esse repasse financeiro teria colocado em risco a expedio, no fosse o forte apoio dado pelo Gerente de Altamira.

4. TRABALHOS DE CAMPO Segunda-feira, 03/11 - Preparativos Todos os integrantes vindos de fora do estado chegaram no mesmo vo pela manh, e aps instalados no Hotel se dirigiram sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, onde nos reunimos com a Secretria Municipal e representantes dos empresrios e pescadores. Nesse breve encontro foram expostos rapidamente nossos objetivos de coletar amostras significativas dos espcimes que compunham aquelas comunidades, adquirir exemplares de referncia de espcies no-descritas, avaliar as tcnicas de coleta utilizadas e obteno de outras informaes de campo que se mostrassem relevantes para a avaliar a viabilidade da liberao dessas espcies para o uso ornamental. Da parte dos representantes dos empresrios e pescadores nos foi agradecida a presena e o esforo em realizar esse estudo, e anteviram que talvez no encontrssemos quantidades significativas de algumas espcies foco em virtude da poca do ano, tais como o L025 - Pseudacanthicus sp., o Panaque cf. nigrolineatus e o L082 Ancistrinae sp. De l nos encaminhamos para a Gerncia Local do Ibama, para nos encontramos com o Gerente e acertarmos os ltimos detalhes da expedio. Aps acertados alguns detalhes fomos verificar o barco e conhecer o piloteiro que nos acompanharia na expedio. Nessa oportunidade fizemos uma rpida viagem at um pedral1 nas imediaes da cidade, onde realizamos a soltura de 20 exemplares de Hypancistrus zebra, espcie ameaada de extino, que haviam sido apreendidos pela fiscalizao em Santarm.

Foto por Henrique Anatole IBAMA Fig. 4: Soltura de exemplares apreendidos de Hypancistrus zebra

Regioampladoleitodorioenvolvidaporpedrasdequalquerformaoutipo.

Tera-feira, 04/11 Victria do Xing O primeiro dia de atividades efetivas em campo se deu na tera-feira, no municpio vizinho de Victria do Xing, cerca de 70km de Altamira. A equipe se dirigiu de carro at o porto de Victria do Xing, onde colocamos o barco na gua e entramos pelo Igarap do Tucurui, onde se localiza o porto, at Rio Xing, seguindo ento para a rea de pesca: um pedral com pontas expostas na margem e no centro do rio. A viagem passou por alguns trechos rasos de dificuldade mdia. Nessa rea foi realizada pelos pescadores da regio a coleta manual em mergulho de profundidade, primeiramente em um ponto de substrato rochoso (LRP2008110401), seguido de um segundo com maior quantidade de substrato mole a cerca de 50 metros descendo o rio, e por fim em um ponto de coleta em troncos e galhos submersos (LRP2008110403). Esses pontos de coleta tinham em mdia 5 ou 6 metros de profundidade segundo os pescadores, com alguns pontos podendo chegar a 8 ou 10 metros. Paralelamente o restante da equipe fez coletas na boca do igarap Itaobinha (na margem perpendicular ao ponto LRP2008110401), de gua preta, que desgua naquela rea. Aps o igarap, foram feitos levantamentos nos pedrais rasos da margem e do canal do rio, e ao fim do dia a triagem e fixao do material coletado. Os resultados das coletas de cascudos esto de acordo com o quadro abaixo: CASCUDOS COLETADOS NOS PONTOS LRP2008110401 Nome cientifico
Ancistrus ranunculus Ancistrus sp. 2 Hypancistrus sp. Oligancistrus punctatissimus (Dorsal baixa) Oligancistrus sp. Bola branca Oligancistrus sp. 2 (Dentudo, dorsal alta) Oligancistrus sp.1 Panaque sp. Peckoltia n sp. aba laranja Peckoltia vittata Pseudacanthicus cf. leopardus Pseudacanthicus histrix Pseudancistrus sp. Scobinancistrus aureatus Scobinancistrus n sp. arabia

Ref. INPA
31468 31469 31472 31461 31460 31463 31782 31458 31462 31457 31467 31466 31465 31471 31459

Nome comercial
L 34, Preto velho L 34, Preto velho L 333, Po L 30, Bola Azul L 20, Bola Branca L 16, Bola Azul L 16, Bola Azul L 398 Tigre cara de po L 75, Tigre de bola L 15, Tigre L 25, Assac pirara L 185, Assac-preto L 67, Cara chata L 14, Picota ouro L 82, Arabia

Quantidade
4 6 65 12 8 2 6 2 2 1 4 3 2 1 1

Total CASCUDOS COLETADOS NO PONTO LRP2008110402 Nome cientifico


Ancistrus sp. 2 Hypancistrus sp. Panaque sp. Peckoltia vittata Pseudacanthicus histrix

121

Ref. INPA
31765 31780 31777 31766 31779, 31804

Nome comercial
L 34, Preto velho L 333, Po L 398, Tigre cara de po L 15, Tigre L 185, Assac-preto

Quantidade
6 4 34 8 11

Total

63

Foto por Lcia Rapp INPA Fig. 5: Superfcie nos pedrais fundos, e pedrais rasos ao fundo da foto.

Foto por James Bessa IBAMA Fig. 6: Superfcie nos pedrais rasos na margem do rio.

Foto por Henrique Anatole IBAMA Fig.7: Leito do rio nos pedrais fundos.

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig.8: Troncos e galhos submersos.

Foto por Henrique Anatole IBAMA Fig.9: Igarap Itaobinha Vista submersa.

Foto por Renildo Oliveira INPA Fig.10: Caranguejo encontrado nos pedrais rasos.

Quarta-feira, 05/11 Belo Monte O segundo dia de coletas se deu na vila de Belo Monte, 45km de Altamira. A equipe seguiu de carro at o ponto de desembarque da Balsa de Belo Monte, e de l fomos levados pelos pescadores locais para os pontos de coleta. O canal do rio bem fundo, e aparentemente no h muita dificuldade em se pilotar os barcos nessa rea, desde que se tome cuidado com alguns pedrais prximos s margens. Foi realizada pelos pescadores da regio a coleta manual em mergulho de profundidade, realizada em dois pontos na laje do canal do rio (LRP2008110501), e posteriormente em pedrais rasos prximos margem (LRP2008110503). A equipe em terra fez coletas em um pequeno canal (LRP2008110502), denominado pelos locais de Paran do rio, forando a sada de peixes alojados em grandes troncos. Ao fim do dia realizou-se a triagem e fixao do material. De acordo com os mergulhadores, o primeiro ponto de coleta tinha profundidades de 12 a 15 metros de profundidade, mas a regio tem pesqueiros onde os pescadores afirmam descer mais de 20metros. Os resultados das coletas esto de acordo com o quadro abaixo:

CASCUDOS COLETADOS NO PONTO LRP2008110501 Nome cientifico


Acanthicus hystrix Ancistrus ranunculus Ancistrus sp. 2 (Preto velho com nadadeiras longas) Hypancistrus sp. Hypancistrus zebra Oligancistrus punctatissimus (Dente robusto, poucos e pontilhado mido e espalhado) Oligancistrus sp.2 (Pontilhado branco mido, dentes finos) Oligancistrus sp.3 (Pontilhado branco grado, tipo Oligancistrus Bola branca) Panaque cf. nigrolineatus Peckoltia n sp. aba laranja Peckoltia vittata Pseudacanthicus histrix Scobinancistrus n sp. Scobinancistrus pariolispos Spatuloricaria sp.

