Anda di halaman 1dari 10

Como funciona um aerogerador

Componentes de um aerogerador

Gndola:contm os componentes chaves do aerogerador. Ps do rotor:captura o vento e transmite sua potncia at o cubo que est acoplado ao eixo de baixa velocidade. Multiplicador de velocidade:permite que o eixo de alta velocidade gire em torno de 40 vezes mais que o de baixa. Freio mecnico de disco: utilizado em caso de emergncia ou manuteno. Gerador eltrico: pode ser sncrono ou assncrono. Mecanismo de orientao: ativado por controle eletrnico quando o vento muda de direo. Unidade de refrigerao: ventilador eltrico para esfriar o gerador e uma unidade para esfriar o leo do multiplicador de velocidade. Anemmetro e medidor de direo: mede a velocidade e a direo do vento.
1

Aerodinmica em aerogeradores

Os aerogeradores modernos usam a tecnologia conhecida dos avies e dos helicpteros e teve mais avano prprio, j que os aerogeradores funcionam em condies adversas com as mudanas de velocidades e direo de ventos.

Sustentao
A razo pela qual os avies podem voar, que o ar que desliza na superfcie superior das asas se move mais rpido que a da parte inferior.

Isso implica uma presso menor na parte superior, o que cria uma sustentao, quer dizer, a fora de impulso para cima que permite o avio voar. A sustentao perpendicular a direo do vento.

Perda de sustentao

Se o fluxo de ar da superfcie superior deixar de ficar em contato com a asa, a sustentao derivada da baixa presso na superfcie superior desaparece.Este fenmeno conhecido como perda de sustentao. Resistncia aerodinmica Os projetistas de avies e das ps do rotor no se preocupam somente com a sustentao ou com a perda de sustentao. Tambm se preocupam com a resistncia aerodinmica, que aumenta se a rea orientada na direo do vento aumentar.

Aerodinmica do rotor

Para estudar como o vento se move com respeito as ps do rotor de um aerogerador, vamos fixar um trao vermelho nos extremos das ps e amarelo a uma distncia do cubo de do comprimento da p. Se a velocidade na ponta da p for de 64 m/s a um quarto do centro ser de 16 m/s. As ps do rotor dos grandes aerogeradores esto sempre torsionadas. Assim , com a finalidade de que o ngulo de ataque seja otimizado desde a base at o extremo.

Materiais das ps do rotor


A maioria das modernas ps de rotor de grandes aerogeradores,so fabricados com plsticos reforados com fibra de vidro, ou seja, polister ou epxi com fibra de vidro. Outra possibilidade utilizar fibra de carbono como material de reforo. Essa possibilidade anti-econmica para grandes aerogeradores. Os materiais como madeira, madeira-fibraepxi esto em desenvolvimento. As de ao e de alumnio tm problema de peso e de fadiga.Atualmente so usados em pequenos aerogeradores.
4

Controle de potncia em aerogeradores


Os aerogeradores so projetados para produzir energia eltrica da forma mais econmica possvel. Assim so projetados para render o mximo a velocidade em torno de 15 m/s. melhor no projetar aerogeradores que maximizem seu rendimento a ventos mais fortes, j que ventos mais fortes so raros.

Regulao de potncia por ngulo de passo(pitch)

Em um aerogerador com regulao por controle pitch, o controlador da turbina compara vrias vezes por segundo a potncia. Quando esta atinge um valor especificado, o controlador envia um sinal ao mecanismo de mudana de ngulo de passo que imediatamente inicia o giro das ps do rotor. O mecanismo de troca de ngulo de passo funciona de forma hidrulica.

Regulao por perda aerodinmica(stall)


Os aerogeradores de regulao por stall (passiva) tm as ps do rotor unidas ao cubo em um ngulo fixo. O perfil da p projetado para assegurar que, no momento em que velocidade do vento seja bastante alto (demasiadamente), se crie turbulncia. A perda de sustentao evita que a fora de sustentao da p atue no rotor. A principal vantagem da regulao por perda aerodinmica que se evitam as partes mveis do rotor e um complexo sistema de controle.

Regulao ativa por perda aerodinmica


Tecnicamente as mquinas de regulao ativa por perda aerodinmica se parecem com as de controle de pitch. Para se ter um momento de torso alto a baixa velocidade de vento, esse tipo de mquina so normalmente programada para girar suas ps. Uma das vantagens desse tipo de regulao que a produo de potncia pode ser controlada de forma mais exata que as com regulao passiva, com a finalidade de evitar que no incio de uma rajada de vento a potncia nominal seja ultrapassada. Outra vantagem que a mquina pode funcionar quase a potncia nominal em todas as velocidades de vento.

Mecanismo de orientao
O mecanismo de orientao de um aerogerador utilizado para girar o rotor da turbina contra o vento. A turbina tem um erro de orientao quando o rotor no est perpendicular ao vento. Quase todos os aerogeradores de eixo horizontal possuem esse mecanismo mediante motores eltricos e multiplicadores de fora. Outro mecanismo usado o medidor de toro dos cabos.

Torres de aerogeradores

A torre do aerogerador suporta a gndola e o rotor. Nos grandes aerogeradores as torres tubulares podem ser de ao, de trelia ou de concreto. As torres tubulares estaiadas so usadas em pequenos aerogeradores. Geralmente, o preo da torre da turbina elica est em torno de 20% do custo total. Para uma torre de 50 m, o custo adicional de outros 10 m de aproximadamente $15.000,00 americanos. importante para o custo final da energia, construir torres da forma mais otimizada possvel.
7

Tamanho de aerogeradores

Quando um agricultor fala da extenso de terra que est cultivando normalmente fala em termos de hectares. O mesmo ocorre com os aerogeradores. No caso de cultivo elico a rea na vertical. Potncia produzida aumenta com a rea varrida pelo rotor

A figura d uma idia dos tamanhos normais dos aerogeradores. Uma turbina tpica com um gerador eltrico de 600 kW possui um rotor de 44 m. Dobrando-se o dimetro obtm-se uma rea quatro vezes maior. Significa uma potncia tambm de quatro vezes maior.
8

Razes para escolha de grandes turbinas 1. As mquinas maiores so capazes de produzir eletricidade a um custo mais baixo. 2. Custo de montagem e transporte mais ou menos independente do tamanho da mquina. 3. Bem adaptada para localizao no mar. Razes para escolha de turbinas menores 1.Rede eltrica fraca. 2.Menos flutuao na energia com a sada de um parque elico composto de vrias mquinas pequenas. 4. Custo de usar grandes guindastes, usar grandes carretas para o transporte das mquinas. 5. Com vrias mquinas menores diminui o risco para uma descarga atmosfrica.

Segurana em aerogeradores
Os componentes de um aerogerador so projetados para durar 20 anos. Isto significa que tero que funcionar mais de 120.000 horas em baixas condies climticas tormentosas. Para isso possui alguns dispositivos de segurana, que so: Sensores: vibrao, termmetros para medir a temperatura do leo do multiplicador de velocidade e a temperatura do gerador. Proteo contra sobre velocidade: o gerador se desconecta da rede. Sistema de freio aerodinmico: ngulo de passo. Sistema de freio mecnico: Freio a disco.
9

Segurana no trabalho
O principal perigo de trabalhar com aerogeradores a altura com relao ao solo durante os trabalhos de instalao e de manuteno. Os grandes aerogeradores modernos utilizam torres de ao tubular tronco-cnico. Essa torre oferece vantagem do pessoal ter acesso mais seguro para manuteno.

10

Anda mungkin juga menyukai