Ref. INPA Nome comercial


31803 31761 31764 31786 31802 31793 31788 31464 31778 31490 31768 31805 31787 31790 31796 L 155, Avio L 34, Preto velho L 34, Preto velho L 66, Po L 46, Bod zebra L 30, Bola Azul L 16, Bola Azul L 20, Bola Branca L 27, Boi de bota L 75, Tigre de bola L 15, Tigre L 185, Assac-preto L 82, Arabia L 48, Cutia preta L 10, Chicote

Quantidade
4 15 1 21 1 2 7 2 1 3 2 1 1 4 4

Total CASCUDOS COLETADOS NO PONTO LRP2008110502 Nome cientifico


Ancistrus sp. 2 Hypostomus gr. Plecostomus Oligancistrus sp. 2 (Dentes finos, dorsal alta) Panaque sp. Peckoltia vittata Pseudacanthicus histrix

69

Ref. INPA
31763 31810 31785 31798 31769 31806

Nome comercial
L 34, Preto velho L 87, Cabea de ferro L 16, Bola Azul L 02, 74 Tigre cara de po L 15, Tigre L 185, Assac-preto

Quantidade
5 1 5 8 1 1

Total CASCUDOS COLETADOS NO PONTO LRP2008110503 Nome cientifico


Baryancistrus sp. 2 Hypancistrus sp. Oligancistrus punctatissimus (Dentudo, tipo punctatissimus, bola bem pequena e espalhada) Oligancistrus sp. Bola branca Peckoltia vittata Pseudancistrus sp.

21

Ref. INPA Nome comercial


31800 31792 31781 31794 31767 31812 L 47, Aba laranja L 66, Po L 16, Bola Azul L 20, Bola Branca L 15, Tigre L 67, Cara chata

Quantidade
3 3 1 2 1 2

Total

12

e
Foto por James Bessa - IBAMA Fig.11: Paran do Xingu (LRP2008110502). Foto por James Bessa IBAMA Fig.12: Superfcie do ponto de mergulho dos pescadores (LRP2008110501).

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig.13: Fresta com um Hypancistrus sp. e um Oligancistrus sp., em mergulho nos pedrais rasos (LRP2008110503).

Foto por Henrique Anatole IBAMA Fig.14: Superfcie nos pedrais rasos (LRP2008110503).

Quinta-feira, 06/11 Arroz cru Samos de barco de Altamira descendo o Rio Xing. A viagem at a regio do Arroz cru demorou uma hora e meia. A maior parte do trajeto por entre grandes trechos de pedrais de difcil navegao, ao menos no perodo de seca. Para realizar viagens por essa rea imprescindvel que o piloto conhea muito bem a regio e o ofcio. Na maior parte do dia todos estiveram coletando em pedrais rasos (LRP2008110601) que ocupavam uma grande extenso de rea. Ao final do dia, uma parte da equipe se dirigiu para uma rea mais funda para realizar as coletas nas fendas a cerca de 8 metros de profundidade (LRP2008110602). Essa regio tinha um pouco mais de correnteza e o substrato absolutamente rochoso. O restante da equipe realizou coleta na rea de praia na margem oposta e realizou a triagem e fixao do material coletado. Os resultados das coletas esto de acordo com o quadro abaixo:

CASCUDOS COLETADOS NOS PONTOS LRP2008110601 Nome cientifico


Ancistrus ranunculus Ancistrus sp. 2 Oligancistrus sp. 1 Baryancistrus n sp. Amarelinho Farlowella sp. Leporacanthicus heterodon Oligancistrus punctatissimus (Dorsal alta)

Ref. INPA
31474 31475 31473 31486 31488 31489 31478

Nome comercial
L 34, Preto velho L 34, Preto velho L 16, Bola Azul L 18, Amarelinho Farolwela Ona L 16, Bola Azul

Quantidade
1 2 6 6 1 1 2

10

Oligancistrus sp. Bola branca Panaque cf. nigrolineatus Parancistrus nudiventris Pseudancistrus n sp. Pseudolicaria sp. Scobinancistrus pariolispus Spatoloricaria sp.

31480 31476 31479 31477 31483 31481 31482

L 20, Bola Branca L 27, Boi de bota L 31, Bola azul L 67, Cara chata Chicote L 48, Cutia preta L 10, Chicote

11 7 13 2 1 3 1

Total

57

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig. 15: Tipo de substrato observado na rea de pedrais rasos LRP2008110601.

Foto por Lcia Rapp - INPA Fig. 16: rea de praia.

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig. 17: Fendas em profundidade LRP2008110602.

Sexta-feira, 07/11 Babaquara e Gorgulho da Rita Foi a nica sada de campo para trechos acima de Altamira. De fato, parece que a maior parte dos pontos de pesca se concentra abaixo da cidade, onde existe uma maior quantidade de pedrais. A regio de dificuldade mdia na navegao no perodo de seca, pois tem extensas reas de Sequeiro, que como as pessoas da regio chamam faixas rasas de rio, com substrato arenoso coberto por pedras pequenas e mdias e grandes placas de rocha metamrfica. Em todo caso, necessrio o conhecimento da regio pelo piloto do barco. As coletas iniciais se deram inicialmente em uma dessas reas de sequeiro na regio do Babaquara (LRP2008110701), onde todos se distriburam para auxiliar. Posteriormente descemos um pouco mais o rio e paramos na regio do Gorgulho da Rita, onde havia uma espcie de paredo de rocha no leito, e os pescadores locais realizaram a coleta em profundidade (LRP2008110702). O restante da equipe realizou coletas em pedrais rasos prximos ao ltimo ponto e fechou o dia triando e organizando o material em terra. Quando amos embora, cruzamos com um pescador ainda no Gorgulho da Rita, e adquirimos trs exemplares de cascudos com esse pescador. Esses cascudos pertenciam a uma espcie comercializada, mas que ainda no havamos coletado nesse ponto. A rea foi uma das menos produtivas em termos de quantidade e diversidade dentre as visitadas. De acordo com o que pudemos observar, pela distncia at Altamira, possivelmente um dos pontos de pesca mais freqentados pelos pescadores. Os resultados das coletas esto de acordo com o quadro abaixo: CASCUDOS COLETADOS NO PONTO LRP2008110701 Ref. INPA Nome comercial
31452 31455 ?? 31453 31451 L 100, Pretinho L 20, Bola Branca L 20, Bola Branca L ??, Bola Azul L 12/13, Tigre de bola

Nome cientifico

Quantidade
2 2 4 24 7

Ancistrus sp. 1 Oligancistrus sp. Bola branca (bicudo e dentudo) Oligancistrus sp. Bola branca (dente fino e numeroso) Oligancistrus sp. 2 (tipo punctatissimus, bola bem pequena e espalhada) Peckoltia n sp.

Total

39

11

CASCUDOS COLETADOS NO PONTO LRP2008110702 Nome cientifico


Ancistrus sp. 1 Baryancistrus sp. 2 Baryancistrus sp. bola branca Hypostomus gr. Plecostomus Oligancistrus sp. 2 (Dorsal alta) Oligancistrus sp. 1 (Dorsal baixa) Oligancistrus sp.1 Peckoltia n sp. Pseudacanthicus cf.d leopardus Scobinancistrus auratus Scobinancistrus sp. 1 Spatoloricaria sp. 1

Ref. INPA
?? 31799 ?? 31815 31784 31783 31454 31491 31807 31791 31789 31795

Nome comercial
L 100, Pretinho L 18, Amarelinho L 19, Bola Branca L 87, Cabea de ferro L 16, Bola Azul L 30, Bola Azul L 20, Bola Branca L 12/13, Tigre de bola L 25, Assacu pirara L 14, Picota ouro L 82, Arabia L 10, Chicote

Quantidade
1 2 1 2 2 9 1 5 2 1 3 1

Total

30

Foto por Lcia Rapp - INPA Fig.18: rea de sequeiro LRP2008110701.

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig.19: Placa de rochas sedimentares soltas Abrigo para os cascudos (LRP2008110701).

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig.20: Substrato da rea de sequeiro, com um Characidium sp. ao fundo (LRP2008110701).

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig.21: Substrato dos pedrais rasos, com exemplares de Crenicichla sp. ao fundo (LRP2008110702).

Sbado, 08/11 Sada para acampamento

12

No sbado pela manh samos para pontos mais distantes, de forma que nos programamos para acampar e retornar apenas na segunda-feira. Samos de barco de Altamira descendo o rio Xing em direo foz do rio Bacaj, abaixo da Volta Grande do Xing, prxima de onde ficaramos acampados. O trajeto de difcil navegao na seca, e carece de piloteiro que conhea a regio. No caminho fizemos uma parada na Ilha do Caju (LRP2008110801), na rea da Cachoeira do Landir, e realizamos coletas nos pedrais rasos, em rea arenosa e abaixo de vegetao ripria ao redor da ilha. O material foi imediatamente triado e fixado para seguirmos viagem, que durou cerca de 5 horas e meia, sem contar as paradas para coleta e para encontrar o pescador que nos acompanharia no dia seguinte. Chegamos ilha do Landir onde montamos acampamento. Ao anoitecer foram armadas redes de emalhe prximas ao acampamento, nas duas margens do rio no local chamado de Canal do Palet (LRP2008110901) para serem recolhidas ao amanhecer. Os resultados das coletas esto de acordo com o quadro abaixo:

CASCUDOS COLETADOS NOS PONTOS LRP2008110801 Nome cientifico


Baryancistrus n sp. Amarelinho Oligancistrus sp. Bola branca Hypostomus sp. Leporacanthicus heterodon Oligancistrus sp. 1(Dentudo, dorsal alta) Parancistrus nudiventris Parotocinclus sp. com adiposa Parotocinclus sp. sem adiposa Pseudancistrus n. sp. Scobinancistrus n sp. Arabia

Ref. INPA
31423 31422 31432 31427 31424 31421 31430 31431 31425 31426

Nome comercial
L 18, Amarelinho L 19, Bola Branca

Quantidade
2 3 5

Ona L 16, Bola Azul L 31, Bola Azul

1 4 3 1 7

L67, Cara-chata L 82, Arabia

1 1

Total

28

Foto por James Bessa - IBAMA Fig. 22: Ilha do Caju Vegetao ripria e pedrais ao fundo.

Foto por Henrique Anatole IBAMA Fig. 23:Substrato dos pedrais rasos com exemplares de Leporinus sp.

13

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig. 24: Substrato da rea arenosa e abaixo de vegetao ripria.

Foto por Henrique Anatole IBAMA Fig. 25: Local onde foi armada a rede de emalhe na margem esquerda do rio, no Canal do Palet.

Domingo, 09/11 Desenvolvimento dos trabalhos No dia seguinte realizamos coletas em dois diferentes pontos nos pedrais rasos nas da margem esquerda do Canal do Palet (LRP2008110901), e o pescador que contatamos no dia anterior realizou a coleta em profundidade no canal do rio (LRP2008110902). Na parte da tarde, uma parte da equipe ficou no acampamento triando e fixando o material coletado, enquanto outra parte se dirigiu um pedral raso prximo comunidade do Maia (LRP2008110903). Ao final do dia, o restante do material foi triado e fixado, e novamente foram armadas redes de emalhe ao anoitecer. Dessa vez foram colocadas em pontos mais jusante e novamente recolhidas pela manh. Os resultados das coletas esto de acordo com o quadro abaixo: CASCUDOS COLETADOS NOS PONTOS LRP2008110901 e LRP2008110902 Nome cientifico
Ancistrus ranunculus Ancistrus sp. 2 (nadadeiras pretas) Ancistrus sp. 1 Baryancistrus sp. 2 Baryancistrus n sp. Amarelinho Baryancistrus sp. bola branca Hopliancistrus cf. tricornis Hypancistrus sp. nov Oligancistrus sp. Bola branca Oligancistrus sp.cf. Punctatissimus (Dentes muito finos) Oligancistrus sp.cf. Punctatissimus (Dentudo) Panaque cf. nigrolineatus Parancistrus nudiventris Peckoltia n sp. aba laranja Peckoltia vittata Pseudancistrus n. sp. Scobinancistrus pariolispus

Ref. INPA
31409 31418 31410 31408 31414 ?? 31823 31404 31411 31417 31416 31419 31415 31405 31406 31413 31407

Nome comercial
L 34, Preto velho L 34, Preto velho L 100, Pretinho L 47, Aba laranja L 18, Amarelinho L 19, Bola Branca L 17, Ancistrus de unha L 174, Zebra marrom L 20, Bola branca L 16, Bola azul L 16, Bola azul L 27, Boi de bota L 31, Bola azul L 12/13, Tigre de bola L 15, Tigre L 67, Cara chata L 48, Cutia preta

Quantidade
7 2 11 4 9 1 ?? 19 4 4 1 2 14 5 1 5 3

Total CASCUDOS COLETADOS NOS PONTOS LRP2008110903

92

14

Nome cientifico
Baryancistrus sp. 2 Baryancistrus n sp. Amarelinho Baryancistrus sp. bola branca Hopliancistrus cf. tricornis Hypostomus gr. emarginatus Hypostomus gr. plecostomus Oligancistrus punctatissimus (Dorsal baixa dentes finos) Parancistrus nudiventris Peckoltia vittata Pseudancistrus n sp. Scobinanacistrus pariolispus

Ref. INPA
31438 31449 31448 31447 31442 31443 31446 31445 31439 31441 31440

Nome comercial
L 47, Aba laranja L 18, Amarelinho L 19, Bola Branca L 17, Ancistrus de unha L 10, Chicote L 87, Cabea de ferro L 30, Bola azul L 31, Bola azul L 15, Tigre L 67, Cara chata L 48, Cutia preta

Quantidade
9 1 1 1 3 1 2 3 4 1 1

Total

27

Foto por Lcia Rapp - INPA Fig. 26: Pedrais rasos doCanal do Palet, margem direita.

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig. 27: Pescador se preparando para mergulho no Canal do Palet.

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig. 28: Substrato dos pedrais rasos, Canal do Palet, margem esquerda.

Segunda-feira, 10/11 Retorno a Altamira A equipe levantou cedo para desmontar o acampamento. No trajeto de volta realizamos paradas para coleta na Cachoeira do Landir (LRP2008110801) e na Ilha do David (LRP2008111001), ambas realizadas em pedrais rasos em reas de correnteza mais forte. Na chegada a Altamira, recebemos uma doao de exemplares de algumas espcies de Baryancistrus e Scobinancistrus que haviam sido coletados na regio do Rio Iriri e que no ocorrem na rea onde efetuamos nossas coletas. So espcies no-descritas, mas permitidas pesca ornamental. A posse de exemplares destas espcies fundamental para referncia na identificao e avaliao das mesmas para as prximas listas. O material foi todo triado na chegada Altamira, na sede do Ibama. Os resultados das coletas esto de acordo com o quadro abaixo:

Nome cientifico

CASCUDOS COLETADOS NO PONTO LRP2008111001 Ref. INPA Nome comercial


31772 31775 31770 31776 31771 31774 L 18, Amarelinho L 19, Bola Branca L 46, Bod zebra L 25, Assacu pirara L 48, Cutia preta L 10, Chicote

Quantidade
1 1 3 1 1 5

Baryancistrus n sp. Amarelinho Oligancistrus sp. Bola branca Hypancistrus zebra Pseudacanthicus cf. leopardus Scobinancistrus paiolispus Spatoloricaria sp.

Total

12

15

Foto por Lcia Rapp - INPA Fig. 29: Pedrais rasos na cachoeira do Landir.

Foto por Lcia Rapp - INPA Fig. 30: Pedrais rasos na Ilha do David.

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig. 31: Substrato do fundo nos pedrais rasos da cachoeira do Landir.

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig. 32: Fresta servindo de abrigo a diversos cascudos na ilha do David.

Tera-feira, 10/11 Finalizao dos trabalhos No ltimo dia efetivo de trabalhos, efetuamos levantamento para compatibilizar os nomes dados aos peixes pelos pescadores com os cdigos utilizados pelo comrcio internacional, associando com os exemplares coletados. Alm disso, foram feitas algumas correes de pontos de coleta no Google Earth para mapeamento das reas de pesca. Nesse dia tambm foram dados a tcnicos da Gerncia do Ibama de Altamira alguns esclarecimentos quanto a dvidas relacionadas identificao de peixes e procedimentos internos para emisso de guias de trnsito e fiscalizao.

5. SOBRE AS PRTICAS DE COLETA E OS PESCADORES A tcnica de pesca observada ao longo de toda a expedio envolve a coleta manual dos exemplares, um a um. Os instrumentos de pesca dos acarizeiros so uma lanterna e uma vara de madeira usada para desalojar os cascudos das tocas, chamada por eles de vaqueta. Durante o mergulho, todos, evidentemente, fazem uso de mscara de mergulho e, no caso de mergulhos em profundidade, utilizam ar bombeado por um compressor. Um pote plstico ou uma garrafa-pet adaptada amarrado cintura e utilizado para armazenar os peixes enquanto se est mergulhando, e do ponto de pesca at o desembarque para venda o transporte feito em basquetas ou caapas de plstico.

16

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig. 33: Coleta manual em pedrais rasos Detalhe do uso da vaqueta na pesca.

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig. 34: Coleta manual em profundidade A mo que segura a lanterna a mesma que pega o peixe.

Foto por James Bessa - IBAMA Fig. 35: Basquetas para transporte dos peixes at o desembarque.

Uma pequena variao acompanhada consiste no uso da tarrafinha, uma pequena rede de cerca de 40cm de dimetro que lanada sobre os peixes durante o mergulho. Seu uso para a pesca de cascudos aparentemente est limitado existncia de armadilhas. A pesca com armadilhas feita amontoando-se pedras em locais determinados, fornecendo abrigo aos cascudos. Aps alguns dias volta-se aos locais e se joga uma tarrafa sobre essas pedras, para depois retira-las de l enquanto os peixes ficam presos na rede. Essa tcnica foi relatada tambm em uma reportagem do programa Reprter Record de 19 de maro 2007. Segundo os pescadores, as tcnicas de coleta manual podem variar de acordo com a poca do ano, local e profundidade. Na poca de cheia, segundo eles, as coletas se concentram em troncos no lugar de pedras. A pesca em profundidade exige mais prtica dos pescadores, que podem apresentar outras tcnicas como o uso de pesados lastros para reduzir a fora da correnteza ou uso de pequenos martelos para desalojar algumas espcies de suas locas. O pescador mais especializado com quem tivemos contato foi o que nos acompanhou no Canal do Palet (Pts. 20 e 21). Ele se utilizava do martelo na pesca do Hypancistrus sp. Zebra-Marrom ou L274. A justificativa do pescador de que o tipo de rocha da rea e o pequeno porte da espcie dificultam a retirada dos animais sem o artifcio do martelo para quebrar as bordas das pedras. Segundo os demais integrantes da equipe, esse pescador foi responsvel pela descoberta dessa espcie, e o nico a mergulhar na regio em determinadas pocas do ano. Ele foi tambm o nico a conseguir coletar os animais, enquanto todos os integrantes da equipe e os outros pescadores falharam na tentativa de encontrar os peixes. No foi possvel avaliar se a quebra das pedras significativa e pode ser prejudicial ou no, pois no havia meios de acompanhar o pescador no mergulho. Entretanto uma parte dos animais (cerca de metade) foi capturada antes de o pescador receber o martelo. Esse pescador, segundo informaes dos demais, j no trabalha mais com ornamentais. Quando o Ibama intensificou a fiscalizao dos peixes ornamentais e as empresas pararam de pedir o zebra-marrom, ele passou a se dedicar pesca comercial. Todos os pescadores com quem conversamos afirmaram possuir uma renda entre 1000 e 3000 reais ao ms, durante as pocas de pesca. Segundo eles, mais ou menos essa a mdia na regio. Pelas informaes deles, a maioria dos que fazem o mergulho com compressor trabalham em duplas, raros trabalham sozinhos. Durante a expedio observamos ainda uma famlia, onde o marido mergulhava, a mulher fazia a triagem dos peixes e os filhos pequenos acompanhavam tudo. O compressor O compressor que utilizamos trata-se de um equipamento montado partir de um compressor de ar industrial, tipicamente usado em borracharia ou consultrios odontolgicos, adaptado um motor de mobilete. O compressor composto por uma cabea que bombeia o ar e uma garrafa, onde o mesmo armazenado e de onde sai para ser utilizado pelos mergulhadores. O motor de mobilete gera a energia necessria para tocar o compressor de ar e uma lanterna de 12V que os pescadores usam para localizar os peixes no mergulho. Os fios eltricos que alimentam a lanterna vo enrolados na mangueira de ar. De acordo com o que nos explicaram, no caso de o motor parar de funcionar por alguma razo a lanterna se apaga, informando ao pescador que houve algum problema l encima. Nessas ocasies, a garrafa armazena ar suficiente para que os pescadores se mantenha de baixo dgua por mais 10 ou 15 minutos, tempo suficiente para que ele suba superfcie com tranqilidade.

17

Foto por Lcia Rapp INPA, esquema por Henrique Anatole IBAMA. Fig. 36: Compressor de ar utilizado na pesca em profundidade.

Buscamos conversar com os pescadores sobre acidentes relacionados aos compressores, ou possveis problemas de sade. Um nico acidente foi relatado por diferentes pescadores em diferentes reas. Esse se deu na vila de Belo Monte e, segundo os relatos, por imprudncia do pescador. Esse teria sido descuidado com as mangueiras de ar, e deixou que as mesmas se prendessem em uma srie de pedras, que acabaram por atrapalhar a passagem de ar. Por conta disso, o pescador teve que subir superfcie muito rapidamente, provocando uma sbita expanso do nitrognio dissolvido no corpo (doena descompressiva) e deixando o pescador paraltico. Foi relatado que as garrafas dos compressores so desmontadas e limpas pelo menos uma vez ao ano, e no houve qualquer meno a possveis problemas de sade gerados pelo uso recorrente do compressor, mesmo com a maioria dos pescadores praticando a atividade a mais de 10 anos.

6. SOBRE OS PEIXES Espcies-chave Conforme mencionado na primeira parte desse relatrio, a expedio foi motivada por determinadas espcies, ainda que tenhamos feito uma amostragem mais geral. Ao longo da expedio conseguimos coletar amostras de todas essas espcies-chave. Um relatrio mais detalhado sobre cada uma delas ser apresentado em breve pela Dra. Lcia Rapp, apresentando inclusive um parecer quanto a liberao ou no dessas espcies no momento. O que se apresenta agora apenas um resumo do que foi visto sobre cada espcie. Po, King Tiger Pleco (ing), Network Pleco (ing), Scribbled Pleco (ing) - L66 (Belo Monte) ou L333 (Vitria do Xing) - Hypancistrus sp. A avaliao rpida realizada em campo no permitiu concluir se o que os pescadores chamam de po so 2 espcies diferentes, como considera o mercado. A espcie foi muito abundante nas amostragens, e foi coletada em pedrais rasos e fundos com a mesma facilidade. A maioria dos espcimes coletados foi composta por adultos, mas grande quantidade de juvenis estava presente. De acordo com os pescadores, o po s ocorre jusante da Cachoeira Grande do Rio Xing, mas por efeito dos descartes de exemplares por empresas de Altamira na frente da cidade, vrios exemplares j foram coletados nas imediaes da cidade, montante da cachoeira. A variedade de padres de colorao encontrados foi muito grande e somente a avaliao mais detalhada nos laboratrios poder dizer se trata-se de uma espcie com enorme variao morfolgica ou se so 2,3 ou 4 espcies diferentes vivendo em simpatria.

Foto por James Bessa - IBAMA Fig. 37: L333 coletado em Vitoria do Xing

Foto por James Bessa - IBAMA Fig. 38: L333 coletado em Vitoria do Xing

Foto por Lcia Rapp - INPA Fig. 39: L66 coletado em Belo Monte

18

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig. 40: L333 - habitat natural

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig. 41: L333 - habitat natural

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig. 42: L66 sendo coletado

Zebra-Marrom, Marrom - L174 - Hypancistrus sp. Uma espcie nova de porte menor e padro de colorido bem diferente das anteriores ou de outras espcies descritas do gnero. Parece ser alvo de uma pesca extremamente especializada, que exige um mergulho em guas mais profundas e, aparentemente, mais habilidade dos pescadores para encontr-la. Metade dos exemplares capturados necessitou o uso de um martelo para quebrar as pedras. A maneira como isso foi feito e a modificao nas pedras no foram avaliados, pois o compressor que tnhamos no suportava um segundo mergulhador para acompanhar os trabalhos. Aparentemente a maior parte dos exemplares era adulta, poucos juvenis. Pelos relatos dos pescadores, a espcie ocorre jusante e montante da Cachoeira Grande do Rio Xing. A rea de distribuio parece abranger toda a regio da Volta Grande do Xing.

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig. 43: Zebra-marrom Vista lateral

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig. 44: Zebra-marrom Vista lateral

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig. 45: Zebra-marrom Vista lateral

Assac pirarara, Scarlet Pleco(ing) - L25 Pseudacanthicus sp. Anteriormente s sadas de campo, fomos avisados de que a poca no era apropriada para a coleta de muitos exemplares da espcie. Apesar disso, uma quantidade significativa pode ser encontrada. Aparentemente, a maior parte das coletas da espcie se d sobre o estoque juvenil e, a julgar pelos relatos, estes so encontrados prximos ao ms de maio. A maioria dos exemplares era de porte mdio ou grande, e foram coletados nas pedras em profundidade. Encontramos exemplares dessa espcie em pontos diversos jusante e montante da Cachoeira Grande do Rio Xing. A distribuio parece ser ampla, e a espcie bastante robusta. Outra espcie de Pseudacanthicus foi encontrada jusante da cachoeira, chamada pelos pescadores de assac-preto (L185). Aparentemente no gera muito interesse do mercado e pouco se sabe sobre a espcie. Foram feitas algumas referncias ao Assac-maracaj, mas no ficou claro se era ou no o mesmo assac-preto. Dentre as no-permtidas ao comrcio ornamental, essa espcie foi a mais presente nas listas de estoque das empresas exportadoras. Um dos pescadores que nos acompanhou afirmou que fora especializado na pesca desses peixes, e que na poca em que o fazia tinha renda mdia de 3.000 reais durante a temporada. O preo de venda para o pescador parece um dos mais rentveis, o que faz dela uma das espcies socialmente mais relevantes para a regio.

19

Foto por Renildo Oliveira INPA. Fig. 46: Exemplar adulto capturado em profundidade.

Boi-de-bota, Longnosed Royal Pleco (ing), Red Fin Royal Pleco(ing), Xingu Royal Pleco(ing) L27c - Panaque cf. nigrolineatus Como a anterior, fomos avisados de que a poca no era apropriada para a coleta de muitos exemplares da espcie. Apesar disso, uma quantidade significativa pode ser encontrada e tanto exemplares adultos como juvenis foram coletados. Somente foi coletado em pontos montante da Cachoeira Grande do Rio Xing, mas a espcie faz parte de um complexo de espcies de ampla distribuio na Amrica do Sul, encontrado da Venezuela at afluentes do Rio Araguaia, na divisa dos estados de Gois e Mato Grosso do Sul. Embora tenha preos de venda significativos para o pescador, sua demanda em nmeros no to grande, possivelmente em virtude do tamanho na idade adulta ou por ser considerada uma espcie comum.

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig. 47: Exemplar jovem no habitat natural

Foto por Renildo Oliveira INPA Fig. 48: Exemplar jovem

Foto por Lcia Rapp - INPA Fig. 49: Exemplar adulto

Arbia, Tubaro, Opal spot Pleco (ing), Polka-dot cigar pleco (ing) - L82 - Ancistrinae sp. Tambm foi dito que a poca no era apropriada para a coleta de muitos exemplares da espcie, mas dessa vez realmente poucos exemplares foram coletados. Entretanto, todos os pescadores com quem conversamos em campo afirmaram que a espcie, juntamente com o Acari-zebra, est dentre as mais trabalhosas para se encontrar. Embora em pequenos nmeros, no entanto, pde ser coletada em pedrais rasos, sequeiros ou pedrais fundos, tanto nos pontos jusante quanto montante da Cachoeira Grande do Rio Xing. Pelas informaes colhidas anteriormente, o padro de pintas pode variar muito em quantidade, cor e tamanho das mesmas. Em campo no foi possvel dizer o gnero da espcie, tampouco afirmar se, de fato, trata-se de uma nica espcie. Caso trate-se de uma espcie apenas, parece ter distribuio relativamente ampla, ser generalista quanto ao substrato e ter grande variedade morfolgica. Sem dvida representa ganho significativo para os pescadores, e foi presena freqente nas apreenses realizadas esse ano.

20

Foto por Renildo Oliveira INPA Fig. 50: Exemplar possivelmente adulto de Vitria do Xing

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig. 51: Exemplar jovem no sequeiro do Babaquara.

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig. 52: Exemplar possivelmente adulto do Gorgulho da Rita

Outros cascudos Muitas outras espcies foram coletadas, tanto de cascudos quanto de outros grupos de peixes e mesmo invertebrados aquticos. Uma parte dessas espcies consta no anexo I da Instruo Normativa n203/2008, e vm sendo comercializadas regularmente como ornamentais. Outras no constam no anexo, mas ainda assim vm sendo comercializadas. Algumas espcies foram particularmente abundantes como o Baryancistrus sp. Amarelinho, Parancistrus nudiventris bola azul e Ancistrus ranunculus preto velho. No entanto, as trs apresentam variaes ou espcies muito prximas que merecem mais ateno dos especialistas. Dentre as espcies de Loricariidae coletadas de interesse ornamental para os pescadores, permitidas ou no, faremos a seguir um breve relato sobre aquelas que, a nosso ver, merecem maior destaque: Amarelinho, Gold Nugget Pleco (ing) - L018, L81, L85 e L177 - Baryancistrus sp. Aparentemente uma das espcies mais abundantes da regio. Foram coletados animais de todas as idades, mas apenas nos pontos montante da Cachoeira Grande do Rio Xing. facilmente visualizada nos pedrais rasos ao longo do rio, e os exemplares adultos de amarelinho esto entre os peixes tpicos do cardpio dos ribeirinhos. No foram observados exemplares nos pedrais mais fundos. Possivelmente uma segunda espcie, comercialmente conhecida pelo cdigo de L081, ocorre jusante da cachoeira, mas no chegamos a coletar mas recebemos alguns exemplares doados pelo nosso guia, que as havia encomendado junto a outros pescadores. Sua pesca se d, principalmente, pelo uso das armadilhas. Possivelmente a espcie mais importante para a regio do ponto de vista social. O uso ornamental da espcie permitido pela legislao atual, e a espcie comercialmente tratada como L018 , possivelmente, a segunda espcie de cascudo mais exportada pelo Brasil hoje, perdendo apenas para os Limpa-vidros (Otocinclus aff. hoppei). Apesar da importncia da espcie, somente agora teremos exemplares-testemunho em museu para usar como referncia na reviso da lista de espcies permitidas.

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig. 53: Exemplar jovem no habitat natural

Foto por Renildo Oliveira INPA Fig. 54: Exemplar jovem

Foto por Renildo Oliveira INPA Fig. 55: Exemplar adulto

Aba laranja, Aba, Magnum pleco (ing) - L47 - Baryancistrus sp.

21

Encontrada nos pontos jusante e a montante da Cachoeira Grande do Rio Xing. S foi encontrada em pedrais rasos, e aparenta ser relativamente abundante. Sua pesca parece se dar mais fortemente pela coleta manual dos exemplares em mergulho de apnia. Est entre as mais procuradas e vendidas pelos pescadores, e parece servir como um incremento relevante na renda dos pescadores. Segundo o relatado, quando se fazem sadas para coleta dessa espcie coleta-se apenas ela, pois se diz que quando misturada com outros cascudos tendem a perder a cor e, consequentemente, o valor. O uso ornamental da espcie permitido pela legislao atual.

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig. 56: Exemplar juvenil

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig. 57: Exemplar jovem em habitat natural

Bola Azul, Peppermint Pleco (ing) L16/30/31/176/300 e LDA04 - Oligancistrus sp., Oligancistrus punctatissimus e Parancistrus nudiventris. Representadas por exemplares de todos os tamanhos, estas espcies foram encontradas nos pontos jusante e a montante da Cachoeira Grande do Rio Xing, em pedrais rasos ou fundos. . Pelo que foi observado em campo, existem pelo menos 3 espcies diferentes que esto sendo tratadas pelo nome vulgar de Bola azul. Somente aps o parecer e avaliao final do INPA poderemos dizer se houve algum tipo de segregao entre elas quanto ocorrncia e os habitats. Em todo caso, esto entre os peixes mais visualizados ao longo de toda viagem. Ao menos em um ponto de coleta, no entanto, todas as 3 estiverem presentes; os pedrais rasos na regio do Arroz Cru (Pt. 11). Nessa mesma rea, foi coletada uma grande quantidade de exemplares anmalos, contaminados com uma bactria, de acordo com os pescadores. Eles chamam esses exemplares de Bola-azul mutante. De acordo com seus relatos, so peixes mais frgeis que os demais, mas que suportam o transporte e a comercializao at o exterior. Todas essas espcies tm demanda comercial, mas possivelmente pelo tamanho adulto e abundncia na natureza parecem ser de pouco valor de venda. A espcie Oligancistrus punctatissimus pode ser comercializada, mas as outras espcies no. necessrio treinamento para fiscais e setor produtivo na diferenciao das espcies.

Foto por James Bessa - IBAMA Fig. 58: Oligancistrus sp. - Exemplar juvenil

Foto por Lcia Rapp - INPA Fig. 59: Oligancistrus sp. - Exemplar adulto

Foto por Renildo Oliveira INPA Fig. 60: Parancistrus nudiventris recmcapturado

22

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig. 61: Exemplar mutante.

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig. 62: Oligancistrus sp. - Exemplar adulto no habitat natural

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig. 63: Parancistrus nudiventris recmcapturado

Bola branca L19 Oligancistrus sp. & L20 Baryancistrus cf. niveatus Espcies coletadas nos pontos jusante e a montante da Cachoeira Grande do Rio Xing, principalmente em pedrais rasos, sendo a maioria dos exemplares aparentemente adultos. Pelo que foi observado em campo, existem pelo menos 2 espcies a serem tratadas pelo nome vulgar de Bola branca. Esto certamente entre os peixes mais visualizados ao longo de toda viagem. Alguns exemplares de Oligancistrus, assim como o Bola-azul, apresentaram a anomalia supostamente atribuda bactrias nesse caso, eram chamados de Bola-branca mutante. espcie freqente nas listas de estoque, embora o comrcio do Oligancistrus seja proibido. O do Baryancistrus permitido, mas a espcie tem baixssima demanda, e menos freqente que a de Oligancistrus.

Foto por Renildo Oliveira INPA Fig. 64: Oligancistrus sp. - Exemplar adulto

Foto por Renildo Oliveira INPA Fig. 65: Oligancistrus sp. - Exemplar mutante

Foto por Lcia Rapp - INPA Fig. 66: Baryancistrus niveatus - Exemplar adulto

Cara chata L67 - Pseudancistrus sp. & Ancistrus de unha, acari alicate L17 - Hopliancistrus sp. O Pseudancistrus foi coletado nos pontos jusante e a montante da Cachoeira Grande do Rio Xing, em pedrais rasos ou fundos, a maioria dos exemplares aparentemente adultos. J o Hopliancistrus foi coletado apenas nos pontos montante da Cachoeira Grande do Rio Xing, em pedrais rasos. A primeira se mostrou muito abundante nas coletas, ao passo que da segunda no foram coletados muitos exemplares da espcie, embora os pescadores no a encarem como uma espcie rara. O Pseudancistrus pouco freqente nas listas de estoque, mas no incomum entre os aquaristas fora do pas. Possivelmente deve estar sendo vendida junto a outras espcies semelhantes, tal como o Hopliancistrus, esse sim freqente nas listas de estoque e, primeira vista, semelhante essa espcie de Pseudancistrus. Apesar de o catlogo de peixes Aqualog ter publicado uma foto do Hopliancistrus sp. com a identificao errnea de Hopliancistrus tricornis, espcie permitida ao comrcio no Brasil, a comercializao do Hopliancistrus sp. coletado no Rio Xing, como ornamental, proibida pela legislao atual, assim como a de Pseudancistrus.

23

Foto por Renildo Oliveira INPA Fig. 67: Pseudancistrus sp. - Exemplar adulto

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig. 68: Pseudancistrus sp. - Exemplar adulto no habitat natural

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig. 69: Hopliancistrus sp.

Tigre, Candy Striped Pleco (ing) L15 - Peckoltia cf. vittata Pertence a um possvel complexo de espcies muito semelhantes de ampla distribuio. Foi observada nos pontos jusante e montante da Cachoeira Grande, mas nem sempre de maneira abundante. Tem demanda significante, mas de baixo valor unitrio. O uso ornamental da espcie permitido pela legislao atual.

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig. 70: Peckoltia cf. vittata - Exemplar adulto no habitat natural

Foto por James Bessa IBAMA Fig. 71: Peckoltia cf. vittata - Exemplar adulto

Tigre de poo, tigre cara de po, Tiger Peckoltia (ing) L02/74 Panaque sp. Coletada apenas jusante da Cachoeira Grande do Rio Xing, em troncos e razes, tanto no raso como em maiores profundidades. Nos poucos pontos onde foi coletada, foi muito abundante. Muito semelhante ao que o comrcio oferece como L02 ou L74, mas esses cdigos so atribudos a peixes de outras regies, no h como ter certeza de ser a mesma espcie. O uso ornamental da espcie no permitido pela legislao atual.

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig. 71: Panaque sp. - No habitat natural

Foto por James Bessa - IBAMA Fig. 72: Panaque sp. - Exemplar adulto

Tigre de bola, Para Pleco(ing) L12/13 & L75/124/321 - Peckoltia sp.

24

Duas espcies distintas do gnero Peckoltia. A primeira, com padro de manchas e colorao semelhante ao que vem sendo comercializado como L075 foi coletada apenas jusante da Cachoeira Grande, em pedrais fundos e troncos e razes. A segunda, conhecida por L12/13 no mercado ornamental, encontrada apenas montante da cachoeira. Ambas as espcies foram relativamente abundantes onde ocorreram, e a maioria dos exemplares coletados eram adultos. A espcie conhecida por L075 tem demanda comercial significativa, e freqente nas listas de estoque. O cdigo L75 foi originalmente dado espcimes coletados no Rio Par, mas vem sendo usado tambm para os espcimes oriundos do rio Xing. O L12/13 tem baixa procura e valor como ornamental. O uso ornamental das duas espcies permitido pela legislao atual.

Foto por Renildo Oliveira INPA Fig. 73: Peckoltia sp. L75

Foto por Renildo Oliveira INPA Fig. 74: Peckoltia sp. L12/13

Chicote, Red Fin Thresher Pleco (ing) - L11 - Hypostomus cf. emarginata No foi coletada jusante da Cachoeira Grande, mas foi vista e fotografada no local, em meio a troncos e razes. montante da cachoeira foi coletada e fotografada tambm em locas e pedrais rasos. No se trata de uma espcie rara, mas parece ser mais adaptada troncos e razes, e como a maior parte dos mergulhos foi em reas de pedrais ela no esteve entre as mais abundantes. O uso ornamental da espcie permitido pela legislao atual.

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig. 75: Hypostomus cf. emarginata L75

Cutia ouro, Goldie Pleco (ing) - L14 - Scobinancistrus aureatus Coletada montante e jusante da Cachoeira Grande do Rio Xing, em pedrais rasos, fundos e troncos de madeira. No foram coletados muitos exemplares da espcie, mas segundo os pescadores ela mais pescada na

25

poca de cheia, em meio a troncos e razes. Dentre as espcies mais comuns, esta , possivelmente, a de maior valor para os pescadores, sendo assim uma das mais importantes socialmente. O uso ornamental da espcie permitido pela legislao atual.

Foto por Renildo Oliveira INPA Fig. 76: Scobinancistrus aureatus

Cutia preta L48 ou L253 - Scobinancistrus pariolispos Coletada montante e jusante da Cachoeira Grande do Rio Xing, em pedrais rasos ou fundos. Foi coletada uma quantidade razovel de exemplares desta espcie, que tem presena freqente nas listas de estoque de exportadores. No conseguimos, em campo, fazer distines entre espcies, mas pode ser mais de uma. O catlogo de cdigos comerciais trabalham com os cdigos L48 e L253, mas a diferena mais ntida (cor e tamanho das pintas), pode ser atribuda a variaes populacionais. O L253, de pintas maiores e mais amarelas, segundo informaes secundrias, coletado mais jusante, prximo do encontro com o Amazonas. Uma possvel terceira espcie pode estar sendo coletada na regio do Iriri, e nos foram doados alguns exemplares por pescadores. Essa variedade tem pintas mais avermelhadas que as demais, e corpo mais esguio e cumprido. O uso ornamental da espcie permitido pela legislao atual.

Foto por Renildo Oliveira INPA Fig. 77: Scobinancistrus pariolispos L48

Acari-zebra, Zebra Pleco (ing) L46 Hypancistrus zebra

26

Coletada montante e jusante da Cachoeira Grande do Rio Xing, em pedrais rasos e fundos. No foram coletados muitos exemplares da espcie, mas quando solicitamos encontrar alguns no foi preciso muito esforo para encontr-los. A espcie encontra-se na lista de espcies ameaadas de extino e sua coleta para fins ornamentais proibida. Entretanto, vrios exemplares foram apreendidos nos ltimos anos e as denncias de trfico desses animais so constantes. Sobre essa espcie foram feitas inmeras perguntas aos pescadores nos diversos pontos pelos quais passamos. Segundo eles, durante a segunda metade da dcada passada at os primeiros anos dessa, a pesca do acari-zebra foi muito intensa, envolvendo jovens, adultos e crianas. Discusses em fruns virtuais de aquarismo afirmam que nessa poca chegou a sair mais de 250.000 exemplares ao ano. Pelo que foi dito por alguns pescadores, esse nmero pode ter sido ainda maior. As denncias mais recentes afirmam que cerca de 500 animais so transportados ilegalmente toda semana saindo de Altamira, via area ou terrestre.

Foto por Renildo Oliveira INPA Fig. 78: Hypancistrus zebra L46

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig. 79: Hypancistrus zebra L46

Preto-velho, Medusa Pleco (ing) L34 Ancistrus cf. ranunculus Coletada montante e jusante da Cachoeira Grande do Rio Xing, em pedrais rasos e fundos. Provavelmente uma das mais abundantes espcies de loricardeos na regio. Ao longo das coletas, os prprios pescadores apontaram para algumas diferenas entre os exemplares que podem indicar a existncia de duas espcies. Uma terceira, conhecida como preto-velho-pintado, de ocorrncia conhecida para a regio do Iriri, ainda precisa ser verificada. O uso ornamental da espcie permitido pela legislao atual.

Foto por Renildo Oliveira INPA Fig. 80: Ancistrus ranunculus L34

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig. 81: Ancistrus ranunculus L34

Acari-Ona, Golden vampire Pleco (ing) - Leporacanthicus heterodon

27

Coletada apenas montante da Cachoeira Grande do Rio Xing, em pedrais rasos e fundos. No foram coletados muitos exemplares da espcie, mas os pescadores no a encaram como uma espcie rara. O lcus tipo para a espcie est bem montante de Altamira, o que leva a crer que tenha uma distribuio relativamente ampla. Vem sendo coletado e comercializado como sendo o Leporacanthicus joselimai, de quem pode ser diferenciado pela ausncia das manchas brancas nas extremidades das nadadeiras e uma colorao um pouco mais amarelada. Ao contrrio do L. joselimai, o uso ornamental da espcie no permitido pela legislao atual.

Outros Peixes Inmeras outras espcies de peixes da regio tm potencial para o comrcio ornamental, e de fato algumas delas vm sendo efetivamente coletadas com essa finalidade, algumas irregularmente. Ao longo da expedio foi comentado pelos pescadores sobre a coleta de Acars discos, apistogramas, corydoras e jacunds, e fomos consultados sobre a possibilidade de coleta de outras espcies medida que apareciam em nossas amostragens. A diversificao das espcies pode vir a distribuir o esforo de pesca entre uma variedade maior habitats, tornando menores os riscos ambientais ou possibilitando a entrada de mais pescadores no mercado, sem que se intensifique a presso de pesca sobre as espcies mais tradicionais. Ambas as possibilidades so interessantes a nosso ver. No entanto necessrio deixar claro que a coleta de novas espcies depende da anlise de viabilidade junto a matriz de critrios para incluso na lista de espcies permitidas do Ibama.

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig. 82: Moenkausia heikoi

Foto por Renildo Oliveira INPA Fig. 83: Espcie no identificada de carangueijo

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig. 84 Characiforme no identificado

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig. 85: Fmeas de Apistogramma sp.

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig. 86: Potamotrygon orbgyni

Foto por Henrique Anatole - IBAMA Fig. 87: Leporinus julii

7- ENCAMINHAMENTOS A expedio foi extremamente produtiva, possibilitando no somente a coleta dos exemplares de espcies no-descritas que sero utilizados como referncia caso liberados para a coleta, mas tambm para se ter uma idia da abundncia dessas espcies, das prticas de coleta, do dia a dia dos pescadores e da sustentabilidade da atividade, alm de possibilitar o mapeamento de algumas reas de pesca. Os trabalhos realizados tambm foram muito bem vistos pelo setor de pesquisa, representado pela Sociedade Brasileira de Ictiologia, que elogiou as aes tomadas em sua Assemblia Geral realizada no dia 28 de janeiro, e decidiu por manter a composio do Grupo de Trabalho dedicado ao assunto para a prxima gesto, visto que todos os integrantes desse grupo se declararam satisfeitos com o andamento dos trabalhos. Baseados nas experincias obtidas nessa expedio apresentamos os seguintes encaminhamentos:

28

1. Um parecer sobre a viabilidade do uso das espcies como ornamentais, baseado na Matriz de critrios desenvolvida pelo IBAMA e pela SBI est sendo confeccionado pelos pesquisadores do INPA e tem previso de ser apresentado at o fim de fevereiro de 2009; 2. Uma cpia digital desse relatrio ser disponibilizada on-line no site do Ibama, com vdeos mostrando os animais em seus habitats naturais e a maneira como realizada sua pesca. 3. Mapas das reas de coleta visitadas esto sendo preparados pelo Ibama-AM e podero servir de apoio s atividades de fiscalizao na rea; 4. Um trabalho equivalendo a nomeclatura cientfica, a comercial e a regional dada aos cascudos foi submetido e apresentado no Encontro Brasileiro de Ictiologia que se realizou no perodo de 25 a 30 de janeiro de 2009, e ser tambm disponibilizado online; 5. Um termo de referncia regional, para identificao dos peixes explorados na regio de Altamira ser produzido para auxiliar nos trabalhos de fiscalizao pela Gerncia Executiva da regio; 6. Material de divulgao especfico para pescadores da regio ser elaborado e ficar a disposio do Ibama realizar a impresso e distribuio assim que houver disponibilidade de verba; 7. Os exemplares coletados e o material fotogrfico obtido sero tambm utilizados na confeco do Guia de Identificao de peixes ornamentais de guas continentais a ser confeccionado aps a reviso da atual lista de permitidos; e 8. Novas expedies j foram programadas para se realizar em 2009, tendo em vista a continuidade da coleta de exemplares de outras regies importantes para atividade para serem utilizados como referncia na identificao dos animais, uma para o Rio Negro e a outra para o Rio Iriri, no Amazonas e no Par, respectivamente; 9. Para as prximas expedies, recomendamos que o controle dos custos fique a cargo de algum do Ibama-Sede, de maneira a evitar possveis problemas referentes ao repasse do dinheiro entre os vrios nveis administrativos;

8- AGRADECIMENTOS A expedio no seria possvel sem o apoio da Diretoria de Uso Sustentvel da Biodiversidade e Florestas do Ibama, na pessoa do seu Diretor, Antnio Carlos Hummel, do Coordenador Geral de Gesto do Uso da Fauna e Recursos Pesqueiros, Jos Dias Neto e do Coordenador de Ordenamento Pesqueiro, Clemeson Jose Pinheiro da Silva. Agradecemos ainda ao Gerente do Ibama em Altamira, Roberto Scarpari, aos acarizeiros de Altamira, Aldecir de Souza, David da Silva e Daniel da Silva, e ao nosso Piloto Joozinho, pela competncia e profissionalismo e por tornarem essa expedio bem sucedida.

29

Anda mungkin juga menyukai